Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na região da Zona da Mata mineira, sob a ótica das redes sociais: uma perspectiva para o desenvolvimento(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-12) Bastos, Rosária Cal; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/7411461164752982O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública social importante no contexto brasileiro que visa melhorar a alimentação escolar e fortalecer a agricultura familiar. Faz parte do programa "Fome Zero", que tem como meta reduzir a fome e a pobreza no país. Além disso, o PNAE promove a compra de alimentos da agricultura familiar, estimulando a produção local de alimentos e reduzindo a dependência de alimentos importados, objetivando o alcance do desenvolvimento local e regional. Essas diretrizes trazem insights para se pensar de que forma os agricultores familiares têm constituído e consolidado suas práticas de trabalho e suas relações sociais, no âmbito do PNAE, de forma que isso ocasione o desenvolvimento local e regional. Assim, a problemática da pesquisa concentra-se sobre os seguintes questionamentos: quais são as práticas sociais dos atores envolvidos no PNAE, quem são eles e como esses atores se relacionam e se interagem na dinâmica da implementação do programa na Zona da Mata Mineira (ZMM)? Como é que a estrutura institucional dessas relações entre esses atores interfere na operacionalização do PNAE, e quais são suas implicações para o desenvolvimento da região da ZMM? Para isso, é importante entender como a implementação de programas é moldada pelas interações entre diversos atores. Assim, o presente trabalho objetiva analisar a implementação do PNAE e as suas implicações no desenvolvimento humano e social, tendo como estrutura basilar as práticas sociais e as redes de interações, formais e informais, que permeiam na atuação dos agricultores familiares, na região. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, tendo como referencial teórico- conceitual: PNAE e Agricultura Familiar, Teoria das Redes Sociais e Teorias do Desenvolvimento. Dentre as técnicas de coleta de dados, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, censitária e documental, complementada com a aplicação de questionários, realização de entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados pela estatística descritiva e análise fatorial, além da análise textual. Os resultados das análises macro revelaram uma preocupante disparidade e vulnerabilidade existentes na região da ZMM, com base em diversos indicadores socioeconômicos, destacando o PIB e a Renda per capita que estão abaixo das médias. Constatou-se que, o PNAE teve um impacto positivo moderado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) Geral, no período de 2011 a 2016. Em particular, o indicador número de escolas atendidas pelo PNAE teve um impacto mais forte no IFDM, especialmente na área de educação básica, sendo que a alimentação escolar desempenha um papel importante na retenção dos alunos na escola, ressaltando assim, a importância do mercado institucional da alimentação escolar, como um ponto-chave para o desenvolvimento social e econômico da região. Os resultados da análise micro, apontados pela visão das lideranças institucionais e dos agricultores familiares indicaram que a implementação do PNAE na ZMM está alinhada com a afirmação de que a compra institucional de produtos da agricultura familiar tem se ajustado às exigências do programa e às necessidades locais, demonstrando uma interação entre as práticas sociais dos diversos atores envolvidos nas redes sociais do processo de implementação do PNAE. Desta forma, conclui-se que o PNAE desempenha um papel significativo na promoção do desenvolvimento pessoal, social, local e regional na ZMM. No entanto, a implementação bem-sucedida do programa exige uma compreensão profunda das dinâmicas locais e a superação de desafios específicos da região, como políticos, econômicos, sociais e culturais. Palavras-chave: Agricultura familiar. PNAE – implementação. Práticas sociais. Redes sociais. Desenvolvimento.Item A realidade do trabalhador com perda auditiva na perspectiva da família: funcionamento familiar, resiliência e estratégias de enfrentamento(Universidade Federal de Viçosa, 2021-06-17) Viana, Lenilda Soares; Teixeira, Karla Maria Damiano; http://lattes.cnpq.br/4075144918436949O objetivo deste estudo foi conhecer a realidade de 18 trabalhadores – servidores da serralheria e setor de pré-moldados da UFV – expostos ao ruído, com perda auditiva (PA) de configuração descendente, na perspectiva da família, examinando o funcionamento familiar, a resiliência e as estratégias de enfrentamento adotadas pela família. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa quantitativa/qualitativa, com um dos membros da família do trabalhador, na maioria o cônjuge, utilizando os seguintes instrumentos: Escala de Avaliação da Adaptabilidade e Coesão Familiar (Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale, o FACES IV), a Escala de Avaliação da Resiliência Familiar (Family Resilience Assessment Scale, o FRAS), o Inventário de Estratégias de Enfrentamento (Echelle Toulousaine de Coping, o ETC), além de roteiro para identificação do entrevistado e seu cotidiano. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do Excel e do software Stata®, versão 14, bem como pela análise das falas dos entrevistados. Os resultados revelam que, embora as famílias tenham apresentado um funcionamento mais equilibrado, a comunicação e a satisfação familiar mostraram-se comprometidas na maioria delas. Foi observado, ainda, um nível de resiliência que variou entre intermediário e alto, com destaque para a estratégia de enfrentamento de controle adotada. A PA de configuração descendente não afetou o funcionamento das famílias estudadas, considerando as dimensões coesão e flexibilidade. No entanto, o comprometimento da comunicação e da satisfação familiar mostram que essas dimensões estão sofrendo interferência da perda de audição. A presença de níveis satisfatórios de resiliência familiar e a adoção de estratégias de enfrentamento comunicativas podem ter favorecido o funcionamento familiar, mesmo na presença de PA. Isso revela a importância de estimular as famílias a desenvolver essas habilidades, que podem facilitar no enfrentamento às adversidades, uma vez que o comportamento humano pode ser ensinado e aprendido. Além disso, os resultados sinalizam a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos servidores expostos ao ruído ocupacional e conscientizá-los sobre as consequências da evolução da PA. Palavras-chave: Perda Auditiva. Resiliência Familiar. Estratégias de Enfrentamento. Funcionamento Familiar.Item A velhice na revista Claudia: uma análise de 1997 a 2010(Universidade Federal de Viçosa, 2019-12-06) Teixeira, Débora Pires; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/2910697556921693O objetivo geral deste estudo é analisar as representações midiáticas da velhice na revista Claudia (1997-2010), desvelando como ocorrem e quais os seus significados. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, documental e interpretativa tendo como fonte de dados a revista Claudia, com recorte temporal de Janeiro de 1997 a Dezembro de 2010. Os dados foram distribuídos em categorias analíticas (representações midiáticas da velhice, gênero, corpo e sexo) e tratados pela proposta metodológica de Mendes (2013) para análise de imagens fixas em textos multimodais. Adicionalmente, as obras de Butler, Goldenberg e Debert ofereceram ferramentas analíticas capazes de contribuir para a compreensão das imagens selecionadas, tais como os conceitos de velhice, corpo, abjeção, gênero, sexo, enquadramento, dentre outros. Entre os principais resultados da pesquisa, considera-se que as representações da velhice na revista Claudia, durante o período analisado, assumiram duas macrotendências, tendo como marco divisório o ano de 2004. Na década de 1990, o velho era invisibilizado, sub- representado e a velhice era uma temática censurada em Claudia. A partir de Março de 2004, o corpo velho foi reposicionado e a velhice passou a ser tematizada, se fazendo presente como o “novo velho”. Os perfis representacionais da velhice em Claudia diferiam pelos significados acionados por eles. Quando os corpos velhos estavam associados a fatos culturais, tinham sua materialidade limitada a figuras públicas (celebridades midiáticas, artistas e políticos). Quando acionavam atividade, eram representados por aqueles que apresentavam capacidade financeira, saúde e disposição para incorporar o estilo de vida imposto pelo “novo velho”. Quando incorporavam a dependência, as imagens estavam associadas ao perfil do “velho velho”: desvalidos da sorte, doentes, decrépitos, deficientes, pobres e institucionalizados. Por último, quando acionavam questões envolvidas com corpo, beleza e sexualidade, as diferenças de gênero se fizeram presentes, indicando, como