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    Cultura e identidade brasileiras na animação: um estudo sobre Irmão do Jorel
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-03-27) Antunes, Cleonice Alves de Castro; Siqueira, Joelma Santana; http://lattes.cnpq.br/0370862109807708
    Os artefatos produzidos pela indústria cultural contemporânea são frequentemente simbólicos, de natureza linguística. Transmitidos pelos meios de comunicação de massa, se tornam repositórios das referências culturais de uma sociedade e estimulam uma disciplina de consumo – não somente de bens, mas também dos próprios símbolos e das culturas a eles agregadas. Dentre os objetos de maior destaque dessa indústria está o desenho animado. Historicamente dominado por produções estrangeiras, o cenário da animação no Brasil permite recordar conceitos como o de alienação cultural, a introjeção de uma cultura que serve a interesses alheios em outra. Quando se assume que cultura nacional é um discurso conscientemente construído a fim de orientar as ações e percepções de um povo a respeito de si, os discursos massivos têm sido interpretados na América Latina como parte de um sistema globalizado homogenizador, que apagaria manifestações culturais locais e, assim, suas identidades. Diferentemente da tendência à difusão da produção estrangeira, Irmão do Jorel (2014) é uma série animada brasileira, assumidamente inspirada em famílias suburbanas do país no fim do século XX, que representa a própria cultura em que se insere. O foco dessa pesquisa é identificar na narrativa de Irmão do Jorel elementos constituintes de uma cultura e identidade brasileiras – cotidianas, popular e não academicizadas – a fim de discutir seu papel na representatividade do Brasil. Para a contextualização adequada da pesquisa na perspectiva dos estudos literários, são revisadas, em seus dois primeiros capítulos, a situação dos estudos em literatura na contemporaneidade e as relações entre o texto literário e o audiovisual. Analisando-se em sequência um corpus de episódios levantados, nota-se a recorrência de um caráter memorial na narrativa, que aborda a transição da organização social brasileira entre as décadas de 1980 e 1990, ao mesmo tempo em que se destaca a influência dos meios massivos e da sociedade de consumo, consequentes do processo de globalização. Observa-se, assim, a representação da própria nação em uma narrativa do tipo massificado que, anteriormente, era acusada de promover o apagamento das identidades nacionais. O diálogo com o local, entretanto, não é imprescindível para a construção do sentido em nenhum dos episódios analisados, nos quais se evidencia o caráter sincrético – local e global, presente e passado – que parece ser central em Irmão do Jorel.
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    A história de uma cozinheira: imaginários do universo culinário e gastronômico na narrativa de vida do livro de cozinha Todas as sextas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-03-27) Vieira, Luciana Gomide; Xavier, Mariana Ramalho Procópio; http://lattes.cnpq.br/8831339420421866
    Esta dissertação tem como foco a análise discursiva do livro de cozinha Todas as sextas, de Paola Carosella (2016). Dessa forma, buscamos identificar e analisar neste livro os imaginários sociodiscursivos relativos aos domínios da culinária e da gastronomia, que ocorrem no processo de articulação entre as receitas culinárias e a narrativa de vida da cozinheira Paola. Todas as sextas é um livro de receitas, conforme indicação de sua ficha catalográfica, perpassado por narrativas memorialísticas e afetivas que remetem aos imaginários de cozinha, comida, acolhimento e às feminilidades que a autora resgata ao contar a própria história, e também das personagens fundantes em sua identidade, como sua mãe e avós. Desse modo, tomamos a obra como exemplo da problematização de Leonor Arfuch (2010) sobre espaço biográfico, que consiste nas múltiplas possibilidades de tematização da vida na sociedade contemporânea. Neste caso, a vida tematizada encontra-se atrelada e, por vezes, dissolvida às receitas do livro. Ancoradas nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Semiolinguísica, objetivamos analisar, a partir das contribuições de Patrick Charaudeau (2016, 2013, 2010, 2005 e 2004), como os imaginários sociodiscursivos com as temáticas de interesse são construídos na narrativa, e de que forma a transmissão de saberes culinários é realizada. Neste intuito, mobilizamos as categorias dos modos de organização do discurso (MOD) enunciativo, descritivo e narrativo, que nos apontaram caminhos na identificação dos imaginários. Por meio de quadros e diagramas analíticos, desenvolvemos nossas investigações e vimos que o tipo de saber que predomina em toda a narrativa é o de experiência, reflexo da narrativa de si, que traz as vivências da personagem. Vimos também que a culinária é representada por ideias centrais como cozinha, receitas, acolhimento, afeto, memória, identidade, delicadeza, entre outros. Paola vê a cozinha de forma muito positiva e há leveza em seus relatos. A gastronomia está relacionada notadamente aos imaginários sobre sofisticação, gourmet, complexidade, acolhimento e glamour. Os imaginários sobre as feminilidades relacionam-se principalmente à família, ao lar, à beleza e ao poder. Por fim, registramos que a articulação entre as receitas e os relatos acontece por meio da transmissão do saber culinário, que se faz notar ao longo de toda a obra.
