Administração - Mestrado Profissional
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Item Terceirização versus frota própria: uma análise da função transporte em uma instituição federal de ensino(Universidade Federal de Viçosa, 2016-03-07) Aarão, Lucas Resende; Oliveira, Adriel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/1477225030031274Em momentos de arrocho financeiro ou em situações de intensa atividade econômica, a literatura aponta que a função transporte sempre merece substancial atenção na análise de custos operacionais, tanto na esfera pública, quanto na área privada. Partindo desse princípio e com interesse em obter informações que levem à eficiente Gestão Pública, este trabalho buscou levantar os custos envolvidos no transporte em Instituições Federais de Ensino, as quais tem sua demanda composta preponderantemente pela necessidade de deslocamentos de pessoas e documentos. Buscando levantamento de dados que proporcionasse aos gestores de frotas as ferramentas necessárias para o bom planejamento na área, ousou-se comparar duas formas muito comuns de prestação deste serviço: utilização de frota própria versus transporte com frota terceirizada. Para identificar os principais custos envolvidos nas rotinas de transporte nas Instituições Federais de Ensino, realizou-se estudo de caso na Universidade Federal de São João Del Rei, localizada no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, considerando as variáveis envolvidas, foram mensurados os custos com frota própria na Universidade para o exercício de 2014. Posteriormente, por meio de análises de contratos vigentes no mesmo ano, foram levantados os custos com transporte terceirizado. Confrontando os dois modelos foi possível apurar o ponto de equilíbrio entre os custos de utilização de frota própria e de frota terceirizada para três categorias distintas de veículos: automóveis, vans e ônibus. Os resultados apontam o modelo de gestão mais indicado conforme intensidade de utilização dos serviços. Verificou-se o grau de participação das variáveis e a tendência à existência de distintos cenários que testam as habilidades dos gestores de frotas na tomada de decisões. Portanto, este trabalho demonstra que, por meio de cuidadosa varredura sobre o assunto e mensuração dos custos operacionais é possível otimizar o uso de recursos evitando prejuízos financeiros à Administração Pública.Item Deliberar ou ratificar? Análise das mudanças institucionais no orçamento participativo de Belo Horizonte e o impacto na participação popular(Universidade Federal de Viçosa, 2016-06-04) Valverde, Bruno Alves; Campos, Marilene de Souza; http://lattes.cnpq.br/3741041444241520O presente estudo tem como objeto o Orçamento Participativo Digital de Belo Horizonte, é uma pesquisa de caráter descritivo com aportes explicativos, tendo em vista os aspectos democráticos e inclusivos do instrumento no contexto institucional da cidade de Belo Horizonte. O Orçamento Participativo Digital foi implantado em Belo Horizonte no ano de 2006, desde então foram realizadas quatro edições com a participação de aproximadamente de 330 mil pessoas, ao todo. Contudo, nas duas últimas edições, nos anos de 2011 e 2013, houve uma acentuada redução no número de participantes. Esta situação de crise motivou a presente pesquisa, que objetivou identificar e avaliar as razões que justificam esta crise. A hipótese central é que as mudanças no desenho institucional do Orçamento Participativo Digital reduziram o empoderamento dos atores e a qualidade da deliberatividade, afetando a percepção do processo e consequentemente o comportamento participativo dos cidadãos. A metodologia de trabalho utilizada é de um estudo comparado de caráter qualitativo com pesquisa bibliográfica e documental e análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontam para um reconhecimento pelos cidadãos de que as alterações promovidas no desenho institucional reduziram o empoderamento da participação, bem como a qualidade do processo deliberativo, desta forma esta instituição passou a ser percebida pela sociedade como uma ferramenta de ratificação das decisões governamentais; diante disso a sociedade reage de diversas formas, como, por exemplo, abdicar de participar o processo de votação.Item Uma avaliação dos impactos do Programa Ciência sem Fronteiras na perspectiva de beneficiários das Instituições Federais de Ensino Superior de Montes Claros - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2016-06-20) Athayde, André Luiz Mendes; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/9326970397011966A avaliação de políticas e programas públicos tem sido apontada pela literatura como capaz de subsidiar a formulação de intervenções governamentais, o controle de sua execução, os ajustes que se fazem necessários e, por fim, a decisão entre manter ou interromper as ações. Portanto, constitui um mecanismo significativo para que o gasto público seja mais eficiente e para que a gestão e controle da efetividade da ação do Estado tenham maior qualidade. Nesse cenário, este trabalho objetiva, sob a forma de um estudo multicaso, avaliar o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na perspectiva dos bolsistas provenientes das Instituições Federais de Ensino Superior da cidade de Montes Claros-MG. Essa experiência recente de internacionalização do ensino superior no