uma pedagogia cultural, os comportamentos adequados e contrastantes entre homens e mulheres. Para elas, o conceito de beleza esteve condicionado à manutenção de uma estética jovem, mediante investimentos que visavam “combater o envelhecimento”. Na configuração dessas representações, recursos sócio-linguísticos foram acionados, como as metáforas, os marcadores, os modalizadores, os verbos dicendis, os pressupostos, a introdução de vozes de autoridade, os saberes, as variações denominativas, dentre outros. O conjunto de informações permite concluir que Claudia compreende à velhice pelo seu viés biológico, como um problema, sobretudo para as mulheres. O perfil do “novo velho” refere-se à incorporação da ideologia da terceira idade, ao mesmo tempo em que a revista mantém um posicionamento tradicional quanto ao gênero, ligado ao padrão heteronormativo. Por fim, a percepção de beleza na revista vincula-se a manutenção da estética jovem. Palavras-chave: Mídia. Revista Claudia. Velhice. Corpo. Gênero.Item A velhice nas imagens e nos vídeos divulgados no Facebook: pedagogias culturais e produção de sentido(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-17) Minó, Nádia Marota; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/3056170303009380A velhice é um processo universal, inevitável e esperado. Há ampla ascensão do envelhecimento na população brasileira, assim como é crescente a adesão desse grupo no uso de redes sociais, em virtude dos benefícios e das facilidades que esse recurso pode oferecer às suas vidas. Diante desse cenário, propôs-se analisar, neste estudo, a forma como o idoso é apresentado nas imagens, nos vídeos e discursos veiculados na rede social virtual Facebook, especificamente, nas páginas “Velhice me aguarde” e “Velhice solitária”, em que se buscam conteúdos que reportam à pessoa idosa para negar ou reforçar estereótipos ligados à velhice. As redes sociais trazem variadas informações, muitas delas carregadas de pedagogias culturais - grandes responsáveis por promover uma dicotomia na produção de sentido. Trata- se de um artefato social caracterizado por estereótipos, pensamentos e negatividades/positividades. Assim, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, do tipo documental, sendo objeto de investigação as mensagens postadas na referida rede no ano de 2017. Assume-se a perspectiva antropológica sobre o envelhecimento, a partir de autores que discutem os diversos aspectos sobre a velhice. O conteúdo utilizado, sob a forma de mensagens e imagens, embasa a construção do referencial teórico e auxilia a categorização de dados para posterior discussão entre os elementos analisados e a literatura que versa sobre conceitos como: poder simbólico, violência simbólica, envelhecimento, pedagogia cultural, produção de sentido, identidade, estereótipos, corporalidade, cultura e mídia. Foi possível concluir que, conforme material publicado nas referidas páginas do Facebook, algumas mensagens exaltam a velhice, mas outras buscam convencer que para estar bem é necessário ser jovem. Tal negação da velhice pode exemplificar a falta de aceitação social dessa parcela da população, em decorrência do consumismo proporcionado pela rede social virtual e mídias em geral. Nesse sentido, torna-se necessário sensibilizar e enfatizar a valorização do idoso, incentivando sua participação social, com o objetivo de melhorar as relações intergeracionais, pois o idoso ativo deve ser reconhecido como motivo de orgulho e exemplo para a comunidade. Palavras-chave: Velhice. Facebook. Pedagogia Cultural. Idoso. Produção de Sentidos. Violência Simbólica.Item Acolhimento familiar como política pública: um estudo da práxis com crianças e adolescentes nos municípios de Camapuã-MS e Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-24) Avelino, Denise Andreia de Oliveira; Barreto, Maria de Lourdes de Mattos; http://lattes.cnpq.br/5023439993498741O trabalho em questão destaca a práxis do Serviço de Acolhimento Familiar de dois municípios. Em síntese, a questão que norteou este estudo trata de como são vistas e compreendidas as atividades que envolvem o cuidado das Famílias Acolhedoras para com os acolhidos, por elas e pelos gestores do Serviço (Secretário de Assistência Social e o Coordenador do Serviço), operadores sociais (psicólogos e assistentes sociais) e operadores de direito (Juiz, Ministério Público). Via de regra, o acolhimento da criança é realizado de forma voluntária pelas Famílias Acolhedoras, aos moldes das práticas italiana e portuguesa, também como acontece em Viçosa, MG. Contudo, em Camapuã essa relação deixa de ser voluntarista para ser contratualizada. Sob essa perspectiva é que desenvolvemos este estudo. Na pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma metanálise de pesquisas acadêmicas e artigos produzidos no país, entre os anos 2000 e 2018; analisamos documentos oficiais que tratam do tema; e aplicamos uma entrevista semiestruturada, seguindo o Método Clínico Piagetiano. Para tratamento dos dados, empreendemos a análise de conteúdo com o apoio do software MAXQDA 2020. A partir da leitura do corpo da pesquisa, chegamos à conclusão de que o município de Viçosa replica a prática do voluntarismo como na maioria do país; apresenta dificuldades na gestão do Serviço; não possui recurso orçamentário para manutenção do Serviço; não conta com equipe completa e exclusiva para o Serviço e nem possui sede própria; as Famílias Acolhedoras carecem de apoio técnico e material; e há pouca apropriação das famílias, da equipe e da rede de apoio sobre a prática do Serviço e descrença na efetividade do Judiciário – tudo isso culminando na não eficiência e eficácia do Serviço. Já em Camapuã encontramos o Serviço mais bem estruturado, com equipe técnica completa e exclusiva; Famílias Acolhedoras acompanhadas de apoios técnico e material, bem como também da rede local; crença na Política de Acolhimento Familiar, no entanto o Serviço também não possui sede própria, razão por que apresenta problemas interacionais com a gestão municipal, dificultando a eficiência da equipe; e pouco espaço de formação para as Famílias Acolhedoras. Enfim, para nós a pesquisa resultou na seguinte conclusão: apesar de estar instituída desde 2004, a política não possui alinhamentos organizacional e jurídico que alcancem as lacunas envolvidas em sua execução, no entanto apresenta viés assistencialista ao utilizar a beneficência das Famílias Acolhedoras para prover o cuidado, aqui considerado parte de uma política pública. Assim, o município de Camapuã representa uma exceção a ser levada em conta: o seu modo de execução pode vir a ser o adequado para o Brasil. Palavras-chave: Política Pública. Serviço Socioassistencial. Família Acolhedora. Voluntariado Familismo.Item Análise do policy design do Programa Mulheres Mil: caminhos da inclusão?(Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-19) Corcetti, Elisabete; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/7344241810184133Esta tese teve como objetivo geral analisar o policy design e a trajetória do Programa Mulheres Mil (PMM), bem como identificar os mecanismos que sustentam a manutenção das desigualdades, a fim de desestabilizá-los. Para alcançar este objetivo, analisou- se o design do Programa Mulheres Mil, segundo a estrutura de análise do policy design de Schneider e Ingram. O estudo fez uso da pesquisa qualitativa, orientando-se epistemologicamente pela análise de documentos, no entanto, de modo complementar, recorreu-se a outros dados provenientes de entrevista e de observação. Realizou-se também a triangulação de dados do Programa Mulheres Mil com o Programa Qualifica, em Portugal, com a finalidade de propor novos caminhos para a política pública, no Brasil. Em termos dos procedimentos de análise, foi utilizada a análise de discurso crítica. Os resultados da pesquisa permitiram compreender como as construções sociais orientaram a formulação, a implementação e os efeitos do Programa Mulheres Mil, haja vista que o discurso do programa tem efeitos ideológicos que reproduzem as hierarquias existentes entre homens e mulheres no mercado de trabalho e mantêm o status quo de mulheres pobres. Os efeitos não esperados do programa têm estreita relação com a construção social de mulheres pobres, e as suas regras, que operam em função da sua metodologia de acesso, permanência e êxito, são vistas como os mecanismos que sustentam e mantêm as desigualdades e as relações assimétricas de poder no Programa Mulheres Mil. Já a política, em Portugal, possibilitou maior justiça social para aqueles que foram certificados, pois teve o maior foco no aumento da escolaridade, em um mundo em que a certificação é ainda um instrumento valorizado pela sociedade. Portanto, como forma de superar os obstáculos do Programa Mulheres Mil e respeitar os projetos de vida das mulheres, sugere-se uma estrutura modular que atenda as mulheres que desejarem inclusão educacional, com a possibilidade de um pré-nivelamento para