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Item A memória coletiva como instauradora do processo identitário em Um Rio chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto(Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-03) Andrade, Regina Costa Nunes; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/5393309432476103Este trabalho propõe discutir o processo de formação identitária de Marianinho, narrador-protagonista de Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, do escritor moçambicano Mia couto, por meio da constituição da memória e sua busca pela rememoração do passado dos moradores da Ilha de Luar-do-Chão. Para isso, tem-se como base os estudos sobre a construção identitária realizados por Homi Bhabha, Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Mircea Eliade, aliados à observação sobre o processo de formação da memória coletiva, a rememoração e o esquecimento, conceituados por Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Jaques Le Goff e Peter Burke, dialogando com a Literatura e a inserção de elementos sociais, dos quais depreendemos os caminhos pelos quais perpassam a formação da identidade e da Literatura de uma nação, trazendo as abordagens de Kwame A. Appiah, Eduard W. Said, Antonie Compagnon, Nicolau Sevcenko e Antonio Candido. Dessa maneira, é exposto no primeiro capítulo teorias sobre o processo de formação identitária diante do pós-colonialismo e da relevância da constituição da memória coletiva para a formação do sujeito. No segundo capítulo, elencou-se os percursos históricos perpassados em Moçambique, a partir do imperialismo europeu no continente africano; as reflexões do narrador-protagonista, seu ponto de vista e sentimentos diante das (re)descobertas que realiza, reiterando que compreender aspectos da colonização portuguesa em Moçambique e os movimentos em prol da independência faz-se salutar para a análise do romance. No último capítulo, investigou-se as características das personagens a partir da fluidez do enredo, juntamente com a representatividade literária de Luar-do-Chão e o caminho de Marianinho, para a constituição da memória familiar e de sua identidade Malilane/Mariano, uma vez que a ausência de um passado abre o leque de possibilidades instáveis, pois para trilhar um futuro é necessário saber de onde se vem para a formação de uma identidade nacional e unidade familiar.Item Análise de atenuadores na seção introdução de artigos de pesquisa da área da administração pública das décadas de 1960 e 2010(Universidade Federal de Viçosa, 2020-05-12) Araújo, Roberto Carlos Ribeiro; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/4315283362716032O presente trabalho se insere no debate sobre a importância do estudo do metadiscurso, empregado com fins retóricos, na produção textual acadêmico-profissional e se dedica basicamente a descrever e analisar a frequência de uso de recursos metadiscursivos de atenuação retórica na seção introdução de artigos de pesquisa da área da administração pública, contrastando 40 textos da década de 1960 com 40 textos da década de 2010. Para isso, adota-se a concepção e o modelo de metadiscurso propostos por Ken Hyland (1998, 2005), buscando entender a escrita como prática socialmente situada, os recursos interpessoais do texto como acesso à construção retórica, os gêneros como performadores de atividades sociais complexas e a academia-instituição pública como importante contexto de práticas discursivas. O estudo do metadiscurso se justifica ao revelar a atenuação como elemento essencial do discurso acadêmico-profissional e fundamental para a configuração do artigo de pesquisa como veículo de negociação e ratificação do conhecimento científico. Entende-se que dominar o processo de atenuação é essencial para que o escritor possa apresentar a si e seu trabalho de forma ponderada, precavida e persuasiva, especialmente em contexto acadêmico-profissional. O presente estudo se caracteriza como pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo, apresentando a análise em uma perspectiva semântica e sociopragmática. Utilizando-se o instrumental da Linguística de Corpus para formação e análise do corpus constituído de 80 textos, comprovou-se – restringindo-se possíveis fatores ocasionadores de variação, como, por exemplo, o tipo de sujeito e a valência do atenuador e suas propriedades flexionais, ao fator “sistema de atividade” – hipótese de pesquisa acerca da existência de variação de frequência de uso de recursos metadiscursivos de atenuação retórica dentro de uma mesma comunidade, ou seja, dentro da área da administração pública, o que se observa fundamentalmente no uso preferido de estratégia de indeterminação (232 – 70%) por parte dos escritores da década de 1960, e no uso preferido de estratégia de desagentivização (218- 54%) por parte dos escritores da década de 2010. Tal possibilidade de intervenção flexível, ou seja, certa flexibilidade de escolhas linguístico-retóricas de atenuação se vê revelada nas diferenças acentuadas de frequência de uso entre décadas, especialmente no que concerne ao verbo epistêmico auxiliar modal poder, aos verbos epistêmicos lexicais e à construção ativa impessoal. Essa padronização ou tendência ou preferência linguístico- retórica, a qual busca reduzir, em alguma medida, o comprometimento autoral com o valor- verdade da proposição, construindo argumento ponderado e persuasivo, retórica engajadora e atitude deferente para com a comunidade discursiva, parece indicar a não aleatoriedade da variação da frequência de uso dos recursos de atenuação, uma vez que estaria condicionada pelo contexto de ocorrência, no qual se observaria marcas do tempo e do espaço. Palavras-chave: Análise do discurso. Atenuação. Publicações científicas.Item Análise dos aspectos linguísticos e pedagógico-estruturais de um portal em construção para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças(Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-29) Vieira, Amanda Monteiro Leite; Chaves, Idalena Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6253262291215378Esta pesquisa objetiva analisar linguística e pedagógica-estruturalmente, um portal educativo em construção, na Universidade Federal de Viçosa, para o ensino de Língua Inglesa para