Administração - Mestrado Profissional

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    Representações sociais das mulheres nas comunicações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Tanaka, Werner Masanossuke Magalhães; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/2462573513556963
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira as representações sociais das mulheres se manifestam nas comunicações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O CBMMG é uma instituição centenária que, até 1993, admitia apenas homens em suas fileiras. Apesar do ingresso das mulheres na corporação, elas ainda representam aproximadamente 10% do efetivo total, representando apenas 588do total dos efetivos. A presente pesquisa se propõe a utilizar como instrumento de análise a teoria das representações sociais de Serge Moscovici (1978), que explora como as pessoas constroem e compartilham significados dentro de um grupo ou sociedade. Isso será combinado com conceitos de gênero, destacando como as construções sociais de masculinidades e feminilidades afetam a inclusão das mulheres no CBMMG. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, com análise de conteúdo das comunicações institucionais do CBMMG. Foram examinados documentos, relatórios e materiais de divulgação da corporação. A análise revelou uma evolução normativa ao longo das três décadas de inclusão feminina na corporação, quebrando paradigmas, ao passo que as comunicações institucionais se destacaram por não possuir uma ampla divulgação da participação feminina no CBMMG. Dessa forma, as representações se limitam a direcionar para estereótipos que vinculam a mulher à maternidade e ao protagonismo no papel de guerreira. Concluiu-se que a evolução normativa no CBMMG reflete um compromisso institucional crescente com a igualdade de gênero, porém a análise lexical destaca a necessidade de uma representação mais equilibrada das mulheres bombeiras, superando estereótipos e promovendo uma imagem que transmita efetivamente as suas contribuições no CBMMG. A pesquisa contribuiu para a identificação da evolução normativa e a contextualização histórica do papel feminino na corporação, além de oferecer uma visão abrangente sobre as representações sociais de gênero nas comunicações, além de propor formas de melhor a representação das mulheres bombeiras nas comunicações institucionais, oferecendo orientações práticas. O estudo revela um ponto sensível que requer atenção, indicando a oportunidade de diálogos sobre o tema. Palavras-chave: Representações Sociais de Gênero, Comunicações Institucionais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
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    As transformações na gestão de pessoas no pós-pandemia e a influência sobre a qualidade de vida dos servidores: a realidade das universidades federais mineiras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Luz, Jorge Lucas Santos da; Mendes, Diego Costa; http://lattes.cnpq.br/5480218439111410
    A pandemia da COVID-19 representou um desafio global sem precedentes, impactando de forma abrangente e profunda todos os aspectos da vida, incluindo a saúde pública, a economia e as relações sociais. Nesse contexto, as universidades foram diretamente afetadas, tendo que realizar adaptações significativas em suas atividades e rotinas diárias. A suspensão das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto, juntamente com a interrupção de pesquisas e a necessidade de comunicação virtual, trouxeram novos desafios para estudantes, professores e demais servidores universitários. Este estudo tem como objetivo compreender as estratégias de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) adotadas durante a pandemia nas universidades federais mineiras e identificar como essas estratégias afetaram os seus servidores com base no modelo de QVT de Walton (1973). Primeiramente, foi realizada coleta documental nos sites das 11 universidades federais mineiras, a partir de portarias, notas técnicas, decretos e notícias relacionadas às ações relacionadas à QVT. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 15 servidores de 5 destas instituições. Utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), os documentos e as entrevistas foram submetidos a uma pré-análise, análise e tratamento dos dados. Os resultados destacam a importância de medidas flexíveis e adaptativas, levando em consideração as necessidades e demandas dos servidores. As universidades demonstraram esforços em promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, priorizando a saúde física e mental dos servidores. As análises vislumbraram também a relevância de políticas de suporte psicológico, como programas de orientação e apoio emocional, evidenciando a preocupação com o bem-estar global dos servidores. Além disso, a valorização do desenvolvimento profissional foi observada por meio de ações como capacitações online e incentivos para aprimoramento docente. Essas estratégias contribuíram para manter a motivação e o engajamento dos servidores durante um período adverso. Por fim, foi possível observar como as diferenças sociais e de gênero influenciam na propensão dos servidores ao teletrabalho. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Qualidade de Vida no Trabalho. Universidades Federais. Pandemia.