Brasil, manifestada pelo Programa CsF, apesar de apresentar benefícios já concretizados e potenciais, também aponta deficiências que precisam ser solucionadas. Baseando-se nas informações levantadas por meio desta pesquisa, conclui-se que o Programa CsF merece ser continuado, limitando-se a outras causas maiores que porventura não o permitam como, por exemplo, impedimentos ou dificuldades na continuidade de financiamento. Apesar de falhas de processos identificadas no Programa Ciência sem Fronteiras, que servem também como subsídio para a elaboração de intervenções de melhoria por parte da gestão do Programa, os impactos positivos do mesmo foram significativos na vida pessoal, acadêmica e profissional dos estudantes. Mesmo apresentando limitantes típicos de estudos de abordagem qualitativa como o reduzido grau de reprodutibilidade, a presente pesquisa, por outro lado, abre uma reflexão a nível micro, acerca dos processos e impactos do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) especificamente, e a nível macro, com respeito às políticas de internacionalização do ensino superior no Brasil.Item Um Estudo das Condições de Implantação do Balanced Scorecard (BSC) na Coordenação de Extensão Universitária da UNIFEI, Campus Itabira – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-02) Martins, Martinelly Vieira; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0071209668219245O presente trabalho é resultado de um estudo de caso que se propôs analisar se o setor de extensão da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira possui os requisitos necessários para a implementação de uma ferramenta de gestão estratégica denominada Balanced Scorecard e quais mudanças deveriam ser realizadas em prol de uma implementação bem- sucedida. Assim, não houve a intenção de construir um Balanced Scorecard para este setor, mas de avaliar a viabilidade da introdução desta ferramenta, bem como todas as implicações que isso poderia causar na gestão de uma universidade pública, especificamente na extensão universitária, com suas peculiaridades inerentes. Para tanto, a coleta de dados foi feita por meio de documentos institucionais, arquivos da Coordenação de Extensão e entrevistas estruturadas com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, com a finalidade de levantar opiniões sobre a extensão e o ambiente organizacional do Campus Itabira, onde a Coordenação de Extensão se encontra. A abordagem utilizada teve caráter qualitativo e, teoricamente, foram explorados livros e artigos científicos da área de Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Nova Administração Pública e extensão universitária, com ênfase nas Escolas Prescritivas de Gestão Estratégica abordadas por Alhstrand, Lampel e Mintzberg em Safári de Estratégia (2010). A análise final foi feita sobre os princípios seguidos por organizações que implementaram um BSC de sucesso, constantes no livro de Kaplan e Norton (2001) Organização Orientada para a Estratégia – como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Desta forma, foi possível avaliar se o Campus Itabira e/ou a Coordenação de Extensão possuem elementos que pudessem favorecer a implementação bem-sucedida de uma ferramenta de gestão oriunda de organizações privadas.Item Identificação organizacional: um estudo na Universidade Federal de Itajubá – Campus de Itabira(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-16) Assis, Ana Carla Coelho; Marra, Adriana VentolaEste trabalho foi realizado com o objetivo de compreender o processo de identificação dos funcionários anistiados pela demissão da Companhia Vale do Rio Doce e cedidos à Unifei (Campus de Itabira) em relação à universidade, bem como as implicações desse processo para o desempenho dos funcionários. Para tal, foram entrevistados 16 funcionários anistiados cedidos à Unifei e cinco servidores que estão ou já estiveram envolvidos com a contratação e com a socialização dos anistiados. A abordagem utilizada no estudo foi a qualitativa e o método foi o estudo de caso. Observou-se que, apesar das especificidades do processo de anistia, que ocasionaram dificuldades para os funcionários e a organização, diversos componentes de identificação foram percebidos no grupo dos anistiados entrevistados em relação à Unifei – Campus de Itabira. Grande parte ainda demonstrou sentimentos de gratidão em relação à universidade, em decorrência da melhoria na sua condição de vida. Com relação ao desempenho dos anistiados, verificou-se que, em geral, esses contribuem muito para a universidade, embora nem todos possuam uma atuação efetiva. É preciso considerar, adicionalmente, que as expectativas acerca do desempenho dos anistiados é baixa e que não existe nenhum processo de gestão do desempenho desses trabalhadores, o que faz com que muitos não contribuam da forma como poderiam para a organização. Não foi observada uma correlação direta entre a pontuação obtida pela maioria dos entrevistados na avaliação de desempenho realizada pela chefia imediata e a identificação desses com a organização. Entretanto, entende-se que não é possível dissociar a identificação organizacional do desempenho do trabalho, especialmente considerando o componente subjetivo da avaliação de desempenho, a análise das entrevistas e a revisão da literatura realizada. Em suma, apesar das dificuldades do processo, avaliam-se como positivos os