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    Língua, cultura e migração: desenvolvimento linguístico e cultural de crianças de famílias migrantes internacionais em Viçosa, Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-10) Souza, Flávia Rodrigues de; Valadão, Michelle Nave; http://lattes.cnpq.br/7300295908320350
    A migração internacional é um fator que contribui para expansão das línguas e que colabora na formação e reconstrução identitária do sujeito, favorecendo a sua autonomia, construída na pluralidade das línguas e na flexibilidade, conquistada na transposição de fronteiras e de espaços politicamente demarcados. Os estudos sobre migração internacional no Brasil têm focado muito em questões de ordem econômica e política, ao tratarem da exploração de mão de obra barata de pessoas em situação de refúgio, e das questões humanitárias envolvidas no tratamento de (i)migrantes nessa condição. O processo de internacionalização da educação, que também contribui para um movimento migratório internacional temporário, tem motivado muitos estudos, embora esses ainda se concentrem nos aspectos sociais (CUNHA et al., 2017), políticos e econômicos da internacionalização do ensino superior (LIMA; MARANHÃO, 2009; ARAÚJO; SILVA, 2015; SILVA, 2017). Assim, têm ficado à margem das pesquisas aspectos importantes da migração para estudos, como os impactos sobre as famílias e a educação básica e a participação, cada vez maior, de classes sociais menos privilegiadas. Compreendendo a influência da Universidade Federal de Viçosa na composição demográfica e na paisagem linguística e cultural da cidade de Viçosa, Minas Gerais, realizamos esta pesquisa com o objetivo de investigar o perfil linguístico cultural das crianças em idade escolar que compõem famílias migrantes internacionais residentes nessa localidade, identificando seus fatores constitutivos. A pesquisa, do tipo qualitativa, está situada no domínio da Linguística Aplicada e foi dividida em duas etapas: 1) levantamento (GIL, 2012); e 2) estudo de campo, com o uso de entrevistas semiestruturadas (DENZIN et al., 2010). Foram identificadas no levantamento 41 crianças, integrantes de 28 famílias migrantes internacionais, 13 delas com pelo menos 2 filhos em idade escolar. Das 41 crianças matriculadas na rede básica de ensino, 14 estão na fase de 7 a 10 anos e 11, na fase de 11 a 15 anos de idade. Além disso, observamos que 31 (73%) estão matriculadas em escolas da rede privada de ensino e 10, na rede pública e/ou em Organizações Não-Governamentais (ONGs). Considerando que, na maior parte das famílias (17), pelo menos um dos pais é latino-americano de origem hispânica, a língua estrangeira mais presente no ambiente escolar é o espanhol, seguido do inglês. No estudo de campo, foram entrevistadas 9 das 28 famílias constantes no levantamento e os dados, analisados considerando o ponto de vista dos entrevistados. Assim, em 6 das 9 famílias entrevistadas, as crianças são bilíngues e não enfrentam problemas de aprendizagem de conteúdos curriculares. Em uma das famílias, a criança está em fase de aprendizagem da língua portuguesa e, nas últimas duas famílias, embora sejam bilíngues, os pais relatam não terem conseguido ensinar e manter suas línguas maternas com os filhos. A partir dos relatos das famílias entrevistadas, concluímos que, apesar da presença de uma comunidade significativa de estrangeiros na cidade de Viçosa, existem grandes desafios na manutenção das línguas dos pais com as crianças. São desafios já relatados por outros autores e que envolvem: a) questões identitárias (LIGHTBOWN; SPADA, 1993; MEY, 2006; SOUZA, 2016); b) crenças sobre aquisição e ensino-aprendizagem de línguas (LIGTHBOWN; SPADA, 1993b); c) pressões da comunidade majoritária (comunidade, família e escola); d) acesso a materiais e a uma comunidade de fala (CHULATA, 2015b); e e) aspectos intrínsecos ao desenvolvimento da criança bilíngue, como o desenvolvimento fonológico diferenciado (HOFF, 2006) e a intersecção/mistura de línguas (DOI; EL’DASH, 2006). Também foi possível confirmar que, de modo geral, entre as crianças mais jovens, de até 8 anos, a aquisição ou aprendizagem de português, língua majoritária e de instrução nas escolas, não carece de grandes preocupações. Por outro lado, merecem muita atenção a (des)valorização da pluralidade cultural dessas crianças no espaço escolar e a (in)compreensão sobre aquisição de línguas e bilinguismo entre crianças migrantes. Tendo em consideração a inexistência de ensino bilíngue na região, com alfabetização e ensino dos conteúdos curriculares na língua falada pelos pais, é fundamental que a comunidade escolar procure conhecer o histórico de migrações dessas famílias, visando compreender suas especificidades linguísticas e culturais, incentivando os pais na manutenção de suas línguas maternas com os filhos. Palavras-chave: Bilinguismo. Ensino-aprendizagem de línguas. Internacionalização.