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    Uma investigação sobre os investimentos em infraestrutura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG no período de 1994 a 2022
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-31) Mendes, Lucas de Sena; Diniz, Gustavo Figueiredo Campolina; http://lattes.cnpq.br/5086061165874337
    O presente trabalho buscou evidenciar e analisar o histórico de investimentos em infraestrutura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG). Entende-se como investimentos, para este estudo, os dispêndios de recursos que contribuem para a formação de um capital fixo e permanente da instituição, tais como a construção de novos ambientes escolares e a compra de equipamentos permanentes. Foram analisados os dados dos Recursos Orçamentários do órgão de 1994 a 2022 e os resultados demonstraram, por meio do aumento da área construída e do número de alunos matriculados, que os períodos de maior investimento foram cruciais para o crescimento da instituição. Palavras-Chave: Investimento. Infraestrutura. Educação.
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    Gestores intermediários e a ação gerencial: um estudo sobre a percepção de suporte organizacional em uma universidade federal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-09) Pinho, João Márcio Silva de; Marra, Adriana Ventola
    Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm sua ação permeada por dilemas, com grande carga política. Suas relações são marcadas por assimetria de informações e de poder, o que torna o ambiente público mais complexo do que o ambiente privado, dada a multiplicidade de fatores envolvidos. Este estudo teve como objetivo identificar como os gestores intermediários percebem o suporte organizacional da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente para a sua ação gerencial. Entende-se a gestão como prática social, de modo que as ações gerenciais foram estudadas a partir de um olhar relacional, visto que são permeadas por ambiguidades e contradições. Como gestores intermediários, são indicados aqueles profissionais ocupantes de posições intermediárias na hierarquia das instituições, responsáveis por fazer a ponte entre o nível estratégico e o nível operacional. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com dados coletados por análise documental e entrevistas semiestruturadas com os gestores intermediários da UFV, analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram uma IFES gerida coletivamente, marcada pela necessidade de pessoal e restrição orçamentária, que valoriza as questões finalísticas acima das gerenciais e não busca capacitações de caráter gerencial, reforçando a identificação de Burocracia Profissional. Os gestores intermediários entrevistados entendem sua função como diversa, intensa, fragmentada e autônoma, mas limitada por normas, hierarquia, recursos e pela autonomia do docente. Os entrevistados percebem a falta de conhecimento técnico sobre gestão e sobrecarga de trabalho, mas se sentem parcialmente apoiados pela instituição, por seus superiores, pares, subordinados, colegiados próximos e pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas. Identificou-se, ainda, traços de corporativismo e personalismo, nos quais o apoio é personificado para o ocupante do cargo, mas não a restrição, relevando-se a eventual baixa performance dos gestores e da instituição de forma geral. Palavras-chave: Ação Gerencial. Gestor Intermediário. Universidade Federal. Suporte Organizacional.
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    Fatores explicativos associados à eficiência de saúde em SRS e GRS no estado de Minas Gerais na pandemia da COVID-19
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-14) Braz, Rodrigo Moreira; Gonçalves, Rosiane Maria Lima
    A pandemia causada pela COVID-19 gerou preocupação em todo o mundo devido ao seu poder de propagação e letalidade. Além disso, evidenciou-se uma realidade despreparada para lidar e combater um vírus com alto potencial de mortalidade, especialmente no Brasil, país que ocupa a segunda posição no ranking de países com mais mortes por COVID-19 no mundo. O objetivo geral é analisar a eficiência e seus elementos explicativos no combate da COVID-19 nas Superintendências e Gerências Regionais de Saúde mineiras. Para cálculo da eficiência na alocação e utilização dos recursos foi utilizado a metodologia DEA e para encontrar os elementos explicativos foi utilizada uma análise de regressão Beta Inflacionada. Identificou-se que os grandes centros urbanos obtiveram escores de eficiência menores em comparação com as cidades menores, o que pode ser explicado pelo êxodo de centros menores para maiores em busca de melhores condições tecnológicas e tratamento da doença. Além disso, verificou-se que a quantidade de municípios sob a gestão das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) e Gerências Regionais de Saúde (GRS) impacta negativamente na eficiência alcançada por elas, uma vez que são mais municípios para se dar atenção e entender as particularidades. Quanto aos fatores explicativos, a densidade populacional, a ideologia política de esquerda e a vacinação tiveram impacto positivo na eficiência pelo fato da característica contagiosa da doença, a atenção dada à gravidade de doença desde o seu início e a redução promovida, respectivamente. Enquanto a escolaridade, o Índice FIRJAN e a ideologia de direita demonstraram impactos negativos na eficiência encontrada nos municípios devido à maior parcela testada ter escolaridade avançada, a idade da população em municípios mais desenvolvidos ser mais avançada e o negacionismo presente nas ações que menosprezaram a gravidade da doença no início da pandemia, respectivamente. Palavras-chave: COVID-19. Eficiência. Saúde Pública.
