Expressões da interculturalidade nos Cadernos da Caravana dos Saberes Populares

2022-09-27

Este estudo de caso examina o trabalho intercultural realizado a partir da disciplina Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431) oferecida no Período Emergencial Remoto 2020/01. Os objetivos da pesquisa foram identificar a interculturalidade e refletir sobre a formação de professores. O instrumento pedagógico (formativo e avaliativo) Caderno da Caravana dos Saberes Populares foi o objeto deste estudo. Analisei suas contribuições para expressão diversificada das aprendizagens com foco na interculturalidade. A abordagem é qualitativa e a investigação adota procedimentos como análise documental, observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas e questionários. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. A compreensão da abordagem de integração de conhecimentos e modos de ver e pensar a realidade na educação investiga cooperação, pontos de articulação, complementaridade, enriquecimento mútuo e trocas. As entrevistas com as professoras/or idealizadoras/or da disciplina indicaram pistas aos caminhos ou temas da abordagem intercultural. Sinceridade nas narrativas, mudanças na forma de ver e perceber a vida, sensibilização da escuta e inquietações das/dos estudantes determinaram as escolhas das expressões da interculturalidade nos cadernos. A diversidade das formas de aprendizagem, realidade do território em que cada pessoa está inserida, diálogo autêntico, escuta profunda, interação entre pessoas, integração de saberes, vivências contextualizadas, circularidade, confluência e transfluência foram as categorias das análises interculturais. Os estudantes que viveram a experiência mostram que a escuta das mestras e mestres dos saberes populares foi observada como oportunidade de começar a entender a dinâmica de alguns movimentos e compreender como o mundo é plural. A autonomia e liberdade de escolha das formas de expressão de aprendizagens contribuiu para a construção do conhecimento. Infindáveis estigmas e preconceitos precisam ser percebidos, esclarecidos e (re)interpretados para a transformação da desigualdade nas relações de poder que nos atravessam e se impõem às nossas ações e discursos. Precisamos prosseguir atentas/os à caricaturização do popular e à abordagem superficial de saberes descontextualizados ou à folclorização pejorativa de mitos, símbolos e ritos. Palavras-chave: Interculturalidade. Encontro de saberes. Formação de professores.
This case study examines the intercultural work carried out from the Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431) offered in the Remote Emergency Period 2020/01. The research objectives were to identify interculturality and its reflects on teacher training. The pedagogical instrument (formative and evaluative) Caderno da Caravana dos Saberes Populares is the object of this study. I analyze their contributions to the diversified expression of learning with a focus on interculturality. The approach is qualitative and the investigation adopts procedures such as document analysis, participant observation, semi-structured individual interviews and questionnaires. Data analysis was performed through content analysis. Understanding the approach of integrating knowledge and ways of seeing and thinking about reality in education investigates cooperation, points of articulation, complementarity, mutual enrichment and exchanges. The interviews with the teachers creators of the discipline indicated clues to the paths or themes of an intercultural approach. Sincerity in the narratives, changes in the way of seeing and perceiving life, awareness of listening and students' concerns determined the choices of expressions of interculturality in the notebooks. The diversity of ways of learning, reality of the territory in which each person is inserted, authentic dialogue, deep listening, interaction between people, integration of knowledge, contextualized experiences, circularity, confluence and transfluency were the intercultural analysis categories. The questionnaires show that listening to the masters of popular knowledge was seen as an opportunity to begin to understand the dynamics of some movements and to understand how the world is plural. The autonomy and freedom of choice in the forms of expression and learning contributed to the construction of knowledge. Endless stigmas and prejudices need to be perceived, clarified and (re)interpreted for the transformation of inequality in the power relations that cross us and impose themselves on our actions and discourses. We need to continue attentive to the caricaturization of the popular and the superficial approach of decontextualized knowledge or the pejorative folklorization of myths, symbols and rites. Keywords: Interculturality. Meeting of knowledge. Teacher training.

Professores - Formação, Educação multicultural, Cultura popular

BASTOS, Ana Carolina Pereira de Castro Ribeiro. Expressões da interculturalidade nos Cadernos da Caravana dos Saberes Populares. 2022. 193 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.