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    Campanha Nacional de Multivacinação 2023: os discursos do Ministério da Saúde sob a perspectiva semiolinguística
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-10) Silva, Ana Claudia Mello da; Xavier, Mariana Ramalho Procopio; http://lattes.cnpq.br/9807250169890310
    Esta dissertação tem como objetivo analisar discursivamente a Campanha Nacional de Multivacinação veiculada pelo Ministério da Saúde, em 2023, a partir dos 9 primeiros vídeos da ação publicados pelo órgão em seu site oficial. Para isso, nos baseamos na perspectiva analítica da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau como eixo teórico-metodológico, sobretudo no que se refere ao contrato de comunicação, aos sujeitos do ato de linguagem, às estratégias discursivas, aos imaginários sociodiscursivos e aos modos de organização enunciativo e argumentativo do discurso. Além disso, nos apoiamos em estudos sobre comunicação e saúde, midiatização, campanhas de vacinação e análise de imagens. Como principais resultados, observamos que a campanha tem como finalidade geral fazer as pessoas se vacinarem a partir do convencimento de que as vacinas são importantes e confiáveis. Essa postura foi necessária porque o Brasil passou por um período de intensa propagação de ideais antivacina e anticiência, levando à construção de uma descrença em relação à vacinação. Contrapondo esse cenário, a ação usa como estratégia prioritária a captação do público, recorrendo à patemia como recurso para tocar o afeto das pessoas, instigando-as a se vacinarem. Destaca-se o fato de a credibilidade dos discursos da campanha não ser construída por meio, majoritariamente, do saber científico e sim pelo saber de experiência, principalmente dos que vivenciaram a covid-19 e as perdas que ela trouxe, o que pode ser justificado justamente por esse contexto recente de descrédito na ciência e na vacina. Assim, os discursos são organizados de modo a ressaltar as dimensões ética e de cuidado envolvidas na vacinação, marcando um posicionamento favorável dos enunciadores quanto às vacinas, a fim de influenciar o público a adotar a mesma postura em defesa dos imunizantes. No que se refere aos imaginários sociodiscursivos que surgem na campanha, se destacam imaginários da nostalgia, do cuidado, do medo e do heroísmo, os quais emergem da presença de Xuxa, Zé Gotinha e demais figuras públicas reconhecidas nacionalmente. Trata-se, portanto, de uma campanha que busca tocar o público emocionalmente para fazê-lo se vacinar a fim de reconstruir um cenário positivo de vacinação no Brasil.Palavras-chave: campanha nacional de multivacinação; ministério da saúde; teoria semiolinguística.
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    Travessias, encontros e desencontros: uma análise da obra Safra Macabra de Patrícia Galvão
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-18) Xavier, Thaís Gregorio; Pereira, Maria do Rosário Alves; http://lattes.cnpq.br/9957286649230936
    Patrícia Rheder Galvão se reinventou diversas vezes ao longo de sua vida, uma vez que atuava em diferentes áreas como escritora, poeta, tradutora, desenhista, dramaturga, crítica e jornalista. A partir de tal pluralidade, a escritora foi capaz de aventurar-se em sua produção literária, rompendo os limites do movimento vanguardista e permanecendo-se anônima ao assumir diferentes pseudônimos. Como King Shelter Galvão escreve contos policias e os publica na revista Detective, dirigida por Nelson Rodrigues – após alguns anos os contos publicados em tal revista são reunidos e publicados em conjunto sob o nome de Safra Macabra. No entanto, apesar de sua intensa participação frente à produção literária brasileira, ainda é possível observar que suas obras e sua figura são pouco conhecidas. A autora permanece às sombras, uma vez que, enquanto militante política e ativista na luta proletária, além do movimento modernista, ganhou o estereótipo de “mito Pagu”. É somente com intensos trabalhos de resgate que Patrícia Galvão começa a retornar ao cenário da literatura como uma representante importante para a história brasileira. Dessa forma, tendo por intuito recolocar em pauta as discussões acerca de suas obras, o objetivo desse trabalho se pauta na análise crítica de Safra Macabra (1998) da escritora Patrícia Galvão, visando destacar aspectos como as diferentes personagens, a necessidade do uso de um pseudônimo para a publicação do livro, além de ressaltar a ligação entre a obra e as teorias acerca do gênero policial. Para dar suporte metodológico alguns autores representativos das teorias a respeito do gênero romance policial, como Borges (1998) e Todorov (2003), foram utilizados à luz de auxiliar na construção de argumentos acerca da teoria literária e contribuir para a utilização de técnicas e procedimentos para a análise. Além disso, foram lidos estudos sobre a obra e vida da autora, como Campos (2013) e Galvão (2005), os quais serviram de base para a construção de ideias acerca das características de sua escrita, bem como de suas motivações de criação. Dessa forma, este trabalho se divide em três capítulos. O primeiro traz uma discussão acerca de alguns aspectos relacionados à vida de Galvão como seu envolvimento com o Partido Comunista Brasileiro. O segundo capítulo aborda questões atreladas ao gênero policial e as problemáticas envolvidas. E, por último, no terceiro são apresentadas análises dos contos presentes na coletânea,assim como um panorama a respeito das personagens e dos detetives e análise acerca do pseudônimo e o nome escolhido para a coletânea. Palavras-chave: Gênero policial; King Shelter; Safra Macabra; Patrícia Galvão.
