Ciências Humanas, Letras e Artes

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    Neurociências e Educação: elementos de aprendizagem presentes na literatura contemporânea em língua portuguesa sobre Neuroeducação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-06) Fonseca, Klyntton Horst da; Alves, Daniela Alves de; http://lattes.cnpq.br/4493434615535161
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    Análise da relação entre violência doméstica contra a mulher e incidência de transtorno depressivo no Brasil
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-02) Pires, Fernanda Rayol Campana; Teixeira, Evandro Camargos; http://lattes.cnpq.br/8489450024324276
    A violência doméstica contra a mulher é um problema de saúde pública e socioeconômico, que gera prejuízos psíquicos na vida das vítimas. Dentre eles, a depressão é um dos transtornos mentais que mais acometem as mulheres violentadas. A partir disso, o presente estudo apresenta como objetivo central realizar uma revisão bibliográfica sistemática para reconhecer a relação entre o diagnóstico de depressão em mulheres vitimizadas pela violência doméstica. Especificamente, incluiu-se a análise do ano de produção, região, objetivo, métodos e resultados dos trabalhos primários encontrados. Para tal, este trabalho utiliza a revisão sistemática de literatura combinada à metanálise enquanto metodologias quantitativas de pesquisa. Como resultados, encontrou-se que os autores dos artigos afirmaram haver uma relação estreita entre a mulher ser violentada e desenvolver depressão. Esses achados foram estatisticamente significativos, o que evidencia a relevância do tema abordado no estudo. Palavras-chave: Violência doméstica contra a mulher. Transtorno depressivo. Revisão sistemática. Metanálise.
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    Narrativas de vida: efeitos do ensino remoto emergencial na saúde e na motivação docente
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-07) Tavares, Nathália Cristina Costa; Geremias, Bethânia Medeiros
    As dificuldades e as incertezas impostas pela pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020, motivaram a investigação sobre as angústias e desafios experimentados por professores nesse período. A intensificação e a precarização das atividades profissionais dos professores, assumiram, no contexto pandêmico, um viés mais abrangente e perverso com o chamado trabalho remoto. O envolvimento íntimo trabalho/casa, vida pessoal e doméstica/vida profissional, trabalho humano presencial de interação e afetividade versus trabalho humano remoto de distanciamento afetaram a profissão, dando-lhe nova roupagem. Para tanto, o objetivo geral de pesquisa foi compreender os efeitos do Ensino Remoto Emergencial na saúde e motivação docente, do ponto de vista dos professores que atuam em escolas públicas municipais de São Geraldo. De modo mais específico buscou-se: i) identificar quais os efeitos do Ensino Remoto Emergencial na saúde e na motivação docente dos sujeitos da pesquisa; ii) narrar esses efeitos de acordo com a história vivida por esses sujeitos; iii) analisar as narrativas docentes, de modo a produzir novas compreensões sobre a temática em estudo. Assim, utilizou-se como referência teórica metodológica a perspectiva etnossociológica, que se insere no âmbito das pesquisas qualitativas. Para a construção do corpus analisado foram utilizados os procedimentos específicos da perspectiva etnossociológica de Daniel Bertaux (2010). Em um primeiro momento, através dos dados obtidos por questionário, traçou-se o perfil geral dos cerca de 30 docentes atuantes na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Geraldo (MG) à época do ERE. Metade dos participantes afirmaram que não se sentiram motivados a trabalhar durante o Ensino Remoto Emergencial, a maioria afirmou que a rotina familiar, a saúde física e mental foi afetada pelo Ensino Remoto Emergencial bem como passaram por tratamento médico neste período. No segundo momento da pesquisa, houve a construção e a aplicação da entrevista, realizadas nos moldes das orientações de Daniel Bertaux (2010). As três entrevistadas apontaram fatores como dificuldades em aprender, usar e acessar as ferramentas digitais, as instabilidades no acesso à internet. A baixa participação dos pais e dos alunos nas aulas remotas, maior burocratização do trabalho, extensa e intensa carga horária de trabalho remunerado e doméstico, dificuldades em conciliar vida profissional e doméstica. A frustração com o contato apenas virtual com os alunos, a constante angústia, ansiedade e o sentimento de fracasso, pela forma como o ensino estava sendo realizado naquele momento. Crises de ansiedade, depressão, angústia, qualidade de sono ruim, estresse, fadiga, sentimentos de insucesso e incompetência foram uma constante no cotidiano dos professores durante o ERE. As descobertas e confirmações trazidas por essa pesquisa não findam em si mesmas. Ao contrário, precisam fomentar outras investigações sobre diferentes perspectivas dos efeitos e consequências do ERE, na saúde física e mental, na qualidade do sono, na vida pessoal e profissional, na motivação deste enorme contingente de trabalhadores espalhados pelo país, durante o ensino remoto e no retorno ao ensino presencial. Palavras-chave: Saúde docente; Motivação docente; Trabalho docente; Ensino remoto emergencial.
