2022-06-14

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica no que tange à alfabetização matemática de crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas regulares de Viçosa/MG. Mais especificamente, buscamos: analisar o planejamento das atividades de ensino de matemática sob a perspectiva da Educação Inclusiva; mapear e descrever os recursos didáticos e as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para ensinar matemática a crianças surdas; e investigar o papel das tecnologias digitais com crianças surdas no contexto do ensino remoto. Nesse sentido, buscamos fundamentar discussões que envolveram o panorama das legislações da Educação Inclusiva para surdos, bem como a Cultura Surda na escola de ensino regular. Para tanto, são apresentados conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização matemática a fim de contribuir para a reflexão sobre a construção do significado matemático e os processos de leitura e escrita da matemática para surdos. Para contribuir com essas discussões, realizamos também um levantamento de estudos científicos sobre a alfabetização matemática para surdos. Para atender aos objetivos desta pesquisa, seguimos em uma abordagem qualitativa na qual realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Posteriormente, contamos também com a realização de análise documental dos materiais didáticos indicados pelos participantes durante a entrevista. Nesse sentido, buscamos apresentar uma análise dos dados de forma a trazer considerações e discussões do tema e, com isso, elencamos três categorias emergentes, sendo elas: a) O planejamento para o ensino de matemática com crianças surdas na perspectiva da Educação Inclusiva; b) Principais estratégias de ensino de matemática com crianças surdas; e c) A percepção das professoras e intérpretes de Libras sobre o papel das tecnologias digitais no ensino remoto com crianças surdas. Como resultados, apontamos a importância de o professor conhecer a Cultura Surda para planejar e realizar suas aulas com crianças surdas no contexto regular de ensino, desenvolver práticas pedagógicas que considerem diversos materiais didáticos, possibilitando caminhos para a Pedagogia Visual e o Ensino Bilíngue de forma a favorecer os processos de ensino e aprendizagem de matemática de crianças surdas e entender o papel das tecnologias digitais no ensino remoto. Ademais, acreditamos que esta pesquisa contribui para a ampliação de estratégias de ensino na educação básica e para o processo de inclusão de surdos em escolas públicas de ensino regular. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Surdos. Alfabetização matemática. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais.
This research aimed to investigate the pedagogical practice regarding the mathematical literacy of deaf children in the early years of elementary school in regular public schools of Viçosa/MG. More specifically, we sought to analyze the planning of mathematics teaching activities from the perspective of Inclusive Education; to map and describe the teaching resources and pedagogical practices used by teachers to teach mathematics to deaf children and investigate the role of digital technologies with deaf children in the context of remote education. In this sense, we sought to ground discussions that involved the panorama of the legislations of Inclusive Education for the deaf, as well as the Deaf Culture in the regular education school. Thus, concepts of literacy, literacy and mathematical literacy are presented to contribute to the reflection on the construction of mathematical meaning and the processes of reading and writing mathematics for deaf students. To contribute to these discussions, we also conducted a survey of scientific studies on mathematical literacy for the Deaf. Thus, to try to meet the objectives of this research, we followed a qualitative approach in which we used semi-structured interviews with teachers and interpreters of the Brazilian Sign Language - Libras. Subsequently, we also carried out a documentary analysis of the teaching materials indicated by the participants during the interview. In this sense, we sought to present an analysis of the data to bring considerations and discussions of the theme and, thus, we listed three emerging categories, as follows: a) The planning for teaching mathematics to deaf children from the perspective of Inclusive Education; b) Main strategies for teaching mathematics with deaf children; and c) The perception of teachers and interpreters of Libras on the role of digital technologies in remote teaching with deaf children. As a result, we point out the importance of the teacher knowing the Deaf Culture to plan and carry out their classes with Deaf children in the regular teaching context, develop pedagogical practices that consider various teaching materials, enabling paths to Visual Pedagogy and Bilingual Education to favor the processes of teaching and learning mathematics of Deaf children and understand the role of digital technologies remote teaching. Furthermore, we believe that this research contributes to the expansion of teaching strategies in Basic Education and the process of inclusion of Deaf people in regular public schools. Keywords: Inclusive Education. Deaf. Mathematical literacy. Pedagogical practices. Digital technologies.

Educação inclusiva, Crianças surdas, Alfabetização matemática, Prática de ensino, Tecnologia educacional

DINIZ, Jéssica de Sousa. Práticas pedagógicas no ensino de matemática com crianças surdas: desafios da formação de professores atuantes na rede regular. 2022. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.