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    O trabalho do professor substituto da educação básica pela perspectiva ergonômica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-06) Guimarães, Josiane Caroline; Longhi, Simone Maria Dantas
    Esta pesquisa tomou como objeto de estudo a análise do trabalho de professores substitutos de duas escolas da rede pública de educação do interior do estado de Minas Gerais, para a qual adotamos uma perspectiva ergonômica. Ancoramos nosso estudo em pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999/2009), da Clínica da Atividade (CLOT, 1999/2000, 2001, 2008; CLOT et al, 2022) e da Ergonomia da Atividade de Profissionais da Educação (FAÏTA E VIEIRA, 2003; FAÏTA, 2004; SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004, 2009), bem como em pesquisas do campo da linguística aplicada brasileira que compartilham desse arcabouço teórico (MACHADO, 2011; FAZION, 2016; 2017, LOUSADA 2017, DANTAS-LONGHI, 2017). O estudo desenvolveu uma abordagem metodológica participativa, centrada nas verbalizações dos professores durante uma reunião coletiva e em entrevistas de instrução ao sósia. Por meio de uma análise textual centrada nas verbalizações dos professores participantes, revelaram-se as precariedades e dilemas enfrentados pelos professores substitutos, como a alta rotatividade e a falta de vínculo com os alunos e os demais profissionais do âmbito escolar. O estudo mostrou, também, que a instabilidade dos contratos temporários prejudica o desenvolvimento de um trabalho pedagógico contínuo e afeta diretamente a saúde dos professores. Além dos aspectos já mencionados, a dissertação destaca o cenário crítico de Minas Gerais, onde a maioria dos professores atuantes nas escolas estaduais são contratados temporariamente, colocando o estado no topo do ranking nacional em termos de número de professores não efetivos. Muitos dos afastamentos de professores estão relacionados a doenças como transtornos mentais e comportamentais, o que intensifica a necessidade de substituição temporária. A pesquisa destaca, ainda, a incerteza que os professores sentem em relação ao seu próprio desempenho, em que oscilam entre momentos de autoconfiança e autocrítica. Essa dualidade reflete a tensão interna dos educadores, que, apesar de se dedicarem intensamente ao trabalho, muitas vezes não sentem o reconhecimento institucional ou social. Outro ponto abordado é a relação com os alunos. Os professores relatam que, embora haja um esforço contínuo para estabelecer proximidade e cuidado, eles também precisam manter sua autoridade em sala de aula, o que nem sempre é fácil, especialmente diante do desinteresse de alguns estudantes. A pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e formação para os professores substitutos, de modo a promover maior estabilidade e eficiência no sistema educacional. Palavras-chave: professor substituto; ergonomia da atividade docente; interacionismo sociodiscursivo; modalizações.
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    Multiple disabilities and language differences: a case study about inclusion in a brazilian public school
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-05) Oliveira, Bárbara Silveira Baptista de; Gediel, Ana Luisa
    As per Brazilian inclusion laws, education must guarantee every student the legal right to cultivate their potential through quality education that recognizes their unique differences. This study delves into the inclusion process within a school facing the challenge of integrating a 7-year-old deaf girl with autism and Cornelia de Lange Syndrome. Drawing from disability studies, we assert that disability is a societal issue rather than an individual one. Critical perspectives, such as the pedagogy of Paulo Freire and decolonial studies, guide our argument that true inclusion requires disrupting traditional structures, challenging normative bodies, and embracing a decolonial standpoint. Employing a qualitative and exploratory case study approach, our research incorporates participant observations, interviews with school staff, and analysis of school documents. We emphasize the pivotal role of educational impact within the legal context. The school, succeeding the family, is the second social institution and plays a crucial role in the development of the individual as a social being. Within this context, we explore the significance of discussions on public policies, inclusive policies, and language policies, aiming to empower professionals responsible for inclusive education to offer holistic care for children with disabilities. While the inclusion process begins with teacher education, it would be unfair to exclusively assign them the entire responsibility. The school requires a strong foundation and comprehensive support to achieve this objective. Keywords: Disability studies; Paulo Freire; decoloniality; inclusive education.
