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    Análise dos aspectos linguísticos e pedagógico-estruturais de um portal em construção para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-29) Vieira, Amanda Monteiro Leite; Chaves, Idalena Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6253262291215378
    Esta pesquisa objetiva analisar linguística e pedagógica-estruturalmente, um portal educativo em construção, na Universidade Federal de Viçosa, para o ensino de Língua Inglesa para crianças. À luz dos dados coletados, foram avaliadas as concepções de língua e linguagem e de ensino-aprendizagem que emergem das atividades e dos recursos pedagógicos utilizados na estruturação do portal. Para tanto, o método utilizado foi o dedutivo e como procedimento, foi utilizada a análise documental. Os resultados obtidos demonstram que as atividades hospedadas no portal estão aliadas a uma perspectiva funcional e social do ensino- aprendizagem de línguas, e que o desenvolvimento das habilidades linguísticas bem como os elementos utilizados para a estruturação visual do portal estão apropriados para o conhecimento da Língua Inglesa de forma interdisciplinar e intercultural. A estrutura, rica em imagens, e cores diversas, provê uma navegação intuitiva e dinâmica, para crianças. As conclusões deste estudo apontam que a análise de um portal educativo para ensino de língua inglesa para crianças traz benefícios para a formação tanto de professores, quanto de estudantes. Isso, pois, o atual contexto social tecnológico nos quais os cidadãos estão inseridos, tem exigido, cada vez mais, o domínio das ferramentas digitais para promover um processo de ensino-aprendizagem de línguas dinâmico e eficaz. Palavras-chave: Portal educativo. Língua inglesa. Crianças.
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    Na rota do trágico: subjetividades negras em Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller.
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-20) Miranda, Janaína Reis de; Pereira, Maria do Rosário Alves; http://lattes.cnpq.br/4918261347358119
    Propomos, neste trabalho, analisar as obras Harlem Duet, de Djanet Sears, e “Tolston Closing”, de Kei Miller, ambas de autores negros, sob a perspectiva dos papéis de gênero, utilizando, como objeto de pesquisa, estudos sobre as tragédias clássica e moderna, explorando o intertexto com Medeia, de Eurípides, e Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare, e sobre a crítica espacial, aprofundando as investigações à luz do mapeamento cognitivo e dos espaços diaspóricos presentes nas obras. Para isso, procuraremos identificar os recursos narrativos utilizados por Sears e Miller para determinar a conduta dos personagens nas esferas social, étnico- racial e econômica, bem como os efeitos de suas ações nos contextos nos quais se inserem. Estudaremos, ainda, as masculinidades negras, explorando a perspectiva dos personagens masculinos em relação às protagonistas femininas, problemática que envolve a desigualdade social, o racismo estrutural e a crítica da naturalização de práticas sociais como o machismo e o abandono do lar. Palavras-chave: Tragédia. Espaço. Diáspora. Gênero.
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    Autonomia no ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores em pré-serviço
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-03) Antunes, Bárbara Laís Pereira; Valadão, Michelle Nave; http://lattes.cnpq.br/3055538418536633
    A autonomia no ensino e na aprendizagem de línguas tem sido um tema de intensas pesquisas e discussões na Linguística Aplicada atualmente, mas embora muito se fale sobre o papel do aluno, o papel do professor e o funcionamento desse sistema, nota-se a necessidade de verificar o estado da formação de professores com relação aos conceitos ligados à autonomia. Desse modo, foram investigadas as percepções de professores de línguas licenciandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que estão em pré-serviço no Programa de Extensão em Línguas (PRELIN) por meio de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Foi identificado que suas concepções de autonomia refletem conceitos de metodologias ativas de ensino de línguas, como a Abordagem Comunicativa, o Pós-Método e a Perspectiva Acional, que atribuem papel central e ativo ao aprendiz, procuram promover sua motivação para que tenham independência de se responsabilizar por sua aprendizagem e complementá-la fora da sala de aula. Os professores não compreendem a autonomia como um sistema complexo que envolve processos, dimensões, técnicas, estratégias, avaliações e adaptações, portanto, não mostraram saber definir um papel de professor que seja guia, mentor e estimulador dessa autonomia complexa. Eles informaram, em sua maioria, não ter tido uma formação voltada para essas teorias e, os que disseram ter tido contato, apesar de trazerem conceitos teóricos mais complexos do que é autonomia, não mostraram saber como colocá-los em prática e resolver problemas com a passividade dos alunos. Isso indica uma formação inicial que pode melhorar em oferecer aos professores de línguas conhecimentos para estimular de forma eficiente e consciente a autonomia dos aprendizes. Por isso, todos os participantes relataram acreditar que receber esse tipo de formação enriqueceria muito suas práticas docentes. Palavras-chave: Autonomia. Ensino de línguas. Formação de professores.