crianças. À luz dos dados coletados, foram avaliadas as concepções de língua e linguagem e de ensino-aprendizagem que emergem das atividades e dos recursos pedagógicos utilizados na estruturação do portal. Para tanto, o método utilizado foi o dedutivo e como procedimento, foi utilizada a análise documental. Os resultados obtidos demonstram que as atividades hospedadas no portal estão aliadas a uma perspectiva funcional e social do ensino- aprendizagem de línguas, e que o desenvolvimento das habilidades linguísticas bem como os elementos utilizados para a estruturação visual do portal estão apropriados para o conhecimento da Língua Inglesa de forma interdisciplinar e intercultural. A estrutura, rica em imagens, e cores diversas, provê uma navegação intuitiva e dinâmica, para crianças. As conclusões deste estudo apontam que a análise de um portal educativo para ensino de língua inglesa para crianças traz benefícios para a formação tanto de professores, quanto de estudantes. Isso, pois, o atual contexto social tecnológico nos quais os cidadãos estão inseridos, tem exigido, cada vez mais, o domínio das ferramentas digitais para promover um processo de ensino-aprendizagem de línguas dinâmico e eficaz. Palavras-chave: Portal educativo. Língua inglesa. Crianças.Item Ariano Suassuna, o Plauto arretado do Nordeste brasileiro: emulações plautinas em Auto da Compadecida(Universidade Federal de Viçosa, 2020-05-28) Dias, Vanessa Fernandes; Martins, Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8186042036956291O presente estudo propõe investigar a maneira com que Ariano Suassuna, valendo-se da emulação, prática mimética fundamental para a composição artística da Antiguidade clássica e de épocas posteriores, rivaliza com a obra dramática do autor romano Titus Maccius Plautus, à medida que seleciona componentes formais inerentes ao arcabouço cênico do teatro latino arcaico ressignificando-os em seu contexto místico e sertanejo. Para tanto, mediante a análise de trechos das peças Miles Gloriosus, do comediógrafo romano, e Auto da Compadecida, do dramaturgo brasileiro, a matéria central desta pesquisa consiste em observar a reatualização do seruus callidus, personagem-tipo protagonista do teatro plautino, no Auto suassuniano, que, a nosso ver, corresponde ao astuto João Grilo. Partimos do pressuposto de que tal processo mimético ocorre por meio da incorporação de procedimentos da tradição e dos elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. Além da apreciação relacionada propriamente à elaboração teatral, buscar-se-á compreender alguns aspectos inerentes ao contexto de produção das comédias nas sociedades antiga e moderna, observando, por um lado, o modo com que Plauto, ao explorar no palco a relação senhor-escravo na Roma republicana, entre os séculos III e II a.C., reafirma o status quo romano e, por outro, como Suassuna, na dramatização dos problemas estruturais do país como a desigualdade social, a pobreza e o racismo, frutos dos impactos nocivos da escravidão no Brasil, assume postura crítica, pois que converte João Grilo em porta-voz de sua crítica “arretada”. Esta pesquisa, portanto, pretende ainda contribuir, na clave da emulação, para discussões acerca da recepção do teatro de Plauto na obra de Suassuna. Nesse sentido, a presente dissertação é contributo crítico não só para a interpretação do teatro brasileiro de um modo geral, e em particular do dramaturgo paraibano, mas também para o campo dos Estudos Clássicos, ao demonstrar a vitalidade do teatro antigo em nossos tempos. Palavras-chave: Emulação. Plauto. Ariano Suassuna. Miles Gloriosus. Auto da Compadecida.Item Autonomia no ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores em pré-serviço(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-03) Antunes, Bárbara Laís Pereira; Valadão, Michelle Nave; http://lattes.cnpq.br/3055538418536633A autonomia no ensino e na aprendizagem de línguas tem sido um tema de intensas pesquisas e discussões na Linguística Aplicada atualmente, mas embora muito se fale sobre o papel do aluno, o papel do professor e o funcionamento desse sistema, nota-se a necessidade de verificar o estado da formação de professores com relação aos conceitos ligados à autonomia. Desse modo, foram investigadas as percepções de professores de línguas licenciandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que estão em pré-serviço no Programa de Extensão em Línguas (PRELIN) por meio de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Foi identificado que suas concepções de autonomia refletem conceitos de metodologias ativas de ensino de línguas, como a Abordagem Comunicativa, o Pós-Método e a Perspectiva Acional, que atribuem papel central e ativo ao aprendiz, procuram promover sua motivação para que tenham independência de se responsabilizar por sua aprendizagem e complementá-la fora da sala de aula. Os professores não compreendem a autonomia como um sistema complexo que envolve processos, dimensões, técnicas, estratégias, avaliações e adaptações, portanto, não mostraram saber definir um papel de professor que seja guia, mentor e estimulador dessa autonomia complexa. Eles informaram, em sua maioria, não ter tido uma formação voltada para essas teorias e, os que disseram ter tido contato, apesar de trazerem conceitos teóricos mais complexos do que é autonomia, não mostraram saber como colocá-los em prática e resolver problemas com a passividade dos alunos. Isso indica uma formação inicial que pode melhorar em oferecer aos professores de línguas conhecimentos para estimular de forma eficiente e consciente a autonomia dos aprendizes. Por isso, todos os participantes relataram acreditar que receber esse tipo de formação enriqueceria muito suas práticas docentes. Palavras-chave: Autonomia. Ensino de línguas. Formação de professores.Item Brasil na Antártica: a divulgação científica sobre as mudanças climáticas na mídia online(Universidade Federal de Viçosa, 2020-10-06) Carvalho, Maxwell Bruno Monteiro; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9365073951685852Este trabalho se propôs a analisar como ocorre o processo de recontextualização das pesquisas científicas realizadas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) acerca das mudanças climáticas em mídias