Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item Ações formativas desenvolvidas em Universidades Federais Mineiras: estratégias de aprendizagem e (re) elaboração dos saberes docentes?(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-31) Silva, Claudete de Freitas da; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; http://lattes.cnpq.br/0373746053701565; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056Neste estudo, procuramos compreender o processo de aprendizagem profissional de docentes universitários, mais especificamente, quanto aos saberes que estes docentes vão elaborando e/ou reelaborando em programas de desenvolvimento profissional. Para isso, nos propusemos a analisar o processo de elaboração e/ou (re) elaboração do saber pedagógico de professores universitários, no âmbito de programas de desenvolvimento profissional docente; identificar a contribuição destes programas para o processo de aprendizagem docente de professores universitários; assim como diagnosticar se os professores, participantes desses programas de desenvolvimento profissional docente estabelecem a relação entre os conteúdos trabalhados nos cursos e a prática docente. O estudo teve como campo de pesquisa três instituições federais de ensino superior do estado de Minas Gerais (Universidade Federal de Viçosa, Federal de Minas Gerais e a Federal de Uberlândia) e como sujeitos, professores (as) das respectivas universidades. Em dois casos, ouvimos, ainda, Técnicos em Assuntos Educacionais e uma Doutoranda. O motivo desta escolha se deu, uma vez que, fazem ou fizeram parte das ações de desenvolvimento profissional de docentes, em análise. No que se refere ao número de sujeitos, tivemos: Três Técnicas em Assuntos Educacionais, uma doutoranda e oito professores. Utilizamos como técnica de coleta de dados: levantamento documental, entrevistas semiestruturadas, questionário e, também, a técnica bola de neve . Reconhecemos as contribuições da abordagem qualitativa para a compreensão do nosso objeto de estudo, e para análise dos dados optamos pela análise de conteúdo. O estudo revelou que em algumas Instituições Federais do estado de Minas Gerais, existem ações formativas que buscam auxiliar aos professores do referido nível de ensino em seus limites, no que se refere à (re) elaboração dos saberes pedagógicos no exercício da docência universitária, em sala de aula. Todavia, constatamos que não há Programas sistematizados, que, por sua vez, proponham-se ao desenvolvimento profissional de docentes universitários. Referente à contribuição das ações de formação investigadas (UAE, GIZ, NAPP e ações posteriores ao NAPP) para o processo de (re) elaboração de saberes docentes, compreendemos, auxiliados pela ótica das formadoras, que as ações desenvolvidas configuraram-se como um lócus formativo para os professores universitários, procurando atender às demandas do ensino por eles vivenciadas. Quanto aos docentes entrevistados, constatamos que ao reconhecerem alguns de seus limites referentes à aquisição do saber pedagógico encontraram por meio da adesão às ações de formação, assim como em sua formação autônoma, algumas estratégias para sanar os limites evidenciados. Esta prática veio a favorecer aos professores entrevistados o estabelecimento de relações entre o que viam durante o desenvolvimento das ações de formação em que estiveram inseridos e a sua prática docente, além de serem-lhes apresentadas as possibilidades de modificá-la. Reconhecemos, por fim, que as ações formativas, por nós analisadas, se constituíram, de fato, como estratégias de (re) elaboração do saber docente. Estas, por sua vez, se configuraram em espaços formativos, capazes de fomentar a reflexão sobre a prática docente e apontar caminhos para o enfrentamento dos desafios inerentes à docência universitária.Item Análise da qualidade da formação continuada de professores na perspectiva do Programa Pró-Letramento(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-25) Giardini, Bárbara Lima; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Oliveira, Rosimar de Fátima; http://lattes.cnpq.br/2891290521082229; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/9866024398242553; Teixeira, Beatriz de Basto; http://lattes.cnpq.br/4199390197375366Este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a qualidade da formação continuada de professores no Programa Pró-Letramento: Mobilização pela qualidade da educação . Especificamente, apontar coerência e/ou incoerência interna no Programa, verificar o cumprimento dos objetivos propostos; identificar a natureza do Pró-Letramento; verificar e identificar elementos da formação que contribuam para uma prática docente de qualidade. O interesse pela pesquisa decorre da necessidade de investimento no campo da formação continuada de professores. A escolha do objeto foi marcada pela experiência como coordenadora municipal do Programa bem como pela incidência dos cursos em disciplinas consideradas críticas do currículo: Língua Portuguesa e Matemática; pela abrangência nacional do Pró-Letramento; e as universidades como agentes responsáveis pela formação dos professores tutores. Escolho a abordagem qualitativa de pesquisa e o tipo de pesquisa bibliográfico-documental como os mais adequados para a realização do trabalho. A discussão do referencial teórico aborda as políticas de formação de professores, os paradigmas de formação, as novas perspectivas e tendências atuais da formação continuada, a qualidade em educação. A classificação e análise dos dados enfatizam a concepção de professor, a concepção de formação, a relação entre formação e profissionalização, os conteúdos e metodologias de formação e o componente da avaliação externa presentes no Programa. Em termos de resultados, nota-se o cumprimento parcial dos objetivos propostos, a incoerência interna do programa e a natureza compensatória do Pró-Letramento. No que se refere à qualidade do Programa, os documentos apresentam elementos indicativos de qualidade que podem favorecer um bom desempenho dos professores e contribuir para melhorias na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que há a presença de aspectos problemáticos quando se pensa a qualidade da formação como um todo. Diante disso, ainda fica a necessidade de criação e desenvolvimento de programas de formação continuada de professores que constituam, no cenário atual, inovações em termos de atualização de conhecimento e que oportunizem efetivamente a constante melhoria da prática docente em prol de um processo ensino-aprendizagem com qualidade, em seu sentido global.Item Análise histórica e metodológica do livro de António Trajano e suas relações com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-21) Torres, Maria Alba Guedes; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/1962283646308671; Mill, Daniel Ribeiro Silva; http://lattes.cnpq.br/1515286597269486; Mota, Maria Veranilda Soares da; http://lattes.cnpq.br/8661599366390708O objetivo desta investigação foi analisar as transformações que os conteúdos da aritmética (nomenclatura atual matemática) sofreram a partir do final do século XIX, meados do século XX e início do século XXI para procurar responder ao questionamento central: pode-se afirmar que as inovações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) relacionadas aos conteúdos