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    Discurso de ódio nas redes sociais: uma análise semiolinguística de postagens de deputadas brasileiras no Instagram
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Teixeira, Viviane Aparecida Fialho; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/4853574165550707
    O discurso de ódio está relacionado à utilização de palavras, expressões e enunciados que tendem a desqualificar o adversário. Com base nisso, decidimos estudar o discurso de ódio compartilhado no cenário da pandemia da covid-19, importante momento histórico vivenciado recentemente. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a construção do discurso de ódio a partir dos comentários das publicações no Instagram de Deputadas filiadas a partidos de direita: Carla Zambelli e Bia Kicis, e Deputadas filiadas a partidos de esquerda: Jandira Feghali e Gleisi Hoffmann. Tais publicações se referem ao assunto “isolamento social” e foram compartilhadas entre dezembro de 2020 e abril de 2022. Para a análise, tivemos como base a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Assim, verificamos os artefatos verbais utilizados pela instância política para construir um discurso que buscasse atrair cada vez mais cidadãos a seguirem e defenderem as propostas apresentadas. De modo específico, identificamos, primeiramente, as propostas e estratégias utilizadas pelas deputadas para publicarem tais propostas. Em seguida, a partir da técnica de saturação, analisamos os comentários das respectivas postagens. Em meio aos resultados, foi possível identificar os imaginários associados ao discurso de ódio nas publicações e comentários selecionados sobre o isolamento social. Nesse sentido, observamos que a construção do discurso de ódio esteve diretamente relacionada às propostas defendidas pelas deputadas, e os comentários de ódio foram direcionados a terceiros. Em resumo, foi possível verificar que os imaginários sociodiscursivos relacionados à temática isolamento social estiveram em concordância com os valores compartilhados entre as deputadas e seus seguidores. Palavras-chave: Discurso de ódio. Discurso político. Teoria Semiolinguística.
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    O ministério da polêmica: humor, representações sociais e a gestão da Saúde durante a pandemia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-17) Barros, Camila Cardoso; Vale, Rony Petterson Gomes do; http://lattes.cnpq.br/1252433701459811
    No contexto brasileiro, os impactos da Covid-19 não se restringiram ao âmbito da saúde pública, tendo, assim, reflexos negativos nos aspectos econômicos, sociais e, principalmente, políticos. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, órgão em evidência em crises sanitárias, viu- se instaurado em meio a uma instabilidade de gestores: ao longo da pandemia, considerando-se 2020 e 2022, o comando foi alterado por quatro vezes, tendo como ministros Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga. Diante desse contexto, objetivamos, neste trabalho, analisar discursivamente as estratégias mobilizadas em charges para a representação do ministro da saúde durante a pandemia no Brasil. Assim, para o corpus, foram selecionadas 30 charges, a partir de pesquisa na plataforma Google, com a busca “charge + nome do ministro da saúde”, publicadas em mídias on-line, de abril de 2020 até fevereiro de 2022. Dentre essas, cerca de 5 charges são referentes a cada período de comando, além de 6 que fazem alusão aos períodos de troca e à situação do Ministério de maneira geral. No que concerne ao arcabouço teórico-metodológico, utilizamos, primordialmente, a Teoria Semiolinguística (TS) de Patrick Charaudeau, considerando-se a sua pertinência e aplicabilidade em referência ao estudo. Assim, percebemos que a análise das charges foi uma tarefa complexa que demanda a utilização de diferentes quadros da TS e que os resultados indicaram que a representação do ministro da saúde do período pandêmico consistiu em um gestor circunscrito por silenciamento, apatia e submissão, em um contexto predominantemente marcado por negacionismo, omissão e passividade, visto que em todas as charges que aparecem interlocução direta entre ex-ministros e ex-presidente, os antigos comandantes da Saúde não possuem fala. Palavras-chave: Análise do discurso. Teoria Semiolinguística. Covid-19. Charges.
