Educação

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/204

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas educativas de pais professores e o ingresso dos filhos no Cap-Coluni
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-04) Silva, Cristiano José da; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0763510389492003
    A pesquisa que deu origem a esta dissertação objetivou conhecer, descrever e analisar as práticas educativas de pais professores residentes em São Miguel do Anta, uma pequena cidade circunvizinha a Viçosa, MG, cujos filhos(as) ingressaram no CAp-Coluni. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram analisados dados secundários sobre a origem geográfica e a ocupação dos pais de ingressantes no CAp-Coluni nos anos de 2019, 2020 e 2021, e na segunda foram realizadas entrevistas com os pais (pai e mãe) de egressos do CAp- Coluni, ambos professores e residentes em São Miguel do Anta. A escolha dos sujeitos e do lócus da pesquisa partiu da hipótese de que os pais professores empreendem práticas educativas específicas, favorecendo percursos escolares de excelência dos filhos e que os estudantes e as famílias de cidades localizadas no entorno de Viçosa, MG são influenciados em suas aspirações educacionais pela proximidade geográfica com essa cidade. Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa possuem um arranjo familiar com a presença de ambos os pais, os quais são a primeira geração que ascendeu ao ensino superior e com ocupações desvinculadas do trabalho no campo e/ou doméstico, cuja renda familiar era relativamente baixa. A valorização dos estudos sob um viés utilitarista foi recorrente entre esses pais professores. As características do contexto educacional local de São Miguel do Anta e a proximidade geográfica entre essa cidade e Viçosa, onde se localizam o CAp-Coluni e a Universidade Federal de Viçosa, influenciaram as práticas e estratégias dos pais professores. A escolha do CAp-Coluni foi reforçada pela rejeição das escolas públicas das quais os próprios pais professores atuavam/atuam. As famílias investigadas são educógenas e parece adequado atribuir, em parte, o sucesso escolar dos filhos às atitudes e estratégias de escolarização dos pais professores, cuja proximidade e desenvoltura em relação ao sistema educacional, relação com colegas de profissão, práticas e valores desenvolvidos no cotidiano familiar e incorporados de forma autônoma pelos filhos pesaram positivamente. As práticas escolares dos pais professores identificadas foram: auxílio e supervisão nas tarefas escolares, cobrança pela disciplina e organização no dia a dia dos filhos, participação tanto dos pais quanto dos filhos nos eventos da escola, proximidade dos pais com a escola e com os professores dos filhos e atuação profissional dos pais na mesma escola onde a prole está matriculada. Observou-se uma cultura familiar e da comunidade em que os estudantes estão inseridos de valorização do acesso ao ensino superior e da aquisição de diplomas universitários acompanhada de práticas do cotidiano, como a leitura (muito estimulada e exemplificada pelos pais). Em alguns casos foi citada a participação em atividades esportivas (uma das poucas alternativas de atividades fora do período e ambiente escolar disponíveis no município de São Miguel do Anta), a aquisição de ferramentas de pesquisa (investimento em material de estudo, ferramentas tecnológicas e informacionais, como os computadores e a internet), frequência em cursos de língua estrangeira no município vizinho de Viçosa (geralmente através de bolsas obtidas pelos estudantes), participação em atividades religiosas e investimento no acompanhamento psicológico dos filhos. Palavras-chave: Pais-professores. CAp-Coluni. Efeito pai-professor. Práticas educativas. Escolarização dos filhos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas pedagógicas no ensino de matemática com crianças surdas: desafios da formação de professores atuantes na rede regular
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-06-14) Diniz, Jéssica de Souza; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/1915527770271626
