Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A educação financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-13) Andrade, Natália Cristina Cal; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/3102043672584988Este trabalho analisou as possibilidades da utilização da Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Ervália-MG e teve a produção e produção de dados organizada em três etapas: questionário, atividades e entrevista. O questionário foi elaborado e proposto com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o aluno, seu histórico escolar e suas relações com a Matemática. As atividades, criadas a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica, foram propostas de forma a propiciar discussões sobre os papéis desempenhados pela Matemática na sociedade, com o intuito de estimular o aluno a perceber essa Matemática como uma atividade próxima de sua realidade e útil para a resolução dos problemas cotidianos. A elaboração e execução da entrevista visou obter respostas que levassem a conhecer um pouco sobre a história escolar do aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, além de investigar o que a realização das atividades, envolvendo Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, representou para o aluno. Como fundamentação teórica utilizou-se, principalmente, a perspectiva da Educação Matemática Crítica, de modo que os problemas matemáticos tivessem significado em situações sociais que o aluno vivencia. Também se apresentou no texto reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Financeira. Assim, identificamos que a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia múltipla, isto é, estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos, além de evidenciar os limites e as contribuições da Educação Financeira nesta modalidade. Finaliza-se destacando que o Produto Educacional desenvolvido ao longo da pesquisa, contendo cinco atividades que relacionam Educação Financeira e Educação Matemática Crítica, disponível a quem possa interessar, pode ser considerado um recurso didático, sendo uma possibilidade de caminho aos docentes que desejam abordar a Educação Financeira na sala de aula da EJA, a partir de uma perspectiva crítica. Palavras-chave: Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Produto Educacional. Ensino Médio.Item A sequência didática “quem sou”, “onde estou” e “como estou” (os cinco sentidos) no projeto de extensão BioLibras/UFV a partir do olhar da pedagogia surda(Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-16) Silva, Wilson Fernando Pereira da; Fernandez, Thaís Almeida Cardoso; http://lattes.cnpq.br/1320326375476119Este trabalho resulta de uma pesquisa participante que buscou respeitar os princípios da escolha de uma realidade concreta e dos participantes individuais e coletivos do processo formativo, de modo a contextualizar a investigação em sua dimensão histórica. Assim, partiu-se da perspectiva Freireana e da Pedagogia Surda, tendo como campo de estudo o Projeto de Extensão BioLibras, vinculado à Universidade Federal de Viçosa e que atua com estudantes Surdos de Viçosa e região. Dessa forma, analisou-se a sequência didática “QUEM SOU”, “ONDE ESTOU” E “COMO ESTOU”, abordando os cinco sentidos. Ela foi desenvolvida em 2018 com base nos pressupostos da educação em Ciências voltada aos/as Surdos/as. Para tal, iniciamos por uma pesquisa documental, em que foram recuperados os materiais das oficinas desenvolvidas na sequência didática, sendo feita uma linha do tempo e uma planilha descritiva. A partir disso, sistematizou-se, junto aos/às integrantes deste Projeto de Extensão, algumas das percepções relativas ao processo de construção da sequência didática. Por meio do grupo focal foram ativadas as memórias e a reflexão crítica sobre a prática educativa instituída. Após a sistematização deste trabalho, analisou-se os dados obtidos à luz da pedagogia Surda e das categorias propostas com base na literatura. Os resultados desse estudo indicaram que a elaboração e o desenvolvimento desta sequência didática colocaram o professor Surdo e os/as componentes do Projeto BioLibras como educadores/as populares, uma vez que desempenharam papel de articuladores/as, organizadores/as, incentivadores/as e mediadores/as do processo educativo. Ao mesmo tempo, colocou os/as estudantes Surdos/as na centralidade do processo de ensino e aprendizagem, em constante questionamento da sua condição na sociedade, como integrantes de uma população de minoria linguística. Também se verificou a proximidade da sequência didática com os princípios identificados na Pedagogia Surda, a partir do referencial teórico em questão. Nesse sentido, destacou-se a