Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item 2018 e suas memórias: a Educação e as diferenças no Brasil contemporâneo(Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-15) Sousa, Júlia Severiano de; Mafra, Rennan Lanna Martins; http://lattes.cnpq.br/3300336167576224Essa dissertação de mestrado visa compreender como o ano de 2018 nos auxilia a problematizar as diferenças e a Educação no Brasil contemporâneo. Para isso, lança mão de uma compreensão da Educação como gesto de aprendizado no espaço público, de profunda conexão com um gesto histórico e comunicacional; e das diferenças enquanto conceito mobilizador de aspectos cruciais de e para nossas relações sociais. Para dar conta da construção de sua proposta, o trabalho apoia-se na cartografia como movimento metodológico que, não estando circunscrito a uma suposta coleta de campo e de dados, se estende por todo o processo de construção do trabalho. Orientado por essa metodologia de pesquisa, o desenvolvimento desse documento – que se organiza em cinco partes que, por não se esgotarem em si mesmas, constituindo uma fração argumentativa de um todo suposto, são chamados de Fragmentos – consiste em: um Fragmento Introdutório, que apresenta o ponto de partida desse texto, com suas origens e suas motivações; o Primeiro Fragmento, que apresenta suas bases teórico-metodológicas; o Segundo Fragmento, que, através de discussões conceituais, explora possibilidades interpretativas sobre o que nos referimos como Brasil contemporâneo; o Terceiro Fragmento, que explicita os achados empíricos dessa investigação através da mobilização de fios argumentativos e o Fragmento Final, que discute para onde as considerações aqui feitas nos levam. Palavras-chave: Memórias. Educação. Diferenças. Brasil. Contemporaneidade.Item A (re)organização da economia familiar de funcionários de uma lavanderia hospitalar em face da ocorrência de acidentes em seu ambiente de trabalho: Belo Horizonte, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2003-03-31) Zobole, Joelma Aparecida; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/8619793996000250O presente estudo objetivou analisar as implicações que os acidentes de trabalho têm sobre a economia familiar dos trabalhadores da lavanderia hospitalar de um hospital de Belo Horizonte, MG, do ponto de vista administrativo dos recursos familiares, considerando-se o aspecto tridimensional: trabalhador, trabalho e ambiente. Sua justificativa reside na escassez de estudos no âmbito desta temática e pelo elevado número de acidentes de trabalho no Brasil, em comparação com os demais países, bem como pela constatação de que a ocorrência de um evento inesperado (como é o caso do acidente) possui um efeito determinante sobre a economia das famílias, principalmente para aquelas em situações de precariedade. Em termos metodológicos, o modelo analítico contemplou unicamente uma análise histórica da realidade do hospital, no tocante a acidentes e suas implicações (desde afastamento), seguido de uma caracterização do ambiente do trabalho, em termos físicos e sociais, para posteriormente analisar, individualmente, casos dos acidentados que ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho, enfatizando-se o papel pessoal e familiar do trabalhador, as funções exercidas e o aspecto do acidente ocorrido, assim como as condições da economia familiar e sua reorganização em face da ocorrência do acidente. Nessas diferentes etapas foram utilizados os seguintes métodos: método histórico, observação, estudo de caso e método seuvey, fazendo-se uso de documentos, entrevistas e questionários. Tais dados foram ordenados, do ponto de vista estatístico descritivo, em razão da natureza desritivo-exploratória da pesquisa em questão. Os resultados revelaram, no que diz respeito aos acidentados entrevistados, que há um número significativo de acidentes decorrentes do trabalho, no hospital em geral e na lavanderia, redundando num alto número de dias de trabalho perdidos e insatisfação por parte dos funcionários. A pesquisa revelou também que a falta de treinamento dos funcionários e as condições inadequadas do ambiente físico, onde o trabalho é realizado, são os pontos críticos dessa ocorrência elevada de acidentes. Diante desse infortúnio, notou-se que principalmente as mulheres com filhos são as mais prejudicadas por tal situação, uma vez que têm que desviar uma fatia dos baixos salários recebidos para o tratamento decorrente do acidente, uma vez que a maioria não dispõe de plano de saúde. Tais resultados implicam quanto seria necessária uma política de prevenção de acidentes naquele hospital. Sua lavanderia merece e precisa, sobretudo em razão da excelência de seu atendimento à população, urgentemente de reformas e ajustes básicos para que seus funcionários trabalhem num ambiente que lhes ofereça o mínimo de segurança e, conseqüentemente, melhoria da qualidade de vida no trabalho e na vida como um todo.Item A adoção do teletrabalho no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais: reflexos sobre a produtividade institucional(Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Kawasaki, Henrique Haruhico de Oliveira; Diniz, Gustavo Figueiredo CampolinaO teletrabalho foi largamente adotado, tanto por empresas privadas quanto por instituições da Administração Pública como medida para conter a propagação do novo coronavírus. O teletrabalho, no entanto, já estava sendo gradualmente incorporado à rotina de muitas organizações, antes da pandemia, como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que aderiu à modalidade em 2017, por meio de uma experiência-piloto. Os resultados positivos levaram o TCEMG a institucionalizar o teletrabalho em 2018, ampliando- o a todos os servidores após a deflagração da pandemia de Covid-19. O presente estudo, portanto, teve como objetivo analisar os efeitos desta modalidade sobre a produtividade do teletrabalho no âmbito do TCEMG, durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de caráter descritivo, optando-se por uma abordagem de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas junto aos gestores e servidores da área técnica do TCEMG. Os dados foram, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo. Ocorreu o levantamento dos indicadores de produtividade da área técnica, nos anos de 2018, 2019 e 2020, obtendo-se o panorama geral da produtividade no ano de 2020, período em que o trabalho remoto foi implementado de forma generalizada na instituição. Os resultados obtidos foram aprofundados a partir da realização de entrevistas, com vistas a compreender a percepção de gestores e servidores acerca do