Educação - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 35
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Espaços de educação não formal e o Ensino em Ciências na Educação Infantil: indicadores para a formação docente à luz da teoria das representações sociais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-18) Damasceno, Liliane Fernandes Caiafa; Gonçalves, Emerson Nunes da Costa; http://lattes.cnpq.br/0538770440710767
    Na Educação Infantil, as crianças devem ter oportunidades de investigar, levantar hipóteses, explorar e questionar. Para isso, os docentes desse segmento da Educação Básica podem buscar ambientes que favoreçam essas práticas, considerando o uso de espaços educativos não formais (EENF) como recurso pedagógico no ensino de Ciências, uma vez que eles podem favorecer a estimulação e a percepção das crianças sobre os fenômenos naturais que ocorrem ao seu redor. Nesse contexto, esta pesquisa investigou as potencialidades desses espaços para o ensino de Ciências, com foco nas representações sociais (RS) de Ciências de professores(as) e bolsistas do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também foi analisada a viabilidade dos EENF no planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades realizadas fora da sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, amparou-se em uma proposta formativa docente, implementada por meio de um curso de extensão universitária com cinco encontros, totalizando 22 horas. Os sujeitos participantes foram 31 professores(as) e bolsistas do LDI e LDH. A coleta de dados ocorreu ao longo do processo formativo, utilizando instrumentos como evocação livre de palavras, questionários, produção de textos, planejamento e desenvolvimento de atividades, além de registros fotográficos, gravações de vídeo e anotações de diálogos realizados durante os encontros. A análise prototípica permitiu identificar as RS de Ciências, tanto a priori quanto a posteriori à formação, constando-se que o possível núcleo central, definido pelos elementos “Pesquisa” e “Natureza”, permaneceu inalterado, indicando um aspecto consolidado das representações dos participantes e sugerindo a importância de estudos contínuos. Além disso, a partir de princípios da análise do discurso, evidenciou-se que os sujeitos valorizam os espaços educativos não formais como ferramentas pedagógicas e reconhecem a importância de planejar e explorar adequadamente esses ambientes. Os resultados sugerem que esses espaços são essenciais para estimular práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, favorecendo a curiosidade, a investigação e a aprendizagem significativa das crianças. Espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento do campo investigativo da Educação Infantil sobre o uso de espaços educativos não formais para o ensino de Ciências, inspirando outros pesquisadores a explorar essa temática. Por fim, busca-se, a partir do produto elaborado, uma proposta de formação docente de modo a oferecer subsídios à formação inicial e continuada de professores(as), promovendo práticas mais reflexivas e conectadas às necessidades do ensino de Ciências em espaços educativos não formais. Palavras-chave: Palavras-chave: Espaços educativos não formais; ensino de Ciências; representações sociais; educação infantil; formação continuada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: reflexões, expectativas e anseios docentes
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-19) Lage, Jéssica Áurea; Lobato, Lúcia Helena dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4920232728373798
    Esta pesquisa exploratória visa a analisar as perspectivas dos professores de matemática dos anos iniciais em escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte sobre a formação docente, com ênfase na formação continuada. Utilizando uma abordagem qualitativa, com alguns aspectos da quantitativa, a pesquisa aplicada coletou dados por meio de questionários e entrevistas, analisados segundo os princípios de Bardin (2016). Os participantes são professoras dos 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. O estudo baseia-se nas perspectivas de Tardif (2014) sobre os saberes docentes e no ensino da matemática de Sadovsky (2007). A pesquisa destaca a formação continuada como um espaço para reflexão sobre a prática docente e compartilhamento de ideias entre professores. Além disso, ressalta a importância de considerar as necessidades formativas e valorizar os saberes dos professores, que expressaram a necessidade de formações voltadas à prática e à utilização de diferentes recursos para ensinar matemática. A pesquisa também abordou as perspectivas dos professores sobre o material didático, identificando a necessidade de explorar literatura, sequências didáticas, atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, material concreto e diferentes tendências da matemática. As professoras demonstraram valorizar as formações que promovem a troca entre os pares e a reflexão docente. Além disso, expressaram a demanda por atividades contextualizadas e adequadas à maturidade e realidade social dos estudantes. Assim, este trabalho teve como produto a elaboração de um caderno didático que buscou atender às necessidades apontadas na pesquisa. Palavras-chave: Educação Matemática. Necessidades formativas. Material didático. Formação continuada. Saberes docentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das percepções de licenciandos do curso de Química da UFV - campus Viçosa sobre o uso da Estação de Tratamento de Água como um espaço de educação não formal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-30) Abrantes, Layssa Aparecida; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/3701704029041473
