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Item A configuração de gêneros multimodais: um estudo sobre a relação gênero-suporte nos gêneros discursivos tira cômica, cartum, charge e caricatura(Universidade Federal de Viçosa, 2010-12-20) Simões, Alex Caldas; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/5603442663409183; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; http://lattes.cnpq.br/2757065561066716; Vian Júnior, Orlando; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; Ramos, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546Como reconhecer, caracterizar e diferenciar os gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura? Como se estabelecem as relações gênero-suporte nesses gêneros? Pautados no aporte teórico-metodológico dos estudos de gêneros vinculada à Lingüística Sistêmico-Funcional – LSF – (HALLIDAY; HASAN, 1989) e aos quadrinhos (RAMOS, 2009; MCCLOUD, 1995; EISNER, 1999), procuramos refletir essas questões de forma a: (1) descrever a Estrutura Potencial do Gênero (EPG) dos gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura; (2) caracterizar o suporte dos gêneros multimodais em foco a partir da perspectiva da LSF; e (3) investigar a relação gênero-suporte nos gêneros supracitados. A fim de cumprirmos estes objetivos de pesquisa, procuramos, por meio da pesquisa qualitativa, a partir da análise de textos e imagens, estudar os seguintes suportes livro e seus gêneros: (a) Aline (I, II, III), de Adão Iturrusgarai (2007, 2009a, 2009b), com as tiras cômicas; (b) Assim Rasteja a Humanidade, de Allan Sieber (2006), com os cartuns; (c) Fatores de Risco, de Júlio Erthal (1998), com as charges; e (d) Caricaturas e Caricaturados, de Mário Mendez, com as caricaturas. De nossa pesquisa, concluímos que há dificuldade de se diferenciar os gêneros tira cômica, cartum, charge e caricatura, pois estes apresentam a mesma variável modo (escrito/multimodal) e relações (autor versus leitor) de registro; já a variável campo de registro ocorre de maneira diferente, o que, portanto, elege estágios de realização específicos para cada gênero, o que os diferencia. Quanto à relação gênero-suporte, podemos dizer que o suporte – como organização material da linguagem, inscrita no registro – elege elementos de realização material que o qualificam como suporte pretendido em uma dada cultura e o individualiza perante seus pares, a esses elementos chamamos de elementos gráficos que se realizam em função da relação autor versus editor(a).Item Análise das estratégias linguístico-discursivas na divulgação de temas tabu na revista Superinteressante(Universidade Federal de Viçosa, 2010-12-20) Noccioli, Carlos Alexandre Molina; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/5603442663409183; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; http://lattes.cnpq.br/5506567548614242; Menezes, William Augusto; http://lattes.cnpq.br/1817247565060943; Rabelo, Ernane Correa; http://lattes.cnpq.br/8619877480026800Este trabalho, inserido no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso da Divulgação Científica, associado à Teoria das Representações Sociais, busca analisar o tratamento linguístico-discursivo das informações acerca de tópicos temáticos tradicionalmente vistos como tabu relacionados a questões sexuais que representam o homem e a mulher, publicados durante o ano de 2008, na revista brasileira de divulgação científica, a Superinteressante, destacando-se como o conhecimento em questão é representado socialmente ao se considerar a linha editorial da revista. Os resultados de nossa análise comprovam que a Superinteressante promove a aproximação entre a informação técnica-científica e as concepções típicas das relações sociais habituais, divulgando e, ao mesmo tempo, fomentando a curiosidade em relação ao conhecimento que envolve os aspectos sexuais humanos. Entretanto, a revista em análise não parece ser apenas um veículo de difusão de conhecimento cujo único escopo seja tornar a informação mais acessível; ao contrário, demonstra ter como propósito comunicativo ironizar temas de caráter científico considerados tabu, em vista de uma maior identificação com seu público leitor. Assim, a linguagem da Superinteressante não é simplesmente constituída de um registro divulgativo destinado ao público geral, mas de uma linguagem chistosa que (in)forma o leitor sobre certos conhecimentos de caráter científico, por meio de anedotas e jogos de linguagem jocosos.Item A Ilustre Casa de Ramires: entrecruzamento da ficção com a História em Eça de Queirós(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-03) Matias, Felipe dos Santos; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; Dudalski, Sirlei Santos; http://lattes.cnpq.br/5589206381205301; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; http://lattes.cnpq.br/6445143829419095; Souza Júnior, José Luiz Foureaux de; http://lattes.cnpq.br/9716378308199779; Siqueira, Joelma Santana; http://lattes.cnpq.br/7544225793792187; Silva, Nilson Adauto Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/1429164357915092Esta dissertação investiga o entrecruzamento entre a Literatura e a História no romance A Ilustre Casa de Ramires (1900), do escritor português oitocentista Eça de Queirós, tendo como objetivo evidenciar a maneira como a ficção queirosiana realiza a representação dos acontecimentos históricos, discutindo sobre a dimensão discursiva e narrativa, tanto da Literatura, quanto da História. Metodologicamente, desenvolve-se uma análise teórico-crítica da forma que dentro da narrativa de A Ilustre Casa de Ramires permite o entrecruzamento entre o histórico e o ficcional: o romance histórico “Torre de D. Ramires”, escrito pela personagem- protagonista Gonçalo Mendes Ramires, um aristocrata empobrecido e com fracos valores morais, um exímio