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    Uma análise do conteúdo das práticas de governança pública organizacional aplicáveis aos Tribunais Regionais do Trabalho
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-26) Diniz, Hitalo Fernandes Miné; Pinheiro, Alexandre Santos; http://lattes.cnpq.br/2813522951756541
    A Administração Pública no Brasil tem implementado práticas de governança visando aperfeiçoar a gestão pública, tornando-a mais eficiente, transparente e responsável, a fim de atender as necessidades e as demandas da sociedade. Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) – um dos principais agentes impulsionadores da boa governança no setor público – publicou o Referencial Básico de Governança aplicável a organizações públicas (RBG-TCU). O RBG-TCU tem sido utilizado pelos Tribunais Regionais do Trabalho – órgãos do Poder Judiciário – no aprimoramento do seu sistema de governança institucional. Contudo, é importante destacar que esses tribunais também devem cumprir as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Dessa forma, é essencial que esses órgãos busquem alinhamento entre os dispositivos dessas resoluções e as práticas de governança do RBG-TCU. O objetivo principal desta pesquisa é identificar o grau de consonância textual existente entre as Resoluções do CNJ e do CSJT e as práticas de governança do RBG-TCU. Para alcançar esse objetivo, desenvolve-se um programa de computador (robô) capaz de coletar, extrair e tabular, de maneira automatizada, conteúdos textuais das resoluções do CNJ e do CSJT. A partir dessa coleta, estabelecem-se relações textuais entre as resoluções e as práticas de governança do RBG-TCU que estão disponibilizadas em um painel de dados, para sua melhor visualização e análise. Esta pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa de cunho descritivo, por identificar, por meio de análises de conteúdo, em que medida os conteúdos textuais das resoluções do CNJ e do CSJT contemplam as práticas de governança do RBG- TCU. Dentre os resultados, cabe destacar que há 84 e 68 resoluções, respectivamente, do CNJ e do CSJT, que estão relacionadas, textualmente, às práticas de governança do TCU. Além disso, constata-se que algumas das orientações presentes no RBG-TCU para a implementação das práticas de governança estão contempladas de forma parcial, ou mesmo ausentes, nestas resoluções. Palavras-chave: Governança Pública. Poder Judiciário. Justiça do Trabalho. Tribunal Regional do Trabalho.
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    Os fatores influenciadores na regularização da destinação final dos resíduos sólidos dos municípios de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Cordeiro, Joyce Barbara; Souza, Mariana Mayumi Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9742447097087545
    A destinação inadequada dos resíduos sólidos domésticos, apesar de ir de encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ainda é a realidade em vários municípios brasileiros. Segundo a Abrelpe (2021) 39,8% dos municípios do Brasil depositam seus resíduos em locais inapropriados causando problemas ambientais, econômicos e sociais, com isso, é importante compreender os motivos que influenciam na regularização da destinação final dos resíduos. Sendo assim, esta pesquisa, por meio da triangulação dos métodos quantitativos e qualitativos, teve como o objetivo identificar os fatores que influenciam na regularização da destinação final dos resíduos sólidos dos municípios de Minas Gerais, sendo que primeiramente foi avaliada a relação entre a destinação dos resíduos sólidos com dados populacionais, regionais e de renda dos municípios mineiros. Na segunda parte do estudo, foram selecionados cinco municípios para aplicação da entrevista semiestruturada e análise do seu conteúdo para avaliação da gestão dos resíduos dos municípios supracitados e as dificuldades visualizadas para cumprimento da Política Nacional de Resíduos. Os resultados da primeira etapa do estudo apontaram possível relação entre os fatores: porte, região, IDHM e PIB per capita com a destinação final dos resíduos. Verificou-se que, entre os municípios de pequeno porte e com menor IDHM e PIB per capita, há maior percentual de municípios irregulares na destinação dos resíduos. Já na análise do conteúdo das entrevistas, foram apresentados diferentes fatores influenciadores quantitativos e qualitativos, como: distância do município ao Aterro Sanitário mais próximo, falta de área para construção do Aterro, falta de apoio técnico e de apoio dos outros entes federativos. Na análise das entrevistas também foi verificada a gestão dos municípios participantes, sendo que dos cinco entrevistados, somente um município não realizava a coleta seletiva e não possuía Associação de Catadores. Além disso, destes municípios, apenas um encontra-se regular na destinação dos resíduos sólidos. Quanto às soluções para regularização, as parcerias público-privadas e a promoção de consórcios públicos foram as mais mencionadas pelos entrevistados. Por meio deste trabalho verificou-se que existem dificuldades por parte dos municípios na regularização, principalmente para aqueles de menor porte e com menor disponibilidade financeira. Palavras-Chave: Destinação de resíduos. Gestão Ambiental. Políticas Público-Privadas.
