Educação - Mestrado Profissional

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    O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-01) Silva, Fernanda Juliana da; Costa, Patrícia Claudia; http://lattes.cnpq.br/1218338818302936
    Muitos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo regular buscam fazê-lo por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses estudantes levam para a sala de aula uma diversidade de histórias de vida, que acaba influenciando no aprendizado. Por se tratar de um público bastante heterogêneo, o trabalho na EJA exige do professor a sensibilidade para compreender potencialidades e limitações de cada estudante além do rigor e comprometimento com o currículo e com o ensino. Por meio de questionários e grupos focais, a pesquisa buscou conhecer o perfil dos estudantes de uma turma de Ensino Médio EJA em uma escola estadual da Superintendência de Pará de Minas a partir de suas percepções sobre o ensino e aprendizado de biologia e seus aspectos mais atraentes relacionados ao conteúdo e metodologia. Como objetivo, buscou-se identificar expectativas em relação ao futuro acadêmico e profissional, além de conhecer as impressões do grupo sobre a escola e ensino, ao final do curso, especialmente relacionadas ao componente curricular de biologia. A análise e interpretação dos dados seguiu os princípios da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a heterogeneidade da turma, e indicou que a faixa etária não é o principal fator de divergência. Além disso, os estudantes indicaram interesses diferentes em relação os estudos e, por isso, apresentam expectativas e atitudes distintas. A impossibilidade de conciliar os estudos com o trabalho foi o principal fator que levou os jovens participantes a abandonarem o ensino regular. Outros fatores, como a dificuldade no aprendizado e a impossibilidade de acompanhar os estudos no período de ensino remoto, contribuíram para a migração dos mais jovens para a EJA. De forma geral, os estudantes declararam-se satisfeitos com o ensino ofertado, mas indicaram alguns pontos considerados insuficientes, sendo a adequação do tempo e do espaço escolar voltados para suas necessidades o mais apontado. Outra reivindicação foi a possibilidade de criação de um canal de comunicação e compartilhamento de materiais entre estudantes e professores a fim de disponibilizar conteúdo aos alunos faltosos e servir como um espaço de esclarecimento de dúvidas. Sobre o ensino de Biologia, os estudantes indicaram interesse, apesar de considerarem a matéria difícil. Os estudantes ponderaram que o laboratório de ciências e a sala de informática deveriam ser utilizados nas aulas de Biologia o que, de fato, pode tornar o aprendizado mais interessante. Uma sugestão de material didático foi produzida considerando os apontamentos coletados na pesquisa. Palavras-chave: Biologia, Jovens e adultos, Materiais didáticos, Currículo.
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    Práticas docentes com tecnologias digitais no ensino remoto de matemática
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Moreira, Alex; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6054241254043532
    Este trabalho objetiva compreender as práticas educativas em Matemática mediadas pelas Tecnologias Digitais no Ensino Remoto. Como desdobramentos temos os objetivos específicos: Investigar os recursos utilizados pelos professores de Matemática durante o ensino remoto; analisar as práticas educativas na Educação Remota mediada pelas Tecnologias Digitais; criar e organizar um tutorial para o Ensino Remoto, inspirado nos recursos utilizados pelos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi constituído por escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova - MG. Os participantes do estudo foram professores de Matemática, da Educação Básica que atuaram durante o ensino remoto e híbrido. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as Tecnologias Digitais na Educação Matemática e Narrativas e a prática docente. A produção dos dados foi realizada de forma online, através da aplicação do questionário semiestruturado e da entrevista narrativa. De acordo com os resultados inferimos que os professores adotaram predominantemente ferramentas durante o ensino remoto e híbrido vinculadas à Google (Google Meet, Youtube, E-mail Institucional, Google Classroom e ferramentas de edição de texto), disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais de forma gratuita e vinculadas ao e-mail institucional, como o Conexão Escola 2.0. Logo, evidenciamos por meio dos dados produzidos nas entrevistas, o compromisso dos professores com as práticas pedagógicas e aprendizado dos alunos. Concluímos que, apesar dos desafios enfrentados durante a Educação Remota, os professores de Matemática demonstraram habilidades como resiliência e criatividade ao explorar as potencialidades das Tecnologias Digitais. O produto educacional denominado “Tutorial para o Ensino Remoto e/ou Híbrido”, possui como objetivo apresentar possibilidades, especialmente relacionadas às Tecnologias Digitais, para serem utilizadas pelos professores em contextos de Ensino Remoto e/ou Híbrido. O produto educacional poderá servir de inspiração para os professores, no sentido de oferecer ferramentas necessárias na estruturação das aulas remotas e/ou híbridas.Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Ensino Híbrido.