resultados da incorporação dos anistiados no quadro de funcionários da Unifei – Campus de Itabira.Item Mecenato na Lei Rouanet: o desafio da concentração de recursos na produção cinematográfica audiovisual de curta e média-metragem no período de 2005 a 2015(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-26) Fialho, Fabíola Mendes; Melo Junior, João Alfredo Campos de; http://lattes.cnpq.br/7032762452956974A Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei no 8.313/91, também conhecida como Lei Rouanet, é um importante marco regulatório no fomento à cultura brasileira. O Mecenato, mecanismo de incentivo fiscal previsto na lei, é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural, em que o Estado abre mão de parte dos impostos que seriam arrecadados por pessoas físicas ou jurídicas, para que esses valores sejam investidos em projetos culturais. Em que pese o expressivo crescimento da produção cultural brasileira propiciado pelo incentivo fiscal, sobretudo no setor audiovisual, a Lei Rouanet enfrenta diversas críticas, sendo uma das mais contundentes a que se refere à concentração de recursos financeiros na região Sudeste do país. O objetivo desta pesquisa é produzir conhecimento sobre o quantitativo de projetos cinematográficos considerados aptos a captar recursos junto aos patrocinadores pelo Ministério da Cultura (MinC), em cada região do Brasil, entre os anos de 2005 a 2015. Os dados foram extraídos do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura– SALICNET/Ministério da Cultura e transformados em percentuais. Concluiu-se que a região Sudeste foi responsável pela apresentação de 68,0% dos projetos de produção cinematográfica de curta-metragem e de 63,5% dos projetos de produção cinematográfica de média-metragem, com aprovação de, respectivamente, 93,3% e 89,6% dos projetos levados à apreciação do MinC no período analisado. O resultado aponta que a concentração de recursos tem início no montante de projetos apresentados ao Ministério da Cultura, um indicativo de que as causas da concentração podem ser advindas de fatores prévios à letra da Lei Rouanet. Configura-se o desafio de transformar a legislação vigente em instrumento de democratização e acessibilidade aos produtos culturais, de forma a garantir melhor gerenciamento dos recursos públicos disponibilizados à cultura.Item Políticas públicas de acesso ao ensino superior: os resultados do SISU na Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-30) Rodrigues, Aline Xisto; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/7532094867607345O Sistema de Seleção Unificada (SISU) integra uma política nacional de educação com vistas à ampliação do acesso democrático ao ensino superior. Entende-se que o acesso democrático vai além da possibilidade de ingresso, devendo permitir também a permanência do estudante. Desse modo o presente estudo abordou os resultados do SISU, na Universidade Federal de Viçosa (UFV)- Campus Sede, no que tange ao acesso, permanência e desempenho dos estudantes. Primeiramente analisou-se a evolução do acesso, permanência e desempenho de todos os estudantes matriculados no Campus Viçosa, no período de 2006 a 2015. Posteriormente foi realizada semelhante análise em relação aos estudantes matriculados em cada um dos cinco grupos de ingresso, existentes a partir da lei 12.711/2012, no período de 2013 a 2015. A análise do acesso foi realizada com base na evolução anual do perfil dos estudantes regularmente matriculados. A análise da permanência baseou-se nos índices de evasão no período em estudo e o desempenho dos estudantes foi analisado a partir do coeficiente de rendimento acumulado (CRA) médio dos mesmos. Realizou-se uma metodologia de pesquisa descritiva, tendo como fonte de dados os sistemas da UFV, e o método de abordagem utilizado foi o quantitativo. De acordo com os resultados, nos últimos anos ocorreu na instituição uma maior diversificação dos estudantes quanto ao gênero e faixa etária. Também foi crescente o percentual de estudantes vindos da rede pública de ensino. Entretanto, observou-se que o aumento da presença feminina esteve atrelado a cursos de áreas bem específicas e o aumento no percentual de estudantes vindos da rede pública esteve associado a cursos de menor demanda. Com relação à mobilidade, permanência e rendimento dos estudantes, os resultados demonstraram queda. No entanto, as análises estatísticas indicaram haver relação dessa queda com fatores pertinentes à ampliação de vagas no ensino superior, além de possibilidades como o PROUNI e o FIES, que garantiram maiores oportunidades aos estudantes nos últimos anos.Item Gestão estratégica dos recursos públicos: superação de limitações impostas pelo princípio da anualidade orçamentária ao Planejamento Estratégico nas instituições federais(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-01) Souza, Cleber Roberto; Deboçã, Leonardo Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/8048596976158648A preocupação básica deste estudo é explorar a relação entre o orçamento público e o Planejamento Estratégico no contexto de uma organização pública. O objetivo é compreender as dificuldades que os gestores enfrentam para executar o orçamento público e, assim, consolidar o planejamento estratégico da organização, considerando as limitações impostas pelo princípio da anualidade. Uma vez que o princípio da anualidade