Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item Análise da qualidade da formação continuada de professores na perspectiva do Programa Pró-Letramento(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-25) Giardini, Bárbara Lima; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Oliveira, Rosimar de Fátima; http://lattes.cnpq.br/2891290521082229; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/9866024398242553; Teixeira, Beatriz de Basto; http://lattes.cnpq.br/4199390197375366Este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a qualidade da formação continuada de professores no Programa Pró-Letramento: Mobilização pela qualidade da educação . Especificamente, apontar coerência e/ou incoerência interna no Programa, verificar o cumprimento dos objetivos propostos; identificar a natureza do Pró-Letramento; verificar e identificar elementos da formação que contribuam para uma prática docente de qualidade. O interesse pela pesquisa decorre da necessidade de investimento no campo da formação continuada de professores. A escolha do objeto foi marcada pela experiência como coordenadora municipal do Programa bem como pela incidência dos cursos em disciplinas consideradas críticas do currículo: Língua Portuguesa e Matemática; pela abrangência nacional do Pró-Letramento; e as universidades como agentes responsáveis pela formação dos professores tutores. Escolho a abordagem qualitativa de pesquisa e o tipo de pesquisa bibliográfico-documental como os mais adequados para a realização do trabalho. A discussão do referencial teórico aborda as políticas de formação de professores, os paradigmas de formação, as novas perspectivas e tendências atuais da formação continuada, a qualidade em educação. A classificação e análise dos dados enfatizam a concepção de professor, a concepção de formação, a relação entre formação e profissionalização, os conteúdos e metodologias de formação e o componente da avaliação externa presentes no Programa. Em termos de resultados, nota-se o cumprimento parcial dos objetivos propostos, a incoerência interna do programa e a natureza compensatória do Pró-Letramento. No que se refere à qualidade do Programa, os documentos apresentam elementos indicativos de qualidade que podem favorecer um bom desempenho dos professores e contribuir para melhorias na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que há a presença de aspectos problemáticos quando se pensa a qualidade da formação como um todo. Diante disso, ainda fica a necessidade de criação e desenvolvimento de programas de formação continuada de professores que constituam, no cenário atual, inovações em termos de atualização de conhecimento e que oportunizem efetivamente a constante melhoria da prática docente em prol de um processo ensino-aprendizagem com qualidade, em seu sentido global.Item A construção do processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes(Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-26) Vieira Junior, José Marcos; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/2080955778879818; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/9508792536220853; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Braga, Maria JoséO presente estudo preocupa-se com a questão da aprendizagem da docência de professores iniciantes, tendo em conta suas experiências pré-profissionais e profissionais. Tendo isso em vista, considera-se aqui as múltiplas experiências de socialização e formação que interferem na aprendizagem da profissão e o tipo de estabelecimento de ensino no qual o professor principiante ingressa. Levou-se em conta a socialização familiar e escolar (o passado incorporado), a qual constitui seus modos de pensar, sentir e agir habitus (BOURDIEU, 1983); a formação inicial e o exercício profissional. A problematização e a realização da pesquisa sobre o tema aprendizagem da docência de professores iniciantes ancora-se na noção operatória de habitus de Pierre Bourdieu (1983) e na noção de configuração de Norbert Elias (1995). Ademais, toma-se por base os estudos sobre os processos de aprendizagem da docência, mais especificamente o processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes e os saberes docentes. A geração dos dados foi feita através de dois instrumentos: o questionário e a entrevista individual em profundidade com roteiro semiestruturado. O questionário, composto por questões fechadas, versou sobre a trajetória escolar dos sujeitos pesquisados: informações sobre o percurso escolar; sobre o tipo de estabelecimento de ensino frequentado na educação básica; a escolaridade dos avós maternos e paternos, dos pais, bem como dos irmãos. O questionário foi aplicado a um grupo de quatro professores. Posteriormente realizamos a entrevista individual em profundidade com os sujeitos escolhidos, na qual nos interessava aprofundar aspectos importantes sobre os quatro eixos de análise