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    Form(ação) inicial de professores(as) de espanhol e a constru(ação) da identidade profissional
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-18) Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva; Assis, Joziane Ferraz de; http://lattes.cnpq.br/1442130325906837
    Os(as) licenciandos(as) são estudantes que, via de regra, desempenham, em simultâneo, dois papéis: aprendizes e professores(as) em formação inicial. Essa formação, estudada por muitos pesquisadores, como Nóvoa (20177; 2022); Paraquett e Bezerra (2021); Freire (1991; 1996; 2006), é o momento em que a identidade profissional deve começar a construir-se de maneira consciente. Contudo, muitas vezes, estar em um curso de licenciatura não é suficiente para que eles(as) se reconheçam, de fato, como professores(as) em formação. Diante dessa realidade, o conceito de identidade docente é tema de muitas pesquisas (Beijaard, Meier e Verloop (2011); Bezerra (2020); Caminha (2022); Morais e Macedo (2021)). Entretanto, nas pesquisas com participantes, não se acham integrantes da área de Língua Espanhola como língua estrangeira. Buscando expandir e fomentar os estudos relacionados a essa língua, esta dissertação visa compreender como licenciandos(as) e egressos(as) do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), se identificam/identificaram ao longo de sua formação inicial: aprendizes e/ou professores(as) de Espanhol em formação, bem como os fatores imbricados nesse processo. Para tal, após os trâmites legais, cada participante concedeu à pesquisadora uma entrevista semiestruturada, de maneira on-line, da qual foram gerados os dados analisados. A partir da análise (Bardin, 2012), identificou-se as recorrências e chegou-se a duas categorias: “Autorreconhecimento como professores(as) de Espanhol em formação” e “Autorreconhecimento como aprendizes de Espanhol”. Cada categoria possui, ainda, três subcategorias que se referem a fatores relacionados à “prática docente”; as “emoções” e a “ensimno-aprendizagem”. O fator mais recorrente no autorreconhecimento como professores(as) em formação foi a “prática docente”, o que constata o quanto a ação dentro da form(ação) é profícua e necessária para a construção da identidade docente. Os(as) participantes constataram maior dificuldade de identificação como professores(as) em formação, evidenciando o quanto esse processo recebe influência de muitos fatores (crenças, emoções, contexto sócio-histórico etc.) e também o quanto se trata de uma construção singular, haja vista que as identidades pessoal e profissional pertencem uma à outra e se influenciam mutuamente. Para além da atuação docente, outra atividade fundamental para a construção consciente da identidade docente sinalizada pelos participantes foi a conscientização, entendimento da finalidade do curso, do seu papel nele, da significação da profissão, das atribuições do(a) professor(a) etc. Formação e conscientização possuem algo em comum: ação, e essa é a tarefa que o curso exige dos(as) licenciandos(as) para que eles(as) se formem se reconhecendo professores(as). Logo, bem como a formação docente, a identidade profissional, permanecerá em permanente e constante construção. Palavras-chave: Formação docente. Licenciatura. Prática docente. Língua Espanhola. Letras.
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    Uma leitura interseccional da subjetividade em Garota, mulher, outras, de Bernardine Evaristo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-21) Tôrres, Laura Cabral; Pereira, Maria do Rosário Alves; http://lattes.cnpq.br/9150410015233176
    Garota, mulher, outras foi o primeiro romance de Bernardine Evaristo traduzido e publicado no Brasil. O objetivo deste trabalho é discutir a respeito das personagens e suas subjetividades interseccionando gênero, raça, classe e sexualidade. Para tanto, retomamos o histórico do desenvolvimento do conceito de interseccionalidade antes mesmo de ser cunhado (COLLINS & BILGE, 2020), e situamos os debates sobre identidade em contato com as questões diaspóricas (HALL, 2003; 2005). Nos baseamos principalmente em Judith Butler (2010) que, ao propor o gênero como uma performance, abriu uma série de discussões a respeito da subjetividade gendrada. Assim, foi possível debater as identidades de Amma enquanto mulher negra, lésbica e ativista; a de Nzinga, enquanto dominadora em um relacionamento lésbico; e a de Bummi, atravessada por diversas vivências relacionadas à colonialidade. Outras filósofas e pensadoras como Adrienne Rich, Monique Wittig e Françoise Vergès também foram essenciais para o desenvolvimento dessa pesquisa. Pudemos concluir que no romance de Evaristo as subjetividades das personagens oferecem uma representação quase inédita na ficção literária, por tratar de personagens que ultrapassam os estereótipos a respeito da feminilidade e da negritude. Palavras-chave: Garota, mulher, outras; Bernardine Evaristo; estudos feministas; identidade; lesbianidade.