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    Formação inicial e desenvolvimento profissional: o que dizem os egressos do curso de licenciatura em matemática da UFV – Campus Florestal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-31) Lemos, Daiana Cristina; Lobato, Lúcia Helena dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2308630588493746
    Este trabalho teve como propósito compreender a formação inicial ofertada aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF), suas contribuições e limitações no que tange aos saberes e ao desenvolvimento profissional docente. Essa investigação se enquadra no campo das pesquisas qualiquantitativas, buscando responder à seguinte questão norteadora: quais as contribuições e limitações da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática da UFV/CAF para o desenvolvimento profissional docente? Como aporte teórico, utilizamos Shulman (1986; 1987) no que se refere à base de conhecimentos para a docência. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFV – Campus Florestal, que concluíram o curso entre 2013 e 2019. Realizamos a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas via Plataforma Google meet e análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC). Buscamos identificar, nos PPC, os “espaços” destinados aos saberes docentes e ao desenvolvimento profissional e com a ajuda do questionário fizemos a validação dos dados dos PPC. O perfil dos egressos foi delineado a partir dos questionários que, complementado pelas entrevistas, contribuíram para entendermos como se deu a formação inicial e sua influência para (e no) exercício da profissão docente. Para análise dos dados coletados, fizemos uma adaptação dos quadros de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Dados das entrevistas demonstram limitações em relação ao conhecimento pedagógico do conteúdo, principalmente com relação ao lidar com os diversos perfis de alunos e na relação teoria e prática. Em contrapartida, o conhecimento do conteúdo e os projetos de extensão foram considerados importantes contribuições. Os fatores apontados como insuficientes durante a formação estão atrelados à base de conhecimento para a docência e ao desenvolvimento profissional. Nesse sentido, como produto educacional, estruturamos um Grupo Colaborativo Matemática na UFV-CAF, por meio do qual foram proporcionados momentos de trocas de experiências e aprendizados, com o intuito de auxiliar a formação inicial e continuada, tanto nos quesitos considerados positivos quanto naqueles apontados como deficitários pelos egressos. Palavras-chave: Conhecimentos para a docência. Grupo Colaborativo. Licenciatura em Matemática.