decadente. A análise é desenvolvida a partir das obras teóricas que focalizam as relações entre a Literatura e a História, e o romance histórico, enquanto gênero híbrido que permite essas relações, sendo que o estudo de Georg Lukács, intitulado The Historical Novel, é o ponto norteador. As teorias do dialogismo, de Mikhail Bakhtin, e da intertextualidade, de Júlia Kristeva, também foram de grande valia para elaboração deste estudo, visto que permitem perceber elementos essenciais na construção da obra queirosiana, em função da escrita do romance histórico “Torre de D. Ramires” proporcionar, ao denominado pela crítica tradicional de “Último Eça”, o dialogismo com Walter Scott, Alexandre Herculano e a intertextualidade com as suas respectivas realizações nesse gênero. O romance histórico “Torre de D. Ramires”, escrito ao longo da narrativa queirosiana pela personagem Gonçalo, faz da História motivo de representação e tema de reescrita do tempo retratado, a Idade Média da época de D. Afonso II. O texto ficcional de Eça de Queirós promove uma releitura do passado português para realizar um questionamento do presente, o declinante fim do século XIX em Portugal. A emergência da História na tessitura narrativa implica em uma atitude de interpretação da identidade portuguesa, principalmente no que concerne aos valores e atitudes que foram consolidados no tempo medieval e que no fim do Oitocentos estavam corrompidos e desfigurados. Esta investigação procurou destacar a relevância da obra A Ilustre Casa de Ramires dentro da produção queirosiana, como texto que configura um instigante entrecruzamento entre a Literatura e a História, assim como a importância da derradeira fase artística do escritor português – a denominada de “Último Eça” –, fase na qual o romancista português – diferentemente do que preconiza a crítica tradicional queirosiana, visto que para esta o “Último Eça” foi um burguês passivo e acomodado – continuou a contribuir para o exame crítico da sociedade lusitana do final do século XIX, principalmente em relação à problematização que o escritor articula na obra aqui enfocada acerca da aristocracia decadente de Portugal.Item Personagens à procura de um autor: Salman Rushdie e a fluidez da linguagem em Haroun and the Sea of Stories(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-15) Póvoa, Guilherme Augusto dos Santos; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/5227210194234819; http://lattes.cnpq.br/4948760704201866; Reis, Eliana Lourenço de Lima; http://lattes.cnpq.br/3352889046827069; Dudalski, Sirlei Santos; http://lattes.cnpq.br/5589206381205301Salman Rushdie, atualmente um dos grandes nomes da literatura contemporânea em língua inglesa, é uma figura reconhecida pela sua contribuição às representações em que o conceito de identidade, local e global se entrelaçam aos da linguagem enquanto uma construção ideológica. A literatura revela-se, assim, um espaço propício ao olhar que questiona o uso autoritário que pode ser feito daquela. Contudo, ao invés de um discurso explicitamente denunciador ou panfletário, o autor estabelece um jogo ficcional em torno dos meandros da História em seus livros, desestabilizando pretensas verdades oficiais. Dessa forma, imprime sua experiência autobiográfica face à censura para incitar a desvalorização das ficções a serviço da opressão. Neste trabalho, analisaremos, portanto, a constituição do sujeito suscetível às mazelas do Poder em Haroun e o Mar de Histórias (1990) a partir de dois pontos: quanto à da fluidez da linguagem e das vozes inerentes do discurso. Estas, por sua vez, se ligam à questão da autoria e à reflexão do espaço de formação desse sujeito, visto dentro de sua complexidade contextual que envolve também outros parâmetros, tais como o gênero.Item No país da linguagem: o processo de formação de identidades em Alice Munro e Margaret Laurence(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-22) Rocha, Patrícia Lacerda Faria; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/5227210194234819; http://lattes.cnpq.br/3963253214635129; Almeida, Sandra Regina Goulart; http://lattes.cnpq.br/1871947440058031O presente estudo se dispõe a realizar uma reflexão acerca da formação do sujeito mulher por meio da linguagem em um recorte da ficção de duas autoras canadenses contemporâneas, a saber, Lives of Girls and Women (1971) e The Diviners (1973) de Alice Munro e Margaret Laurence, respectivamente. Tendo sido publicados no início da década de setenta, ambos os romances compreendem uma série de questionamentos em torno da busca pela construção de uma identidade própria, atendendo a uma nova demanda crítica que se alia aos estudos de gênero. Portanto, constitui-se como fator preponderante à pesquisa a maneira pela qual as protagonistas das obras, Del Jordan, de Lives of Girls and Women (2001) e Morag Gunn de The Diviners (1993) realizam esse processo. Como estratégia, ambas se apropriam do gênero Bildungsroman visando o questionamento dos discursos com os quais dialogam. Partindo da infância, quando se dá a imersão tanto de Del Jordan, quanto de Morag Gunn em ambientes que privilegiam a atividade da leitura, percebese que, não coincidentemente, ambas assumirão a profissão de escritoras na chegada da maturidade. Inserem, portanto, nessa perspectiva, discussões estabelecidas em torno dos estudos da linguagem, do gênero, dos romances de formação femininos aos quais as abordagens de Chris Weedon (1989), Teresa de Lauretis (1994), Cristina Ferreira Pinto (1990), Sylvia Molloy (2004), Coral Ann Howells (1998), entre outros, se mostrarão preponderantes a fim de se repensar o processo pelo qual as protagonistas atravessam até a descoberta de suas subjetividades.Item Crenças dos gestores sobre ensino/aprendizagem de língua inglesa e motivação do