de matemática apresentam transformações significativas em relação às contribuições da obra Aritmética Elementar Ilustrada Ensino Teórico e Prático , de António Trajano? Livro foi escolhido por ter tido grande influencia na escolarização no Brasil. O método utilizado na pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando no decorrer do estudo à pesquisa teórica, a pesquisa histórica, a história das disciplinas escolares (matemática). Este estudo também discorre sobre a aprendizagem matemática no Brasil, por meio de considerações teórico-metodológicas. Também apresenta a importância da abordagem histórica para a compreensão das dificuldades de ensino- aprendizagem da matemática e o método intuitivo. Além disso, a presente pesquisa fez apontamentos sobre o autor António Bandeira Trajano e as contribuições da sua obra na educação brasileira, e analisou o conteúdo de matemática nos atuais PCN. Por fim, a pesquisa aponta a interseção entre a Obra de Trajano, o método intuitivo e os atuais PCN. Demonstram, assim, os pontos convergentes entre estes três elementos da pesquisa, e que existe uma utilização do método intuitivo nestas obras como estratégia para o resgate da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática no Brasil.Item A aprendizagem profissional da docência nas representações sociais de professores do ensino médio no contexto do trabalho docente(Universidade Federal de Viçosa, 2012-08-15) Maciel, érica Miranda; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/1340624999972388; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056As instituições educativas e os profissionais que nela atuam são desafiados permanentemente a reconstruírem seus saberes, para que possam acompanhar as mudanças de uma sociedade em constante processo de transformação. Emergem, pois, novas demandas no campo da formação docente, em que ser professor envolve um processo de desenvolvimento e aprendizagem permanente, constituído a partir de experiências vivenciadas ao longo da trajetória pessoal e profissional. Considerando o professor um agente que produz conhecimento e reflete sobre sua prática, torna-se importante compreender os processos por meio dos quais o docente aprende a se tornar professor. Em face dessas considerações, este estudo objetivou compreender como os professores do Ensino Médio representam o aprendizado profissional docente em suas trajetórias de formação e de atuação. Pretendeu, ainda, identificar, nas representações sociais dos referidos professores, os saberes, as experiências e os interlocutores constitutivos da aprendizagem da profissão docente, bem como elucidar os desafios e possibilidades vislumbrados nos contextos de formação. A pesquisa norteou-se metodologicamente pela abordagem qualitativa e teve o questionário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Para interpretá-los, recorreu-se ao procedimento da análise de conteúdo. O contexto de atuação profissional, marcado por processos de precarização do trabalho docente, em que se sublinham a degradação das condições de trabalho docente, a presença de abandono e desistência da profissão, constitui um eixo emergente na estruturação dos conteúdos discursivos. Esse eixo perpassa todas as questões e discussões que envolvem a configuração do ser docente no ensino médio e as reais condições para o efetivo aprendizado profissional no contexto da formação continuada. As considerações apresentadas apontaram para a compreensão de que o aprendizado profissional da docência não depende, apenas, que o professor mobilize processos cognitivos, como a reflexão, a conscientização e a criticidade na construção dos seus saberes, pois a operacionalização desses processos depende das condições contextuais da atividade docente. O ser e aprender na docência são parte estruturante da construção da subjetividade humana, cuja existência se materializa na práxis educativa.Item Condições de trabalho docente na universidade frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)(Universidade Federal de Viçosa, 2013-07-19) Batista, Ana Carolina Pessoa Brandão; Deus, Maria Alba Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9860141898522353; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; http://lattes.cnpq.br/0200270222504480; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056Este trabalho de dissertação teve como objetivo analisar as condições de trabalho docente frente à implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em uma universidade federal mineira. O Reuni foi instituído por meio do Decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007, tendo como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e da relação dos alunos de graduação em cursos presenciais por professor para 18 ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano das Universidades Federais. Além disso, objetiva-se ainda, criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais e promover a reestruturação acadêmico-curricular e a renovação pedagógica da educação superior. Essa pesquisa pautou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa. O lócus de investigação foi uma universidade pública mineira e os sujeitos da pesquisa foram selecionados a partir do universo de professores da referida universidade, que lecionam em cursos de licenciaturas (Química, Matemática, Ciências Biológicas) criados com recursos do Reuni. A investigação se deu em duas etapas: por meio da pesquisa e análise documental e por meio da aplicação de questionários. A pesquisa documental foi analisada através da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Já os dados provenientes do questionário foram interpretados à luz da análise de prosa (ANDRÉ, 1983). Foi utilizada a técnica de triangulação de dados para responder a problemática levantada inicialmente na pesquisa. Percebemos, pela análise dos documentos referentes à implementação do Programa Reuni, que na universidade em estudo, a ampliação de vagas discentes, realizada pelo Reuni, constitui um processo que não está sendo acompanhado pela reposição de vagas docentes, de servidores técnico-administrativos e ampliação da infra-estrutura. Trouxemos também, a visão dos professores que atuam nas licenciaturas noturnas criadas exclusivamente com recursos do Reuni, acerca das suas condições de trabalho frente à implementação do Programa. Os sujeitos desse estudo reforçaram a visão de que a universidade pública contemporânea vive um momento de democratização do ensino, e que o programa federal Reuni, contribui para a expansão das universidades federais e aumento do número de alunos. Os docentes da pesquisa acreditam que a principal consequência do Reuni para o seu trabalho, é a maior quantidade de alunos e a heterogeneidade entre eles. Percebem a intensificação do trabalho docente a partir das diferentes atividades demandadas ao professor universitário (ensino, pesquisa, extensão, atividades administrativas) vinculadas à cobrança por produtividade. Acreditam que a expansão de vagas na universidade federal é válida desde que acompanhada de financiamento compatível.Item A construção do processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes(Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-26) Vieira Junior, José