importância do ensino da Libras tanto para os/as alunos/as Surdos/as, quanto para as famílias e a sociedade em geral, favorecendo assim o empoderamento Surdo por meio da possibilidade de circulação da língua em diferentes espaços. Evidenciou também que o Projeto BioLibras, embasado na proposta de ensino bilíngue e tendo destaque o protagonismo de um professor Surdo, trouxe luz a escuridão de anos com um ensino oralista e opressor aos/as Surdos/as, sem o devido respeito às especificidades desse grupo linguístico e cultural. Assim, acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão iluminar caminhos para uma educação bilíngue, para formação de professores/as e para novas formas de pesquisar e compreender as atuais demandas para a educação de Surdos/as. Palavras-chave: Educação de Surdos. Sequência didática. Pedagogia Surda. Ensino de Ciências.Item Análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV sobre a Educação em Ciências voltada a estudantes surdos(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-16) Bozzi, Raquel Alves; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/1974562047013502O ensino de Ciências aos surdos requer uma formação docente que forneça os subsídios necessários para se articular estratégias que contemplem as especificidades desse grupo, que representa uma minoria linguístico-cultural. Assim, realizamos uma pesquisa-ação crítica colaborativa, nela analisamos as percepções de estudantes de cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza quanto a educação dos estudantes surdos, e formulamos uma proposta de intervenção para o processo de formação inicial dos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica nas plataformas de busca online ERIC, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontaram que os trabalhos sobre a educação em Ciências voltada aos estudantes surdos abordam cinco temáticas, uma delas contempla a temática dos professores. Entretanto, não aborda questões sobre a formação docente. Analisamos as ideias de 25 estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia (n=16), em Física (n=4) e em Química (n=5) sobre a mediação do conhecimento científico em salas de aulas com surdos. O grupo de licenciandos investigado cursava as disciplinas de Estágio Supervisionado I ou III dos respectivos cursos, todos na Universidade Federal de Viçosa (MG), campus Viçosa. Construímos os dados por meio de um questionário, utilizado para sondar os conhecimentos e interesses dos licenciandos, e os submetemos à análise de conteúdo. Identificamos que o grupo investigado já havia discutido sobre os surdos em seus cursos, com destaque para a cultura surda, os seus Interesses estavam voltados à aprendizagem da Libras e o contato surdos. Posteriormente, realizamos em cada turma a discussão de um caso de ensino e os dados foram analisados por meio da metodologia de estudo de caso. Verificamos que as percepções dos licenciandos sobre o professor estavam atreladas às questões de personalidade. As estratégias metodológicas mencionadas foram aquelas que exploram a visualidade. Além disso, ainda são vagas as ideias sobre o intérprete educacional, tal como a sua função, relação com o docente e a importância de conhecer os conteúdos científicos para a sua atuação profissional. A partir dos resultados, elaboramos um material didático que poderá contribuir para futuras discussões e construções do conhecimento sobre esta temática no âmbito da formação inicial dos professores de Ciências. Palavras-chave: Formação inicial dos professores de Ciências. Licenciatura. Ensino de Ciências. Educação dos Surdos.Item Análise do PCK de professores no planejamento de atividades de ensino com foco em natureza da ciência(Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-16) Silva, Eliriane Caroline da; Maia, Poliana Flávia; http://lattes.cnpq.br/3677455603861447A natureza da Ciência (NdC) é uma das temáticas que auxiliam no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, uma vez que contribui com habilidades de criticidade, avaliação e validação de informações. Uma das formas de inclusão de assuntos relacionados à temática é a abordagem histórica, que se apresenta como pano de fundo para o desenvolvimento e reflexão de diferentes aspectos de NdC. Entretanto, muitas publicações vêm apresentando um uso inadequado da abordagem histórica no contexto de sala de aula, o qual não contribui com eficiência para o desenvolvimento de aspectos de NdC. Algumas desta pesquisas mostram que as falhas se apresentam além da apresentação da História da Ciência (HC), e que se encontram muitas vezes nas estratégias utilizadas pelos professores, ou até mesmo na falta delas. Sabemos que, além do conhecimento