Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A qualidade de vida no serviço público a partir da percepção de servidores técnico-administrativos com deficiência(Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-28) Amâncio, Dayse Leticia Pereira; Mendes, Diego Costa; http://lattes.cnpq.br/9998598879957550O presente estudo busca compreender como servidores técnico-administrativos com deficiência percebem a qualidade de vida no trabalho (QVT) no campus sede de uma instituição de ensino superior, e como esta poderia promover melhorias na QVT destes servidores. Para tanto, partiu-se de uma abordagem qualitativa com cunho descritivo e baseada em dados primários, coletados e produzidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com representantes do setor de pessoal da instituição e com servidores com deficiência. Posteriormente, os relatos dos participantes da pesquisa foram explorados utilizando a análise de conteúdo e contando com o suporte do modelo teórico de Walton (1973). A partir dos resultados, depreendeu-se que os entrevistados percebem uma evolução no processo de inclusão da universidade, manifestam orgulho em compor seu quadro de pessoal e consideram relevante o serviço por ela prestado, além de avaliarem positivamente o equilíbrio propiciado entre a vida laboral e extralaboral desses servidores. Nada obstante, ainda se fazem necessárias ações para que os servidores com deficiência percebam níveis ainda maiores de QVT, principalmente nos procedimentos relacionados ao ingresso e ambientação, à acessibilidade dos espaços físicos e à própria construção de carreira de pessoas com deficiência (PcD). Dessa forma, as análises viabilizaram diversas recomendações, a exemplo de: promoção de capacitação para profissionais de gestão de pessoas e para chefias e equipes de trabalho das PcD; realização de campanhas informativas e de conscientização/sensibilização sobre deficiência; criação de uma comissão multiprofissional que trabalhe questões voltadas à deficiência e ofereça suporte às PcD que integram o quadro de servidores da universidade; realização de estudos para definir a (re)alocação desses servidores; elaboração de um planejamento para acessibilidade que atenda às necessidades desse grupo a curto, médio e longo prazo; e investimento para que o programa de QVT para servidores promova maior inclusão das PcD, sendo, também, melhor divulgado e continuamente avaliado. Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Qualidade de vida no trabalho. Serviço público. Instituição de ensino superior.Item Análise da relação espacial entre o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mineiros e a compensação financeira do ICMS Ecológico(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-20) Sgarbi, Larissa de Albuquerque; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/6911438320947924O ICMS Ecológico foi introduzido como um critério de cálculo de repartição aos municípios de receitas tributárias do ICMS com intuito de compensar a existência de áreas protegidas em alguns municípios e de incentivar a criação ou ampliação de unidades de conservação e da adequação sanitária. A partir da sua função extrafiscal, desencoraja as práticas ambientalmente incorretas, sem inibir os avanços tecnológicos e a produção industrial. Em vista desse conceito, o presente trabalho analisa a evolução da distribuição do ICMS Ecológico e seu impacto no PIB per capita e no Índice Mineiro de Responsabilidade Social – IMRS. Para tanto, realizou-se uma análise estatística descritiva a fim de caracterizar a distribuição do ICMS Ecológico em cada uma das regiões de planejamento de Minas Gerais ao longo do período de 2004 a 2012. Em um segundo estágio, procedeu-se uma Análise Exploratória de Dados Espaciais a fim de agrupar, ao longo dos anos de estudo (2006 a 2012), os municípios mineiros conforme o potencial de arrecadação do ICMS ecológico e identificar a existência de relação entre o nível de repasse e o PIB per capita, bem como entre o repasse e o IMRS dos municípios. Observou-se que a arrecadação do imposto não se distribuiu constantemente entre os anos de estudo e o seu padrão de distribuição anual não foi homogêneo entre os municípios mineiros. Sendo assim, foram observadas regiões com arrecadação acima da média e outras abaixo. Além disso, verificou-se autocorrelação espacial positiva entre o ICMS Ecológico e o IMRS apenas nos anos de 2010 e 2012 e entre o imposto e o PIB per capita os resultados mostraram uma relação espacial positiva pouco expressiva apenas nos anos de 2006, 2010 e 2012.Estes resultados indicam que, para o período estudado, os valores repassados pelo ICMS ecológico possuem efeitos incipientes