estabelecimento de metas e produtividade no regime de teletrabalho. A realização das entrevistas também permitiu identificar as principais dificuldades, vantagens e desvantagens associadas a este regime, que podem justificar as oscilações da produtividade no período analisado. Como dificuldades, foram apontadas: a compatibilidade das atividades com o trabalho remoto; a ausência de infraestrutura tecnológica adequada; a falta de adaptação dos servidores; a falta de suporte da instituição; o acúmulo de funções na pessoa do gestor; e as dificuldades relacionadas à comunicação remota. Identificou-se, como vantagens: a melhoria da produtividade; o aumento da motivação; o aumento do engajamento no trabalho; a flexibilidade de horário; a diminuição de custos e de tempo com deslocamento; o aumento da qualidade de vida; a redução do estresse; a redução do absenteísmo; a ubiquidade do trabalho; o aumento da autonomia no trabalho; a retenção de talentos e a redução da rotatividade de pessoal. Por outro lado, foram identificadas as seguintes desvantagens: queda de produtividade; dificuldade de comunicação remota; aumento do tempo disponível para o trabalho; perda de convívio e interação com os colegas de trabalho. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o aprofundamento do estudo sobre o teletrabalho no setor público, considerando a incipiência do tema na literatura e o potencial de crescimento do teletrabalho para os próximos anos, apontando quais os principais efeitos desta modalidade sobre a produtividade da organização. PALAVRAS-CHAVE: Teletrabalho. Trabalho Remoto. Produtividade. Administração Pública.Item A alternância na licenciatura em educação do campo: representações sociais dos docentes da UFV(Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30) Lima, Sthefani Loti Paiva; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/6484456122233039A presente pesquisa integra o Programa de Estudos “A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas”, que visa analisar os contornos da alternância construída no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na especificidade desta investigação nossos propósitos foram caracterizar a formação por alternância na LICENA a partir das representações sociais construídas pelos educadores do curso. Especificamente, buscamos descrever a proposta de formação por alternância do Projeto Político Pedagógico do curso; caracterizar os docentes e suas experiências anteriores que contribuíram para atuação na LICENA; analisar as representações sociais construídas por eles sobre a formação por alternância; relacionar as representações sociais e as experiências vividas, de maneira a identificar os contornos da formação por alternância desenvolvida no curso. A referência central da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici (1978) no campo da Psicologia Social, que afirma que a maneira como os sujeitos interpretam a realidade, a partir de elementos do seu contexto e das interações sociais que vivenciam, revela elementos orientadores de suas condutas, apresentando contribuições importantes para uma compreensão sobre os sentidos que orientam as práticas pedagógicas construídas na formação por alternância na LICENA. Para a coleta dos dados foram utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica e a entrevista. Na análise dos dados foram utilizados procedimentos do Método de Análise de Conteúdo, de Bardin. De maneira geral, nossas análises revelam a presença de uma diversidade de experiências profissionais dos docentes da LICENA, marcada sobretudo pela participação em movimentos sociais, grupos e atividades coletivas, com destaque para a área da Agroecologia. Revela, ainda, um conjunto de experiências na docência, em modalidades diversas de ensino e com utilização de metodologias participativas e expressões culturais, como dança, teatro, capoeira, entre outros que indicam o potencial do grupo de docentes para contribuições importantes no desenvolvimento e na construção de uma formação diferenciada dos educadores do campo. São experiências que, por sua vez, favorecem aos docentes uma ancoragem de novos sentidos, significados e representações necessárias à afirmação dos princípios da Educação do Campo e da formação por alternância na LICENA.Item A análise do PNPB, com foco no Projeto Polos de Produção de Biodiesel: trajetória e transversalidade de gênero(Universidade Federal de Viçosa, 2016-03-28) Silva, Erika Cristine; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/4583542343194733O paradigma energético atual é uma das marcas da modernidade, em função do esgotamento dos combustíveis fósseis e da preocupação com o desenvolvimento sustentável. A partir destas questões surge o Programa Nacional de Produção e Uso de Biocombustíveis (PNPB), criado em 2004 e regulamentado em 2005, por meio da Lei no 11.097, que procura conjugar eficiência produtiva e inclusão social, ao contemplar a agricultura familiar na cadeia produtiva agroenergética, considerando o Selo Combustível Social e os Polos de Produção de Biodiesel. Entretanto, existem questionamentos sobre o funcionamento do programa, em termos do processo de gestão social, praticas de governança e transversalidade de gênero, para o alcance da inclusão social. Nesse contexto, estão centradas as principais questões que delimitam o problema e os objetivos da pesquisa que são: Como se constrói o processo de mobilização social e o funcionamento do PNBP e, em especial, do Projeto Polos de Produção de Biodiesel? Como estão estruturados os espaços decisórios e as praticas de governança, conforme as representações das lideranças? Quais são os principais problemas e desafios da política de bioenergia em Minas Gerais? Como tem sido abordada a transversalidade de gênero dentro da lógica operacional do programa. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa tem como universo populacional os principais atores sociais, que estão envolvidos no processo de gestão social do Projeto Polos de Biodiesel, compreendendo tanto os idealizadores, gestores e articuladores dos Polos de Biodiesel, bem como as lideranças locais, representantes dos agricultores (as) e das mulheres, associados à formação e implementação do projeto. O local do estudo de caso compreende o Norte de Minas Gerais, em especial o município de Montes Claros e Matias Cardoso. O número de entrevistados foi escolhido por meio de uma amostra intencional, em função da concordância e aceitação dos participantes. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro, por meio de uma entrevista semi- estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva e do conteúdo, dos depoimentos e narrativas. Resultados evidenciaram uma coerência entre as percepções das lideranças sócioinstitucionais e os dados da pesquisa bibliográfica; identificando que, apesar dos avanços do PNPB, as metas de inclusão social não foram alcançadas. Desta forma questiona-se sobre a continuidade do Projeto Polos de Biodiesel, seja por haver atendido ao problema público ou pelo seu esvaziamento, em funçãoda própria limitação de recursos humanos e financeiros. Porém, apesar dos desafios enfrentados pelo PNPB e pelo Projeto Polos de Produção de Biodiesel, é possível notar que sua estrutura organizacional no Norte de Minas propiciou condições para o desenvolvimento do cultivo da mamona, bem como possibilidades de emprego e geração de renda. Além disso, o estudo revelou que não existe uma efetiva representatividade das mulheres no âmbito institucional, em função dos valores culturais e da própria logística operacional do programa, materializada nas desigualdades estruturais e de assimetria na efetivação dos direitos sociais e políticos. Conclui-se que existe um descompasso entre a estrutura idealizada do programa e sua prática concreta, fazendo-se necessário investir em ciências e tecnologia, bem como em mecanismos capazes de capacitar e valorizar o conhecimento e a experiência dos agricultores, reduzir as desigualdades regionais e de gênero. Apesar de o PNPB ter potencializado maior espaço de adensamento societário, por meio do Projeto de Polos de Produção de Biodiesel, reforça-se o estereótipo tradicional da divisão sexual do trabalho, o que implica em espaços segregados para homens e mulheres, em termos de possibilidades de ações e decisão. Enfim, a construção social do projeto foi permeada por uma lógica produtivista, baseada na soja, em contraposição à sua legitimação social.Item A aprendizagem do adulto em produções bibliográficas nacionais: contribuições para a formação de professores(Universidade Federal de Viçosa, 2018-05-23) Soares, Amanda Cibele; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/3915064308165988Esta dissertação teve como objetivo principal analisar como a aprendizagem do jovem e adulto vem sendo abordada em produções acadêmicas do campo de formação de professores. Buscou-se investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo, para a produção dos dados, utilizados alguns recursos da pesquisa quantitativa. Adotamos como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. A partir das pesquisas selecionadas para compor nossa amostra investigativa, 35 pesquisas, identificamos que estas são orientadas teoricamente por quatro aportes teóricos principais: Teoria Sócio- Histórica; Epistemologia Genética; Teoria da Aprendizagem Experiencial; e Andragogia. Desenvolvemos a partir dessas quatro abordagens identificadas, o referencial teórico que fundamentou esta dissertação. As análises realizadas neste estudo nos apontaram que a temática da aprendizagem do adulto, de acordo com a amostra investigada, tem sido abordada em cinco contextos principais. São eles: Aprendizagem do Adulto no Ensino Superior; Aprendizagem com e sobre Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente; Formação Inicial de Professores; e Formação Continuada de Professores. A partir dos quatro aportes teóricos principais observados em nossa amostra, foram identificadas 25 categorias conceituais mais acessadas em relação à aprendizagem do adulto. A partir destas categorias, extraímos contribuições das teorias da aprendizagem para o entendimento do aprendiz adulto e para o campo de formação de professores. Entre os principais achados desta pesquisa, destacamos a importância da experiência na aprendizagem do adulto, sendo esta a categoria teórica mais destacada entre as pesquisas analisadas. Também entre as principais categorias destacadas como influenciadoras da aprendizagem do adulto identificamos: a mediação; a interação social; e a metacognição. Acreditamos que as informações apresentadas neste estudo podem configurar-se em contribuições aos formadores de professores, em contextos de formação inicial e continuada, para auxiliá-los a entender, explicar, planificar e desenvolver ações com foco no aprendiz adulto. Através deste estudo foi possível observar como a aprendizagem é um tema amplo e complexo, e que a aprendizagem na idade adulta ainda suscita muitas indagações, sendo um campo que se apresenta pouco explorado.Item A apropriação da noção de cidadania e direitos na educação básica: uma análise em uma escola estadual no município de Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-27) Andrade, Yan Francisco Rodrigues; Mello, Rita Márcia de Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/0662449669134178O presente trabalho consiste numa pesquisa que tem como tema o ensino de noções de direito, na perspectiva da cidadania, oferecido nas escolas públicas do município de Viçosa-MG. O principal objetivo deste estudo foi analisar como os assuntos jurídicos gerais, notadamente aqueles que se mostram indispensáveis ao exercício da cidadania, foram tratados no último ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), umas das principais escolas públicas da cidade. Para atingir este objetivo, em primeiro lugar, nos dedicamos a entender a evolução histórica e o significado do termo cidadania, sobretudo para a sociedade brasileira, para, em seguida, compreender a relação desse conceito com os fenômenos da educação e do direito. Ainda, buscamos explorar o tratamento dado à cidadania nos documentos oficiais da educação brasileira, bem como no projeto político-pedagógico da instituição pesquisada, extraindo dessa análise os assuntos jurídicos gerais que devem ser abordados ao longo da educação básica, principalmente do Ensino Médio, para que os estudantes tenham uma formação cidadã efetiva. Nos caminhos metodológicos, utilizamos, para a coleta dos dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental, a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. Já na análise e interpretação do resultado, elegemos as técnicas da análise de conteúdo e da triangulação dos dados. Os resultados desta pesquisa permitiram constatar que a cidadania, conceito ligado às noções de participação, de exercício de direitos e deveres e também de identidade, é tema muito presente nas atividades desenvolvidas pela escola investigada, seja dentro das salas-de-aula ou mesmo fora delas. Além disso, verificamos que, a despeito da transversalidade da temática, as disciplinas afeitas à área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, sobretudo a Sociologia, a Filosofia e a História, abordam esses assuntos com