curricular, os professores apresentam também um conhecimento profissional sobre técnicas e estratégias de ensino, chamado de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), e tendo em vistas as dificuldades encontradas pelos profissionais em utilizar a HC, para desenvolver de forma adequada e eficiente a NdC, acreditamos ser necessário contribuir para o aperfeiçoamento do PCK de NdC destes professores. Neste sentido, esta pesquisa analisa a participação de dois professores de Química em um processo formativo sobre HC, para o aprimoramento de seus PCK de NdC. O processo formativo se baseou no uso do filme Radioactive e de um caso histórico sobre Marie Curie, que compuseram a abordagem histórica e basearam o desenvolvimento do conhecimento sobre diferentes aspectos de NdC. Devido ao contexto pandêmico em que esta pesquisa ocorreu, a coleta de dados foi realizada de forma remota, por meio de questionários, aulas, reuniões e entrevistas realizadas on-line, além de planejamentos, coletados antes e após a participação no processo formativo, que envolviam especificamente aulas em que a abordagem histórica fosse utilizada. A partir do material coletado foi possível analisar as manifestações de NdC segundo o Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências, bem como os domínios de PCK alcançados nestas manifestações e as Bases de Conhecimento Profissionais associadas as mesmas, de acordo com o Modelo de Consenso Refinado de PCK. Os resultados mostraram um aumento significativo de manifestações de NdC nos planejamentos dos professores participantes, além de um maior número de manifestações de domínios de PCK associados a diferentes bases de conhecimento profissional. Nas entrevistas constatou-se também um maior interesse destes profissionais pela HC após a participação no processo formativo. A pesquisa tem como produto educacional um material paradidático composto de uma introdução sobre a alfabetização científica e seus benefícios, o caso histórico “Marie Curie: a mulher e a cientista em uma mesma essência”, a categorização do caso histórico, com o destaque de mais de 140 aspectos de NdC e uma coletânea de referenciais bibliográficos de outras histórias da Ciência. Palavras-chave: Natureza da Ciência. História da Ciência. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Formação de professores.Item Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza(Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-10) Pizano, Gabriel Lima; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8137717914815185O acesso aos conteúdos de Ciências da Natureza pelos estudantes Surdos pressupõe mobilizar diferentes terminologias em Libras para apresentar os conceitos da Biologia, Física e Química no âmbito educacional. Assim, realizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como técnica investigativa a documentação indireta feita por meio de um levantamento bibliográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa nas plataformas Scielo, Portal de Periódicos Capes, além do Google. Os resultados encontrados apontaram poucas pesquisas sobre construções terminológicas no âmbito das Ciências, mesmo sendo verificada a proposição de 1034 sinais-termo para a Biologia, 390 para a Física e 313 para a Química, dispersos em diferentes plataformas. Na sequência, analisamos e categorizamos esses sinais-termo, que resultou na proposição de cinco categorias emergente primárias (datilológica, icônica, arbitrária, contextual e conceitual) e dez secundárias. As análises nos mostraram que poucos sinais-termo propostos para a área de Ciências da Natureza traziam aspectos conceituais, o que reforça a importância de a equipe responsável por criar terminologias técnicos-científicos ser composta por profissionais conhecedores da Língua de Sinais e dos conceitos científicos em estudo. Além disso, identificamos uma significativa dispersão dos sinais-termos e a falta deles para muitos conceitos. Verificamos ainda que há vários sinais-termos para um mesmo conceito científico, o que nos permitiu inferir que a dispersão, a falta de validação e de divulgação não favorecem a legitimação e o avanço terminológico neste campo de estudo, com o acúmulo de muitas propostas de sinais-termo para alguns conceitos de base, enquanto muitos outros não são contemplados. Assim, indicamos aqui algumas lacunas relativas ao léxico especializado em Libras para os conceitos de Ciências da Natureza, além das diversas propostas terminológicas para um mesmo termo e a falta de incorporação conceitual ao sinal-termo, podendo com isso criar barreiras e abstrações que dificultam o acesso dos Surdos aos conhecimentos científicos. Dessa forma, com base nos resultados e