as que almejarem a continuidade dos estudos, seja realizando posteriormente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), seja ingressando em cursos regulares na modalidade Proeja Técnico e FIC dos Institutos Federais de Educação ou de outras instituições de ensino. Logo, este estudo contribui para o maior entendimento de que as construções sociais também são atributos políticos importantes, que se incorporam ao discurso político e aos elementos do policy design, com possibilidades para a alteração ou a manutenção do status quo de determinados grupos. Ele também auxilia na maior compreensão da influência das redes de atores no processo político, ao contrário das proposições de Ingram, Schneider e Deleon, que destacam e enfatizam a agência de políticos públicos eleitos na formulação e na reprodução de políticas públicas.Item Aprisionamento parental: representações de família e punibilidade por crianças e adolescentes filhos de detentos(Universidade Federal de Viçosa, 2019-10-30) Castro, Cláudia Gomes de; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; http://lattes.cnpq.br/4573404849930525Estudos têm sido direcionados para a formação do conhecimento acerca das implicações do aprisionamento parental na vida de crianças e adolescentes filhos de detentos. Diante das indagações já realizadas, identificamos uma lacuna importante e relacionada ao nosso contexto sociocultural: qual a representação que crianças e adolescentes, filhos de detentos, possuem sobre família e punibilidade? Como os filhos de detentos percebem suas famílias? Quais as imagens construídas e desconstruídas pelo aprisionamento dos pais? Como essas crianças e adolescentes, separadas do convívio diário com seus pais, percebem a questão do afeto familiar? Quais as possíveis consequências do aprisionamento parental na vida dessas crianças e adolescentes? Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa foi conhecer as representações que crianças e adolescentes possuem sobre família e punibilidade quando um ou ambos os pais estão aprisionados. A pesquisa é de caráter qualitativo e empregamos o Método Clínico Piagetiano adaptado às pesquisas em Ciências Humanas, pois, compartilhamos da concepção de Juan Delval (2001) que este método é capaz de permitir um melhor entendimento de como crianças e adolescentes elaboram suas representações sobre aspectos da realidade e do mundo social. Isto porque o método clínico consiste em uma intervenção sistemática do pesquisador, sobrepondo perguntas às respostas do pesquisado, buscando percorrer os caminhos e a compreensão do pensamento do sujeito. Foram entrevistados 26 sujeitos: 13 adultos e 13 crianças e adolescentes. Dentre as mais diversas implicações do aprisionamento parental na vida de crianças e adolescentes, concluímos que suas representações sobre família e punibilidade são oriundas das experiências que vivenciaram em decorrência do encarceramento de um familiar. As representações de Família estão associadas a cuidados, a presença física; à afetividade, mas, também, é identificada como lugar de briga e violência e não segue a tradicional representação de pais e filhos. A escola, muitas vezes, é o local onde o estigma se fortalece e representa uma dicotomia entre o sonho de uma vida melhor com a realidade das barreiras que lhe são colocadas a todo instante em busca de um futuro.Palavras-chave: Infância-Adolescência. Família. Punibilidade. Aprisionamento-parental. Método-clínico-piagetiano.Item As mulheres nas Ciências Agrárias: desafios face ao regime de gênero e à divisão sexual do trabalho(Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-07) Gouvêa, Tatiani Gomes; Fiúza, Ana Louise de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/2378456921920064A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi inaugurada há quase um século, apresentando um perfil essencialmente agrário e masculino. Nos anos 2000, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), ocorreu uma ampliação dos cursos oferecidos pela instituição, tanto no campo da Saúde quanto no campo das Ciências Humanas. Desta forma, a UFV tornou-se mais diversificada em termos de suas áreas de excelência, não apenas na graduação, mas também na pós-graduação. Todavia, no que diz respeito ao quadro docente, este vem se mantendo, ao longo dos anos, predominantemente masculino, principalmente no campo das Ciências Agrárias. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo principal compreender de que forma a “divisão sexual do trabalho”, entranhada na nossa sociedade, assim como o “regime de gênero”, institucionalizado no Centro de Pesquisa da Universidade analisada, apresentam- se com potencial de interferência na carreira acadêmica de pesquisadores e pesquisadoras. O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFV caracteriza-se por ser o centro com os maiores percentuais de desigualdade de gênero na composição do quadro docente da universidade. A teoria do “regime de gênero”, de Raewyn Connell, e a concepção de “divisão sexual do trabalho”, de Helena Hirata e Danièle Kergoat, foram estruturantes das análises sobre a incidência de fatores internos e externos à instituição, potencialmente associados à manutenção das assimetrias de gênero neste campo do conhecimento científico. Em termos metodológicos, foi feita uma pesquisa de levantamento de dados secundários em arquivos e fontes de informação fornecidos pela UFV, como também foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e professoras do CCA/UFV. As informações obtidas foram examinadas com o auxílio dos softwares Statistical Software for Data Science (STATA) e Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Os resultados mostraram que: i) as docentes pesquisadas ainda estão sub-representadas nos departamentos que compõem o CCA, bem como nos cargos de chefia e direção do referido Centro; ii) embora haja paridade entre o número de mulheres que se titulam no campo das Ciências Agrárias, considerando a maioria dos cursos do Centro,o percentual de professores aprovados em concurso é muito maior que o percentual de professoras; iii) as bancas examinadoras de concursos públicos para carreira docente do magistério superior têm sido preenchidas, majoritariamente, por docentes do sexo masculino; iv) foram relatados comportamentos sexistas direcionados às docentes do CCA; v) uma significativa parcela de docentes-pesquisadoras optou pela não maternidade, sendo este percentual muito menor entre os docentes-pesquisadores, confirmando os dados obtidos na literatura que revelam que o casamento se constitui em um prêmio para os homens e uma sobrecarga para as mulheres; vi) as poucas docentes-pesquisadoras que conseguiram se tornar referências em suas áreas de atuação relataram que este feito foi fruto da “conciliação” que tiveram que construir, articulando o protagonismo profissional com a responsabilização pela criação dos filhos, assim como nas questões relacionadas aos cuidados da família e de gestão dos trabalhos domésticos, o que lhes gerou uma imensa sobrecarga de trabalho; vii) o tempo de trabalho doméstico assumido por docentes-pesquisadores e docentes-pesquisadoras foi substancialmente desigual, predominando entre as últimas; e viii) levar trabalho para casa apresentava uma dimensão diferente em termos de cobrança e sentimento de culpa entre os docentes-pesquisadores e as docentes-pesquisadoras. Assim, a presente pesquisa concluiu que o regime de gênero presente no âmbito do CCA/UFV expressa a dimensão cultural da divisão sexual do trabalho presente na nossa sociedade. No entanto, as docentes-pesquisadoras são tratadas como se a condição de mulher nada lhes custasse, como se desfrutassem das mesmas condições para o trabalho que os homens têm, como se não carregassem e vivessem cotidianamente tantas situações de desigualdade de gênero, entre elas a maternidade, que institui uma drástica ruptura na carreira das docentes. Recomenda-se, por fim, com respaldo nesta pesquisa, a instituição de uma política de gênero, em âmbito local, que acompanhe o despertar, ainda que tardio, das instituições de pesquisa, como a CAPES e o CNPq, em âmbito nacional. Palavras-chave: Carreira docente. Magistério superior. Gênero. Ciência e maternidade.Item Conflito ambiental, redes sociais e instrumentos legais: uma concepção metodológica do ciclo de reprodução social da injustiça ambiental(Universidade Federal de Viçosa, 2020-06-26) Santos, Pollyana Martins; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/1637807999201303A presente tese teve por objetivo construir uma metodologia para descrição e análise do ciclo de reprodução social da injustiça ambiental. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa de perspectiva metodológica preponderantemente qualitativa, tendo como quadro teórico de fundamentação as ciências sociais críticas. Neste sentido, tomando como pano de fundo a teoria crítica da justiça ambiental, notadamente a concepção tríplice de Schlosberg (2004), e adotando como paradigma explicativo para as injustiças ambientais o marxismo ecológico, o estudo permitiu identificar e descrever os mecanismos através dos quais as situações de injustiça ambiental se reproduzem socialmente, sintetizando-os num modelo de análise. O modelo proposto parte da articulação entre quatro categorias de análise: conflitos ambientais, entendidos como relações de poder entre diferentes segmentos sociais; (in)justiça ambiental, enquanto referência à distribuição equânime de partes e à diferenciação qualitativa do meio ambiente; redes sociais, como possíveis instrumentos de construção de justiça ambiental; e instrumentos legais, como arenas de manifestação dos conflitos ambientais e mecanismos de legitimação de justiça e injustiça ambiental. Neste sentido, a metodologia prevê a classificação das situações ambientalmente injustas em três estágios, compreendendo: a identificação dos atores envolvidos e suas redes sociais de apoio; a descrição dos estágios atravessados pela situação de injustiça ambiental e as respectivas categorias de análise; a forma de apropriação dos instrumentos legais aplicáveis à espécie; e os prováveis desfechos em termos de construção de justiça ambiental. Numa segunda etapa, como forma de testar a metodologia, foi utilizada a experiência concreta da proposta de passagem do mineroduto da empresa Ferrous Resources S.A. no município de Viçosa/MG. Quanto aos instrumentos e técnicas de coleta de dados, na primeira fase, de construção da metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica concernente a conflitos ambientais; discussão teórico-conceitual sobre (in)justiça ambiental, redes sociais e instrumentos legais; bem como pesquisa documental sobre os instrumentos legais federais e estaduais mineiros relativos ao licenciamento ambiental. Na segunda fase, de teste da metodologia, foi realizada pesquisa documental referente ao acervo produzido pelos atores envolvidos no conflito (empresa Ferrous e atingidos), tanto na esfera judicial quanto administrativa, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas junto ao público que coordenou as três frentes de resistência contra o mineroduto, em termos de: mobilização popular, questionamento técnico e questionamento jurídico. Para análise dos dados, foi empregada a Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2008, 2012), complementada com o auxílio do software IRaMuTeQ, de análise textual. Desta maneira, foi possível classificar o evento como uma situação ambientalmente injusta de terceiro estágio, na qual foi possível construir justiça ambiental no caso concreto, em termos materiais e simbólicos. Sendo assim, os resultados obtidos com a tese demonstram que a metodologia proposta consiste em uma ferramenta metodológica eficaz para a compreensão das mais diversas situações de injustiça ambiental, facilitando a compreensão dos processos de sua reprodução. Sob este aspecto, considera-se que o estudo contribuiu para o debate a respeito da relação entre desigualdade social e injustiça ambiental, promovendo reflexões sobre o papel exercido pelos conflitos ambientais, redes sociais e instrumentos legais na construção de justiça ambiental. Palavras-chave: Justiça ambiental. Injustiça ambiental. Ciclo de reprodução social da injustiça ambiental. Concepção metodológica. Conflito ambiental. Redes sociais. Instrumentos legais.Item Consumo de vestuário de luxo de segunda mão: estigma, autenticidade e distinção(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-09) Zampier, Ronan Leandro; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/9537868137909038O consumo de vestuário de segunda mão é um fenômeno que, embora não seja recente, tem aumentado de proporções nos últimos anos e contraria a lógica dominante do consumo orientada principalmente pelo sistema de moda em que o descarte é cada vez mais prematuro. Uma vez que os produtos descartados tomam novos usos em outros contextos econômicos e culturais, os produtos passam por uma ampliação de seu ciclo de vida, assumindo novos significados, fazendo com que o produto em sua vida social passe por transformações simbólicas e materiais ao longo de sua trajetória social, que ainda precisa ser melhor compreendida. Nesse sentido, o estudo propõe lançar luz sob a dinâmica sociocultural inerente ao consumo de vestuário de luxo de segunda mão. As cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram escolhidas como lócus de pesquisa por constituírem mercados de segunda mão em ascensão e cuja pesquisa ainda é muito incipiente, especialmente no que se refere aos artigos de vestuário de luxo. Tomando as lentes da antropologia para compreender o fenômeno e considerando que os objetos do vestuário como elemento da cultura material, possuem vida social, a fundamentação teórica articula os seguintes temas: Consumo e cultura material; A moda como campo e prática cultural; O luxo e consumo de segunda mão; e consumo de vestuário de segunda mão. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa com características exploratórias e descritivas, cuja coleta de dados se dá por meio de observações e entrevistas em profundidade com diferentes indivíduos que interagem no universo de consumo de vestuário de segunda mão. Como estratégia de análise e interpretação das entrevistas com consumidoras, fornecedoras e varejistas do segmento, assim como para as informações disponíveis em plataformas virtuais de comercialização de vestuário de luxo de segunda mão foi escolhida como técnica de análise a vertente britânica da Análise de Discurso Crítica (ADC), proposta por Fairclough (2001). O presente trabalho avança estudos da área e oferece contribuições contextuais sobre o fenômeno do consumo de vestuário de luxo de segunda mão, cujos significados diferem em parte da literatura existente. Os resultados da pesquisa no ambiente online evidenciam que os discursos de legitimação das lojas como representantes do luxo constituem um antecedente importante para efeito das representações/negociações de autenticidade. Quanto a esses resultados, pode-se concluir que as articulações discursivas mobilizadas para transferência da aura de autenticidade do luxo baseiam-se essencialmente no culto ao gosto da elite tradicional, que pode ser observado a partir de uma perspectiva interpretativa da autenticidade. Com relação aos resultados da pesquisa de campo, pode-se concluir que os brechós de luxo constituem um elemento importante para o ciclo de consagração dos produtos/marcas de luxo ao reproduzirem a dinâmica de dominação do luxo tradicional para atenderem a suas demandas de legitimação no campo em que atuam. No que concerne aos significados do consumo de vestuário de luxo de segunda mão é possível inferir que para as consumidoras são motivadas a consumir tais objetos por diferentes razões que as levam a entender o consumo em brechós de luxo como oportunidade, que se desdobra em três significados principais: bom negócio, achado único e nostalgia. Embora, tais significados se desdobrem em práticas discursivas nas quais emergem inclinações ao consumo do luxo para si, as mesmas também evidenciam o predomínio da orientação do consumo do luxo para o outro, tendo em vista a mobilidade social ou a distinção. Entretanto, os tabus histórico-culturais existentes no contexto brasileiro para o consumo de segunda mão, criam ainda uma zona de tensão para os atores envolvidos, colocando-os diante um paradoxo, entre o estigma e o prestígio. Palavras-chave: Consumo. Brechós. Luxo. Vestuário de segunda mão.Item Consumo dos arranjos domiciliares no Brasil: uma análise comparativa entre o momento econômico de 2003 e 2009(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-10) Melo, Natália Calais Vaz de; Teixeira, Karla Maria Damiano; http://lattes.cnpq.br/0460306770022333As famílias brasileiras têm passado por muitas transformações, acompanhando os acontecimentos históricos, econômicos, sociais e demográficos, ocorridos ao longo do último século. Houve uma redução do tamanho das famílias, mudança na composição domiciliar, além de mudanças em seu padrão de consumo, deixando de ser uma unidade produtora e se constituir em consumidora. Porém, os estudos sociodemográficos e econômicos não abrangem a complexidade do comportamento de consumo dos diversos grupos domiciliares. Assim, a escolha de realizar essa pesquisa que relaciona o consumo aos diversos arranjos domiciliares se faz pela necessidade de compreender melhor as transformações sociais pelas quais a sociedade vem passando. Nesse contexto, a principal questão investigativa que norteou esse estudo foi: Existem diferenças ou semelhanças de consumo entre os arranjos domiciliares no Brasil em determinado período econômico (2003 e 2009)? Diante disso, o objetivo dessa tese consistiu em analisar comparativamente o consumo de diferentes arranjos domiciliares no Brasil, fazendo um paralelo com o momento econômico em que o país estava vivenciando entre 2003 e 2009. Essa pesquisa de caráter