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    Argumentação e política: uma análise das construções discursivas de Dilma Rousseff e de Michel Temer em entrevistas ao telejornal SBT Brasil durante o impeachment presidencial de 2016
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-03-22) Moura, Douglas Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/3214643130733589
    Ocorrido entre os meses de dezembro de 2015 e agosto de 2016, o processo de impeachment de Dilma Vana Rousseff (PT) provocou uma forte polarização político-partidária no Brasil e permitiu a chegada de seu vice, Michel Miguel Elias Temer Lulia (MDB), à Presidência da República. Tendo como horizonte um recorte desse período, que foram os cento e onze dias em que o principal cargo político do país foi ocupado interinamente, o presente trabalho buscou apresentar uma análise retórico-discursiva de duas entrevistas, uma concedida por Dilma Rousseff e outra por Michel Temer, ao programa SBT Brasil, no mês de junho de 2016. Buscamos, assim, verificar de que maneira esses dois políticos tentaram construir suas imagens, mobilizar e despertar sentimentos e também defender, de maneira racional, seus posicionamentos em relação ao processo em curso e às primeiras ações de Michel Temer como Presidente interino. Utilizando conceitos ligados à Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, bem como às teorias argumentativas de Aristóteles e da Nova Retórica, concluímos que tanto Dilma Rousseff quanto Michel Temer buscaram construir ethé bastante favoráveis a si próprios, desqualificando ou o adversário (caso de Dilma) ou a tese por ele levantada (caso de Temer). Com relação aos pathé, a própria situação de cada um no processo pareceu direcionar os sentimentos explicitados, uma vez que a Presidente afastada mostrou-se voltada ao combate de uma (segundo ela) injustiça sofrida, ao passo que Temer aparentou estar tranquilo e confiante em sua efetivação na Presidência. A respeito do logos, constatamos em ambas as falas uma ampla variedade de modos de raciocínio e de tipos de argumentos, o que as fortaleceu. Ademais, conseguimos visualizar como os campos político e midiático se influenciam em momentos importantes como o aqui discutido.
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    A viagem da personagem Pierre Saint’Hilaire em O Rastro do Jaguar, de Murilo Carvalho
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-12-20) Almeida, Ana Maria de Gouveia; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/7113536864292661
    Investigamos, neste trabalho, o romance O rastro do Jaguar (2009), do jornalista mineiro Murilo Carvalho, premiado pela editora portuguesa Leya, em 2008. Nosso objetivo foi investigar, na construção textual do romance, a viagem da personagem Pierre Saint'Hilaire em busca de sua identidade. O rastro do Jaguar é uma narrativa que se sobrepõe em dois tempos: o presente, em que o jornalista Pereira, às vésperas do ano 1900, rememora sua amizade com Pierre na França, e o segundo, que se dá no Brasil, nos contextos da guerra do Império brasileiro contra os índios Botocudos e da Guerra do Paraguai. A obra focaliza o indígena como elemento simultaneamente marginalizado pela História e agente do processo da colonização do país. À medida que Pierre vai se descobrindo como o “outro”, ao se identificar com suas raízes primitivas, ele passa de espectador a agente e assume o espírito do Jaguar, que conduzirá o povo Guarani em busca da Terra sem Males. Esta dissertação compõe-se de três capítulos. No primeiro, abordamos a relação entre Literatura e História (Antonio Esteves, Marilene Weinhardt, Linda Hutcheon e outros), enfatizando aspectos do romance histórico no Brasil e nos detendo em dois fatos históricos, muito representados na Literatura, revisitados em O rastro do Jaguar: a guerra de resistência dos Botocudos (Manuela C. Cunha, Márcia Amantino e outros) e a Guerra do Paraguai (Julio Chiavenato, Mary del Priore e outros). No segundo, fazemos considerações sobre Literatura e impressões de viagem (Fernando Cristóvão, Tzvetan Todorov e outros), enfocando aspectos dos tradicionais relatos de viagens dos exploradores europeus dos séculos XVI ao XIX e das impressões de viagens de autores contemporâneos. Enfim, no terceiro, analisamos a busca da personagem Pierre Saint’Hilaire pela sua identidade Guarani.