nas discussões apresentadas, organizamos um sinalário de Ciências da Natureza como produto educacional, a fim de contribuir para que o direito linguístico dos Surdos seja assegurado, de modo especial no âmbito educacional, facilitando as buscas terminológicas dos Intérpretes Educacionais e professores bilíngues, além de indicar a possibilidade de pesquisas futuras sobre a proposição de terminologias em Libras para esta área. Palavras-chave: Ensino de Ciências para Surdos. Ensino de Química, Física e Biologia para Surdos. Educação dos Surdos. Terminologias em Libras.Item Conhecimento e aplicação de diferentes estratégias de ensino de participantes do Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira durante a pandemia de covid-19(Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-23) Bambirra, Jaciane Lobo; Rigolon, Rafael Gustavo; http://lattes.cnpq.br/5280809527058797As estratégias de ensino podem ser entendidas como o estudo dos caminhos pelos quais os educadores devem seguir para orientar os processos de ensino e aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa do Ministério da Educação que tem como principal objetivo promover a inserção dos estudantes dos cursos das licenciaturas em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do cenário de pandemia causado pelo coronavírus desde novembro de 2019, surgiu a necessidade de migrar o ensino convencionalmente presencial para o ambiente virtual, sendo necessário reinventar formas de prover o ensino sem afetar em sua qualidade. No presente trabalho buscou- se analisar como a participação no Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira contribui para a aprendizagem de métodos e estratégias didáticas de seus participantes durante a pandemia de covid. Foram realizadas duas rodadas de entrevistas, com intervalo de doze meses entre elas, contando com a participação de 22 pibidianos do curso de Ciências Biológicas na primeira rodada e 16 na segunda rodada. Após a etapa das entrevistas houve a transcrição fiel dos áudios para a posterior análise de dados. Para a compilação e análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Dentro da multiplicidade dos resultados obtidos percebeu-se a necessidade de se promover uma formação continuada em estratégias de ensino e recursos didáticos para os pibidianos a fim de amenizar as diferenças de seus conhecimentos sobre os assuntos. A partir disso, surge o Produto Educacional oriundo do presente trabalho que propõe uma formação continuada para o aprendizado no que tange as estratégias de ensino e os recursos didáticos durante os dezoito meses de cada ciclo de duração do Programa. Em suma, pôde-se concluir que, com o Pibid, foi possível aprender novos meios de dar aulas online, porém há a grande preocupação quanto a aplicação de tudo que foi aprendido para quando o ensino se tornar presencial novamente. Além disso, principalmente durante o ensino remoto, o programa foi um momento de aprendizado sobre a não romantização da profissão, e o espaço para compreender melhor as desigualdades, a falta de acesso e a falta de interesse dos alunos em aprender. Esses fatores afetaram diretamente na saúde mental dos pibidianos e, consequentemente, na aprendizagem e disposição de propor estratégias e recursos diferenciados em suas aulas. Assim, espera-se que a partir deste trabalho se possa reconhecer a necessidade de uma formação continuada com momentos formativos oferecidos aos participantes do Pibid, além de reconhecer os desafios e o cenário de lutas constantes pela melhoria das condições e investimentos destinados à Educação. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Pibid. Coronavírus. Pandemia. Ensino e aprendizagem. Ensino remoto.Item Desafios na educação quilombola: os saberes populares aplicados ao ensino de ciências(Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-24) Maia, Emília Dias Quintão; Carvalho, Regina Simplício; http://lattes.cnpq.br/7381480354112245A cultura afro-brasileira dos remanescentes quilombolas possui uma riqueza grandiosa no que tange aos saberes populares, considerando que as noções de diversidade cultural estão intrinsecamente ligadas ao cotidiano dessas comunidades, suas relações com a natureza e, por consequência, utilização de recursos, podendo ser concebidas como permanentes e tradicionais. Compreende-se a inserção dos saberes populares na escola como uma possibilidade de construção coletiva do conhecimento, a partir da diversidade cultural de diferentes grupos e suas lógicas próprias de leitura do mundo. Em face desses argumentos, o objetivo da presente pesquisa foi relacionar saberes populares locais às aulas das Ciências (Biologia e Química) da matriz curricular conforme a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio de uma escola pública localizada em uma comunidade quilombola do município de Piranga, Minas Gerais. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, pode ser classificada como descritiva e quanto aos procedimentos é uma pesquisa etnográfica e participante. O estudo foi realizado na comunidade certificada como remanescente de quilombo denominada Santo Antônio do Pirapetinga, conhecida popularmente como Bacalhau, localizada no município de Piranga, Zona da Mata Mineira. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com sujeitos adultos convidados membros da comunidade. Os demais sujeitos foram os alunos do Ensino Médio da referida escola, que em 2021 eles cursavam o 1 o ano e em 2022 o e 2º ano. Uma sequência didática foi elaborada e aplicada em 18 aulas de 50 minutos cada. Temas como a história e os saberes populares da comunidade local, bem como experimentações práticas envolvendo os ensinos de química e microbiologia foram abordados em sala de aula. Foi aplicado um teste pré-intervenção com o objetivo de avaliar o conhecimento prévio dos alunos e um teste pós-intervenção com o objetivo de avaliar a progressão da aprendizagem dos alunos após aplicação das aulas práticas. Quanto aos indivíduos adultos entrevistados, verificou-se que as entrevistadas seguem seus costumes tradicionais no manuseio do polvilho, e que estas mulheres participantes gostariam de ensiná-los aos familiares e outros membros da comunidade. Após realizadas as experimentações, na análise pós-intervenção, observou-se que os alunos adquiriram novas informações, aprimoraram conhecimentos prévios, reconsideraram saberes que já possuíam e construíram conhecimentos científicos. No último encontro, os alunos divulgaram à comunidade o aprendizado obtido e uma troca de conhecimento, entre os professores, alunos e comunidade foi efetivada. Os resultados da observação participante mostraram progresso da aprendizagem no decorrer da execução dos trabalhos teórico-prático e interdisciplinar, por meio do desenvolvimento de algumas habilidades tais como, envolvimento, comprometimento, dedicação, interesse e espírito de equipe na condução das atividades propostas. Comprovou-se o desempenho satisfatório em conhecimentos em química e microbiologia quando comparado o teste-pré intervenção e o teste pós-intervenção. E por fim, o momento de culminância revelou a importância da elaboração e aplicação da sequência didática como produto educacional possível de ser replicada ou que sirva de inspiração para a elaboração de outros trabalhos. Palavras-chave: Saberes populares. Comunidade quilombola. Diversidade cultural. Ensino de Ciências. Sequência Didática.Item Ensino de matemática mediado pelas tecnologias digitais: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental com o Teorema de Tales(Universidade Federal de Viçosa, 2021-12-20) Nogueira, Mônica Aparecida; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/3630704071333253A Pandemia da Covid-19 acelerou a quebra de paradigmas nas mais diversas atividades humanas incluindo, notavelmente, o âmbito da educação escolar. Até então, muito se falava da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de escolarização nos tempos atuais, porém, observávamos que na prática escolar havia pouca utilização destes recursos no ensino da Matemática. Neste cenário de crise sanitária, tais tecnologias assumiram um papel relevante na escola básica. Além disso, as metodologias ativas são apresentadas como abordagens pedagógicas que oportunizam uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Esta pesquisa, de caráter exploratório, tem como principal objetivo estudar as contribuições de um ambiente digital - WebQuest - para o ensino de conceitos geométricos - Teorema de Tales - no oitavo ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de questionários e documentos elaborados pelos estudantes e foram tratados numa perspectiva qualitativa. Os resultados sinalizam para um aumento do interesse pela matemática nos participantes da pesquisa. Os alunos aprenderam com a WebQuest e a atitude diante das tarefas a realizar ficou mais comprometida. Perceberam que as tecnologias digitais podem ser aliadas na aprendizagem matemática. Além disso, ficou manifesta a desigualdade de acesso dos estudantes às tecnologias de comunicação e informação. Esta pesquisa disponibiliza um produto educacional para os professores da escola básica. Palavras-chave: Matemática Escolar. Ensino de Geometria. Anos Finais. WebQuest.Item Experiências didáticas em aulas de química no período remoto: diálogos entre saberes na escola do campo(Universidade Federal de Viçosa, 2021-12-13) Fialho, Josiane