online, tomando como base matérias jornalísticas publicadas pelos veículos: Estadão, O Globo, Folha de S. Paulo e G1. Foram selecionados 16 textos, entre reportagens e notícias, analisados, por um lado, a partir de seus critérios noticiáveis, com o intuito de identificar alguns parâmetros utilizados na escolha do que é publicado e, por outro lado, a partir da perspectiva linguístico-discursiva, para compreender como as informações científicas são tratadas pelas mídias online selecionadas. Para a realização da análise, foram utilizados autores que exploram pressupostos básicos da atividade e linguagem jornalística (BELTRÃO, 1980; BAHIA, 2009; ERBOLATO, 2004; LAGE, 2001; MARQUES DE MELO, 2003). Especificamente para a análise dos Critérios de Noticiabilidade científica recorreu-se a Burkett (1990). Na análise discursiva, foram utilizados os pressupostos da Análise do Discurso da Divulgação Científica (CALSAMIGLIA, 1997; CASSANY, LÓPEZ e MARTÍ, 2000; CASSANY, 2003; CATALDI, 2007a e b, 2011, 2016) a partir dos procedimentos linguístico- discursivos de expansão, redução e variação e das estratégias divulgativas. Ao final do trabalho, destacam-se algumas questões: 1) Os critérios noticiáveis mais influentes foram: Significado e Necessidade de Conhecimento. A predominância do Significado evidencia o sentido dos fatos científicos e suas implicações sociais, econômicas, políticas etc. Já o critério Necessidade de Conhecimento demonstra o interesse em atender ao desejo do público pelo consumo de informações científicas, sejam curiosidades ou questões que impactam a sociedade; 2) Quanto aos procedimentos linguístico-discursivos, foi verificada uma maior incidência da expansão a partir, principalmente, das estratégias divulgativas de contextualização e modalização. A primeira indica o esforço das mídias em garantir que o público compreenda o contexto e a relevância das informações, a segunda revela uma abordagem carregada de elementos subjetivos; 3) A cobertura apresentou-se pouco voltada à comunicação de riscos e efeitos deletérios decorrentes das mudanças climáticas e do aquecimento global. Palavras-chave: Proantar. Antártica. Divulgação científica. Mudanças climáticas. Análise do discurso de divulgação científica.Item Contos que recontam histórias: figurações identitárias na literatura de Olinda Beja(Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-26) Santos, Thaíse de Santana; Dudalski, Sirlei Santos; http://lattes.cnpq.br/4669935707167792O continente africano, com toda sua extensão e pluralidade étnica, linguística, histórica e religiosa é concebido, não raras vezes, como um todo unificado. Essa visão reduzida sustentou-se durante o processo de colonização dos países africanos e dessa história de dominação surgiu uma África inventada pelo ocidente, com história única, definida e contada pela perspectiva eurocêntrica. Tendo em conta o panorama exposto, apresentamos nessa dissertação uma investigação, assentada nos estudos pós-coloniais, sobre a Literatura São-tomense e os processos identitários. Para tanto, elegemos a obra Histórias da Gravana (2011), da escritora Olinda Beja, com o objetivo de investigar na referida obra os recursos utilizados para a construção de uma identidade cultural são-tomense. Analisaremos, mais especificamente, as relações entre memória, oralidade e identidade cultural em alguns contos da obra supracitada. Esta pesquisa tem caráter bibliográfico, com uma proposição metodológica analítico-descritiva, e fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos de Stuart Hall (2004; 2013), Achille Mbembe (2014; 2017), Joel Candau (2011) e Inocência Mata (1998; 2010). Consideramos que o conjunto de contos que compõe Histórias da Gravana (2011) dissemina a cultura de um povo que se expressa por meio da variedade de línguas, dos costumes, das crenças, dentre tantos outros relevantes aspectos que se relacionam com a identidade cultural de São Tomé e Príncipe. Fazendo refletir também sobre a história do país, as narrativas denunciam os desmandos do sistema colonial e permitem o protagonismo daqueles que foram oprimidos e colocados à margem nesse sistema. Nas narrativas de Histórias da Gravana (2011), Olinda Beja deixa o seu legado de são- tomensidade. Concluímos, desse modo, que a Literatura, para além dos seus objetivos linguísticos e estéticos, é também um instrumento político.Item Crenças e emoções de professores em formação inicial acerca de gêneros e sexualidades no ensino e aprendizagem de línguas(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Silva, Lucas Araujo; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6237496959270917Mudanças sociais complexas imbricadas em relações de poder marcam, influenciam e (re)constroem a contemporaneidade por meio das práticas sociais. Gêneros e sexualidades, assim como as crenças e as emoções, são atravessados por essas transformações, e resultam em processos de produção da diferença através do controle do que se pode ser, acreditar e sentir. Em Linguística Aplicada, apesar da grande gama de investigações acerca desses temas, não foram encontrados trabalhos que os exploraram de forma relacionada ao ensino e aprendizagem de línguas num contexto nacional. Diante disso, objetivou-se pesquisar crenças e emoções de professores de línguas em formação inicial sobre gêneros e sexualidades na formação em Letras. A pesquisa foi conduzida no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e contou com seis participantes de diferentes habilitações. O material empírico foi reunido por meio de questionários abertos, narrativa escrita e entrevista, no contexto de um curso de extensão de 40 horas de duração com a finalidade de promover a formação em gêneros e sexualidades aos participantes. Baseadas na prática problematizadora proposta em Linguística Aplicada Crítica, a análise e discussão dos resultados apontam para diversos e distintos contextos sociais geradores de crenças e de emoções sobre vivências LGBTQIAP+, formação docente e ensino de línguas. Os professores de línguas em formação inicial apresentam crenças sobre agentes contribuidores para preconceito, tabu e desinformação sobre gêneros e sexualidades, sobre agentes contribuidores para informação e conscientização sobre gêneros, sexualidades e educação, e sobre a construção identitária dos gêneros e das sexualidades. Além disso são notadas as emoções de angústia, medo, indignação, vergonha e felicidade, relacionadas majoritariamente às identidades LGBTQIAP+. A investigação das relações entre crenças, emoções, gêneros e sexualidades traz reflexões sobre como as relações de poder atuam de forma atroz contra identidades dissidentes, e contribuem para perpetuação de violências, preconceitos, estereótipos e tabus sociais. Ademais, este trabalho traz implicações para a formação docente e para o ensino e aprendizagem de línguas. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. LGBT+. Crenças. Emoções. Formação de Professores. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Curso de Extensão em Gêneros e Sexualidades no Ensino de Línguas.Item Discurso de ódio nas redes sociais: uma análise semiolinguística de postagens de deputadas brasileiras no Instagram(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Teixeira, Viviane Aparecida Fialho; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/4853574165550707O discurso de ódio está relacionado à utilização de palavras, expressões e enunciados que tendem a desqualificar o adversário. Com base nisso, decidimos estudar o discurso de ódio compartilhado no cenário da pandemia da covid-19, importante momento histórico vivenciado recentemente. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a construção do discurso de ódio a partir dos comentários das publicações no Instagram de Deputadas filiadas a partidos de direita: Carla Zambelli e Bia Kicis, e Deputadas filiadas a partidos de esquerda: Jandira Feghali e Gleisi Hoffmann. Tais publicações se referem ao assunto “isolamento social” e foram compartilhadas entre dezembro de 2020 e abril de 2022. Para a análise, tivemos como base a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Assim, verificamos os artefatos verbais utilizados pela instância política para construir um discurso que buscasse atrair cada vez mais cidadãos a seguirem e defenderem as propostas apresentadas. De modo específico, identificamos, primeiramente, as propostas e estratégias utilizadas pelas deputadas para publicarem tais propostas. Em seguida, a partir da técnica de saturação, analisamos os comentários das respectivas postagens. Em meio aos resultados, foi possível identificar os imaginários associados ao discurso de ódio nas publicações e comentários selecionados sobre o isolamento social. Nesse sentido, observamos que a construção do discurso de ódio esteve diretamente relacionada às propostas defendidas pelas deputadas, e os comentários de ódio foram direcionados a terceiros. Em resumo, foi possível verificar que os imaginários sociodiscursivos relacionados à temática isolamento social estiveram em concordância com os valores compartilhados entre as deputadas e seus seguidores. Palavras-chave: Discurso de ódio. Discurso político. Teoria Semiolinguística.Item Evangélico também faz rir: uma análise discursiva do humor do canal “Desconfinados”(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-30) Borges, Vitor Simiquel; Vale, Rony Peterson Gomes do; http://lattes.cnpq.br/2044395028253063Significativamente, os evangélicos têm se aventurado no campo do humor a fim de produzir conteúdos na internet. Entre esses, muitos fazem parte de uma camada advinda do protestantismo: o pentecostalismo. Assim sendo, o que chama atenção é o canal do YouTube “Desconfinados”, do qual o principal idealizador e roteirista é o Jonathan Nemer, conhecido como humorista gospel e evangélico. À vista disso, visamos neste trabalho analisar as estratégias discursivas relacionadas ao humor nesse canal, partindo da hipótese de que o humor serve como uma estratégia de evangelização em “Desconfinados”. Para isso, a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau foi escolhida, pois ela oferece um aparato teórico- metodológico adequado para uma análise dos atos de comunicação humorísticos. Para investigarmos o nosso objetivo, partimos da exposição sobre os evangélicos e os pentecostais no Brasil, bem como elencamos algumas características do pentecostalismo. Após isso, discutimos sobre os evangélicos na contemporaneidade e a relação deles com o humor, para depois elencarmos algumas características dos esquetes que compõem o corpus de nosso trabalho. Da mesma forma, expomos sobre as técnicas relacionadas ao humor. Por fim, foi feita uma apresentação dos pressupostos teórico-metodológicos desta pesquisa, passando pelos conceitos gerais e centrais da Semiolinguística até às categorias relacionadas aos atos de comunicação humorísticos. Também foram realizadas exposições sobre a relação interdiscursiva entre o Discurso Humorístico e o Discurso Religioso, o campo discursivo e o riso no discurso para, enfim, executarmos as análises dos esquetes. Durante as análises realizadas, percebeu-se o desdobramento das instâncias que compõem a encenação dos vídeos, o que nos possibilitou vislumbrar um plano ficcional e um não ficcional. A observação atenta da instância do alvo, categoria fulcral para um estudo discursivo do humor, permitiu o desvendamento da natureza deste no canal: através das personagens em interação nas cenas ficcionais, é possível concluir que os esquetes do canal possuem certas tendências, a saber: i) atacar personagens que representam pessoas para gerar o riso, especialmente mulheres/moças do meio evangélico; ii) ter também como alvos os vícios e os pecados, o que nos levou a concluir que o canal, além de fazer humor, também faz religião; iii) buscar um aumento de alteridade com um público mais amplo, principalmente os não evangélicos. Palavras-chave: Semiolinguística. Humor. Evangélicos. Estratégias discursivas.Item Formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de inglês: um olhar para o contexto da pessoa idosa e para o envelhecimento ativo e saudável(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-05) Duarte, Alice Mendes; Coelho, Hilda Simone Henriques; http://lattes.cnpq.br/8852063141360205Atualmente, existem, em diferentes instâncias da sociedade, iniciativas que proporcionam às pessoas idosas boas condições para que tenham um envelhecimento ativo e saudável. Contudo, quando se trata de oportunidades de