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica no que tange à alfabetização matemática de crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas regulares de Viçosa/MG. Mais especificamente, buscamos: analisar o planejamento das atividades de ensino de matemática sob a perspectiva da Educação Inclusiva; mapear e descrever os recursos didáticos e as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para ensinar matemática a crianças surdas; e investigar o papel das tecnologias digitais com crianças surdas no contexto do ensino remoto. Nesse sentido, buscamos fundamentar discussões que envolveram o panorama das legislações da Educação Inclusiva para surdos, bem como a Cultura Surda na escola de ensino regular. Para tanto, são apresentados conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização matemática a fim de contribuir para a reflexão sobre a construção do significado matemático e os processos de leitura e escrita da matemática para surdos. Para contribuir com essas discussões, realizamos também um levantamento de estudos científicos sobre a alfabetização matemática para surdos. Para atender aos objetivos desta pesquisa, seguimos em uma abordagem qualitativa na qual realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Posteriormente, contamos também com a realização de análise documental dos materiais didáticos indicados pelos participantes durante a entrevista. Nesse sentido, buscamos apresentar uma análise dos dados de forma a trazer considerações e discussões do tema e, com isso, elencamos três categorias emergentes, sendo elas: a) O planejamento para o ensino de matemática com crianças surdas na perspectiva da Educação Inclusiva; b) Principais estratégias de ensino de matemática com crianças surdas; e c) A percepção das professoras e intérpretes de Libras sobre o papel das tecnologias digitais no ensino remoto com crianças surdas. Como resultados, apontamos a importância de o professor conhecer a Cultura Surda para planejar e realizar suas aulas com crianças surdas no contexto regular de ensino, desenvolver práticas pedagógicas que considerem diversos materiais didáticos, possibilitando caminhos para a Pedagogia Visual e o Ensino Bilíngue de forma a favorecer os processos de ensino e aprendizagem de matemática de crianças surdas e entender o papel das tecnologias digitais no ensino remoto. Ademais, acreditamos que esta pesquisa contribui para a ampliação de estratégias de ensino na educação básica e para o processo de inclusão de surdos em escolas públicas de ensino regular. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Surdos. Alfabetização matemática. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A comunicação eletrônica entre as professoras e as famílias durante o ensino remoto na rede pública de Viçosa (MG)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-25) Gomes, Ana Paula Machado; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/9104230131739717
    O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as características da comunicação eletrônica entre professores e familiares dos alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da cidade de Viçosa (MG), realizada por meio do aplicativo WhatsApp durante a epidemia de Covid-19 no Brasil. Partiu-se da hipótese de que a constituição de grupos de familiares e professores no aplicativo de mensagens eletrônicas afetará as formas de interação entre as famílias e a escola. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Inicialmente foram gerados dados por meio de questionário eletrônico auto aplicados aos professores da rede pública de educação, municipal e estadual, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras e os seis mães. O corpus constituído peças entrevistas transcritas foi analisado de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Os resultados desta pesquisa apontam para a importância da interação e comunicação entre essas duas instâncias socializadoras nos processos de escolarização das crianças, para a relevância da forma de comunicação entre professores e familiares em tempo real e para as iniciativas das escolas no intuito de manter o direcionamento da comunicação com as famílias. As análises realizadas indicaram também que apesar de o ensino remoto ter se dado de forma emergencial e contribuído para a intensificação da comunicação entre as professoras e as famílias, a qual passou a ser diária, ele escancarou também as desigualdades existentes, tornando-as mais evidentes no ensino remoto, dada a exclusão digital existente na sociedade brasileira. Palavras-chave: Relações família-escola. Práticas educativas familiares. Comunicação eletrônica entre professoras e famílias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O professor e a educação no ambiente prisional: desafios e possibilidades do trabalho docente por detrás das grades
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-11-12) Magalhães, Guilherme; Paixão, Jairo Antônio da; http://lattes.cnpq.br/8696954542104160