Marcos; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/2080955778879818; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/9508792536220853; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Braga, Maria JoséO presente estudo preocupa-se com a questão da aprendizagem da docência de professores iniciantes, tendo em conta suas experiências pré-profissionais e profissionais. Tendo isso em vista, considera-se aqui as múltiplas experiências de socialização e formação que interferem na aprendizagem da profissão e o tipo de estabelecimento de ensino no qual o professor principiante ingressa. Levou-se em conta a socialização familiar e escolar (o passado incorporado), a qual constitui seus modos de pensar, sentir e agir habitus (BOURDIEU, 1983); a formação inicial e o exercício profissional. A problematização e a realização da pesquisa sobre o tema aprendizagem da docência de professores iniciantes ancora-se na noção operatória de habitus de Pierre Bourdieu (1983) e na noção de configuração de Norbert Elias (1995). Ademais, toma-se por base os estudos sobre os processos de aprendizagem da docência, mais especificamente o processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes e os saberes docentes. A geração dos dados foi feita através de dois instrumentos: o questionário e a entrevista individual em profundidade com roteiro semiestruturado. O questionário, composto por questões fechadas, versou sobre a trajetória escolar dos sujeitos pesquisados: informações sobre o percurso escolar; sobre o tipo de estabelecimento de ensino frequentado na educação básica; a escolaridade dos avós maternos e paternos, dos pais, bem como dos irmãos. O questionário foi aplicado a um grupo de quatro professores. Posteriormente realizamos a entrevista individual em profundidade com os sujeitos escolhidos, na qual nos interessava aprofundar aspectos importantes sobre os quatro eixos de análise aqui selecionados: família (saberes pessoais dos professores, vida pessoal e experiência familiar: valores morais, posturas, gosto pelo ensino etc.); escola (trajetória escolar, saberes provenientes da formação escolar anterior); formação inicial, percurso universitário e a iniciação à docência (experiência profissional, saberes da prática pedagógica). De acordo com cada eixo, o relato dos entrevistados foi submetido a uma análise mais acurada. Para tal, foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2006), que foi uma técnica que nos auxiliou a apreender o significado das mensagens emanadas dos depoimentos dos nossos entrevistados. Da análise realizada guardadas as singularidades de cada caso ressalta-se que são múltiplas as influências em seus processos de aprendizagem profissional. São diversas as fontes de conhecimentos/saberes que balizam os seus processos de aprender a ensinar o contexto familiar e escolar; o curso de formação inicial; as experiências pré-profissionais e profissionais; a militância religiosa; o mestrado; o contexto de atuação profissional; dentre outras o que vem corroborar com os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) acerca do caráter plural do saber docente. Considerando os quatro eixos de análise, os casos aqui apresentados guardam algumas semelhanças entre si. Mas, se distinguem pelos caminhos que fizeram, pela forma de escolha dos cursos e, certamente, pela dinâmica singular que deram às suas trajetórias de vida, escolar e profissional.Item A construção dos saberes docentes por professores formadores(Universidade Federal de Viçosa, 2012-05-30) Teixeira, Fabiana Cristina; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443; Santos, Marcelo Loures dos; http://lattes.cnpq.br/9545204500515342; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/5736195857704652; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816O presente estudo pretende investigar como se dá a construção dos saberes docentes por professores formadores de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio das narrativas dos professores, focando especificamente em seus percursos de formação. A revisão de literatura englobou como temas principais: a construção dos saberes docentes e o aprender a ensinar; a docência no ensino superior; e a formação de docentes formadores. A análise das narrativas foi realizada a partir da revisão de literatura feita previamente, abarcando autores nacionais e internacionais do campo da formação de professores. Estruturalmente, a análise contou com três eixos temáticos: o primeiro, envolvendo as experiências antecedentes à docência; o segundo, a construção da docência; e o terceiro, considerando os caminhos e desafios dos docentes formadores. Como participantes da pesquisa, contou-se com dois sujeitos atuantes nos cursos de formação de professores, com equivalente tempo de experiência na docência do ensino superior. Os docentes narraram seus percursos formativos a partir de suas experiências educacionais, passando por desafios, figuras de referência significativas em seus trajetos, desafios e as mais variadas experiências que culminaram na forma como atuam na contemporaneidade, considerando os desafios e expectativas. A análise de dados confirmou que a apropriação dos saberes se dá de modo processual, contínuo e perpassando toda trajetória de vida, embora tenhamos focado apenas o percurso de formação. O estudo apontou, ainda, o quanto os saberes docentes estão articulados entre si e interferem-se mutuamente em seus processos constitutivos, envolvendo as dimensões do conhecimento, da experiência e pedagógicas. Além disso, apontou condições mínimas percebidas pelos docentes como fundamentais para a atuação no campo, que envolvem saberes específicos, enfatizando valores éticos, desenvolvimento da autonomia, do pensamento reflexivo, da responsabilidade consigo e com o outro. Inferimos que as condições apontadas por estes formadores perpassam o campo da Filosofia, possuindo relação entre o campo disciplinar e a área de atuação, mas esta é uma lacuna a ser investigada por outras pesquisas.Item A criança de seis anos no ensino fundamental na perspectiva de mães e professoras(Universidade Federal de Viçosa, 2011-04-12) Pedrosa, Michelha Vaz; Oliveira, Milton Ramón Pires de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727595E0; Souza, Rita de Cássia de; http://lattes.cnpq.br/7746547555939279; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230H9; http://lattes.cnpq.br/1408416309984883; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8A presente pesquisa objetivou investigar como as mães representam a entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental, assim como a representação que têm da alfabetização nas turmas de seis anos, buscando verificar se há influência de sua parte sobre o trabalho das professoras neste quesito. O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados a observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. O lócus da pesquisa constituiu-se de duas escolas da rede pública municipal de educação da cidade de Muriaé Minas Gerais. Os sujeitos pesquisados foram seis mães e cinco professoras regentes do 1º ano de escolaridade obrigatória. Os resultados indicaram uma tendência por parte das mães em associar o atual primeiro ano de escolaridade à antiga primeira série, o que as leva, em muitos momentos, a depositar sobre a criança de seis anos e sobre o trabalho da escola as mesmas expectativas de aprendizagem e desenvolvimento antes depositadas