2021-02-26

O cuidado com a pessoa com transtorno mental vem sendo um tema bastante emergente nos últimos anos, uma vez que as famílias foram inseridas neste processo, devido aos movimentos da reforma psiquiátrica. Com o fechamento de grandes hospitais psiquiátricos e as novas propostas de tratamento aberto em parceria com a comunidade, as famílias se viram obrigadas a participar ativamente do tratamento, a conviver e a cuidar de seus membros com transtorno mental. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou abordar, sob o viés da reforma psiquiátrica e da reabilitação psicossocial, se além de todos os desafios de conviver cotidianamente com uma pessoa com transtorno mental, há alguma ligação com fatores sociodemográficos. Como se dá essa relação de cuidado e se esse ato pode ou não gerar algum impacto no bem estar dos cuidadores familiares. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o bem estar dos cuidadores familiares de pessoas com transtorno mental, conhecer seus fatores sociodemográficos, avaliando como se dá a relação de cuidado e as estratégias de enfrentamento. Os sujeitos desta pesquisa são os cuidadores familiares em acompanhamento há três anos ou mais no CAPS I da cidade de São Francisco do Glória – MG. Desta forma, foram selecionadas, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, e quinze familiares aceitaram responder à pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com aplicação de questionário para o levantamento sociodemográfico da família e da pessoa com transtorno mental, entrevista semiestruturada para os discursos que permeiam a questão do cuidado e escala Likert para os níveis de bem estar dos cuidadores. Os dados da entrevista foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e os dados do questionário e da escala Likert (com valores numéricos pertinentes aos níveis de satisfação), pelo softwere Excel. Os resultados mostraram que a maioria dos cuidadores são do sexo feminino, tem entre 33 e 70 anos de idade, vivem com renda de até um salário-mínimo e que, apesar de os participantes terem demonstrado bons índices gerais de bem estar, costumam não ter momentos livres para descanso ou lazer. É possível, portanto, inferir que a inserção da pessoa com transtorno mental e de seus familiares em espaços da sociedade, com participação e capacidade de decisão democrática, pode auxiliar no bem estar de todos. Espera-se, que este estudo possa respaldar equipes e estudiosos da área, subsidiando estratégias e construção de políticas públicas de cuidado, com informações acerca do bem estar de quem cuida de uma pessoa com transtorno mental. Palavras-chave: Família. Saúde Mental. Bem Estar.
Care for people with mental disorders has been a very emerging issue in recent years, since families have been included in this process, due to the psychiatric reform movements. With the closure of large psychiatric hospitals and new proposals for open treatment in partnership with the community, families were forced to actively participate in the treatment, to live with and care for their members with mental disorders. In this sense, this research sought to address, under the bias of psychiatric reform and psychosocial rehabilitation, whether in addition to all the challenges of living with a person with mental disorder on a daily basis, there is some connection with sociodemographic factors. How does this care relationship take place and whether or not this act may have an impact on the well-being of family caregivers. Thus, the general objective of this research was to analyze the well-being of family caregivers of people with mental disorders, to know their sociodemographic factors, evaluating how the care relationship and coping strategies take place. The subjects of this research are family caregivers who have been followed up for three years or more at CAPS I in the city of São Francisco do Glória - MG. Thus, they were selected, according to the inclusion and exclusion criteria, and fifteen family members agreed to respond to the survey. It is a qualitative and quantitative research, with the application of a questionnaire for the sociodemographic survey of the family and the person with mental disorder, semi-structured interview for the speeches that permeate the issue of care and the Likert scale for the levels of well- being of caregivers. The interview data were analyzed using content analysis by Bardin (2011) and the data from the questionnaire and the Likert scale (with numerical values relevant to the levels of satisfaction), using the Excel software. The results showed that the majority of caregivers are female, are between 33 and 70 years old, live on an income of up to one minimum wage and that, although the participants have demonstrated good general well-being rates, they usually do free moments for rest or leisure. It is possible, therefore, to infer that the insertion of the person with mental disorder and their family members in spaces of society, with participation and democratic decision-making capacity, can help in the well-being of all. It is hoped that this study can support teams and scholars in the area, subsidizing strategies and building public care policies, with information about the well-being of those who care for a person with a mental disorder. Keywords: Family. Mental Health. Wellness.

Saúde mental, Família, Bem estar

PEDROSA, Rúbia Eliza de Lima. Análise do bem estar do cuidador familiar de pessoa com transtorno mental do município de São Francisco do Glória - MG. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.