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    A nômade de passos largos: uma autoetnografia de quem se torna pesquisadora em linguística aplicada a partir de suas identidades, crenças e emoções
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-20) Stürmer, Helena; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5833614142763249
    Nesta pesquisa, você acompanha meu percurso no mestrado em Letras buscando compreender como as identidades (Norton, 2013; Hall, 2014; Silva T., 2014) interagem com as crenças (Barcelos, 2006) e emoções (Ahmed, 2014; Lupton, 2012) em minha formação como pesquisadora na Linguística Aplicada (LA) brasileira contemporânea (Moita Lopes, 2006; 2013). Entre março de 2022 e março de 2024, componho com o espaço universitário, com a cidade de Viçosa (MG) e com a ciência pós-moderna um currículo, um currere (Pinar, 2011; 2016), que me faz perguntar e prosseguir: como identidades, crenças e emoções constroem o sujeito que me torna pesquisadora na Linguística Aplicada contemporânea? Nesse deslocamento investigativo, sigo pelo caminho metodológico da autoetnografia (Adams; Jones; Ellis, 2016), tipo de pesquisa incorporada e situada (Haraway, 1997) em que o sujeito pesquisador se coloca a observar a si mesmo enquanto investiga, relacionando suas experiências pessoais a fenômenos sociais e coletivos. Desse modo, entre minhas anotações em cadernos de aula, diário de campo e diário pessoal, conversas, leituras, fotografias e insights, também observo qual contexto da LA brasileira contemporânea se revela quando acompanho o desenvolvimento de meu pesquisar por esse campo científico. Reflito sobre os fios que me tecem nessa rede, pois falar de mim é falar de pesquisa científica, de Linguística Aplicada, de linguagens, de ensino, de universidade, de formação, de espaço, de tempo, de escrita, de experiência, de família, de amizades e de muitos encontros mais. Além disso, experimento nesse pesquisar a autoetnografia como processo teórico- metodológico, buscando compreender como se dá esse desenvolvimento que altera paradigmas no “fazer ciência” contemporâneo para se tornar pesquisa e ser apresentada em sua performance escrita como uma. Esta é, portanto, uma dissertação autoetnógrafica. Palavras-chave: autoetnografia; formação de pesquisadora; Linguística Aplicada; ciência pós-moderna; identidades, crenças e emoções.
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    Under the eye of dytopia: locais de trauma e memória como demarcadores do lugar da mulher em O Conto da Aia e Os Testamentos de Margaret Atwood
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-15) Castro, Tainá Dias de; Oliveira, Natália Fontes de; http://lattes.cnpq.br/1380767036538630
    A presente pesquisa tem como objeto de estudo a obra O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019) de Margaret Atwood. Isso posto, em um primeiro momento o trabalho visa uma discussão acerca das teorias das narrativas literárias, especialmente as que tangem os estudos das distopias críticas, seguindo para a análise de narrativas e foco narrativo, aspectos memorialísticos, da subalternidade e do reconhecimento nas personagens centrais das obras. Para isso, pretende-se investigar, por meio da teoria literária, como estas personagens veem sua identidade e posição social no atual contexto em que se encontram. Além disso, pretende-se estudar não só as implicações de como a implementação de um regime totalitário, característica de obras distópicas, afetam as memórias narrativas, bem como a forma como as protagonistas narram suas histórias, de forma oral ou escrita. Ainda nessa seara de teorias de memória, se tenciona analisar os monumentos de trauma e locais aos quais as personagens são expostas, tais como a estátua de Tia Lydia e o Muro. Além dos locais físicos, há ainda os simbólicos que delimitam a subalternidade e o reconhecimento das mulheres de Gilead, especialmente as aias. Nesse diapasão, Margaret Atwood em seus romances distópicos, O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), traz à baila as proibições impostas às mulheres através da sua recriação de um estado autocrático, Gilead, no qual o acesso à educação, a escrita e a leitura estão entre os pontos ilustrados como limitações impostas aos sujeitos femininos. Como metodologia para este estudo utilizamos um arcabouço teórico pautado no estudo da teoria da literatura, literatura distópica, tais como Tom Moylan e Raffaela Baccolini (2003) e Ildney Cavalcanti (2003-2007), estudos da narrativa e memória, como os do professor Márcio Selligman-Silva (2003) e da estudiosa Jeanne Marie Gagnebin (2006), crítica literária feminista, estudos de gênero para auxiliar na investigação dos estudos de subalternidade de Gayatri Spivak (2014) e os de reconhecimento de Nancy Fraser (2006). Assim, esse trabalho visa mapear como o trauma e a memória narrativa delimitam o lugar da mulher em O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019) promovendo a voz, mesmo que subjetivamente, dos sujeitos femininos. Palavras-chave: Margaret Atwood. O Conto da Aia. Os Testamentos. Distopias críticas. Narrativa. Memória. Locais de trauma.