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    O protagonismo da velhice: vez e voz da pessoa idosa nos conselhos de direitos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-11) Cunha, Augusto César Soares da; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/3066288766190303
    O presente estudo buscou explorar o protagonismo da pessoa idosa dentro dos Conselhos Municipais de Direitos dos municípios de abrangência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) Regional Muriaé-MG, para o compartilhamento de possibilidades e formas de pensar o envelhecimento, levando o debate para além das amarras pejorativas traçadas ao longo da história desses sujeitos que vivenciam o processo de envelhecer. A tese tem como principal objetivo conhecer o protagonismo da pessoa idosa dentro dos espaços de controle social, materializados nos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa. E, como objetivos específicos: conhecer a dinâmica dos conselhos municipais das pessoas idosas; identificar os recursos utilizados pelas pessoas idosas para assumir seu protagonismo nestes espaços; analisar a autonomia e a independência de ações da pessoa idosa para a garantia de direitos e a formulação de políticas públicas no conselho municipal da pessoa idosa; analisar a participação das pessoas idosas na formulação das políticas públicas dentro dos espaços de controle social. A tese está dividida por artigos que compõem o estudo. Foi realizada pesquisa qualitativa dentro dos Conselhos Municipais de Direito da Pessoa Idosa de 19 municípios da Sedese Regional-Muriaé sobre o protagonismo nesse espaço coletivo. Assim, foram entrevistados 19 presidentes dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa. Verificou-se que há necessidade de ampliar e estruturar esses espaços deliberativos e incentivar o protagonismo da pessoa idosa neste contexto, dando vez e voz a esses sujeitos enquanto cidadãos. Palavras-chave: Envelhecimento. Políticas Públicas. Protagonismo. Conselhos Municipais de Direito.
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    Representações sociais das mulheres nas comunicações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Tanaka, Werner Masanossuke Magalhães; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/2462573513556963
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira as representações sociais das mulheres se manifestam nas comunicações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O CBMMG é uma instituição centenária que, até 1993, admitia apenas homens em suas fileiras. Apesar do ingresso das mulheres na corporação, elas ainda representam aproximadamente 10% do efetivo total, representando apenas 588do total dos efetivos. A presente pesquisa se propõe a utilizar como instrumento de análise a teoria das representações sociais de Serge Moscovici (1978), que explora como as pessoas constroem e compartilham significados dentro de um grupo ou sociedade. Isso será combinado com conceitos de gênero, destacando como as construções sociais de masculinidades e feminilidades afetam a inclusão das mulheres no CBMMG. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, com análise de conteúdo das comunicações institucionais do CBMMG. Foram examinados documentos, relatórios e materiais de divulgação da corporação. A análise revelou uma evolução normativa ao longo das três décadas de inclusão feminina na corporação, quebrando paradigmas, ao passo que as comunicações institucionais se destacaram por não possuir uma ampla divulgação da participação feminina no CBMMG. Dessa forma, as representações se limitam a direcionar para estereótipos que vinculam a mulher à maternidade e ao protagonismo no papel de guerreira. Concluiu-se que a evolução normativa no CBMMG reflete um compromisso institucional crescente com a igualdade de gênero, porém a análise lexical destaca a necessidade de uma representação mais equilibrada das mulheres bombeiras, superando estereótipos e promovendo uma imagem que transmita efetivamente as suas contribuições