aprendizagem, especialmente de uma língua estrangeira, ainda há muito a ser explorado. Portanto, com o objetivo de contribuir para a inserção da pessoa idosa na sociedade, surgiu o projeto de Ensino de Inglês para Idosos através de uma parceria do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), do Departamento de Letras, com o Departamento de Nutrição e Saúde, ambos da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI). Nesse contexto, esta pesquisa investiga as alunas idosas e professoras participantes, reconhecendo como o projeto colabora para o envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa e para a formação dos professores envolvidos. Além de reconhecer quais fatores levaram as idosas a investirem no curso, relatar as suas expectativas e experiências de aprendizagem e analisar quais os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o processo de aprendizagem. Analisamos também as experiências das professoras para a atuação com o público idoso. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo, reconhecendo as variáveis envolvidas no processo de aprendizagem de inglês por pessoas idosas através da aplicação de um questionário de perfil e de uma entrevista semiestruturada feita por telefone e gravada, sob a permissão dos participantes. Para as professoras, solicitamos um relato de experiência sobre a sua trajetória no projeto e um questionário de perfil. Por fim, foram observadas reuniões de formação entre as professoras e as coordenadoras do projeto. Como resultado percebemos que o engajamento dos idosos no curso demonstra que buscam por meios de terem um processo de envelhecimento mais significativo, integral e ativo. Além disso, observamos que, ao passo que as expectativas criadas por eles poderiam ser frustradas devido aos desafios enfrentados ao longo do processo, há também fatores que complementam o aprendizado e são muito importantes, como a interação com os colegas e com as professoras, a oportunidade de compartilhar experiências de vida e criar laços. Justamente por isso, a pandemia de Covid-19 trouxe grandes impactos para a saúde física e mental dos idosos e a necessidade de readaptação das professoras que, devido a lacunas em sua formação, não estavam preparadas para atuar com os alunos de forma remota. Foi preciso lidar com a distância física, as limitações da tecnologia e a desmotivação dos alunos para com os estudos. Por fim, notamos que o projeto é de grande relevância para o público idoso, além de ser uma nova área de trabalho para professores de língua estrangeira. Para além da aprendizagem, o ambiente da sala de aula e o vínculo criado entre gerações são fatores motivadores para o envelhecimento ativo e saudável e para a formação profissional das professoras. Palavras-chave: Aprendizagem. Língua estrangeira. Pessoa idosa. Envelhecimento ativo.Item Golpe ou impeachment? Uma análise semiolinguística dos discursos da Veja e da Carta Capital sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff(Universidade Federal de Viçosa, 2018-03-23) Lopes, Bárbara Albuquerque Gomes; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/4237226615317580A presente dissertação tem como objetivo analisar, com base na Teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau (2014), os discursos produzidos pelas revistas Veja e Carta Capital sobre os eventos políticos relacionados ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. Neste sentido, o corpus da pesquisa é composto por seis reportagens, presentes em edições das revistas que antecederam as três votações do processo de impedimento, realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para obter os dados de análise, este estudo procede uma descrição da organização discursiva dos textos, a partir dos modos de organização e, com base na noção de imaginários sociodiscursivos, identifica quais são os discursos utilizados pelos periódicos e como estes reproduzem o posicionamento político de seus corpos editoriais. Por meio das análises, foram identificadas formações discursivas que confirmam que a Veja defende o processo de impeachment e a Carta Capital defende a tese de que a presidenta era vítima de um golpe. No período anterior à primeira votação do impeachment, as reportagens voltam seu foco para a ética dos envolvidos e para a tentativa de legitimar ou deslegitimar o processo. Posteriormente, verifica-se uma preocupação com a imagem do Brasil devido à instauração do processo e suas consequências imediatas. E, finalmente, as reportagens que precedem a votação final trazem análises do governo interino, visto que a conclusão favorável ao impeachment de Dilma é dada como certa pelas duas revistas.Item Igrejas de frente com Gabi: uma análise do discurso religioso midiatizado(Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30) Assis, Denise de Souza; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/1916957873221829A religião é uma prática social que contribui efetivamente nos processos estruturais, culturais e sociais da contemporaneidade, sendo importante tanto para a propagação de doutrinas e valores, quanto para a transformação social e para a formação da identidade cultural de um povo. Essa influência da religião se acentua com o uso crescente dos dispositivos midiáticos. Pensando na importância da midiatização do discurso religioso para a sociedade contemporânea, objetivamos, nesse trabalho, observar como religiosos de duas vertentes distintas utilizam a visibilidade das mídias com o intuito de captar devotos e propagar doutrinas. O corpus do nosso estudo é composto de duas entrevistas exibidas no programa do SBT De Frente com Gabi, que não tem como foco a evangelização, e foram concedidas pelo padre Fábio de Melo e pelo pastor Silas Malafaia. Pretendemos analisar a argumentação presente nas respostas dadas pelos dois religiosos aos questionamentos da apresentadora Marília Gabriela referentes às temáticas “sexualidade” e “família”. Para isso, objetivamos descrever a organização argumentativa dessas respostas, de forma a identificar as principais teses defendidas pelo enunciador e as estratégias argumentativas que foram utilizadas para defendê-las, além de identificar e descrever as imagens construídas pelos sujeitos e os imaginários circulados pelos religiosos