professor(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-23) Fernandes, Aurelia Emilia de Paula; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; http://lattes.cnpq.br/7169480063748964; Miccoli, Laura Stella; http://lattes.cnpq.br/4415795726576071Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública, da cidade de Viçosa, do Estado de Minas Gerais, e teve como objetivos (a) investigar as crenças dos gestores (vice-diretor e supervisores) sobre ensino/aprendizagem de LI (Língua Inglesa) e sua possível influência na motivação do professor, (b) identificar as diferenças e semelhanças entre as crenças de gestores e as do professor sobre ensino e aprendizagem de LI, e(c) identificar a relação entre as crenças dos gestores, do professor e a motivação do professor para ensinar LI. O referencial teórico baseia-se nos estudos sobre crenças (Pajares, 1992; Fishbein, 1975; Oliveira et al, 1998; Barcelos, 1999, 2001, 2003, 2006; Moscovici, 2003; Kalaja, 1995; Cotteral, 1995; Freeman e Johnson, 1998; Vieira-Abrahão, 2004, 2005; Borg, 2006; Richards e Lockhart, 1994 ), sobre ensino de LI nas escolas públicas do Brasil (Brasil, 1996, 1998, 2002; Dias, 2005b; Leffa, 1999, 2009, 2000; Cox e Assis-Peterson 2008, Bohn, 2000, 2003; Micolli, 2007; Almeida Filho, 1992, 2003) e sobre motivação (Dörnyei 2000, 2001, 2002, 2005, 2008; Pintrich e Schunk, 1996; Ribas, 2008, Deci e Ryan 1985, 2000; DECI et al., 1991; Bzuneck e Guimarães, 2003; Huberman , 1989). A metodologia escolhida foi a pesquisa de base etnográfica e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: questionários, entrevistas, observação participante, notas de campo e narrativas. Os resultados sugerem que os gestores consideram a aprendizagem de inglês muito importante e acreditam que o ensino de LI nas escolas deveria começar mais cedo. Contudo, atribuem um valor pragmático ao ensino de LI na EP (escola pública) (mercado de trabalho, globalização, vestibular) e acreditam que, ao contrário da escola particular, as condições na EP são desfavoráveis à aprendizagem. A professora revela crenças sobre o papel do professor e dos alunos, sobre aprendizagem de LI na EP e sobre as dificuldades e problemas de sua própria prática. Essas crenças mostram-se relacionadas umas às outras e em comparação com as crenças dos gestores revelaram que há mais crenças convergentes do que divergentes. Os resultados também revelam que a professora pesquisada é muito motivada apesar de não ser visto assim por alguns dos gestores revelando uma relação não linear entre crença dos gestores e motivação da professora. Espera-se que este estudo possa contribuir para a reflexão e consequentemente para amenização dos problemas desafiadores que enfrentamos com o ensino de LI na escola pública.Item Argumentação e emoção no discurso jornalístico: análise comparativa entre os jornais Tribuna Livre e Folha da Mata(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-23) Souza, Paulo César de; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/5603442663409183; http://lattes.cnpq.br/5224848304714703; Menezes, William Augusto; http://lattes.cnpq.br/1817247565060943Neste trabalho, propomos a análise das estratégias discursivas utilizadas pela mídia impressa. São observados os vários recursos argumentativos empregados na construção das notícias visando tocar afetivamente o público. Trata-se de uma pesquisa que tem como corpus um conjunto de 10 notícias veiculadas pelos jornais Tribuna Livre e Folha da Mata, ambos da cidade de Viçosa-MG, no período compreendido entre 05/07 e 04/10/2008, por ocasião da campanha eleitoral municipal. As notícias em questão se referem às ações administrativas realizadas na gestão 2005/2008, bem como aos fatos que, de alguma forma, envolveram integrantes da administração municipal. Trata-se, portanto, de uma análise comparativa entre os discursos produzidos por essas duas instâncias de produção midiáticas. Partimos da hipótese de que haveria divergência de opiniões dos semanários quanto ao candidato à reeleição. Tal hipótese foi confirmada pela seleção temática, pelas estratégias argumentativas e reforçada pelos critérios de localização das notícias na página e no jornal. Nesta pesquisa, discutiram-se, ainda, questões em torno da objetividade jornalística e da articulação entre emoção e razão no processo argumentativo. Em relação ao primeiro aspecto, confirmaram-se os posicionamentos de profissionais da Comunicação e da Análise do Discurso segundo os quais a isenção total na veiculação dos fatos seria ilusória. Confirmou-se, também, a tese defendida em estudos recentes sobre a argumentação de que haveria um natural entrecruzamento entre as dimensões do logos e do pathos, ou seja, de que razão e emoção seriam inseparáveis na argumentação. Dentre as várias teorias discursivas sobre argumentação e emoção que serviram de apoio à nossa pesquisa, elegemos como norteadora do nosso trabalho a Semiolinguística, de Patrick Charaudeau.Item Ensino e aprendizagem de escrita em língua inglesa: a relação entre crenças e o uso de estratégias(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-24) Ramos, Fabiano Silvestre; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; http://lattes.cnpq.br/1066053533593924; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; http://lattes.cnpq.br/4791260456889632; Rochebois, Christianne Benatti; http://lattes.cnpq.br/8510186717586728A sociedade atual pós-moderna exige um perfil de aprendiz diferenciado daquele de décadas atrás, em que o ensino estava centrado na figura do professor. Exige-se uma postura mais autônoma, em que o aluno se torna agente de seu próprio processo de aprendizagem. Tal postura pode ser associada às suas crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas e ao uso de estratégias. Crenças são definidas, de acordo com Barcelos (2006), como uma forma de