orçamentária não permite que o órgão poupe e utilize seu recurso no ano seguinte, eventuais falhas externas ou internas que ocorram durante o ano podem fazer com que os órgãos públicos não executem a despesa prevista no orçamento e, por conseguinte, o recurso orçamentário volte para o cofre do governo central e as ações do planejamento estratégico fiquem prejudicadas. A escolha metodológica foi o estudo de caso único, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Norte de Minas Gerais (IFNMG), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os resultados da pesquisa apontaram que o princípio da anualidade orçamentária, embora afete a execução do orçamento público, não se apresenta como limitador para a consecução do Planejamento Estratégico da organização estudada. Foi possível notar que alguns campi utilizam soluções tais como a antecipação de compras do exercício seguinte e o uso do pregão SRP para driblar as dificuldades do princípio da anualidade, cabendo à organização uniformizar o uso dessas práticas em todas as suas unidades.Item Eficiência do gasto público em educação superior: um estudo sobre as universidades federais do estado de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-02) Gomes, Joana Aline Vasconcelos; Deboçã, Leonardo Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0131935171932739É de entendimento comum que investimentos em educação são necessários ao desenvolvimento econômico e social do País. Especificamente no âmbito da educação superior, o Brasil investiu fortemente em ampliação da oferta de vagas e democratização do acesso às universidades entre os anos de 2003 e 2012. Para o mesmo período e posteriormente, a sociedade tem demonstrado preocupação pela racionalização do gasto público, não só pela sua escassez, mas também pelo seu uso consciente de maneira a refletir numa eficiência das organizações públicas, sem perder de vista a qualidade dos serviços prestados. A partir desse entendimento, o presente trabalho buscou discutir a eficiência do gasto público em educação superior pelas universidades federais mineiras com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão universitária. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma Análise Envoltória de Dados que considerou as variáveis mais utilizadas em trabalhos semelhantes para calcular o escore de eficiência das universidades em análise e ainda identificar possíveis benchmarks. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com os extremos grupos do ranking de eficiência com o objetivo de compreender os fatores intervenientes da eficiência técnica das IFES, além de revelar boas práticas de gestão. Concluiu-se que para o triênio 2012-2014 oito das onze universidades avaliadas demonstraram ineficiência moderada a forte com relação à aplicação do recurso público em educação superior consideradas as variáveis custo corrente por aluno, taxa de sucesso e IGC contínuo. A partir das entrevistas, observou-se como fatores complicadores dessa eficiência, entre outro fatores, pouca reflexão dos gestores sobre a temática, baixa autonomia na implantação de melhorias de gestão e ausência de corpo técnico qualificado em planejamento e controle interno. Por outro lado, foi constatado que práticas como participação em fóruns temáticos, tradição e história da instituição, qualificação do corpo docente e controle apurado da execução orçamentária figuram como facilitadores do desempenho eficiente das IFES mineiras e, portanto, podem ser consideradas exemplos de boas práticas de gestão.Item Argumentação e linguagem no governo eletrônico: o uso das redes sociais enquanto instrumento responsivo dos cidadãos no âmbito do Judiciário(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-05) Tenório, Lucas Passos; Deboçã, Leonardo PinheiroOs avanços sociais e tecnológicos ocorridos na transição do século afetaram fortemente a maneira de os indivíduos interagirem entre si na sociedade, assim como de se relacionarem com instituições públicas e privadas. Tomando-se a perspectiva da Administração Pública, o Estado tem sido agente de diversas iniciativas no campo do governo eletrônico, sendo algumas das principais os portais de transparência e páginas institucionais de órgãos públicos em redes sociais. Por todo investimento público e oportunidade de participação política e social em decorrência de tais ferramentas, surge a necessidade de se compreender os atores nestes palcos, suas ideias e a maneira como essas interagem. No presente trabalho, o foco se volta às páginas institucionais do poder Judiciário na maior rede social do mundo (Facebook), em vista da amplitude dos temas que tocam tal segmento da Administração Pública e o destaque que suas iniciativas digitais têm demonstrado. Desse modo, apresenta-se uma análise apurada dos debates populares na esfera digital, assim como de seus interlocutores. Para tanto, foi realizado um exame demográfico das cinco maiores páginas institucionais do Judiciário brasileiro, além da análise de conteúdo, de argumentos e de pertinência temática de duas discussões aleatórias em cada uma daquelas. Como esteira para a reflexão, são utilizadas a Teoria da Ação comunicativa, de Habermas, e a Teoria da Argumentação de Perelman. Portanto, o objetivo central é contribuir ao tema do uso das ferramentas digitais para o desenvolvimento de políticas públicas com a