    É importante fomentar, na formação inicial dos professores de Ciências, o desenvolvimento de práticas sociocientíficas que favoreçam a construção de conhecimento e não apenas a sua transmissão, o que ainda predomina em grande parte da educação brasileira. É desejável que o professor busque contextualizar os assuntos abordados em sala de aula, de modo a despertar a curiosidade dos alunos e contribuir para desenvolver o pensamento crítico-reflexivo. Dessa forma, os espaços não formais podem trazer contribuições para o aprendizado dos alunos, desde que adequadamente explorados no âmbito educacional. Assim, este trabalho buscou analisar as percepções de licenciandos do curso de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa, sobre o uso da Estação de Tratamento de Água (ETA) como um espaço para se fazer educação não formal. Para tanto, no desenvolvimento da pesquisa foram aplicados dois questionários, por meio do Google Forms, para oito licenciandos em curso na disciplina Instrumentação para o Ensino de Química I. O primeiro questionário objetivou analisar as percepções deles sobre os espaços não formais, tendo como base suas vivências. Já o segundo foi aplicado após uma aula ministrada na referida disciplina sobre as classificações dos espaços formais e não formais, com a discussão de algumas atividades que poderiam ser desenvolvidas em ambos, seguido da visita à ETA-UFV. Com a aplicação deste questionário, verificamos que os distintos momentos formativos contribuíram para esse grupo agregar conhecimentos relacionados à mediação do saber e práticas científicas nestes locais, entendendo a importância de se propor situações formativas antes, durante e após uma visita. Além disso, eles puderam entender a fundamentação das atividades nesses espaços e discutir como enfrentar os eventuais desafios do trabalho educacional fora da sala de aula. Assim, há questões importantes que precisam ser avaliadas no planejamento das ações, tal como saber planejar e conduzir as atividades que se iniciam na sala de aula, seguida no momento da visita e finalizadas com as recapitulações do que foi experienciado nos diferentes momentos formativos. Mediante os resultados, indicamos a necessidade da Licenciatura em Química na UFV propor uma disciplina destinada a explorar as potencialidades educacionais dos espaços não formais. Para tanto, trazemos a proposta de um material didático (produto educacional) que pode ajudar os licenciandos e professores a articularem ações formativas nesses espaços. Palavras chaves: Espaços não formais; Licenciatura em Química; Formação de professores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva inclusiva: um estudo bibliográfico no cenário nacional
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-21) Abreu, Maria Aparecida Neri Oliveira de; Santos, Silvana Cláudia dos; http://lattes.cnpq.br/9376762914931988
    Compreende-se que a dificuldade na área da Matemática é oriunda de fatores neurobiológicos ou fatores psicossociais, porém, mesmo diante dessas especificidades que causam déficits de aprendizagem na área da matemática, é possível minimizar essa dificuldade utilizando metodologias que busquem contemplar necessidades específicas para se aprender Matemática. Diante disso e a fim de entender melhor sobre essa questão, partiu-se para uma investigação teórica, a partir de uma revisão bibliográfica. O presente estudo limita-se em verificar propostas metodológicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração que essa fase é considerada a base para a aprendizagem. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, por meio da qual são analisadas dissertações, teses e livros que abordem a temática do Ensino de Matemática no contexto inclusivo. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir na mediação dos professores com seus alunos, apresentando-lhes propostas metodológicas educacionais significativas com resultados positivos para o ensino, contemplando a aprendizagem matemática de forma heterogênea. Nesse sentido, como produto educacional, elaboramos uma sequência didática, a qual apresenta sugestões de atividades, sites e materiais que possam contribuir no ensino da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Matemática inclusiva. Anos iniciais. Revisão bibliográfica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Escola Família Agrícola Dom Luciano e o movimento de resistência político pedagógico na educação do campo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-11) Nunes, Carla Cardoso; Barrella, Tatiana Pires; http://lattes.cnpq.br/5191340198241189