no CBMMG. A pesquisa contribuiu para a identificação da evolução normativa e a contextualização histórica do papel feminino na corporação, além de oferecer uma visão abrangente sobre as representações sociais de gênero nas comunicações, além de propor formas de melhor a representação das mulheres bombeiras nas comunicações institucionais, oferecendo orientações práticas. O estudo revela um ponto sensível que requer atenção, indicando a oportunidade de diálogos sobre o tema. Palavras-chave: Representações Sociais de Gênero, Comunicações Institucionais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
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    Capacidades estatais para implementação de políticas públicas para a pessoa idosa: uma análise no município de Manacapuru, AM
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-26) Souza, Everaldo Nogueira de; Brunozi Júnior, Antônio Carlos; http://lattes.cnpq.br/7363680612502250
    O presente estudo tem o objetivo de analisar a existência de capacidades estatais para implementação de políticas públicas para a pessoa idosa: Uma análise no município de Manacapuru, AM. Essa análise está baseada nos conceitos da literatura relacionados à policy capacity, principalmente dos autores Wu, Ramesh e Howlett (2015). Houve a consideração de que as capacidades institucionais são elementos necessários à implementação das políticas públicas, pois são necessárias pessoas, estruturas, equipamentos, dinheiro, política, regras e relacionamentos, para que as ações públicas, atividades específicas de demandas dos idosos, aconteçam. Isso se torna mais instigante pela estrutura federalista brasileira, e também ao analisar Manacapuru, município de região peculiar do Brasil, com baixos indicadores sociais e econômicos. Para a metodologia, esta pesquisa teve caráter qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas e da aplicação de questionários. Os entrevistados, dois, foram colaboradores vinculados às secretarias de saúde e assistência social. A justificativa desta escolha é que essas duas secretarias possuem políticas públicas que são diretamente implementadas à pessoa idosa. Para os questionários, a amostra foi de 13 participantes da pesquisa, que são vinculados a outras secretarias do município que indiretamente podem implementar esse tipo de política. A análise foi feita com a técnica de análise de conteúdo e a categorização dos dados, considerando-se as seguintes categorias: Normativas para implementação de Políticas Públicas à Pessoa Idosa, o implementar de Políticas Públicas à Pessoa Idosa, Capacidades Institucionais Governamentais para Implementar as Políticas Públicas à Pessoa Idosa e a Efetividade e Autoavaliação na implementação de Políticas Públicas à Pessoa Idosa. Os principais resultados são de que o município analisado não possui capacidades institucionais governamentais para implementar políticas públicas à pessoa idosa. As deficiências estão destacadamente nas capacidades políticas e organizacionais, os relacionamentos entre os atores. Porém, percebeu-se que mesmo que as capacidades individuais sejam incompletas, a proatividade dos funcionários da prefeitura pode levar a resultados mais satisfatórios das políticas. A tecnologia também foi uma capacidade sensível tanto aos idosos quanto para a prefeitura. O Estado do Amazonas possui grande extensão territorial, mas baixos indicadores sociais e econômicos. Os idosos não são tão estudados como outros segmentos da sociedade. Com isso, as implicações práticas desta pesquisa são de que capacidades são ações conjuntas, de relacionamentos, de interações, pois somente um ator não faz com que uma política pública aconteça. Ademais, percebeu-se que a estrutura federalista brasileira é desfavorável para a implementação de ações para segmentos com demandas específicas, em cenários diferenciados. A responsabilização para municípios não vem com os devidos apoios e suportes da União, principalmente. Palavras-chave: Capacidades Estatais. Pessoas Idosas. Políticas Públicas.