nas crianças de sete anos. Dentre as principais expectativas das mães quanto à entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental, destaca-se a ruptura com as práticas atribuídas à Educação Infantil, a aprendizagem da leitura e escrita, bem como o afastamento da rua e da criminalidade. Há, por parte das mães, o desejo e a satisfação em ver os filhos lendo e escrevendo, mesmo que sejam apenas palavras simples, já no primeiro ano de escolaridade. A maioria delas demonstrou compreender a existência das especificidades da criança de seis anos, dentre elas a ludicidade, assim como a compreensão das diferenças individuais de cada criança. No entanto, algumas mães apresentaram uma visão de alfabetização ao longo do primeiro ano de escolaridade como sendo uma meta para os filhos. A justificativa para tal postura pauta-se no fato de não haver mais a reprovação, o que para elas poderá prejudicá-los caso passem para o ano seguinte sem estarem alfabetizados. Quanto à relação família e escola, foi possível observar que esta ainda necessita ser estreitada. As mães afirmam compreender a importância da participação na vida escolar dos filhos, no entanto, algumas delas confessam não disporem do tempo necessário para acompanhá-los como deveriam. Todas mencionaram o fato de já terem, em algum momento, conversado com a professora sobre a aprendizagem da leitura e escrita; todavia, apenas uma delas demonstrou exercer acompanhamento mais sistemático sobre o trabalho da professora. Todas as professoras confirmaram o fato de haver interesse das famílias em torno da alfabetização dos filhos no decorrer do primeiro ano, contudo, consideram que tal fato não exerça influência sobre o seu trabalho. Para as professoras esse interesse está relacionado a outros fatores que de fato influenciam mais na relação de algumas famílias com a escola, como a falta de acompanhamento e colaboração, a falta de diálogo e as comparações feitas entre as diferentes crianças e o trabalho da escola com o de outras.Item Os cursinhos populares: um estudo comparado entre MSU e EDUCAFRO - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2011-03-24) Siqueira, Camila Zucon Ramos de; Ribeiro, Maria das Graças Marcelo; http://lattes.cnpq.br/8454028649004343; Souza, José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4662172593965744; Souza, Dileno Dustan Lucas de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9; http://lattes.cnpq.br/2157880794731462; Mari, Cezar Luiz de; http://lattes.cnpq.br/0201073550093287Essa dissertação trata dos cursinhos pré-vestibulares populares no Brasil. Mais especificamente acerca de dois grupos articuladores dessas experiências: o Movimento dos Sem-Universidade MSU e a Educação e Cidadania para Negros e Carentes EDUCAFRO. Ao longo da trajetória dos movimentos sociais no Brasil, a partir da década de 1990, eles abrandam seu caráter contestatório, tornando-se mais propositivos e acompanhando a chamada globalização . O objetivo deste trabalho foi compreender comparativamente o MSU e a EDUCAFRO, investigando as diferenças na estratégia e filosofia política de ambos para democratização do acesso ao ensino superior. A trajetória da pesquisa parte do histórico dos movimentos sociais no Brasil, da educação popular nesse contexto, seguido do surgimento e um breve histórico dos prévestibulares populares no País, tendo como foco do estudo o MSU e a Educafro, a partir de uma análise comparada. A metodologia utilizada para compreender esses núcleos foi uma revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas com membros do MSU-Minas e da EDUCAFRO-Minas e, por fim, um grupo focal com a presença de ambos. Detectamos que as principais convergências entre as experiências se situam no âmbito da sua tática e funcionamento de atuação. As tensões residem na atuação política desses e na compreensão da educação pública. As articulações se dão na atuação direta, ou seja, nas lutas concretas e pautas unificadoras como: Cotas, ProUni, isenção da taxa de inscrição no vestibular. Há momentos de união entre as partes analisadas, porém evidencia-se que a noção de educação pública é diferenciada entre MSU e EDUCAFRO. A compreensão das ações afirmativas também gera divergências: o MSU as compreende como paliativas, enquanto a EDUCAFRO as enxerga como uma reparação ao povo negro, objetivando a transformação estrutural.Item A Educação de jovens e adultos do campo: um estudo nos projetos de assentamento de Natalândia MG(Universidade Federal de Viçosa, 2012-06-04) Faria, Ana Lucia Ferreira; Souza, Dileno Dustan Lucas de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9; http://lattes.cnpq.br/8595484584340636; Coelho, Edgar Pereira; http://lattes.cnpq.br/2412983438933780; Silva, Maria Aparecida da; http://lattes.cnpq.br/4232244370147858Esta pesquisa teve a proposta de analisar como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que visa a alfabetização e a escolarização em convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), foi constituída nos projetos de assentamento (PAs) do município de Natalândia e se aproximou das especificidades/realidades dos trabalhadores rurais. Buscamos analisar e identificar se a práxis educativa tornou-se um instrumento de democratização da educação e conscientização; interpretar o olhar dos trabalhadores rurais em relação ao pedagógico ao estrutural para assim, identificar limites, possibilidades e contribuições. Esta investigação foi fundamentada por um estudo de caso qualitativo, no qual utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental além de sete entrevistas realizadas com os trabalhadores rurais. De acordo com alguns dados obtidos as limitações e desafios foram: A ausência na oferta de merenda; a demora na realização dos exames oftalmológicos; a precariedade na infraestrutura física das salas de aula; as visitas poucos frequentes da monitora e da coordenadora local e a avaliação realizada para a certificação dos educandos. As possibilidades detectadas foram relacionadas às práticas pedagógicas, que visaram a construção de uma educação contextualizada com as realidades vividas, buscando a consolidação da educação dialógica e problematizadora, o reconhecimento da importância das salas de aula, e, por último, as contribuições proporcionadas com a participação das aulas, possibilitando melhorias na vida pessoal e comunitária. Os trabalhadores rurais, desde a luta pela terra, também se mobilizaram na luta por educação. A EJA/PRONERA concretizou num sonho que não pôde contar com a participação de muitos, devido aos desafios impostos. Defendemos que a EJA do Campo deve ser desenvolvida em articulação com os movimentos sindicais e sociais do campo, sendo assumida também, pelas Prefeituras.Item Educação em tempo integral: cursos e percursos dos projetos e ações do governo de Minas Gerais na rede pública do ensino fundamental, no período de 2005 a 2012(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-04) Paiva, Flávia Russo Silva; Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa; http://lattes.cnpq.br/4550861408643613; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/6687741407344735; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443A efetivação de propostas de educação em tempo integral tem sido crescente nas redes públicas de ensino no Brasil. Em Minas Gerais a proposta