maior frequência. Ademais, observamos que, apesar de os temas jurídicos fazerem parte dessa abordagem, esta não abrange, em regra, uma perspectiva própria da ciência do direito, principalmente em razão da ausência de formação jurídica dos professores da escola, o que, em nosso sentir, representa um entrave à consecução do objetivo de se educar para a cidadania. Palavras-chave: “educação básica”; “direito”; “cidadania”.Item A argumentação em crimes via telefone sob a perspectiva da teoria semiolinguística(Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-25) Silva, Welton Pereira e; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/6225951527694137O presente trabalho procura descrever, analisar e entender a forma como os sujeitos participantes de situações de comunicação pertencentes a dois tipos de crimes linguísticos constroem seus argumentos visando a atingir seus objetivos comunicacionais. Para isso, baseamos nossa análise sobre o aparato teórico- metodológico da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (2012), bem como nos postulados de Perelman e Tyteca (2005) acerca da Nova Retórica. Nosso corpus de pesquisa consiste de 06 (seis) gravações telefônicas oriundas de interações de golpes do falso sequestro e 03 (três) gravações de golpes da recarga premiada, todas conseguidas através da rede mundial de computadores. Após a transcrição do material sonoro, fizemos a descrição e configuração dos gêneros situacionais Golpe do Falso Sequestro e Golpe da Recarga Premiada, os vinculando ao que chamamos de domínio de comunicação do discurso criminoso. A análise foi pautada sobre os argumentos de base racionalizante, classificados a partir da nomenclatura de Perelman e Tyteca (2005), sobre os argumentos patêmicos, relacionados à estratégia discursiva da captação, e sobre os ethé discursivos que foram construídos visando a garantir a legitimidade do sujeito argumentante e a credibilidade de seus argumentos. Pudemos notar que a maior parte dos argumentos racionalizantes diz respeito ao vínculo causal e ao argumento pragmático, já que a explicação acerca do que poderia acontecer caso as vítimas não fizessem o que lhes foi pedido, bem como do porquê de se fazer, é uma constante nas duas situações de comunicação. Observamos também a predominância de argumentos patêmicos que procuram despertar o temor e a piedade, nos golpes do falso sequestro, e a alegria nos golpes da recarga premiada. A respeito do ethos, notamos que as construções de ethé de potência foram as mais recorrentes nos golpes do falso sequestro, enquanto que os ethé de competência foram encontrados apenas nos golpes da recarga premiada. O ethos de virtude, por sua vez, foi construído nos dois gêneros. Os resultados demonstram que a utilização de determinados argumentos racionalizantes e patêmicos, bem como as construções dos ethé acima elencados, estão de acordo com as finalidades das situações de comunicação aqui analisadas, a saber: convencer as vítimas acerca da veracidade dos argumentos utilizados pelos criminosos.Item A Armadilha da Renda Média: um estudo comparativo para as estruturas produtivas dos países da América Latina e da Coreia do Sul(Universidade Federal de Viçosa, 2016-07-15) Ribeiro, Dominic Doula; Toyoshima, Silvia Harumi; http://lattes.cnpq.br/2276244774560277O presente trabalho buscou analisar as causas da entrada dos países latino- americanos e caribenhos na Armadilha da Renda Média à luz dos referenciais teórico e analítico fornecidos pelo Espaço de Produto e pelos Indicadores de Complexidade Econômica. De maneira mais específica, buscou-se verificar se, de fato, a falta de mudança estrutural, a ausência de avanço tecnológico e a baixa acumulação de capacidades produtivas foram determinantes para a entrada desses países na Armadilha características de saída da e se tais países apresentam Armadilha nos próximos anos. Como representantes dos países latino-americanos e caribenhos na análise, foram selecionados três países: Brasil, México e Colômbia. Ainda, para estudar os casos de entrada na Armadilha frente a casos de sucesso, as informações dos três países latino-americanos foram comparadas com as da Coreia do Sul. Como resultado, verificou-se que os países latino-americanos encontram-se na Armadilha da Renda Média desde a década de 1980 e que, de fato, falta de mudança estrutural, ausência de avanço tecnológico e baixa acumulação de capacidades produtivas foram determinantes para a entrada desses países nessa situação. Além disso, verificou-se que os países latino-americanos não apresentam perspectivas de saída da Armadilha da Renda Média no curto prazo, devendo empreender transformações profundas para a superação dessa condição.Item A articulação do ensino médio com a educação profissional no IF Sudeste MG - Campus Muriaé(Universidade Federal de Viçosa, 2015-06-11) Artiaga, Débora Martins; Alves, Daniela Alves de; http://lattes.cnpq.br/9497819163840034A modalidade de Ensino Médio Integrado, o EMI, efetivada pelo Decreto Federal no 5.154/ 2004, trouxe mudanças para a Educação Básica, mais especificamente para o Ensino Médio, pois possibilitou a integração curricular deste com a Educação Profissional. As mudanças decorrentes da oferta integrada trouxeram desafios prementes à educação brasileira, sobretudo para as instituições de educação profissional do país, exigindo a redefinição conceitual e estrutural dessas modalidades de ensino. A investigação A articulação do ensino médio com a educação profissional no IF Sudeste MG - Campus Muriaé é uma pesquisa que tem como objetivo central identificar a relação entre o Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico e o resultado alcançado pelos egressos após a conclusão do curso técnico integrado em Agroecologia. É, portanto, um trabalho científico caracterizado como estudo de caso, cuja abordagem é predominantemente qualitativa. As fontes utilizadas na pesquisa foram: os alunos egressos do ano de 2013, professores, gestores, os documentos oficiais da escola e da política dos órgãos do governo. Quanto às técnicas de coleta de evidências, foram usadas: análise documental, entrevistas semiestruturadas, questionários e observação indireta da rotina deste curso. Os resultados da investigação indicam que a integração pouco está idealizada e concebida no projeto político pedagógico do curso, e que tampouco ocorre de fato, visto que o curso desenvolve- se por práticas curriculares que ainda acompanham o modelo dualista, em que teoria e prática estão dissociadas e acontecem por meio de práticas curriculares isoladas e específicas de cada matéria. A efetivação da integração curricular