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Plantas medicinais e a extensão universitária como estratégia de fortalecimento de uma cooperativa de agricultores no Leste Fluminense
(Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2017-10) Nascimento, Ronald de Figueiredo; Nunes, Vitória Borzino Cordeiro; Dias, Flávia dos Santos; Marques, Jamylle M.; Machado, Thelma de Barros
Neste trabalho são descritas as atividades do Grupo PET Farmácia Viva junto a comunidades de agricultores familiares da Cooperativa UNIVERDE de Nova Iguaçu-RJ. Essas comunidades se depararam com diversas dificuldades para prosseguir com suas atividades agrícolas em modelo agroecológico após o encerramento do Programa de Agricultura Familiar sobre Dutos da Transpetro, em 2008. Por meio de um modelo de gestão participativa, o PET Farmácia Viva realizou um planejamento estratégico que visava oferecer capacitações técnicas demandadas pela própria comunidade, entre outros objetivos, tendo como princípio básico para o atingimento das metas, a troca de saberes. Pôde-se identificar, como resultados da atuação do PET Farmácia Viva, a consolidação de suas principais tarefas em disseminar o conhecimento e fortalecer a Extensão Universitária com impacto direto na sociedade, uma vez que foi verificado a partir do desempenho dos grupos familiares envolvidos, que sua renda familiar foi aumentada, bem como houve um empoderamento dos mesmos ao longo desse processo. Concluiu-se que as atividades de extensão, além dos inúmeros benefícios e experiências enriquecedoras ofertados aos membros da comunidade acadêmica, contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Os recursos disponibilizados para a realização de projetos de extensão possibilitam à Universidade atuar na formação de uma sociedade mais justa e igualitária, levando oportunidades à pessoas que vivem em realidades muito distintas. Com otimização das técnicas de produção e administração dos agricultores das comunidades de Geneciano Luz e Figueira, tais agricultores se empoderam e se tornam aptos para se organizar e coordenar a produção. Os estudantes conseguem articular seus conhecimentos e vivências da academia para o campo, dialogar com os pequenos produtores, além de estabelecer uma relação de confiança com todos os envolvidos no projeto.
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Percepção dos moradores do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG, sobre meio ambiente, saneamento básico e riquezas ambientais locais
(Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2017-10) Rodrigues, Valéria Pires; Paiva, Camilla Adriane de; Marquis, Daiane Evelyn Ponciano; Pereira, Letícia Guimarães; Prado Filho, José Francisco do
O distrito de Antônio Pereira, pertencente ao município de Ouro Preto/MG, possui significativas riquezas ambientais. Por outro lado, enfrenta dificuldades causadas por deficiências na infraestrutura urbana, no sistema de saneamento básico e no meio ambiente que têm trazido desconforto para a população. Este trabalho levantou dados sobre a percepção da população local acerca da situação ambiental do distrito. Para tanto, foram realizadas 178 entrevistas com moradores por meio de questionários. Mediante os resultados, constatou-se que, no tocante às questões gerais de meio ambiente, houve reconhecimento das riquezas ambientais existentes no distrito, sendo as mais indicadas o minério de ferro, as cachoeiras e o antigo garimpo de topázio imperial. Os maiores problemas identificados pelos moradores de Antônio Pereira foram as deficiências na saúde em primeiro lugar, a atuação dos políticos, os problemas na educação e a degradação ambiental. Dentre os principais problemas de meio ambiente apontados, registram-se as queimadas sem controle, a poluição dos rios e outras fontes de água doce e a ausência de saneamento básico, respectivamente. O principal responsável por causar os problemas ambientais no distrito, segundo os moradores, são os próprios indivíduos que ali moram, seguido das grandes mineradoras locais e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. De modo geral, percebeu-se que os moradores de Antônio Pereira demonstraram ter percepção favorável quanto às suas responsabilidades sobre a preservação do ambiente local.
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Aquicultores do sul de Goiás: uma proposta de plano de negócio
(Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2017-10) Tomaszewski, Lissandra Andréa; Silva, Sara Pereira; Silva, Marcos Mateus dos Santos
Este projeto teve como objetivo apresentar um Plano de Negócios para cooperativas do setor de aquicultura. Inicialmente foram levantados dados sobre aquicultura, enfatizando a piscicultura no Brasil, e, em seguida, na região Sul do Estado de Goiás. Além disso, se averiguou a existência de Cooperativas e/ou Arranjos Produtivos Locais (APL's) na região, a fim de propor parcerias para fortalecer esses projetos junto a Políticas Públicas. O propósito foi o de ressaltar a importância da aquicultura, da agricultura familiar e do planejamento em cooperativas no desenvolvimento de seus produtos, além da utilização de ferramentas que auxiliem na gestão dos empreendimentos. Obteve-se como resultado a confecção do Plano de Negócio, com a aplicação da ferramenta de análise SWOT. Assim, concluiu-se que as ferramentas de gestão auxiliam de forma relevante no planejamento dos empreendimentos.
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Recitais e masterclasses na Universidade Federal de Santa Maria
(Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2017-04) Fontana, Taiur
O projeto "Recitais e Masterclasses na Universidade Federal de Santa Maria" tem como objetivo criar, na referida instituição, espaço para atividades artísticas com pianistas e professores de piano de significativa representatividade no cenário musical atual e, consequentemente, desenvolver a pedagogia do piano proporcionando aos jovens estudantes o contato direto com grandes intérpretes. Os resultados alcançados foram significativos: salas de concerto lotadas, ampla participação da comunidade regional nos concertos e enorme satisfação dos alunos de piano e público acadêmico. Este projeto é, portanto, um meio de fomentar em nosso público, o interesse de frequentar, assistir e participar de atividades artísticas.
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Esquete teatral interativo como alternativa metodológica no ensino de química
(Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2017-04) Benedetti Filho, Edemar; Santos Júnior, João Batista dos; Cardoso, Bruna A. Antunes; Mantoanelli, Jessica O. F.; Souza, Thais Mota de; Cavagis, Alexandre D. Martins
O presente artigo descreve o emprego de uma apresentação teatral interativa na divulgação científica da Química. A atividade foi desenvolvida em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos, com alunos da terceira série do Ensino Médio. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma situação alternativa de aprendizagem. Também foi importante no sentido de aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química para preparar e ministrar aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de propostas lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual foram capazes de melhorar sua desenvoltura para apresentações em público.