quantitativo, descritivo, analítico, utilizou dados secundários extraídos das Pesquisas de Orçamentos Familiares de 2002/2003 e 2008/2009. Teve como universo de análise os seguintes arranjos domiciliares: unipessoal; casal sem filhos; casal com filhos; monoparental; família estendida; e, domicílio composto. Os dados foram extraídos e analisados utilizando o software STATA, sendo realizada uma análise estatística descritiva; o cálculo do Coeficiente de Gini; um teste t para amostras independentes; e, o modelo SUR. Os resultados revelaram que houve uma redução dos arranjos casal com filho e família estendida no país, além de um aumento dos outros tipos de arranjos, como o monoparental e unipessoal. A pessoa de referência, com exceção dos arranjos unipessoal e monoparental, era o homem. O nível de escolaridade dos membros era baixo e a maioria residia na região Sudeste e na área urbana do país. Durante o período analisado, houve uma melhoria na renda total mensal dos arranjos domiciliares, sendo que o arranjo família estendida apresentou melhor coeficiente de Gini na distribuição da renda. Os maiores gastos em relação às categorias de despesas foram com habitação, alimentação e transporte em todos os arranjos domiciliares, enquanto que, por outro lado, o menor gasto declarado foi com fumo. Ao verificar a diferença de consumo entre os arranjos domiciliares em estudo, o arranjo composto foi o que possuiu, estatisticamente, maior diferença de gasto quando comparado com o arranjo casal com filho, em todas as categorias de despesa. Por outro lado, os arranjos domiciliares unipessoal e monoparental foram os que apresentaram uma diferença de gasto menor que o arranjo casal com filho. Além do tipo de arranjo pertencente à população brasileira, outros fatores contribuíram para afetar o consumo de bens e serviços, como renda total do domicílio; idade, sexo, nível de escolaridade e raça da pessoa de referência; a região e área de residência; bem como a composição desses arranjos, ou seja, o número de membros, o total de filhos, de crianças, de adolescentes, de idosos, de parentes e não parentes também trouxeram impactos quantos aos gastos das categorias de despesa em estudo dos arranjos domiciliares. No que se refere à avaliação das condições de vida dos arranjos domiciliares, verificou-se que houve uma melhoria no país de 2003 para 2009, mas muito ainda tem que ser pensado no que se refere à uma redução da pobreza e à maior igualdade na distribuição da renda e acesso aos serviços básicos. Conclui-se, que compreender o perfil socioeconômico e demográfico, a fase do ciclo de vida, bem como as relações de consumo de bens e serviços dos diversos arranjos domiciliares é fundamental, visto que os bens e serviços ofertados à população podem proporcionar satisfação e melhoria da qualidade de vida. Além disso, é importante entender como as diferentes características dos arranjos domiciliares influenciam no consumo de bens e serviços, o que é um indicador da qualidade de vida desses arranjos.Item Dinâmica de institucionalização e caracterização das articulações da rede protetiva de atenção às mulheres em situação de violência em Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-11) Ferreira, Palloma Rosa; Bifano, Amelia Carla Sobrinho; http://lattes.cnpq.br/6389076463807810O estudo em questão teve por objetivo analisar a dinâmica do movimento de institucionalização do enfrentamento à violência contra as mulheres (VCM), a partir das articulações estabelecidas entre os diferentes setores organizacionais no município de Viçosa-MG. Com a perspectiva de responder ao seguinte problema de pesquisa: qual o perfil das mulheres em situação de violência e de que forma ocorreu a institucionalização do enfrentamento à VCM no município e o processo de intersetorialidade como ação propulsora do desenvolvimento dos serviços de atendimento ao público feminino em situação de violência, em Viçosa-MG? Dentre o percurso metodológico utilizado, os instrumentos selecionados foram a pesquisa documental, em arquivos digitais e impressos de documentos históricos, relatórios técnicos, produzidos no período compreendido entre 2002-2019, de acontecimentos ocorridos em âmbito nacional, estadual e municipal, além de entrevista com representantes das organizações, complementados com o banco de dados do Observatório da Violência Contra as Mulheres e consultas da Anamnese/Casa das Mulheres. Visando elencar um conjunto de discussões capazes de trazer respostas ao problema de pesquisa, foram elaborados cinco capítulos. Os resultados da pesquisa indicaram que a Casa das Mulheres tornou-se a principal interlocutora com o poder público municipal, e com as demais organizações convidadas a dividir a responsabilidade de realizar um trabalho conjunto, sendo um pilar de sustentação da rede, deste modo, caso se ausente, pode ocasionar dispersão em torno dos atendimentos, difícil de serem contornados. Além da Casa das Mulheres, determinadas organizações também apresentaram atuação mais efetiva na rede, Defensoria Pública, Polícia Civil, Hospital São Sebastião, CREAS e CEAE. A gestão da rede, não se concretizou em termos de um aparato administrativo formalizado, não sendo designado ou criado um órgão que se responsabilizasse pela gestão intersetorial, no que tange ao planejamento e coordenação das ações dentro do poder público municipal. A ausência de maior monitoramento e avaliação da dinâmica dos trabalhos, com definições mais claras e precisas de estratégias de gestão, ocasionou deficiências em torno da efetividade de um atendimento integral direcionado às mulheres. Apesar da violência ser verificada em diferentes contextos e realidades de vida distintas, a sua maior incidência está atrelada à situação de vulnerabilidade social vivenciada pelas mulheres. Existem diversas possibilidades de percursos diante da decisão da mulher em prosseguir sua caminhada na rota crítica, no intuito de romper com o ciclo de violência. A materialização da Rede Protetiva ocorreu, sobretudo em âmbito político, mas pouco difundido entre as mulheres atendidas, necessitando de mecanismos mais concretos para a sua corporificação no contexto social. Por fim, contando com aporte teórico utilizado e com o suporte das análises realizadas, conclui-se que, apesar de toda dinâmica de ações, viabilizadas, em Viçosa, em direção ao enfrentamento à VCM, a inserção desse novo arranjo de trabalho, promovido por meio da constituição de redes intersetoriais de atendimento às mulheres em situação de violência, enfrenta obstáculos para se manter em funcionamento, em âmbito municipal, devido aos apoios institucionais precários, gestão deficitária e desarticulações em torno do trabalho realizado, não se materializando nas instâncias governamentais e nem tampouco no meio social. Palavras-chave: Violência Contra as Mulheres. Redes Sociais. Articulações Institucionais.Item Dois ensaios relativos ao impacto do programa Tekoporã sobre o nível de pobreza das famílias paraguaias no período 2018-2019(Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-20) Cuenca López, Anibal David; Teixeira, Evandro Camargos; http://lattes.cnpq.br/5188183918060211Em geral, a pobreza está vinculada a diferentes formas de mensuração, entre eles aquela relacionada a questões de rendimento e por outro lado, aquela relacionada às capacidades e liberdades desenvolvida por Amartya Sen. No entanto, apesar dos diferentes conceitos de pobreza as taxas continuam elevadas na América Latina e no Paraguai. Deste modo, uma das políticas eficazes para diminuir as taxas de pobreza e melhorar o capital humano das crianças beneficiárias são as transferências monetárias condicionais (TMC). Nesse contexto, como política de redução de pobreza no Paraguai foi implementado o Programa Tekoporã cuja finalidade é melhorar o bem-estar da população beneficiária por meio da assistência financeira e intervenções simultâneas em saúde, educação e nutrição das crianças e desse modo quebrar a transmissão intergeracional da pobreza. Assim, diante os aspectos mencionados, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do Programa Tekoporã sobre a pobreza monetária e multidimensional das famílias paraguaias no período 2018-2019. Especificamente, este trabalho consiste em dois estudos, um abordando o impacto do Tekoporã no curto prazo sobre diferentes grupos familiares, considerando o status de pobreza monetária e área de residência e departamentos. Já o segundo ensaio buscou analisar o impacto do programa social sobre cada um dos indicadores que compõem o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) paraguaio. Para cumprir tais objetivos, foram estimados dois métodos de avaliação quase experimental, o Propensity Score Matching (PSM) e diferenças em diferenças (Dif-Dif). Como resultado, para o primeiro ensaio, constatou-se a importância do acesso ao Tekoporã como forma de redução da pobreza, principalmente para as famílias abaixo da linha de pobreza extrema e que residem na zona rural. Além disso, o programa Tekoporã mostrou maior sensibilidade para aquelas famílias com membros deficientes em quase todas as categorias de pobreza analisadas. Concomitantemente, considerando-se a localização geográfica, os departamentos que apresentaram resultados mais robustos na categoria de pobreza total foram aqueles que apresentaram taxas de pobreza acima da média nacional, a saber Misiones, Itapúa, Paraguarí, Caaguazú, Guairá. Por outro lado, na categoria de pobreza extrema, a maioria dos departamentos em que o programa apresentou maior impacto estão abaixo da média de pobreza extrema nacional, vide Central, Assunção, Amambay, Pte. Hayes, Alto Paraná e Misiones. Em relação ao segundo ensaio, pôde-se inferir que o programa consegue diminuir diversas privações que afetam à população paraguaia, embora, os resultados apresentam impactos diferenciados segundo a área de residência. Palavras-chave: Famílias; Pobreza; Paraguai; Tekoporã.Item Enquanto muitos me convidaram para um café, ele me convidou para uma tarde de vinho com queijo:a longevidade nas organizações de trabalho contada por meio de uma história de vida.