Aparecida Rodrigues; Barrella, Tatiana Pires; http://lattes.cnpq.br/8419007635647358Nesta pesquisa realizou-se a avaliação sistemática com o foco no conhecimento científico em diálogo com os saberes populares por meio da elaboração, aplicação e análise de uma Sequência Didática Investigativa (SDI). Devido à situação epidemiológica crítica vivenciada no Brasil durante a pandemia da covid-19, foi proposto pela Rede Estadual de Educação de Minas Gerais o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). Nesse contexto, o lócus dessa pesquisa foi uma Escola do Campo do município de São Miguel do Anta, Minas Gerais. A investigação baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem da pesquisa qualitativa. A coleta de dados ocorreu em aulas da 1ª Série do Ensino Médio, na disciplina de Ciências/Química em uma turma com 24 estudantes. Foi aplicado inicialmente o questionário online, visando caracterizar o perfil dos estudantes participantes. Com a análise dos dados coletados no questionário online inicial, realizou-se o estudo do documento Currículo Básico Comum de Química, com foco no conteúdo da 1ª Série do Ensino Médio. Posteriormente, foi elaborada a SDI com quatro Atividades Remotas aplicadas por meio da Plataforma do Google Meet, com questões sobre alfabetização científica, assumindo o viés de interlocuções entre os conteúdos de Ciências/Química e os saberes populares. Em um segundo momento da aplicação os estudantes receberam Atividades Complementares no formato impresso, com o intuito de integrar as Atividades Remotas propostas anteriormente e com o objetivo de discutir e refletir sobre a importância dos saberes populares no processo de ensino e aprendizagem de Ciência/Química. A análise dos dados foi feita por meio de categorizações, com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, tendo como fonte as transcrições das gravações das Atividades Remotas e as respostas às Atividades Complementares. Conclui-se que, ao se propor a inter-relação entre os saberes populares e os formais no contexto escolar, as manifestações da cultura popular e seus muitos saberes se tornam relevantes para o processo educativo. Por isso, entendemos que sua valorização e inserção nas ações pedagógicas da escola são imprescindíveis para realizar interlocuções com os saberes científicos. Finaliza-se descrevendo que o Produto Educacional desenvolvido ao longo da pesquisa apresenta-se na forma de um Livreto, podendo ser considerado um recurso didático quando aplicado no contexto escolar, sendo uma possibilidade de caminho diferenciado aos docentes que desejam se aventurarem nos saberes populares interligados à pesquisa em sala de aula. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Alfabetização Científica. Diálogo de Saberes. Escola do Campo. Produto Educacional.Item Expressões da interculturalidade nos Cadernos da Caravana dos Saberes Populares(Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-27) Bastos, Ana Carolina Pereira de Castro Ribeiro; Andrade, Fernanda Maria Coutinho de; http://lattes.cnpq.br/3844752066157064Este estudo de caso examina o trabalho intercultural realizado a partir da disciplina Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431) oferecida no Período Emergencial Remoto 2020/01. Os objetivos da pesquisa foram identificar a interculturalidade e refletir sobre a formação de professores. O instrumento pedagógico (formativo e avaliativo) Caderno da Caravana dos Saberes Populares foi o objeto deste estudo. Analisei suas contribuições para expressão diversificada das aprendizagens com foco na interculturalidade. A abordagem é qualitativa e a investigação adota procedimentos como análise documental, observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas e questionários. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. A compreensão da abordagem de integração de conhecimentos e modos de ver e pensar a realidade na educação investiga cooperação, pontos de articulação, complementaridade, enriquecimento mútuo e trocas. As entrevistas com as professoras/or idealizadoras/or da disciplina indicaram pistas aos caminhos ou temas da abordagem intercultural. Sinceridade nas narrativas, mudanças na forma de ver e perceber a vida, sensibilização da escuta e inquietações das/dos estudantes determinaram as escolhas das expressões da interculturalidade nos cadernos. A diversidade das formas de aprendizagem, realidade do território em que cada pessoa está inserida, diálogo autêntico, escuta profunda, interação entre pessoas, integração de saberes, vivências contextualizadas, circularidade, confluência e transfluência foram as categorias das análises interculturais. Os estudantes que viveram