governamental de ampliação do tempo escolar diário surgiu, enquanto texto, como um subprojeto intitulado Aluno de Tempo Integral . No ano de 2007 passou por uma ampliação e reformulação em suas diretrizes, originando o Projeto Escola de Tempo Integral e, ao final de 2011 a proposta foi novamente reformulada passando a ser denominada Projeto Educação em Tempo Integral . Diante desse cenário de modificações, a presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a trajetória dos projetos e ações de ampliação do tempo escolar implantados no decorrer dos anos de 2005 a 2012 pelo governo do Estado de Minas Gerais, verificando que concepções de educação integral fundamentam esse tempo integral. Metodologicamente, utilizamos como referencial analítico a abordagem do Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (1992), que fundamenta os estudos de Mainardes (2006), e vem sendo utilizada em diversos países como suporte para análise da trajetória de políticas sociais e educacionais. Assim, num primeiro momento realizamos pesquisa bibliográfica, contemplando as leituras dos estudos de Coelho (2004, 2009, 2010, 2012), Cavaliere (2002, 2004, 2007), Cavalari (1999), Guará (2009), Paro (1988, 2009), Teixeira (1977) dentre outros, permitindo o aprofundamento teórico e a compreensão dos conceitos centrais de análise, relativos ao objeto de estudo - a educação integral e o tempo integral. Posteriormente, realizamos pesquisa documental dos textos normativos dos três projetos da SEE/MG e de outros documentos governamentais que serviram de subsídios para contextualizarmos a política de tempo integral em MG. E em um terceiro momento, realizamos entrevistas semi-estruturadas com profissionais que atuaram na elaboração do texto normativo dos referidos projetos, bem como com educadores que trabalham na Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira e que acompanharam/acompanham sua efetivação. Os resultados da investigação revelaram que MG tem buscado ofertar a educação em tempo integral, o que não implica o oferecimento de uma educação integral, pois apesar das terminologias serem semelhantes, possuem significados diferentes. Além disso, constatamos também que a política de tempo integral da SEE/MG encontra-se em construção, e assumiu, nos três projetos que contemplam a sua trajetória, diferentes concepções e práticas de educação integral, e, até mesmo em alguns projetos combinando características peculiares da educação integral sócio-histórica com outras contemporaneamente referenciadas, mas que nem sempre se dialogam sem conflitos.Item Efeitos do Programa Dinheiro Direto na Escola na gestão escolar(Universidade Federal de Viçosa, 2011-08-05) Santana, Kátia de Cássia; Deus, Maria Alba Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9860141898522353; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443; Oliveira, Rosimar de Fátima; http://lattes.cnpq.br/2891290521082229; http://lattes.cnpq.br/4608666480559199; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6Esta pesquisa teve como objetivo analisar se, a partir do recebimento de recursos oriundos do PDDE, duas escolas de Viçosa, com IDEB abaixo e acima da média nacional, apresentaram novos modos de gestão com vistas ao atendimento dos propósitos de qualidade estabelecidos pelas medidas de desempenho representadas pelo IDEB. Especificamente, buscou-se compreender: a forma como os membros das Unidades Executoras UExs se organizam para tomada de decisões no que se refere ao gerenciamento e ao investimento dos recursos do PDDE; descrever em quais áreas do ensino e/ou atividades educacionais os recursos do PDDE foram empregados com vistas à melhoria do processo de ensino; apontar os possíveis obstáculos e/ou dificuldades políticos e estruturais que as UEx enfrentam durante o processo de gerenciamento e aplicação deste recurso; e compreender a relação estabelecida pelas escolas pesquisadas entre a gestão dos recursos do PDDE e o IDEB, bem como as estratégias de adequação ou elevação desse índice. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois o método utilizado para materializar o presente trabalho foi o estudo de caso. Os instrumentos e as técnicas utilizadas na obtenção de dados foram, respectivamente, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para interpretação dos dados, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados coletados aponta que, na escola A, as formas de participação desses sujeitos junto à UEx aparece de forma restrita à execução de tarefas e presença em reuniões. Isso se refere à consulta e à informação sobre formas de operacionalização, aplicação e prestação de contas dos recursos do PDDE. Na escola B, é possível afirmar, a partir da fala dos entrevistados, que prevalece a participação colegiada na qual os sujeitos exercem influência efetiva e direta na tomada de decisão. Com relação ao investimento dos recursos do PDDE, na escola A, os membros da UEx priorizam a aquisição de materiais e equipamentos ligados à área didático-pedagógica. Também investem em materiais de expediente e manutenção da rede física do prédio escolar. Na escola B, os membros da UEx afirmaram que investem os recursos na área pedagógica, em equipamentos de áudio, processamento de dados e mobília em geral. Ainda de acordo com os membros das UExs, estes não encontram dificuldades em gerenciar e aplicar os recursos oriundos do PDDE. O estudo apontou ainda que no caso das escolas participantes da pesquisa, as UExs não possuem um planejamento e/ou estratégias criadas em função do PDDE para investir os recurso, a fim de elevar o IDEB. A partir dos dados desta pesquisa, conclui-se que o PDDE parece não conseguir promover, de forma direta e eficaz uma mudança das estratégias de gestão a nível local. Além disso, não consegue mudar a gestão e o trabalho desenvolvido nestas instituições a fim de atender os propósitos de qualidade estabelecidos pelo IDEB.Item Eleição para diretores escolares em Minas Gerais: a experiência de um município da Zona da Mata(Universidade Federal de Viçosa, 2011-05-31) Souza, Maria José de; Deus, Maria Alba Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9860141898522353; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/2080955778879818; Ribeiro, Maria das Graças Marcelo; http://lattes.cnpq.br/8454028649004343; http://lattes.cnpq.br/1051132599254814; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de eleição para diretor escolar em escolas estaduais de Urucânia, na Zona da Mata Mineira e as suas implicações para a comunidade escolar. Apresenta uma análise do contexto político brasileiro na década de 80, quando foi promulgada a Constituição de 1988 e do processo de democratização das políticas públicas no país no período. Apresenta ainda, uma reflexão tendo como parâmetro as reformas educacionais realizadas no contexto da política neoliberal, implementada a partir da década de 90. E por fim, tendo como base a pesquisa realizada no município de Urucânia e em diversos documentos da Secretaria Estadual da Educação, desenvolve uma reflexão sobre os principais tópicos que estão presentes na discussão antes, durante e depois do processo de eleição de diretor nas unidades escolares. Ao analisar os fundamentos legais e operacionais que embasam este processo em Minas Gerais, percebe-se que a consolidação deste requer uma mudança necessária à