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    Do teatro ao cordel: transposição de meios e culturas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-11-25) Lelis, Camila Rita; Dudalski, Sirlei Santos; http://lattes.cnpq.br/3390692348168545
    Este estudo discute o percurso intertextual das comédias A megera domada e Muito Barulho por nada, de William Shakespeare, adaptadas para os cordéis de Marco Haurélio e José Santos, respectivamente. A pesquisa busca mostrar como o texto fonte ganha novas feições cada vez que é reinterpretado e recriado. As mudanças ocorridas nesse processo de transculturação ocorrem desde o plano da linguagem à inserção de elementos da cultura popular nordestina ao texto adaptado. O principal objetivo dessa pesquisa é refletir sobre esse processo, classificado por Linda Hutcheon (2011) como indigenização, ocorrido na adaptação das peças para o cordel. Além disso, a recriação dramática feita pelos cordelistas assume importantes funções sociais no contexto da cultura, dentre elas o estabelecimento da relação entre uma arte erudita e uma arte popular brasileira, ou seja, a partir das raízes das manifestações artísticas populares, a arte erudita é recriada. Este processo de adaptação se mostra também pertinente no que se refere ao acesso à leitura de textos literários e à formação de leitores. Para alcançar tais objetivos, foram utilizadas as teorias da Adaptação de Linda Hutcheon e Robert Stam, além dos estudos de Bakhtin e Julia Kristeva e o debate sobre cultura pautado nos estudos de Raymond Wiliams, Terry Eagleton e Alfredo Bosi. Por fim, sobre o cordel, foram agregadas as pesquisa de Márcia Abreu e Sylvia Nemer.
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    Emoções de professores de inglês sobre políticas linguísticas de ensino nas escolas públicas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-17) Ferreira, Flávia Marina Moreira; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2041384255409544
    Os estudos acerca das políticas linguísticas tem ganhado cada vez mais espaço dentro da área da Linguística Aplicada (LA), seja como tema de congressos (CBLA, 2013), livros (NICOLAIDES; SILVA; TILIO; ROCHA, 2013; CORREA, 2014), dissertações de mestrado (PRADO, 2014), teses de doutorado (MACIEL, 2013) e artigos acadêmicos (SEVERO, 2013; SILVA, 2013; RAJAGOPALAN, 2007, dentre outros). Entretanto, de acordo com Silva (2013), a LA ainda carece de referencial teórico e metodológico para a realização de trabalhos sobre políticas linguísticas. Dentro desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento sobre Políticas Linguísticas de Ensino (PLE) e as emoções a respeito desse tema de três professoras de inglês atuantes na rede pública de ensino, em uma cidade de interior localizada na Zona da Mata Mineira. Como base teórica para a realização deste trabalho, foram utilizados: a) estudos sobre a importância e implementação das politicas linguísticas de ensino no processo de ensino e aprendizagem nas escolas (SILVA, 2013; GARCEZ, 2013; CORREA, 2014; RAJAGOPALAN, 2014; GIMENEZ, STEIN, CANAZART, 2015;); e b) estudos sobre emoções dentro da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana (2005). Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou um questionário aberto e três entrevistas orais semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. O processo de análise dos dados foi de acordo com os parâmetros de análise da pesquisa qualitativa (HOLLIDAY, 2005; DENZIN & LINCOLN, 2006). Os resultados sugeriram conhecimento incipiente por parte das professoras acerca das PLE, o pouco uso das PLE na prática de ensino e a discrepância existente entre o que é proposto pelas PLE macro e micro e o que ocorre, de fato, na prática escolar. Com relação às emoções relatadas pelas professoras acerca das PLE, percebeu-se insatisfação, frustração e raiva devido à impossibilidade de aplicação das políticas na prática e às relações não sociais existentes entre o governo e os professores, entre a direção escolar e os professores e entre os próprios colegas de trabalho. As implicações deste estudo sugerem que as PLE sejam abordadas na formação continuada por meio de uma formação crítica a ser oferecida aos futuros professores. É importante que o processo de implementação das PLE nas escolas seja acompanhado tanto pelos responsáveis que prescrevem as políticas quanto pelo grupo de profissionais (coordenação pedagógica, direção escolar, grupo de professores) atuantes nas escolas.