    Esta pesquisa é de natureza qualitativa na perspectiva de Bogdan e Biklen cujo objetivo é identificar e analisar as dificuldades e desafios que interpõem à atuação do professor no ambiente prisional. Foi realizada com seis professores efetivos que atuam nos programas de educação da Escola Estadual Professor Cid Batista do Presídio de Viçosa-MG. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Dentre as dificuldades encontradas, citam-se o caráter essencialmente disciplinador, castrador, impositor de regras rígidas e de anulação do sujeito em pleitear possibilidades no ambiente prisional; as adaptações diversas que necessitam ser articuladas do ensino regular para o ensino prisional; a heterogeneidade das turmas, relativa à capacidade cognitiva dos detentos, à acentuada diferença de idade, ao histórico escolar e origem social, entre eles; a evasão escolar prisional por transferência; dificuldade de, no sistema, seguir com precisão regras, programas e o que é estabelecido e imposto pelo Estado para com o ensino regular e a falta de recursos financeiros para custear materiais didáticos e os demais para as aulas e atividades.Concluiu-se que não existe uma educação escolar específica para o contexto prisional, que é preciso respeitar singularidades desse espaço e motivar os detentos a enxergar na educação uma possibilidade de emancipação, ainda que na condição de encarcerados. Ainda que não se exige uma formação especializada ou diferenciada para o professor prisional, em que todos se encontram diante de uma escola pública como as outras, com professores da rede pública de ensino, com estudantes da EJA e com singularidades peculiares dessa modalidade de ensino eque o professor prisional está constantemente exposto tanto a desafios quanto às possibilidades de superá-los, uma vez que considere o potencial de mudança da educação e sua respectiva capacidade de superação e de capacitação dos sujeitos que a ela se oferecem. Além disso, no ensino prisional, os programas curriculares e seus conteúdos são praticamente os mesmos do ensino regular, inclusive porque operam nos mesmos moldes da EJA lá praticado; não há um critério de exigência estabelecido por parte do professor, nem pelo sistema prisional, para a composição das turmas, o que há é uma avaliação dos detentos candidatos ao ensino a partir da última série que alegam ter estudado, do histórico que deles se possa ter acesso, ou até mesmo através de uma avaliação escrita à qual são submetidos. Por fim, os professores prisionais não se limitam ao cumprimento de suas funções, mas se excedem na interação com aqueles alunos e no envolvimento com aquele universo de necessidades diversas. Palavras-chave: Professor Prisional. Ambiente Prisional e Ensino. Educação nas Prisões. Dificuldades e Possibilidades Docentes no Sistema Prisional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos da participação em programas de incentivo à docência na formação inicial e desenvolvimento profissional de professores de Educação Física atuantes na educação básica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-12-20) Castro, Caroline Marques de; Paixão, Jairo Antônio da; http://lattes.cnpq.br/8898066629540757
    Entendendo que o processo formativo carrega marcas de diferentes contextos e que a qualidade do trabalho docente se relaciona com esse processo, o objetivo do presente estudo foi analisar e compreender os impactos da participação em programas de incentivo à docência, na formação inicial e no desenvolvimento profissional de professores de Educação Física, a partir da análise das trajetórias pessoal e profissional dos mesmos. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e aplicação de questionário, tendo como participantes professores licenciados em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, que participaram ou participam de programas de incentivo à docência, nas condições de bolsistas ou supervisores e que estejam atuando na Educação Básica. A análise dos dados foi realizada através do método de Análise de Conteúdo. A partir dos dados obtidos, identificou-se primeiramente a participação majoritária de mulheres, uma acentuada faixa temporal que distancia o processo formativo entre os professores e certa intensificação do trabalho docente. Observou-se também que as percepções dos participantes em relação à docência e à Educação Física modificaram-se ao longo do processo formativo, bem como influenciaram na escolha e permanência dos mesmos na carreira docente. Ficou evidente que a prática esportiva esteve presente nas aulas de Educação Física da maioria dos participantes e que houve a influência de terceiros na escolha pela docência em Educação Física. Verificou-se que as motivações tanto para o ingresso, quanto para seguir na carreira docente em Educação Física pouco valorizam a classe. Entretanto, notou- se forte interesse formativo dos participantes em se vincularem aos programas de incentivo à docência. Ademais, percebeu-se que as vivências nos programas influenciaram no processo de construção identitária dos professores, auxiliando no processo de reconstrução de novas percepções sobre a docência em Educação Física. Conclui-se que a participação nos programas de incentivo à docência impactou a formação inicial e o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física, ao possibilitar que eles alterassem suas percepções pregressas em relação à docência em Educação Física, construindo uma percepção mais crítica e ampliada da classe a partir das vivências nos programas. Palavras-Chave: Formação de professores. Trajetórias. Docência. Educação Física.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: egressos da primeira turma em perspectiva