    A Escola Família Agrícola Dom Luciano (EFA Dom Luciano) é um espaço educativo fundamentado nas práticas pedagógicas da Educação do Campo, que proporciona às/aos jovens camponesas/es o Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia. Por meio da Pedagogia da Alternância, busca promover a formação integral da/o educanda/o, necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades no campo profissio na l, político e cultural, para que possa realizar bem o seu projeto de vida e contribuir com a melhor ia do meio social em que vive, fortalecendo a Agricultura Familiar. Desde a sua fundação em 2012, a escola vem enfrentando diversos desafios pedagógicos, financeiros e organizativos, tais como a falta de recursos para o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, a falta de compromisso de sua direção, o atraso no pagamento dos monitores e documentações pendentes na Superintendência Regional de Ensino. O agravamento de tais problemas/desafios fez com que a EFA Dom Luciano chegasse a uma situação difícil e complicada em 2021, correndo o risco de ter que finalizar suas atividades e fechar as portas. Diante de tal problemática, o presente trabalho buscou identificar a potencialidade do movimento político pedagógico promovido por educadoras/es do campo como processo de resistência ao risco de fechamento vivenciado pela escola. Trata-se de pesquisa participante qualitativa, desenvolvida com o protagonismo dos sujeitos que participam da dinâmica de funcionamento da escola. Foram realizadas Rodas de Conversa para o reconhecimento dos problemas enfrentados pela escola e para o planejame nto e a avaliação coletiva dos mutirões voltados à sua revitalização. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com as/os educadoras/es do campo envolvidas/os nos processos, buscando identificar os princípios político-pedagógicos e as aspirações que orientaram as suas ações. Foi utilizado o Diário de Campo para o registro de memórias, percepções e informações pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa. Verifica-se com base na análise dos dados que as ações promovidas resultaram na partilha de saberes técnicos, populares, políticos e culturais entre os sujeitos envolvidos. Além disso, favoreceram a tomada de consciência quanto aos desafios enfrentados pelas escolas do campo, consolidaram a unidade entre as pessoas dispostas a cuidar da escola e possibilitaram conquistas importantes para o fortalecimento organizativo, estrutural, político e pedagógico da EFA Dom Luciano. Os mutirões consolidaram um relevante movimento formativo de resistência política, que reafirmou na prática o potencial do trabalho socializado e do sujeito coletivo na luta pela Educação do Campo emancipatória. Como produto educacional, foi produzida uma revista temática e informativa sobre o processo de revitalização da EFA Dom Luciano, que apresenta as memórias dos momentos marcantes dos mutirões, além de imagens, poesias, métodos populares e concepções de educação e de sociedade que constituíram o nosso movimento de resistência coletiva. Acreditamos que o material produzido poderá auxiliar educadoras/es comprometidas/os com a educação emancipatória dos povos do campo. Palavras chaves: Educação do Campo; Educação Popular; Fechamento de Escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mudanças no curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa: fatores de interferência na opção dos egressos pela carreira docente na educação básica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-07) Cangussú, Paulo Henrique Mariani; Bontempo, Gínia Cezar; http://lattes.cnpq.br/0367296009744324
    Este estudo investigou a visão dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV acerca da formação inicial oferecida aos mesmos. O objetivo foi identificar fatores internos do curso que podem ter influenciado na atratividade da carreira docente, principalmente na Educação Básica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, enviado via Google Forms, aos egressos que entraram no curso entre os anos de 2008 e 2020 e que vivenciaram mudanças como: primeiro docente contratado para o Setor de Educação em Ciências e Biologia (2008); reforma curricular em 2011; fortalecimento do setor e das disciplinas integradoras (2013), com a contratação de mais duas docentes; e a concentração das atividades extracurriculares, relacionadas à licenciatura, no Edifício das Licenciaturas, inaugurado em 2015. Os dados coletados foram tabulados e para a análise qualitativa utilizou-se a pesquisa fenomenológica. Responderam ao questionário 36 egressos e a maioria (35) avaliou positivamente a formação inicial, ressaltando o papel das disciplinas integradoras (31) e o papel dos docentes formadores dessas disciplinas (29), sendo reconhecidos como fontes de encorajamento e inspiração para a atuação na Educação Básica. As atividades extracurriculares em ensino, pesquisa e extensão foram consideradas pela