2022-11-17

A partir de constatações de equívocos cometidos por estudantes quando se trata do tema resistores elétricos em aulas da disciplina de Física, tem-se, como objetivo deste estudo investigar se uma intervenção, tendo como suporte a metodologia da Sala de Aula Invertida, é uma abordagem que permite superar fatores de conflito potencial e enriquecer imagens de conceito de resistores elétricos de um grupo de estudantes da terceira série do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com onze estudantes da terceira série do Ensino Médio e que foi desenvolvida em quatro etapas que podem ser sintetizadas pela sequência Questi → v → çã → questionário. Os dados para análise foram obtidos por meio da aplicação de um mesmo questionário do tipo antes-depois, a um mesmo grupo de participantes, com o objetivo de verificar o enriquecimento ou não da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes da pesquisa após ser realizada uma intervenção, bem como identificar possíveis fatores de conflito potencial. Utiliza-se, como referencial teórico para a construção dos instrumentos de pesquisa e como lentes para a análise dos dados obtidos, de forma a responder às nossas indagações, os construtos imagem de conceito, definição de conceito, fatores de conflito potencial e fatores de conflito cognitivo, de Tall e Vinner (1981). A pesquisa mostrou o quanto o tema é complexo; afirmação baseada na quantidade de ideias errôneas evocadas da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes, quando questionados sobre o assunto e na presença de fatores de conflito potencial; complexidade também apontada em estudos presentes em nossa revisão de literatura. Conclui-se que, apesar de em raros casos haver apresentado respostas menos adequadas da imagem de conceito de resistores elétricos após a intervenção, de forma geral, a forma como esta foi realizada suscitou um enriquecimento da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes. Esta intervenção foi realizada tendo, como suporte principal, um experimento construído com materiais de baixo custo para a abordagem do tema. Os materiais desenvolvidos e utilizados na intervenção se tornaram o produto desta pesquisa, e, de certa forma, foram instrumentos para o enriquecimento da imagem de conceito de resistores elétricos, o que mostra a viabilidade da utilização do produto desta pesquisa como forma de abordagem do tema. Palavras-chave: Resistores elétricos. Imagem de conceito. Fatores de conflito potencial. Experimentos de baixo custo.
Based on findings of mistakes made by students when it comes to the topic of electrical resistors in Physics classes, the objective of this study is to investigate whether an intervention, based on the methodology of the Flipped Classroom, is an approach which allows overcoming potential conflict factors and enriching concept images of electrical resistors from a group of third grade high school students. This is a qualitative research that was carried out with eleven third grade high school students and was carried out in four stages that can be summarized by the sequence Qu → v → → qu . T y w obtained through the application of the same questionnaire of the before-after type, to the same group of participants, with the objective of verifying the enrichment or not of the concept image of electrical resistors of the participants of the research after being carried through an intervention, as well as to identify possible potential conflict factors. It is used, as a theoretical reference for the construction of research instruments and as lenses for the analysis of the data obtained, in order to answer our questions, the concept image constructs, concept definition, potential conflict factors and conflict factors cognitive, by Tall and Vinner (1981). The survey showed how complex the topic is; statement based on the amount of erroneous ideas evoked from the participants' concept image of electrical resistors, when asked about the subject and in the presence of potential conflict factors; complexity also pointed out in studies present in our literature review. It is concluded that, although in rare cases less adequate responses of the concept image of electrical resistors have been presented after the intervention, in general, the way in which this was carried out led to an enrichment of the concept image of electrical resistors of the participants. This intervention was carried out having, as main support, an experiment built with low cost materials to approach the theme. The materials developed and used in the intervention became the product of this research, and, in a way, were instruments forthe enrichment of the concept image of electrical resistors, which shows the viability of using the product of this research as a way of approaching the theme. Keywords: Electrical resistors. Concept image. Potential conflict factors. Low cost experiments.

Conversores de corrente elétrica, Conceitos, Administração de conflitos, Pesquisa - Metodologia, Física (Ensino médio)

CAMPOS, Mozart Morato. Atividades práticas e inversão da sala de aula como ferramentas para a aprendizagem do conceito de resistores elétricos por estudantes da terceira série do Ensino Médio. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.