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    À sombra das palavras: re-visitando o cânone em A Tenda, de Margaret Atwood
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-03-30) Resende, Allan Franck de; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/9991087114356373
    Ao longo do tempo, o cânone literário tem se nutrido de imagens recorrentes e consagradas pelo publico leitor, e renovado os significados, trazendo à tona valores que, ao mesmo tempo, se interrogam e se projetam em constante dialogo com e/ou oposicao a outros tradicionalmente assimilados. Neste aspecto, o conto literário tem se desdobrado em instigantes narrativas, as quais, abordando os mais diferentes e inusitados assuntos, mostram-se como recortes oportunos e interessantes registros das subjetividades do seu tempo. Pela sua concisão, em especial, o conto breve da pós-modernidade presta-se à exploração de um olhar crítico sobre o passado, o presente, e a representação que se tem feito da mesma. A partir deste horizonte, a presente dissertação tem como objeto de estudo três narrativas breves da coletânea A Tenda, de Margaret Atwood (2006), a saber: “Não é fácil ser Semidivino”, “Salomé era uma dançarina” e “A versão de Horácio”. Nestas, a autora proporciona uma re-leitura das personagens clássicas Helena de Troia, Salomé, e Horácio de Hamlet, a quem revisita através de uma ótica paródica. Dessa maneira, o presente estudo objetiva explorar os recursos narrativos ligados à intertextualidade, enveredando-se pelas fronteiras do gênero e perfazendo, assim, as subversões do conceito. Para que esse objetivo fosse alcançado, a fundamentação teórica desta dissertação foi baseada principalmente nos estudos sobre intertextualidade, feitos por Julia Kristeva (1969); nas pesquisas sobre as narrativas breves, realizadas por Nadia Batella Gotlib (2006), Ricardo Piglia (2002); nos estudos sobre o gênero, de Jane Flax (1991), Judith Butler (2008), e Linda Hutcheon (1989; 2002), em especial no que tange à interlocução destes últimos com representações históricas e paródicas no âmbito do pós-modernismo e da crítica da contemporaneidade.
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    Emotions and motivation to teach english at a brazilian public school
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-28) Andrade, Nilce Carla; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2881622918406791
    Since the last decade of the 20th century, scholars have shed light on what motivates teachers in different phases of their careers, in various teaching and learning contexts (DÖRNYEI and USHIODA, 2011; BUTLER, 2014; ALEXANDER, GROSSNICKLE and LIST, 2014; TSUTSUMI, 2014). Alexander, Grossnickle and List (2014) assert that inquiry on teacher motivation is a fertile ground to be deeply explored. Similarly, research on emotions in the educational context is valuable as they can help us better understand the nature, conditions and consequences of the teaching/learning process (HARGREAVES, 2000). However, research on the relationship of both concepts is still scant in Applied Linguistics. Based on studies on teacher motivation (DÖRNYEI e USHIODA, 2011; DÖRNYEI e KUBANYIOVA, 2014; RICHARDSON, KARABENICK, e WATT, 2014) and teacher emotions (ZEMBYLAS, 2002a, 2002b, 2003, 2005; HARGREAVES, 1998, 2000; SUTTON e WHEATLEY, 2003), this study aimed at investigating and understanding an English teacher’s emotions and motivation to teach at a Brazilian public school context, as well as the relationships between these concepts. In order to achieve these aims, the following research questions guided the study: (1) What motivates the teacher to teach English? (2) Which emotions emerge in her teaching? (3) Is there a relationship between her emotions and her motivation to teach English? If so, how does it happen? Two semi-structured questionnaires, a written narrative, a semi-structured interview, classroom observations, field notes, audio recordings, and the teacher’s journal were used as data collection instruments. Data were analyzed according to standards of qualitative research (HOLLIDAY, 2002, PATTON, 2002). Results have suggested that teacher’s main motivation to teach English are her students. Additionally, she experienced antagonistic emotions on a daily basis in the classroom - positive emotions such as empathy, joy and surprise, and negative emotions such as frustration, anger and sadness. These emotions are related to motivation in interactive, dynamic and also dissonant ways. Implications for teacher education were discussed, as well as for research on teacher motivation and emotions in language teaching.
