A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: egressos da primeira turma em perspectiva

2020-08-20

Esta pesquisa, integrante do Programa de Estudos intitulado A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas Pedagógicas, teve por objetivos analisar o perfil e a atuação dos egressos da primeira turma do curso, assim como as avaliações construídas por eles sobre os aspectos facilitadores e dificultadores de suas inserções profissionais. Em termos metodológicos, apoiamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos técnicos de coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados sob orientação do Método de Análise de Conteúdo. No presente relatório, os dados da pesquisa foram organizados da seguinte forma: inicialmente, descrevemos a proposta da formação da LICENA, destacando o perfil e a atuação profissional previsto pelo curso; na sequência, caracterizamos os egressos da primeira turma do curso e identificamos as áreas de atuação profissional desses sujeitos; por fim, analisamos as avaliações construídas por eles sobre os aspectos que contribuíram e /ou dificultaram a inserção profissional, seja na docência ou na gestão de processos educativos e comunitários. Em termos dos resultados da pesquisa, eles indicam que primeira turma possui um perfil marcado pela diversidade, com sujeitos oriundos de diversos segmentos de trabalhadores do campo. Em termos da atuação dos egressos, identificamos que eles estão atuando tanto nas áreas previstas pelo curso, quanto nas atividades de produção agrícola, prestação de serviço e, ainda, no exercício da docência em outras áreas. Além disso, na perspectiva da atuação profissional dos egressos do curso, os dados da pesquisa revelam a necessidade da inclusão, na legislação educacional, de uma regulamentação específica sobre a formação por área de conhecimento, de maneira a avançar na compreensão desta modalidade de organização do conhecimento. Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Perfil Egresso. Atuação Profissional.
This research, part of the Program of Studies entitled The Degree in Rural Education at the Federal University of Viçosa: Subjects, Representations and Pedagogical Practices, aimed to analyze the profile and performance of the graduates of the first class of the course, as well as the evaluations constructed by them about the facilitating and hindering aspects of their professional insertions. In methodological terms, we rely on the assumptions of the qualitative approach, using questionnaires and semi-structured interviews as technical procedures for data collection, which, in turn, were analyzed under the guidance of the Content Analysis Method. In this report, the research data was organized as follows: initially, we describe the proposal for the formation of LICENA, contrasting the profile and professional performance provided by the course; next, we characterize the graduates of the first class of the course and identify the areas of professional activity of these subjects; finally, we analyzed the assessments built by them on the aspects that contributed and / or hindered their professional insertion, whether in teaching or in the management of educational and community processes. In terms of the research results, they indicate that the first group has a profile marked by diversity, with subjects from different segments of rural workers. In terms of the performance of the graduates, we identified that they are working both in the areas provided for by the course, as well as in the activities of agricultural production, provision of services and, still, in the exercise of teaching in other areas. In addition, from the perspective of the professional performance of the graduates of the course, the research data reveal the need to include, in the educational legislation, a specific regulation on training by area of knowledge, in order to advance the understanding of this type of organization of the program knowledge. Keywords: Degree in Rural Education. Profile Graduates. Professional performance.

Educação rural, Professores - Formação, Prática de ensino, Educação - Estudo e ensino

PRADO, Daniela Queiroz do. A licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: egressos da primeira turma em perspectiva. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.