sobre desenvolvimento socioeconômico dos municípios recebedores.Item Avaliação do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes(Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-26) Assunção, Gabriel Gonçalves; Zuin, Débora Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3162554592271589A qualidade no sistema de educação de um país é de fundamental importância para que esse obtenha o seu pleno desenvolvimento, seja socialmente, tecnologicamente ou economicamente. Para que essa importante área atinja resultados satisfatórios, é necessário que ocorra uma avaliação dos programas de ensino, de forma a obter um parecer acerca de sua capacidade de oferecer um bom serviço. Um curso pode ser avaliado de diversas maneiras, uma delas é através da análise daquele que possui uma visão mais aproximada do que acontece de fato dentro da sala de aula: o próprio estudante. O presente estudo buscou identificar a percepção dos discentes no que se refere à qualidade do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Foram entrevistados discentes do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP-UFV da turma de 2016 e coletados dados sócio-demográficos dos estudantes, expectativa e percepção dos mesmos em relação às dimensões de Tangibilidade, Confiabilidade, Presteza, Segurança e Empatia, avaliação de aspectos do curso, auto avaliação, avaliação da turma e questões discursivas. Os resultados representam que a coordenação do curso possui um grande desafio pela frente. Será necessário muito esforço para que os pontos insatisfatórios do curso sejam corrigidos. Apesar disso, o curso não obteve nenhuma avaliação abaixo da média, além de identificados diversos aspectos positivos, os quais devem ser mantidos e potencializados para atrair um corpo discente cada vez mais motivado e qualificado. Essa avaliação do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes forneceu informações que servem de embasamento para que os gestores do curso elaborem um planejamento de estratégias.Item Democracia, deliberação e processo decisório no contexto democrático-colegiado em uma instituição pública de ensino superior(Universidade Federal de Viçosa, 2016-12-13) Paiva, Alysson Ribeiro; Campos, Marilene de Souza; http://lattes.cnpq.br/9177010680037528Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo sobre democracia e gestão pública universitária, tomando por referência a teoria deliberativa habermasiana e avaliando o funcionamento do processo de tomada de decisão que ocorre na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) no âmbito de seu órgão colegiado máximo, o Conselho Acadêmico e Administrativo (COAD), cujos membros representam toda a comunidade acadêmica. Sob o aspecto metodológico o estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa essencialmente explicativa, com abordagem qualitativa, empregando o método da entrevista semiestruturada para coleta de dados e da análise de conteúdo para elaboração dos dados. Foi analisado o conteúdo das atas de reunião do COAD no período de julho de 2013 a maio de 2016, observando-se que a maioria das decisões foram sobre temas operacionais do campus e ratificações de decisões ad referenda. Foram realizadas entrevistas com 26 membros e ex- membros do conselho no período. Os resultados da pesquisa indicam que há um ambiente institucional propício para o desenvolvimento de uma gestão democrática, deliberativa e participativa no campus, porém há baixo engajamento e interesse das pessoas e as relações com a sede se mostraram de natureza autoritária, acentuando-se nas áreas financeira e orçamentária, prejudicando atitudes democráticas no campus e inviabilizando a deliberação local sobre assuntos de seu próprio interesse. Observa-se, contudo, que as áreas de maior autonomia são fundamentalmente ensino e compras.Item Determinantes do desempenho no ENEM dos concluintes do ensino médio no município de Viçosa – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-15) Araújo, Douglas Luís de; Baêta, Odemir Vieira; http://lattes.cnpq.br/7616983706704479Este trabalho investiga os determinantes que influenciam o desempenho no ENEM entre os alunos da cidade mineira de Viçosa entre os anos de 2015 e 2017. A pesquisa utiliza os microdados do ENEM dos alunos concluintes do ensino médio na modalidade regular que, ao preencherem o formulário socioeconômico, informaram a escola, a escolaridade dos pais e a renda familiar e estiveram presentes nos dois dias de prova. Além disso, limitou-se a amostra para alunos entre 16 e 25 anos. Para isso utilizou-se um modelo de regressão hierárquica capaz de captar a correlação entre os alunos da mesma escola em três níveis, com intercepto