Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A identidade do esaviano: práticas educativas e controles institucionais em uma escola agrícola mineira. (1926-1948)(Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-03) Paes, Ernani Barbosa; Azevedo, Denilson Santos de; http://lattes.cnpq.br/6416920909773302A presente pesquisa foi produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da Universidade Federal de Viçosa. O estudo trata da análise das práticas pedagógicas e de controle de condutas, além da inculcação de valores morais, cívicos e de higiene, impostos pela direção central da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais - ESAV, aos seus alunos. O período estudado inicia no ano de 1926, data da inauguração oficial da Instituição, até o ano de 1948, quando o Estabelecimento passou a fazer parte da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais UREMG. As fontes utilizadas estão todas armazenadas no Arquivo Central e Histórico da UFV. A ESAV era uma Escola Superior de Agricultura isolada, criada pelo Presidente Arthur Bernardes, que era viçosense, e dirigida inicialmente pelo estadunidense Peter Henry Rolf. No Estabelecimento eram ministrados cursos elementares, médio e os cursos superiores a parti de 1928. Porém, a formação ministrada pela Instituição aos seus alunos era pensada pela sua administração como algo mais que apenas mera formação para o trabalho. O discurso de criação de um técnico diferenciado dos que já atuavam no país naquela época e as práticas pedagógicas de valorização do ensino mais prático que teórico, onde o aluno aprende a fazer fazendo, além da disciplina constante durante as aulas foram ferramentas indispensáveis pela direção central para a formação de seus técnicos. Ao mesmo tempo, o controle das posturas mediante regras de conduta, dentro e fora do Perímetro da Escola, juntamente a orientação imposta nas Reuniões Gerais, eram as formas de a Escola Superior de Viçosa modelar a atuação social do homem. Assim, agindo de maneira consciente nas duas esferas a diretoria e o corpo docente da ESAV forjavam em seus alunos os padrões os quais eles acreditavam ser o ideal para, nas palavras dos professores e diretores da Escola, atuar na modernização da produção agrícola e na sociedade mineira e brasileira.Item A paisagem que vejo e construo: a aplicação da aula-passeio freinetiana como práxis da Educação Patrimonial em uma escola da cidade de João Monlevade – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2018-08-06) Pereira, Joel dos Santos; Araújo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/6857085860645112Essa pesquisa, realizada com alunos do 7o ano do Ensino Fundamental do Centro Tecnológico Dr. Joseph Hein (CENTEC), aliou-se ao ensino de Geografia e à pedagogia de Celestin Freinet, propondo uma prática de Educação Patrimonial com a paisagem da cidade de João Monlevade – MG. Considerando a paisagem como a materialização das relações entre o homem e o espaço em que ele vive e refletindo sobre usos do patrimônio, da memória e da história, os estudantes puderam ressignificar o passado através das marcas pretéritas existentes na paisagem do presente. A metodologia utilizada para atingir os propósitos dessa pesquisa foi a aula-passeio, que além de se apresentar como uma prática prazerosa na relação de ensino-aprendizagem, possibilitou a descoberta e a valorização dos patrimônios culturais que marcam a paisagem monlevadense. A inserção dos alunos na própria cidade, explorando suas memórias, discutindo identidades e traduzindo conceitos, se configurou em uma experiência de Educação Patrimonial que se baseou em discussões teórico-metodológicas, mas que culminaram com a realização de aulas práticas. A partir dessa estratégia educativa, elaborou-se um Caderno de Orientações e Sugestões, que poderá ser utilizado por diversos educadores, como alternativa para realizar a Educação Patrimonial no espaço cotidiano dos alunos.Item A pena e o compasso: políticas públicas patrimoniais e a produção da paisagem urbana de Viçosa – MG entre 1980 e 2010(Universidade Federal de Viçosa, 2016-03-18) Martins, Walkiria Maria de Freitas; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/6647474866773090A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Trata-se de um estudo sobre as políticas patrimoniais do município de Viçosa, MG. O período abarcado no trabalho está compreendido entre os anos de 1980 e 2010, quando se intensificaram os discursos identitários de alguns grupos sociais da cidade, até a sua materialização em um conjunto patrimonial. A paisagem do município é marcada por ícones eleitos como patrimônios e igualmente, pela destruição daqueles que não foram selecionados como tais. Esse processo não ocorreu sem conflitos. A partir desse pressuposto, o objetivo central do trabalho foi analisar as discussões relacionadas ao patrimônio, enfatizando os diferentes grupos sociais cujos interesses se chocaram nesse contexto. E ainda, analisar como os discursos predominantes, acabaram por modelar a paisagem da cidade, através das políticas públicas. Conceitos como memória, “lugares de memória”, paisagem e identidade são caros à discussão. O trabalho se dedicou a analisar os discursos oficiais referentes ao patrimônio, com a finalidade de interpretá-los, identificando os interesses por eles representados e confrontando-os a outros que foram marginalizados. Para tanto, foram analisados documentos constantes do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa. Também foram investigados o acervo documental do Arquivo