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    Representações sociais das mulheres nas comunicações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Tanaka, Werner Masanossuke Magalhães; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/2462573513556963
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira as representações sociais das mulheres se manifestam nas comunicações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O CBMMG é uma instituição centenária que, até 1993, admitia apenas homens em suas fileiras. Apesar do ingresso das mulheres na corporação, elas ainda representam aproximadamente 10% do efetivo total, representando apenas 588do total dos efetivos. A presente pesquisa se propõe a utilizar como instrumento de análise a teoria das representações sociais de Serge Moscovici (1978), que explora como as pessoas constroem e compartilham significados dentro de um grupo ou sociedade. Isso será combinado com conceitos de gênero, destacando como as construções sociais de masculinidades e feminilidades afetam a inclusão das mulheres no CBMMG. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, com análise de conteúdo das comunicações institucionais do CBMMG. Foram examinados documentos, relatórios e materiais de divulgação da corporação. A análise revelou uma evolução normativa ao longo das três décadas de inclusão feminina na corporação, quebrando paradigmas, ao passo que as comunicações institucionais se destacaram por não possuir uma ampla divulgação da participação feminina no CBMMG. Dessa forma, as representações se limitam a direcionar para estereótipos que vinculam a mulher à maternidade e ao protagonismo no papel de guerreira. Concluiu-se que a evolução normativa no CBMMG reflete um compromisso institucional crescente com a igualdade de gênero, porém a análise lexical destaca a necessidade de uma representação mais equilibrada das mulheres bombeiras, superando estereótipos e promovendo uma imagem que transmita efetivamente as suas contribuições no CBMMG. A pesquisa contribuiu para a identificação da evolução normativa e a contextualização histórica do papel feminino na corporação, além de oferecer uma visão abrangente sobre as representações sociais de gênero nas comunicações, além de propor formas de melhor a representação das mulheres bombeiras nas comunicações institucionais, oferecendo orientações práticas. O estudo revela um ponto sensível que requer atenção, indicando a oportunidade de diálogos sobre o tema. Palavras-chave: Representações Sociais de Gênero, Comunicações Institucionais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
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    Capacidades estatais para implementação de políticas públicas para a pessoa idosa: uma análise no município de Manacapuru, AM
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-26) Souza, Everaldo Nogueira de; Brunozi Júnior, Antônio Carlos; http://lattes.cnpq.br/7363680612502250
    O presente estudo tem o objetivo de analisar a existência de capacidades estatais para implementação de políticas públicas para a pessoa idosa: Uma análise no município de Manacapuru, AM. Essa análise está baseada nos conceitos da literatura relacionados à policy capacity, principalmente dos autores Wu, Ramesh e Howlett (2015). Houve a consideração de que as capacidades institucionais são elementos necessários à implementação das políticas públicas, pois são necessárias pessoas, estruturas, equipamentos, dinheiro, política, regras e relacionamentos, para que as ações públicas, atividades específicas de demandas dos idosos, aconteçam. Isso se torna mais instigante pela estrutura federalista brasileira, e também ao analisar Manacapuru, município de região peculiar do Brasil, com baixos indicadores sociais e econômicos. Para a metodologia, esta pesquisa teve caráter qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas e da aplicação de questionários. Os entrevistados, dois, foram colaboradores vinculados às secretarias de saúde e assistência social. A justificativa desta escolha é que essas duas secretarias possuem políticas públicas que são diretamente implementadas à pessoa