aleatório: o primeiro referente ao aluno, o segundo referente à escola e o terceiro referente ao ano. Como os resultados, verificou-se que os alunos da rede estadual obtiveram um desempenho médio de 207 pontos, inferior aos alunos da rede federal, e de 122 pontos comparados às escolas particulares. Entretanto, comparadas as notas entre os estudantes da mesma dependência administrativa, as notas dos alunos de Viçosa superaram as notas dos estudantes de Minas Gerais, do Brasil e de cidades com perfil semelhante. Ao estimar o modelo de regressão hierárquica, percebe-se que no modelo nulo a variação entre as escolas explica 60% do desempenho escolar dos alunos. Quando inseridas as variáveis de controle, este índice cai para 5,4%, reduzindo o percentual da variância total explicada pelo tipo de escola, evidenciando a importância do nível do aluno para explicar o desempenho escolar. Entre as variáveis que explicam o desempenho ao nível do aluno são significantes a idade, raça e o sexo do estudante. Já das variáveis que medem o family background se destacam a renda familiar, a alta escolaridade da mãe e o acesso à internet. Por fim a dependência administrativa das escolas se mostra como principal determinante para o desempenho dos estudantes. Palavras-Chave: ENEM. Modelos Hierárquicos. Viçosa. Educação.Item Entraves à participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma análise comparada dos municípios Acaiaca e Sem Peixe - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-02) Pinto, Raniely da Silva; Campos, Marilene de Souza; http://lattes.cnpq.br/1241239594602204Esta pesquisa objetivou analisar os entraves à participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em uma análise comparada da Associação de Artesãos e Produtores Rurais de Acaiaca (AAPRA) do município de Acaiaca e do Conselho Comunitário de Desenvolvimento do Barbosa (CCB) do município de Sem Peixe, ambos localizados na Zona da Mata de Minas Gerais. Para tanto, o arcabouço teórico empregado trata das políticas públicas, da avaliação de políticas, da participação social e dos conselhos gestores, da agricultura familiar e da literatura que analisa os entraves vivenciados pelos agricultores familiares ao participarem de programas de compras públicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados foi realizado pela técnica de análise de conteúdo, nessa as categorias definidas a priori baseadas no referencial teórico foram: política institucional, infraestrutura, associativa/gestão, informação/comunicação e assistência técnica na produção. A partir das análises realizadas foi possível perceber que as associações enfrentam entraves com o transporte e as estradas. Na AAPRA ocorre também a divergência do perfil da assistência técnica com o sistema agroecológico adotado na associação. Como fatores que geram entraves têm-se a falta de uma visão profissional sobre a produção na AAPRA e a dependência de órgão parceiro no CCB. Em relação aos conselhos gestores relacionados à alimentação escolar e ao desenvolvimento rural, apenas a AAPRA participa do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Como facilitadores que apoiam a produção e a comercialização para o PNAE, têm-se o bom relacionamento com as prefeituras e as escolas e o auxílio de viiiórgãos parceiros, principalmente na oferta de formações para os agricultores que agem como multiplicadores de conhecimento para os demais associados.Item Fatores explicativos associados à eficiência de saúde em SRS e GRS no estado de Minas Gerais na pandemia da COVID-19(Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-14) Braz, Rodrigo Moreira; Gonçalves, Rosiane Maria LimaA pandemia causada pela COVID-19 gerou preocupação em todo o mundo devido ao seu poder de propagação e letalidade. Além disso, evidenciou-se uma realidade despreparada para lidar e combater um vírus com alto potencial de mortalidade, especialmente no Brasil, país que ocupa a segunda posição no ranking de países com mais mortes por COVID-19 no mundo. O objetivo geral é analisar a eficiência e seus elementos explicativos no combate da COVID-19 nas Superintendências e Gerências Regionais de Saúde mineiras. Para cálculo da eficiência na alocação e utilização dos recursos foi utilizado a metodologia DEA e para encontrar os elementos explicativos foi utilizada uma análise de regressão Beta Inflacionada. Identificou-se que os grandes centros urbanos obtiveram escores de eficiência menores em comparação com as cidades menores, o que pode ser explicado pelo êxodo de centros menores para maiores em busca de melhores condições tecnológicas e tratamento da doença. Além disso, verificou-se que a quantidade de municípios sob a gestão