2023-12-01

Muitos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo regular buscam fazê-lo por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses estudantes levam para a sala de aula uma diversidade de histórias de vida, que acaba influenciando no aprendizado. Por se tratar de um público bastante heterogêneo, o trabalho na EJA exige do professor a sensibilidade para compreender potencialidades e limitações de cada estudante além do rigor e comprometimento com o currículo e com o ensino. Por meio de questionários e grupos focais, a pesquisa buscou conhecer o perfil dos estudantes de uma turma de Ensino Médio EJA em uma escola estadual da Superintendência de Pará de Minas a partir de suas percepções sobre o ensino e aprendizado de biologia e seus aspectos mais atraentes relacionados ao conteúdo e metodologia. Como objetivo, buscou-se identificar expectativas em relação ao futuro acadêmico e profissional, além de conhecer as impressões do grupo sobre a escola e ensino, ao final do curso, especialmente relacionadas ao componente curricular de biologia. A análise e interpretação dos dados seguiu os princípios da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a heterogeneidade da turma, e indicou que a faixa etária não é o principal fator de divergência. Além disso, os estudantes indicaram interesses diferentes em relação os estudos e, por isso, apresentam expectativas e atitudes distintas. A impossibilidade de conciliar os estudos com o trabalho foi o principal fator que levou os jovens participantes a abandonarem o ensino regular. Outros fatores, como a dificuldade no aprendizado e a impossibilidade de acompanhar os estudos no período de ensino remoto, contribuíram para a migração dos mais jovens para a EJA. De forma geral, os estudantes declararam-se satisfeitos com o ensino ofertado, mas indicaram alguns pontos considerados insuficientes, sendo a adequação do tempo e do espaço escolar voltados para suas necessidades o mais apontado. Outra reivindicação foi a possibilidade de criação de um canal de comunicação e compartilhamento de materiais entre estudantes e professores a fim de disponibilizar conteúdo aos alunos faltosos e servir como um espaço de esclarecimento de dúvidas. Sobre o ensino de Biologia, os estudantes indicaram interesse, apesar de considerarem a matéria difícil. Os estudantes ponderaram que o laboratório de ciências e a sala de informática deveriam ser utilizados nas aulas de Biologia o que, de fato, pode tornar o aprendizado mais interessante. Uma sugestão de material didático foi produzida considerando os apontamentos coletados na pesquisa. Palavras-chave: Biologia, Jovens e adultos, Materiais didáticos, Currículo.
Many young people and adults who did not have the opportunity to complete their studies on a regular basis seek to do so through the Youth and Adult Education (EJA) modality. These students bring a diversity of life stories to the classroom, which ends up influencing their learning. As it is a very heterogeneous audience, work at EJA requires the teacher to be sensitive to understanding the potential and limitations of each student, in addition to rigor and commitment to the curriculum and teaching. Through questionnaires and focal groups, the research sought to understand the profile of students in an EJA high school class at a state school in the Superintendency of Pará de Minas, based on their perceptions about the teaching and learning of biology and its most attractive aspects related to content and methodology. The goal was to identify expectations regarding the academic and professional future, in addition to knowing the group's impressions about the school and teaching at the end of the course, especially related to the biology subject. Data analysis and interpretation followed the principles of content analysis technique. The research results confirmed the heterogeneity of the class, and indicated that age group is not the main factor of divergence. Furthermore, students indicated different interests in relation to studies and, therefore, have different expectations and attitudes. The impossibility of reconciling studies with work was the main factor that led young participants to abandon regular education. Other factors, such as difficulty in learning and the impossibility of following studies during the remote teaching period, contributed to the migration of younger people to EJA. In general, students declared themselves satisfied with the education offered, but indicated some aspects considered insufficient, with the adequacy of time and school space focused on their needs being the most highlighted. Another demand was the possibility of creating a channel of communication and sharing of materials between students and teachers in order to make content available to absent students and serve as a space to clarify doubts. Regarding the teaching of Biology, students indicated interest, despite considering the subject difficult. The students considered that the science laboratory and the computer room should be used in Biology classes, which, in fact, can make learning more interesting. A teaching material suggestion was produced considering the notes collected in the research. Keywords: Biology, Young people and adults, Teaching materials, Curriculum.

Biologia (Ensino Médio), Educação de jovens e adultos, Material didático, Currículos

SILVA, Fernanda Juliana da. O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2023.