tal qual é proposta nos documentos do Ministério da Educação só será possível com a integração da equipe pedagógica, professores e gestores na busca desse objetivo comum. A integração necessita ser discutida e vivenciada pelos docentes, que enfrentam os seguintes obstáculos à efetivação da integração pedagógica e curricular: indisponibilidade de tempos e espaços de formação e análise de suas ações educativas de forma institucionalizada; infraestrutura adequada, ausência de clareza dos objetivos e especificidades do currículo integrado.Item A atratividade da carreira docente: uma análise na perspectiva de ex-bolsistas do PIBID do curso de Educação Física(Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-29) Lima, Sabrina Aparecida de; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9285875686891219Nos últimos anos, a temática acerca da atratividade da carreira docente tem ocupado os debates sobre a valorização do magistério, sobretudo nas políticas que buscam diminuir a defasagem da qualidade do ensino, atraindo profissionais qualificados para atuar no contexto educacional do século XXI. Nesta pesquisa, tomaremos o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) como unidade de análise, haja vista seus objetivos se relacionarem mais diretamente à necessidade de atrair professores para a escola pública. Dessa forma, definimos como objetivo geral compreender a influência do Programa na decisão de ex-bolsistas egressos de um curso de Educação Física (EF) de uma universidade pública mineira, em adotar a escola como lócus de atuação profissional, considerando os diferentes fatores atrelados à atratividade da carreira docente. Especificamente, buscamos: 1) Caracterizar o perfil dos ex-bolsistas do PIBID; 2) Investigar o lócus de atuação profissional de ex-bolsistas do PIBID egressos de um curso de EF; e 3) Identificar as razões para a decisão ou não do exercício do magistério nas escolas públicas relacionando o lócus de atuação profissional ao perfil dos egressos investigados, a partir do referencial teórico sobre atratividade da carreira docente. Para tanto, optamos inter-relacionar os elementos quantitativos e qualitativos, pois, nas palavras de Gamboa (2010, p. 105), “[...] esse movimento dialético permite a visão dinâmica dos fenômenos a partir de sua totalidade”. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e entrevista semiestruturada. O referencial teórico que orientou nosso estudo pautou-se nas pesquisas sobre a atratividade da carreira docente, destacando o estudo de Gatti et al. (2014), que enfatiza os principais aspectos que influenciam a escolha pela licenciatura por estudantes do Ensino Médio. Outro estudo que contribuiu para a construção da conjuntura do trabalho docente a partir da reestruturação produtiva e o avanço neoliberal foi a obra organizada por Gentili (1995). Consideramos também a especificidade da EF escolar a partir do seu desenvolvimento histórico e o fato da disciplina ocupar um não-lugar no contexto educacional, visto que não se legitimou enquanto componente curricular (BRACHT, 1997). Com base na análise dos dados extraídos dos questionários e das entrevistas, temos que a maioria dos sujeitos considera a experiência do PIBID significativa, sendo as maiores contribuições do Programa a inserção na realidade escolar, o planejamento e o trato com conteúdos não vistos na graduação. Todavia, a vivência no Programa não garantiu a decisão dos sujeitos em adotar a escola como lócus de atuação após o término da graduação, visto que a maioria dos sujeitos da pesquisa atua nas áreas do bacharelado. Por fim, concluímos que as condições de trabalho e a desvalorização especificamente da EF escolar atingem diretamente a atratividade da carreira docente, desestimulando os ex-bolsistas a atuar na escola pública. Palavras-chave: Atratividade da carreira docente. PIBID. Educação Física.Item A atuação do movimento “Todos Pela Educação” na educação básica brasileira: do empresariamento ao controle ideológico(Universidade Federal de Viçosa, 2018-10-04) Ségala, Karen de Fátima; Mari, Cezar Luiz De; http://lattes.cnpq.br/9368729859419286Esta dissertação teve como objetivo analisar o projeto de empresariamento em curso na política educacional brasileira de nível básico. Para isso, foi realizada a análise crítica do movimento Todos Pela Educação, criado em 2006, que se autodenomina um movimento apartidário e plural da sociedade civil brasileira, em prol da melhoria da qualidade da educação. Com base no referencial gramsciano, foram analisados inicialmente dois documentos, o primeiro proveniente da Conferência Mundial de Educação Para Todos, ocorrida em Jomtien, na Tailândia, intitulado Declaração Mundial sobre Educação para Todos, (UNESCO, 1990). O segundo documento analisado foi o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Lei n° 6.094, de 24 de abril de 2007, que levou o nome Compromisso Todos pela Educação, se tornando instrumento de legitimação do movimento Todos Pela Educação junto ao Estado. Esses documentos foram analisados tendo como base a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003; DIJK, 2008), considerando a importância do contexto social, político e econômico ao qual um determinado discurso proferido é utilizado pela classe dominante como potência para dominação e controle ideológico. Foram analisados, ainda, a luz da ADC, os discursos individuais e coletivos de membros do movimento Todos Pela Educação, divulgados em canais da mídia, como jornais, revistas, blogs e no site do movimento. Os discursos foram divididos em grandes temas relacionados à educação, como a formação de professores, financiamento da educação, o privado no público, a preparação do cidadão para modernização. Nesse sentido, observamos que o movimento constitui-se em uma junção de empresários brasileiros que buscam atuar na educação básica brasileira oferecendo suas soluções “eficazes” baseadas em referenciais das empresas privadas, como a utilização das avaliações de larga escala, da meritocracia e da formação técnica para atuação no mercado de trabalho. Em suma, ele busca uma educação que atenda aos anseios do capital e difunda uma sociabilidade baseada no mercado.Item A atuação do poder público muriaeense na educação de 1871 a 1930(Universidade Federal de Viçosa, 2018-05-04) Bagli, Leidyleni Nolasco Rodrigues; Azevedo, Denilson Santos de; http://lattes.cnpq.br/6208721499419822Este trabalho teve por objetivo analisar a História da Educação no município de Muriaé de 1871 a 1930. Para tanto, buscamos investigar as principais mudanças políticas-ideológicas- educacionais no período de transição do Brasil