maioria (35) dos egressos como fatores de influência sobre as escolhas profissionais. A monitoria e o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) foram as atividades mais citadas na categoria de ensino, com nove respostas cada. A iniciação científica (IC) foi a atividade mais citada na categoria de pesquisa, com 13 respostas. Diferentes atividades de extensão foram citadas como os projetos de extensão BioLab (4) e BioLibras (2), além do Programa de Educação Tutorial - PETBio (4) e InBio - Empresa Júnior (2). O Pibid foi considerado um importante instrumento para o desenvolvimento acadêmico e profissional, ao proporcionar aos participantes a possibilidade de experimentar, desde os primeiros anos de graduação, o ambiente da sala de aula. Além disso, também permitiu a atuação nas diferentes realidades de escolas públicas, reconhecendo seus desafios e potencialidades. A monitoria foi reconhecida por proporcionar oportunidades de experimentar a prática docente em um ambiente seguro e controlado, sob a orientação de professores experientes. Embora a IC tenha sido uma atividade mencionada por muitos egressos, é importante ressaltar que ela pode ter um impacto diferente na formação de cada estudante. Alguns mencionaram que a IC não contribuiu para sua formação como professores, pois esta atividade está mais diretamente ligada à prática de pesquisa do que à prática docente. Dos 36 egressos que responderam ao questionário, 28 relataram ter atuado na docência após a conclusão do curso. Esses egressos destacaram a importância das experiências práticas e das atividades extracurriculares para a sua formação como docentes, no entanto também mencionaram as dificuldades enfrentadas na profissão, como a falta de recursos e infraestrutura adequados, a sobrecarga de trabalho, a falta de apoio e reconhecimento profissional, e os desafios de lidar com a diversidade e a complexidade dos contextos educacionais. O estudo contribuiu para a reflexão sobre as possibilidades de melhorias do ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia no contexto da formação de professores e a partir dos dados levantados, sugere-se que sejam ampliadas as oportunidades de contato com a realidade escolar logo no início da graduação, permitindo aos estudantes uma maior aproximação com o contexto da Educação Básica. Palavras-chave: Formação de professores; Atratividade da carreira docente; Licenciatura.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais no ensino de Biologia na perspectiva de professores
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-04) Oliveira, Lyvia Lopes Miranda de; Bontempo, Gínia Cezar; http://lattes.cnpq.br/9559174169706814
    As rápidas e constantes transformações científicas e tecnológicas, que marcam o mundo contemporâneo, despertam reflexões sobre a prática docente e novas estratégias de ensino. Diante do recente contexto de pandemia, houve grande desestabilização no âmbito escolar, tendo em vista as limitações de acesso, infraestrutura e conectividade para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na educação, bem como as lacunas formativas para o uso pedagógico desses recursos. Tais percepções suscitaram o objetivo desta pesquisa, de compreender as experiências vivenciadas pelos professores de Biologia das escolas públicas de Viçosa (MG), em relação ao uso das tecnologias digitais, durante e após o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa foi iniciada utilizando a triangulação metodológica, tendo como métodos de coleta de dados pesquisa documental, questionário online e grupo focal online e, como fonte de dados, as redes de educação estadual e federal, os censos escolares, o Projeto Político Pedagógico e, o catálogo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além dos professores de Biologia do Ensino Médio de escola públicas do município de Viçosa (MG). A análise de dados foi baseada em uma pesquisa do tipo qualiquantitativa, adotando como procedimentos a Análise de Conteúdo, auxiliada pelo uso do software IRAMUTEQ, e a análise estatística descritiva. Os resultados apontam para a disparidade de recursos e direcionamentos fornecidos pelas dependências administrativas de cada escola aos professores, durante o ERE. Outrossim, os relatos docentes evidenciam a desigualdade de acesso à internet e aos equipamentos necessários ao ensino remoto, além da inadequação de materiais, do excesso de trabalho e cobranças, e do prejuízo ao ensino de Biologia. Os dados sugerem, também, alguns fatores desmotivadores para o uso das TDIC no ensino de Biologia nas escolas públicas do município, como a ausência de profissionais técnicos para montagem e manutenção dos equipamentos escolares e o fornecimento de recursos tecnológicos de baixa qualidade para as escolas, pelo governo estadual. Nota-se que ainda existem lacunas na formação inicial e continuada de professores no sentido de ampliar a compreensão das possibilidades de estratégias pedagógicas para o uso das TDIC. Apesar das limitações, os professores mencionam que fazem uso das TDIC no preparo de suas aulas, na curadoria de materiais