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-08-20) Prado, Daniela Queiroz do; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/3209516402162289
    Esta pesquisa, integrante do Programa de Estudos intitulado A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas Pedagógicas, teve por objetivos analisar o perfil e a atuação dos egressos da primeira turma do curso, assim como as avaliações construídas por eles sobre os aspectos facilitadores e dificultadores de suas inserções profissionais. Em termos metodológicos, apoiamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos técnicos de coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados sob orientação do Método de Análise de Conteúdo. No presente relatório, os dados da pesquisa foram organizados da seguinte forma: inicialmente, descrevemos a proposta da formação da LICENA, destacando o perfil e a atuação profissional previsto pelo curso; na sequência, caracterizamos os egressos da primeira turma do curso e identificamos as áreas de atuação profissional desses sujeitos; por fim, analisamos as avaliações construídas por eles sobre os aspectos que contribuíram e /ou dificultaram a inserção profissional, seja na docência ou na gestão de processos educativos e comunitários. Em termos dos resultados da pesquisa, eles indicam que primeira turma possui um perfil marcado pela diversidade, com sujeitos oriundos de diversos segmentos de trabalhadores do campo. Em termos da atuação dos egressos, identificamos que eles estão atuando tanto nas áreas previstas pelo curso, quanto nas atividades de produção agrícola, prestação de serviço e, ainda, no exercício da docência em outras áreas. Além disso, na perspectiva da atuação profissional dos egressos do curso, os dados da pesquisa revelam a necessidade da inclusão, na legislação educacional, de uma regulamentação específica sobre a formação por área de conhecimento, de maneira a avançar na compreensão desta modalidade de organização do conhecimento. Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Perfil Egresso. Atuação Profissional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O currículo da Licenciatura em Matemática da UFV frente às Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores de 2015
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-18) Nascimento, Mayara Permanhane; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/6829476450210495
    Esta dissertação teve como objetivo analisar como o curso presencial de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Viçosa está articulando as adaptações em sua matriz curricular, visto a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2015 e o prazo de sua implementação de julho de 2017. Para tanto, buscamos investigar como o curso de Licenciatura em Matemática da UFV está se adaptando às Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando analisar quais saberes da formação docente estão sendo contemplados nesse processo; descrever como as disciplinas pedagógicas estão sendo inseridas no currículo do curso, bem como analisar possíveis articulações com as disciplinas específicas; compreender como os alunos do curso estão sendo considerados na adaptação do currículo, buscando analisar, na ótica desses sujeitos, se o currículo favorece a sua formação como licenciando; compreender como a prática como componente curricular está sendo inserida no currículo do curso em questão. Nosso referencial de estudo abrange as categorias teóricas relativas aos saberes docentes, a Prática como Componente Curricular e as teorias do currículo, bem como uma contextualização histórica dos cursos de licenciatura. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, e utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevista semiestruturada e caderno de campo. Para fazer a análise de dados, utilizamos da técnica da análise de conteúdo. Encontramos, como principais resultados: a inclusão de novas disciplinas no currículo, como Monografia e Metodologia da Pesquisa em Educação, que incentivam a dimensão da pesquisa para o licenciando; a reformulação dos planos analíticos das disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, visando uma melhor articulação entre elas; uma maior carga horária dedicada às disciplinas específicas de Matemática em detrimento da carga horária dedicada à Prática como Componente Curricular, que está aquém do proposto na legislação nacional. Quanto aos saberes docentes, há uma maior concentração de carga horária de disciplinas na categoria “Prática científica” (40,4% da carga horária total) do que nas categorias “Prática escolar” e “Práticas cotidianas não formais”, privilegiando as disciplinas teóricas do curso. Houve alguns avanços no currículo, apesar de as mudanças ocorridas indicarem mais uma adequação do que uma reformulação curricular.