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Item Análise do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Brasil (SINAES) e de sua possível aplicação em Angola - Africa(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-22) Costa, Kapeth Gaspar dos Santos da; Oliveira, Adriel Rodrigues deA Universidade é a instituição responsável pela democratização e produção do conhecimento, na prestação de serviços de alto nível à sociedade. A sua avaliação pode ser considerada um processo importante e oportuno, que corresponde a todo um esforço empregado pela mesma para conhecer-se e alicerçar base sólida de modo a decidir e subsidiar sobre a sua gestão, seu futuro, seu crescimento, visando a tornar-se reconhecido pelos diversos setores institucionais e pela sociedade. Considerando a relevância do tema no âmbito das instituições de ensino superior Angolanas e a escassez de estudos científicos nesta área do saber, a presente dissertação tem por objetivo entender o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira (SINAES) por meio de revisão bibliográfica e condução de entrevistas semiestruturadas junto aos avaliadores institucionais do SINAES. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica Análise de Conteúdo e, para atender aos objetivos propostos, procedeu-se a uma comparação entre as legislações de instituições de ensino superior brasileiras e instituições de ensino superior angolanas, no sentido de proporcionar uma discussão na perspectiva da possibilidade de identificar convergências e divergências num domínio peculiar das duas legislações pondo a finalidade científica a procura das causas de modo a saber se é possível tirar proveito no Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior Brasileiro. Entretanto, foi possível identificar que a concepção do SINAES pode subsidiar a criação de uma proposta de um sistema de avaliação para o contexto Angolano.Item Burocratas no processo de implementação de políticas públicas: estudo de caso da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2023-01-30) Cabral, Daniel Aparecido de Araujo; Valadares, Josiel Lopes; http://lattes.cnpq.br/8003183013422427A dissertação está divida em forma de dois artigos. O primeiro artigo tem como objetivo debater a importância da discricionariedade dos burocratas de nível de rua no processo de implementação de políticas públicas educacionais do Município de Viçosa, Minas Gerais. Para isso, buscou-se estudar o programa criado pelo próprio município para reduzir os déficits de aprendizagem gerados nos alunos da rede de ensino municipal por conta do Covid- 19, programa esse denominado de ―Ações pedagógicas de intervenção (API)‖. Assim, com uma abordagem qualitativa e tendo como estratégica de pesquisa, especificamente o estudo de caso, as unidades de análise adotadas foram as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. Por meio da análise foi possível perceber como o contexto individual de cada escola afeta diretamente na forma como o API é implementado, influenciando na existência da discricionariedade. Já o segundo, buscou debater a importância do burocrata de nível médio na implementação de políticas educacionais do Município de Viçosa, Assim, com uma abordagem qualitativa e tendo como estratégica de pesquisa, especificamente o estudo de caso, sendo uma boa estratégia de pesquisa quando se procura identificar o ―como‖ e ―por que‖ algum fenômeno acontece, as unidades de análise adotadas foram as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. A coleta de dados se embasou nas entrevistas realizadas com diretoras e diretores das escolas e análise documental, disponibilizados pelas escolas, secretaria de educação do município e através do site institucional da prefeitura. A literatura é carente de estudos e definições referente a burocracia de nível médio e ainda é voltada para estudos em âmbito federal. Entender os impactos e o papel do burocrata de nível médio no processo de implementação de política pública é contribuir com programas governamentais mais eficientes. Palavras-chave: Burocrata de nível de rua. Burocrata médio. Discricionariedade.Item Gestão ambiental em instituições públicas de ensino superior: processos de destinação de resíduos eletrônicos de informática(Universidade Federal de Viçosa, 2016-04-01) Diniz, Nina Rosa Fernandes; Teixeira, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/1619484621958992Há seis anos a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituiu a responsabilidade compartilhada e a logística reversa como obrigatórias para os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), incluindo a administração pública como corresponsável pelos resíduos, juntamente com a iniciativa privada e a sociedade. Mas não se definiu como deve ser o processo de logística reversa, quais as funções e quais as responsabilidades de cada participante. O Acordo Setorial para implantação de logística reversa de eletroeletrônicos ainda se encontra em discussão, de maneira que, até o momento, nada de concreto foi implantado. Diante disso, algumas instituições públicas de ensino e pesquisa iniciaram o desenvolvimento de projetos pilotos para a logística reversa de determinada categoria de REEE muito presente em sua realidade: os equipamentos eletrônicos de informática. Por meio de pesquisa qualitativa descritiva com aplicação da técnica de benchmarking, estudou-se os procedimentos instituídos nas universidades UFOP, UFLA, UFMG e USP para o desfazimento dos seus resíduos eletrônicos de informática e sugere-se o aprimoramento do processo utilizado pela UFV. Baseado nas práticas desenvolvidas no Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da USP (CEDIR), propõe-se a criação e institucionalização de uma Divisão de recolhimento e destinação de equipamentos eletrônicos de informática e seus componentes, para centralizar os procedimentos de descarte após o desfazimento, com os deveres de recebimento, separação, análise, reaproveitamento e encaminhamento para empresas que promovam o correto descarte. Outros processos fundamentais são a descrição dos procedimentos em manuais (UFMG, UFOP e USP) e fluxogramas (UFLA), bem como a divulgação no site da UFV para que todos os interessados tenham fácil acesso (UFMG, UFOP e USP), além do registro e acompanhamento através de um sistema de controle de patrimônio (UFMG, UFOP, UFLA, UFV e USP). Sugere-se um modelo de projeto piloto que pode ser adaptado e implantado em outras diversas unidades, além da UFV.Item Inovação social para uma gestão sustentável: uma análise baseada na percepção dos atores das Organizações da Sociedade Civil em Viçosa (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-14) Coelho, Lourenço Alves; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://lattes.cnpq.br/4071743702724633Este estudo teve como objetivo compreender as percepções que os atores das OSCs têm da Inovação social como ferramenta de uma gestão sustentável, na área de Assistência Social no Município de Viçosa-MG. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, por meio de estudos de casos múltiplos. Os dados foram coletados a partir de fontes bibliográficas, e aplicados questionários e entrevistas com sete dirigentes de Organizações da Sociedade Civil do Município de Viçosa. As entrevistas foram transcritas e adequadas à linguagem do software de Interface de R pour les analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) e submetidas à análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, identificou-se forte tendência das Organizações da Sociedade Civil de adotar a Inovação Social e a Gestão Sustentável. Como limitações à Inovação Social constataram-se principalmente questões de recursos humanos e financeiros. A importância e a consciência da temática pelas OSCs e a necessidade de ações que estimulem a Inovação Social e Gestão Sustentável foram reconhecidas. Socialmente reafirmou-se a importância dessas Organizações para promoção de uma sociedade justa, transparente e solidária. Palavras-chave: Organizações da Sociedade Civil. Inovação Social. Gestão Sustentável. Assistência Social.Item Percepções da evasão estudantil no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-07) Guedes, Rafael Castilho Moreira; Pereira, Luiz Ismael; http://lattes.cnpq.br/6430272536735285A presente pesquisa aborda a evasão estudantil no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (CCA-UFV) a partir do período temporal da instituição do Reuni, no ano de 2007, até o ano anterior ao início da pandemia da Covid-19, em 2019. Como primeira etapa de desenvolvimento, foi realizada a construção de índices relacionados a Universidades Federais do Brasil, do Sudeste, de Minas Gerais, da Universidade Federal de Viçosa e do seu Centro de Ciências Agrárias, para comparações da evasão institucional em nível nacional, regional e estadual, construídas com base nos dados das Sinopses Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e nas informações fornecidas pelas Pró-Reitorias de Ensino e Planejamento e Orçamento. Esta análise demonstrou que tanto a UFV quanto o CCA vêm apresentando índices elevados de evasão entre os seus estudantes, superando, em diversos cenários, a evasão média calculada entre as instituições. Enquanto segunda etapa, foi realizada uma análise descritiva dos estudantes evadidos dos cursos do CCA, utilizando informações institucionais fornecidas pela Pró-Reitoria de Ensino, para a promoção do conhecimento dos estudantes que evadiram dos cursos do CCA. No desenvolvimento da terceira etapa foram entrevistados estudantes evadidos em dois momentos, a partir de entrevistas estruturadas, por meio de aplicação de questionário, e de entrevista semiestruturada, realizada online. Com a análise dos questionários, balizadas pelo Modelo Longitudinal de Tinto (1975), foi possível inferir que questões apontadas por seu modelo de fato acometem os estudantes que decidem por evadir. Entretanto, ao serem realizadas as entrevistas semiestruturadas, fatores externos ao modelo chamaram a atenção, como o da saúde mental. A quarta e última etapa proposta para esta pesquisa analisou documentos da UFV relativos ao combate à evasão e à promoção da assistência estudantil. Neste contexto foi percebido que a questão da evasão não é abordada tão diretamente nos documentos oficiais, entretanto, nas questões relativas a assistência estudantil, é demonstrado um grande esforço de desenvolvimento. Palavras-chave: Evasão. Evasão estudantil. Ensino Superior. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Viçosa.Item Qualidade de vida no trabalho: um estudo com os servidores da Universidade do Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-08) Oliveira, Raimunda Albuquerque de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://lattes.cnpq.br/1425069795447690Esta dissertação teve como objetivo analisar as ações da qualidade de vida no trabalho (QVT) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir dos fatores de QVT percebidos pelos servidores técnico-administrativos, segundo o método proposto por Walton (1973). Especificamente, identificaram-se os fatores de qualidade de vida no trabalho na percepção dos servidores técnico-administrativos; especificaram-se as práticas de QVT desenvolvidas pela administração da Universidade do Estado do Amazonas, considerando as oito categorias do método de Walton (1973) e foram propostas ações necessárias à qualidade de vida no trabalho da UEA. Para a realização da pesquisa, buscou-se utilizar a metodologia, caracterizada de forma descritiva e exploratória, com análise documental e pesquisa de campo. O questionário utilizado foi elaborado com a adaptação dos oito fatores de QVT, de acordo com o modelo de Walton (1973). Adotaram-se procedimentos quali-quantitativos para análise de dados. Os resultados e as discussões indicam pontos relevantes para a melhoria das dimensões que abrangem “Remuneração”; “Segurança e Saúde” e “Equilíbrio”. O resultado da dimensão “Segurança e Saúde” revela que os servidores da UEA estão satisfeitos com seu ambiente laboral, uma vez que segurança e saúde física são condições primordiais para o desenvolvimento humano, levando ao entendimento de que bem-estar e saúde são respeitados no âmbito laboral; a dimensão “Equilíbrio”, revela o quanto os servidores estão satisfeitos com sua capacidade em lidar com os desafios de desenvolver a carreira e aproveitar a vida pessoal, não havendo interferências entre a carreira e a vida pessoal. Porém, quando se analisa o resultado da dimensão “Remuneração”, percebe-se o quanto os servidores estão insatisfeitos em termos de remuneração monetária, não suprindo as necessidades básicas. A perspectiva teórica reforça que, ao planejar e implementar ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UEA, a mesma está contribuindo com o aprimoramento do capital humano e intelectual para todos, dentro e fora da instituição. Palavras-chave: Administração pública. Servidores públicos. Qualidade de vida no serviço público. Qualidade de vida no trabalho. Técnico-Administrativo.