pensamento, construções da realidade, maneiras de ver e perceber o mundo e seus fenômenos, que são co-construídas a partir de nossas experiências e resultam de um processo interativo de interpretação e (re)significação. O conceito de estratégias de aprendizagem de línguas (EALs) utilizado neste trabalho é aquele de Oxford (2002) que as entende como sendo ações específicas tomadas conscientemente pelo aprendiz, com o intuito de auxiliá-lo no processo de aprendizagem de línguas. Este estudo teve por objetivo investigar a relação entre crenças sobre ensino e aprendizagem e o uso de estratégias no contexto de um curso de extensão em língua inglesa, bem como detectar se houve mudanças nas crenças e no uso de estratégias e escrita após um trabalho de intervenção com foco nestas. Para tanto, busquei responder as seguintes perguntas de pesquisa: (a) Quais são as crenças de alunos universitários sobre o ensino e aprendizagem de escrita em língua estrangeira?; (b) Quais as estratégias de aprendizagem de escrita que eles utilizam?; (c) Existe influência das crenças no uso de estratégias ou viceversa? Se existe, qual a natureza dessa relação?; (d) Após um trabalho de conscientização sobre EALs de escrita, houve mudança nas crenças dos participantes sobre o processo de escrita em LE e no uso de estratégias? Houve melhoria na qualidade das produções dos aprendizes? Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: Inventário de Estratégias de Aprendizagem de Língua Estrangeira (OXFORD, 1990), questionário de estratégias de escrita (PETRÍC e CZARL, 2003), inventário de crenças sobre ensino e aprendizagem de escrita em LI (LUZ, 2006), narrativas e grupo focal. Os resultados mostraram que os participantes apresentam uma concepção restrita de escrita, entendida por estes como uma prática de conhecimentos gramaticais. Essa crença influencia, de maneira direta, na seleção de EALs. Dentre as mais citadas está a consulta ao dicionário, tanto durante a escrita, como no processo de revisão. Foi possível constatar ainda que, após o processo de intervenção, houve resignificação de algumas crenças sobre o papel da escrita e sobre o ensino da mesma na escola pública. Porém, as crenças mais arraigadas, tais como a relação entre escrita e gramática não foram resignificadas. Constatou-se também uma melhoria na qualidade das produções textuais dos participantes no que diz respeito à configuração do gênero resumo e no uso da gramática.Item A resenha acadêmica no processo de retextualização, mediada pela sequência didática(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-24) Portugal, Rosany Aparecida; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; http://lattes.cnpq.br/1699129093638916; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4548190891694709Este trabalho inscreve-se na área da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Materna, e tem a pretensão de divulgar resultados relativos à investigação sobre a influência da intertextualidade no processo de retextualização da resenha acadêmica, mediada pela sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004). Buscamos, assim, apresentar um panorama de como os alunos da Educação Superior, de uma comunidade discursiva específica, com propósitos comunicativos específicos, se apropriam do discurso alheio na produção e retextualização da resenha acadêmica. Objetivamos também corroborar nossa proposição de que a SD favorece o aprendizado do gênero resenha. Para tanto, formulamos uma sequência didática, com base no modelo de Schneuwly e Dolz (2004), que objetivava ensinar o gênero resenha vinculando-o a atividades de retextualização, como propuseram Marcuschi (2001), Travaglia (2003), Dell Isola (2007) e Simões (2009). Além dos autores citados, tomamos como base o conceito de gênero de Swales (1990). O corpus foi constituído por cento e doze (112) produções textuais, divididas em duas turmas, sendo cinquenta e seis (56) de cada turma, entre PI (produção inicial) e PF (produção final), segundo o esquema da SD. As análises demonstraram que, inicialmente (PI), os alunos copiavam trechos do texto-fonte (TF) ou faziam citações e paráfrases sem menção ao autor, como presumimos no início da pesquisa. Após a aplicação da SD, o número de paráfrases aumentou, assim como o número de cópias diminuiu, portanto obtivemos resultados satisfatórios. A SD foi favorável, ainda, quanto à elaboração da resenha, porque, a partir do módulo sobre a configuração do gênero, os alunos acrescentaram importantes movimentos retóricos na PF. A utilização de movimentos retóricos, no entanto, não foi suficiente para que as duas turmas alcançassem bons resultados, porque o processo de retextualização pressupõe a compreensão do texto-fonte.Item Poetas no tempo, pólen ao vento: Gregório de Matos e Guerra e Tomás Antônio Gonzaga(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-28) Silva, Dinamarque Oliveira da; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/5227210194234819; Assis, ângelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/4758858392951831; http://lattes.cnpq.br/7716715667572885; Santos, Matildes Demétrio dos; http://lattes.cnpq.br/1585706496221563; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; Siqueira, Joelma Santana; http://lattes.cnpq.br/7544225793792187Esta dissertação é um estudo comparativo entre alguns poemas satíricos de Gregório de Matos e Guerra e o poema epistolar Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga. Estes poetas viveram e produziram em séculos distintos. Gregório de Matos foi poeta no século XVII, e Tomás Antônio Gonzaga, no século XVIII. Este trabalho investiga os modos satíricos de poetar de ambos, às vezes convergentes, às vezes divergentes, promovendo uma continuidade fecunda da Sátira na Literatura Brasileira. Além disso, visa a distinguir e valorizar