idosa. Para os questionários, a amostra foi de 13 participantes da pesquisa, que são vinculados a outras secretarias do município que indiretamente podem implementar esse tipo de política. A análise foi feita com a técnica de análise de conteúdo e a categorização dos dados, considerando-se as seguintes categorias: Normativas para implementação de Políticas Públicas à Pessoa Idosa, o implementar de Políticas Públicas à Pessoa Idosa, Capacidades Institucionais Governamentais para Implementar as Políticas Públicas à Pessoa Idosa e a Efetividade e Autoavaliação na implementação de Políticas Públicas à Pessoa Idosa. Os principais resultados são de que o município analisado não possui capacidades institucionais governamentais para implementar políticas públicas à pessoa idosa. As deficiências estão destacadamente nas capacidades políticas e organizacionais, os relacionamentos entre os atores. Porém, percebeu-se que mesmo que as capacidades individuais sejam incompletas, a proatividade dos funcionários da prefeitura pode levar a resultados mais satisfatórios das políticas. A tecnologia também foi uma capacidade sensível tanto aos idosos quanto para a prefeitura. O Estado do Amazonas possui grande extensão territorial, mas baixos indicadores sociais e econômicos. Os idosos não são tão estudados como outros segmentos da sociedade. Com isso, as implicações práticas desta pesquisa são de que capacidades são ações conjuntas, de relacionamentos, de interações, pois somente um ator não faz com que uma política pública aconteça. Ademais, percebeu-se que a estrutura federalista brasileira é desfavorável para a implementação de ações para segmentos com demandas específicas, em cenários diferenciados. A responsabilização para municípios não vem com os devidos apoios e suportes da União, principalmente. Palavras-chave: Capacidades Estatais. Pessoas Idosas. Políticas Públicas.
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    Burocratas no processo de implementação de políticas públicas: estudo de caso da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-01-30) Cabral, Daniel Aparecido de Araujo; Valadares, Josiel Lopes; http://lattes.cnpq.br/8003183013422427
    A dissertação está divida em forma de dois artigos. O primeiro artigo tem como objetivo debater a importância da discricionariedade dos burocratas de nível de rua no processo de implementação de políticas públicas educacionais do Município de Viçosa, Minas Gerais. Para isso, buscou-se estudar o programa criado pelo próprio município para reduzir os déficits de aprendizagem gerados nos alunos da rede de ensino municipal por conta do Covid- 19, programa esse denominado de ―Ações pedagógicas de intervenção (API)‖. Assim, com uma abordagem qualitativa e tendo como estratégica de pesquisa, especificamente o estudo de caso, as unidades de análise adotadas foram as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. Por meio da análise foi possível perceber como o contexto individual de cada escola afeta diretamente na forma como o API é implementado, influenciando na existência da discricionariedade. Já o segundo, buscou debater a importância do burocrata de nível médio na implementação de políticas educacionais do Município de Viçosa, Assim, com uma abordagem qualitativa e tendo como estratégica de pesquisa, especificamente o estudo de caso, sendo uma boa estratégia de pesquisa quando se procura identificar o ―como‖ e ―por que‖ algum fenômeno acontece, as unidades de análise adotadas foram as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. A coleta de dados se embasou nas entrevistas realizadas com diretoras e diretores das escolas e análise documental, disponibilizados pelas escolas, secretaria de educação do município e através do site institucional da prefeitura. A literatura é carente de estudos e definições referente a burocracia de nível médio e ainda é voltada para estudos em âmbito federal. Entender os impactos e o papel do burocrata de nível médio no processo de implementação de política pública é contribuir com programas governamentais mais eficientes. Palavras-chave: Burocrata de nível de rua. Burocrata médio. Discricionariedade.