estudados. Para nossas análises, utilizamos o aparato teórico ligado à Análise do Discurso, às Teorias Argumentativas e à Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Preocupamo-nos, também, com a análise do dispositivo fílmico e visual das entrevistas, nos apoiando nos estudos de Soulages (1999, 2008), Melo (2003) e Joly (2007). Depreendemos com nossas análises que tanto Fábio de Melo quanto Malafaia expressam suas opiniões e deixam transparecer o que as Igrejas Católica e Protestante defendem sobre as polêmicas discutidas nas entrevistas. Entretanto, há uma divergência na postura dos dois religiosos, que se centra em um contraste entre o carisma e a polêmica. Percebemos também uma nítida divergência em relação aos saberes e imaginários circulados pelos religiosos. Enquanto a fala do padre se centra mais em compartilhamento de ideias subjetivas, baseadas em sua experiência e vivência, o pastor se vale de saberes científicos e baseados em doutrinas. É importante destacar também que a instância midiática proporciona o alcance a um público diferenciado, que é afetado por diferentes usos da dramaticidade e da emoção nas entrevistas.Item Labirinto de vozes: leituras dialógicas possíveis de Bach, de Pedro Eiras(Universidade Federal de Viçosa, 2018-10-25) Lucas, Giovana Berbert; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/2790651110688666Publicado em 2014, o romance Bach, do autor português contemporâneo Pedro Eiras, estrutura-se em quatorze capítulos por meio de gêneros discursivos distintos que abordam temas que dialogam, em variados níveis, com os capítulos seguintes e anteriores. Ademais, apesar de dar título à obra, o compositor alemão barroco não protagoniza nenhum desses capítulos, o que também levanta discussões sobre a natureza temática da obra. Portanto, esta pesquisa procura estudar o processo de composição da obra para compreender tanto sua constituição formal quanto sua abordagem temática. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o dialogismo – tendo em vista que todo discurso é dialógico, além dos diálogos explícitos entre os capítulos – e sobre as tendências da escrita literária do pós-modernismo e da literatura contemporânea – estéticas perceptíveis em elementos da obra. Buscamos, portanto, textos de Mikhail Bakhtin, para dialogismo, e de Linda Hutcheon e Ana Paula Arnaut, para as tendências literárias de Pedro Eiras. Para realizar a análise crítica da obra, foram explorados conceitos como enunciado concreto, dialogismo, polifonia, intertextualidade, bem como os processos da escrita literária que revisita a História e apresenta novas possibilidades por meio da obra Bach. Além de compreender a produção estrutural da obra, foi necessário compreender quais as relações da obra com Johann Sebastian e sua música, o que nos levou a perceber que a abordagem temática de um Bach que está presente como uma elisão, uma marca d’água no texto literário, também é elemento essencial na construção narrativa da obra. Por fim, confirma-se que Bach (EIRAS, 2014) é um romance que se insere nas tendências pós-modernas conforme as teorizações retomadas e explora, por meio de inúmeros recursos, a reflexão do fazer literário, principalmente em relação aos fatos históricos e de sua proximidade com a verdade. Apesar das inúmeras possibilidades interpretativas que uma obra aberta, como Bach, pode oferecer ao leitor, abordamos, neste trabalho de análise crítica, a composição narrativa dialógica e a reflexibilidade sobre o processo de escrita literária.Item Na rota do trágico: subjetividades negras em Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller.(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-20) Miranda, Janaína Reis de; Pereira, Maria do Rosário Alves; http://lattes.cnpq.br/4918261347358119Propomos, neste trabalho, analisar as obras Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller, ambas de autores negros, sob a perspectiva dos papéis de gênero, utilizando, como objeto de pesquisa, estudos sobre as tragédias clássica e moderna, explorando o intertexto com Medeia, de Eurípides, e Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare, e sobre a crítica espacial, aprofundando as investigações à luz do mapeamento cognitivo e dos espaços diaspóricos presentes nas obras. Para isso, procuraremos identificar os recursos narrativos utilizados por Sears e Miller para determinar a conduta dos personagens nas esferas social, étnico- racial e econômica, bem como os efeitos de suas ações nos contextos nos quais se inserem. Estudaremos, ainda, as masculinidades negras, explorando a perspectiva dos personagens masculinos em relação às protagonistas femininas, problemática que envolve a desigualdade social, o racismo estrutural e a crítica da naturalização de práticas sociais como o machismo e o abandono do lar. Palavras-chave: Tragédia. Espaço. Diáspora. Gênero.Item No átrio da mensagem: símbolos heráldicos e mitos literários em Fernando Pessoa(Universidade Federal de Viçosa, 2016-03-03) Tartaglia, Lucca de Resende Nogueira; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/1361138384027360Considerado como um dos grandes expoentes literários do século XX, Fernando Antônio Nogueira Pessoa (1888-1935), ao lado de Luiz de Camões, figura entre os maiores poetas da Literatura Portuguesa e esta, seguramente, entre os autores mais estudados do mundo. O presente trabalho tem por objetivo analisar seu único livro de poemas organizado e publicado em lingua portuguesa, Mensagem (1934). Cientes da homogeneidade presente no texto e certos de sua laboriosa feitura, limitaremos como objeto de nosso estudo, visando a um melhor resultado e tendo em vista o foco de nossa análise, apenas a primeira parte do livro, “Brasão”, pórtico que representa simbolicamente as bases do império portugués e da formação nacional. Nosso procedimento consistira em avaliar: 1) as origens da heráldica em Portugal, a partir, principalmente, da História genealógica da casa real portugueza (1735), de Antônio Caetano de Sousa; do Tratado de Armaria (1907), de Joaquim Augusto Correa Leite Ribeiro; e da Introdução ao estudo da heráldica (1992), de Marques de Abrantes; 2) a noticia sobre um “supra-Cameos”, anunciada por Fernando Pessoa em um ensaio de 1912, e a construção do