do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, os arquivos do jornal Folha da Mata, textos publicados em blogs mantidos por moradores de Viçosa, além da bibliografia de caráter memorialista, de autores viçosenses. Além da análise teórica, realizamos uma intervenção prática que constitui o “Produto Final” do trabalho. Foi realizado um curso em que exploramos as possíveis relações entre o patrimônio histórico-cultural da cidade e a educação. Esperamos que a junção da análise teórica com a proposta de intervenção possa oferecer possibilidades de reflexão sobre o papel social do patrimônio histórico-cultural e contribua para a ampliação da cidadania para os diferentes grupos que compõem a sociedade viçosense.Item À sombra da Luz. Patrimônio e usos da memória na paisagem urbana no centro de São Paulo(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-25) Nunes, Luna Brum; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/7608161626249176A cidade de São Paulo acompanhou uma tendência mundial que se desenhou a partir das últimas décadas do século XX. Assim como outras cidades no mundo, vem passando por projetos de revalorização urbana de algumas regiões, principalmente nos chamados centros históricos. Em todas as propostas ressalta-se primeiramente a característica de “degradação” associada a sujeira, poluição, presença de população de baixo poder aquisitivo que no geral, são transeuntes, trabalhadores ambulantes e moradores. No caso da região da Luz, vários projetos surgiram desde os anos 1970, que ao identificar essa região como um espaço deteriorado também reconheceu suas potencialidades culturais. Através das pesquisas realizadas nos processos de tombamento das edificações instaladas na área, percebemos que desde então a atenção do órgão estadual que promove a preservação e defesa do patrimônio cultural, Condephaat, voltou sua atenção para o bairro e promoveu uma série de tombamentos principalmente na década de 1980. Convergiram desse modo, tombamentos, identificação da região como degradada e projetos para a revalorização do espaço no bairro da Luz, o que sugere que a memória histórica do bairro foi reconsiderada dentro da prática patrimonial, que abriu espaço para trazer as feições arquitetônicas da Luz para o critério dos tombamentos até então ignoradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Nesse sentido, foi possível estudar a elaboração do patrimônio cultural e do reconhecimento desse espaço como um conjunto histórico, estudando os documentos dos processos de tombamento e paralelamente, a trajetória da prática patrimonial nacional e desse modo, foi possível entender por que o patrimônio cultural da área foi por tanto tempo ignorado no roteiro patrimonial do instituto nacional. Com um aprofundamento na história e desenvolvimento do bairro da Luz pudemos perceber como se desenrolou aceleradamente, os investimentos urbanizadores neste local principalmente a partir da segunda metade do século XX. Diversas obras aconteceram por volta deste momento visando o progresso urbano e a circulação de automóveis, essas intervenções marcaram o espaço e sua paisagem. Pudemos averiguar como as relações desenvolvidas na modernidade com o espaço do bairro em vários momentos e em alguns episódios específicos, envolveu negociação com os seus elementos urbanos e os lugares de memória, e desse modo, como a identificação do bairro se transformou.Item A velhice nas imagens e nos vídeos divulgados no Facebook: pedagogias culturais e produção de sentido(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-17) Minó, Nádia Marota; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/3056170303009380A velhice é um processo universal, inevitável e esperado. Há ampla ascensão do envelhecimento na população brasileira, assim como é crescente a adesão desse grupo no uso de redes sociais, em virtude dos benefícios e das facilidades que esse recurso pode oferecer às suas vidas. Diante desse cenário, propôs-se analisar, neste estudo, a forma como o idoso é apresentado nas imagens, nos vídeos e discursos veiculados na rede social virtual Facebook, especificamente, nas páginas “Velhice me aguarde” e “Velhice solitária”, em que se buscam conteúdos que reportam à pessoa idosa para negar ou reforçar estereótipos ligados à velhice. As redes sociais trazem variadas informações, muitas delas carregadas de pedagogias culturais - grandes responsáveis por promover uma dicotomia na produção de sentido. Trata- se de um artefato social caracterizado por estereótipos, pensamentos e negatividades/positividades. Assim, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, do tipo documental, sendo objeto de investigação as mensagens postadas na referida rede no ano de 2017. Assume-se a perspectiva antropológica sobre o envelhecimento, a partir de autores que discutem os diversos aspectos sobre a velhice. O conteúdo utilizado, sob a forma de mensagens e imagens, embasa a construção do referencial teórico e auxilia a categorização de dados para posterior discussão entre os elementos analisados e a literatura que versa sobre conceitos como: poder simbólico, violência simbólica, envelhecimento, pedagogia cultural, produção de sentido, identidade, estereótipos, corporalidade, cultura e mídia. Foi possível concluir que, conforme material publicado nas referidas páginas do Facebook, algumas mensagens exaltam a velhice, mas outras buscam convencer que para estar bem é necessário ser jovem. Tal negação da velhice pode exemplificar a falta de aceitação social dessa parcela da população, em decorrência