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    Formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de inglês: um olhar para o contexto da pessoa idosa e para o envelhecimento ativo e saudável
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-05) Duarte, Alice Mendes; Coelho, Hilda Simone Henriques; http://lattes.cnpq.br/8852063141360205
    Atualmente, existem, em diferentes instâncias da sociedade, iniciativas que proporcionam às pessoas idosas boas condições para que tenham um envelhecimento ativo e saudável. Contudo, quando se trata de oportunidades de aprendizagem, especialmente de uma língua estrangeira, ainda há muito a ser explorado. Portanto, com o objetivo de contribuir para a inserção da pessoa idosa na sociedade, surgiu o projeto de Ensino de Inglês para Idosos através de uma parceria do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), do Departamento de Letras, com o Departamento de Nutrição e Saúde, ambos da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI). Nesse contexto, esta pesquisa investiga as alunas idosas e professoras participantes, reconhecendo como o projeto colabora para o envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa e para a formação dos professores envolvidos. Além de reconhecer quais fatores levaram as idosas a investirem no curso, relatar as suas expectativas e experiências de aprendizagem e analisar quais os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o processo de aprendizagem. Analisamos também as experiências das professoras para a atuação com o público idoso. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo, reconhecendo as variáveis envolvidas no processo de aprendizagem de inglês por pessoas idosas através da aplicação de um questionário de perfil e de uma entrevista semiestruturada feita por telefone e gravada, sob a permissão dos participantes. Para as professoras, solicitamos um relato de experiência sobre a sua trajetória no projeto e um questionário de perfil. Por fim, foram observadas reuniões de formação entre as professoras e as coordenadoras do projeto. Como resultado percebemos que o engajamento dos idosos no curso demonstra que buscam por meios de terem um processo de envelhecimento mais significativo, integral e ativo. Além disso, observamos que, ao passo que as expectativas criadas por eles poderiam ser frustradas devido aos desafios enfrentados ao longo do processo, há também fatores que complementam o aprendizado e são muito importantes, como a interação com os colegas e com as professoras, a oportunidade de compartilhar experiências de vida e criar laços. Justamente por isso, a pandemia de Covid-19 trouxe grandes impactos para a saúde física e mental dos idosos e a necessidade de readaptação das professoras que, devido a lacunas em sua formação, não estavam preparadas para atuar com os alunos de forma remota. Foi preciso lidar com a distância física, as limitações da tecnologia e a desmotivação dos alunos para com os estudos. Por fim, notamos que o projeto é de grande relevância para o público idoso, além de ser uma nova área de trabalho para professores de língua estrangeira. Para além da aprendizagem, o ambiente da sala de aula e o vínculo criado entre gerações são fatores motivadores para o envelhecimento ativo e saudável e para a formação profissional das professoras. Palavras-chave: Aprendizagem. Língua estrangeira. Pessoa idosa. Envelhecimento ativo.
