Ciências Humanas, Letras e Artes

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    Inclusão educacional para pessoas com deficiência no ensino superior federal brasileiro: ingresso, permanência e desempenho acadêmico
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-06-12) Wagner, Ykaru Gomes; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/1148375017602599
    Esta Tese tem como objetivo analisar a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior federal brasileiro, abordando três aspectos: ingresso, permanência e desempenho acadêmico. Para tanto, foram conduzidos três artigos empíricos, fundamentados em técnicas quantitativas e sustentadas por diferentes abordagens teóricas, como a teoria institucional, a teoria da evasão universitária e a teoria da produtividade educacional. O primeiro artigo avaliou o impacto da Lei nº 13.409/2016, que ampliou a Lei de Cotas para a Educação Superior (Lei nº 12.711/2012), sobre o acesso de PcD nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras (IFES). Os resultados indicam que, apesar da contribuição da Lei para o aumento do ingresso de PcD nas IFES, os quantitativos observados ainda são consideravelmente inferiores às expectativas, indicando a persistente sub- representação desse grupo no ensino superior brasileiro. Esse fenômeno sugere que, embora as reservas de vagas sejam um avanço importante, elas não são suficientes para promover uma inclusão plena e equitativa, sendo imprescindíveis políticas complementares e mais abrangentes. O segundo estudo investigou os fatores que influenciam a evasão de estudantes com deficiência nas IFES, utilizando a teoria da evasão universitária de Vincent Tinto. Os resultados demonstram que características como origem escolar, condições socioeconômicas, apoio institucional e acessibilidade têm um impacto significativo sobre a permanência dos estudantes. A pesquisa destaca a necessidade de estratégias institucionais mais integradas, que não se restrinjam ao ingresso, mas que também garantam condições adequadas de permanência, apoio e integração no ambiente universitário. O terceiro artigo objetivou analisar o efeito do contexto socioeconômico e familiar no desempenho acadêmico dos estudantes com deficiência. Para o caso de uma Universidade Federal, os resultados evidenciam que fatores como a renda familiar, o tipo de escola onde o ensino médio foi cursado e a composição familiar exercem influências diferenciadas sobre o rendimento acadêmico dos alunos com e sem deficiência. Observou-se que a adequação das condições institucionais, incluindo acessibilidade física e social, bem como a oferta de suporte especializado, são fundamentais para garantir o sucesso acadêmico desses estudantes, sendo igualmente relevantes aos fatores pessoais e familiares. Em conjunto, os três estudos revelam que a inclusão de PcD no ensino superior vai além da reserva de vagas, sendo necessário um enfoque mais integrado, que contemple desde políticas públicas amplas até a transformação das estruturas institucionais e sociais nas universidades. Esta tese contribui de maneira significativa para o debate sobre a equidade no ensino superior brasileiro, ao evidenciar que, embora as ações afirmativas sejam essenciais, é imperativo que sejam acompanhadas de medidas concretas que assegurem a permanência e o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência. Palavras-chave: pessoas com deficiência; instituições federais de ensino superior; ingresso; evasão; desempenho acadêmico; lei nº 13.409/2016
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    O papel das OSCs na assistência humanitária e promoção da cidadania: o caso dos refugiados venezuelanos em Manaus
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-25) Carvalho, Ruanne Amorim; Valadares, Josiel Lopes; http://lattes.cnpq.br/5920292070077338
    O presente estudo avaliou o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na assistência humanitária e promoção da cidadania dos refugiados venezuelanos, tendo como um lócus de estudo a atuação da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) com suas iniciativas executadas em prol desses refugiados residentes na cidade de Manaus, tornando-a coadjuvante na gestão pública e colaboradora para o desenvolvimento social, em que o acesso aos serviços públicos se mostrar desafiador, dado o aumento significativo da população presente e as peculiaridades do contexto urbano. O objetivo geral foi analisar e avaliar o papel da ADRA na assistência humanitária e na promoção da cidadania. Os objetivos específicos foram operacionalizados em três artigos. O primeiro artigo examinou a importância das OSCs na assistência humanitária, o segundo artigo avaliou as parcerias entre OSCs e governo municipal e o terceiro artigo identificou os desafios e soluções na assistência oferecida aos venezuelanos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como principais métodos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com cerca de 46 participantes distribuídos em 08 agentes públicos da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), 08 funcionários da ADRA e 30 refugiados venezuelanos. Os resultados evidenciaram a importância das OSCs na complementação dos serviços públicos, destacando a relevância das parcerias público-privadas para melhor capacidade de resposta humanitária. Embora haja desafios enfrentados pela ADRA, observou-se a adoção de estratégias para evitar interrupções dos projetos. De modo geral, o estudo contribuiu para a compreensão do papel das OSCs na governança participativa, diminuindo as desigualdades sociais e promovendo justiça social, ao impactar positivamente a vida dos refugiados venezuelanos com o incentivo à autonomia econômica, ao exercício da cidadania e a integração na sociedade brasileira. Palavras-chave: Organizações da Sociedade Civil; Assistência Humanitária; Governança Pública; Parcerias Público-privadas; Cidadania; Refugiados Venezuelanos