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    Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma experiência com o GeoGebra no contexto escolar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-11) Silva, Taylla Cristina de Paula; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/4221340950647474
    Esta pesquisa investiga o modo como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos a partir de uma ação formativa focada no uso do software GeoGebra. Mais especificamente, este estudo busca apresentar um estudo das produções acadêmicas de mestrado e doutorado, produzidas entre 2018 e 2022, que abordam a necessidade de formação continuada para a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos integrados às tecnologias digitais por professoras dos anos iniciais do Ensi no Fundamental. Esta pesquisa discute as possibilidades e desafios do uso do GeoGebra no ensino de geometria na perspectiva de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, este estudo analisa as ações que favoreceram a produção e/ou mobilização de conhecimentos matemáticos pelas professoras e como essas se sentiram ao utilizarem o GeoGebra para produzirem e desenvolverem atividades matemáticas de natureza investigativa. Nesse contexto, temos como pergunta norteadora da pesquisa: Como uma ação formativa continuada, focada no uso do software GeoGebra, afeta o modo como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos? A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionário e uma ação formativa em serviço com os docentes sobre o uso do GeoGebra. Os resultados apontam as tecnologias como facilitadoras no ensino de Matemática. Contudo, as docentes argumentam que não utilizam o laboratório da escola por carência de formação tecnológica, falta de apoio técnico, entre outros motivos. No entanto, as docentes conseguiram reorganizar o modo de pensar e de agir com relação aos conteúdos de Matemática, estabelecendo um diálogo com o software. Neste contexto, algumas ações formativas permitiram essa produção de conhecimento matemático, tal como o ambiente colaborativo. A partir desses resultados, concluímos que há necessidade de as pedagogas participarem de formações continuadas no campo de conhecimento de Matemática associada às tecnologias. Aformação necessita ter sentido para os docentes compartilharem experiências profissionais e reflexões a fim de auxiliar em uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Geometria; Mobilização de Conhecimentos Matemáticos.6
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    Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-10) Pizano, Gabriel Lima; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8137717914815185
    O acesso aos conteúdos de Ciências da Natureza pelos estudantes Surdos pressupõe mobilizar diferentes terminologias em Libras para apresentar os conceitos da Biologia, Física e Química no âmbito educacional. Assim, realizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como técnica investigativa a documentação indireta feita por meio de um levantamento bibliográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa nas plataformas Scielo, Portal de Periódicos Capes, além do Google. Os resultados encontrados apontaram poucas pesquisas sobre construções terminológicas no âmbito das Ciências, mesmo sendo verificada a proposição de 1034 sinais-termo para a Biologia, 390 para a Física e 313 para a Química, dispersos em diferentes plataformas. Na sequência, analisamos e categorizamos esses sinais-termo, que resultou na proposição de cinco categorias emergente primárias (datilológica, icônica, arbitrária, contextual e conceitual) e dez secundárias. As análises nos mostraram que poucos sinais-termo propostos para a área de Ciências da Natureza traziam aspectos conceituais, o que reforça a importância de a equipe responsável por criar terminologias técnicos-científicos ser composta por profissionais conhecedores da Língua de Sinais e dos conceitos científicos em estudo. Além disso, identificamos uma significativa dispersão dos sinais-termos e a falta deles para muitos conceitos. Verificamos ainda que há vários sinais-termos para um mesmo conceito científico, o que nos permitiu inferir que a dispersão, a falta de validação e de divulgação não favorecem a legitimação e o avanço terminológico neste campo de estudo, com o acúmulo de muitas propostas de sinais-termo para alguns conceitos de base, enquanto muitos outros não são contemplados. Assim, indicamos aqui algumas lacunas relativas ao léxico especializado em Libras para os conceitos de Ciências da Natureza, além das diversas propostas terminológicas para um mesmo termo e a falta de incorporação conceitual ao sinal-termo, podendo com isso criar barreiras e abstrações que dificultam o acesso dos Surdos aos conhecimentos científicos. Dessa forma, com base nos resultados e nas discussões apresentadas, organizamos um sinalário de Ciências da Natureza como produto educacional, a fim de contribuir para que o direito linguístico dos Surdos seja assegurado, de modo especial no âmbito educacional, facilitando as buscas terminológicas dos Intérpretes Educacionais e professores bilíngues, além de indicar a possibilidade de pesquisas futuras sobre a proposição de terminologias em Libras para esta área. Palavras-chave: Ensino de Ciências para Surdos. Ensino de Química, Física e Biologia para Surdos. Educação dos Surdos. Terminologias em Libras.