do consumismo proporcionado pela rede social virtual e mídias em geral. Nesse sentido, torna-se necessário sensibilizar e enfatizar a valorização do idoso, incentivando sua participação social, com o objetivo de melhorar as relações intergeracionais, pois o idoso ativo deve ser reconhecido como motivo de orgulho e exemplo para a comunidade. Palavras-chave: Velhice. Facebook. Pedagogia Cultural. Idoso. Produção de Sentidos. Violência Simbólica.Item Análise do bem estar do cuidador familiar de pessoa com transtorno mental do município de São Francisco do Glória - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2021-02-26) Pedrosa, Rúbia Eliza de Lima; Fontes, Márcia Barroso; http://lattes.cnpq.br/3157713443787817O cuidado com a pessoa com transtorno mental vem sendo um tema bastante emergente nos últimos anos, uma vez que as famílias foram inseridas neste processo, devido aos movimentos da reforma psiquiátrica. Com o fechamento de grandes hospitais psiquiátricos e as novas propostas de tratamento aberto em parceria com a comunidade, as famílias se viram obrigadas a participar ativamente do tratamento, a conviver e a cuidar de seus membros com transtorno mental. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou abordar, sob o viés da reforma psiquiátrica e da reabilitação psicossocial, se além de todos os desafios de conviver cotidianamente com uma pessoa com transtorno mental, há alguma ligação com fatores sociodemográficos. Como se dá essa relação de cuidado e se esse ato pode ou não gerar algum impacto no bem estar dos cuidadores familiares. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o bem estar dos cuidadores familiares de pessoas com transtorno mental, conhecer seus fatores sociodemográficos, avaliando como se dá a relação de cuidado e as estratégias de enfrentamento. Os sujeitos desta pesquisa são os cuidadores familiares em acompanhamento há três anos ou mais no CAPS I da cidade de São Francisco do Glória – MG. Desta forma, foram selecionadas, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, e quinze familiares aceitaram responder à pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com aplicação de questionário para o levantamento sociodemográfico da família e da pessoa com transtorno mental, entrevista semiestruturada para os discursos que permeiam a questão do cuidado e escala Likert para os níveis de bem estar dos cuidadores. Os dados da entrevista foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e os dados do questionário e da escala Likert (com valores numéricos pertinentes aos níveis de satisfação), pelo softwere Excel. Os resultados mostraram que a maioria dos cuidadores são do sexo feminino, tem entre 33 e 70 anos de idade, vivem com renda de até um salário-mínimo e que, apesar de os participantes terem demonstrado bons índices gerais de bem estar, costumam não ter momentos livres para descanso ou lazer. É possível, portanto, inferir que a inserção da pessoa com transtorno mental e de seus familiares em espaços da sociedade, com participação e capacidade de decisão democrática, pode auxiliar no bem estar de todos. Espera-se, que este estudo possa respaldar equipes e estudiosos da área, subsidiando estratégias e construção de políticas públicas de cuidado, com informações acerca do bem estar de quem cuida de uma pessoa com transtorno mental. Palavras-chave: Família. Saúde Mental. Bem Estar.Item Continuidades e descontinuidades da memória: um estudo sobre a Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (MG) por meio de publicações de 1939 a 2016(Universidade Federal de Viçosa, 2018-08-23) Pompermayer, Izabel Morais; Vailati, Luiz Lima; http://lattes.cnpq.br/3183519936943525Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da problemática central de conhecer as memórias oficiais da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – primeira fase da atualmente conhecida Universidade Federal de Viçosa – e entender as intenções e estratégias dos usos das mesmas pela própria instituição. Especificamente, buscou-se conhecer as memórias oficiais da Escola e como elas se relacionam entre si, tanto se reforçando e se complementando quanto conflitando ao se reapropriarem do passado, bem como entender a lógica de seleção dos conteúdos dessas memórias oficiais à luz da história da instituição, de contextos históricos mais gerais e de um arcabouço teórico relacionado ao tema. Procurando, ainda, atender à exigência dos programas de mestrado profissional, ao final é proposto um projeto de expansão do programa de vídeos Memória Viva, da Universidade, com a finalidade de contribuir para o levantamento, registro, organização, disponibilização em formato de acervo e difusão das memórias sobre a instituição, além de permitir que a própria Universidade reflita sobre e trate esse tipo de informação de maneira multidisciplinar e que novos estudos e iniciativas relacionadas a elas sejam desenvolvidos.Item Desenvolvimento socioeconômico e a gestão do patrimônio cultural em Lavras Novas: entre ações pró-turismo e políticas públicas(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-16) Silveira, Angelo Antonio da; Martins, Karla Denise; http://lattes.cnpq.br/6489337737503609A pesquisa aborda a relação entre desenvolvimento socioeconômico e gestão do patrimônio cultural em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto/ MG. A partir dessa relação, foram discutidos os impactos do turismo nos costumes locais e na paisagem cultural de Lavras Novas, avaliando os efeitos das ações preservacionistas propostas: tanto pelo poder público