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    Extensão universitária: elaboração e validação de um método para avaliação da transformação social dos projetos extensionistas desenvolvidos pela UFV - CRP
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-28) Fonseca, Aline Gomes Martins; Paula, Carlos Eduardo Artiaga; http://lattes.cnpq.br/5120150036118663
    Dentre as diretrizes constantes na Política Nacional de Extensão, que devem conduzir a extensão universitária, está a diretriz de Impacto e Transformação Social. Esta diretriz busca estabelecer uma inter-relação entre a universidade e a sociedade, buscando agir de maneira transformadora e voltada para o atendimento das necessidades da maioria da população. Mas como saber se as ações extensionistas universitárias estão proporcionando essa transformação social? Como isso pode ser avaliado? E foi a partir desses questionamentos que surgiu o objetivo geral deste trabalho, que foi desenvolver e validar um método que contribuísse para a avaliação do impacto e transformação social dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP). Este trabalho, que é um estudo metodológico, está inserido no campo da pesquisa social e possui uma abordagem qualitativa. Para subsidiar, de maneira fundamentada, a elaboração do método proposto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, entrevista e pesquisa livre. Esse método, contempla três etapas que interagem entre si: avaliação individual de cada projeto; avaliação geral dos projetos de extensão (a ser realizada semestralmente ou anualmente, por meio de uma mesa redonda); e apresentação de todos os projetos em um Simpósio de Extensão ou no SIA com avaliação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral). Após a elaboração desse método, procedeu-se à Validação de Conteúdo e Validação de Face por um comitê composto por cinco juízes (os três últimos Diretores de Extensão e Cultura da UFV-CRP, uma administradora lotada no setor de Extensão e Cultura do Campus e o atual Diretor-Geral do Campus), que possuem grande experiência e vivência na área de extensão na UFV-CRP. Portanto, chegou-se, ao final deste trabalho, com um método validado para a avaliação do impacto e transformação social dos projetos extensionistas desenvolvidos pela UFV-CRP. Ressalta-se que esse método também pode ser utilizado pelos demais campi da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e por outras universidades, que, julgando necessário, poderão adequá- lo às demandas e particularidades de suas instituições. Dentre as principais recomendações apresentadas neste trabalho, destacam-se: a avaliação dos projetos extensionistas deve ser realizada de maneira contínua, fazendo parte da rotina acadêmica; e o feedback resultante dessa avaliação deve ser utilizado para o aprimoramento, adequações de possíveis falhas e suprimento de lacunas na extensão, bem como o direcionamento de suas ações extensionistas para o atendimento das demandas da sociedade. Palavras-chave: Extensão Universitária. Transformação Social. Instrumento.
