Mapeamento digital de solos em assentamento de reforma agrária

2016-07-27

Os assentamentos rurais no Brasil são marcados pela falta de planejamento prévio de implantação e de mecanismos de apoio, sendo que muitos desses enfrentam situações bastante adversas no que se refere à estabilidade das parcelas, com evidentes reflexos sobre a produção, organização e preservação dos recursos naturais. A Fazenda Fortaleza de Sant’Anna situada próximo a Serra da Babilônia na região de Goianá- MG foi uma grande sesmaria produtora de café na época do Império e hoje em dia é homologada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA como Assentamento Denis Gonçalves, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Tanto na época da cafeicultura imperial quanto atualmente, quando abriga 120 famílias assentadas, planejar a ocupação do território e as formas de manejo que modificarão a dinâmica da paisagem são fatores importantes a serem considerados. O objetivo geral deste trabalho foi discorrer sobre o levantamento e mapeamento de solos do Assentamento Denis Gonçalves como subsídio de parcelamento dos lotes. Foi realizado a classificação de 20 perfis e 25 observações extras para mapear os solos de forma convencional e também, se utilizando de tecnologias computacionais do geoprocessamento, realizou-se o mapeamento digital de solos com 7 classificadores computacionais para comparar os resultados e discutir sobre a eficácia do uso destas tecnologias como ferramentas da tomada de decisão em Assentamentos da Reforma Agrária. Nos três pedogeoambientes existentes na área, foram mapeados principalmente Latossolos Amarelos, Latossolos Vermelho- Amarelos, Gleissolos, Argissolos, Cambissolos e em associação Neossolos Litólicos com afloramentos rochosos. O mapa convencional teve 62% de concordância com o mapa elaborado pelo classificador Ranger, que teve maior índice Kappa entre todos classificadores.
The rural settlements in Brazil are marked by a lack of advance planning of deployment and support mechanisms, and many of these face very adverse situations with regard to the stability of the plots, with obvious effects on the production and preservation of natural resources. The Farm Fortress Sant'Anna located near the Serra da Babylon in Goianá-MG region was a major producer of coffee land grant at the time of the Empire and today is ratified by the National Institute of Colonization and Agrarian Reform - INCRA settlement as Denis Gonçalves , the Movement of Landless Rural Workers - MST. Both at the time of imperial coffee as now, when houses 120 families settled, plan the occupation of territory and forms of management that will change the landscape dynamics are important factors to consider. The aim of this study was to discuss the survey and mapping of nesting Denis Gonçalves soils as installment allowance of lots. Was carried out the classification of 20 profiles and 25 additional observations to map the conventionally soils and also using computational geoprocessing technologies, realized the digital soil mapping with 7 computer classifiers to compare the results and discuss the effectiveness the use of these technologies as decision-making tools in settlements of Agrarian Reform. In existing 3 pedogeoambientes in the area, they were mostly mapped Latosols Yellow, Red-Yellow Oxisols, Gleysols Argissolos, Cambisols and association Litholic Neosols with rocky outcrops. The conventional map had 62% agreement with the map prepared by the classifier Ranger, which had higher Kappa index among all classifiers.

Pedologia, Geoprocessamento, Plantas e solo

MEIER, Martin. Mapeamento digital de solos em assentamento de reforma agrária. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.