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    Ariano Suassuna, o Plauto arretado do Nordeste brasileiro: emulações plautinas em Auto da Compadecida
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-05-28) Dias, Vanessa Fernandes; Martins, Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8186042036956291
    O presente estudo propõe investigar a maneira com que Ariano Suassuna, valendo-se da emulação, prática mimética fundamental para a composição artística da Antiguidade clássica e de épocas posteriores, rivaliza com a obra dramática do autor romano Titus Maccius Plautus, à medida que seleciona componentes formais inerentes ao arcabouço cênico do teatro latino arcaico ressignificando-os em seu contexto místico e sertanejo. Para tanto, mediante a análise de trechos das peças Miles Gloriosus, do comediógrafo romano, e Auto da Compadecida, do dramaturgo brasileiro, a matéria central desta pesquisa consiste em observar a reatualização do seruus callidus, personagem-tipo protagonista do teatro plautino, no Auto suassuniano, que, a nosso ver, corresponde ao astuto João Grilo. Partimos do pressuposto de que tal processo mimético ocorre por meio da incorporação de procedimentos da tradição e dos elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. Além da apreciação relacionada propriamente à elaboração teatral, buscar-se-á compreender alguns aspectos inerentes ao contexto de produção das comédias nas sociedades antiga e moderna, observando, por um lado, o modo com que Plauto, ao explorar no palco a relação senhor-escravo na Roma republicana, entre os séculos III e II a.C., reafirma o status quo romano e, por outro, como Suassuna, na dramatização dos problemas estruturais do país como a desigualdade social, a pobreza e o racismo, frutos dos impactos nocivos da escravidão no Brasil, assume postura crítica, pois que converte João Grilo em porta-voz de sua crítica “arretada”. Esta pesquisa, portanto, pretende ainda contribuir, na clave da emulação, para discussões acerca da recepção do teatro de Plauto na obra de Suassuna. Nesse sentido, a presente dissertação é contributo crítico não só para a interpretação do teatro brasileiro de um modo geral, e em particular do dramaturgo paraibano, mas também para o campo dos Estudos Clássicos, ao demonstrar a vitalidade do teatro antigo em nossos tempos. Palavras-chave: Emulação. Plauto. Ariano Suassuna. Miles Gloriosus. Auto da Compadecida.
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    A representação de francofalantes a partir de livros didáticos de francês língua estrangeira em uma perspectiva dos estudos discursivos críticos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-20) Mucci, Samira Baião Pereira e; Gomes, Maria Carmen Aires; http://lattes.cnpq.br/6696804895324073
    Neste trabalho, investigamos como falantes de francês são identificados e representados nos três livros didáticos de Francês língua estrangeira (LDFLE) utilizados no curso de Licenciatura em Letras Português/Francês da Universidade Federal de Viçosa, sendo eles: Alter Ego +1, AlterEgo +2 e Le Nouvel Édito B1, compreendendo-os enquanto um gênero discursivo (BAKHTIN, 1997; BUNZEN, 2005; 2007; BUNZEN; ROJO, 2005; SOUZA; VIANA, 2011). O estudo se configura como uma pesquisa de cunho documental e qualitativo, uma vez que a análise englobou um processo complexo de observação de textos multimodais desses livros didáticos. Em um primeiro momento, buscamos temáticas recorrentes nos três LDFLEs e, consequentemente, em todos os períodos dos estudantes de Letras Português/Francês da UFV. A partir disso, nos deparamos com as relações afetivas que, além de estarem presentes em todos os níveis de ensino-aprendizagem desses alunos, também salientavam identificações de sujeitos francofalantes, visto que essas relações são interpessoais. Assim, definimos três grandes categorias macrossemânticas de análise: relações amorosas, relações de amizade e relações familiares. A partir dessa divisão, a pesquisa se desenvolveu partindo da análise de imagens das páginas que tocavam as temáticas em questão, através do aporte teórico metodológico da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para compreender ainda a que as imagens se prestavam nas páginas dos LDFLEs e de que forma realizavam efeitos de sentido, foram analisados os enunciados das atividades e os textos que se relacionavam com essas figuras, nos apoiando, inicialmente, na Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]), operacionalizando ainda com categorias da Análise do Discurso Textualmente Orientada (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999). Através dos resultados encontrados nas análises, articulamos nossos dados com teorias e pesquisas que nos dessem suporte para a realização de discussões acerca de gênero, sexualidade, raça/etnia, tamanho e faixa etária de falantes de francês. Os resultados indicam pouca representatividade de pessoas francofalantes que não fazem parte de grupos dominantes no que concerne às características analisadas. Observou-se uma ampla maioria de pessoas brancas, magras e jovens. No que tange à especificidade de cada categoria, encontramos o marco epistemológico heteronormativo nas categorias relações amorosas e familiares. No que tange às relações de amizade, há baixa modalidade de pessoas negras, gordas, velhas e, quando retratadas, não são nomeadas e não têm acesso à autonarrativa, como acontece com algumas pessoas brancas, magras e jovens. A partir dos obstáculos encontrados e da função do problema na prática, e com base no raciocínio dialético faircloughiano por ações que incentivem mudanças sociais, apresentamos atividades que podem contribuir para uma prática socioescolar mais crítica, questionadora e emancipatória. Palavras-chave: Livro didático. Francês língua estrangeira. Multimodalidade. Estudos críticos.