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    Ressignificação da percepção da matemática por pedagogos: oficinas de formação para o Ensino de geometria a partir da história de Pitágoras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-15) Anjos, Selma Maria dos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/3236688260013813
    Esta pesquisa, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, teve origem na preocupação com a educação matemática escolar, em que os professores que não sanaram suas dificuldades nessa área do conhecimento acabam por reproduzi-las em sua atuação profissional. Os participantes foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas do município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi analisar como as oficinas de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para o ensino de geometria a partir da figura de Pitágoras, contribuem para uma ressignificação da percepção da matemática. As oficinas foram baseadas em pressupostos educacionais da Pedagogia Freireana, em que o aluno é agente ativo na construção do seu conhecimento. Apresentaram caráter interdisciplinar, interligando a geometria pitagórica e a contação de história, com a utilização de materiais didáticos manipuláveis. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários, realizada observação participante e entrevistas. Os registros foram gerados a partir de fotos (prints) e gravações audiovisuais. Em decorrência do agravamento da pandemia de COVID-19, as atividades foram realizadas na modalidade remota, divididas em três encontros síncronos pelo Google Meet e atividades assíncronas postadas no Google Classroom. De acordo com a análise dos dados coletados, as oficinas contribuíram para uma ressignificação da percepção da matemática pelos participantes. No entanto, em decorrência da sobrecarga de trabalho dos professores, houve uma adesão aquém do esperado às oficinas. Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem Ativa. História da Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia Freireana.
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    Geometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-10) Borges, Patrícia Lúcio dos Santos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/5164122968289883
    O objetivo desta pesquisa é investigar as potencialidades de atividades artísticas no contexto do ensino da matemática para o desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade dos alunos. É de extrema importância, no cenário mundial em que vivemos, o estudante se reconhecer em seu contexto histórico e cultural, ser crítico, reflexivo e criativo. E, para isso, este trabalho constrói-se a partir do enfoque pedagógico da Geometria e Arte, utilizando materiais visuais, incentivando o aluno a ser o próprio autor de seu conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o trabalho colaborativo. Foram realizadas sete oficinas com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, foram coletados a partir de diário de campo, registros produzidos pelos alunos e entrevistas. Foram realizadas, também, atividades avaliativas de acordo com o Modelo de Van Hiele e Testes de Criatividade Matemática. Os resultados apontaram que a arte traz contribuições relevantes para o desenvolvimento do pensamento geométrico e criativo dos estudantes. Como parte deste estudo apresento, em anexo, um produto educacional destinado a professores da educação básica na forma de caderno didático. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Fundamental - Anos Finais. Van Hiele. Criatividade. Pensamento geométrico.
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    A educação financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-13) Andrade, Natália Cristina Cal; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/3102043672584988
    Este trabalho analisou as possibilidades da utilização da Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Ervália-MG e teve a produção e produção de dados organizada em três etapas: questionário, atividades e entrevista. O questionário foi elaborado e proposto com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o aluno, seu histórico escolar e suas relações com a Matemática. As atividades, criadas a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica, foram propostas de forma a propiciar discussões sobre os papéis desempenhados pela Matemática na sociedade, com o intuito de estimular o aluno a perceber essa Matemática como uma atividade próxima de sua realidade e útil para a resolução dos problemas cotidianos. A elaboração e execução da entrevista visou obter respostas que levassem a conhecer um pouco sobre a história escolar do aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, além de investigar o que a realização das atividades, envolvendo Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, representou para o aluno. Como fundamentação teórica utilizou-se, principalmente, a perspectiva da Educação Matemática Crítica, de modo que os problemas matemáticos tivessem significado em situações sociais que o aluno vivencia. Também se apresentou no texto reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Financeira. Assim, identificamos que a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia múltipla, isto é, estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos, além de evidenciar os limites e as contribuições da Educação Financeira nesta modalidade. Finaliza-se destacando que o Produto Educacional desenvolvido ao longo da pesquisa, contendo cinco atividades que relacionam Educação Financeira e Educação Matemática Crítica, disponível a quem possa interessar, pode ser considerado um recurso didático, sendo uma possibilidade de caminho aos docentes que desejam abordar a Educação Financeira na sala de aula da EJA, a partir de uma perspectiva crítica. Palavras-chave: Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Produto Educacional. Ensino Médio.