das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) e Gerências Regionais de Saúde (GRS) impacta negativamente na eficiência alcançada por elas, uma vez que são mais municípios para se dar atenção e entender as particularidades. Quanto aos fatores explicativos, a densidade populacional, a ideologia política de esquerda e a vacinação tiveram impacto positivo na eficiência pelo fato da característica contagiosa da doença, a atenção dada à gravidade de doença desde o seu início e a redução promovida, respectivamente. Enquanto a escolaridade, o Índice FIRJAN e a ideologia de direita demonstraram impactos negativos na eficiência encontrada nos municípios devido à maior parcela testada ter escolaridade avançada, a idade da população em municípios mais desenvolvidos ser mais avançada e o negacionismo presente nas ações que menosprezaram a gravidade da doença no início da pandemia, respectivamente. Palavras-chave: COVID-19. Eficiência. Saúde Pública.Item Gestão de riscos de contratos da terceirização no setor público: uma análise na Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2018-08-16) Miranda, Ludiany Barbosa Sena; Santos, Nálbia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6093127925072560Dada a importância em se buscar ferramentas que resultem em melhorias na qualidade dos serviços públicos, contribuindo para o alcance dos objetivos institucionais, este trabalho tem como objetivo geral propor uma metodologia de avaliação de riscos em contratos terceirizados, considerando características dos fornecedores/contratos e os pressupostos da Teoria de Custos de Transação. Para cumprir com este objetivo, analisou- se o arcabouço teórico que permeia a gestão de riscos, de forma a possibilitar visão ampliada e detalhada sobre o tema. Essa base teórica permitiu a identificação variáveis que podem influenciar nos riscos do contrato, que embasou a proposta do modelo. O levantamento empírico da pesquisa foi com base nos contratos terceirizados firmados pela Universidade Federal de Viçosa, de 2007 a 2017. Os dados foram coletados por meio sites oficiais do governo federal e aplicação de questionário aos gestores dos contratos que compuseram a análise. As técnicas utilizadas foram Análise Documental e Análise Discriminante Multivariada de Dados. Com o levantamento dos dados identificou-se o contexto da terceirização da Universidade Federal de Viçosa, o perfil dos gestores e o grau de controle interno/fiscalização empregada nos contratos. Por fim, utilizando-se a Análise Discriminante, por meio do software Stata, foi proposta uma regra de classificação em baixo, médio e alto grau de riscos nos contratos. Como principais achados, destaca-se fragilidade na capacitação dos gestores e a confirmação da presença dos pressupostos da Teoria de Custos de Transação nos contratos terceirizados. Em suma, tem-se que o modelo proposto tem predição em 88,50% dos contratos analisados, podendo ser replicado para outros órgãos públicos.Item Gestão Democrática: participação e representatividade dos servidores técnico administrativos nos colegiados da Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-27) Santos, Mahyhaly Dias; Baêta, Odemir Vieira; http://lattes.cnpq.br/1623241051974267O presente trabalho trata da gestão democrática no âmbito universitário discutindo democracia através de seus elementos, participação e representatividade, tendo como objetivo principal analisar como os técnico-administrativos percebem e se identificam enquanto representantes e participantes no processo decisório colegiado nos departamento da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Os colegiados são compostos por discentes, docentes e técnicos, no entanto a participação de técnicos e discentes é representativa, com um ou dois representantes enquanto os docentes participam de forma direta em sua totalidade. O estudo se justificativa pela baixa representatividade dos técnico-administrativos frente aos docentes, o que pode causar desequilíbrio no poder decisório. A pesquisa foi realizada entre maio e julho de 2018 por meio de entrevistas com 39 representantes de 30 dos 38 departamentos da UFV. Para análise das entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo para dados de levantamento de perfil e o suporte do arcabouço teórico metodológico da Análise de Discurso Crítica proposta por Norman Fairclough, com abordagem do significado representacional a partir das categorias para representação de atores sociais propostas por Van Leeuwen e utilização das estratégias de construção simbólica elaboradas por Thompson, na análise do discurso dos técnico-administrativos. Como resultado verificou-se a confirmação da baixa representatividade dos