(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-15) Zanuncio, Sharinna Venturim; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/1851917830712672O envelhecimento da população já é considerado um fenômeno mundial, uma conquista alcançada. Vive-se mais e com maior qualidade, graças aos avanços nas áreas da saúde e tecnologia, principalmente. O Brasil também segue neste mesmo caminho, vive sua transição demográfica, com taxas de natalidade cada vez menores e pessoas vivendo cada vez mais. Com menos jovens e mais pessoas idosas integrando a população, o trabalhador idoso será presença constante no mercado de trabalho, impactando diretamente a População Economicamente Ativa (PEA). No entanto, envelhecer está por vezes associado a estigmas negativos, assim como envelhecer no mercado de trabalho também está, desmerecendo a pessoa idosa, principalmente nos países ocidentais, onde o sistema capitalista costuma mensurar a importância dos indivíduos a partir do seu trabalho e nível de produtividade, cultuando o jovem e a vitalidade física, fazendo com que estes indivíduos tenham que provar sua capacidade para realizar as mesmas atividades que passou anos realizando, apenas por serem agora, pessoas idosas, demonstrando a presença de ações ageístas. Por outro lado, também, a maior parte das pessoas estabelece suas relações sociais tendo como ponto de partida, o ambiente laboral, e quando se veem sem este em suas vidas, se sentem perdidos ou excluídos socialmente. Desta forma, entender a importância que o trabalho assume na vida das pessoas, fazendo com que elas se sintam motivadas a permanecer trabalhando ou mesmo retornar ao mercado de trabalho, não só por necessidade, mas também por realização pessoal, se faz de grande importância, merecendo atenção dos pesquisadores da temática, assim como identificar se Estado, organizações e sociedade estão preparados para esse novo sujeito, investindo em políticas públicas e organizacionais que primem pela gestão da idade. Desta forma, o objetivo do estudo foi exemplificar o fenômeno do envelhecimento nas organizações de trabalho, a partir da história de vidalaboral de uma pessoa idosa, que desenvolveu a mesma atividade no mercado formal, pelas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, pelas quais passou até seus 95 anos de idade. Para alcance do objetivo foram coletados dados primários por meio de entrevista utilizando como técnica a história de vida, com recorte laboral, além de registros fotográficos do acervo pessoal do sujeito desta pesquisa e consulta as suas pastas funcionais, assim como foram realizadas entrevistas com gestores das três IES onde ele trabalhou ao longo da sua trajetória. Os resultados foram analisados e discutidos à luz de literaturas que versassem sobre a temática. O estudo permitiu concluir que, dentre as variáveis que podem contribuir para a permanência ou retorno das pessoas idosas ao mercado de trabalho está a sua valorização, seja por meio de premiações ou reconhecimento pelo trabalho realizado, e que o trabalho assume importância nas relações sociais dos indivíduos, fazendo com que se sintam sujeitos de direitos e deveres na sociedade. Também foi possível constatar que os gestores entrevistados reconhecem que o processo de transição demográfica modificará a dinâmica nas organizações e que a necessidade de políticas públicas e organizacionais sobre gestão da idade devem ser implementadas formalmente, interligando todas as áreas e setores, combatendo possíveis atitudes ageístas e oferecendo oportunidades igualitárias entre os trabalhadores jovens e os idosos. Os resultados possibilitaram inferir que, de forma geral, as organizações não estão preparadas para o cenário de envelhecimento da força produtiva que é projetado para um futuro próximo. E que ao pensarem a elaboração e implementação dessas políticas, devem considerar o próprio trabalhador idoso como fonte de informações de suas demandas e necessidades. Palavras-chave: Envelhecimento. Gestão da Idade. Idosos. Trabalho. Organizações de Trabalho.Item Envelhecimento ativo: (uma) análise do discurso entre a política e a prática(Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-02) Gomes, Ivani Soleira; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/1174073723312072O processo de envelhecimento da população brasileira vem se dando em ritmo acelerado, o que repercute no aumento populacional expressivo dos indivíduos com 60 anos ou mais, bem como na longevidade. Ainda, o fenômeno do envelhecimento populacional brasileiro tem se dado em um contexto socialmente desigual e de pobreza, o que resulta, portanto, em uma grande pressão, sobretudo, para os setores de saúde e previdenciário. Dessa forma, esse cenário aciona novas demandas, dentre elas, o cuidado com a saúde, dado que a manutenção da saúde é um preditor de qualidade de vida. Logo, os governos e a sociedade têm envidados esforços no intuito de promover condições para que o envelhecimento aconteça com qualidade de vida. Assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs o Envelhecimento Ativo – uma política de saúde, fundamentada na participação, segurança, saúde e aprendizado ao longo da vida. Aliás, tal política redimensiona o olhar para a velhice, ao configurar novos papéis para os indivíduos, comunidades, sociedade e governos. De um lado, essa perspectiva é pautada no envolvimento dos indivíduos em atividades promotoras de bem-estar físico, social e mental, durante todo o ciclo de vida, e, por outro lado, prevê a atuação dos governos na elaboração de políticas e/ou de programas que promovam o envelhecimento ativo. Entretanto, pouco se sabe como essa política tem sido efetivada pelos atores governamentais, comunidade e idosos. Diante do exposto, questionou-se: em que medida as dinâmicas da vida social das pessoas idosas, bem como as práticas dos gestores públicos, dialogam com a política do “envelhecimento ativo”? Esta tese teve como objetivo identificar políticas, ancoradas na abordagem do Envelhecimento Ativo, direcionadas à população de pessoas idosas, e analisar como essa perspectiva tem fundamentado as práticas decorrentes dessas políticas. Ademais, essa pesquisa foi estruturada em cinco capítulos e uma conclusão geral, inicia-se com a parte “Aspectos introdutórios”, que traz a apresentação do problema, a justificativa, o objetivo geral e os específicos, assim como o referencial teórico-metodológico e os procedimentos metodológicos, além das referências consultadas. Ainda, nos capítulos subsequentes apresentamos os artigos relacionados à discussão dos resultados da tese, os quais aparecem na seguinte ordem: “As práticas dos centros comunitários para idosos e a promoção do envelhecimento ativo: uma revisão sistemática”; “O discurso da velhice e do envelhecimento, do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona de Mata de Minas Gerais”; “Concepções e práticas de gestão relacionadas à política do envelhecimento ativo em um município da Zona da Mata Mineira” e “Saberes e práticas sobre a velhice na perspectiva das pessoas idosas do CCI”, que constituem o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto capítulos, respectivamente. No primeiro artigo, uma revisão sistemática foi realizada de acordo com metodologia proposta pelo método Prisma, já os demais tiveram como suporte teórico- metodológico a Análise do Discurso de perspectiva francesa, especificamente, a Teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau. Nesse sentido, o primeiro estudo evidenciou a importância dos centros comunitários de idosos na construção de uma velhice ativa e saudável, mas também revelou que a organização e as práticas desses espaços são pouco pesquisadas. No segundo artigo, foi examinada a atuação governamental com vistas à promoção do envelhecimento ativo a partir de um portfólio, assim identificamos que o