quanto pelas organizações ligadas aos moradores do Distrito. O nascimento do turismo cultural e sua relação com oportunidades de negócio despertaram em Lavras Novas variadas formas de apropriação do patrimônio cultural. O clima bucólico, as paisagens serranas, as cachoeiras, conjugadas com culinária típica e um visual arquitetônico de origem setecentista, atraem milhares de visitantes à procura de entretenimento. A problemática surge quando as mudanças sociais e os mecanismos de salvaguarda não são pensados de uma ótica ampliada, no caso de Lavras Novas, deixando em um segundo plano as raízes setecentistas e o patrimônio arquitetônico. A dificuldade em fazer com que as informações sobre os monumentos e a cultura local alcancem os visitantes contribui ainda mais para alienação do turismo. Nessa perspectiva, nossa pesquisa propõe um produto pautado no resgate da “alma setecentista” dos monumentos, tornando-a acessível aos visitantes através da viabilização de uma plataforma digital própria para veiculação interativa de informação. A tecnologia escolhida para difusão dinâmica das informações sobre os monumentos foi o Qr Code. O código possibilitará o acesso eletrônico a textos contendo informações sobre elementos do patrimônio cultural de Lavras Novas.Item Estudo analítico das vozes envolvidas na reabertura de reclamações do programa Minha Casa Minha Vida no atendimento de telesserviços da Caixa Econômica Federal (2014-2015)(Universidade Federal de Viçosa, 2016-12-19) D’amato, Rossano Silva; Melo Júnior, João Alfredo Costa de Campos; http://lattes.cnpq.br/9890735068461071O programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, criado em 2009, procurou promover a melhora na qualidade de vida dos cidadãos de baixa renda no Brasil, viabilizando o acesso à moradia de uma parcela da população historicamente carente de recursos. Nesse âmbito, este trabalho aborda a questão do grande volume de solicitações de reabertura de reclamações do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, por motivo de “Danos Físicos – Faixa I”, entre os anos de 2014 e 2015, no atendimento de Telesserviços da Caixa Econômica Federal (CEF). Esse problema tem provocado o aumento com os gastos dos recursos públicos disponíveis, e prejudicado o atendimento ao beneficiário, considerando o total das demandas relativas a esse programa habitacional. Assim, baseado nos discursos transcritos estabelecidos entre os envolvidos, efetuou-se o estudo analítico das vozes envolvidas nesse teleatendimento: a do beneficiário (cliente), a do empregado (terceirizado e concursado) e a da instituição financeira (a Caixa Econômica Federal). Para tanto, o presente trabalho utilizou-se do banco de dados do sistema informatizado de atendimento disponibilizado pelo CEF. Nesse âmbito, este estudo pode ser classificado como sendo de natureza multivariada, qualitativa e com características quantitativas, uma vez que trata tanto de múltiplas variáveis quanto realiza abordagens subjetivas e objetivas sobre os dados coletados. Ao final, pode-se concluir que a principal causa do excesso das solicitações de reabertura das reclamações estudadas está relacionada às ações ou inércias das construtoras responsáveis pelas edificações das moradias. Isso, ressaltando a importância das mesmas quanto à qualidade dos empreendimentos entregues e, o compromisso em atender às obrigações dispostas legalmente pela Constituição Federal (CF).Item Gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-18) Souza, Valdirene Eliane Bailon de; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/5750656274193578A presente tese de doutorado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social, do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Como objetivo geral, visamos analisar as relações entre gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino da cidade de Viçosa (MG). Como objetivos específicos, buscamos investigar ações, situações e expectativas que permeiam esse envolvimento no âmbito educacional, a partir da análise de leis, documentos e da visão dos envolvidos, equipe gestora/famílias, no referido contexto. Nessa perspectiva, assinalamos as oportunidades de expressões, de pensamentos e de esperanças dos sujeitos investigados, apresentando subsídios teóricos e metodológicos para o campo escolar/educacional em geral. No que concerne à corrente teórica do estudo, consideramos os conceitos de “Campo” e “Habitus” propostos por Pierre Bourdieu (1983; 1992; 2001; 2012) e Maria da Graça Jacinto Setton (2010; 2002; 2015), que permitem assimilar as relações estabelecidas, enfatizando a identidade social dos indivíduos e os processos de constituições sociais presentes no mundo contemporâneo. Ainda, apresentamos referenciais teóricos da área educacional que envolvem a gestão escolar e a relação família-instituição, entre outras exposições que contribuem para o esclarecimento do tema. Assim, para alcançar os objetivos anunciados, desenvolvemos uma pesquisa caracterizada pelo estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo. A pesquisa contou com a participação de sete (07) interlocutores da gestão escolar, sendo um(a) diretor(a), dois(duas) vice-diretores(as) e quatro supervisores(as); além destes, 56 famílias dos educandos responderam a um questionário online. Para tratamento e aferição dos dados construídos, utilizamos a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos Dados. Os resultados sinalizaram que as questões levantadas pelos profissionais da gestão e famílias circunscrevem a realidade de uma sociedade