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    História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-02-08) Silva, Lucas Coelho da; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/6456991870750232
    Esta pesquisa exploratória, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da história da matemática, utilizando a fonte primária Liber Abaci de Leonardo Fibonacci, a partir da organização das Unidades Básicas de Problematização (UBP), com estudantes do Ensino Médio. Particularmente, visamos examinar as contribuições que a abordagem histórico- cultural traz à compreensão dos objetos matemáticos pelos alunos e à construção de uma percepção da matemática mais contextualizada para além dos limites disciplinares. Como embasamento teórico, esta pesquisa utilizou a perspectiva de enculturação matemática proposta por Bishop e autores que discutem as potencialidades da história da matemática como recurso didático. A coleta de dados foi realizada através de observações do pesquisador, descrições de experiências dos participantes, produções dos alunos, questionários e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada a partir de duas categorias: aprendizagem matemática e concepção sobre a matemática. Os resultados apontam para uma apropriação dos objetos matemáticos pelos estudantes e uma ampliação e solidificação da percepção histórico-cultural da matemática. Palavras-chave: Enculturação matemática. Unidade básica de problematização (UBP). Leonardo Fibonacci. Matemática escolar. Ensino Médio.
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    Atividades práticas e inversão da sala de aula como ferramentas para a aprendizagem do conceito de resistores elétricos por estudantes da terceira série do Ensino Médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-17) Campos, Mozart Morato; Chaves, Gerson Geraldo
    A partir de constatações de equívocos cometidos por estudantes quando se trata do tema resistores elétricos em aulas da disciplina de Física, tem-se, como objetivo deste estudo investigar se uma intervenção, tendo como suporte a metodologia da Sala de Aula Invertida, é uma abordagem que permite superar fatores de conflito potencial e enriquecer imagens de conceito de resistores elétricos de um grupo de estudantes da terceira série do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com onze estudantes da terceira série do Ensino Médio e que foi desenvolvida em quatro etapas que podem ser sintetizadas pela sequência Questi → v → çã → questionário. Os dados para análise foram obtidos por meio da aplicação de um mesmo questionário do tipo antes-depois, a um mesmo grupo de participantes, com o objetivo de verificar o enriquecimento ou não da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes da pesquisa após ser realizada uma intervenção, bem como identificar possíveis fatores de conflito potencial. Utiliza-se, como referencial teórico para a construção dos instrumentos de pesquisa e como lentes para a análise dos dados obtidos, de forma a responder às nossas indagações, os construtos imagem de conceito, definição de conceito, fatores de conflito potencial e fatores de conflito cognitivo, de Tall e Vinner (1981). A pesquisa mostrou o quanto o tema é complexo; afirmação baseada na quantidade de ideias errôneas evocadas da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes, quando questionados sobre o assunto e na presença de fatores de conflito potencial; complexidade também apontada em estudos presentes em nossa revisão de literatura. Conclui-se que, apesar de em raros casos haver apresentado respostas menos adequadas da imagem de conceito de resistores elétricos após a intervenção, de forma geral, a forma como esta foi realizada suscitou um enriquecimento da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes. Esta intervenção foi realizada tendo, como suporte principal, um experimento construído com materiais de baixo custo para a abordagem do tema. Os materiais desenvolvidos e utilizados na intervenção se tornaram o produto desta pesquisa, e, de certa forma, foram instrumentos para o enriquecimento da imagem de conceito de resistores elétricos, o que mostra a viabilidade da utilização do produto desta pesquisa como forma de abordagem do tema. Palavras-chave: Resistores elétricos. Imagem de conceito. Fatores de conflito potencial. Experimentos de baixo custo.