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    A polêmica sobre a mudança climática: encenação midiática nas notícias relativas à saída dos EUA do Acordo de Paris
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-04) Moura, Jairo Bruno Gomes de; Vale, Rony Petterson Gomes do; http://lattes.cnpq.br/9823438464981928
    A mudança climática é um dos grandes temas de debate do século XXI (GIDDENS, 2010). Observando nosso contexto histórico de desenvolvimento do mundo globalizado, um dos modos mais importantes de construção do debate sobre esse tema é o meio midiático. Para analisar o tema da mudança climática na mídia, elegemos o acontecimento: a saída dos EUA do Acordo de Paris. Foram selecionadas para o corpus nove notícias disponíveis na mídia digital nacional, especificamente os sites G1, El País Brasil e Veja online, publicadas no período de maio a junho de 2017. Dito isto, analisamos a encenação da argumentação mobilizada pela mídia digital brasileira em notícias relativas à saída dos EUA do Acordo de Paris, explorando a polêmica em torno da mudança climática. As considerações sobre as Mídias e o Modo de Organização Argumentativo, assim como outras contribuições foram baseadas em Charaudeau (2001, 2004, 2005, 2014, 2015). Como fundamentação à análise da argumentação, também recorremos a Amossy (2017a, 2017b) no que tange ao discurso polêmico. Constatamos que a polêmica sobre a mudança climática se apoia principalmente no dissenso advindo do mundo da política. A mídia explora esse dissenso evidenciando uma dicotomia representada em dois polos. No primeiro polo estariam os favoráveis à responsabilização humana pela mudança climática, enquanto no outro polo estariam os que duvidam ou questionam a responsabilidade humana na mudança do clima terrestre. A polarização atende uma disposição em explorar acentuadamente a visada de incitação e com isso gerar maior repercussão das notícias na busca de maiores benefícios econômicos. A desqualificação ao adversário não é tão intensa. Nesse cenário, o tema da mudança climática perde importância. O importante é a encenação produzida em torno de uma disputa política. Palavras-chave: Polêmica. Mídia. Argumentação. Mudança climática
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    A detailed look at public school in-service EFL teachers’ self-esteem
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-30) Carvalho, Aline Moraes; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7776887806424569
    Several studies in language teacher education within Applied Linguistics have pointed out a significant number of English teachers with low self-esteem, although it was not the main focus of these studies (BARCELOS, 2016; 2011; BARCELOS & COELHO, 2010; ZOLNIER, 2011; ZOLNIER & MICCOLI, 2009). According to Reilly (2012), self-esteem is necessary in teacher education since a healthy self-esteem can help teachers evaluate themselves more realistically and be more open to changes and development, besides being more prone to happiness, to work more effectively, and to encouraging students’ self-esteem. Yet, although some studies have been conducted in the Brazilian context (DOHMS, 2011; SILVEIRA, 2010; FABRET, 2007; LAGO, 2007), very few have focused on English teachers’ self-esteem. This study aimed at investigating the self-esteem of three in-service English teachers working at a Brazilian public school. The literature review was based on studies on self-esteem in social psychology such as Peñaherrera León et al. (2014), Mruk (2013), Branden (1996a; 1996b). Data were collected through the Teacher Self-esteem Test (ARZOLA & COLLARTE, 1992), visual and written narratives, and interviews. The results have suggested that each participant’s self-esteem is different and the factors that seem to influence most on their self-esteem, either positively or negatively, are: a) their perceived level of proficiency; b) their beliefs; c) the feelings of being accepted, valued and respected by the school community through demonstrations of support, approval, trust, and affection; d) results achieved; and e) feedback from significant others. This study brings implications for teacher education and continuing education since by understanding how EFL teachers’ self- esteem works and by identifying its main influences and consequences, we can help teachers to develop and maintain balanced levels of self-esteem, thus helping their practice and the school community. Keywords: Self-esteem. EFL teachers. Brazilian public school.