sua compreensão e efetivação na prática. A análise dos resultados das pesquisas documental e de campo indica que, apesar dos esforços empreendidos para a consolidação da democracia nas escolas, há muitas barreiras no que tange à verdadeira participação dos diferentes segmentos na gestão da escola. Portanto, embora se observe um considerável avanço no que tange às ações de participação coletiva nas unidades escolares com a realização do processo direto de eleição para diretor escolar, no seu aspecto legal e operacional, ainda há muito o que ser discutido e aperfeiçoado, para que a democratização escolar seja uma realidade no estado de Minas Gerais.Item Eu não gosto desse instrumento, mas também o aluno não gosta das provas... A avaliação da aprendizagem e a avaliação de disciplinas na ótica de professores universitários(Universidade Federal de Viçosa, 2012-03-30) Evangelista, Maria Tereza Fernandino; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; http://lattes.cnpq.br/9507227476816978; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443; Mâncio, Antonio Bento; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782731E7O presente estudo pretendeu analisar os significados atribuídos à avaliação da aprendizagem por professores e, ainda, investigar os desdobramentos dos resultados das avaliações de disciplinas na reestruturação das mesmas e, diretamente, na prática pedagógica. Essa pesquisa foi orientada em torno de algumas disciplinas e respectivos professores de um específico Centro de Ciências da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Percebemos como as questões didático-pedagógicas estão diretamente relacionadas com o Projeto para Avaliação de Disciplinas (PAD) visto que, através deste último, os docentes podem refletir suas concepções, impressões e situações vivenciadas em sala de aula, o que possivelmente gera elementos de contribuição para o seu próprio desenvolvimento profissional, como também para o estudante. Desse modo, fez-se pertinente a delimitação dos objetivos específicos deste estudo, a saber: verificar se os resultados das avaliações de disciplinas são direcionados a discussões e melhorias das mesmas; analisar os reflexos da avaliação de disciplinas nas práticas pedagógicas dos professores; caracterizar a prática pedagógica dos professores por meio das entrevistas realizadas com os docentes; identificar, nos relatos de entrevistas, as concepções dos professores sobre a avaliação da aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista que se orientou por questões que versaram sobre a formação acadêmica dos sujeitos, o PAD e a prática pedagógica dos sujeitos com ênfase na avaliação da aprendizagem, eixo desse estudo. A análise de conteúdo como opção metodológica nos forneceu elementos para a discussão dos dados, uma vez que orientou-nos na construção das categorias de análise, possibilitando apreciação das mensagens dos professores nas entrelinhas dos discursos, em busca dos significados que esses sujeitos atribuem à avaliação da aprendizagem. Este estudo revela elementos de uma prática pedagógica orientada pela racionalidade técnica e explicita lacunas relativas aos saberes pedagógicos. Da mesma forma percebeu-se que os professores entrevistados entendem a avaliação da aprendizagem mais em uma perspectiva de verificação do conteúdo e desvinculado do processo de ensino e aprendizagem; reconhecem parcialmente a relevância dos resultados das avaliações de disciplinas realizadas pelos estudantes e se utilizam, em parte, desses resultados para aprimorar sua prática pedagógica. Verificou-se que o núcleo do debate se enquadra no contexto da formação de professores, visto que, é neste lugar acadêmico que podem ser levantadas e debatidas questões referentes às práticas avaliativas que transformem um cenário carente de investimento na formação pedagógica dos profissionais.Item A experiência como prática formativa de estudantes na Extensão Universitária(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-06) Cunha, Ana Luiza Salgado; Barletto, Marisa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763744U6; http://lattes.cnpq.br/6780096540741535; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; Bevilacqua, Paula Dias; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727999P6O presente trabalho consiste numa pesquisa que tem como tema a experiência enquanto prática formativa de estudantes de graduação envolvidos em atividades de Extensão Universitária, que por sua vez são compreendidas historicamente em suas diferentes concepções e práticas. O principal objetivo desta pesquisa foi qualificar a dimensão da experiência construída por estudantes universitários envolvidos em atividades de Extensão Universitária, compreendendo como elas incidem na trajetória dos estudantes buscando entender o modo como os mesmos as tratam na sua formação acadêmica. Com o intuito de compreender as diferentes concepções e modalidades de Extensão Universitária constituídas historicamente, associadas às diferentes funções assumidas pela universidade, foram analisadas como as diferenças sociais e políticas nas concepções e modalidades de Extensão atravessam as diferentes experiências formativas de estudantes. Nos caminhos metodológicos, optamos por utilizar entrevistas, na perspectiva de Grupo Focal, enquanto instrumento de produção de informações sobre as experiências extensionistas, sendo realizados quatro encontros com diferentes grupos de estudantes universitários. Para compreender e analisar as informações emergentes dos grupos focais, à luz das teorias por nós trabalhadas nesta pesquisa, utilizamos o método da Análise de Conteúdo, com o objetivo de extrair significados dos discursos construídos coletivamente pelos estudantes, identificando características da mensagem, sentidos e significados e compreendendo elementos que transversalizam as diferentes experiências, concepções e práticas. Os resultados desta pesquisa permitiram-nos qualificar as experiências dos estudantes universitários na perspectiva da historicidade das práticas de Extensão, bem como os significados e sentidos das experiências em Extensão Universitária na construção do conhecimento acadêmico. Assim, compreendemos a existência de outras formas de tecer conhecimentos, nos quais a Extensão Universitária aparece como uma das possibilidades de espaços para outros tantos conhecimentos que se anunciam como novos paradigmas.Item Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo: produções do período 2006-2011(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-22) Freitas, Katia Pinheiro de; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; http://lattes.cnpq.br/3231279022494480; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; http://lattes.cnpq.br/3290799012387538; Porcaro, Rosa Cristina; http://lattes.cnpq.br/1639671339500139; Costa, Vânia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/2266891540957637Esta dissertação propõe um debate teórico sobre a formação de educadores de jovens e adultos do campo, a partir da análise da produção acadêmica sobre essa temática, no período de 2006 a 2011. O objetivo deste estudo foi analisar como a temática formação de educadores de jovens e adultos do campo vem sendo investigada nas dissertações e teses no Brasil, especialmente em Minas Gerais. A Revisão de Literatura contemplou as temáticas Educação do Campo e Formação de Educadores . Ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa quanti-qualitativa, a pesquisadora utilizou como procedimento técnico de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, que teve um caráter inventariante e descritivo da produção científica. A produção bibliográfica foi analisada por meio do Método Análise de Conteúdo. Na análise da produção bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campo, identificamos que se trata de uma temática ainda pouco explorada pelos pesquisadores no Brasil. A partir do conjunto das pesquisas analisadas sobre a formação de educadores da EJA do campo, foi possível identificar experiências localizadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Bahia e Ceará, que evidenciam contradições, desafios e possibilidades para a EJA do campo. As pesquisas analisadas revelam que se trata de um espaço de sujeitos diversos: posseiros, agricultores familiares, assentados da Reforma agrária, comunidades rurais. Entretanto, sinalizam também que a maioria das experiências educativas do campo encontra-se nos espaços referentes à Reforma agrária. Quanto aos educadores, estes compõem um grupo heterogêneo nas suas vivências e práticas, bem como na forma de atuação, sendo que a experiência prática e a inserção nos Movimentos Sociais foram consideradas, nas pesquisas, como um grande diferencial e como perspectiva na formação profissional desse educador. O grande desafio que as produções acadêmicas revelaram é em relação à ausência de formação específica para os educadores de jovens e adultos do campo. Dessa forma, constatou-se que há necessidade de uma política de formação inicial e continuada desses profissionais da educação.Item A Formação docente no curso de letras: o currículo e suas interseções entre os saberes e a relação teoria-prática. Um estudo de caso do curso de letras da UFSJ(Universidade Federal de Viçosa, 2012-06-20) Alvarenga, Fernando Marques; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/8302449596418454; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709O presente estudo objetivou analisar a formação de professores no curso de Letras de uma universidade pública, compreender quais saberes são pertinentes a esta formação e como se dá a articulação da teoria e da prática no currículo. Esta análise foi realizada através da leitura e estudo sobre currículo, embasada nos elementos Saberes e relação Teoria-prática, tendo como suporte as DCN s (2002) e as DCN s (2001) do curso de Letras. A pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa e contou com um Estudo Exploratório de três cursos de Letras de três universidades públicas mineiras. Após esta análise inicial, que contou com a leitura e análise de conteúdo dos currículos e dos PPP s, foi decidido trabalhar com o currículo do curso de Letras da UFSJ, orientado por um Estudo de Caso. Este estudo foi guiado pela leitura e análise do PPP, do currículo e dos demais documentos que compõem o curso, como histórico deste curso, do departamento, resoluções e o reconhecimento e análise das Práticas Curriculares, disciplinas diferenciadas na formação de professores não encontradas nos outros currículos analisados. O uso de entrevistas na metodologia foi fundamental para compreender a estrutura e o funcionamento do currículo e perceber as características da formação de professores deste curso. Os dados obtidos através da metodologia de Análise de Conteúdo possibilitaram análises e o reconhecimento dos saberes que são adotados e trabalhados no curso de Letras da UFSJ, bem como as possibilidades de articulação da teoria e da prática no currículo. O que se constatou foi que há uma supervalorização dos saberes disciplinares, saberes teóricos referentes ao campo da Letras, como a Linguística e a Literatura e uma ausência ou mesmo um silenciamento dos saberes pedagógicos e das Ciências da Educação. A Prática é visualizada nas disciplinas denominadas Práticas Curriculares, mas referenciada por uma pedagogia apenas construtivista, determinada pelo construir material didático e elaborar seminários sobre o ensino de Língua Portuguesa. Destaca-se uma formação técnica e uma didática descontextualizadas ao exercício concreto da profissão, mas situa-se um currículo embasado nas diretrizes, de acordo com as características e o olhar para o mercado de trabalho.Item O legal e o prescrito em debate: os pressupostos da formação do professor nos currículos de cursos de Pedagogia(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-26) Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/5177454232177003; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056Mesmo com a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Pedagogia (BRASIL, 2006), que revela a definição da docência como base comum de formação nos cursos de Pedagogia, as discussões em torno desse curso estão ainda muito acirradas, principalmente no que concerne ao perfil profissional e ao objeto do curso. Tais discussões se engendram numa lógica mais ampla de debates acerca da formação de professores. Os currículos de formação se configuram a partir de uma perspectiva de educação, de ensino e de professor, podendo ser a partir das racionalidades técnica, prática e/ou crítico-reflexiva. Nesse sentido, nosso estudo se justifica na medida em que buscamos compreender a configuração curricular dos cursos de Pedagogia, problematizando pressupostos da formação do pedagogo conforme as Diretrizes Nacionais e os currículos prescritos de três universidades públicas mineiras, discutindo centralmente sobre a concepção de docência. Como percurso metodológicoanalítico nossa pesquisa se encaminhou numa vertente qualitativa, em que a análise documental constituiu-se em metodologia central. Como instrumento de análise, utilizamos a análise de conteúdo, buscando entender e problematizar, a partir das unidades de registro, a categoria central deste trabalho, a saber: concepção de docência. A análise foi encaminhada no sentido de estabelecer discussão cíclica e constante com a literatura que embasou nossas reflexões. Num primeiro momento, trouxemos a discussão e configuração do campo da formação de professores ao longo da história, abarcando a concepção de docência atrelada às racionalidades, desde a criação da primeira escola para preparação de professores. O segundo capítulo discorreu especificamente sobre o curso de Pedagogia e a configuração curricular que foi sendo configurada nesse curso desde sua criação, em 1939. Acreditamos que os resultados alcançados com essa pesquisa podem trazer contribuições significativas no meio acadêmico e especificamente para as discussões veementes sobre o curso de Pedagogia, tendo ciência de que são passíveis de outros olhares, pois o conhecimento é um estado em processo e não acabado. Percebemos, conforme análise do currículo prescrito das três universidades selecionadas, que as Diretrizes (BRASIL, 2006), enquanto documento curricular oficial, apresentam precedentes para a interpretação variada dos pressupostos que embasam a estruturação curricular prescrita pelas instituições formativas, o que pode representar uma fragilidade, tendo em vista a configuração identitária do curso. Sendo assim, pudemos problematizar a concepção alargada de docência expressa nos documentos oficiais analisados, que se