projeto poético de Mensagem, a partir de 1913, fazendo uso de textos pessoanos organizados e publicados após a morte do autor, além de obras de outros autores, como João Gaspar Simões, Cleonice Berardinelli e Eduardo Lourenço; 3) a escolha das personagens históricas, enquanto revisitação dos arquétipos mitológicos camonianos dentro da mitologia lusiada, estabelecendo um paralelo de leitura, através de trechos selecionados, com OS Lusiadas, de Camões; 4) a maneira como se apresenta, nas subpartes que constituem o “Brasão”, o diálogo profícuo e formador entre o significado dos elementos heráldicos e os poemas, fazendo uso, no que tange a heráldica, de tratados relacionados ao tema. Com a realização deste trabalho, pretendemos mostrar como a formatação e composição dos poemas de Fernando Pessoa em “Brasão” levam a necessidade de considerar o estudo dos aspectos simbólicos em sua interpenetração com a superficie mítica (arquetípica) e heráldica para a análise de Mensagem.Item O caboclamento da literatura em uma obra terreirizada: cartografias culturais do Brasil em Caderno de Poesias, de Maria Bethânia(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-30) Almeida, Everson Nicolau de; Assis, Angelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/3040082849861966O presente trabalho teve como objetivo estabelecer uma análise interdisciplinar do livro Caderno de Poesias (2015), de Maria Bethânia como uma obra relevante que possibilita a compreensão dos processos históricos, sociais e culturais que formaram a sociedade brasileira. Desse modo, ensejamos analisar as representações culturais e identitárias que constituem as identidades culturais no Brasil. Para tanto, recorremos a estudos historiográficos, literários e interartísticos que nos auxiliaram no processo de análise do método composicional de Maria Bethânia ao longo de sua carreira e que está presente de maneira aprimorada no Caderno de Poesias, como uma obra terreirizada a partir do caboclamento das linguagens que a integram. Palavras-chave: Literatura. História. Caboclamento. Terreirização. Maria Bethânia.Item O ensino da semântica de TO e FOR para aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira: comparando abordagens explícitas(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Reis, Luísa Cavaliére Talma; Oliveira, Aparecida de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9425571417096637No campo de ensino-aprendizagem de segunda língua (L2), a investigação da eficácia de diferentes tipos de instruções sempre despertou grande interesse (CELCE-MURCIA, 1991; ELLIS, 2005; BROWN; LEE, 2013; RICHARDS; RODGERS, 2014; dentre outros). As instruções explícitas destacam-se nesse cenário por favorecerem a aprendizagem de categorias complexas (NASSAJI, 2017; ELLIS e SHINTANI, 2014; ELLIS, 2005). Essas categorias relacionam-se àquelas formas que apresentam múltiplos significados (VanPATTEN, 2004) ou evocam domínios conceituais mais abstratos. Esse é o caso das preposições da língua inglesa. As abordagens e metodologias utilizadas tradicionalmente em sala de aula apresentam os sentidos desses elementos como arbitrários, o que implica a memorização como único recurso de aprendizagem. No ensino de inglês como L2 para aprendizes brasileiros, alguns significados serão mais difíceis de serem mapeados pelos falantes. Isso se aplica a to e for. Esta dissertação tem por finalidade, então, promover um entendimento maior da diferença semântica entre essas duas preposições e a investigação da contribuição de três abordagens de ensino. Apresenta-se uma comparação de resultados advindos de abordagens explícitas aplicadas ao ensino de 7 sentidos de to e 10 sentidos de for. Para explicar a polissemia desses elementos, utilizou-se como referência teórica principal a Semântica Cognitiva, pois se considera que as suas estruturas semânticas podem ser descritas através de sentidos centrais e estendidos, os quais se relacionam dentro de uma rede polissêmica. Teve-se como base os sentidos apresentados nas redes de polissemia de Tyler (2012) e Mueller (2016). A coleta de dados foi composta por dois grupos de tratamento e um de controle e se consolidou através de Oficinas com a duração de dois dias. O primeiro grupo de tratamento (GT1) recebeu um ensino dedutivo a partir de abordagem pautada na Linguística Cognitiva (LC). Buscou-se seguir as tarefas presentes em Tyler (2012) e explorar o caráter polissêmico das preposições, bem como os contextos espaciais e metafóricos dos sentidos, através da descrição de seus diagramas, os quais exprimem a relação entre o elemento figura e o elemento fundo em cada um dos sentidos que compõem as redes de polissemia. O segundo grupo de tratamento (GT2) teve um ensino explícito indutivo por meio da abordagem Data-driven learning (DDL), empregando amostras do Corpus of Contemporary American English (COCA). Para essa instrução, utilizou-se uma versão soft do DDL que se espelhou na fórmula pedagógica de Johns (1991). Essa fórmula tem por objetivo possibilitar que os alunos identifiquem padrões linguísticos através das etapas de identificação, classificação e generalização das categorias alvo. Os 17 sentidos alvos foram apresentados aos participantes por meio de linhas de concordância. O grupo controle (GC) recebeu uma instrução dedutiva através de uma abordagem tradicional (TRAD). A instrução desse grupo também seguiu o proposto por Tyler (2012) para esse tipo de abordagem. Essa abordagem assume um caráter arbitrário para a polissemia das preposições. Os mesmos sentidos foram apresentados através de uma lista de usos possíveis. Um teste escrito de completar lacunas foi aplicado aos 34 participantes da pesquisa em três fases: como pré-teste, antes do tratamento; como pós-teste imediato, ao fim do último dia de instrução; e como teste tardio, a partir de 3 meses após o fim da Oficina. Dentro das 34 lacunas gerais presentes nesse único instrumento de coleta de dados, considerou-se nas análises 17 lacunas alvos, que correspondiam aos sentidos ensinados. Os resultados demonstraram que o sentido básico “intenção” da preposição for é o mais difícil de ser percebido pelos alunos, pois obteve somente 38% de acerto no pós-teste e 20% no teste tardio. Considera-se que tal dificuldade ocorre porque