as particularidades de seu ato inventivo. Este estudo também busca demonstrar que o fator histórico não é elemento determinante para a qualidade artística do poema, mas, nos poetas citados, é parte integrante de sua temática. As considerações finais permitem afirmar que as composições satíricas tratadas se conduziram pela poesia de dois artistas que recriaram sua época em versos por meio da medida poética dos séculos XVII e XVIII, e por um sutil entendimento do mundo.Item Multiplicidade discursiva em Flannery O’Connor: perspectivas psicossociais(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-28) Pires, Caroline Caputo; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; Assis, ângelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/4758858392951831; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; http://lattes.cnpq.br/1162091814552096; Domingues, Thereza da Conceição Apparecida; http://lattes.cnpq.br/1309415440451582Este trabalho aborda a temática do desenvolvimento e da adaptação social do ser humano na obra literária da autora norte americana Flannery O’Connor. Tais tópicos orientam o estudo na busca de identificar e questionar a origem das ansiedades, deformidades, atitudes grotescas e sofrimentos do homem ao discutir o comportamento das personagens e o modo como elas se relacionam consigo mesmas e com os membros da sociedade com os quais convivem. As análises dos relacionamentos intra e interpessoais das personagens em relação à comunidade tornam-se uma ação que motiva os contos “A Good Man is Hard to Find”, “Good Country People”, “The River” e “The Displaced Person”. Sob diferentes pontos de vista, a autora retrata a vida em sociedade, através de personagens que ao se identificarem, de alguma forma, umas com as outras, transferem suas insatisfações pessoais e não-aceitações de situações referentes às próprias vidas, a outras pessoas, que se tornam vítimas de agressões morais e físicas. Baseando-se nisto, a abordagem é feita a partir das teorias de Sigmund Freud, sobre o inconsciente humano, e Mikhail Bakhtin sobre o texto dialógico e interdisciplinar. Nessa perspectiva, é importante entender como as personagens relacionam-se com o superego uma vez que suas atitudes são mais consequências do que causa de suas inadequações sociais.Item Fabiano e Macabéa: a moldagem da terra dura do sertão(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-28) Moreira, Raiane Cordeiro de Souza; Assis, ângelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/4758858392951831; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; http://lattes.cnpq.br/9814652219133918; Domingues, Thereza da Conceição Apparecida; http://lattes.cnpq.br/1309415440451582; Silva, Nilson Adauto Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/1429164357915092Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre as obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, dando ênfase à trajetória existencial das personagens de Fabiano e de Macabéa, no que se refere à figura do indivíduo isolado, alienado, hermético, por decorrência de um ambiente pouco estimulante, seco, árido. Pensando na modernidade e em todos os aspectos que a envolve, seja de ordem econômica, social e política, torna-se imprescindível a análise do ser humano, identificando sua relação tanto com o meio social quanto com o natural. Busca-se investigar, através de uma visão bakhtiniana, sob o viés do dialogismo, como se revelaria esse indivíduo colocado contra o pano de fundo da multidão ou da metrópole anônima e impessoal. Seria ele sufocado por esse meio, engolido por ele? Seria um dos agentes modificadores, que tornaria a sociedade uma entidade em mutação contínua, globalizada, pluricultural? Ainda como possibilidade, questiona-se se o sertanejo, ao se transferir para a metrópole, na ânsia de perspectivas de melhoria de vida, seria um ser adaptado ou marginalizado ao novo ambiente social, tornando-se, talvez, mais um elemento de exclusão social. Na formação das novas identidades advindas do meio, poder-se-á constatar uma desconstrução do ser humano exposto a outro meio diferente daquele de origem. Na verdade, o que se percebe é que existem valores e representações do mundo que acabam por excluir as pessoas. Os excluídos não são simplesmente rejeitados fisicamente, geograficamente ou materialmente, não somente do mercado de trabalho e de suas trocas, mas de todas as riquezas espirituais, visto que seus valores não são reconhecidos, ou seja, há, também, uma exclusão cultural.Item Uma análise comparativa do logos e do pathos no discurso religioso: a missa católica e o culto assembleiano(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-01) Gonçalves, Rachel Camilla Rodrigues de Castro; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/5603442663409183; http://lattes.cnpq.br/9441521301974327; Lysardo-dias, Dylia; http://lattes.cnpq.br/0265474404891154Acreditamos que o sujeito argumentante pode se valer da razão e da emoção para persuadir o outro. Assim, neste trabalho, pretendemos identificar, analisar e comparar as estratégias discursivas em duas celebrações religiosas, uma missa (Homilia) e um culto da Assembleia de Deus (Pregação da Palavra), tendo como foco a argumentação pela razão (logos) e a argumentação pela emoção (pathos). No âmbito da razão, investigaremos as modalidades delocutiva, alocutiva e elocutiva; os modos de raciocínio; os procedimentos discursivos; a nomeação; a qualificação; as identidades; os estatutos e os pontos de vista do narrador; já no âmbito da emoção, o tom de voz, aseleção lexical; as inversões; as exclamações; as interjeições; as expressões metafóricas e também as três modalidades referidas acima. Ao final do trabalho, percebemos que poucas são as diferenças entre a Homilia e a Pregação no que tangem à razão. No entanto, o pregador