2019-11-29

As Tecnologias de Informação e Comunicação adentraram no cotidiano das pessoas, desde a criação do rádio, da televisão, dos primeiros celulares e, mais recentemente, dós smartphones e da ampliação do uso da internet. Estes fazem parte do dia a dia em diversos âmbitos, seja no convívio social, no trabalho e, sobretudo na rede de contatos individuais que transitam no espaço on-line e off-line. Diversos aplicativos foram (e ainda são) desenvolvidos a fim facilitar as atividades e conectar pessoas sem sair do lugar, sendo possível fazer compras, transações bancárias, ouvir músicas, e diversas outras coisas, tudo de forma fácil, na palma da mão. Tão logo foi percebido neste trabalho, que o aplicativo de mensagens WhatsApp® transformou a forma de enviar mensagens, compartilhar vídeos e fotos e de se relacionar com o mundo exterior. E é neste sentido que aqui se busca elucidar a reconfiguração das redes de contatos mediadas por este aplicativo, tanto em nível da estrutura e das relações, quanto do impacto nos modos de vida da comunidade rural em Vista Alegre. Como resultado desta pesquisa, observou-se uma hibridização da comunicação que se demarcam pelas relações de proximidade face to face, se estendendo ao nível on-line. As diferenças entre estes dois tipos de comunicação evidenciadas nas relações de Vista Alegre abarcam, em nível de especificidades, a idade, gênero e profissão. De modo geral, na comunidade estudada, os jovens tendem a estar mais presentes nas relações on-line e os mais velhos nas relações off- line. As sociabilidades construídas pelo aplicativo identificadas em Vista Alegre foram as de amizade, familiar, trabalho, vizinhança, namoro e prestação de serviço, sendo que as mesmas ocorrem também no off-line. Por fim, em nível familiar, o WhatsApp® constrói novas sociabilidades que poderiam desaparecer, como exemplo, a consolidação das relações familiares dos que não residem mais no seio familiar rural, além das novas formas de trabalho e lazer, uma vez que este é utilizado como ferramenta de conexão com os membros que residem fora da comunidade, ou com aqueles que não se conectariam pessoalmente. O WhatsApp®, aplicativo de mensagens, promove a sociabilidade on-line em Vista Alegre e o fornece no nível de comunicação, economia e desenvolvimento social. Palavras-Chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Whatsapp®. Rural.
Information and Communication Technologies have entered the daily lives of people from radio, television, early mobile phones, and more recently smartphones and the internet. These are part of everyday life in various areas, social life, work and especially in the network individual contacts, which travel on-line and off-line. A variety of apps have been (and still are) designed to make it easy to do activities and to connect people, making it easy to shopping, banking, listen to music, all in the palm of your hand. This work shows that the WhatsApp® messaging application has transformed the way we send messages, share videos and photos. Because of that we seek to clarify the reconfiguration of the contact networks mediated by the WhatsApp® messaging application at the framework level relationships and impact on the livelihoods of the rural community in Vista Alegre. As a result there is a hybridization of communication that is marked by face-to-face proximity relationships and extends to the on-line level. The differences between these two types of communication evidenced in the relations of Vista Alegre include the specificities of age, gender and profession. Overall, in the study community, young people tend to be more present in on-line relationships and older people in off-line relationships. The socialities built by the application identified in Vista Alegre are about friendship, family, work, neighborhood, dating and service, they also occur off-line. And finally, at the family level, WhatsApp® builds new sociability, which could disappear, as an example of the consolidation of family relationships of those who no longer reside in the rural family, new forms of work and leisure, as it is used as a means of connects with those outside the community, or with those who would not personally connect. Thus it is concluded with this study, that the sociability built by WhatsApp® in Vista Alegre, connect people. The community fits into a new context of on- line communication, which does not exclude presence. Relationships mediated by the Internet strengthen physical contact and at the family level, sociability is built at the level of work, leisure and distant relatives. WhatsApp®, messaging application, promotes on-line sociability in Vista Alegre, and provides it at the level of communication, economy and social development. Keywords: Information and Communication Technologies. Whatsapp®. Rural.

Comunicação no desenvolvimento rural - Vista Alegre (Rio Casca - MG), Tecnologia da informação, WhatsApp(Aplicativo de Mensagens)

ANDRADE, Danieli Barbosa de. A (re)configuração das redes rurais em face das novas tecnologias de informação e comunicação. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.