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    O Irracionalismo de Guerreiro Ramos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-21) Guedes, Leandro Theodoro; Xavier, Wescley Silva; http://lattes.cnpq.br/6088755417967551
    A presente pesquisa tem por objetivo explicitar os elementos do irracionalismo de Alberto Guerreiro Ramos. Entende-se o irracionalismo como um fenômeno histórico da filosofia que teve sua expressão clássica na filosofia alemã do período imperialista e se manifestou por aspectos como o agnosticismo em relação à objetividade do conhecimento, o desprezo pela ciência, a criação de mitos, a epistemologia aristocrática. Ao longo do século XX, o irracionalismo ganhou novas expressões por meio do pensamento pós-moderno, por exemplo. Metodologicamente, a pesquisa parte do materialismo e tem como procedimento investigativo a determinação social do pensamento. Procedeu-se a análise imanente de obras selecionadas do autor entre o período de 1939 e 1982. Com a análise imanente, foi possível capturar os elementos do irracionalismo nos próprios escritos do autor e referi-los às questões insurgentes do terreno econômico respondidas por ele. Foram desenvolvidas duas principais categorias de análise: os elementos teórico-filosóficos e os elementos político-sociais. Os resultados da pesquisa foram apresentados em três blocos principais. O primeiro deles mostra a adesão de Ramos ao agnosticismo relativista, que se expressa no seu diálogo crítico com o materialismo; no seguindo bloco foi evidenciado como Ramos, no intento de produzir uma sociologia para a acumulação capitalista, combina uma apologia direta do capitalismo no plano político econômico com o perspectivismo da fenomenologia e o mito nacionalista; por fim, nas suas obras mais tardias, o autor passa a cultivar uma posição de crítica romântica do capitalismo, constrói o mito do homem parentético, como uma idealização da fuga aos problemas reais enquanto condena a ciência moderna e a vida em sociedade, que resultam na tentativa de retornar às sociedades pré-capitalistas vistas como modelo ideal de controle político do mercado. A tese resultante é a de que o irracionalismo de Ramos persiste em meio às oscilações de sua posição política e leva-o para a defesa do passado por ser um meio inadequado para as finalidades do autor. A pesquisa apresenta contribuições em relação à análise de um autor central para a área do pensamento administrativo bem como mostra interessantes possiblidades da determinação social do pensamento para análise de formações ideais. Palavras chave: Irracionalismo; Determinação social do pensamento; Alberto Guerreiro Ramos; Pensamento administrativo.
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    Políticas educacionais em Moçambique: uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-01-27) Samussone, Lainesse Benjamim; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://lattes.cnpq.br/8376253988313563
    A República de Moçambique, localizada no continente africano, aprovou em 2007 o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES), uma política pública, cuja finalidade é controlar a crescente expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) e garantir sua harmonização a nível interno e externo, por meio de processos de avaliação e acreditação de cursos e programas das IES. O presente estudo surgiu em reconhecimento da relevância que tal política pública tem na formação de profissionais com habilidades adequadas para atuarem em diferentes esferas da vida social das comunidades locais. O estudo objetivou avaliar as atividades do SINAQES após os períodos entre 2017 e 2019. Inicialmente, se explicitou a teoria do programa, com base nos elementos do modelo lógico, com recurso à análise de documentos normativos. Em seguida, realizou-se uma meta- avaliação das avaliações externas dos cursos e programas das IES da região central de Moçambique, tendo sido considerados 31 relatórios de avaliação externas de cursos de licenciatura. O conteúdo dos relatórios foi analisado conforme os critérios de utilidade e adequação do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Finalmente, foi feita a avaliação do SINAQES sob a ótica de seus stakeholders. À vista disso, foram realizadas entrevistas com 31 respondentes, sendo que 16 eram dirigentes e 15 eram membros das comissões de autoavaliação. Ademais, foi aplicado um questionário com 99 professores e 326 estudantes. A análise textual das entrevistas foi feita através do software IRaMuTeQ®, utilizando-se a Classificação Hierárquica Descendente (CHD). As respostas dos questionários foram processadas pelo software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), recorrendo a estatísticas descritivas. Os resultados obtidos por meio do modelo lógico permitiram concluir que o SINAQES tem um potencial para produzir os resultados pelos quais foi criado, pelo fato de terem sido visualizados todos os elementos nele implícitos. Contudo, há necessidade de se repensar o modelo de financiamento dos processos de avaliação, no que tange à coparticipação financeira das IES, uma vez que o estudo indicou que maior parte das instituições enfrentam desafios associados à obtenção de recurso, o que pode comprometer a sustentabiliade da política a longo prazo. Com a meta-avaliação das atividades do SINAQES foi possível observar que, as avaliações externas de cursos e programas estão sendo conduzidas de forma que proporcione o alcance dos objetivos do SINAQES. Porém, verificou-se a ocorrências de conflitos de interesses e de falta de divulgação dos relatórios de avaliação nos sites do CNAQ e das IES. No que tange aos níveis de conhecimento sobre o SINAQES, os stakeholders reconheceram que a implementação do SINAQES trouxe resultados na melhoria de infraestrutura, na formação de docentes, e na organização de processos administrativos. Por outro lado, são evidenciados como desafios os conflitos de interesses, a escassez de recursos e a inadequção de alguns padrões ao contexto. Palavras-chave: Sistema de avaliação. Instituição de Ensino Superior. Meta-avaliação. Teoria do programa. Stakeholders.