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    Corpos invisíveis: uma análise da gordofobia na agenda pública
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-05-07) Stephan, Alice Malta; Silveira, Suely de Fatima Ramos; http://lattes.cnpq.br/8732371853209475
    Os estigmas associados ao corpo gordo, na sociedade ocidental contemporânea, promovem sua exclusão por considerá-lo moralmente inadequado e, consequentemente, impulsionam a condição de um corpo que não merece viver em sociedade. Essa discriminação, denominada como gordofobia, representa uma ameaça à participação de indivíduos com corpos gordos nos espaços sociais e constitui uma violência que restringe o acesso aos direitos humanos fundamentais, como o direito à dignidade e à vida. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como propósito problematizar a gordofobia, visando caracterizá-la como problema público que demanda políticas públicas específicas. Para atender a esse objetivo central, esta pesquisa foi organizada conforme as seguintes etapas: (i) revisão bibliográfica sobre a gordofobia; (ii) análise dos aspectos e desdobramentos da gordofobia, a fim de estimular uma reflexão acerca das implicações desse sistema opressor; (iii) levantamento das estratégias governamentais nacionais que têm como foco de ação a prevenção e/ou o enfrentamento da gordofobia; (iv) revisão sistemática da produção científica nacional sobre a gordofobia, visando explorar o “estado da arte”, compreender o conhecimento existente sobre a área de interesse, bem como contextualizar a pesquisa e estabelecer uma base sólida para a investigação. Esta pesquisa adotou uma abordagem de investigação qualitativa, com objetivos de caráter exploratório-descritivo. Para o desenvolvimento e alcance dos objetivos propostos, foi empregada a combinação das pesquisas bibliográfica e documental. A presente investigação partiu do pressuposto de que, embora venha ganhando destaque, tanto na produção científica quanto nas agendas governamentais, a gordofobia ainda se configura como uma pauta emergente que requer ações mais eficazes de enfrentamento. Posto isto, a pesquisa documental, que abrangeu o levantamento de estratégias governamentais nacionais com foco de ação na prevenção e/ou no enfrentamento da gordofobia, revelou que há pouco protagonismo da temática no conjunto de ações dos poderes públicos. A revisão sistemática de literatura, por sua vez, evidenciou que a academia nacional tem produzido conhecimento acerca da gordofobia, ainda que o número de pesquisas seja limitado e o ritmo do debate não seja condizente com a complexidade e relevância da temática. Por fim, os resultados desta pesquisa mostraram que existem lacunas que ainda precisam ser mais bem exploradas, tanto do ponto de vista teórico, quanto do prático. Palavras-chave: corpo gordo; gordofobia; discriminação; políticas públicas
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    A escrita de relatórios de atividades como instrumento para o desenvolvimento docente de estudantes de Letras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-20) Silva, Leonardo José de Almeida; Longhi, Simone Maria Dantas; http://lattes.cnpq.br/6750852903369452
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que vem fortalecendo a formação teórico-prática nos cursos de licenciatura do país. Nesse programa, os participantes são orientados a produzirem relatórios voltados para a descrição e reflexão sobre suas intervenções pedagógicas, no contexto da formação inicial de professores. Sob essa conjuntura, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como a escrita de relatórios de atividades contribui para a formação docente no contexto do PIBID-Letras (Português e Espanhol). Os pressupostos teórico-metodológicos que adotamos se baseiam no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2023 [1999]), retomados na área de Linguística Aplicada (Machado, 2007b), bem como na Ergonomia da Atividade (Clot, 2010). Dessa maneira, a abordagem metodológica é qualitativa, de cunho interpretativista. Realizamos, em uma primeira etapa deste estudo, uma análise documental de um texto prescritivo que orienta o trabalho dos pibidianos durante sua participação no programa. Em seguida, foram interpretados os próprios relatórios de atividades produzidos pelos discentes considerando o contexto da formação inicial de futuros professores que caracteriza o PIBID. Os dados foram transcritos e interpretados de acordo com o modelo do ISD para análise de textos (Bronckart, 2023 [1999]). Dentre os resultados do estudo, foi possível observar que os pibidianos tendem a reelaborar as prescrições advindas dos documentos orientadores na medida em que esses textos apresentam uma série de prescrições vagas a respeito das dimensões referentes à iniciação à docência. Além disso, percebemos também que os relatórios demonstram uma compreensão da dimensão transpessoal do trabalho docente, por parte dos licenciandos, bem como do papel da educação na mudança social dos alunos. Palavras-chave: Formação de professores; Interacionismo-sociodiscursivo; PIBID; Trabalho do professor.