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    O processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: a representação social de professores universitários sobre o papel do professor
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-22) Souza, Vanessa Veiga de; Coelho, Hilda Simone Henriques; http://lattes.cnpq.br/1699342802705529
    Inserido em diversas áreas do conhecimento, o fenômeno da representação social pode ser compreendido em relação a formação de professores. Não são muitos estudos na área que relacionam representações sociais e o papel do professor, dessa maneira, este estudo é baseado nesse fenômeno, onde o foco é nas representações sociais do papel do professor e como as emoções e as experiências prévias diante do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, contribuem para a percepção desse papel. Embora existam diversos estudos acerca das representações sociais, aqui elas são concebidas como as construções de um determinado objeto por meio das relações, da linguagem, da comunicação, das crenças, das experiências, das emoções e que permite que aquele sujeito, através das representações, possa se sentir parte de um grupo no qual identifica-se com esse mesmo objeto (MOSCOVICI, 2015). Com bases nos estudos sobre emoções, experiências, papel do professor e representações sociais (MATURANA, 2002; MICCOLI, 2097; MORGADO, 2001; CONCEIÇÃO E SOUZA, 2012; ROJO, 2012; FERNANDES, 2012; JODELET, 1989; MOSCOVICI, 2015), esta pesquisa, caracterizada como qualitativa tem como objetivo analisar as representações de professores universitário sobre seu próprio papel enquanto formadores de professores, identificando e reconhecendo suas experiências e emoções vive ciadas no ensino de línguas estrangeiras. Para a realização deste estudo, contamos com a colaboração de dois professores universitários de universidades federais diferentes, de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa foram gerados através de três instrumentos: questionário perfil via formulários Google, uma narrativa visual e uma entrevista online via Google Meet. A narrativa visual foi analisada a partir da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEWEEN, 2006), enquanto os outros dados foram analisados com o auxílio de um software conhecido como MAXQDA 2020. Os dados analisados sugerem que a representação social do papel do professor formador é o de mediador, preocupado com a realidade dos alunos, que os coloca como importantes no processo de aprendizagem (JODELET, 1985; SPINK, 1993). Ademais, os resultados apontam que as experiências e emoções auxiliam na construção da representação social do papel do professor e estão relacionadas. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para reflexões acerca do papel do professor e sua representação enquanto formador de futuros professores de línguas, bem como impulsionar que professores formadores possam refletir sobre suas trajetórias e suas práticas. Palavras-chave: Representação social. Experiências. Emoções. Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
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    O ensino da semântica de TO e FOR para aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira: comparando abordagens explícitas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Reis, Luísa Cavaliére Talma; Oliveira, Aparecida de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9425571417096637
    No campo de ensino-aprendizagem de segunda língua (L2), a investigação da eficácia de diferentes tipos de instruções sempre despertou grande interesse (CELCE-MURCIA, 1991; ELLIS, 2005; BROWN; LEE, 2013; RICHARDS; RODGERS, 2014; dentre outros). As instruções explícitas destacam-se nesse cenário por favorecerem a aprendizagem de categorias complexas (NASSAJI, 2017; ELLIS e SHINTANI, 2014; ELLIS, 2005). Essas categorias relacionam-se àquelas formas que apresentam múltiplos significados (VanPATTEN, 2004) ou evocam domínios conceituais mais abstratos. Esse é o caso das preposições da língua inglesa. As abordagens e metodologias utilizadas tradicionalmente em sala de aula apresentam os sentidos desses elementos como arbitrários, o que implica a memorização como único recurso de aprendizagem. No ensino de inglês como L2 para aprendizes brasileiros, alguns significados serão mais difíceis de serem mapeados pelos falantes. Isso se aplica a to e for. Esta dissertação tem por finalidade, então, promover um entendimento maior da