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    As transformações na gestão de pessoas no pós-pandemia e a influência sobre a qualidade de vida dos servidores: a realidade das universidades federais mineiras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Luz, Jorge Lucas Santos da; Mendes, Diego Costa; http://lattes.cnpq.br/5480218439111410
    A pandemia da COVID-19 representou um desafio global sem precedentes, impactando de forma abrangente e profunda todos os aspectos da vida, incluindo a saúde pública, a economia e as relações sociais. Nesse contexto, as universidades foram diretamente afetadas, tendo que realizar adaptações significativas em suas atividades e rotinas diárias. A suspensão das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto, juntamente com a interrupção de pesquisas e a necessidade de comunicação virtual, trouxeram novos desafios para estudantes, professores e demais servidores universitários. Este estudo tem como objetivo compreender as estratégias de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) adotadas durante a pandemia nas universidades federais mineiras e identificar como essas estratégias afetaram os seus servidores com base no modelo de QVT de Walton (1973). Primeiramente, foi realizada coleta documental nos sites das 11 universidades federais mineiras, a partir de portarias, notas técnicas, decretos e notícias relacionadas às ações relacionadas à QVT. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 15 servidores de 5 destas instituições. Utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), os documentos e as entrevistas foram submetidos a uma pré-análise, análise e tratamento dos dados. Os resultados destacam a importância de medidas flexíveis e adaptativas, levando em consideração as necessidades e demandas dos servidores. As universidades demonstraram esforços em promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, priorizando a saúde física e mental dos servidores. As análises vislumbraram também a relevância de políticas de suporte psicológico, como programas de orientação e apoio emocional, evidenciando a preocupação com o bem-estar global dos servidores. Além disso, a valorização do desenvolvimento profissional foi observada por meio de ações como capacitações online e incentivos para aprimoramento docente. Essas estratégias contribuíram para manter a motivação e o engajamento dos servidores durante um período adverso. Por fim, foi possível observar como as diferenças sociais e de gênero influenciam na propensão dos servidores ao teletrabalho. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Qualidade de Vida no Trabalho. Universidades Federais. Pandemia.