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    Narrativas de si e imaginários sobre HIV: uma análise do canal HDiário
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-05-25) Santos Filho, Robson Evangelista dos; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; http://lattes.cnpq.br/5769120637413866
    Na presente dissertação, desenvolvemos uma análise discursiva dos vídeos de Gabriel Comicholi em seu canal HDiário, no YouTube, no qual ele revela que vive com HIV e relata as suas vivências com o vírus. Nosso objetivo foi investigar como o HIV e os soropositivos são representados em sua narrativa de vida midiatizada. Para tanto, nossa pesquisa foi subsidiada principalmente por referenciais sobre HIV, narrativas de vida, videografias de si, espaço biográfico, publicização do privado e por alguns conceitos da Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, adotados como categorias analíticas, como as restrições e estratégias do contrato de comunicação e os imaginários sociodiscursivos. Dentre os principais resultados, percebemos que Gabriel expõe a condição sorológica, o íntimo e o cotidiano para informar, educar e conscientizar sobre esse tema não abordado na internet ou tratado de forma equivocada, além de adquirir visibilidade e ajuda tanto para si quanto para outras pessoas que vivem com HIV. Ele se dirige em especial a elas, colocando-se como militante e representante do grupo, embora não se identifique como soropositivo. No entanto, o youtuber funda seu direito à palavra por viver com o vírus, recorrendo às suas experiências e, assim, se vale dos seus relatos pessoais como forma de legitimidade, mas também de credibilidade e captação, utilizando, ainda, imagens, conhecimentos científicos, tom mais descontraído, dentre outros recursos de linguagem. Com relação aos imaginários, Comicholi mobiliza diversos deles, ora para refutá-los, ora reforçando-os, a exemplo dos que associam o HIV à morte, doença, promiscuidade, irresponsabilidade, infidelidade, sexo, sofrimento, jovens e homossexuais. E ao criar uma imagem de si, ele também formula uma imagem ao grupo de soropositivos, colocando-os como doentes, culpados, descuidados, incapazes e acomodados. Notamos que todos os imaginários acionados têm valorações pejorativas e que a maioria deles é engendrada por saberes de crença, incluindo aqueles que já foram reformulados pelo domínio médico, mas que continuam presentes no senso comum, daí a nossa hipótese de que há uma epidemia discursiva com tantos estereótipos sobre HIV ainda a contaminar o imaginário social. Palavras-chave: HIV. HDiário. Narrativa de vida. Imaginários sociodiscursivos.