que adentra os muros escolares. Como produções sociais, a escola e a família são instituições educativas, frutos da sociedade que, por meio dessas, educa, civiliza e socializa os cidadãos, visando o seu desenvolvimento. Contudo, notamos um sofrimento oriundo das exigências do contexto socioeconômico, político e cultural que as produzem e influenciam. Ademais, pontuamos que, a família e a escola/gestão reconhecem a importância desse vínculo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem ofertado pela instituição. No entanto, não identificamos muitos esforços, condutas e valores que incitem o convívio, o diálogo e outras atitudes relacionais na comunidade escolar. Apreendemos, assim, que há necessidade urgente de um maior protagonismo da gestão escolar, essencialmente com as famílias no processo de elaboração das propostas e no planejamento de ações para formação dos educandos, dando a devida atenção às suas próprias necessidades formativas e educacionais. Palavras-chave: Gestão escolar. Famílias dos educandos. Rede pública.Item Instituição de educação infantil e família: limites e possibilidades de um projeto participativo(Universidade Federal de Viçosa, 2004-05-31) Neves, Naise Valeria Guimarães; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; http://lattes.cnpq.br/7002222306662004O tema tratado nesta dissertação é recorrente no cenário mais amplo da sociedade e está relacionado à forma como se constrói a relação da escola com a família. Historicamente, ambas se apresentam como instituições. À primeira vista, essas duas instituições - família e escola - poderiam se articular no sentido de somar esforços e interesses para garantir a continuidade da formação proposta aos indivíduos de determinada cultura. Entretanto, essa realidade se mostra com muitas facetas e, algumas vezes, ambígua e conflituosa. Buscou- se, nesta pesquisa, apreender como se configuram as relações entre a família e os profissionais do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), a partir das representações sociais que ambas têm de si e do outro sobre participação e atribuição de papéis. Especificamente, os objetivos foram: apresentar um breve relato sobre a trajetória histórica da Creche UFV e do LDI no período de 1988 a 2003; descrever o programa de envolvimento da família proposto pelo LDI; identificar como ocorre a participação das famílias nesse laboratório e analisar aspectos dessa participação na perspectiva das famílias usuárias e da instituição de educação infantil; descrever as ações relativas ao envolvimento das famílias desenvolvidas pela instituição de educação infantil, analisando como essas ações são percebidas pelas famílias e pelo LDI; e confrontar as representações sociais das famílias e dos profissionais do LDI, levantando as convergências e divergências sobre a participação e atribuições de papéis, em relação a si mesmo e ao outro. Os fundamentos teóricos utilizados foram construídos diante da possibilidade de apreender como se dá a construção das relações de interação entre a instituição de educação infantil e a família. Utilizou-se como instrumento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada em dois blocos, durante a fase sistemática desta investigação. Inicialmente, a entrevista foi conduzida com a coordenadora, juntamente com a supervisora pedagógica do LDI. Posteriormente, foram feitas entrevistas individuais com as famílias e os profissionais do LDI selecionados. Para análise das informações obtidas, utilizou-se o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. A descrição e a análise das representações sociais das profissionais do LDI e das famílias sobre a interação família/instituição possibilitaram a construção das seguintes categorias analíticas: atribuição de papéis e concepção de participação. No percurso desta pesquisa, teve-se a possibilidade de compreender os conceitos e explicações construídos pelos entrevistados, a partir de suas experiências cotidianas, revelando as representações sociais enquanto constituidoras de saberes que expressam determinada realidade social, com base nas estruturas cognitivas, afetivas e sociais desses indivíduos.Item Museu Regional de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa: uma proposta de institucionalização(Universidade Federal de Viçosa, 2018-08-16) Silva, Eliane de Castro; Queiroz, Jonas Marçal de; http://lattes.cnpq.br/5039113997234888O presente trabalho tem como objeto de estudo o Museu Regional de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa. Nosso principal objetivo é apontar os caminhos para o melhor desempenho deste espaço, propondo uma ação de institucionalização desse estabelecimento para torna-lo de fato uma instituição museal, em atendimento aos requisitos que o enquadre nessa categoria: seja uma instituição permanente, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, com visitação regular, que adquire, conserva, estuda, expõe e transmite o seu patrimônio, que é um patrimônio da humanidade, com objetivo educacional e de lazer, promovendo a preservação de uma memória cultural, histórica e científica. Para isso, realizamos um estudo dos aspectos funcionais e operacionais deste Museu, apontamento suas fraquezas e levantando seus pontos importantes de atuação. Além da apresentação do objeto de estudo, a pesquisa fundamentou-se na discussão de conceitos referentes à teoria museológica e ao patrimônio, na investigação histórica e documental (em arquivos do Museu e da UFV), observações in loco e entrevistas, realizada com o fundador e curador do Museu (na gestão