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    Análise da atuação do Estado na promoção da mobilidade social
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-23) Franklin, Luiza Amalia Soares; Marques, Marco Aurélio Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4755075959208723
    Esta tese analisou como a atuação do Estado tem influenciado o potencial de mobilidade social em âmbito municipal. Para tanto, foram conduzidos três artigos independentes e complementares. No primeiro, explorou-se os fatores relacionados de forma empírica à mobilidade social brasileira. A partir de uma revisão sistemática de literatura e de uma análise documental categorial, foram identificados determinantes, fatores de esforço e circunstanciais, além das áreas de ocorrência de tais fatores. Constatou-se que a realidade brasileira ainda é marcada por desigualdade de oportunidades e por uma dinâmica de mobilidade social aquém do esperado se comparada ao cenário econômico do país. Apesar de as políticas sociais, educacionais, econômicas e de saúde gerarem resultados positivos e de haver uma melhoria no quadro social brasileiro, a mobilidade social segue sendo intensamente afetada por condições econômicas, ocupacionais e educacionais de origem, o que potencializa as desigualdades de oportunidades e de condições. No segundo estudo, verificou-se o potencial de mobilidade social em âmbito municipal. A partir da construção do Índice de Potencial de Mobilidade Social (IPMS) para os anos de 2000, 2010 e 2019, explicado, principalmente, por variáveis relacionadas à Segurança Pública, Emprego e Renda, e Saneamento e Meio Ambiente, observou-se que mais de 80% dos municípios mineiros ofertam à população um ambiente com médio potencial à mobilidade social. Contudo, as médias absolutas encontradas, entre 2000 e 2019, sofreram queda em mais da metade dos municípios, e a imobilidade foi predominante ao se observar o IPMS por categorias. No último artigo, o objetivo foi verificar o efeito dos condicionantes estatais no potencial de mobilidade social dos municípios mineiros, o que foi feito a partir da realização de regressões lineares e logísticas. O IPMS foi utilizado como variável dependente e foram testadas regressoras das áreas de assistência social, cultura, condições de vida, desenvolvimento rural, educação, economia e mercado, esporte, gênero, responsabilidade fiscal, saúde, saneamento e meio ambiente, e segurança pública. Resultados apontaram que investimentos em educação, esporte, infraestrutura, saúde e segurança pública influenciam positivamente o potencial de mobilidade social de municípios que apresentam alto desempenho, representando indicações de áreas de ação para o Estado. Segurança pública foi a área de destaque no segundo e terceiro artigos desta tese, o que pode ser entendido como um fator essencial tanto para compreender a situação dos municípios quanto para promover melhores condições para a população. Além dessa questão, os resultados desses dois artigos, de forma geral, evidenciam a necessidade de analisar questões relativas ao ambiente em que as populações menos favorecidas residem, para que essas pessoas tenham possibilidades de ascensão social. Muito se discute, e essas discussões são cruciais, acerca do papel da transmissão do status e das características dos pais, e das condições de educação e emprego para promoção de mobilidade social. Entretanto, sozinhas elas não são suficientes para resolver esse wicked problem, como a própria literatura aponta. Sendo assim, concluiu-se que adicionar elementos ambientais ao debate agrega insights valiosos para formuladores de políticas e pesquisadores interessados em compreender e promover a mobilidade social em cenários desafiadores. Por fim, sistematizou-se as reflexões acerca do conceito de potencial de mobilidade social em um capítulo final da presente tese, que discutiu aspectos teórico-metodológicos para aplicação do mesmo em pesquisas futuras. Palavras-chave: Mobilidade social. Wicked problem. Mobilidade intergeracional. Potencial de mobilidade social.
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    Uma investigação sobre os investimentos em infraestrutura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG no período de 1994 a 2022
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-31) Mendes, Lucas de Sena; Diniz, Gustavo Figueiredo Campolina; http://lattes.cnpq.br/5086061165874337
    O presente trabalho buscou evidenciar e analisar o histórico de investimentos em infraestrutura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG). Entende-se como investimentos, para este estudo, os dispêndios de recursos que contribuem para a formação de um capital fixo e permanente da instituição, tais como a construção de novos ambientes escolares e a compra de equipamentos permanentes. Foram analisados os dados dos Recursos Orçamentários do órgão de 1994 a 2022 e os resultados demonstraram, por meio do aumento da área construída e do número de alunos matriculados, que os períodos de maior investimento foram cruciais para o crescimento da instituição. Palavras-Chave: Investimento. Infraestrutura. Educação.