a experiência mostram que a escuta das mestras e mestres dos saberes populares foi observada como oportunidade de começar a entender a dinâmica de alguns movimentos e compreender como o mundo é plural. A autonomia e liberdade de escolha das formas de expressão de aprendizagens contribuiu para a construção do conhecimento. Infindáveis estigmas e preconceitos precisam ser percebidos, esclarecidos e (re)interpretados para a transformação da desigualdade nas relações de poder que nos atravessam e se impõem às nossas ações e discursos. Precisamos prosseguir atentas/os à caricaturização do popular e à abordagem superficial de saberes descontextualizados ou à folclorização pejorativa de mitos, símbolos e ritos. Palavras-chave: Interculturalidade. Encontro de saberes. Formação de professores.Item Geometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-10) Borges, Patrícia Lúcio dos Santos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/5164122968289883O objetivo desta pesquisa é investigar as potencialidades de atividades artísticas no contexto do ensino da matemática para o desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade dos alunos. É de extrema importância, no cenário mundial em que vivemos, o estudante se reconhecer em seu contexto histórico e cultural, ser crítico, reflexivo e criativo. E, para isso, este trabalho constrói-se a partir do enfoque pedagógico da Geometria e Arte, utilizando materiais visuais, incentivando o aluno a ser o próprio autor de seu conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o trabalho colaborativo. Foram realizadas sete oficinas com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, foram coletados a partir de diário de campo, registros produzidos pelos alunos e entrevistas. Foram realizadas, também, atividades avaliativas de acordo com o Modelo de Van Hiele e Testes de Criatividade Matemática. Os resultados apontaram que a arte traz contribuições relevantes para o desenvolvimento do pensamento geométrico e criativo dos estudantes. Como parte deste estudo apresento, em anexo, um produto educacional destinado a professores da educação básica na forma de caderno didático. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Fundamental - Anos Finais. Van Hiele. Criatividade. Pensamento geométrico.Item História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci(Universidade Federal de Viçosa, 2023-02-08) Silva, Lucas Coelho da; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/6456991870750232Esta pesquisa exploratória, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da história da matemática, utilizando a fonte primária Liber Abaci de Leonardo Fibonacci, a partir da organização das Unidades Básicas de Problematização (UBP), com estudantes do Ensino Médio. Particularmente, visamos examinar as contribuições que a abordagem histórico- cultural traz à compreensão dos objetos matemáticos pelos alunos e à construção de uma percepção da matemática mais contextualizada para além dos limites disciplinares. Como embasamento teórico, esta pesquisa utilizou a perspectiva de enculturação matemática proposta por Bishop e autores que discutem as potencialidades da história da matemática como recurso didático. A coleta de dados foi realizada através de observações do pesquisador, descrições de experiências dos participantes, produções dos alunos, questionários e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada a partir de duas categorias: aprendizagem matemática e concepção sobre a matemática. Os resultados apontam para uma apropriação dos objetos matemáticos pelos estudantes e uma ampliação e solidificação da percepção histórico-cultural da matemática. Palavras-chave: Enculturação matemática. Unidade básica de problematização (UBP). Leonardo Fibonacci. Matemática escolar. Ensino Médio.Item O livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufa(Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-04) Abreu, Thais Soares de; Mendonça, Douglas Henrique de; http://lattes.cnpq.br/1974445463243480Esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial investigativo nas atividades propostas nos livros didáticos de ciência, bem como as possibilidades de ajustes em algumas destas atividades para que elas possibilitem inserção do trabalho investigativo na sala de aula de ciências. A primeira etapa desta pesquisa constituiu- se da análise de documentos oficiais da educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a fim de verificar a presença de diretrizes que orientem para o ensino por investigação na área de ciências naturais. A segunda etapa consistiu na análise dos livros didáticos de ciências, com o propósito de avaliar a presença de textos e/ou atividades