Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28019
Tipo: Dissertação
Título: Inter-relação entre o capital social, o capital informacional, o processo de escolha da escola e o ingresso na educação superior em Viçosa (MG), uma cidade média universitária
The interrelation between social capital, informational capital, the school choice process and the entrance to higher education in Viçosa (MG), an university city
Autor(es): Ferreira, Eliázaro Augusto
Abstract: O objetivo deste trabalho foi compreender e interpretar a inter-relação entre o capital social, o capital informacional, a escolha da escola e o ingresso na educação superior em Viçosa (MG). Sabe-se que a escolha da escola pelas famílias se relaciona com aspectos socioeconômicos e com o nível de conhecimento e afinidade que essas famílias têm com sistema educacional. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira delas, foram coletados dados sobre o local de residência, sexo, cor/raça autodeclarada de estudantes da Escola Estadual Effie Rolfs matriculados no terceiro ano regular do ensino médio em 2019. Ainda nessa etapa da pesquisa também foram coletados dados sobre a distribuição nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), modalidade de matrícula, local de moradia e sexo dos estudantes egressos da Escola Estadual Effie Rolfs que se matricularam na UFV no ano de 2019. Os dados foram analisados com a ajuda do software Microsoft Excel e serviram de base para a seleção de oito sujeitos a serem entrevistados na pesquisa. Foram selecionados quatro estudantes do terceiro ano do ensino médio e quatro estudantes de graduação. A seleção dos sujeitos levou em consideração o local de moradia na cidade de Viçosa, cor/raça autodeclarada e sexo. No caso dos estudantes de graduação levou-se em consideração também o prestígio social dos cursos nos quais estavam matriculados. Na segunda etapa da pesquisa foram realizadas entrevistas semidiretivas sobre suas trajetórias escolares, as práticas educativas familiares – dentre elas, especialmente a escolha do estabelecimento de ensino médio –, as redes de relações e o capital informacional deles próprios e das suas famílias. Os dados gerados nas entrevistas foram tratados de acordo com os pressupostos metodológicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Os resultados revelaram que a Escola Estadual Effie Rolfs exerce grande atração sobre as famílias da cidade de Viçosa tendo entre seus alunos moradores de diversas localidades e bairros. As entrevistas revelaram também que as famílias dos estudantes investigados adotam práticas que as aproximam, em maior ou menor grau, do comportamento das famílias pertencentes às camadas médias da sociedade. Além disso, o capital social se mostrou uma importante fonte de capital informacional a ser utilizado pelas famílias na escolha da escola e pelos estudantes no momento da escolha do curso de graduação. Por fim, os dados indicaram que a condição de Viçosa (MG) enquanto uma cidade universitária favorece encontros que facilitam o fluxo de informações sobre o sistema educacional e exerce influência positiva nas aspirações educacionais dos estudantes e de suas famílias. Palavras-Chave: Capital Social. Capital Informacional. Escolha da Escola. Desigualdades Escolares. Cidade Universitária.
The aim of this study was to understand and to interpret the interrelation between the social capital, the informational capital, the school choice and the entrance to the higher education in Viçosa (MG), a university city. It is known that the school choice is related to socioeconomic aspects, the level of knowledge and the affinity of the families with the school system. This research was developed in two stages. In the first stage, the data about color/race self- declaration, sex and place of residence of the students enrolled in 2019 at the third grade of the Effie Rolfs State High School were collected. Still in the first stage, it was analyzed information about the alumni from Effie Rolfs State High School who enrolled at UFV in the same year. It was collected data about their distribution in the undergraduate majors at the Federal University of Viçosa (UFV), enrollment details, place of residence and sex of as well. The data was analyzed with the software Microsoft Excel and served as basis for select of eight people to be interviewed: four third grade students and four undergraduate students. The selection of the subjects considered the place of residence in the city of Viçosa, self-declared color/race and sex. In the case of undergraduate students, the social prestige of the majors they were enrolled was also taken into account. In the second stage of the research, semi-directive interviews were carried out about their school trajectories, family educational practices – among them, especially the school choice – their networks and the informational capital of themselves and their families. The data produced in the interviews were treated according to the content analysis (BARDIN, 1997). The results revealed that the Effie Rolfs State High School is very attractive to the families of city of Viçosa. The school has among its students who live at many city locations and neighborhoods. The interviews revealed that the families of the investigated students adopted practices that bring them, to a greater or less extent, closer to the behavior of middle class families. In addition, social capital proved to be an important source of informational capital to be used by the families when choosing a school and by students when choosing an undergraduate major. Finally, the results indicated that the condition of Viçosa (MG) as a university city favors encounters, which facilitate the sharing of information about educational system, consequently influencing positively on the educational aspirations of the students and their families. Keywords: Social Capital. Informational Capital. School Choice. School Inequality. University City.
Palavras-chave: Capital social
Famílias - Aspectos econômicos
Famílias - Aspectos sociais
Escolha da escola
Universidades e faculdades - Viçosa (MG)
CNPq: Sociologia da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: FERREIRA, Eliázaro Augusto. Inter-relação entre o capital social, o capital informacional, o processo de escolha da escola e o ingresso na educação superior em Viçosa (MG), uma cidade média universitária. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28019
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.