entre os anos de 1975 a 2018), além de um estagiário. Apresentamos a UFV para que o leitor possa se situar no cenário histórico-espacial em que o Museu Regional de Entomologia teve sua origem e existe hoje, e fizemos uma breve apresentação das instituições museológicas da universidade. A partir das análises realizadas, elaboramos uma proposta de institucionalização do Museu Regional de Entomologia, a ser realizada por meio de duas ações: o Registro de Museus e o Plano Museológico, ambos obrigatórios e fundamentais para a sistematização do trabalho interno e melhor atuação dos museus na sociedade. Este trabalho nos oportunizou realizar uma investigação mais aprofundada a respeito do Museu Regional de Entomologia, com um conteúdo interdisciplinar que abrangeu tanto a História quanto a Entomologia, servindo como fonte de conhecimento e aprendizado para a prática da cidadania e o estabelecimento de um diálogo enriquecedor entre diferentes áreas de conhecimento e entre a sociedade e a comunidade científica.Item O patrimônio na corda bamba de sombrinha: o caso da capela e da festa de Santa Quitéria no distrito de Rodrigo Silva (Ouro Preto - MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2018-05-11) Dias, Jussara Duarte Soares; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/7623551585774397A presente pesquisa buscou refletir sobre o processo de patrimonialização como um fenômeno característico do nosso tempo, tendo como enfoque os bens culturais representativos das classes marginalizadas, às vezes institucionalizados como patrimônio municipal. Analisamos a construção da história oficial por membros politizados e da elite de Ouro Preto, seguindo pela apropriação feita pelo SPHAN para consolidação de suas políticas patrimoniais. Desta forma, almejou-se elucidar como a dominação da memória e do fazer histórico foram centradas nas obras barrocas e de Aleijadinho, localizadas no centro de Ouro Preto. Utilizadas e reutilizadas, coligiram na ideia de “cidade histórica” e posteriormente de “cidade-monumento”. O nosso principal objetivo incide sobre o patrimônio cultural local, especialmente naqueles representativos para a própria comunidade, que foram por séculos excluídos e marginalizados dos processos culturais. Sendo assim, nosso objeto de estudo contempla a festa e a capela de Santa Quitéria do alto da Boa Vista, pertencente ao distrito de Rodrigo Silva, inventariadas e no processo de tombamento desde o ano de 2005. Para compreender o silêncio que os assola, permeamos por conceitos teóricos da historiografia do patrimônio cultural e também por questões práticas, ressaltando as ações dos órgãos de preservação como o IPHAN, o IEPHA, Conselhos e Departamentos municipais da cidade de Ouro Preto. Como uma estratégia de salvaguarda e utilizando de documentação e estudos adequados, dedicamos um capítulo para narrar sobre as memórias da capela e da festa de Santa Quitéria, bens significativos para a comunidade. O trabalho buscou demonstrar como este período democrático no qual vivemos possibilita a inserção de diferentes expressões culturais que compõem nossa heterogênea sociedade. Por fim, como exercício de cidadania, a intervenção prática aqui realizada refletiu sobre o papel social do patrimônio cultural e sua apropriação pela própria comunidade.Item Os simulacros da Deusa Ana: as ambigüidades no padrão anoréxico e a construção de redes de sociabilidade adolescente via internet(Universidade Federal de Viçosa, 2004-04-16) Costa, José Raimundo Silva; Lopes, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3172206035987713Esta dissertação teve como objeto de estudo os sites “Pró-Ana”, compreendidos reflexivamente como locais de construção de sociabilidade adolescente via Internet. Buscou-se compreender algumas representações da sociedade contemporânea, especificamente, no que se refere ao corpo feminino anoréxico, veiculado nas infovias da Internet. As contradições presentes nos sites “Pró-Ana” foram analisadas, enfocando o culto ao corpo em evidência, que pode indicar processos superpostos como “autonomia”/distinção/estetização. Ao mesmo tempo, indicam idéias extremamente antagônicas, como submissão\subordinação de um corpo submetido sempre ao olhar do outro. Buscando dialogar com muitas vozes, elegi uma ancoragem teórica mais ampla, refletindo mais diretamente sobre o campo da cultura. A partir do olhar da Antropologia, da Semiótica, da Sociologia, da História das Mentalidades e da Filosofia, produzindo um diálogo interdisciplinar, numa tentativa de capturar, sem muitas ‘pré-noções’, debates e discussões que iluminassem minha compreensão de uma sociedade particular e de uma cultura peculiar dentro da ‘tela’. Num plano mais geral, buscou-se argumentar que explícita, e mesmo implicitamente, os discursos da “Deusa Ana”, no tocante as práticas alimentares de emagrecimento, inserem-se numa lógica de mercado impregnada por um padrão estético de corpo ideal, matematicamente trabalhados. Como resultado desta analise, observa-se que o discurso midiático se transveste ou se traduz, como síntese desses discursos do mundo da moda. Entretanto, tal transformação se dá de forma generalizada, sendo estes reelaborados de maneiras descontextualizada e destituída da realidade, criando, até mesmo, uma nova realidade.Item Paisagem em conflito: um estudo de caso do processo de implantação do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e seu impacto junto aos agricultores locais(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-30) Silva, Tatiane Cristina da; Fialho, Edson