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    A agricultura e o trabalho informal na Guiné-Bissau: um estudo sobre as mulheres inseridas no cultivo da castanha de caju nos tempos de Covid-19
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-21) Cá, Djibril; Teixeira, Karla Maria Damiano; http://lattes.cnpq.br/1556602450289403
    A castanha de caju na África, especialmente na Guiné-Bissau, desempenha um papel importante na economia nacional e na vida da maioria da população rural, principalmente considerando mulheres rurais e suas famílias. As mulheres rurais participam da cultura da castanha de caju de forma informal, buscando oportunidades e estratégias para sair da dependência econômica e financeira, contribuindo assim para a renda familiar. Assim, esse estudo investigou a importância da atividade econômica informal, mais especificamente a cultura da castanha de caju, para a sociedade guineense, bem como a percepção das mulheres sobre sua inserção nessa atividade e os efeitos da pandemia de SARS- CoV-2. Esta pesquisa, de caráter descritivo-analítica e natureza qualitativa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. O estudo foi realizado na região de Biombo, setor de Quinhamel, secção de Bijimita em dois momentos. Inicialmente, a população foi composta por 13 mulheres trabalhadoras informais, residentes nas áreas rurais e que trabalhavam na colheita ou extração da castanha de caju, sendo a amostra composta por cinco mulheres. Em um segundo momento, foram entrevistados dois representantes dos governos regionais e central, incluindo o secretário do Comitê de Estado de Quinhamel e um funcionário da Agência Nacional de Caju da Guiné-Bissau (representante do governo) por terem conhecimento sobre o processo de cultivo, colheita e comercialização da castanha de caju, além da realidade dos produtores rurais da região. Os resultados indicam que a economia da castanha de caju desempenha um papel fundamental na Guiné-Bissau, especialmente para a população rural, principalmente mulheres, que buscam na atividade informal uma oportunidade de sair da dependência econômica. No entanto, a informalidade também apresenta desafios, e é necessário que os governos trabalhem para melhorar as condições de trabalho dessa classe desfavorecida, intervindo no setor primário não apenas com foco econômico, mas também no bem-estar social, o que teria reflexos positivos no PIB nacional. A falta de participação dos pequenos produtores rurais na definição dos preços agrícolas e a imposição unilateral e autoritária do Estado no estabelecimento dos preços contribuem para a fragilidade financeira desses produtores, especialmente as mulheres rurais. o Estado deve atuar de maneira mais efetiva para garantir seus direitos, melhorar suas condições de trabalho e promover um ambiente econômico mais justo e inclusivo. Palavras-chave: Guiné-Bissau; Covid-19; trabalhadores rurais; castanha de caju
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    Práticas de alfabetização interdisciplinares para pré-adolescentes que cursam o Ensino Fundamental II
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-04-29) Souza, Marinez da Consolação Saraiva; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/4529890629870706
    Esta dissertação investiga práticas de alfabetização interdisciplinares para pré- adolescentes do Ensino Fundamental II – EF II. O trabalho é resultado de mais de quatro décadas de experiência docente da pesquisadora, que tem se dedicado a reelaborar e aperfeiçoar atividades didáticas com o objetivo de torná-las mais atrativas e significativas no processo de ensino e aprendizagem, resultante de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME) de Viçosa-MG. O objetivo geral da pesquisa foi o de investigar como as propostas de implementação de práticas de alfabetização interdisciplinares, na perspectiva do letramento e numeramento, podem contribuir com a formação de professores que atuam junto a estudantes não alfabetizados do EF II. A questão de pesquisa buscou responder: "De que forma as práticas de alfabetização para pré-adolescentes, sob a perspectiva da interdisciplinaridade, podem contribuir para a formação continuada dos professores que atuam no Ensino Fundamental II?”