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    A interferência do espanhol na ortografia do português do Brasil: uma análise da escrita de estrangeiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-15) Oliveira, Matheus Pereira Figueira de; Chaves, Idalena de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4058137556268259
    Inserindo-se nos estudos de Português como Língua Estrangeira (PLE), esta dissertação da área de Linguística Aplicada (LA) vem à luz da Análise Contrastiva, colocar lado a lado dois idiomas irmãos: português e espanhol. Considerando a proximidade entre as duas línguas e trabalhando com léxico e ortografia, esta pesquisa tem por objetivo identificar as interferências da língua espanhola na produção escrita, em língua portuguesa, por falantes estrangeiros. Para isso, este trabalho analisou rascunhos do exame escrito de proficiência em língua portuguesa, Celpe-bras. Estes textos, primeiramente atribuídos a falantes de espanhol, foram analisados e deles extraídos erros ortográficos que são os dados deste estudo. Estes erros, considerados por Fernández (1997) e Atanaka (2017) como uma transgressão involuntária da norma, foram classificados, buscando justificá-los, em dez categorias estabelecidas de acordo com Zorzi (1998) e Morais (2010). Esta análise, foi realizada com suporte teórico pautado na relação entre línguas semelhantes e com base nos conceitos de interlíngua e de transferência positiva e/ou negativa (Interferência) entre português e espanhol. Dessa forma, buscou-se identificar as principais dificuldades encontradas pelos estrangeiros, falantes de espanhol, ao escreverem em língua portuguesa. Assim, este estudo vem propor reflexões sobre a docência na área de português, sobre as metodologias a serem utilizadas, sobre as práticas e seus desafios, pensando no ensino para este público específico, buscando melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Português como Língua Estrangeira; Ortografia; Falantes de espanhol.
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    Brincando de morrer, morrendo de brincar: estratégias discursivas e representações da morte em memes na pandemia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-06) Souza, Bruna Kelly de Oliveira; Vale, Rony Petterson Gomes do; http://lattes.cnpq.br/9833860839296233
    Durante a pandemia de COVID-19 em 2020, o Brasil experimentou um aumento significativo no uso das redes sociais. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas revelou que 34% das menções no Twitter sobre a doença eram memes, superando as notícias compartilhadas (17%). A produção de memes refletiu não apenas o desafio do momento, mas também a capacidade da cultura digital brasileira de usar o humor como ferramenta de enfrentamento e expressão coletiva. Os memes tornaram-se uma forma de conexão e expressão diante das experiências compartilhadas durante esse período histórico desafiador, marcado por um alto número de óbitos. Diante desse contexto, este trabalho visa analisar discursivamente as estratégias de representação da morte durante a pandemia no Brasil, utilizando memes coletados no Facebook. A coleta de dados abrange 30 memes publicados entre 17 de março de 2020, data da primeira morte por COVID-19, e 22 de maio de 2020, momento em que ocorreu o pico de óbitos diários no ano mencionado. Nossa abordagem analítica baseia-se, predominantemente, nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Semiolinguística. O percurso de análise está organizado da seguinte forma: (a) análise da comunicação real entre memes e leitores; (b) análise da comunicação ficcional entre personagens; (c) análise da mise en scène humorística, explorando jogo semântico, jogo enunciativo e jogo imagético. Nesta pesquisa, observamos que trabalhar com memes é uma tarefa desafiadora, pois esse gênero possui muitas especificidades, como a ampla circulação no ambiente digital, a presença fundamental de elementos imagéticos, a utilização central do humor por meio de recursos variados e uma quantidade limitada de material verbal. Com relação aos resultados, verificamos que a temática da morte é abordada de maneira eufêmica, sendo recorrente a preferência por criar humor por meio de referências e associações indiretas. Palavras-chave: Análise do Discurso. Semiolinguística. Pandemia. Memes. Morte.