Império para o Brasil República em Minas Gerais; sintetizar o processo histórico de fundação e consolidação de Muriaé; e analisar como o poder municipal atuou nesse período, para promover a educação em seu território. Para efeito de coleta de dados tomamos por fontes as Atas da Câmara Municipal Muriaeense e os periódicos circulantes na região nos anos finais do Império e nos primeiros decênios da República. Trata-se de um trabalho historiográfico e para análise dos dados optamos pela análise documental em seu processo investigativo. A classificação do recorte que define este estudo é a autonomia local, que busca a constituição de sua identidade, também através da educação. O local aqui demarcado se refere a uma esfera geográfica, social e política, que se ergue mediante a um contexto pedagógico, isto é, de promoção da instrução. A partir da proclamação da República, os municípios passaram a ser os responsáveis pela educação em seus domínios, o que também ocorre com o município de Muriaé. Portanto, o nosso empreendimento buscou responder a seguinte questão: de que forma a atuação do Poder Público Municipal da Muriaé de 1871 a 1930 administrou e organizou a educação local? A Muriaé de 1871 a 1930 era um território vasto, majoritariamente rural e analfabeto, liderado por uma elite cafeicultora, que buscava a crescente transformação do espaço público municipal nos anseios pela modernidade e pela constituição de sua identidade. Este estudo, portanto, é fruto, do reconhecimento do município como lócus de uma história a ser construída, como agente produtor de documentações que podem nos desvelar um passado ainda vívido que certamente influencia o presente. Assim sendo, identificou-se o desenvolvimento do aparelho burocrático municipal conforme se avançam os anos da era republicana, com o progressivo investimento na modernização do espaço urbano e na educação. Ao longo dos anos criaram-se cada vez mais escolas e grupos escolares, contudo o índice de analfabetismo era significativo até meados da década de 1920. O que se notou foi o empreendimento municipal na área da instrução, mas, em contrapartida, observaram-se as limitações financeiras e estruturais do município, tendo o Estado como financiador dos projetos de melhorias locais.Item A atuação do SENAR no município de São Geraldo - MG: uma análise das conseqüências da delimitação entre o rural e o urbano(Universidade Federal de Viçosa, 2005-03-28) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Pinto, Neide Maria de Almeida; http://lattes.cnpq.br/8587405395381596Este trabalho teve como objetivo analisar a pertinência dos critérios de seleção dos participantes dos cursos e treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), num espaço que pode ser considerado "cidade rural". A pesquisa foi realizada em São Geraldo-MG, um pequeno município com uma população total de 7.716 habitantes. A pesquisa de campo seguiu a abordagem qualitativa, sendo utilizada a entrevista semiestruturada para coleta de dados e técnicas de análise de conteúdo para tratamento dos mesmos. Foram entrevistados 22 participantes dos cursos de Transformação Caseira de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados, Produção de Derivados do Leite e Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Desidratados. O referencial teórico foi construído a partir do pensamento de autores contemporâneos, que foram trazidos à reflexão com o intuito de se buscar compreender que o espaço rural deixa de ser um espaço exclusivamente agrícola, porque novas ocupações econômicas emergem desse espaço, através de um produtor rural pluriativo que combina a atividade agrícola com a não-agrícola, dentro e,ou fora da propriedade, para complementar a renda familiar e gerar ocupação para os membros da família. A pesquisa revelou que muitas pessoas inscritas que exerciam atividades que se "enquadravam" no perfil de rural exigido pelo SENAR, não se encontravam no espaço dito rural, e sim dentro do perímetro urbano de São Geraldo. Revelou ainda que nem sempre a ocupação desse participante no curso estava de acordo com o descrito na ficha de inscrição que é enviada para o SENAR. Os resultados da pesquisa mostraram que são reais as dificuldades encontradas pelos participantes dos cursos para colocar em prática os ensinamentos veiculados. As limitações de ordem financeira foram freqüentemente citadas, juntamente com as dificuldades de ordem estrutural. Ambas as questões apontaram para a necessidade de o SENAR buscar conhecer as razões práticas e o "sistema cognitivo" que fundamentam a mentalidade e as práticas dos moradores de cidades rurais, como São Geraldo.Item A atuação em Rede do SGD – Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: uma análise no município de Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2018-12-17) Silva, Luci Maria da; Silva, Fernanda Cristina da; http://lattes.cnpq.br/4748214513722835Esse estudo objetivou compreender a atuação em rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), na cidade de Viçosa, MG. A atuação em rede entre órgãos governamentais e não governamentais nas políticas públicas de atendimento a crianças e adolescentes é prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e concretizada por meio da Resolução no 113/2006 do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA). Visando atender às normativas, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Viçosa (CMDCA) criou, por meio da Resolução no 02/2011, em Viçosa a Comissão de Apoio ao SGD, cujos objetivos são de integrar a rede, acompanhar e avaliar os trabalhos dela e elaborar o plano de ação dessa. Diante dessa realidade, esse estudo fundamentou-se na literatura sobre políticas públicas – em especial na fase de implementação destas – e na literatura sobre redes de política (policy network), pois considera-se que o SGD atua como uma rede implementadora (rede de políticas) da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental (de legislação acerca do SGD e Atas de reuniões da Comissão de Apoio ao SGD) e pesquisa de campo exploratória (com observação in loco das reuniões da Comissão e aplicação de entrevistas com os atores da rede). Para análise dos dados, empregou-se a técnica Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e o método de análise estrutural de redes sociais (ARS). Os resultados mostraram que a Rede SGD possui elementos constitutivos de redes de políticas públicas. Sendo assim, concluiu- se que melhorias na atuação do SGD requerem ações estratégicas conjuntas dos atores, por meio da Comissão, elaborando um plano de ação cujas finalidades considerem a ampliação da rede