. Propusemos como objetivos específicos: Identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores do Ensino Fundamental II no processo de alfabetização de pré-adolescentes; aplicar uma capacitação com professores da Rede Municipal de Viçosa para apresentar, discutir e validar as práticas sugeridas; avaliar a efetividade do produto educacional por meio de questionários aplicados antes e depois da capacitação dos docentes e analisar práticas interdisciplinares elaborando atividades didáticas tradicionais, tornando-as mais atrativas, contextualizadas e significativas para os estudantes e desenvolver um produto educacional com propostas práticas de alfabetização adaptadas às necessidades dos alunos do Ensino Fundamental II. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada nos conceitos de letramento e numeramento como ações contínuas do processo alfabetizador. O instrumento de coleta de dados foi um curso de Capacitação desenvolvido com um grupo de 118 profissionais da educação da Rede Municipal da cidade de Viçosa, Minas Gerais (MG). Nesse curso, foi disponibilizado um questionário, que foi respondido por 81 participantes. Tais ações permitiram a análise das estratégias pedagógicas utilizadas e das percepções docentes sobre o ensino da leitura, escrita e do raciocínio matemático, bem como a seleção de sugestões para a elaboração de um produto educacional que atendesse a este público específico, apresentando práticas interdisciplinares para a alfabetização. Os resultados evidenciaram que metodologias interdisciplinares, aliadas a abordagens contextualizadas e participativas, são fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização, do letramento e do numeramento entre pré-adolescentes. A socialização dessas práticas em cursos de capacitação fortalece a atuação docente e amplia as possibilidades de ensino. A análise das percepções docentes revelou que os professores reconhecem a importância de metodologias interdisciplinares para tornar o ensino mais significativo e acessível aos pré-adolescentes. Os participantes destacaram que o curso de capacitação ampliou sua compreensão sobre estratégias inovadoras de alfabetização e reforçou a necessidade de formação continuada para lidar com os desafios em sala de aula. Desta forma, conclui-se que a adoção de práticas interdisciplinares no processo de alfabetização não apenas fortalece a aprendizagem dos estudantes, mas também promove um desenvolvimento profissional entre os docentes, reafirmando a necessidade de investir na formação continuada dos professores e na socialização de experiências. Este trabalho se destaca no meio acadêmico ao ampliar a discussão sobre a alfabetização nos anos finais a partir da perspectiva do letramento e do numeramento, temas frequentemente associados aos anos iniciais, mas que ainda representam um desafio essencial para o sucesso escolar dos estudantes. Palavras-chave: Educação; Letramento; Numeramento; Alfabetização não consolidada; Capacitação docente
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    Alfabetização e letramento de uma criança autista
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-20) Nonato, Carlos Henrique Oliveira; Souza, Rita de Cassia de; http://lattes.cnpq.br/3895818744389586
    A alfabetização e o letramento constituem processos essenciais para o desenvolvimento social de qualquer indivíduo. No entanto, para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esses processos apresentam desafios únicos, exigindo a adoção de abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas às suas necessidades. A presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar as estratégias comunicativas e pedagógicas implementadas no processo de alfabetização e letramento de uma criança com TEA, com base na prática pedagógica realizada em contexto domiciliar com João (nome fictício), um menino de 11 anos, que conheci, em 2019, quando cursava Pedagogia e fui contratado como seu monitor de apoio na escola particular em que ele estava no segundo período da educação infantil. Desde 2020, ministro aulas particulares na casa de João, complementando as atividades escolares. A metodologia adotada baseia-se na autoetnografia, tendo sido planejadas atividades voltadas para a alfabetização e letramento de João, desenvolvidas durante uma semana em outubro de 2024, que foram gravadas em áudio e vídeo, , posteriormente transcritas e analisadas à luz dos princípios da Análise da Conversa, visando construir reflexões fatores que podem ou não facilitar o processo de aprendizagem em crianças com desenvolvimento atípico, a partir das análises da interações com João. A pesquisa revela que, apesar das dificuldades inerentes à comunicação e à interação