Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27338
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada: tecendo redes e construindo possibilidades com os cotidianos escolares
Continuous training: drawing the strands and creating possibilities from the school life
Autor(es): Castro, Letícia de Oliveira
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo acompanhar o cotidiano escolar de professoras/es de uma escola pública, bem como seguir os meios, as frestas, que as/os mesmas/os utilizam para aprender e ensinar na escola. Assim, foi experienciado os cotidianos escolares acompanhando as/os professoras/es em seus movimentos de formação continuada nos processos de ensinaraprender na escola. O mapeamento das metodologias de elaboração do corpo docente em seus cotidianos escolares permitiu a produção de narrativas sobre a formação continuada. Como aporte teórico, utilizou-se estudiosos da formação docente centrada na escola, como Carlos Marcelo Garcia e António Nóvoa, para compreender a formação continuada centrada na escola. E para mergulhar nos cotidianos da escola pesquisada e seus praticantes, em Michel de Certeau, Nilda Alves, Carlos Eduardo Ferraço e Inês Barbosa de Oliveira. A formação inventiva é evidenciada sobre o olhar de Virgínia Kastrup e a discussão sobre a experiência em Jorge Larrosa. A pesquisa foi realizada na escola Atílio Pizzol na cidade de Venda Nova do Imigrante, estado do Espírito Santo. Assim, o revisitar a escola para a pesquisa foi permeado por emoções e afecções. Então, buscou-se nos documentos da escola o cotidiano idealizado pelos seus/suas registros escritos e durante cinco semanas forma feitas observações e relatos em caderno de campo. Também foram realizadas rodas de conversa com todas/os docentes e entrevistas com as professoras de Português, sendo esta acompanhada também em momentos de planejamento de aulas e em sala de aula, além de entrevista com a coordenadora da escola e o professor de artes. Como resultados, pontua-se como a formação continuada se constitui dentro do espaço escolar pelas/os docentes em seus momentos cotidianos. O compartilhamento de informações como potente estratégia formativa por professoras/es. A troca de experiências plurais, se mostra, então, um caminho na tessitura da formação, pois percebe-se a necessidade de reconhecer a diversidade de saberes que se constitui dentro da escola. Ao compartilhar histórias professoras/es tecem redes, permitindo que a partilha se consolide em espaço de formação mútua.
The main general objective of this paper is to follow the teachers’ routine in public schools and to know how they learn and teach in this environment. From this, it was possible for me to experience the school life by following the teachers in their processes of continuous training in learning-teaching in the school. There was a process mapping on elaborating methodologies and scholar activities by the teaching staff and its narrative. As theorical input, this work was based on studies about teacher education focused on the school by authors such as Carlos Marcelo Garcia, António Nóvoa, in order to understand the continuous training for schools; and to understand a school routine, this article is based on studies of Michel de Michel de Certeau, Nilda Alves, Carlos Eduardo Ferraço and Inês Barbosa de Oliveira. The creative qualification is highlighted by the perspective of Virgínia Kastrup and the experience aspect is discussed based on studies of Jorge Larrosa. This research was performed in Atílio Pizzol School, in Venda Nova do Imigrante city, in the state of Espírito Santo. This is the reason why returning the school was a moment full of emotions and affection. I searched on the school documents the ideal routine for the school staff and, for five weeks, I have collected information, lived the routine, observed the events, talked to the school staff members and have taken notes in my notebook. I could talk to all teachers and interviewed Portuguese teachers, whose classes and their table of contents were analyzed. I also interviewed the school coordinator and the Arts teacher. As results, I could point how the continuous training is built in the school atmosphere by the teachers and their school life. I also could identify the information sharing as a powerful strategic tool when qualifying teachers. The exchange of the teaching experience is shown as a path into drawing the strands of education, from what it was possible to realize how the diversity of knowledge is needed inside the school. I concluded that when teachers share stories, they weave a net, allowing this sharing to be consolidated in an environment of a mutual formation.
Palavras-chave: Professores - Educação (Educação permanente)
Professores - Formação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CASTRO, Letícia de Oliveira. Formação continuada: tecendo redes e construindo possibilidades com os cotidianos escolares. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27338
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.