aqui selecionados: família (saberes pessoais dos professores, vida pessoal e experiência familiar: valores morais, posturas, gosto pelo ensino etc.); escola (trajetória escolar, saberes provenientes da formação escolar anterior); formação inicial, percurso universitário e a iniciação à docência (experiência profissional, saberes da prática pedagógica). De acordo com cada eixo, o relato dos entrevistados foi submetido a uma análise mais acurada. Para tal, foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2006), que foi uma técnica que nos auxiliou a apreender o significado das mensagens emanadas dos depoimentos dos nossos entrevistados. Da análise realizada guardadas as singularidades de cada caso ressalta-se que são múltiplas as influências em seus processos de aprendizagem profissional. São diversas as fontes de conhecimentos/saberes que balizam os seus processos de aprender a ensinar o contexto familiar e escolar; o curso de formação inicial; as experiências pré-profissionais e profissionais; a militância religiosa; o mestrado; o contexto de atuação profissional; dentre outras o que vem corroborar com os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) acerca do caráter plural do saber docente. Considerando os quatro eixos de análise, os casos aqui apresentados guardam algumas semelhanças entre si. Mas, se distinguem pelos caminhos que fizeram, pela forma de escolha dos cursos e, certamente, pela dinâmica singular que deram às suas trajetórias de vida, escolar e profissional.Item A Formação docente no curso de letras: o currículo e suas interseções entre os saberes e a relação teoria-prática. Um estudo de caso do curso de letras da UFSJ(Universidade Federal de Viçosa, 2012-06-20) Alvarenga, Fernando Marques; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/8302449596418454; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709O presente estudo objetivou analisar a formação de professores no curso de Letras de uma universidade pública, compreender quais saberes são pertinentes a esta formação e como se dá a articulação da teoria e da prática no currículo. Esta análise foi realizada através da leitura e estudo sobre currículo, embasada nos elementos Saberes e relação Teoria-prática, tendo como suporte as DCN s (2002) e as DCN s (2001) do curso de Letras. A pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa e contou com um Estudo Exploratório de três cursos de Letras de três universidades públicas mineiras. Após esta análise inicial, que contou com a leitura e análise de conteúdo dos currículos e dos PPP s, foi decidido trabalhar com o currículo do curso de Letras da UFSJ, orientado por um Estudo de Caso. Este estudo foi guiado pela leitura e análise do PPP, do currículo e dos demais documentos que compõem o curso, como histórico deste curso, do departamento, resoluções e o reconhecimento e análise das Práticas Curriculares, disciplinas diferenciadas na formação de professores não encontradas nos outros currículos analisados. O uso de entrevistas na metodologia foi fundamental para compreender a estrutura e o funcionamento do currículo e perceber as características da formação de professores deste curso. Os dados obtidos através da metodologia de Análise de Conteúdo possibilitaram análises e o reconhecimento dos saberes que são adotados e trabalhados no curso de Letras da UFSJ, bem como as possibilidades de articulação da teoria e da prática no currículo. O que se constatou foi que há uma supervalorização dos saberes disciplinares, saberes teóricos referentes ao campo da Letras, como a Linguística e a Literatura e uma ausência ou mesmo um silenciamento dos saberes pedagógicos e das Ciências da Educação. A Prática é visualizada nas disciplinas denominadas Práticas Curriculares, mas referenciada por uma pedagogia apenas construtivista, determinada pelo construir material didático e elaborar seminários sobre o ensino de Língua Portuguesa. Destaca-se uma formação técnica e uma didática descontextualizadas ao exercício concreto da profissão, mas situa-se um currículo embasado nas diretrizes, de acordo com as características e o olhar para o mercado de trabalho.Item O legal e o prescrito em debate: os pressupostos da formação do professor nos currículos de cursos de Pedagogia(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-26) Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/5177454232177003; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056Mesmo com a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Pedagogia (BRASIL, 2006), que revela a definição da docência como base comum de formação nos cursos de Pedagogia, as discussões em torno desse curso estão ainda muito acirradas, principalmente no que concerne ao perfil profissional e ao objeto do curso. Tais discussões se engendram numa lógica mais ampla de debates acerca da formação de professores. Os currículos de formação se