enfrentadas por crianças com TEA, houve a construção conjunta do conhecimento, mediada pela interação pedagógica, com o uso de estratégias comunicativas que favorecem a participação ativa do aluno. Dentre essas estratégias, destacam-se a alternância de respostas corretas, a reformulação de perguntas e o uso de avaliações positivas como forma de reforçar os acertos. Tais práticas pedagógicas mostraram-se eficazes no estímulo à interação e na promoção de uma participação ativa no processo de ensino- aprendizagem. Além disso, foram discutidos os desafios enfrentados pelo professor, bem como a centralidade de uma educação verdadeiramente inclusiva que responda às demandas particulares de cada aluno. A presente dissertação apresenta práticas pedagógicas adaptadas às necessidades específicas de uma criança com TEA. No entanto, é importante destacar que, como a pesquisa foi desenvolvida em um contexto domiciliar, essa abordagem pode ser limitada no que tange à sua aplicação no ambiente escolar mais amplo. Dessa forma, avaliar os resultados da inclusão desta criança em um contexto educacional formal torna-se inviável dentro dos limites desta pesquisa. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Educação Inclusiva; Autoetnografia.
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    Gestão de compras na Universidade do Estado do Amazonas: estrutura, processos e a aplicação da lei nº. 14.133/2021
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-28) Silva, Biligran Calixto da; Faria, Evandro Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/2134426752314330
    A dissertação analisa a estrutura, os processos e os desafios enfrentados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no setor de compras públicas, à luz da nova Lei de Licitações e Contratos nº 14.133/2021. O trabalho tem como objetivo principal caracterizar o funcionamento da área de compras da UEA, verificando como a nova legislação impacta a gestão, a eficiência e a transparência das aquisições realizadas pela instituição. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e quantitativa, com base em levantamento de dados do sistema E-compras do Estado do Amazonas, análise documental e entrevistas com servidores do setor de compras da universidade. Foram analisadas as modalidades de licitação utilizadas entre 2019 e 2024, bem como os materiais adquiridos, com destaque para microcomputadores, cadeiras, mesas de escritório e armários de ferro. Os resultados apontam uma predominância da modalidade pregão eletrônico a partir de 2021, em substituição gradual à dispensa de licitação, muito utilizada em 2020 devido à pandemia da COVID-19. Também foi identificada uma concentração de investimentos em equipamentos para faculdades como a EST (Escola Superior de Tecnologia) e a ESO (Escola Superior de Ciências Sociais), refletindo o crescimento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica. A dissertação evidencia a necessidade de planejamento estratégico nas compras públicas da UEA, com foco em eficiência, transparência e racionalidade. A Lei 14.133/2021 é analisada como um instrumento de aprimoramento, ao trazer inovações como a promoção de compras sustentáveis e tecnológicas, a elaboração de um Plano Anual de Contratações e de Estudos Técnicos Preliminares (ETP), reforçando a importância do planejamento estratégico antes da contratação, o que visa reduzir desperdícios e aquisições mal fundamentadas. Conclui-se que, apesar dos avanços legais, a UEA ainda enfrenta desafios relacionados à capacitação técnica, planejamento de demandas e integração dos sistemas, sendo necessário fortalecer práticas de governança e controle interno para que as compras públicas contribuam efetivamente para o desenvolvimento da instituição. Palavras-chave: Compras Públicas; Lei 14.133/2021; Planejamento e Gestão
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    Linguística aplicada crítica e libras: análise de tecnologias digitais de produção e circulação do conhecimento em diferentes áreas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-05-15) Rodrigues, Lael Machado; Gediel, Ana Luisa Borba; http://lattes.cnpq.br/2116211504063932