por meio de novas parcerias, formas de captar recursos e trocas com outras redes de políticas públicas.Item A auditoria interna como instrumento de governança pública na Universidade do Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-16) Fonseca, Ricardo Augusto Lunière; Abrantes, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0037012754044357A Administração Pública continua em constante evolução de seu modo de agir, pensar e gerir seus recursos financeiros e não-financeiros, através de seus instrumentos e meios que possam contribuir com o controle e o aprimoramento da gestão, revela-se pela pesquisa a auditoria interna como um valoroso instrumento na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), seja na estruturação de meios e formação de governança pública com potenciais resultados na qualidade do serviço universitário, eficiência dos processos internos e transparência. No entanto, o campo de pesquisa é inexplorado, sob o ponto de vista das atribuições da auditoria interna, representando a função de Controle, que em seu planejamento anual (PAINT) orienta sua produção técnica (preventiva, concomitante e corretiva), ao final do exercício, avaliada em seu relatório anual (RAINT), utilizado na pesquisa documental, além de outras produções acadêmicas e científicas por meio da pesquisa bibliográfica. Daí, relevante pesquisar a atuação, os entraves e a potencialidade de sua auditoria interna como instrumento de governança pública frente ao processo de gestão, de forma a identificar a atuação e as potencialidades da auditoria interna como instrumento de alinhamento aos princípios e das diretrizes propostas pela governança pública em sua estruturação e formação, sendo que os fatos relatados nos resultados e discussões trazem elementos que comprovam a auditoria interna como instrumento singular de tentativa de alinhamento, desde do planejamento anual (PAINT), passando por suas produções técnicas e realizações apresentadas no relatório anual (RAINT), tentando diminuir a assimetria de informação entre gestores (agentes) e o principal (sociedade) para atender aos requisitos de boas práticas de governança pública, comprovando-se por suas iniciativas planejadas, sistemáticas e preventivas levando conceitos e boas práticas de formação de controle interno, gerenciamento de riscos e integridade para a gestão superior. Palavras-chave: Auditoria Interna. Governança Pública. Controle.Item A burocracia de nível de rua e a articulação de políticas públicas para a infância e a adolescência(Universidade Federal de Viçosa, 2022-06-24) Pinheiro, Keila Cardoso; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/3952936789136683Neste trabalho, buscou-se analisar, sob a lente da burocracia no nível de rua, como os conselheiros tutelares desempenham o papel de articuladores na política local para a infância e a adolescência, bem como identificar os aspectos que favorecem/desfavorecem esse papel. Dessa forma, objetivou-se compreender a atuação do conselheiro tutelar como burocrata de nível de rua no contexto da Rede de Proteção à Infância e à Adolescência. Este estudo foi realizado nas unidades do Conselho Tutelar do município de Manaus-AM. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados via entrevistas com roteiros semiestruturados e pesquisa documental, sendo o exame dos dados realizado pela análise de conteúdo categorial e as categorias definidas, a priori, com base na obra do teórico Lipsky, ou seja: gestão, regras, demandas e casos e condições de trabalho. A pesquisa apontou que os principais aspetos que desfavorecem a ação do conselheiro tutelar são recorrentes para aqueles que atuam na linha de frente, nas condições de trabalho desfavoráveis e com recursos limitados e ruídos na comunicação. Como aspectos positivos, a pesquisa evidenciou o conselheiro como um profissional com perfil dinâmico e criativo para criar estratégias para sanar as inconformidades, como também identificou o apoio da comunidade e da Igreja e a experiência em ações e projetos sociais como principais fatores que motivaram os conselheiros a atuarem na área. A discricionariedade, típica do burocrata de nível de rua, foi apontada como aspecto favorável enquanto possibilita mais liberdade para a ação, embora esta seja limitada em razão da falta de controle e das poucas normas de execução. O estudo também enfatizou a necessidade de que as políticas sociais precisam de mais atenção do Poder Público e que burocratas de nível de rua perpassam da visão tecnicista de apenas atender, requisitar ou preencher formulários para um papel de articulador, aquele que de fato faz a política pública, como afirma Lipsky. Palavras-chave: Burocracia de Nível de Rua. Burocratas. Articulação de políticas públicas. Crianças e adolescentes.Item A cachaça de alambique como patrimônio cultural e sua influência no desenvolvimento socioeconômico do município de Presidente Bernardes – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-10) Matias, Ednir Damasceno; Silva, Luana Melo e; http://lattes.cnpq.br/7069870778996629A cachaça é um tradicional produto brasileiro que vem cada vez mais conquistando lugar de destaque na cultura nacional. Embora a valorização da cachaça tenha ampliado nas últimas décadas, este bem cultural, em geral, ainda precisa ser mais bem explorado pela sociedade, pelos órgãos públicos e pela iniciativa privada para que este patrimônio e seus componentes sejam salvaguardados. Em Presidente Bernardes (MG), cidade produtora de cachaça em grande quantidade desde o período colonial, a realidade é ainda mais delicada, sendo que as atividades de muitos dos alambiques antigos já se encerraram e outros caminham para o encerramento. A pesquisa realizada de forma exploratória teve como objetivo investigar alguma relação entre o patrimônio cultural relacionado à cachaça e o desenvolvimento local em Presidente Bernardes – MG. Assim, o estudo realizado identificou que a população de Presidente Bernardes ainda apresenta forte identidade com este patrimônio cultural e que este, se trabalhado em conjunto com outras políticas públicas e planejamento municipal, tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da cidade por meio da exploração do turismo que envolve a cachaça. Assim, a exploração da atividade turística com a cachaça e outras curiosidades que envolvem o meio rural tem o potencial de colaborar com a salvaguarda deste patrimônio, ao incentivar a permanência das pessoas no campo juntamente com os investimentos consequentes. Palavras-chave: Cachaça. Patrimônio. Turismo. Desenvolvimento. Presidente BernardesItem A Circulação das ideias de Ling e a ginástica