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    Desigualdades de rendimento por gênero no mercado de trabalho artístico-cultural brasileiro
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-31) Gomes, Glenda Nunes; Fernandes, Elaine Aparecida; http://lattes.cnpq.br/8385453521806288
    Embora se acredite que a produção de conteúdos artístico-culturais envolva a liberdade e a diversidade, o que se observa é um mercado de trabalho marcado por desigualdades de gênero, raça e classe social. Essas desigualdades se manifestam, principalmente, na sub-representação de alguns grupos no setor e na diferenciação de rendimentos entre os grupos. Ao considerar especificamente o grupo das mulheres, há evidências de sub-representação feminina no setor artístico-cultural, especialmente nas ocupações de criação e performance, além das dificuldades de progressão na carreira e, algumas vezes, rendimentos mais baixos que dos homens. Ressalta- se, ainda, que vários estudos já realizados comprovam a discriminação de rendimento enfrentada por mulheres no mercado de trabalho em geral e em alguns setores específicos. A partir desta compreensão, a presente pesquisa buscou averiguar a existência de discriminação de rendimento por gênero no setor artístico-cultural brasileiro. Para tal análise, empregou-se a decomposição de Oaxaca-Blinder, a fim de verificar a existência de diferencial de rendimentos entre homens e mulheres no setor e identificar se parte desse diferencial se atribui à discriminação por gênero. A decomposição foi realizada em dois modelos distintos, considerando os possíveis efeitos dos outliers, dado que o setor artístico-cultural apresenta grande variabilidade de rendimentos. Os resultados obtidos na pesquisa apontam para desigualdade de rendimentos favorável aos homens em 2018 e a parte deste diferencial atribuída à discriminação foi de 14,57% e 5,56%, nos dois modelos, respectivamente. Em 2015, os resultados sugerem desigualdade de rendimentos favorável às mulheres, no entanto, um dos modelos não apresentou significância estatística, de forma que os resultados podem ter sido afetados pela baixa representatividade das ocupações artístico-culturais no mercado de trabalho brasileiro. Além disso, confirmou-se que, para o ano de 2018, houve discriminação de rendimentos contra as mulheres do setor, apesar de a maior parte do diferencial ser atribuída às dotações dos grupos. Palavras-Chave: Trabalho Artístico-Cultural. Discriminação de Gênero. Decomposição de Oaxaca-Blinder.
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    Burocratas no processo de implementação de políticas públicas: estudo de caso da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-01-30) Cabral, Daniel Aparecido de Araujo; Valadares, Josiel Lopes; http://lattes.cnpq.br/8003183013422427
    A dissertação está divida em forma de dois artigos. O primeiro artigo tem como objetivo debater a importância da discricionariedade dos burocratas de nível de rua no processo de implementação de políticas públicas educacionais do Município de Viçosa, Minas Gerais. Para isso, buscou-se estudar o programa criado pelo próprio município para reduzir os déficits de aprendizagem gerados nos alunos da rede de ensino municipal por conta do Covid- 19, programa esse denominado de ―Ações pedagógicas de intervenção (API)‖. Assim, com uma abordagem qualitativa e tendo como estratégica de pesquisa, especificamente o estudo de caso, as unidades de análise adotadas foram as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. Por meio da análise foi possível perceber como o contexto individual de cada escola afeta diretamente na forma como o API é implementado, influenciando na existência da discricionariedade. Já o segundo, buscou debater a importância do burocrata de nível médio na implementação de políticas educacionais do Município de Viçosa, Assim, com uma abordagem qualitativa e tendo como estratégica de pesquisa, especificamente o estudo de caso, sendo uma boa estratégia de pesquisa quando se procura identificar o ―como‖ e ―por que‖ algum fenômeno acontece, as unidades de análise adotadas foram as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. A coleta de dados se embasou nas entrevistas realizadas com diretoras e diretores das escolas e análise documental, disponibilizados pelas escolas, secretaria de educação do município e através do site institucional da prefeitura. A literatura é carente de estudos e definições referente a burocracia de nível médio e ainda é voltada para estudos em âmbito federal. Entender os impactos e o papel do burocrata de nível médio no processo de implementação de política pública é contribuir com programas governamentais mais eficientes. Palavras-chave: Burocrata de nível de rua. Burocrata médio. Discricionariedade.