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    Da Lei para a cartilha: a carreira do magistério federal na perspectiva discursiva
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-12-19) Ferreira, Vicentina das Dores Martins; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4579579212876015
    Tendo por base os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso da Divulgação Científica, o objetivo desse trabalho é fazer uma análise linguístico- discursiva de duas cartilhas elaboradas no âmbito sindical das Universidades Federais Fluminense e do Rio Grande do Sul, que recontextualizaram, a partir do âmbito legal, a Lei no 12.772/2012, que trata do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, alterada pela Lei no 12.863/2013. Para realizar a análise proposta, foram selecionados os Capítulos I, III e IV das referidas Leis, que tratam, respectivamente, da estruturação da carreira, do desenvolvimento e da remuneração da categoria docente, temas esses que, em geral, despertam maior interesse nos docentes. Após essa seleção, procedeu-se à análise com base nos procedimentos linguístico-discursivos de expansão, redução e variação e nas estratégias divulgativas, do âmbito legal para o sindical, através de trechos selecionados dos Capítulos I, III e IV das referidas Leis, que foram recontextualizados nas cartilhas. A análise foi realizada considerando que, na passagem do texto do gênero lei para o gênero cartilha, esse sofreu transformações em sua estrutura e linguagem para se adequar à nova situação sociocomunicativa. Nesse trabalho, considerou-se que o gênero lei possui uma linguagem própria com características linguísticas que remetem ao âmbito jurídico, enquanto o gênero cartilha possui um caráter educativo e, portanto, visa instruir, ordenar, recomendar e orientar o público em geral sobre assuntos do seu interesse. Na recontextualização dos Capítulos I, III e IV da Lei, observou-se que o assunto mais recontextualizado, considerando o número de trechos analisados, foi a estrutura remuneratória regulamentada no Capítulo IV da Lei. O procedimento de expansão foi o mais recorrente nas cartilhas e a estratégia divulgativa utilizada mais vezes foi a explicação. O procedimento de redução ocorreu nas formas de condensação e supressão nas duas cartilhas. A cartilha C-01 foi a que mais usou o procedimento de variação na recontextualização dos Capítulos I e IV. Após essa análise linguístico-discursiva, observou-se que a cartilha C-01 abordou a carreira evidenciando a luta da categoria docente em relação a várias questões da carreira e que a C-03 adotou uma postura mais defensiva e conformista, num discurso de celebração e orgulho das conquistas adquiridas em decorrência da aprovação da Lei no 12.772/2012.
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    Desdobramento do cotidiano humilde na poética de Adélia Prado: uma leitura de Bagagem (1976)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-29) Pereira, Luciana Vanessa Macedo; Siqueira, Joelma Santana; http://lattes.cnpq.br/2537137086747215
    A poeta mineira Adélia Prado publicou seu livro Bagagem em 1976, aos 40 anos de idade, com um título sugestivo de alguém que trazia uma experiência de vida associada à experiência literária. Sua poesia dialoga com a de outros poetas modernos, mas inaugura uma voz feminina enunciada da província. A presente pesquisa analisa o tema da humildade na obra Bagagem propondo que se trata de um desdobrar das coisas simples na poesia a partir de uma voz feminina que também reflete sobre a linguagem poética. Para tanto, a dissertação está dividida em quatro capítulos; o primeiro, dedicado ao estudo da presença da mulher mineira nas Letras; o segundo aborda aspectos importantes da lírica moderna; o terceiro discute o tema da humildade na recepção crítica da poesia moderna; e o quarto analisa o corpus, constituído pelos poemas “Grande desejo”, “Orfandade” e “Pistas”, considerados exemplares para a perspectiva crítica adotada na pesquisa. A poética adeliana tem contribuições importantes para a crítica da poesia moderna, tanto no que tange aos modos como figura a mulher, quanto no que diz respeito à construção da lírica moderna que, a despeito da coloquialidade, justaposição de versos menos discursivos, fragmentação etc., não perde seu aspecto comunicativo.