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    Qualidade de vida no trabalho: um estudo com os servidores da Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-08) Oliveira, Raimunda Albuquerque de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://lattes.cnpq.br/1425069795447690
    Esta dissertação teve como objetivo analisar as ações da qualidade de vida no trabalho (QVT) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir dos fatores de QVT percebidos pelos servidores técnico-administrativos, segundo o método proposto por Walton (1973). Especificamente, identificaram-se os fatores de qualidade de vida no trabalho na percepção dos servidores técnico-administrativos; especificaram-se as práticas de QVT desenvolvidas pela administração da Universidade do Estado do Amazonas, considerando as oito categorias do método de Walton (1973) e foram propostas ações necessárias à qualidade de vida no trabalho da UEA. Para a realização da pesquisa, buscou-se utilizar a metodologia, caracterizada de forma descritiva e exploratória, com análise documental e pesquisa de campo. O questionário utilizado foi elaborado com a adaptação dos oito fatores de QVT, de acordo com o modelo de Walton (1973). Adotaram-se procedimentos quali-quantitativos para análise de dados. Os resultados e as discussões indicam pontos relevantes para a melhoria das dimensões que abrangem “Remuneração”; “Segurança e Saúde” e “Equilíbrio”. O resultado da dimensão “Segurança e Saúde” revela que os servidores da UEA estão satisfeitos com seu ambiente laboral, uma vez que segurança e saúde física são condições primordiais para o desenvolvimento humano, levando ao entendimento de que bem-estar e saúde são respeitados no âmbito laboral; a dimensão “Equilíbrio”, revela o quanto os servidores estão satisfeitos com sua capacidade em lidar com os desafios de desenvolver a carreira e aproveitar a vida pessoal, não havendo interferências entre a carreira e a vida pessoal. Porém, quando se analisa o resultado da dimensão “Remuneração”, percebe-se o quanto os servidores estão insatisfeitos em termos de remuneração monetária, não suprindo as necessidades básicas. A perspectiva teórica reforça que, ao planejar e implementar ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UEA, a mesma está contribuindo com o aprimoramento do capital humano e intelectual para todos, dentro e fora da instituição. Palavras-chave: Administração pública. Servidores públicos. Qualidade de vida no serviço público. Qualidade de vida no trabalho. Técnico-Administrativo.
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    Gestores intermediários e a ação gerencial: um estudo sobre a percepção de suporte organizacional em uma universidade federal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-09) Pinho, João Márcio Silva de; Marra, Adriana Ventola
    Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm sua ação permeada por dilemas, com grande carga política. Suas relações são marcadas por assimetria de informações e de poder, o que torna o ambiente público mais complexo do que o ambiente privado, dada a multiplicidade de fatores envolvidos. Este estudo teve como objetivo identificar como os gestores intermediários percebem o suporte organizacional da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente para a sua ação gerencial. Entende-se a gestão como prática social, de modo que as ações gerenciais foram estudadas a partir de um olhar relacional, visto que são permeadas por ambiguidades e contradições. Como gestores intermediários, são indicados aqueles profissionais ocupantes de posições intermediárias na hierarquia das instituições, responsáveis por fazer a ponte entre o nível estratégico e o nível operacional. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com dados coletados por análise documental e entrevistas semiestruturadas com os gestores intermediários da UFV, analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram uma IFES gerida coletivamente, marcada pela necessidade de pessoal e restrição orçamentária, que valoriza as questões finalísticas acima das gerenciais e não busca capacitações de caráter gerencial, reforçando a identificação de Burocracia Profissional. Os gestores intermediários entrevistados entendem sua função como diversa, intensa, fragmentada e autônoma, mas limitada por normas, hierarquia, recursos e pela autonomia do docente. Os entrevistados percebem a falta de conhecimento técnico sobre gestão e sobrecarga de trabalho, mas se sentem parcialmente apoiados pela instituição, por seus superiores, pares, subordinados, colegiados próximos e pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas. Identificou-se, ainda, traços de corporativismo e personalismo, nos quais o apoio é personificado para o ocupante do cargo, mas não a restrição, relevando-se a eventual baixa performance dos gestores e da instituição de forma geral. Palavras-chave: Ação Gerencial. Gestor Intermediário. Universidade Federal. Suporte Organizacional.