2023-06-29

Esta pesquisa objetiva analisar linguística e pedagógica-estruturalmente, um portal educativo em construção, na Universidade Federal de Viçosa, para o ensino de Língua Inglesa para crianças. À luz dos dados coletados, foram avaliadas as concepções de língua e linguagem e de ensino-aprendizagem que emergem das atividades e dos recursos pedagógicos utilizados na estruturação do portal. Para tanto, o método utilizado foi o dedutivo e como procedimento, foi utilizada a análise documental. Os resultados obtidos demonstram que as atividades hospedadas no portal estão aliadas a uma perspectiva funcional e social do ensino- aprendizagem de línguas, e que o desenvolvimento das habilidades linguísticas bem como os elementos utilizados para a estruturação visual do portal estão apropriados para o conhecimento da Língua Inglesa de forma interdisciplinar e intercultural. A estrutura, rica em imagens, e cores diversas, provê uma navegação intuitiva e dinâmica, para crianças. As conclusões deste estudo apontam que a análise de um portal educativo para ensino de língua inglesa para crianças traz benefícios para a formação tanto de professores, quanto de estudantes. Isso, pois, o atual contexto social tecnológico nos quais os cidadãos estão inseridos, tem exigido, cada vez mais, o domínio das ferramentas digitais para promover um processo de ensino-aprendizagem de línguas dinâmico e eficaz. Palavras-chave: Portal educativo. Língua inglesa. Crianças.
The main objective of this dissertation is analyze the linguistic and pedagogical-structural aspects of an educative portal in process of creation at Federal University of Viçosa. According to the collected datas, is this study were evalueted the conceptions of language and of teaching-learning that emerge from the activities and from the pedagogical resources used in the portal. To achieve this objective, the deductive method, and a documental perspective were applied. The results demonstrate that the activities are in consonance with a functional and social perspective of language teaching. The linguistics abilities, and the visual elements used in the portal’s structure are appropriate for an interdisciplinary and intercultural maneer to present the English Language. The portal structure is composed by different colors and many pictures, important points to facilitate a dynamic and an intuitive online navigation. This study’s conclusions demonstrate that an analyse of a portal created to teach English for children is beneficial for teacher education and for students. Because of the actual technological social contexts where the citizens are included, demand the complete mastery of digital tools to possibilitate a dynamic and efficient process to teach and learn languages. Keywords: Educative portal. English language. Children.

Língua inglesa - Estudo e ensino, Crianças - Educação, Sites acadêmicos da Web

VIEIRA, Amanda Monteiro Leite. Análise dos aspectos linguísticos e pedagógico-estruturais de um portal em construção para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças. 2023. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.