2021-12-20

A Pandemia da Covid-19 acelerou a quebra de paradigmas nas mais diversas atividades humanas incluindo, notavelmente, o âmbito da educação escolar. Até então, muito se falava da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de escolarização nos tempos atuais, porém, observávamos que na prática escolar havia pouca utilização destes recursos no ensino da Matemática. Neste cenário de crise sanitária, tais tecnologias assumiram um papel relevante na escola básica. Além disso, as metodologias ativas são apresentadas como abordagens pedagógicas que oportunizam uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Esta pesquisa, de caráter exploratório, tem como principal objetivo estudar as contribuições de um ambiente digital - WebQuest - para o ensino de conceitos geométricos - Teorema de Tales - no oitavo ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de questionários e documentos elaborados pelos estudantes e foram tratados numa perspectiva qualitativa. Os resultados sinalizam para um aumento do interesse pela matemática nos participantes da pesquisa. Os alunos aprenderam com a WebQuest e a atitude diante das tarefas a realizar ficou mais comprometida. Perceberam que as tecnologias digitais podem ser aliadas na aprendizagem matemática. Além disso, ficou manifesta a desigualdade de acesso dos estudantes às tecnologias de comunicação e informação. Esta pesquisa disponibiliza um produto educacional para os professores da escola básica. Palavras-chave: Matemática Escolar. Ensino de Geometria. Anos Finais. WebQuest.
The Covid-19 Pandemic has accelerated the breaking of paradigms in the most diverse human activities including, notably, the scope of school education. Until then, much was said about the insertion of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the schooling process in the current times, however, we observed that in school practice there was little use of these resources in the teaching of Mathematics. In this scenario of health crisis, such technologies assumed a relevant role in basic schools. Besides that, active methodologies are presented as pedagogical approaches that provide opportunities for students to learn meaningfully. This exploratory research has as main objective to study the contributions of a digital environment - WebQuest - for the teaching of geometric concepts - Thales Theorem - in the eighth year of Elementary School. Data were collected from questionnaires and documents prepared by students and were treated in a qualitative perspective. The results indicate an increase in the interest in mathematics in the research participants. The students learned with WebQuest and the attitude towards the tasks to be performed became more compromised. They realized that digital technologies can be allies in mathematical learning. In addition, the unequal access of students to communication and information technologies was evident. This research provides an educational product for elementary school teachers. Keywords: School Mathematics. Teaching Geometry. Final Years. WebQuest.

Matemática (Ensino fundamental) - Ensino via Web, Geometria (Ensino fundamental) - Ensino via Web, Tecnologia educacional, Tales, Teorema de - Estudo e ensino

NOGUEIRA, Mônica Aparecida. Ensino de matemática mediado pelas tecnologias digitais: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental com o Teorema de Tales. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.