Soares; http://lattes.cnpq.br/8655847655851805O estudo de Unidades de Conservação se torna oportuno nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, principalmente porque a natureza passa a ser temática de fundamental relevância no mundo atual, em que desenvolvimento e crescimento econômico levam, cada vez mais, ao sucateamento exacerbado do meio natural, o que provoca ameaças ao meio ambiente e à população mundial. Esta pesquisa teve como finalidade estudar os conflitos e tensões geradas a partir da criação da Unidade de Conservação Parque Estadual Serra do Brigadeiro (PESB), criado em 1996, na Zona da Mata de Minas Gerais. O estudo se faz importante para apontar a relevância da criação do PESB para toda a população que vive no seu entorno e para a preservação ambiental de remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. A pesquisa se pautou na utilização da técnica de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dez agricultores, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, um funcionário do Parque e um membro da secretaria de agricultura e meio ambiente, ambos do município de Araponga-MG. A partir de diálogos realizados com os entrevistados, a pesquisa verificou que os conflitos no Parque, em sua maioria, advinham da falta de interlocução entre os agricultores e a gestão do PESB. Neste sentido foi produzida uma cartilha, que teve como base, além de cumprir as exigências do Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, complementar as discussões propostas pelo trabalho. A cartilha foi construída a partir das impressões sugeridas pelos próprios agricultores, com vistas a oferecer um material que fosse próximo a eles e que tivesse como finalidade buscar a maior interlocução entre os moradores do entorno e a Unidade de Conservação em estudo, em prol de um manejo mais eficiente e menos conflitante entre os envolvidos nessa paisagem-território.Item Paisagem universitária e a representação social do negro na Universidade Federal de Viçosa: caminhos percorridos de 1980 a 2015(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-22) Ferreira, Edimara Maria; Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9811056612626788Este estudo teve por objetivo principal entender os espaços de exclusão/inclusão do negro na Universidade Federal de Viçosa (UFV), isto é, analisar os locais de (in)visibilidade da população negra desde a década de 1980 até 2015, traçando um parâmetro de comparação dos dados encontrados com a vigência das políticas afirmativas. Partiu-se da premissa que a implementação de ações afirmativas contribuiu para o aumento da representatividade negra no quadro funcional e estudantil da UFV, apesar desta representação ainda ser frágil em determinados cargos e cursos. Nesse aspecto, o espaço temporal delimitado se justifica, dado que foi a partir da década de 1980 que iniciou, no cenário nacional, a discussão sobre a implementação de ações afirmativas para negros e o final o ano de 2015 a fim de analisarmos os primeiros anos de vigência da Lei n.º 12.711/2012 que instituiu as cotas para ingresso nas instituições de ensino federais e o primeiro ano da Lei n.º 12.990/2014, que reserva vagas para negros nos cargos e empregos públicos no âmbito da Administração Federal. A pesquisa possui enfoque quali-quantitativo e se caracteriza como um estudo descritivo, cujos métodos utilizados foram pesquisa de campo, complementados pela pesquisa documental e entrevista. A partir de um extenso levantamento de dados e informações em diferentes fontes cadastrais da Universidade Federal de Viçosa, entrevistas e pesquisa de campo em diversos órgãos, percebeu-se certa desigualdade racial na ocupação das vagas de determinados cargos e cursos da instituição. Esperamos que os resultados encontrados concorram para a valorização da história dos negros na instituição através da reativação do Centro de Referência e na utilização dos dados da Campanha de Autodeclaração Racial da UFV para a construção de políticas inclusivas na instituição, contribuindo assim para a diminuição do preconceito.Item Políticas patrimoniais no Brasil: um estudo sobre o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do município de Ubá – Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-09) Almeida, Leonardo Augusto de; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4438213731183400No século XX, cresceu no Brasil assim como em diversos países, o interesse pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Estrategicamente, o governo central brasileiro, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937. Durante 30 anos esta agência federal produziu documentos, realizou tombamentos e oficializou o patrimônio cultural do país. A partir dos anos 1960 e mais fortemente a partir da década seguinte, as unidades da federação criaram seus institutos estaduais do patrimônio. O protagonismo do IPHAN e esta primeira fase de descentralização política e administrativa do patrimônio cultural ampliaram os debates sobre memória, história e patrimônio no Brasil. É a partir dos anos 1990 que os municípios, estimulados por uma nova onda descentralizadora, ampliadora da participação dos entes federativos nas políticas públicas e mesmo da sociedade civil na assunção comunitária das demandas sociais, serão convidados a também protagonizarem, e institucionalizarão seus conselhos municipais de patrimônio cultural. A proposta desta investigação é destacar uma dentre as várias possibilidades de leitura dos documentos (atas, dossiês, portarias, decretos) produzidos pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, Minas Gerais. A ideia de poder acompanhar o processo de municipalização do patrimônio cultural em Ubá, Minas Gerais, através da leitura desses textos, inspirou a presente dissertação.Item Potencialidades e contribuições de um Websig aplicado à gestão, divulgação e preservação do patrimônio cultural no município de Viçosa – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-24) Nascimento, Fernando José Primo do; Batella, Wagner Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2725053684515779O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Mestrado Profissional Cultural, Paisagens e Cidadania e teve como objetivo a análise do processo de gestão do patrimônio cultural no município de Viçosa-MG, as possíveis contribuições de um Sistema de Informações Geográficas do Patrimônio Cultural (disponível na internet) para o fortalecimento das ações de cunho educacional/informacional, enquanto ferramenta capaz de viabilizar o diálogo entre os gestores do patrimônio e os munícipes, promovendo uma gestão democrática do patrimônio cultural e, consequentemente, do território municipal. A pesquisa concentrou-se, sobretudo, nas ações desenvolvidas nas últimas décadas do século XX, com a promulgação da Carta Constituinte de 1988, a proposta de elaboração do Plano Nacional de Cultura e, no âmbito municipal, nas ações iniciadas na década de 1990 com a criação do Conselho Municipal de Cultura até a primeira metade da década de 2020. Foram analisadas as principais ações no intuito de construção de um sistema nacional de gestão do patrimônio, bem como os principais instrumentos utilizados na gestão e preservação em âmbito nacional e, também, no município de Viçosa, com destaque para o inventário municipal do patrimônio e a Transferência do Potencial Construtivo. Entre as fontes utilizadas, encontra-se o acervo documental do Arquivo do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, textos publicados em blogs e os sites oficiais das intuições que compõem a estrutura administrativa responsáveis pelas políticas voltadas para o patrimônio cultural. Por fim, analisou-se algumas soluções WebSIG disponíveis na rede que se propõem auxiliar a gestão municipal. Espera-se que essa reflexão teórica possibilite a compreensão de que a gestão, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural pode tornar-se mais eficiente e democrática com o auxílio das tecnologias de informação geográfica. Como produto final, é apresentado a possibilidade de desenvolvimento de um WebSIg do Patrimônio Cultural, baseado integralmente em softwares de código aberto e livre.Item Projeto de vida, deslocamentos e configurações identitárias – Marcas de gênero em mulheres doutorandas na UFV(Universidade Federal de Viçosa, 2004-05-18) Guimarães, Jaciane Pinto; Lopes, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/0239307625097850Este estudo buscou compreender as identidades de mulheres migrantes em período de doutoramento. Tais identidades foram analisadas em termos de projeto de vida, trajetória acadêmica e construção da carreira de mulheres casadas, que se deslocam para a Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, com o propósito de cursar programas de doutorado em áreas das ciências agrárias e biológicas. Procurou-se problematizar a inserção dessas mulheres em espaços culturalmente definidos como masculinos na academia e as negociações que acontecem ao longo desse período. As relações de gênero perpassam e, ou, definem as opções nesse momento de investimento nas carreiras profissionais e direcionam carreiras amorosas/afetivas desses pares. Como esse período, em média de quatro anos, é vivenciado por cada uma das mulheres que fazem parte desta pesquisa? Como são percebidas e negociadas as exigências da carreira acadêmica das escolhas afetivas? E, ainda, como são vivenciadas as relações de gênero entre os casais? Essas são questões fundamentais deste trabalho.Item Representações do corpo na revista Trip para mulher(Universidade Federal de Viçosa, 2003-04-09) Matos, Auxiliadôra Aparecida de; Lopes, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/5504443646916520Esta tese trata das representações sociais do corpo mediadas pela revista TRIP PARA MULHER (TPM). Analisa tais representações partindo do pressuposto de que, a indústria cultural funciona como difusora dos conteúdos circulantes na sociedade de tal forma que, o que ela veicula está em consonância com o que existe na sociedade. Considerando que se cristaliza no corpo as crenças, as representações e os significados do que é ser homem ou mulher em determinada sociedade, em momentos definidos, infere-se quais as representações sociais de gênero mediadas e inscritas no corpo. As opções teóricas que fundamentam este trabalho orientam não só as análises realizadas, mas, sobretudo, estão implicadas na escolha e construção deste objeto. Utiliza- se a Teoria das Representações Sociais elaborada por Serge Moscovici, do conceito de corpo explorado sistematicamente pelos feminismos existentes e do conceito de gênero também amplamente discutido pelos feminismos como uma forma de abordar a realidade existente repensando os objetos e sujeitos privilegiados e a forma como são abordados. Um dos procedimentos metodológicos adotados nesse trabalho é a análise de conteúdo sistematizada por Laurence Bardin, tendo uma ampla utilização no estudo das representações sociais. Resulta dessa análise a criação de algumas categorias explicativas que pretendem expressar e reconstruir os sentidos presentes no material estudado.