técnico-administrativos devido à exígua participação dos mesmos por força de legislação federal e institucional que regem o funcionamento das universidades e as carreiras dos servidores promovendo diferenciação entre as categorias o que, de forma dialética, produz e é produto de uma narrativização presente no quotidiano dos servidores, a qual, através do senso comum reforça o status quo, não obstante, a presença de conflitos, há relativa consciência sobre as relações de poder existentes e ambiente propício para implementação de mudanças que promovam maior equilíbrio entre as categorias.Item Gestores intermediários e a ação gerencial: um estudo sobre a percepção de suporte organizacional em uma universidade federal(Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-09) Pinho, João Márcio Silva de; Marra, Adriana VentolaGestores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm sua ação permeada por dilemas, com grande carga política. Suas relações são marcadas por assimetria de informações e de poder, o que torna o ambiente público mais complexo do que o ambiente privado, dada a multiplicidade de fatores envolvidos. Este estudo teve como objetivo identificar como os gestores intermediários percebem o suporte organizacional da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente para a sua ação gerencial. Entende-se a gestão como prática social, de modo que as ações gerenciais foram estudadas a partir de um olhar relacional, visto que são permeadas por ambiguidades e contradições. Como gestores intermediários, são indicados aqueles profissionais ocupantes de posições intermediárias na hierarquia das instituições, responsáveis por fazer a ponte entre o nível estratégico e o nível operacional. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com dados coletados por análise documental e entrevistas semiestruturadas com os gestores intermediários da UFV, analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram uma IFES gerida coletivamente, marcada pela necessidade de pessoal e restrição orçamentária, que valoriza as questões finalísticas acima das gerenciais e não busca capacitações de caráter gerencial, reforçando a identificação de Burocracia Profissional. Os gestores intermediários entrevistados entendem sua função como diversa, intensa, fragmentada e autônoma, mas limitada por normas, hierarquia, recursos e pela autonomia do docente. Os entrevistados percebem a falta de conhecimento técnico sobre gestão e sobrecarga de trabalho, mas se sentem parcialmente apoiados pela instituição, por seus superiores, pares, subordinados, colegiados próximos e pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas. Identificou-se, ainda, traços de corporativismo e personalismo, nos quais o apoio é personificado para o ocupante do cargo, mas não a restrição, relevando-se a eventual baixa performance dos gestores e da instituição de forma geral. Palavras-chave: Ação Gerencial. Gestor Intermediário. Universidade Federal. Suporte Organizacional.Item Internacionalização da educação superior no Brasil: a mobilidade estudantil em uma Universidade Federal mineira(Universidade Federal de Viçosa, 2018-10-18) Schultz, Jaqueline Pinheiro; Baeta, Odemir Vieira; http://lattes.cnpq.br/0427404353743899A internacionalização da educação superior é uma realidade e uma tendência mundial, intensificada pela globalização. Entretanto, os níveis de internacionalização e os objetivos almejados com esse processo variam de acordo com as instituições e seus países de origem. Uma das principais atividades relacionadas à cooperação acadêmica internacional é a mobilidade de estudantes, a qual já existe desde antes da Idade Média, mas se intensificou nos últimos anos. No Brasil, o tema internacionalização das universidades tornou-se definitivamente uma pauta importante com o Programa Ciência sem Fronteiras, aumentando a visibilidade do país no exterior. Dessa forma, as parcerias bilaterais já existentes se intensificaram e se ampliaram, fazendo com que as instituições buscassem alternativas para se adaptarem a essa nova realidade. Considerando que a mobilidade de alunos de graduação se mantém principalmente por meio dos acordos bilaterais, independentemente da existência de programas governamentais temporários, entende-se que estudar o processo de mobilidade acadêmica internacional de uma instituição é importante para conhecer sua política de internacionalização e melhorar suas estratégias, o que foi feito neste trabalho tendo-se como referência a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para isso, este estudo apresenta como pergunta de pesquisa: como institucionalizar e consolidar a política de internacionalização da UFOP no que