faz um apelo maior à emoção. Então, o pregador, além de se valer da razão, recorre à emoção de um modo mais intenso do que o padre, parecendo deixar o fiel mais predisposto a aceitar as teses, promovendo, consequentemente, uma maior captação de fieis.Item Literatura e escola: reflexões acerca da formação literária dos alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-02) Siqueira, Edit Maria Alves; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; Dudalski, Sirlei Santos; http://lattes.cnpq.br/5589206381205301; Lopes, Elisa Cristina; http://lattes.cnpq.br/6591215608395864; Santos, Rodrigo Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1621484388800232A modernidade exige um leitor fluente, capaz de entender o que lê, de fazer relações intertextuais e de estabelecer conexões com a realidade. Educar não é apenas transmitir conhecimentos prontos, mas sim redefinir novas práticas de ação, dentro de um processo permanente de diagnóstico, de discussão, de tomada de decisões. A proficiência em leitura é um dos objetivos principais da educação básica, portanto ao final do ensino médio espera-se que o aluno tenha domínio dessa ferramenta fundamental. Qualquer reflexão sobre a competência leitora do aluno passa pelos quatro grandes eixos da disciplina Língua Portuguesa: a linguagem, a literatura, a produção de textos e a oralidade. Nessa dissertação, o objetivo principal foi lançar um olhar específico para um desses eixos: a literatura, buscando identificar as práticas de leitura literária adotadas pela escola, assim como a verificação das relações entre o ensino de literatura e a formação do leitor de textos literários. Para isso, foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa: análise dos documentos oficiais, questionários e entrevistas, além da investigação do papel das bibliotecas escolares nesse processo. Assim, foi possível observar as condições culturais em que o aluno se constituiu leitor e as diferentes linguagens a que ele teve acesso durante a educação básica. As análises apontaram uma relação precária entre escola, literatura, ensino e investimentos na formação do leitor de textos literários. Os alunos estudam literatura, mas estão distantes da leitura literária. A partir dessa perspectiva, foi possível identificar alguns fatores que vem contribuindo para dificultar a leitura literária nas escolas: a competição com as novas tecnologias, a seleção inadequada de obras para leitura, a diversificação das leituras escolares com a incorporação de diversos gêneros textuais, a rejeição dos alunos à leitura obrigatória, a falta de oportunidades concretas para que o aluno tenha acesso ao texto literário. Dessa forma, a busca de um novo modelo educacional pode começar pela definição clara dos objetivos para o ensino de literatura. Para atender a esses objetivos, a escola precisa se reprogramar de acordo com as novas diretrizes educacionais, considerando a substituição do conhecimento enciclopédico pela competência literária dos alunos.Item A linguagem da periferia: construção de identidade por alunos de EJA de uma escola pública(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-02) Aniceto, Erica Alessandra Fernandes; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; Alves, Daniela Alves de; http://lattes.cnpq.br/3278661220922086; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709; http://lattes.cnpq.br/0265121538063215; Oliveira, Maria do Carmo Leite de; http://lattes.cnpq.br/3347341510113859; Souza, Rita de Cássia de; http://lattes.cnpq.br/7746547555939279Partindo da premissa básica de que a linguagem é uma forma de ação social, o objetivo central deste estudo é analisar como alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública localizada em um bairro periférico de uma cidade do interior de Minas Gerais constroem e assumem as suas identidades sociais. Embasados em teorias da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) e da Sociolinguística Interacional (SI), analisamos as escolhas linguístico-discursivas desses alunos, observadas a partir da fala-em-interação em grupos focais, para verificar como esses estudantes demonstram pertencimento a determinadas categorias sociais. Para coleta de dados, utilizamos a técnica do grupo focal, através da qual os discentes narram a experiência de morar em um bairro periférico. Após uma minuciosa transcrição dos dados gerados nos encontros com os estudantes, feita de acordo com a proposta da ACE, fizemos uma análise baseada no conceito de Categorização de Membros, de Sacks (1992). Uma vez que os processos de categorização estão em uso e negociações constantes, revelamos, assim, a ação discursiva dos estudantes, durante interações entre si, para a construção de suas identidades por meio de autocategorização e categorização. Os resultados desta pesquisa apontam a orientação dos participantes durante a interação, os quais constroem, através da fala, a identidade de outsiders, ratificando o rótulo que lhes é atribuído por aqueles que ocupam posições de prestígio e poder e que se reconhecem como a boa sociedade , os quais chamaremos de estabelecidos, assim como Elias e Scotson (2000). Ao se categorizarem como desviantes, os estudantes de EJA demonstram perceber o lugar deles na cidade pesquisada, mas, muitas vezes, não aceitam passivamente tal rótulo, o que gera relatos de uma relação conflituosa entre esses jovens e os estabelecidos. Assim, ao concluir que, através da categorização de membros, os estudantes constroem e assumem a identidade de outsiders, demonstramos que o trabalho de descrição e de categorização de membros é bastante pertinente para o estudo da construção de identidades sociais.Item A seção Ciência no Estado de Minas e na Folha de S. Paulo: um estudo comparativo sob a ótica da Análise do Discurso da Divulgação Científica e da