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prática pedagógica e cotidiano escolar: tecendo caminhos entre duas professoras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-12-17) Stanciola, Adriana Andreia da Silva; Lopes, Eduardo Simonini; http://lattes.cnpq.br/6000953108097101
    Neste estudo, apresenta-se a descrição do cotidiano escolar de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental sob a regência temporária de duas professoras, quando, percebendo a criatividade das ações cotidianas, busquei observar nas vivências e práticas curriculares as composições de mundo que elas elaboravam no processo de se construírem enquanto profissionais em meio aos currículos que praticavam no dia a dia com os alunos e seus pares. Pois, durante meu trajeto como docente na instituição de ensino pesquisada, pude notar que, devido à alta rotatividade dos professores que lecionavam no ciclo de alfabetização, as reações desses profissionais às necessidades e demandas dos alunos eram muito discrepantes. A mesma situação gerava paralisia em alguns e movimento em outros, causando-me inquietações, dúvidas e vontade de entender o que ocasionava essa diferença. Perseguindo formas de alcançar essa compreensão, passei os meses de agosto e setembro acompanhando– auxiliando as docentes e, durante esse período, partilhei com elas cenas cotidianas que narrei neste trabalho, bem como as conversas que tivemos em alguns momentos das aulas e ao compor essas narrativas, ficando evidente quanto somos afetados pelo meio que habitamos e pelos sujeitos que partilham conosco esses ambientes. Dessa forma, foi possível perceber que as formas de verpercebersentir o mundo eram construídas num ambiente vivo, movente e efervescente que, enquanto afetava os outros sujeitos, igualmente me afetava. Um professor se constrói num processo coletivo, “imerso” em mundos diversos que se afetam, se misturam e entram em conflitos, construindo subjetividades e levando os docentes a refletirem e multiplicarem as construções de sentido e de realidade, enquanto constroem e praticam currículos diariamente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A escolha dos estabelecimentos de ensino públicos por famílias na cidade de Carangola (MG)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-30) Souza, Viviane Teixeira Alves; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/528848257089169
    O tema dessa pesquisa delimitado é a escolha dos estabelecimentos de ensino públicos que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, pelas famílias na cidade de Carangola (MG) no ano de 2017. O pressuposto inicial era de que a primeira escolha do estabelecimento público de ensino, o da Educação Infantil, afetaria as escolhas subsequentes. Partindo do conhecimento da dessemelhança entre as escolas públicas da cidade de Carangola (MG) que ofertam o primeiro segmento do Ensino Fundamental, em que se constatou diferença na demanda de vagas, no nível socioeconômico e nos índices alcançados nas avaliações externas indagou-se: (i) as escolhas escolares iniciais das famílias, das escolas de Educação Infantil, afetam as escolhas subsequentes? (ii) como as escolhas escolares das famílias são feitas? (iii) por que as famílias escolhem determinados estabelecimentos de ensino? (iv) quais os critérios que as famílias utilizam para fazer suas escolhas em uma cidade pequena? O objetivo foi conhecer, descrever e analisar as condutas de escolha dos estabelecimentos de ensino públicos pelas famílias, cujas crianças ingressaram no primeiro ano de Ensino Fundamental. Foram coletados os dados de seis escolas públicas urbanas, referentes ao bairro de residência dos estudantes e da instituição de Educação Infantil de onde provieram os alunos; após uma primeira análise dos dados, optou-se por investigar o processo de escolha de quatro estabelecimentos de ensino: EE Melo Viana, EE Benedito Valadares, EE Professor Augusto Amarante e EE do Bairro Santo Onofre. A sistematização e análise dos dados secundários tiveram como objetivo o conhecimento dos fluxos escolares de escolas de Educação Infantil para as escolas públicas de Ensino Fundamental. Após a análise dos fluxos escolares direcionados às quatro escolas, optou-se por fazer a entrevista com quatro famílias com perfil de escolha do estabelecimento de ensino público que oferta o Ensino Fundamental (anos