participação dos cidadãos em um espaço aberto de comunicação direta. Os resultados indicaram a predominância de certos grupos sociais nas esferas deliberativas, bem como a recorrência de certas técnicas argumentativas nos debates analisados. Estas descobertas podem ensejar a criação de ações estratégicas de inclusão social eletrônica e melhoria da comunicação entre a Administração Pública e os cidadãos.Item Análise da relação espacial entre o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mineiros e a compensação financeira do ICMS Ecológico(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-20) Sgarbi, Larissa de Albuquerque; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/6911438320947924O ICMS Ecológico foi introduzido como um critério de cálculo de repartição aos municípios de receitas tributárias do ICMS com intuito de compensar a existência de áreas protegidas em alguns municípios e de incentivar a criação ou ampliação de unidades de conservação e da adequação sanitária. A partir da sua função extrafiscal, desencoraja as práticas ambientalmente incorretas, sem inibir os avanços tecnológicos e a produção industrial. Em vista desse conceito, o presente trabalho analisa a evolução da distribuição do ICMS Ecológico e seu impacto no PIB per capita e no Índice Mineiro de Responsabilidade Social – IMRS. Para tanto, realizou-se uma análise estatística descritiva a fim de caracterizar a distribuição do ICMS Ecológico em cada uma das regiões de planejamento de Minas Gerais ao longo do período de 2004 a 2012. Em um segundo estágio, procedeu-se uma Análise Exploratória de Dados Espaciais a fim de agrupar, ao longo dos anos de estudo (2006 a 2012), os municípios mineiros conforme o potencial de arrecadação do ICMS ecológico e identificar a existência de relação entre o nível de repasse e o PIB per capita, bem como entre o repasse e o IMRS dos municípios. Observou-se que a arrecadação do imposto não se distribuiu constantemente entre os anos de estudo e o seu padrão de distribuição anual não foi homogêneo entre os municípios mineiros. Sendo assim, foram observadas regiões com arrecadação acima da média e outras abaixo. Além disso, verificou-se autocorrelação espacial positiva entre o ICMS Ecológico e o IMRS apenas nos anos de 2010 e 2012 e entre o imposto e o PIB per capita os resultados mostraram uma relação espacial positiva pouco expressiva apenas nos anos de 2006, 2010 e 2012.Estes resultados indicam que, para o período estudado, os valores repassados pelo ICMS ecológico possuem efeitos incipientes sobre desenvolvimento socioeconômico dos municípios recebedores.Item Transparência passiva nos pequenos municípios brasileiros: resultados e determinantes(Universidade Federal de Viçosa, 2016-10-08) Oliveira, Anderson Carvalho de; Santos, Nálbia AraújoO fortalecimento da democracia, os modelos pós-burocráticos e a evolução das ferramentas de tecnologia da informação possibilitaram a elevação do grau de transparência na gestão pública a níveis antes inimagináveis. Contudo, observa-se que os entes da federação registram diferentes graus de transparência passiva. Diante do Contexto, este trabalho analisa os determinantes da transparência passiva nos municípios com menos de 50.000 habitantes. Para tanto, em um primeiro estágio, utilizando técnicas de formação de clusters, os municípios foram separados em 3 agrupamentos conforme o desempenho obtido nas variáveis determinantes da transparência. Em um segundo estágio, os clusters foram avaliados e comparados quanto ao resultado da Escala Brasil Transparente. Averiguou-se que desenvolvimento econômico e social e a capacidade fiscal do município são variáveis que influenciaram nos resultados da EBT em suas duas edições. Assim, conclui-se que deve ser adotada uma política diferenciada para a promoção da transparência administrativa nos pequenos, considerando o respectivo desenvolvimento econômico, fiscal e social. Por fim, observou-se que a atuação dos órgãos de controle e o debate e desenvolvimento de métricas capazes de mensurar a transparência são caminhos possíveis para melhoria dos índices de transparência passiva nos municípios.Item Competências individuais dos Assistentes em Administração da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2016-10-21) Pereira, Grazielle Cristine; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/3586150356820794O presente estudo tem como objetivo identificar as competências individuais dos servidores ocupantes do cargo Assistente em Administração, alocados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, necessárias para o desempenho adequado de suas atribuições. O modelo de gestão por competências tem se configurado como uma ferramenta eficaz para a melhoria do desempenho nos setores público e privado e foi instituído, por meio do Decreto no 5.707/2006, como instrumento para a gestão da capacitação e desenvolvimento permanente dos servidores públicos, tendo como uma das finalidades a adequação das competências dos servidores aos objetivos de cada instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de caráter descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental, a observação e entrevistas semiestruturadas com treze servidores pertencentes ao cargo e seis chefias docentes; cujos dados foram analisados conforme a técnica Análise do Conteúdo. A descrição das competências foi