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    Análise discursivo-crítica dos relatos de homens trans em práticas socioescolares de Viçosa-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-20) Ribeiro, Samuel de Sá; Gomes, Maria Carmen Aires; http://lattes.cnpq.br/8968187075916748
    Esta pesquisa discursiva-etnográfica-crítica e transformacional objetivou analisar os relatos de si produzidos por quatro homens trans estudantes do ensino médio de duas escolas públicas estaduais da cidade de Viçosa-MG. Também foi do nosso interesse investigar os discursos produzidos por profissionais da educação, analisando as representações e as identificações que produziram acerca dos conhecimentos acerca de gêneros sociais, de sexualidades e da transgeneridade. Para gerar os relatos dos estudantes colaboradores deste estudo, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas. Já para obter os discursos de professores/as, supervisoras e diretora, também colaboradores/as, utilizamos diálogos em grupos focais (BACKES et al., 2011; DUARTE, 2002). Como base teórica e metodológica, operacionalizamos com categorias linguístico-discursivas da Análise do Discurso Textualmente Orientada (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001 [1992]); FAIRCLOUGH, 2003), considerando, também, o Sistema de Avaliatividade (WHITE, 2004). Nas explanações críticas, articulamos nossos dados linguísticos aos Estudos de Gênero (BUTLER, 2003, 2015, 2016, 2017; BENTO, 2017; CONNELL, 2016; LOURO, 2000, 2012, 2014; MISKOLCI, 2014; PRECIADO, 2017; PONTES; SILVA, 2017) e aos estudos específicos acerca das Masculinidades Plurais (ALMEIDA, 2012; ÁVILA, 2014; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; NERY, 2014). As análises dos relatos foram organizadas por temas e nos evidenciaram avaliações positivas e negativas da vida escolar. Percebemos, então, não só a insegurança das vidas transmasculinas em cenas de interpelações de violências simbólicas e físicas produzidas nas relações sociais estabelecidas entre os estudantes, colegas da escola, membros familiares e equipe de profissionais da educação, mas, também, identificamos acolhimento no espaço escolar. Os efeitos da rearticulação das ordens discursivas religiosa, conservadora e pró-escola sem partido foram analisados. Por fim, discutimos o modo como os estudantes trans experienciaram materialmente a vida escolar. Assim, avançando na perspectiva do raciocínio dialético faircloughiano, de modo enagajado em ações que incentivem mudanças sociais, oferecemos um minicurso de formação continuada sobre os temas gêneros e sexualidades para professores/as das duas escolas, onde realizamos nossa pesquisa discursiva- etnográfica, com o intuito de potencializar práticas emancipatórias e acolhedoras das diferenças nessas instituições de ensino (FAIRCLOUGH, 2019). Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica. Homens trans. Escola.
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    Brasil na Antártica: a divulgação científica sobre as mudanças climáticas na mídia online
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-10-06) Carvalho, Maxwell Bruno Monteiro; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9365073951685852
    Este trabalho se propôs a analisar como ocorre o processo de recontextualização das pesquisas científicas realizadas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) acerca das mudanças climáticas em mídias online, tomando como base matérias jornalísticas publicadas pelos veículos: Estadão, O Globo, Folha de S. Paulo e G1. Foram selecionados 16 textos, entre reportagens e notícias, analisados, por um lado, a partir de seus critérios noticiáveis, com o intuito de identificar alguns parâmetros utilizados na escolha do que é publicado e, por outro lado, a partir da perspectiva linguístico-discursiva, para compreender como as informações científicas são tratadas pelas mídias online selecionadas. Para a realização da análise, foram utilizados autores que exploram pressupostos básicos da atividade e linguagem jornalística (BELTRÃO, 1980; BAHIA, 2009; ERBOLATO, 2004; LAGE, 2001; MARQUES DE MELO, 2003). Especificamente para a análise dos Critérios de Noticiabilidade científica recorreu-se a Burkett (1990). Na análise discursiva, foram utilizados os pressupostos da Análise do Discurso da Divulgação Científica (CALSAMIGLIA, 1997; CASSANY, LÓPEZ e MARTÍ, 2000; CASSANY, 2003; CATALDI, 2007a e b, 2011, 2016) a partir dos procedimentos linguístico- discursivos de expansão, redução e variação e das estratégias divulgativas. Ao final do trabalho, destacam-se algumas questões: 1) Os critérios noticiáveis mais influentes foram: Significado e Necessidade de Conhecimento. A predominância do Significado evidencia o sentido dos fatos científicos e suas implicações sociais, econômicas, políticas etc. Já o critério Necessidade de Conhecimento demonstra o interesse em atender ao desejo do público pelo consumo de informações científicas, sejam curiosidades ou questões que impactam a sociedade; 2) Quanto aos procedimentos linguístico-discursivos, foi verificada uma maior incidência da expansão a partir, principalmente, das estratégias divulgativas de contextualização e modalização. A primeira indica o esforço das mídias em garantir que o público compreenda o contexto e a relevância das informações, a segunda revela uma abordagem carregada de elementos subjetivos; 3) A cobertura apresentou-se pouco voltada à comunicação de riscos e efeitos deletérios decorrentes das mudanças climáticas e do aquecimento global. Palavras-chave: Proantar. Antártica. Divulgação científica. Mudanças climáticas. Análise do discurso de divulgação científica.