documento contribui para a construção de um discurso em que o envelhecimento e a velhice são ressignificados por meio da socialização, oportunidades de aprendizado, prática do lazer, bem como atividades físicas e culturais distribuídas nas diversas oficinas ou espaços educativos. Verificou-se, ainda, que o portfólio também reitera um discurso pautado nos aspectos depreciativos relacionados ao indivíduo e ao processo de envelhecer, dessa maneira, recorre a outros discursos produzidos no cotidiano, que são fundamentados basicamente nos saberes de crença, nos quais acabam por refletir um conceito do envelhecimento que não considera o seu aspecto biopsicossocial e multifatorial. Além do mais, em relação às práticas dos gestores, o terceiro artigo apresenta as concepções e as práticas de gestores públicos no que tange à política do envelhecimento ativo, e foi percebido que os gestores compreendem a importância dos preceitos do EA, porém as suas práticas se apresentam distanciadas dessa concepção de envelhecimento. E, por fim, no quarto artigo apresentamos a não identificação dos sujeitos do estudo com a imagem construída sob o foco da dependência, inatividade e doença. Por conseguinte, registrou-se que essas pessoas são participativas, com relativa autonomia e independência, além de se perceberem saudáveis e satisfeitas com a própria vida. Então, infere-se que os modos de vida desses sujeitos são resultantes do acesso à saúde, das experiências educativas e participativas e daquelas voltadas à segurança. Palavras-chave: Envelhecimento ativo. Pessoa idosa. Modo de vida saudável. Qualidade de vida. Discurso espelho.Item Envelhecimento e educação, aspectos jurídicos e jornalísticos: a busca por direitos e participação social da pessoa idosa(Universidade Federal de Viçosa, 2018-12-11) Rodrigues, Patrícia Mattos Amato; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/3936137454642443Dados estatísticos, ampla e sistematicamente divulgados, apontam para o envelhecimento da população mundial. Trata-se de um fenômeno novo, de repercussões múltiplas e intensas, representando um desafio tanto para sociedades desenvolvidas quanto para sociedades em desenvolvimento, a exemplo do Brasil. Diante de uma sociedade que vivencia um processo rápido de envelhecimento e que não se preparou para as demandas decorrentes do envelhecer, necessário se faz refletir acerca das demandas dos sujeitos envelhecidos. O envelhecimento, até pouco tempo, significou o “exílio”, impondo ao idoso viver excluído da sociedade. Contudo, com o avanço da ciência, esta etapa da vida começa a ser vivenciada com mais qualidade, pois os idosos brasileiros estão conscientes da necessidade de se manterem saudáveis, ativos e socialmente integrados. Ainda que a Educação seja relevante instrumento de promoção da cidadania e integração social, é incomum associá-la ao idoso, talvez pelo fato de o verbo aprender não ser, habitualmente, conjugado por pessoas idosas, mostrando-se necessário afastar os estereótipos do envelhecimento e da educação. O desafio a que este trabalho se propôs foi conjugar as duas temáticas “envelhecimento” e “educação”. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com predomínio da análise qualitativa dos dados, desenvolvida em três artigos. Nos artigos, busca-se refletir sobre a importância da educação para o envelhecimento ativo e bem-sucedido. O primeiro propõe uma discussão acerca da educação enquanto direito fundamental da pessoa idosa; no segundo, discute-se a educação do idoso enquanto notícia ou a ausência desta no Jornal Folha de São Paulo e na revista semanal Veja, periódicos de maior tiragem nacional; e no terceiro se propõe a investigar a visão dos idosos universitários e de seus familiares acerca da educação superior na terceira idade. Os resultados apontam para um sujeito negligenciado em seu direito, que tem sua cidadania subjugada e restrita à conveniência dos mercados. Contudo, há uma demanda crescente de educação escolarizada entre os idosos brasileiros, fenômeno que aponta mudança de comportamento social importante, ainda que eles representem pequena parcela dos 30 milhões de idosos brasileiros.Item Espetacularização da violência no telejornalismo: uma expressão da questão social brasileira(Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-27) Jesus, Rosilene Soares de; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/0478480496306898Cotidianamente, a mídia televisiva brasileira divulga notícias sobre a ocorrência de crimes produzindo discursos que culpam os(as) agressores(as), de modo desconectado do sistema estrutural da sociedade. A violência e a criminalidade são divulgadas como acontecimentos naturais, como escolhas individuais e problemas particulares dos envolvidos. Considerando esse contexto, o objetivo desta pesquisa qualitativa, com características exploratórias, descritivas e documentais, é analisar a violência enquanto expressão da questão social brasileira, destacando os discursos culpabilizatórios que recaem sobre os indivíduos que cometeram algum tipo de crime. Os dados foram coletados de notícias apresentadas no telejornal Cidade Alerta, produzido pela Rede Record de Televisão, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018. As notícias selecionadas foram sistematizadas considerando a teoria marxista que compreende a violência não como um acontecimento espontâneo ou natural, mas como uma resposta ao sistema capitalista excludente que produz e reproduz desigualdades. Os dados foram discutidos a partir da Análise de Discurso, conforme a Gramática Sistêmica Funcional. Os resultados revelam que os discursos midiáticos analisados transmitem representações de crianças, adolescentes, mulheres e idosos como vítimas, ou seja, como indivíduos frágeis e suscetíveis à violência. Quanto à representação da mulher agressora, há um posicionamento tradicional quanto ao gênero, uma vez que as que são mostradas nas notícias são, predominantemente, mães e donas de casa, vistas como incapazes de cometer crimes. Os discursos produzidos nas notícias também criminalizam os negros, perfil predominante do agressor, apresentando-os como culpados, por meio de termos pejorativos, enquanto os agressores brancos tinham suas infrações justificadas. Os resultados possibilitam concluir que o telejornal prioriza a violência de forma a espetacularizar a notícia, sendo que a criminalidade é utilizada como instrumento para aumentar a audiência e sensacionalizar as expressões da questão social, apresentadas como culpas e fracassos individuais. Palavras-chave: Questão Social. Mídia televisiva. Violência. Gênero. Raça.Item Família e Educação: um estudo do desenvolvimento local da Zona da Mata Mineira(Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-30) Olher, Bruno Silva; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; http://lattes.cnpq.br/0094873718183063Esta tese está dividida em um capítulo introdutório e outros três capítulos que visam examinar a situação da Zona da Mata de Minas Gerais, considerando-se dois objetivos: o primeiro apresenta a construção metodológica e o aporte teórico que sustenta a tese, bem como os objetivos e problemas que fomentaram a construção desta pesquisa. O segundo capítulo traz a revisão sistemática dos investimentos e gastos em educação e sua influência no desenvolvimento societário, baseando-se em uma análise de teses e dissertações registradas na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações dos principais Programas de Pós-Graduação das Universidades Brasileiras, entre 2000 e 2018. Aborda-se o tema por meio de breve análise da metodologia, teoria e resultados alcançados em todos os trabalhos pesquisados. A revisão sistemática ancorou-se em seis dimensões (abordagem metodológica, tipos de pesquisa, métodos de coleta e análise dos dados, autores que mais produzem na área e referências mais utilizadas), cujos resultados apontam quanto este tema ainda é incipiente nas pesquisas de pós- graduação. Desse modo, é imprescindível que seja dada maior atenção sobre o tema investimento/gasto em educação, visto ser uma realidade enfrentada por todos os municípios, exigindo maiores conhecimentos que possam subsidiar os gestores públicos, para maior responsabilidade com os cidadãos. O terceiro capítulo retrata o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), analisando-se a situação de pobreza das famílias das cidades de médio porte da Zona da Mata de Minas Gerais, sob a perspectiva multidimensional, nos anos 1980, 1991, 2000 e 2010. Para alcançar os resultados, foi adaptada a metodologia proposta por Barros, Carvalho e Franco (2003), com base nos microdados dos Censos Demográficos. Em síntese, o índice de Desenvolvimento das Famílias (IDF) das cidades de Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa, em suas seis dimensões, revelaram progresso no nível de bem-estar das famílias, com características particulares para cada município. Considera-se que a geração desse índice possibilita, de