no português esse sentido da preposição não é marcado, levando os alunos a utilizarem de forma errada a preposição to que expressa a noção de direção espacial. Os sentidos que obtiveram mais acertos em termos numéricos foram o sentido básico “de face ao objetivo” de to e “resposta desejada” de for, identificados por 97% e 94% dos participantes respectivamente. Os sentidos que mais obtiveram ganhos porcentuais foram o sentido “limite” de to (125%) e “resposta pessoal” de for (57,89%). A ANOVA de um fator para a abordagem da LC indicou que ao nível de significância de 5%, houve variação estatística significativa entre o desempenho dos alunos, uma vez que o valor-P foi 0,000588. O grupo GT2 e o GC não foram significativos estatisticamente no contexto específico desta pesquisa (p= 0,097527 and p=0,156073 respectivamente). Entretanto, apresentaram ganhos nos resultados do pós-teste e do teste tardio. As médias gerais do pós-teste e do teste tardio dos grupos de tratamento cognitivo (13,17) e de Data-driven Learning (13) foram melhores do que as do grupo tradicional (11,7). Levando em consideração a complexidade da polissemia das preposições, acredita-se que a utilização de abordagens de ensino que explicam a motivação dos sentidos dessas categorias pode ser altamente benéfica para o aprendizado no contexto de aprendizado de inglês como L2 por falantes de português L1. Palavras-chave: Preposições to e for. Semântica cognitiva. Ensino e aprendizagem de inglês como L2. Abordagens explícitas. Ensino dedutivo de L2. Linguística cognitiva. Abordagem tradicional. Ensino indutivo de L2. Aprendizado guiados por dados. Redes de polissemia.Item O livro didático de ciências: a (re)criação do conhecimento científico para estudantes do ensino fundamental(Universidade Federal de Viçosa, 2018-12-18) Negrão, Patrícia Muratori de Lima e Silva; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7622162796411165Considerando o aporte teórico e metodológico referente à Análise do Discurso da Divulgação Científica, esse trabalho busca verificar de que forma ocorre o processo de recontextualização dos textos inseridos no livro didático Projeto Apoema – Ciências, do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, em sua 2a edição de 2015, publicado pela Editora do Brasil. Para tanto, foi realizada uma análise dos procedimentos linguístico-discursivos de expansão, redução e variação e das estratégias divulgativas em 13 textos identificados nas seções “Com a palavra, o especialista” e “Ciência, tecnologia e sociedade” do referido livro didático. A importância desta pesquisa consiste em avaliar de que forma o discurso sobre ciência é apresentado em uma coleção de livro didático de ciências, na qual os autores afirmam ter como objetivo favorecer a aprendizagem de ciências e a formação cidadã, além de criar oportunidades de aprendizagem nas quais o estudante possa questionar, levantar hipóteses, investigar e não apenas ‘consumir’ informações prontas e acabadas. Assim, essa pesquisa foi desenvolvida considerando-se a contextualização do objeto de pesquisa, a apresentação dos pressupostos teóricos referentes à Análise do Discurso da Divulgação Científica (CALSAMIGLIA, 1997, 2011; CIAPUSCIO, 1997; CASSANY e MARTÍ, 1998; CASSANY, LÓPEZ e MARTÍ, 2000; CATALDI, 2003, 2007, 2011, 2016; VAN DIJK, 2011) e o perfil das seções selecionadas para o estudo, o qual foi constituído em uma abordagem descritiva. Após isso, foi realizada uma análise linguístico-discursiva dos procedimentos de expansão, redução e variação e das estratégias divulgativas identificados nos textos selecionados. Ao final da análise, observou-se que o procedimento de expansão se destacou e que a estratégia mais utilizada no corpus foi a de explicação, atendendo a sua finalidade de tornar acessível o conhecimento enfocado. Também foi possível verificar que, embora com algumas limitações, o livro didático Projeto Apoema – Ciências, do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, é um meio importante de divulgação do conhecimento científico aos estudantes do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental.Item O ministério da polêmica: humor, representações sociais e a gestão da Saúde durante a pandemia(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-17) Barros, Camila Cardoso; Vale, Rony Petterson Gomes do; http://lattes.cnpq.br/1252433701459811No contexto brasileiro, os impactos da Covid-19 não se restringiram ao âmbito da saúde pública, tendo, assim, reflexos negativos nos aspectos econômicos, sociais e, principalmente, políticos. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, órgão em evidência em crises sanitárias, viu- se instaurado em meio a uma instabilidade de gestores: ao longo da pandemia, considerando-se 2020 e 2022, o comando foi alterado por quatro vezes, tendo como ministros Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga. Diante desse contexto, objetivamos, neste trabalho, analisar discursivamente as estratégias mobilizadas em charges para a representação do ministro da saúde durante a pandemia no Brasil. Assim, para o corpus, foram selecionadas 30 charges, a partir de pesquisa na plataforma Google, com a busca “charge + nome do ministro da saúde”, publicadas em mídias on-line, de abril de 2020 até fevereiro de 2022. Dentre essas, cerca de 5 charges são referentes a cada período de comando, além de 6 que fazem alusão aos períodos de troca e à situação do Ministério de maneira geral. No que concerne ao arcabouço teórico-metodológico, utilizamos, primordialmente, a Teoria Semiolinguística (TS) de Patrick Charaudeau, considerando-se a sua pertinência e aplicabilidade em referência ao estudo. Assim, percebemos que a análise das charges foi uma tarefa complexa que demanda a utilização de diferentes quadros da TS e que os resultados indicaram que a representação do ministro da saúde do período pandêmico consistiu em um gestor circunscrito por silenciamento, apatia e submissão, em um contexto predominantemente marcado por negacionismo, omissão e passividade, visto que em todas as charges que aparecem interlocução direta entre ex-ministros e ex-presidente, os antigos comandantes da Saúde não possuem fala. Palavras-chave: Análise do discurso. Teoria Semiolinguística. Covid-19. Charges.