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    Dois ensaios relativos ao impacto do programa Tekoporã sobre o nível de pobreza das famílias paraguaias no período 2018-2019
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-20) Cuenca López, Anibal David; Teixeira, Evandro Camargos; http://lattes.cnpq.br/5188183918060211
    Em geral, a pobreza está vinculada a diferentes formas de mensuração, entre eles aquela relacionada a questões de rendimento e por outro lado, aquela relacionada às capacidades e liberdades desenvolvida por Amartya Sen. No entanto, apesar dos diferentes conceitos de pobreza as taxas continuam elevadas na América Latina e no Paraguai. Deste modo, uma das políticas eficazes para diminuir as taxas de pobreza e melhorar o capital humano das crianças beneficiárias são as transferências monetárias condicionais (TMC). Nesse contexto, como política de redução de pobreza no Paraguai foi implementado o Programa Tekoporã cuja finalidade é melhorar o bem-estar da população beneficiária por meio da assistência financeira e intervenções simultâneas em saúde, educação e nutrição das crianças e desse modo quebrar a transmissão intergeracional da pobreza. Assim, diante os aspectos mencionados, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do Programa Tekoporã sobre a pobreza monetária e multidimensional das famílias paraguaias no período 2018-2019. Especificamente, este trabalho consiste em dois estudos, um abordando o impacto do Tekoporã no curto prazo sobre diferentes grupos familiares, considerando o status de pobreza monetária e área de residência e departamentos. Já o segundo ensaio buscou analisar o impacto do programa social sobre cada um dos indicadores que compõem o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) paraguaio. Para cumprir tais objetivos, foram estimados dois métodos de avaliação quase experimental, o Propensity Score Matching (PSM) e diferenças em diferenças (Dif-Dif). Como resultado, para o primeiro ensaio, constatou-se a importância do acesso ao Tekoporã como forma de redução da pobreza, principalmente para as famílias abaixo da linha de pobreza extrema e que residem na zona rural. Além disso, o programa Tekoporã mostrou maior sensibilidade para aquelas famílias com membros deficientes em quase todas as categorias de pobreza analisadas. Concomitantemente, considerando-se a localização geográfica, os departamentos que apresentaram resultados mais robustos na categoria de pobreza total foram aqueles que apresentaram taxas de pobreza acima da média nacional, a saber Misiones, Itapúa, Paraguarí, Caaguazú, Guairá. Por outro lado, na categoria de pobreza extrema, a maioria dos departamentos em que o programa apresentou maior impacto estão abaixo da média de pobreza extrema nacional, vide Central, Assunção, Amambay, Pte. Hayes, Alto Paraná e Misiones. Em relação ao segundo ensaio, pôde-se inferir que o programa consegue diminuir diversas privações que afetam à população paraguaia, embora, os resultados apresentam impactos diferenciados segundo a área de residência. Palavras-chave: Famílias; Pobreza; Paraguai; Tekoporã.
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    O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-01) Silva, Fernanda Juliana da; Costa, Patrícia Claudia; http://lattes.cnpq.br/1218338818302936
    Muitos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo regular buscam fazê-lo por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses estudantes levam para a sala de aula uma diversidade de histórias de vida, que acaba influenciando no aprendizado. Por se tratar de um público bastante heterogêneo, o trabalho na EJA exige do professor a sensibilidade para compreender potencialidades e limitações de cada estudante além do rigor e comprometimento com o currículo e com o ensino. Por meio de questionários e grupos focais, a pesquisa buscou conhecer o perfil dos estudantes de uma turma de Ensino Médio EJA em uma escola estadual da Superintendência de Pará de Minas a partir de suas percepções sobre o ensino e aprendizado de biologia e seus aspectos mais atraentes relacionados ao conteúdo e metodologia. Como objetivo, buscou-se identificar expectativas em relação ao futuro acadêmico e profissional, além de conhecer as impressões do grupo sobre a escola e ensino, ao final do curso, especialmente relacionadas ao componente curricular de biologia. A análise e interpretação dos dados seguiu os princípios da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a heterogeneidade da turma, e indicou que a faixa etária não é o principal fator de divergência. Além disso, os estudantes indicaram interesses diferentes em relação os estudos e, por isso, apresentam expectativas e atitudes distintas. A impossibilidade de conciliar os estudos com o trabalho foi o principal fator que levou os jovens participantes a abandonarem o ensino regular. Outros fatores, como a dificuldade no aprendizado e a impossibilidade de acompanhar os estudos no período de ensino remoto, contribuíram para a migração dos mais jovens para a EJA. De forma geral, os estudantes declararam-se satisfeitos com o ensino ofertado, mas indicaram alguns pontos considerados insuficientes, sendo a adequação do tempo e do espaço escolar voltados para suas necessidades o mais apontado. Outra reivindicação foi a possibilidade de criação de um canal de comunicação e compartilhamento de materiais entre estudantes e professores a fim de disponibilizar conteúdo aos alunos faltosos e servir como um espaço de esclarecimento de dúvidas. Sobre o ensino de Biologia, os estudantes indicaram interesse, apesar de considerarem a matéria difícil. Os estudantes ponderaram que o laboratório de ciências e a sala de informática deveriam ser utilizados nas aulas de Biologia o que, de fato, pode tornar o aprendizado mais interessante. Uma sugestão de material didático foi produzida considerando os apontamentos coletados na pesquisa. Palavras-chave: Biologia, Jovens e adultos, Materiais didáticos, Currículo.