tange à mobilidade estudantil de graduação? A partir da percepção dos alunos que participaram do programa de mobilidade internacional na UFOP, foi feita uma análise da política de internacionalização da UFOP quanto à mobilidade de estudantes de graduação referente ao período de 2014 a 2017. Por meio da análise de conteúdo dos dados coletados, utilizando-se das teorias relativas à internacionalização da educação superior e da teoria institucional, em sua perspectiva sociológica, foram identificadas potencialidades e fragilidades da política de internacionalização da UFOP no que se refere à mobilidade estudantil de graduação e ações para intensificar a institucionalização desta política na instituição foram propostas.Item Prazer e sofrimento no trabalho: a percepção de auditores internos que atuam em universidades federais em Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-02) Arruda, Flavia dos Reis; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/3069496056792794Nesta pesquisa, objetivou-se analisar as experiências de prazer e de sofrimento no trabalho de doze auditores internos que atuam em seis universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais, baseando-se na abordagem teórica dejouriana da psicodinâmica do trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com dois auditores de cada universidade, sendo a escolha desses sujeitos definida pelo critério de disponibilidade. Cada sujeito respondeu a uma entrevista semiestruturada, sendo registradas as suas falas e posteriormente transcritas, a fim de proceder ao exame das informações com o auxílio da técnica de análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2010). Na análise dos dados, verificaram-se as situações compartilhadas pelos auditores nas universidades que proporcionam prazer, possivelmente relacionadas aos aspectos intrínsecos à organização do trabalho, às condições de trabalho, às relações socioprofissionais, à realização profissional e à identificação com a instituição a qual pertencem. Do mesmo modo, avaliaram-se os fatores que evocaram sofrimento, também inerentes à organização do trabalho, às condições de trabalho e às relações socioprofissionais, além do medo em relação ao trabalho executado. Como resultados, constata-se que os auditores pesquisados vivenciam experiências de prazer e de sofrimento no trabalho, de modo que as sensações de sofrimento se sobressaem às de prazer, denotando as limitações e os desafios enfrentados no exercício do trabalho de auditoria no âmbito das universidades públicas federais. Em contrapartida, nota-se que esses trabalhadores utilizam mecanismos (individual e coletivo) para enfrentar o sofrimento e superar as adversidades, embora seja possível que essa alternativa configure apenas um recurso mediador de sofrimento, sendo insuficiente para promover mudanças significativas no contexto de trabalho.Item Satisfação e motivação no trabalho: uma análise dos servidores assistentes administrativos de uma Instituição de Ensino Superior(Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Diniz, Alessandra Santos; Zuin, Débora Carneiro; http://lattes.cnpq.br/8493517109780488Para que a administração pública possa avançar e alcançar suas metas institucionais, faz-se necessário um olhar mais atento àqueles que compõem seu quadro, uma vez que os servidores são o coração dessa máquina. Diante dessas novas transformações, este estudo buscou analisar a percepção dos assistentes administrativos quanto a motivação e satisfação dessa categoria dentro do seu ambiente de trabalho com o intuito de identificar pontos fortes e fracos que hoje podem estar comprometendo a forma como executam suas tarefas dentro do seu ambiente de trabalho. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Ao todo, 25 assistentes administrativos foram submetidos a uma entrevista semiestruturada, que teve como apoio teórico a Teria Bifatorial de Frederick Herzberg. Para a análise dos dados, este estudo fez uso da análise de conteúdo de Bardin. Como forma de auxiliar na leitura dos dados, o software livre IRAMUTEQ também foi utilizado para gerar o gráfico de análise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados demonstram que apesar de existir alguns fatores que hoje interferem diretamente na motivação dos servidores, como a falta de reconhecimento e a ausência de uma política de crescimento profissional, existe pontos positivos que devem ser ressaltados como a realização profissional de fazerem parte da instituição e a responsabilidade advinda do cargo. A partir dos resultados, estruturou-se um relatório técnico com um plano de ação pensado para que a instituição possa ter acesso às informações encontradas nesta