realizada sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, comportamentos observáveis no trabalho e os correspondentes conhecimentos, habilidades e atitudes. O estudo permitiu realizar um levantamento de nove competências individuais e também contribuiu para a maior compreensão das condições de trabalho desses servidores e das dificuldades enfrentadas na execução das tarefas. Foram identificadas as seguintes competências comuns para as diversas funções assumidas pelos Assistentes em Administração na Unidade estudada: comunicação; atendimento ao público; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão sistêmica; organização e método de trabalho; capacidade de solução de problemas; responsabilidade e ética no trabalho; compromisso com o trabalho e com os resultados.Item Democracia, deliberação e processo decisório no contexto democrático-colegiado em uma instituição pública de ensino superior(Universidade Federal de Viçosa, 2016-12-13) Paiva, Alysson Ribeiro; Campos, Marilene de Souza; http://lattes.cnpq.br/9177010680037528Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo sobre democracia e gestão pública universitária, tomando por referência a teoria deliberativa habermasiana e avaliando o funcionamento do processo de tomada de decisão que ocorre na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) no âmbito de seu órgão colegiado máximo, o Conselho Acadêmico e Administrativo (COAD), cujos membros representam toda a comunidade acadêmica. Sob o aspecto metodológico o estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa essencialmente explicativa, com abordagem qualitativa, empregando o método da entrevista semiestruturada para coleta de dados e da análise de conteúdo para elaboração dos dados. Foi analisado o conteúdo das atas de reunião do COAD no período de julho de 2013 a maio de 2016, observando-se que a maioria das decisões foram sobre temas operacionais do campus e ratificações de decisões ad referenda. Foram realizadas entrevistas com 26 membros e ex- membros do conselho no período. Os resultados da pesquisa indicam que há um ambiente institucional propício para o desenvolvimento de uma gestão democrática, deliberativa e participativa no campus, porém há baixo engajamento e interesse das pessoas e as relações com a sede se mostraram de natureza autoritária, acentuando-se nas áreas financeira e orçamentária, prejudicando atitudes democráticas no campus e inviabilizando a deliberação local sobre assuntos de seu próprio interesse. Observa-se, contudo, que as áreas de maior autonomia são fundamentalmente ensino e compras.Item Entraves à participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma análise comparada dos municípios Acaiaca e Sem Peixe - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-02) Pinto, Raniely da Silva; Campos, Marilene de Souza; http://lattes.cnpq.br/1241239594602204Esta pesquisa objetivou analisar os entraves à participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em uma análise comparada da Associação de Artesãos e Produtores Rurais de Acaiaca (AAPRA) do município de Acaiaca e do Conselho Comunitário de Desenvolvimento do Barbosa (CCB) do município de Sem Peixe, ambos localizados na Zona da Mata de Minas Gerais. Para tanto, o arcabouço teórico empregado trata das políticas públicas, da avaliação de políticas, da participação social e dos conselhos gestores, da agricultura familiar e da literatura que analisa os entraves vivenciados pelos agricultores familiares ao participarem de programas de compras públicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados foi realizado pela técnica de análise de conteúdo, nessa as categorias definidas a priori baseadas no referencial teórico foram: política institucional, infraestrutura, associativa/gestão, informação/comunicação e assistência técnica na produção. A partir das análises realizadas foi possível perceber que as associações enfrentam entraves com o transporte e as estradas. Na AAPRA ocorre também a divergência do perfil da assistência técnica com o sistema agroecológico adotado na associação. Como fatores que geram entraves têm-se a falta de uma visão profissional sobre a produção na AAPRA e a dependência de órgão parceiro no CCB. Em relação aos conselhos gestores relacionados à alimentação escolar e ao desenvolvimento rural, apenas a AAPRA participa do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Como facilitadores que apoiam a produção e a comercialização para o PNAE, têm-se o bom relacionamento com as prefeituras e as escolas e o auxílio de viiiórgãos parceiros, principalmente na oferta de formações para os agricultores que agem como multiplicadores de conhecimento para os demais associados.Item Diga-me como tu és que te direi como geres: a influência da personalidade na tomada de decisão(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-17) Oliveira, Hugo Leonardo de Moura; Pinheiro, Alexandre Santos; http://lattes.cnpq.br/1274503030154588A proposta desta pesquisa é analisar possíveis influências de traços de personalidade na tomada de decisão de uma organização. Nela, adotei a concepção de personalidade de Claudio Naranjo para compreender o que e quais são os traços de personalidade a serem investigados. O empírico desse TCF contou inicialmente com entrevistas semiestruturadas para diagnosticar quais eram as personalidades de oito gestores