configuram a partir de uma perspectiva de educação, de ensino e de professor, podendo ser a partir das racionalidades técnica, prática e/ou crítico-reflexiva. Nesse sentido, nosso estudo se justifica na medida em que buscamos compreender a configuração curricular dos cursos de Pedagogia, problematizando pressupostos da formação do pedagogo conforme as Diretrizes Nacionais e os currículos prescritos de três universidades públicas mineiras, discutindo centralmente sobre a concepção de docência. Como percurso metodológicoanalítico nossa pesquisa se encaminhou numa vertente qualitativa, em que a análise documental constituiu-se em metodologia central. Como instrumento de análise, utilizamos a análise de conteúdo, buscando entender e problematizar, a partir das unidades de registro, a categoria central deste trabalho, a saber: concepção de docência. A análise foi encaminhada no sentido de estabelecer discussão cíclica e constante com a literatura que embasou nossas reflexões. Num primeiro momento, trouxemos a discussão e configuração do campo da formação de professores ao longo da história, abarcando a concepção de docência atrelada às racionalidades, desde a criação da primeira escola para preparação de professores. O segundo capítulo discorreu especificamente sobre o curso de Pedagogia e a configuração curricular que foi sendo configurada nesse curso desde sua criação, em 1939. Acreditamos que os resultados alcançados com essa pesquisa podem trazer contribuições significativas no meio acadêmico e especificamente para as discussões veementes sobre o curso de Pedagogia, tendo ciência de que são passíveis de outros olhares, pois o conhecimento é um estado em processo e não acabado. Percebemos, conforme análise do currículo prescrito das três universidades selecionadas, que as Diretrizes (BRASIL, 2006), enquanto documento curricular oficial, apresentam precedentes para a interpretação variada dos pressupostos que embasam a estruturação curricular prescrita pelas instituições formativas, o que pode representar uma fragilidade, tendo em vista a configuração identitária do curso. Sendo assim, pudemos problematizar a concepção alargada de docência expressa nos documentos oficiais analisados, que se revela na constituição do hiperprofissional ; bem como a fragilidade ainda encontrada nos currículos prescritos para a efetivação da integração teoria-prática na formação do pedagogo. Portanto, ainda se fazem pertinentes as discussões em torno do curso de Pedagogia a fim de minimizar as incertezas e buscar maiores definições acerca da identidade deste.Item Representações sociais sobre ser professor: indícios da constituição da identidade docente(Universidade Federal de Viçosa, 2011-05-19) Reis, Anna Carolina de Lazzari; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/3106178570120337; Silva, Luciano Campos da; http://lattes.cnpq.br/6442334718886217O presente trabalho possui como principal objetivo conhecer as representações sociais de professores em exercício, egressos do curso de Pedagogia, com até seis anos de formação, sobre o ser professor , visando a compreensão da constituição da identidade profissional. Tendo em vista, as atuais mudanças sociais que vêm ocorrendo em nossa sociedade, as quais parecem afetar diretamente o contexto educacional, é possível observar por parte dos professores uma dificuldade em definir e delimitar suas reais funções, gerando assim uma crise de identidade . Neste sentido, acreditamos ser importante trazer ao cenário a voz dos professores e questionar sobre os sentidos atribuídos ao ser professor . Dessa forma, na busca de resposta a esse questionamento, julgamos necessária a utilização, como base analítica, do construto das representações sociais, tentando compreender a influência da formação inicial e da experiência concreta do trabalho na construção dessas representações. Em relação à categoria identidade, eixo deste trabalho, pode-se dizer que se constitui de forma inerente ao processo de socialização, ou seja, a identidade é construída na interação social e cultural. Sendo assim, ressaltamos a importância da formação inicial e das discussões acerca da profissionalização docente. Foi adotada como perspectiva de trabalho, o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, realizada através de questionários, entrevistas semiestruturadas que foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1995). Para a realização da pesquisa foram entrevistadas 15 professoras e as representações sociais desse grupo nos revelou, em relação à identidade profissional docente, a existência de uma articulação conflituosa dos dois processos identitários, seja a identidade para si a qual é atribuída pelos próprios professores, seja a identidade para o outro, atribuída pela sociedade de uma maneira geral, além da predominância de uma dimensão moral, ou seja, afetiva, vocacional em relação à profissão docente.