certa forma, auxiliar na elaboração de políticas públicas para reduzir as desigualdades sociais locais. No quarto, e último, capítulo, procurou-se lançar luz sobre a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. Entretanto, indicadores sociais indicaram situações desfavoráveis, tendo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é dividido em três dimensões (longevidade, renda e educação) seu pior desempenho na educação, contexto agravado pelas diferenças socioeconômicas percebidas nos municípios da Zona da Mata mineira. Utilizaram-se o coeficiente de correlação de Pearson, para calcular se existe relação entre gasto educacional e elevação do IDH-M na variável educação; e a estatística descritiva e de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) dos 142 municípios da região, para classificá-los quanto ao nível de gasto em educação e ao crescimento do indicador relacionado à educação no período de 2000 a 2010. Foram coletados dados secundários sobre a arrecadação municipal e os gastos com educação, no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS/FJP); sobre a população, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE); e sobre os índices municipais de desenvolvimento, coletados do Atlas do Desenvolvimento Humano dos municípios, elaborado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP). O resultado foi de certa forma angustiante, uma vez que os cálculos indicaram que não houve correlação entre gasto em educação e elevação do IDH. Entretanto, o desfecho da pesquisa corrobora outros estudos, que indicam que diversos fatores necessitam ser avaliados para se obter um resultado que realmente retrate com precisão essa realidade.Item Gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-18) Souza, Valdirene Eliane Bailon de; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/5750656274193578A presente tese de doutorado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social, do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Como objetivo geral, visamos analisar as relações entre gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino da cidade de Viçosa (MG). Como objetivos específicos, buscamos investigar ações, situações e expectativas que permeiam esse envolvimento no âmbito educacional, a partir da análise de leis, documentos e da visão dos envolvidos, equipe gestora/famílias, no referido contexto. Nessa perspectiva, assinalamos as oportunidades de expressões, de pensamentos e de esperanças dos sujeitos investigados, apresentando subsídios teóricos e metodológicos para o campo escolar/educacional em geral. No que concerne à corrente teórica do estudo, consideramos os conceitos de “Campo” e “Habitus” propostos por Pierre Bourdieu (1983; 1992; 2001; 2012) e Maria da Graça Jacinto Setton (2010; 2002; 2015), que permitem assimilar as relações estabelecidas, enfatizando a identidade social dos indivíduos e os processos de constituições sociais presentes no mundo contemporâneo. Ainda, apresentamos referenciais teóricos da área educacional que envolvem a gestão escolar e a relação família-instituição, entre outras exposições que contribuem para o esclarecimento do tema. Assim, para alcançar os objetivos anunciados, desenvolvemos uma pesquisa caracterizada pelo estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo. A pesquisa contou com a participação de sete (07) interlocutores da gestão escolar, sendo um(a) diretor(a), dois(duas) vice-diretores(as) e quatro supervisores(as); além destes, 56 famílias dos educandos responderam a um questionário online. Para tratamento e aferição dos dados construídos, utilizamos a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos Dados. Os resultados sinalizaram que as questões levantadas pelos profissionais da gestão e famílias circunscrevem a realidade de uma sociedade que adentra os muros escolares. Como produções sociais, a escola e a família são instituições educativas, frutos da sociedade que, por meio dessas, educa, civiliza e socializa os cidadãos, visando o seu desenvolvimento. Contudo, notamos um sofrimento oriundo das exigências do contexto socioeconômico, político e cultural que as produzem e influenciam. Ademais, pontuamos que, a família e a escola/gestão reconhecem a importância desse vínculo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem ofertado pela instituição. No entanto, não identificamos muitos esforços, condutas e valores que incitem o convívio, o diálogo e outras atitudes relacionais na comunidade escolar. Apreendemos, assim, que há necessidade urgente de um maior protagonismo da gestão escolar, essencialmente com as famílias no processo de elaboração das propostas e no planejamento de ações para formação dos educandos, dando a devida atenção às suas próprias necessidades formativas e educacionais. Palavras-chave: Gestão escolar. Famílias dos educandos. Rede pública.Item HIV/AIDS na velhice: um olhar sobre a construção e alcance de políticas públicas(Universidade Federal de Viçosa, 2020-02-18) Silva, Aline Oliveira; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/2225749737492474No Brasil, a problemática do envelhecimento e da AIDS passa por uma questão cultural e de exclusão, concentrando-se, principalmente, no preconceito social relacionado ao sexo nessa faixa etária. Sob tal perspectiva, objetiva-se evidenciar o processo de construção e de alcance das políticas públicas destinadas aos idosos portadores de HIV/AIDS, analisando as percepções dos atores sociais envolvidos nesse contexto, a partir de considerações sobre significado da doença, fatores determinantes, redes sociais de apoio, estratégias de ação e suas implicações. Metodologicamente, foram utilizados os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, de modo complementar, caracterizando a pesquisa como exploratório-descritiva. Assim, por meio do estudo de casos múltiplos, buscou-se atender a questões muito particulares da realidade social investigada, com foco em um município da Zona da Mata Mineira. As unidades empíricas de análise compreenderam o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Como técnicas de coleta dos dados, foram empregadas as pesquisas bibliográfica, documental e midiática, além de entrevista aberta orientada por roteiro semiestruturado, com os idosos portadores de HIV/AIDS, participantes do CCI, e com os profissionais de saúde e de atendimento lotados nas instituições selecionadas. A pesquisa bibliográfica e documental foi baseada em informações da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), Política Nacional de Saúde do Idoso (PNSI), Estatuto do Idoso e da Política Nacional de DST e AIDS. Dessa forma, verificou-se a abordagem sobre cuidados e direitos dos idosos, colocados em situação de vulnerabilidade, ao serem contemplados em estratégias de controle, cuidado e prevenção da doença. Para complementar a análise documental, foi realizada a pesquisa midiática, sendo os dados levantados a partir do sítio de compartilhamento de vídeos Youtube. Para a análise dos dados das pesquisas bibliográfica, documental e midiática, bem como das informações coletadas junto aos idosos com e sem HIV/AIDS e dos profissionais de saúde e atendimento aos idosos, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, por meio do software Iramuteq. Os dados do perfil pessoal dos idosos foram avaliados pela estatística descritiva, sendo apresentados em forma de tabelas, seguidos pela revisão de literatura. Assim, os resultados foram disponibilizados em quatro artigos - no primeiro, é feita uma análise a partir dos dispositivos legais e midiáticos sobre o HIV/AIDS na velhice; no segundo, são examinadas as políticas de HIV/AIDS, sob o olhar dos profissionais de saúde e atendimento aos idosos; no terceiro, destaca-se a percepção dos idosos sobre as políticas públicas de controle e prevenção; por fim, no último artigo, analisam-se os fatores determinantes para a transmissão da doença, suas consequências, estratégias de convivência, bem como o uso das redes sociais para apoio aos idosos soropositivos, após constatação do diagnóstico. Nesse sentido, foi possível concluir que a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao HIV/AIDS entre os idosos envolve uma construção complexa e de alcance limitado, representando um desafio para a elaboração de políticas de saúde pública, uma vez que estas concentram atenção à população jovem, por apresentar maior risco de contágio. Portanto, há menor abrangência ou densidade de redes sociais para suporte ao idoso soropositivo, assim como movimentos sociais de pressão, em decorrência, principalmente, de questões culturais, determinantes para a não configuração das “janelas de oportunidades” (policy windows), que, por sua vez, poderiam promover a mudança de um “estado de coisas” para um “problema político”, possibilitando o agendamento, a construção e o alcance de políticas públicas para o enfrentamento do HIV/AIDS na velhice. Palavras-chave: Políticas Públicas. HIV/AIDS. Idosos.