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    Crenças e emoções de uma professora formadora de língua inglesa e de seus alunos: um estudo de caso
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-26) Godoy, Pauliane Ferreira Gandhi de; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5131267669625652
    Pesquisas em Linguística Aplicada têm demonstrado preocupação com a qualidade da formação dos professores de línguas, suas práticas e abordagens de ensino (CELANI, 2003; GIMENEZ, 2005; GALLARDO; OLIVEIRA, 2018; GIMENEZ, 2011; IALAGO e DURAN, 2008; MAGALHÃES, 2004; SANTOS; LIMA, 2011; RODRIGUES, L. 2016; VIEIRA-ABRAHÃO, 2004). Nesse cenário a figura do professor formador é central. Entretanto, poucos trabalhos têm se dedicado à temática do professor formador (BORGES et al., 2007; GODOY, 2019; ORTENZI, 2007; SALOMÃO, 2011; SILVA, 2018) ou as suas crenças e emoções, apesar de algumas pesquisas apontarem que esses são construtos interrelacionados (ARAGÃO, 2011; BARCELOS, 2015; 2019; BARCELOS; RUOHOTIE-LYHTY, 2018; KALAJA et al., 2016) e que devem ser investigados de forma aliada. Visando contribuir para o preenchimento desta lacuna, este estudo de caso teve por objetivo identificar as crenças e emoções de uma professora formadora sobre formação de professores de inglês e as de seus alunos e a relação entre esses conceitos. Os participantes foram uma professora formadora, que atua no curso de Letras desde 2018, e quatro alunos do primeiro período do curso de Letras de uma universidade pública localizada na zona da mata mineira. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto, narrativa escrita, narrativa visual e entrevista semiestruturada, durante o primeiro semestre de 2019. A análise de dados seguiu os padrões da pesquisa qualitativa (HOLLIDAY, 2002; PATTON, 2002; RICHARDS, 2003). Os resultados sugerem que a professora formadora e os alunos compartilham muitas crenças. Tanto a professora formadora quanto os alunos acreditam que a formação de professores de línguas deve ser baseada em competências teóricas e práticas, bem como em uma formação humanista que valoriza os professores em formação, suas crenças e suas emoções. Além disso, ambos acreditam que os professores formadores são figuras essenciais no processo de formação de futuros professores e que devem ajudar os alunos e ter responsabilidade com a sua atuação. As emoções também foram, em sua maioria, similares. A professora formadora e os alunos entendem que a aprendizagem de língua inglesa é um processo complexo, que se relaciona às emoções de tristeza e frustração, mas que também envolve paixão pela língua e o desejo de aprendê-la ou ensiná-la. Este estudo traz reflexões acerca do papel das crenças e das emoções tanto para o professor formador quanto para o professor de inglês em formação e suas práticas pedagógicas. Esperamos que este estudo possa ajudar professores que atuam em diversos contextos de formação (inicial, em-serviço e continuada) a refletir a respeito de suas emoções e crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Palavras-chave: Crenças. Emoções. Professores formadores de língua inglesa. Professores em formação.
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    Narrativas e infância: representação da fantasia e da violência em A Bolsa Amarela e Sapato de Salto, de Lygia Bojunga
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-11-06) Cortes, Maria Oliveira; Cruz, Adélcio de Sousa; http://lattes.cnpq.br/7524334829668054
    Esta dissertação traz a representação da violência e dos direitos negligenciados na infância a partir das obras Sapato de Salto, publicada em 2006, e A bolsa amarela, em 1976, ambas da escritora Lygia Bojunga. As duas narrativas iluminam reflexões acerca da infância negligenciada na sociedade patriarcal e reafirmada pelas mídias, influenciando as famílias a reproduzirem esse padrão: Sapato de Salto traz a representação da sociedade patriarcal, denunciando um comportamento perverso em relação à infância; A bolsa amarela, evidenciando o empoderamento infantil. A análise apresenta um breve histórico do conceito de infância e da banalização dos direitos da criança e do adolescente, além de um olhar para a presença da infância na literatura clássica, nos contos de fadas e na literatura brasileira. Como ferramentas teóricas, esta pesquisa apresenta os conceitos acerca da Literatura Fantástica, da Intertextualidade, do Romance de Formação (bildungsroman) e da Mimesis. O estudo de tais obras ilumina os descasos com a infância, o que constitui um dos elementos centrais dos enredos. O narrador – ora em primeira, ora em terceira pessoa – serve de gatilho para a ações e os diálogos das personagens das tramas. A partir dessas personagens, foi possível perceber a voz dos sujeitos de direitos que não têm espaços de fala na sociedade e estão vulneráveis em uma cultura que ignora o sentimento de infância. Destarte, esta pesquisa contribui para o debate e para a reflexão sobre os direitos e proteção da infância, a partir da ficcionalidade dos direitos negligenciados desde a primeira etapa da vida. Palavras-chave: Literatura. Infância. Violência. Representação. Lygia Bojunga.