Gramática do Design Visual(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-03) Dias, Luciene da Silva; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; http://lattes.cnpq.br/8914855987702313; Pimenta, Sônia Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4591671845944351; Rabelo, Ernane Correa; http://lattes.cnpq.br/8619877480026800Partimos do pressuposto de que o discurso de Divulgação Científica – entendido como o conjunto de informações midiáticas que são produzidas em situações comunicativas distintas das estabelecidas entre os cientistas e seus pares, sendo, pois, um texto reformulado por um jornalista, ou mesmo por um cientista, para um leitor não especializado no assunto que está sendo tratado – deve ser caracterizado como multimodal e, por isso, objetivamos estudá-lo considerando a conjugação entre os modos semióticos utilizados, sejam verbais ou não-verbais. Assim, questionamos: como o discurso sobre ciência é apropriado pelos jornais Estado de Minas e Folha de S. Paulo no espaço concreto e ideológico desses periódicos? O encontro do âmbito científico com a experiência social cotidiana obriga uma troca de registros e uma nova relação discursiva entre enunciado, enunciatário e enunciador. A partir dessas considerações, as perguntas de pesquisa que norteiam este estudo são: i) Que estratégias divulgativas são utilizadas no processo de recontextualização das informações publicadas na seção Ciência dos jornais Estado de Minas e Folha de S. Paulo?; ii) Que significados sociais são representados na estrutura da seção Ciência desses dois jornais de grande circulação nacional, considerando-se tanto os aspectos verbais como os não-verbais?; iii) De que forma as representações visuais veiculadas na seção Ciência dos jornais analisados podem contribuir para ampliar os significados das notícias divulgadas, seja reproduzindo, contestando ou transformando valores? Nossa análise em relação ao texto verbal, a partir do procedimento discursivo de expansão, procurou demonstrar como as estratégias divulgativas utilizadas para apresentar o conhecimento científico na mídia impressa contribuíram, ou não, para a efetiva compreensão do público leitor em relação ao assunto divulgado. A análise do aspecto não verbal realizada em nosso corpus de pesquisa revelou que a representação da ciência nesses textos está bastante voltada para uma tentativa de se concretizar a abstração com que as temáticas tratadas são vistas pelo leitor, por meio da utilização de infográficos e outras imagens que não apresentaram funções apenas ilustrativas. Assim, os jornais Estado de Minas e Folha de S. Paulo, dentro do recorte temporal selecionado para esta pesquisa, caracterizam-se como veículos de comunicação importantes para o estudo da divulgação científica na mídia impressa, revelando seu valor para a sociedade civil, bem como suas limitações que ainda impedem uma efetiva participação cidadã no que concerne às decisões tomadas em relação à divulgação do conhecimento científico no Brasil.Item Construção de corpos: análise de capas das revistas dirigidas aos homoeróticos masculinos(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-03) Silva, Lilian Arruda; Lopes, Maria de Fátima; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793922P1; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; http://lattes.cnpq.br/5051998685681388; Pimenta, Sônia Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4591671845944351A imagem tem se tornado um dos principais elementos persuasivos. Kress (1997) argumenta que a sociedade assiste a uma mudança significativa da relativa valoração dos modos semióticos, principalmente, uma mudança da forma verbal para a visual de representação e comunicação. Nesse sentido, estudar imagens faz-se necessário, pois está relacionada não só à veiculação de valores, mas também à constituição de identidades sociais. Relegada a importância das imagens no mundo pósmoderno, discutiremos neste trabalho a relação entre imagem-gênero social-corpo, à luz dos estudos que tratam da Semiótica Visual e das pesquisas em Multimodalidade, uma vez que procuramos analisar a construção do Corpo, através das imagens das Capas das Revistas: G Magazine, Junior, Dom e Aimé dirigidas a um público particular: os homoeróticos masculinos. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico a Gramática do Design Visual cunhada por Kress e van Leeuwen (1996) que tem por premissa básica a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994). Utilizaremos também estudos acerca do gênero social como categoria de analítica (FOUCAULT, 1985; SCOTT, 1990; LOURO, 1997, 2005, 2007; LAQUEUR, 2001; WEEKS, 2007; BUTLER, 2008, dentre outros). Na perspectiva pós-estruturalista, as identidades e as diferenças se definem a partir da cultura e da história, são criações sociais e culturais, portanto, não são inatas aos seres humanos, mas são ativamente produzidas e construídas através das relações de poder e através da/na linguagem. Nessa vertente, a categoria corpo também é entendida e assumida como uma realidade histórica, sendo assim, o corpo torna-se um espaço de debates e reflexões a respeito da sua construção em relação ao gênero e sexo. A análise aponta para uma promoção/fortalecimento de um corpo viril que, consequentemente, refuta uma imagem afeminada facilitando, portanto, a aceitação social dos homoeróticos, já que sua aparência exterior está dentro dos padrões tidos como modelos de masculinidade. Sendo assim, podemos postular que estes corpos são submetidos constantemente a regimes de verdade normalizadores regulados a partir de uma representação hegemônica, com corpos malhados, jovem, branco, sem pelos e sem barba, que, invariavelmente, supervalorizam a masculinidade, dissipando o discurso da heteronormatividade como norma e referência de comportamento.Item