dispostos a participar dessa pesquisa. Esses gestores faziam parte de um total de nove de um campus avançado de uma universidade federal no estado de Minas Gerais. Posteriormente, foram aplicados questionários desenvolvidos por Riso e Hudson (1999) para robustecer o resultado das entrevistas. Após esta etapa, foram realizadas novas entrevistas semiestruturadas, não apenas com os gestores, mas também com dois subordinados a cada um deles para coletar informações que permitissem caracterizar e entender como se davam as escolhas de suas deliberações. Por fim, foram investigadas relações entre os traços de personalidade dos gestores e a tomada de decisão que eles realizavam ou da qual participavam através da comparação da análise de discurso dessas entrevistas com informações bibliográficas sobre seus traços de personalidade. Eu compreendi, a partir dessas investigações, como os traços de personalidade dos gestores influenciavam a escolha de decisões deles e o processo decisório dos setores que eles administravam. Devido a essa compreensão, constatei que alguns traços que os caracterizavam propiciavam que a tomada de decisão deles fosse deturpada da otimização de resultados favoráveis aos objetivos organizacionais.Item Avaliação espacial imobiliária e suas implicações sobre a arrecadação do IPTU: um estudo de caso no município de Contagem/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-03) Souza, Ana Carolina Prado de; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/6030300491793508A arrecadação de tributos municipais teve sua importância acentuada a partir da descentralização administrativa promovida pela Constituição de 1988. Embora os municípios tenham adquirido competência para tributar, se mantiveram muito dependentes de repasses de recursos da União, uma vez que a arrecadação própria não supre a demanda financeira e depende da existência de boa infraestrutura e gestão. Neste contexto, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) se mostrou um tributo com grande potencial de crescimento, mas de difícil operacionalização por parte da administração. Tem como base de cálculo o valor venal dos imóveis. Os municípios apresentam dificuldades para manter um cadastro imobiliário completo e uma planta de valores atualizada para cobrança do imposto. Este trabalho foi desenvolvido na cidade de Contagem – MG, que vem isentando contribuintes de IPTU residencial desde 2001. No ano de 2017 foi retomada a cobrança para os imóveis residenciais, mas a planta de valores não foi atualizada e manteve-se um limite de isenção. Esta pesquisa buscou estimar o quanto o município em questão deixou de arrecadar com o IPTU residencial no ano de 2016. Para isto, inicialmente, foi gerado um modelo de regressão espacial utilizando as características dos imóveis residenciais do município e as avaliações do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis intervivos (ITBI) do ano de 2015 para composição de uma nova planta de valores genéricos. Posteriormente, foi aplicada alíquota e estimado o valor que poderia ter sido arrecadado em 2016 com IPTU residencial. A pesquisa resultou num valor de R$228.948.263,12 que representa 69,24% do total das receitas tributárias realizadas no ano de 2016. Concluiu-se que, diante da representatividade do valor estimado, é fundamental ação da administração para promover melhorias da arrecadação deste tributo.Item Percepções sobre o (des)alinhamento dos princípios da Administração Pública, accountability e gerenciamento de resultados em instituições financeiras públicas(Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-07) Matos, Leonardo da Silva Trindade; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8502941378516184Este trabalho realizou uma relação entre os princípios administrativos da Administração Pública, dispostos na Constituição Federal de 1988 e na Lei N.o 9.784/1999, os aspectos de accountability (prestação de contas, responsabilização e transparência) e a prática contábil do Gerenciamento de Resultados. O estudo foi realizado com base na constatação da ocorrência do Gerenciamento de Resultados em instituições financeiras estatais. A pesquisa se apresentou relevante, pois as instituições financeiras estatais possuem elevado potencial para financiar e capitanear a implementação de políticas públicas, dessa forma, um distúrbio em suas contas, caracterizado pelo Gerenciamento de Resultados, poderia colocar em risco tais políticas, além de se configurarem, potencialmente, em focos de corrupção, como vem sendo apontado, por exemplo, pela operação lava jato do ministério público e polícia federais. Assim, o objetivo foi verificar e demonstrar como uma prática contábil, considerada legal, poderia ser antagônica aos Princípios da Administração Pública e aos aspectos de accountability, vistos como necessários à boa gestão pública. A pesquisa transcorreu por meio da realização de entrevistas com especialistas das áreas de Administração Pública – na análise dos princípios administrativos e dos aspectos de accountability; de Ciências Contábeis – na análise do Gerenciamento de Resultados; e de Direito Administrativo – na análise jurídica dos princípios administrativos. Todas as entrevistas realizadas respeitam o anonimato dos entrevistados, já que o objetivo é obter robustez e profundidade na interpretação dos conceitos apresentados neste