diferença semântica entre essas duas preposições e a investigação da contribuição de três abordagens de ensino. Apresenta-se uma comparação de resultados advindos de abordagens explícitas aplicadas ao ensino de 7 sentidos de to e 10 sentidos de for. Para explicar a polissemia desses elementos, utilizou-se como referência teórica principal a Semântica Cognitiva, pois se considera que as suas estruturas semânticas podem ser descritas através de sentidos centrais e estendidos, os quais se relacionam dentro de uma rede polissêmica. Teve-se como base os sentidos apresentados nas redes de polissemia de Tyler (2012) e Mueller (2016). A coleta de dados foi composta por dois grupos de tratamento e um de controle e se consolidou através de Oficinas com a duração de dois dias. O primeiro grupo de tratamento (GT1) recebeu um ensino dedutivo a partir de abordagem pautada na Linguística Cognitiva (LC). Buscou-se seguir as tarefas presentes em Tyler (2012) e explorar o caráter polissêmico das preposições, bem como os contextos espaciais e metafóricos dos sentidos, através da descrição de seus diagramas, os quais exprimem a relação entre o elemento figura e o elemento fundo em cada um dos sentidos que compõem as redes de polissemia. O segundo grupo de tratamento (GT2) teve um ensino explícito indutivo por meio da abordagem Data-driven learning (DDL), empregando amostras do Corpus of Contemporary American English (COCA). Para essa instrução, utilizou-se uma versão soft do DDL que se espelhou na fórmula pedagógica de Johns (1991). Essa fórmula tem por objetivo possibilitar que os alunos identifiquem padrões linguísticos através das etapas de identificação, classificação e generalização das categorias alvo. Os 17 sentidos alvos foram apresentados aos participantes por meio de linhas de concordância. O grupo controle (GC) recebeu uma instrução dedutiva através de uma abordagem tradicional (TRAD). A instrução desse grupo também seguiu o proposto por Tyler (2012) para esse tipo de abordagem. Essa abordagem assume um caráter arbitrário para a polissemia das preposições. Os mesmos sentidos foram apresentados através de uma lista de usos possíveis. Um teste escrito de completar lacunas foi aplicado aos 34 participantes da pesquisa em três fases: como pré-teste, antes do tratamento; como pós-teste imediato, ao fim do último dia de instrução; e como teste tardio, a partir de 3 meses após o fim da Oficina. Dentro das 34 lacunas gerais presentes nesse único instrumento de coleta de dados, considerou-se nas análises 17 lacunas alvos, que correspondiam aos sentidos ensinados. Os resultados demonstraram que o sentido básico “intenção” da preposição for é o mais difícil de ser percebido pelos alunos, pois obteve somente 38% de acerto no pós-teste e 20% no teste tardio. Considera-se que tal dificuldade ocorre porque no português esse sentido da preposição não é marcado, levando os alunos a utilizarem de forma errada a preposição to que expressa a noção de direção espacial. Os sentidos que obtiveram mais acertos em termos numéricos foram o sentido básico “de face ao objetivo” de to e “resposta desejada” de for, identificados por 97% e 94% dos participantes respectivamente. Os sentidos que mais obtiveram ganhos porcentuais foram o sentido “limite” de to (125%) e “resposta pessoal” de for (57,89%). A ANOVA de um fator para a abordagem da LC indicou que ao nível de significância de 5%, houve variação estatística significativa entre o desempenho dos alunos, uma vez que o valor-P foi 0,000588. O grupo GT2 e o GC não foram significativos estatisticamente no contexto específico desta pesquisa (p= 0,097527 and p=0,156073 respectivamente). Entretanto, apresentaram ganhos nos resultados do pós-teste e do teste tardio. As médias gerais do pós-teste e do teste tardio dos grupos de tratamento cognitivo (13,17) e de Data-driven Learning (13) foram melhores do que as do grupo tradicional (11,7). Levando em consideração a complexidade da polissemia das preposições, acredita-se que a utilização de abordagens de ensino que explicam a motivação dos sentidos dessas categorias pode ser altamente benéfica para o aprendizado no contexto de aprendizado de inglês como L2 por falantes de português L1. Palavras-chave: Preposições to e for. Semântica cognitiva. Ensino e aprendizagem de inglês como L2. Abordagens explícitas. Ensino dedutivo de L2. Linguística cognitiva. Abordagem tradicional. Ensino indutivo de L2. Aprendizado guiados por dados. Redes de polissemia.