O olhar desencantado em ensaio sobre a cegueira de José Saramago(Universidade Federal de Viçosa, 2011-04-01) Silva, Adriana Gonçalves da; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/5227210194234819; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; http://lattes.cnpq.br/1694256300446301; Faria, ângela Beatriz de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0451881349456167; Silva, Nilson Adauto Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/1429164357915092Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, vem suscitando desde sua publicação em 1995, inúmeros interesses de pesquisa. Tomando a obra como uma narrativa socialmente simbólica, uma das facetas inegáveis está justamente relacionada ao tempo muito singular no qual se insere: o de fim de milênio. Às vésperas do século XXI, a sociedade ainda não aprendeu a lidar com problemas e circunstâncias muito particulares provindos da modernidade. O cientificismo herdado de séculos anteriores, bem como a utópica esperança de que a razão dotaria o mundo de novo sentido, configura uma das vias do processo de desencantamento do mundo em curso há alguns séculos. Mediante a percepção de que o mundo encena uma etapa intensificada deste processo, possivelmente sem volta, percebemos na obra analisada uma profunda crítica saramaguiana ante o agrilhoamento social ao modelo capitalista: fora desse parâmetro não há civilização possível para os personagens e o temor de um barbarismo emerge. Em Ensaio sobre a cegueira, os indivíduos, quando assolados pelo mal-branco, não atestam os caracteres de humanidade e dignidade correntes nos padrões sociais éticos e morais, mas se entregam às situações mais abjectas. Os objetivos da pesquisa se configuram, portanto, em analisar, a partir da vertente sociológica weberiana, de que forma a denúncia deste mundo desencantado é feita na obra, verificando quais as possibilidades de um reencantamento mediante a experiência da cegueira e cogitando respostas ao fato de a mulher do médico permanecer como a única visionária restante.Item Mais Brasil para Mais Brasileiros : campanha ou marketing político? Um estudo discursivo crítico(Universidade Federal de Viçosa, 2012-02-02) Souza, Rosália Beber de; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; http://lattes.cnpq.br/9590797713277225; Carmo, Cláudio Márcio do; http://lattes.cnpq.br/3999334958306911Estudar as questões ideológicas que constituem os discursos do governo federal a partir de uma campanha nos propicia refletir sobre o atravessamento cada vez mais latente da marquetização em Instituições antes impensáveis. Neste sentido, nos propomos a investigar as novas práticas contemporâneas do Governo Federal para divulgar seus programas sociais e suas relações com a mídia e o marketing político. A campanha Mais Brasil para Mais Brasileiros é composta por 3 vídeos e 17 programas de rádio. Contudo, para esta pesquisa, nos pautaremos às análises dos vídeos, intitulados Escada Luz , Escada Família e Escada Impostos , veiculados pela mídia televisiva e pelo site da Presidência da República no link da Secretaria de Comunicação Social (SECOM). O que se pretendeu investigar foi se os vídeos contribuem para a manutenção/reforço do sistema hegemônico capitalista e, caso isso ocorresse, como se daria esta manutenção através do discurso. Como pressupostos teóricometodológicos, utilizamos a Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e van Leeuwen (2006), e a Teoria Social do Discurso (TSD) como cunhada por Norman Fairclough (2001, 2003). Para a análise e descrição dos filmes, foi adotado o programa Windows Movie Maker que possibilitou o recorte das cenas (frames), facilitando, não só a visualização, mas também, a análise das ações dos atores sociais envolvidos na narrativa. Entendendo o discurso como prática social, este estudo justifica-se pela relevância em entender de que forma a sociedade se organiza em estruturas de poder, produzindo/reproduzindo seus valores e ideologias através da linguagem.Item O (des)velar de ideologias em The Handmaid s Tale: vozes/discursos entrelaçados nas amarras do poder.(Universidade Federal de Viçosa, 2012-02-09) Abreu, Relines Rufino de; Campos, Maria Cristina Pimentel; http://lattes.cnpq.br/5652171755057549; http://lattes.cnpq.br/4273633644522113; Silva, Nilson Adauto Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/1429164357915092; Domingues, Thereza da Conceição Apparecida; http://lattes.cnpq.br/1309415440451582; Nogueira, Nícea Helena de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4642562310697120Margaret Atwood é reconhecida como uma das maiores escritoras contemporâneas e um dos grandes nomes da Literatura Canadense. Através de suas personagens, ela trava fortes discussões políticas e sociais em suas obras acerca de inúmeros temas, sempre buscando alternativas para um discurso que se pretende verdade única. O romance de sua autoria, The Handmaid s Tale (1985), foco do estudo desta pesquisa, mostra-se um espaço vasto para se analisar as nuances retratadas entre as relações de poder e o redimensionamento/construção da identidade do sujeito. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar as representações das forças sociais que movem e reconhecem como válido um sistema antidemocrático, analisando e investigando as relações de poder na construção da identidade do indivíduo, sob a perspectiva do sujeito e sua relação com o meio social. Os procedimentos metodológicos utilizados se voltam para a análise do texto literário em vista dos conhecimentos adquiridos com as leituras teóricas e os ensaios críticos de Mikhail Bakhtin e Michel Foucault, trazendo ao estudo a leitura da pesquisadora e sua apreensão do universo fictício de Margaret Atwood, assim como do contexto geral em que a obra se insere e aquele a que o texto remete.