sueca em periódicos especializados da educação física (Brasil, 1932-1954)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-23) Silva, Januína Lúcia da; Baía, Anderson da Cunha; http://lattes.cnpq.br/6277346614361376A Ginástica Sueca criada por Pehr Henrik Ling, no início do século XIX, na sua trajetória, foi reconfigurada pelos diferentes atores que deram continuidade a sua obra, firmando o entendimento que a ginástica criada por Ling, passou por processos de adaptações ao longo da sua existência e sua circulação aconteceu de variadas formas. Partindo do entendimento que há na história da Ginástica Sueca, diferentes versões desta ginástica, a pesquisa tem como propósito investigar a circulação das ideias de Ling e da Ginástica Sueca, no período de 1932 a 1954, tomando como lugar de difusão a Revista de Educação Física (REF) e Educação Física (REPhy). Esses dois periódicos foram as fontes centrais desse estudo e a mobilização dalas e seu trato metodológico foram orientados pelos pressupostos da História Cultural inspirando-se em Certeau (1982, 1994), Ginzburg (1989), Chartier (2002) e Bloch (2001). Ao dialogar com o contexto do processo de educação do corpo, tomando o lugar das práticas corporais como indicação na construção de um projeto de nação para o Brasil, percebeu-se que no clima cultural desenhado no período da Primeira República, as influências externas colocaram em circulação no país um tipo de cultura física na qual demandava uma nação de corpo enérgico e na qual se configurou na primeira metade do século XX em uma ambiência favorável para constituição dos dois primeiros periódicos especializados em Educação Física no Brasil, a REF e REPhy. Destacou-se, que ambos os periódicos ao emergir no cenário nacional colocaram em circulação um conjunto de práticas corporais, veiculando em suas páginas reportagens e sujeitos que remetiam como modelos de Educação Física/Ginástica de outros países. A concentração de matérias nas quais vulgarizavam variadas práticas seja esporte ou ginástica, demarcaram um espaço que ao se fazerem presente contribuíram para instalação de uma cultura física no país. Ao buscar identificar a presença de Ling e caracterizar a Ginástica Sueca, apresentando a forma como circularam nos periódicos, observou-se que Ling e seu método de ginástica, fizeram-se presente, entre os debates vigentes sobre um melhor método de educação do corpo em ambos os periódicos. Ling destacou-se nos dois impressos tanto na contribuição no início do século XIX na construção da Ginástica Sueca, na apresentação da sua trajetória, na criação do seu Instituto de ginástica e na presença dos seus colaboradores. Também encontrou-se a circulação de uma Ginástica Sueca modificada, que pode ser referenciada de Moderna Ginástica Sueca. Essas duas formas de propor a Ginástica Sueca encontraram nas páginas dos periódicos lugar de circulação, colocando-as no debate da constituição de Educação Física nacional. Palavras-chave: Ginástica sueca. Periódicos. Educação Física. História.Item A comida na cultura pomerana: simbolismo, identidade e sociabilidade(Universidade Federal de Viçosa, 2015-03-24) Schmidt, Adriele; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/0227474386338036Os pomeranos são um grupo étnico proveniente da extinta Pomerânia, região da Europa situada entre a Alemanha e a Polônia. Por motivos de guerra, fome e perseguição religiosa, esse grupo emigrou para o Brasil a partir de 1859 e outros países em busca de novas perspectivas de vida. Em seu novo país reconstituíram seus modos de vida e reinventaram alguns aspectos de sua cultura. Diante da amplitude e dinâmica da cultura, a comida pomerana se tornou objeto principal de estudo por estar presente em praticamente todos os contextos e por pressupor que a comida cotidiana e a presente nos rituais e festividades pomeranos são importantes marcadores de identidade grupal, estão dotados de simbolismos e atuam na mediação e na manutenção das relações sociais entre as famílias. Assim, objetivou-se estudar a cultura pomerana e os marcadores de identidade do seu povo, em especial os aspectos culturais da comida pomerana em seu uso ritual e cotidiano pelos imigrantes residentes em Santa Maria de Jetibá e em Itarana Espírito Santo - Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, mais especificamente, de uma etnografia sobre pomeranos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante e entrevistas em profundidade acerca de assuntos como identidade pomerana, a comida no cotidiano e nas festividades e suas transformações e permanências ao longo das gerações, bem como sobre mutirões, sociabilidade e relações de trocas entre os pomeranos. Os dados de campo permitem afirmar que longe da Pomerânia e dos antepassados, os imigrantes reinventaram os seus modos de vida no Brasil. Entretanto, a cultura continua sendo pomerana, uma vez que o ato de emigrar significou um rompimento com o país de origem, mas não com as suas tradições. Assim, muitos dos aspectos culturais pomeranos continuam presentes e marcam a sua identidade tais como a língua, a forma de ser, de trabalhar e de festejar, a religião, o vestuário, a arquitetura e a comida, que está muito ligada à história e aos primórdios da imigração pomerana ao Brasil, pois, diante dos desafios, reinventaram suas práticas alimentares de acordo com suas necessidades e disponibilidade de alimentos em cada período. As tradições e os rituais alimentares contêm e transportam as culturas de quem as pratica, constituindo-se em heranças que são preservadas e repassadas entre as gerações, e que estão dotadas de simbolismos, crenças e afetividades. A comida também incorpora dimensões sociais e culturais que podem ser evidenciadas nos atos de doar, receber e retribuir presentes alimentares entre familiares, amigos e vizinhos. O trabalho é um marcador de identidade pomerana fundamental, pois por meio dele percebe-se as formas de organização da sociedade, questões de gênero e transmissão de herança. Ressalta-se o trabalho em mutirão para realização de atividades de interesse coletivo, sejam eles trabalhos comunitários, agrícolas ou até mesmo a organização de festividades. Além desses aspectos, os idosos foram considerados guardiões da cultura pomerana. No entanto, os adultos e jovens também apresentaram seu ponto de vista e notou-se divergentes percepções, em que para os idosos os aspectos culturais pomeranos e a comida não deveriam ter sido tão ressignificados e na perspectiva dos adultos e jovens, não há problemas nas mudanças pela qual as comunidades pomeranas têm passado, desde que elas convivam no mesmo espaço que as tradições.