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    Crenças e emoções de professores em formação inicial acerca de gêneros e sexualidades no ensino e aprendizagem de línguas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Silva, Lucas Araujo; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6237496959270917
    Mudanças sociais complexas imbricadas em relações de poder marcam, influenciam e (re)constroem a contemporaneidade por meio das práticas sociais. Gêneros e sexualidades, assim como as crenças e as emoções, são atravessados por essas transformações, e resultam em processos de produção da diferença através do controle do que se pode ser, acreditar e sentir. Em Linguística Aplicada, apesar da grande gama de investigações acerca desses temas, não foram encontrados trabalhos que os exploraram de forma relacionada ao ensino e aprendizagem de línguas num contexto nacional. Diante disso, objetivou-se pesquisar crenças e emoções de professores de línguas em formação inicial sobre gêneros e sexualidades na formação em Letras. A pesquisa foi conduzida no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e contou com seis participantes de diferentes habilitações. O material empírico foi reunido por meio de questionários abertos, narrativa escrita e entrevista, no contexto de um curso de extensão de 40 horas de duração com a finalidade de promover a formação em gêneros e sexualidades aos participantes. Baseadas na prática problematizadora proposta em Linguística Aplicada Crítica, a análise e discussão dos resultados apontam para diversos e distintos contextos sociais geradores de crenças e de emoções sobre vivências LGBTQIAP+, formação docente e ensino de línguas. Os professores de línguas em formação inicial apresentam crenças sobre agentes contribuidores para preconceito, tabu e desinformação sobre gêneros e sexualidades, sobre agentes contribuidores para informação e conscientização sobre gêneros, sexualidades e educação, e sobre a construção identitária dos gêneros e das sexualidades. Além disso são notadas as emoções de angústia, medo, indignação, vergonha e felicidade, relacionadas majoritariamente às identidades LGBTQIAP+. A investigação das relações entre crenças, emoções, gêneros e sexualidades traz reflexões sobre como as relações de poder atuam de forma atroz contra identidades dissidentes, e contribuem para perpetuação de violências, preconceitos, estereótipos e tabus sociais. Ademais, este trabalho traz implicações para a formação docente e para o ensino e aprendizagem de línguas. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. LGBT+. Crenças. Emoções. Formação de Professores. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Curso de Extensão em Gêneros e Sexualidades no Ensino de Línguas.
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    Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-20) Souza, Leonardo Gomes de; Barroca, Iara Christina Silva; http://lattes.cnpq.br/7168688958499606
    A escritora Conceição Evaristo entrelaça, em sua literatura, memória ancestral e saberes mítico- religiosos afro-brasileiros, elementos que compõem a tradição oral negro-africana no Brasil. Diante disso, esta pesquisa se preocupa com as (re)leituras, produzidas por Conceição Evaristo, dos mitos de duas Orixás-mulheres, as Yabás Oxum e Nanã, no romance Ponciá Vicêncio (2003). Para tanto, utiliza-se, como perspectiva metodológica, da afrocentricidade aliada ao fazer da Mitologia e da Literatura Comparada em sua práxis interdisciplinar. Sendo assim, os mitos que envolvem Oxum a interrelacionam com as águas doces, o rio, além da fecundidade de maneira geral e, especialmente, no que toca às mulheres gestantes. Quanto a Nanã, seus mitos a representam como uma senhora idosa, demonstram a sua relação com a lama, com o barro como elemento fulcral da cosmogonia herdada, pelos afro-brasileiros, das tradições Yorubás. Há que se dizer que Ponciá Vicêncio, protagonista do romance, escolhe deliberadamente se afastar de tais elementos abundantes em sua comunidade, a terra dos negros. A obra se constitui de forma a evidenciar o enorme anseio da protagonista por retornar ao rio. Também é desejo de Ponciá o reconectar-se ao barro, elemento que os mitos descrevem como base para a criação do ser humano e material último a ser devolvido a Nanã, orixá apresentada pelos mitos vinculada aos ancestrais mortos, a sabedoria e a lama. Em nossa análise, buscamos evidenciar como Conceição Evaristo assume a tradição oral afro-brasileira como elemento basilar de suas escrevivências de forma a construir um romance entremeado pelas releituras dos mitos das Yabás Oxum e Nanã. Essa pesquisa se apoia nas trabalhos de Verger (2018); Prandi (2021); Burkert (2021) e Melo (2014; 2019). Palavras-chave: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Mitopoética. Oxum. Nanã.