iniciais) reputado, localizado ao Centro, distante da residência e que os filhos tenham frequentado CMEI reputado, também distante do local de moradia. Utilizou-se da metodologia da análise de conteúdo de Moraes (1999) para se fazer a análise qualitativa dos dados da pesquisa. A análise dos dados mostrou, dentre outros resultados, que as famílias não se orientaram pelo conhecimento dos resultados das avaliações externas publicados nos índices do IDEB das escolas, mas suas escolhas (3) se deram pela atração da reputação exercida pelas duas escolas localizadas no Centro da cidade, bem como da Direção escolar (2) e por redes de relações sociais eficientes fora do local de moradia; três famílias fizeram suas escolhas a partir de um repertório de escolha previamente pensado, demonstrando que essas famílias (3) fazem pesquisa sobre as escolas, consultando seus vizinhos e outros pais que possuem filhos matriculados na escola de interesse; a inserção dos alunos em CMEI’s, não foi um ato planejado em busca de uma escola reputada, mas ter o filho matriculado nesses, proporciona, pela rede de relações sociais constituídas entre os professores, diretores e outros funcionários dessas escolas, maiores chances de ascender a estabelecimentos de ensino comuns e reputados na cidade de Carangola (MG).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O livro didático e os processos de autoformação: narrativas de professores de História
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-11-20) Faria, Gabriel Duarte; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/0800734465051162
    O campo da formação de professores vem se expandindo nos últimos anos, tendo como ênfase as pesquisas relativas à formação e trabalho docente. Nesse contexto de discussão sobre o trabalho docente, recortamos como foco de interesse os recursos utilizados pelo professor, que se encontra no campo de atuação da disciplina curricular de História e que atua na educação básica. Dessa forma, selecionamos como objeto de estudos o livro didático, por ser um recurso bastante utilizado pelos professores na realidade brasileira e por entender que sua função não se restringe aos aspectos didáticos ou pedagógicos. Para tanto, a pesquisa teve como questão norteadora: qual é o papel atribuído ao livro didático de História por professores que atuam na Educação Básica nesse campo disciplinar, em escolas da Rede Pública Estadual de Minas Gerais e do Rio de Janeiro? Visamos perceber se esse recurso assume caráter formativo para o professor que dele se utiliza. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o livro didático como elemento que atua na autoformação do professor, partindo do pressuposto de que ele é um recurso que pode conduzir os docentes em seus próprios processos formativos. O referencial teórico que embasa esta pesquisa é constituído por conceitos como: o livro didático, a formação de professores, a autoformação e o trabalho docente. Para abordar as questões relativas ao livro didático, utilizamos autores como Gatti-Júnior (2004), Lajolo (1996) e Miranda e Luca (2004). No que tange às contribuições do campo da formação de professores, apoiamo-nos em autores como García (1999), Diniz-Pereira (2006), Candau (1997) e Nóvoa (1992; 1995; 2004; 2009; 2015/2016). Para a contextualização das questões relativas à autoformação, apropriamo-nos das reflexões de Pineau (2010), Goulart (2012), Tepedino (2004) e Catani e Vicentini (2006). Sobre a categoria trabalho docente nos apoiamos, principalmente, nas produções de Oliveira (2010), Fullan e Hargreaves (2000), Esteve (1995) e Apple (1995). Na metodologia aqui utilizada, buscamos articular as histórias de vida e as narrativas (auto)biográficas, por meio das contribuições de Connelly e Clandinin (1990), Ferenc (2005), Nóvoa e Finger (2010), Bueno (2002) e Josso (2004), que se baseiam na reflexão do fazer pedagógico e na ressignificação da ação. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, trouxemos as reflexões de cinco professores de História das Redes Estaduais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em relação ao uso do livro didático, o que nos permitiu a construção de narrativas, compostas de histórias pessoais e coletivas. Os resultados apontaram que o livro didático é elemento central na prática dos docentes investigados e seu uso se intensifica quando há aumento da precarização das condições de trabalho. Além disso, percebemos que esses professores utilizam o livro didático como elemento autoformativo para suprir lacunas de sua formação inicial, para se atualizarem em relação a novos conteúdos, para realizarem consultas de algum material ou para realizarem transposição didática. Desse modo, constatamos a importância atribuída por esses docentes ao livro didático de História em suas práticas e formação.