que propiciem o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo. Os livros analisados são pertencentes aos anos finais do ensino fundamental. A terceira etapa consistiu na elaboração de propostas de ensino investigativo. Escolheu-se o tema Efeito Estufa como mediador das análises, o qual também mediou a elaboração das propostas investigativas. Tanto as análises quantos as propostas investigativas foram realizadas com base no referencial teórico do ensino de ciências por investigação. Como resultado foi observada a presença de diretrizes que incorporam características do ensino investigativo nos documentos educacionais analisados. A LDB, por exemplo, por se tratar de um documento normativo, com leis educacionais, não traz orientações pedagógicas em seu texto, contudo, expressa a preocupação com a formação crítica e cidadã do indivíduo. O PCN de ciências naturais traz muitas orientações para um ensino com características investigativas, como o foco no aluno e em suas capacidades de observação, argumentação e construção de conhecimento, sendo ele o agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. A BNCC passou a ser o principal documento orientador da educação a partir de sua homologação em 2017, sendo que, os demais documentos curriculares educacionais, dentre eles o CRMG, passaram a ser elaborados dentro das diretrizes da BNCC, portanto, caminham em consonância. Em ambos os documentos, foram observadas habilidades que mencionam explicitamente a investigação científica como objeto de conhecimento. Quanto aos livros didáticos analisados, foi observado que todos os livros possuíam textos e/ou atividades que possibilitam o desenvolvimento de um ensino de ciências investigativo, entretanto, uns mais do que outros. Também a oportunidade investigativa estava bastante implícita em grande parte dos livros, demandando maior esforço do professor para desenvolver o potencial investigativo da atividade. A partir das atividades/textos presentes em alguns dos livros analisados foram construídas duas propostas investigativas e também um produto educacional, enfatizando a importância da problematização. Constatou-se que há a presença tanto de diretrizes nos documentos oficiais, quanto de textos e/ou atividades nos livros didáticos que propiciam o ensino de ciências por investigação. Contudo, a pouca explicitude nas propostas presentes nos livros didáticos, que propiciam o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo, dificulta o uso dessa abordagem pelos professores, visto que muitos docentes talvez ainda não conheçam o ensino por investigação. Palavras-chave: Ensino de ciências por investigação. Livro didático. Propostas investigativas.Item Ressignificação da percepção da matemática por pedagogos: oficinas de formação para o Ensino de geometria a partir da história de Pitágoras(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-15) Anjos, Selma Maria dos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/3236688260013813Esta pesquisa, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, teve origem na preocupação com a educação matemática escolar, em que os professores que não sanaram suas dificuldades nessa área do conhecimento acabam por reproduzi-las em sua atuação profissional. Os participantes foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas do município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi analisar como as oficinas de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para o ensino de geometria a partir da figura de Pitágoras, contribuem para uma ressignificação da percepção da matemática. As oficinas foram baseadas em pressupostos educacionais da Pedagogia Freireana, em que o aluno é agente ativo na construção do seu conhecimento. Apresentaram caráter interdisciplinar, interligando a geometria pitagórica e a contação de história, com a utilização de materiais didáticos manipuláveis. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários, realizada observação participante e entrevistas. Os registros foram gerados a partir de fotos (prints) e gravações audiovisuais. Em decorrência do agravamento da pandemia de COVID-19, as atividades foram realizadas na modalidade remota, divididas em três encontros síncronos pelo Google Meet e atividades assíncronas postadas no Google Classroom. De acordo com a análise dos dados coletados, as oficinas contribuíram para uma ressignificação da percepção da matemática pelos participantes. No entanto, em decorrência da sobrecarga de trabalho dos professores, houve uma adesão aquém do esperado às oficinas. Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem Ativa. História da Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia Freireana.