e reconhecem o potencial das tecnologias digitais no processo educativo. Ademais, fica evidente a centralidade da escola e a importância de intervenções assertivas nesse ambiente, no sentido de subsidiar um ensino inovador e de qualidade. Destaca-se a contribuição desta pesquisa como registro de um momento histórico para os docentes do município envolvido. Além disso, com base neste trabalho, foi possível colaborar com os professores por meio da elaboração de um produto educacional com propostas práticas de uso das TDIC para ensinar conteúdos de Biologia. Palavras-chave: TDIC; Pandemia; Educação básica; Formação de professores; Escolas públicas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções sobre o meio ambiente e concepções de educação ambiental em uma escola pública de ensino fundamental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-08) Silva, Lívia Karolinne Antunes da; Costa, Patrícia Claudia da; http://lattes.cnpq.br/6529714325495602
    A educação ambiental emerge da necessidade de transformação social e encontra respaldo nas bases da educação que anseiam por uma formação cidadã. Diante do seu potencial a educação ambiental teve seus objetivos e demais preceitos incorporados aos documentos norteadores da educação de forma a assegurá-la em todos os níveis de ensino. No entanto, o que a literatura da área tem demonstrado é um desencontro entre as prerrogativas da educação ambiental e a sua implementação na educação básica. As pesquisas da área destacam as principais correntes de educação ambiental e as ênfases dadas aos trabalhos desenvolvidos pelos educadores ambientais dentro de cada uma delas. Apesar dos diferentes conceitos de meio ambiente é importante incorporar às práticas de educação ambiental a realidade dos estudantes, na tentativa de aproximá-lo das questões ambientais do meio do qual faz parte, contribuindo para a formação de sujeitos ecológicos. Esta pesquisa se orienta a partir da seguinte questão: Como a realidade local da comunidade escolar, as percepções de meio ambiente e as correntes de educação ambiental atravessam a prática docente e podem contribuir para a contextualização da prática pedagógica em atividades de educação ambiental? Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola da rede municipal de Betim em Minas Gerais, por meio de atividades com um grupo focal de estudantes do 6° ano e entrevistas semiestruturadas com três professores responsáveis pelas disciplinas de ciências, história e geografia. Os resultados obtidos demonstraram que entre os estudantes se destaca uma percepção de meio ambiente “reducionista” que não integra os seres humanos como parte do meio ambiente. Já na visão da maioria dos professores a percepção de meio ambiente se aproxima da “utilitarista”, que apesar de integrar os seres humanos ao meio ambiente, enxerga o meio ambiente como um recurso. Outra visão encontrada nos sujeitos, indica uma percepção de meio ambiente “socioambiental” caracterizada por entender o meio ambiente a partir do contexto numa perspectiva histórico-cultural. Quanto às correntes da educação ambiental identificadas nos professores, identificamos a corrente conservadora e a corrente crítica. Foi possível relacionar as percepções de meio ambiente dos educadores com as correntes de educação apresentadas por eles. Através das atividades realizadas pelos estudantes percebemos que é sobressalente a superficialidade ao tratar de questões ambientais, sendo poucos os estudantes que demonstram um entendimento mais amplo dessas questões. Isso nos leva a questionar as práticas de educação ambiental promovidas na escola quanto à incorporação do contexto dos estudantes e suas percepções de meio ambiente, frente ao conhecimento que eles já possuem sobre o meio em que vivem e das questões ambientais que o circundam. Da mesma forma, ressalta-se a importância da participação ativa e colaborativa dos educadores no planejamento e execução das atividades de educação ambiental na escola, garantindo a estes profissionais, através de políticas públicas, os subsídios necessários para que possam trabalhar a educação ambiental em suas aulas. Palavras-chave: Educação Ambiental; Percepções de Meio Ambiente; Correntes de Educação Ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação sexual no livro didático: perspectivas, propostas e possibilidades
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-05-08) Almeida, Camila Lopes; Costa, Patrícia Claudia da; http://lattes.cnpq.br/6977807802045025