revela na constituição do hiperprofissional ; bem como a fragilidade ainda encontrada nos currículos prescritos para a efetivação da integração teoria-prática na formação do pedagogo. Portanto, ainda se fazem pertinentes as discussões em torno do curso de Pedagogia a fim de minimizar as incertezas e buscar maiores definições acerca da identidade deste.Item Limites e possibilidades do plano de estudo na articulação trabalho-educação na Escola Família Agrícola Paulo Freire(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-27) Melo, Érica Ferreira; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; http://lattes.cnpq.br/7862570395877965; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; http://lattes.cnpq.br/2245955440992963; Brandão, Nágela Aparecida; http://lattes.cnpq.br/7195232489120252; Rodrigues, João de AssisEsta dissertação de mestrado se insere no contexto da Pedagogia da Alternância, uma proposta de formação que busca articular as aprendizagens no ambiente familiar com as aprendizagens no ambiente escolar, ou seja, uma integração escola-família, teoria- prática e educação-trabalho no processo educacional no contexto campo. Para auxiliar a realização deste propósito a Pedagogia da Alternância trabalha com instrumentos pedagógicos apropriados, dentre os quais destacamos o Plano de Estudo (PE), por sua centralidade na articulação entre os diferentes tempos e espaços da formação. Situamos esta pesquisa na perspectiva de ampliar a compreensão sobre o PE a partir do processo de formação da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), como instrumento de valorização do trabalho e utilização do seu potencial educativo na formação dos jovens do campo. Para alcançar este objetivo recorremos a uma revisão bibliográfica, sobre as temáticas: Educação do Campo, trabalho como princípio educativo e Pedagogia da Alternância. Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizamos, como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários, que foram analisadas sob a perspectiva do Método de Análise de Conteúdo. A partir das compreensões dos sujeitos da pesquisa constamos, no desenvolvimento do PE, algumas limitações na busca deste enquanto articulador dos diferentes meios de formação da EFAP, tais como: o não envolvimento dos educandos na escolha do tema do PE; a ausência das visitas dos monitores às propriedades e comunidades dos educandos, durante a operacionalização do PE; dificuldade dos monitores em aprofundar o tema do PE; dificuldade dos educandos e das famílias em aplicar o PE; e a falta de compreensão sobre este instrumento pelos monitores, famílias e educandos envolvidos no processo de formação da EFAP. Estas limitações nos levam a identificar uma lacuna entre o que é proposto pela teoria acerca do PE e o que realmente acontece no seu cotidiano. Além disso, estas limitações podem acarretar em um esvaziamento de seu potencial de valorização do trabalho como princípio educativo. Entretanto, identificamos, também, algumas possibilidades do referido instrumento por consistir em um articulador dos diferentes meios e o diálogo que ele estabelece com o trabalho do campo.Item Narrativas de professoras: análise da construção dos saberes da prática de profissionais com experiência reconhecida(Universidade Federal de Viçosa, 2012-06-12) Matias, Bárbara Ferreira; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; http://lattes.cnpq.br/9998425315599374; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056Os professores possuem uma importante função dentro da escola e da sociedade, como, por exemplo, transmitir a cultura e os conhecimentos produzidos ao longo do tempo, no sentido de garantir o desenvolvimento da humanidade, possibilitando uma integração do homem consigo mesmo e com o mundo (NÓVOA, 1991). Portanto, o trabalho dos professores se mostra como uma prática em que incide um alto nível de responsabilidade social. Nesse sentido, procuramos com esta pesquisa evidenciar as vozes de professoras experientes, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, do município de Viçosa (MG), consideradas referência em seu contexto de atuação. Por meio das narrativas dessas professoras experientes, buscamos apreender os processos formativos que contribuíram para que se consolidasse uma prática educativa que se tornou referência. Tivemos por objetivo discutir o processo de construção de seus saberes profissionais, mais especificamente os saberes experienciais, no contexto de atuação profissional durante seu percurso formativo; compreender as relações entre os percursos formativos (a vida de estudante da educação básica, a formação inicial e contínua) das professoras e a construção dos saberes práticos, no contexto de atuação profissional. Para as discussões sobre formação de professores apoiamos em Garcia (1999) e para a contextualização da realidade das políticas de formação dos docentes no Brasil nos pautamos em Freitas (2007), Pimenta (2007) e Saviani (2009); sobre as contribuições mais relevantes a respeito de saberes docentes, trazemos Tardif (2010), Gauthier (1998), Nunes (2004) e Borges (2004); sobre a aprendizagem da docência dialogamos com Mizukami (1996) e Schön (1995); sobre a categoria experiência nos apropriamos das reflexões trazidas por Dewey (2010) e a temática das narrativas foi aprofundada principalmente por meio das contribuições de Josso (2004), Ferenc (2005), Nóvoa e Finger (1988). A pesquisa qualitativa foi a abordagem utilizada. A entrevista foi o meio de interlocução com as professoras e a narrativa o meio de acesso às formas como os seres humanos experimentam o mundo (CONNELLY; CLANDININ, 1990), ou seja, o significado que as professoras entrevistadas atribuem ao mundo e o sentido que suas experiências trouxeram para a formação de cada uma. Dialogamos com 4 (quatro) professoras que, em média, possuem 32 anos de exercício no magistério. O acesso às professoras foi por meio da técnica bola de neve em que cada professora entrevistada indicava a próxima. Os relatos das professoras nos permitiu compreender que as experiências escolares anteriores, quando ainda eram estudantes, foram definitivas na construção da trajetória profissional. As professoras se formaram no ensino médio, entre 1976 e os anos 1982, em uma mesma escola, que era uma Escola Normal, tradicional, no município de Viçosa (MG), naquele período. Nessa escola, as professoras tiveram professores que serviram de referências à construção de seus saberes. O curso adicional ao magistério foi um marco em termos de saberes sobre os processos de construção do conhecimento sobre a alfabetização e a educação infantil; as professoras revelaram que a formação em serviço foi mais significativa que a formação inicial em suas trajetórias profissionais. Além disso, apontaram a experiência cotidiana como fonte de segurança para a sua prática. Evidenciaram os saberes demandados à docência que foram relativos aos saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos. O estudo aponta ser necessário um investimento no desenvolvimento profissional dos docentes; também há a necessidade de promover trocas, grupos de estudos etc. em que os professores iniciantes sejam tutelados pelos mais experientes. Por fim, fica o desafio de repensar a formação inicial dos docentes de maneira a possibilitar uma maior aproximação da realidade educativa.