2019-02-18

Esta dissertação teve como objetivo analisar como o curso presencial de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Viçosa está articulando as adaptações em sua matriz curricular, visto a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2015 e o prazo de sua implementação de julho de 2017. Para tanto, buscamos investigar como o curso de Licenciatura em Matemática da UFV está se adaptando às Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando analisar quais saberes da formação docente estão sendo contemplados nesse processo; descrever como as disciplinas pedagógicas estão sendo inseridas no currículo do curso, bem como analisar possíveis articulações com as disciplinas específicas; compreender como os alunos do curso estão sendo considerados na adaptação do currículo, buscando analisar, na ótica desses sujeitos, se o currículo favorece a sua formação como licenciando; compreender como a prática como componente curricular está sendo inserida no currículo do curso em questão. Nosso referencial de estudo abrange as categorias teóricas relativas aos saberes docentes, a Prática como Componente Curricular e as teorias do currículo, bem como uma contextualização histórica dos cursos de licenciatura. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, e utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevista semiestruturada e caderno de campo. Para fazer a análise de dados, utilizamos da técnica da análise de conteúdo. Encontramos, como principais resultados: a inclusão de novas disciplinas no currículo, como Monografia e Metodologia da Pesquisa em Educação, que incentivam a dimensão da pesquisa para o licenciando; a reformulação dos planos analíticos das disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, visando uma melhor articulação entre elas; uma maior carga horária dedicada às disciplinas específicas de Matemática em detrimento da carga horária dedicada à Prática como Componente Curricular, que está aquém do proposto na legislação nacional. Quanto aos saberes docentes, há uma maior concentração de carga horária de disciplinas na categoria “Prática científica” (40,4% da carga horária total) do que nas categorias “Prática escolar” e “Práticas cotidianas não formais”, privilegiando as disciplinas teóricas do curso. Houve alguns avanços no currículo, apesar de as mudanças ocorridas indicarem mais uma adequação do que uma reformulação curricular.
This research has as its goal to analyze how the classroom course in mathematics at the Federal University of Viçosa is articulating the adaptations in its curricular matrix, given the approval of the new National Curricular Guidelines in 2015 and the implementation deadline of July 2017. For this purpose, it investigates how the degree course in Mathematics of the UFV is adapting to the National Curricular Guidelines, seeking to analyze what knowledge of teacher training is being contemplated in this process; to describe how the pedagogical disciplines are being inserted in the curriculum of the course, as well as to analyze possible articulations with the specific ones; understand how the students of the course are being considered in the adaptation of the curriculum, trying to comprehend, from the perspective of them, if the curriculum supports their formation as a grader; understand how practice as a curricular component is being inserted into the curriculum of the course in question. Our baseline study covers theoretical categories related to teaching knowledge, Practice as Curricular Component and curriculum theories, as well as a historical contextualization of undergraduate courses. This research has a qualitative approach, and we use the following instruments of data collection: documentary analysis, semi-structured interview and fieldwork notebook. To do data analysis, we use the technique of content analysis. We find, as main results: the inclusion of new disciplines in the curriculum, such as Monograph and Research Methodology in Education, which encourage the research dimension for the graders; the reformulation of the analytical plans of the subjects of Teaching Practice and Supervised practice, aiming at a better articulation between them; a greater number of hours dedicated to the specific subjects of Mathematics to the detriment of the workload dedicated to the Practice as a Curricular Component, which falls short of what is proposed in the national legislation. As for teaching knowledge, there is a greater concentration of hours of subjects in the category "Scientific practice" (40.4% of the total workload) than in the categories "School practice" and "Non-formal everyday practices", privileging the theoretical disciplines.

Professores - Formação, Professores de matemática - Formação, Currículos, Prática de ensino, Matemática - Licenciatura

NASCIMENTO, Mayara Permanhane. O currículo da Licenciatura em Matemática da UFV frente às Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores de 2015. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.