    A educação sexual não contempla apenas as funções reprodutivas ou o ato sexual. Nela trata-se de diversas temáticas socioculturais, tais como reconhecer as construções culturais de gênero, consentimento, diversidade, desejo, respeito, sentimentos, violência e abuso sexual. A inclusão desse conteúdo a livros didáticos ainda vem de uma visão médico-patológica e higienista que vigorou por várias décadas, e ainda é um pensamento corrente. O objetivo do trabalho aqui apresentado foi analisar as habilidades e os conteúdos específicos da temática educação sexual nos livros didáticos do ensino fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2016). A fundamentação teórica desta pesquisa está principalmente nas obras de Guacira Louro (1997, 2003, 2010), Judith Butler (2018) e Joan Scott (1995). Foram observadas e analisadas a presença da abordagem de assuntos ligados a temáticas que não são estritamente biológicas, mas sim, socioculturais representados pela habilidade EF08CI11, que auxiliem o ensino-aprendizagem de assuntos pertinentes ao tema, como: gênero, sexualidade, homofobia, machismo, assédio, consentimento e violência sexual. O intuito foi produzir uma cartilha guia para o professor, compilando informações relevantes sobre alguns pontos a serem abordados acerca da habilidade EF08CI11, criando um repertório de informações de fácil acesso e/ou adaptando novos conteúdos. Para a coleta dos dados foram selecionadas todas as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, do ano de 2020, do oitavo ano do ensino fundamental. Em totalidade, são 12 coleções de livros didáticos, dos quais tivemos acesso a 11 exemplares. A análise do corpus constituído por 11 livros didáticos da área de Ciências Naturais apurou que cinco livros contêm uma maior abrangência das categorias de análise, enquanto seis livros possuíam uma menor abrangência, e por consequência, menos volume de conteúdo relacionado a habilidade EF08CI11. A inclusão do tema educação sexual nos livros didáticos é um investimento na formação integral dos estudantes por ir além dos aspectos biológicos para abranger elementos sociais, culturais e afetivos. Portanto, a atualização e o aprimoramento constante desses materiais são cruciais para atender às demandas de uma educação sexual contemporânea e inclusiva. Palavras-chave: Educação Sexual; Livro Didático; Ciências da Natureza; BNCC.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Potencialidades e desafios na condução da disciplina práticas experimentais no ensino médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-01) Santos, Hélida Duarte; Barrella, Tatiana Pires
    A partir das mudanças ocorridas no Ensino Médio, com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei nº. 13.415, que criou condições legais para a implantação do novo modelo, busca-se novas perspectivas para o ensino e aprendizagem diante das transformações globais recentes. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender a disciplina de práticas experimentais, uma das disciplinas do Novo Ensino Médio (NEM) vinculada às escolas que ofertam a modalidade em tempo integral. Além disso, esta investigação visa analisar a apropriação e as experiências vivenciadas pelos professores na disciplina de Práticas Experimentais, além de elaborar um material de apoio interdisciplinar que contribua para os desafios apresentados pelo NEM. Os aspectos metodológicos utilizados neste trabalho têm base em uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada cujos dados foram analisados a partir dos preceitos bardinianos. Para a coleta de dados, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas por videoconferência, gravadas e transcritas, com oito professores de sete escolas vinculadas a uma Superintendência Regional de Minas Gerais. Esses professores eram responsáveis pela disciplina de Práticas Experimentais. A entrevista tinha o intuito de verificar a percepção deles sobre a implantação do NEM e analisar suas experiências no âmbito da aludida disciplina. Os resultados das entrevistas indicam uma linearidade de pensamento entre os professores quanto ao objetivo e à compreensão da importância da disciplina de Práticas Experimentais, independentemente da escola em que lecionam. Durante os relatos, evidencia-se que as aulas práticas seguem a área de especialização do professor regente da disciplina. Contudo, é relevante destacar a carência de recursos e laboratórios em algumas escolas que oferecem a disciplina de Práticas Experimentais. Segundo as manifestações dos entrevistados, ser docente de Práticas Experimentais exige profissionais dinâmicos, práticos e capazes de fazer adaptações necessárias às turmas heterogêneas. Além disso, é necessário possuir habilidades tecnológicas para utilizar multimídias e atenção aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. A disciplina de Práticas Experimentais não dispõe de um livro aprovado no PNLD. Portanto, o produto educacional resultante deste estudo consiste em uma sequência didática, planejadas a partir da apropriação e das experiências vividas pelos professores, explorando recursos de fácil acesso e que não demandem a utilização de laboratórios para a realização de experimentos. Esta sequência didática poderá ser aplicada em espaços fora da sala de aula, utilizando metodologias interdisciplinares que despertem o interesse, engajamento dos estudantes e sua conexão com a vivência cotidiana, além de ser inspiradora para que os professores criem outras que vão ao encontro da interdisciplinaridade e contextualização da realidade em que estão inseridos. Palavras-chave: Escola de Tempo Integral; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências da Natureza.