estudo, e não a visão pessoal de indivíduos e/ou instituições às quais estejam eventualmente vinculados. Durante a pesquisa, constatou-se o Gerenciamento de Resultados potencialmente antagônico aos princípios administrativos e aos aspectos de accountability. Foi demonstrado que a falta de transparência e fidedignidade de informações contábeis são os mecanismos através dos quais o gerenciamento de resultados apresenta tal antagonismo. Também foi possível, com base na análise de conteúdo das respostas dos nove entrevistados, demonstrar a harmonia existente entre os princípios administrativos e accountability, além da constatação de que os posicionamentos adotados neste estudo são, em sua maioria, congruentes com os posicionamentos apresentados pelos entrevistados no tocante aos conceitos e à relação existente entre os princípios administrativos, accountability e Gerenciamento de Resultados. Por fim, dos onze princípios administrativos analisados, com base na CRFB/88 e na Lei no. 9.784/99, demonstrou-se que a prática do gerenciamento de resultados potencialmente desrespeita os princípios da impessoalidade; moralidade; publicidade; eficiência; razoabilidade e proporcionalidade; e principalmente, a supremacia do interesse público.Item O Programa de preceptoria na área da saúde na Universidade Federal de Viçosa: uma análise à luz dos princípios da administração pública(Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-31) Silva, Eliane Interlandi da Costa; Del Nero, Patrícia Aurélia; http://lattes.cnpq.br/7652774266305464Esta pesquisa tem por objetivo realizar a análise do Programa de Preceptoria na Área da Saúde na Universidade Federal de Viçosa, com foco nas questões administrativas e jurídicas envolvidas na contratação de profissionais técnico- administrativos para realizar a função de Preceptoria nos cursos de Medicina e Enfermagem da Instituição. Para o arcabouço teórico, em um primeiro momento, foi realizado o levantamento histórico da criação dos referidos cursos na Instituição, seguido pela avaliação da proposta pedagógica utilizada na implantação dos mesmos, que associa o ensino ao serviço. Em seguida, foi realizada a caracterização da figura do Preceptor e a análise da Resolução que criou o Programa de Preceptoria na UFV. O referencial teórico foi complementado pelo levantamento das questões administrativas advindas da introdução de médicos e enfermeiros vinculados à instituição para realizarem o ensino de disciplinas no campo da prática, como preceptores. A pesquisa tem um caráter exploratório, e se baseou em pesquisa bibliográfica e análise documental para levantamento de seus dados. Na análise do Programa de Preceptoria na UFV, foram verificadas limitações relacionadas à possibilidade de configuração de desvio de função e ato de improbidade administrativa em relação a alteração de atribuições de técnicos de nível superior em Editais de Concursos Públicos. Após a discussão das questões levantadas, foram realizadas sugestões para solução dos problemas encontrados.Item Acesso à Informação e Transparência: um estudo na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba(Universidade Federal de Viçosa, 2018) Pereira, Rejane Aparecida; Campos, Marilene de Souza; http://lattes.cnpq.br/1364020480278609Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos servidores públicos técnico- administrativos (TAE‘s) da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) quanto à transparência sob os aspectos da legitimidade, legalidade, disponibilização e operacionalização da informação na Instituição, após a implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Utilizou-se no estudo uma abordagem qualitativa, empregando o método do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em dois momentos. O primeiro foi uma pesquisa documental em que foram analisadas as solicitações por informação realizadas no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da UFV, no período de maio/2012 a dezembro/2017. Esses dados estão disponíveis no site da Controladoria-Geral da União, órgão responsável por fiscalizar a execução da LAI no âmbito do Poder Executivo Federal. A investigação proporcionou o conhecimento dos setores que demandaram mais informações no período em estudo na Instituição. No segundo momento da coleta de dados foram realizadas entrevistas com 16 TAE‘s da UFV-CRP que trabalham nesses setores com mais demanda por informação, de acordo com o levantamento documental. A quantidade de entrevistados foi determinada pela técnica da saturação de dados e o tratamento dos dados foi por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam o reconhecimento da legitimidade do direito de acesso à informação, porém ainda há a necessidade de maior alinhamento da Instituição com a LAI, em vigência desde 2012. Os servidores revelaram pouco conhecimento quanto aos preceitos legais básicos, como justificação, prazos, negativa de acesso e a existência do SIC. A operacionalização da LAI e a disponibilização da informação acontecem de forma bastante limitada, mostrando que os principais mecanismos de transparência ativa e passiva precisam ser melhorados para a sua efetivação. Além disso, ainda há aspectos burocráticos em alguns setores com a existência de barreiras à divulgação da informação, apesar de reconhecido que a transparência das informações públicas na UFV-CRP é algo crescente.