2023-10-09

Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm sua ação permeada por dilemas, com grande carga política. Suas relações são marcadas por assimetria de informações e de poder, o que torna o ambiente público mais complexo do que o ambiente privado, dada a multiplicidade de fatores envolvidos. Este estudo teve como objetivo identificar como os gestores intermediários percebem o suporte organizacional da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente para a sua ação gerencial. Entende-se a gestão como prática social, de modo que as ações gerenciais foram estudadas a partir de um olhar relacional, visto que são permeadas por ambiguidades e contradições. Como gestores intermediários, são indicados aqueles profissionais ocupantes de posições intermediárias na hierarquia das instituições, responsáveis por fazer a ponte entre o nível estratégico e o nível operacional. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com dados coletados por análise documental e entrevistas semiestruturadas com os gestores intermediários da UFV, analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram uma IFES gerida coletivamente, marcada pela necessidade de pessoal e restrição orçamentária, que valoriza as questões finalísticas acima das gerenciais e não busca capacitações de caráter gerencial, reforçando a identificação de Burocracia Profissional. Os gestores intermediários entrevistados entendem sua função como diversa, intensa, fragmentada e autônoma, mas limitada por normas, hierarquia, recursos e pela autonomia do docente. Os entrevistados percebem a falta de conhecimento técnico sobre gestão e sobrecarga de trabalho, mas se sentem parcialmente apoiados pela instituição, por seus superiores, pares, subordinados, colegiados próximos e pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas. Identificou-se, ainda, traços de corporativismo e personalismo, nos quais o apoio é personificado para o ocupante do cargo, mas não a restrição, relevando-se a eventual baixa performance dos gestores e da instituição de forma geral. Palavras-chave: Ação Gerencial. Gestor Intermediário. Universidade Federal. Suporte Organizacional.
Managers of Federal Higher Education Institutions (IFES) have their actions permeated by dilemmas, with a great political charge. Their relationships are marked by asymmetry of information and power, which makes the public environment more complex than the private one, given the multiplicity of factors involved. This study aimed to identify how middle managers perceive the organizational support of the Federal University of Viçosa (UFV), specifically for their managerial action. Management is understood as a social practice, so managerial actions were studied from a relational perspective, as they are permeated by ambiguities and contradictions. Middle managers are those professionals occupying intermediate positions in the hierarchy of institutions, responsible for reducing the gap between the strategic level and the operational level. The study was conducted through qualitative and descriptive research, with data collected through document analysis and semi-structured interviews with UFV's middle managers, analyzed through thematic content analysis. The results indicated a collectively managed IFES, marked by the need for personnel and budgetary restrictions, which values tecnhical issues (teaching, research and extension) above management and does not seek managerial training, reinforcing the identification of Professional Bureaucracy. The middle managers interviewed understand their role as diverse, intense, fragmented and autonomous, but limited by norms, hierarchy, resources and the liberty of the teacher. Respondents perceive a lack of technical knowledge about management and work overload, but they feel partially supported by the institution, their superiors, peers, subordinates, close collegiate and the Pro Rectory of People Management. Traces of corporatism and personalism were also identified, in which support is personified to the person occupying the position, but not restriction, allowing the eventual low performance of managers and the institution in general. Keywords: Managerial Action. Middle Manager. Federal University. Organizational Support.

Açao Gerencial, Gestor Intermediário, Universidade Federal, Suporte Organizacional

PINHO, João Márcio Silva de. Gestores intermediários e a ação gerencial: um estudo sobre a percepção de suporte organizacional em uma universidade federal. 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2023.