pesquisa e desenvolver uma política de gestão com foco em suprir hoje as lacunas aqui evidenciadas como a falta de reconhecimento por parte da instituição e a falta de treinamentos específicos para os servidores. Palavras-chave: Satisfação no trabalho. Motivação. Assistentes administrativos. Gestão Pública. Administração Pública.Item Sistema de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES: um modelo a partir da teoria do programa(Universidade Federal de Viçosa, 2018-08-14) Eloi, Sueli de Souza Santos; Silva, Fernanda Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6872284791036498O acesso ao ensino superior público no Brasil, vem passando, nas últimas duas décadas, por um intenso processo de democratização. Porém, o aumento das oportunidades de ingresso de estudantes em condições socioeconômicas desfavoráveis neste nível de ensino, trouxe como questão urgente de políticas públicas a permanência dos estudantes nas universidades. Neste contexto, com o objetivo de fornecer ações efetivas de permanência de alunos de baixa renda nos cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, o Governo Federal criou, em 2008, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Diante do volume de recursos públicos destinados para o PNAES, e considerando a grande importância que as políticas educacionais para o ensino superior vêm ganhando na agenda pública brasileira, conjugado com o momento atual de uma cobrança maior por parte da sociedade por mais eficiência no gasto dos recursos públicos, a avaliação destas e demais políticas sociais tornou-se fundamental. O que requer a existência de procedimentos e métodos que orientem as questões de avaliação de forma útil e prática. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi desenvolver um sistema de monitoramento e avaliação do PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV) que possa auxiliar os gestores na tomada de decisão e para realização do monitoramento e futuras avaliações desse programa. Além disso, utilizando desse sistema, o estudo também buscou realizar a avaliação do Programa junto a uma amostra de beneficiários. Para tanto, num primeiro momento, explicitou-se e validou-se a Teoria do Programa através da apresentação da Matriz de Estrutura Lógica do PNAES, e posteriormente, foi realizada a avaliação do Programa segundo a percepção dos beneficiários. A construção da Matriz foi ancorada nos seguintes instrumentos: em Análise Documental de leis, decretos, portarias, manuais, informativos, revistas e relatórios institucionais sobre o PNAES divulgados pelo Governo Federal e pela UFV nos sítios oficiais; em pesquisa bibliográfica; em entrevistas com seis atores estratégicos no âmbito da UFV (com atuação direta no PNAES) importantes para elucidação de questões chaves; e em questionários aplicados a uma amostra de beneficiários do Programa. A avaliação do Programa também foi realizada a partir destes questionários aplicados aos beneficiários. Os principais resultados foram a compreensão das referências básicas do PNAES que subsidiaram a elaboração dos descritores do problema, os objetivos, os critérios de priorização, a árvore do problema e os fatores de contexto, resultando no desenho da estrutura lógica do PNAES no Campus Viçosa, contribuindo para uma maior clareza quanto as especificidades dos recursos, atividades, produtos e serviços inerentes ao programa, que por sua vez, guiados pela lógica Se...Então, descreve os resultados intermediários, finais e de impacto. A construção do modelo lógico também se mostrou um facilitador para se definir indicadores apropriados para medir o desempenho do programa. Avaliando os resultados do PNAES, a partir da estrutura lógica, constatou-se que há vulnerabilidades provocadas por fatores de contexto nas duas ações analisadas, a análise de pertinência e suficiência das atividades revelou que as causas criticas mapeadas vem sofrendo mudanças decorrentes das atividades desenvolvidas, o desenho do modelo lógico deu robustez e subsídio para a construção dos indicadores, a avaliação através da percepção dos beneficiários proporcionou compreender particularidades nas características das áreas de moradia, alimentação, deslocamento e origem social. Assim, através deste estudo, acredita-se que foi possível compreender os vários aspectos da política, criando um sistema com potencial para melhorar a gestão dos recursos e o desempenho do programa, tendo em vista que os gestores poderão realizar intervenções mais adequadas às características do público alvo. O estudo reforça a importância da utilização do modelo lógico ancorado na teoria do programa como ferramenta útil para organizar avaliações de políticas públicas.