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    Cancelamentos de itens em pregões eletrônicos: análise em uma universidade pública
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-10) Oliveira, Marco Antônio Moreira de; Deboçã, Leonardo Pinheiro
    A Administração Pública é responsável por atender aos anseios da sociedade, e para tal, desempenha inúmeras atividades, dentre as quais estão presentes as compras públicas. Conforme previsto na Constituição Federal de 1988, os órgãos que compõem o sistema federativo farão uso da licitação para a aquisição de bens e contratação de serviços nas melhores condições para o Estado. O pregão eletrônico é uma modalidade licitatória concebida para mitigar a morosidade e a ineficiência, entretanto, assim como outras modalidades licitatórias, está sujeito a insucessos. O presente trabalho classifica-se como descritivo, com abordagem mista, tendo em vista que adota os enfoques qualitativo e quantitativo. Na primeira etapa foram caracterizados e descritos os motivos de cancelamentos de itens relativos às naturezas consumo e permanente colocados em licitação via pregões eletrônicos realizados pela Universidade Federal de Viçosa, em seus três campi, entre os anos de 2019 a 2021, a partir de pesquisa documental, análises de conteúdo e exploratória de dados. Nesta última aplicou-se os testes qui- quadrado, Kruskal-Wallis e de comparações múltiplas. No período indicado foram analisados 333 certames e como resultados constatou-se que o percentual de itens cancelados por pregão eletrônico tem relação com critérios de seleção associados às políticas de sustentabilidade e inovação, à utilização do Sistema de Registro de Preços, ao valor total estimado da aquisição e ao número de itens licitados. Os motivos de cancelamentos estão concentrados nas categorias ‘inexistência de proposta’ e ‘valor da proposta ou lance acima do valor máximo aceitável, sem sucesso na negociação', atingindo 89,50% dos motivos de cancelamentos. Os resultados obtidos contribuíram para a formatação da segunda etapa, na qual buscou-se compreender tais motivos por meio da identificação das percepções dos servidores envolvidos nas atividades licitatórias sob a lente teórica das capacidades estatais, sendo realizadas 10 entrevistas com servidores que atuam nas fases interna e externa do pregão eletrônico, que submetidas à análise de conteúdo apontam que há fragilidades em competências relativas a recursos administrativos, humanos e tecnológicos. Desse modo, observa-se que capacidades estatais técnico-administrativas deficitárias podem comprometer a eficiência organizacional, tendo em vista que fracassos nas aquisições de itens via pregões eletrônicos tem potencial para afetar a missão institucional. Palavras-chave: Compras Públicas. Licitação. Pregão Eletrônico. Cancelamento de Itens.
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    Gestão do Conhecimento no Setor Público: estudo em um departamento de uma Universidade Pública Federal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-24) Miranda Filho, Dante Evangelista; Costa Filho, Custódio Genésio da; http://lattes.cnpq.br/1050613303748917
    O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como a Gestão do Conhecimento (GC) é utilizada no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (DRH-UFMG). A pesquisa foi realizada mediante abordagem de métodos mistos, uma vez que a coleta de dados envolveu as abordagens quantitativa e qualitativa. Já em relação aos objetivos, a pesquisa é classificada como explanatória e quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa possui como delineamento o levantamento. Para a coleta de dados, primeiramente foi aplicado um questionário aos 51 servidores ativos do DRH-UFMG, onde obteve-se a participação de 46 servidores. Nesse questionário, além das questões referentes a caracterização dos participantes, os participantes foram indagados sobre o seu conhecimento e experiência prévia sobre GC e convidados a sugerirem práticas de GC a serem implementadas no departamento. Além disso, no questionário foi incluído o instrumento para avaliação da GC proposto por Batista (2012), que permitiu avaliar por meio de uma escala de pontuação, os Fatores Críticos de Sucesso de GC Liderança, Processos, Pessoas, Tecnologia e os critérios Processos de GC, Resultados da GC e Aprendizagem e Inovação. Posteriormente, para aprofundar algumas questões levantadas no questionário, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 servidores do DRH-UFMG. Em relação aos resultados, constatou-se a existência de algumas práticas isoladas de GC realizadas de maneira informal. Diante da pontuação obtida em cada um dos critérios de GC, foi possível identificar que o departamento se encontra em um nível inicial de maturidade em GC, o que significa que o departamento compreende a necessidade da implementação da GC. Além disso, através das falas coletadas nas entrevistas, foram identificados pontos negativos e positivos ligados aos Fatores Críticos de Sucesso de GC avaliados, assim como aos critérios Processos de GC, Resultados da GC, Aprendizagem e Inovação. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Administração Pública. Setor Público. Universidade Pública.