    Este estudo objetiva compreender como o desenvolvimento, divulgação, usos e produções das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm apoiado a criação de glossários, sinalários e dicionários de áreas específicas para a ampliação de conhecimentos, por meio de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), a partir da base da Linguística Aplicada Crítica. Para isso, utilizamos o método misto de pesquisa, articulando as abordagens qualitativas e quantitativas. Realizamos um levantamento de investigações desenvolvidas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Zona da Mata Mineira e dos estudos realizados entre os anos de 2016 a 2024, depositados na plataforma Google Acadêmico, através de cinco descritores: Libras, Tecnologias Digitais, Dicionários, Glossários e Sinalários. Além disso, todo o corpus textual foi compilado e analisado através do software IraMuTeQ. A partir desse processo, elencamos três temáticas envolvendo a análise das TDICs, sendo elas: (i) as produções em áreas de concentração de poder e contextos periféricos; (ii) a interferência social e educacional das ferramentas tecnológicas desenvolvidas e (iii) como as ferramentas linguísticas incorporam inovações tecnológicas que possam melhorar a aprendizagem e o uso da Libras. Constatamos que a produção, uso e divulgação dessas ferramentas tecnológicas ainda segue um modelo de concentração do saber e conhecimento em áreas já consolidadas academicamente, como as regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas também há o surgimento de novas áreas que buscam por esse fortalecimento, seguindo uma vertente decolonial, como o estado da Paraíba. No que tange ao desenvolvimento dos tipos de tecnologias, concluímos que ocorreu um aumento significativo/expressivo na produção de glossários de Libras divulgados por meio da plataforma Youtube, além de jogos educativos e a inovação por meio de TDICs que captam movimentos para tradução automática da Libras para a Língua Portuguesa. Palavras-chave: Surdos; ODAs; Tecnologias.
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    Habite-se, alimente-se de si: processos identitários de uma professora de Espanhol
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-24) Rodrigues, Millena Dánily Pinto; Assis, Joziane Ferraz de; http://lattes.cnpq.br/7565637360490489
    Ao longo de nossas trajetórias, perpassamos e somos perpassadas/perpassados por diversos encontros – pessoas, eventos, políticas, crises – que, somados à nossa individualidade, contribuem para quem somos e para como atuamos no mundo. Por certo tempo, como professora de espanhol, vi-me incomodada por não vislumbrar oportunidades para vivenciar a prática docente, sob a ótica da decolonialidade, a ponto de o desejo e a ansiedade se fazerem presentes de forma constante. Essa inquietação me fez aprofundar o olhar para minhas próprias identidades, buscando entender a relação entre quem eu sou e o que eu faço, defendo e acredito, de modo que transformei meus anseios em uma pesquisa científica de mestrado. Nesta dissertação autoetnográfica, atuo como pesquisadora que é, ao mesmo tempo, pesquisada, buscando responder à seguinte pergunta: como as minhas identidades negra e latino-americana dialogam com a minha prática docente como professora de espanhol que se pretende decolonial? De modo geral, o objetivo desta pesquisa foi discutir, por meio da autoetnografia, minhas identidades como professora de espanhol, negra e latino-americana, engajada em abordagens de ensino decolonial. De maneira específica, busquei: compreender a minha construção identitária como negra, latino-americana e professora; relacionar a minha biografia com as minhas metodologias e abordagens de ensino do espanhol alinhadas a uma perspectiva decolonial do acolhimento às diversidades; e analisar os desafios da decolonialidade no contexto capitalista e como as condições de trabalho e as políticas linguísticas me impactam como professora de espanhol no Brasil hoje. Como resultados de pesquisa, descobri que minhas identidades, em uma constante construção e desconstrução, alinham-se à minha trajetória pessoal e ao meu compromisso com as pedagogias decoloniais. Apesar das limitações impostas pelas condições de trabalho no contexto capitalista e pela falta de políticas linguísticas que resguardem o ensino de espanhol na educação básica, a decolonialidade se apresenta como uma atitude constante de luta e resistência. Desse modo, concluo que a vulnerabilidade a que me expus ao longo do processo de pesquisa foi essencial para fortalecer a minha identidade docente e reafirmar meu compromisso com uma educação decolonial, crítica, libertadora e transformadora, seja ela em contexto público ou privado. Palavras-chave: Identidade; Ensino de espanhol; Decolonialidade; Autoetnografia.