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Item Análise do ambiente institucional e técnico para a transferência de conhecimento: o caso da UFJF(Universidade Federal de Viçosa, 2009-10-01) Pinto, Anna Paola Esteves de Faria; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Soares, Cláudio Furtado; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787521A0; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; http://lattes.cnpq.br/4057123830288069; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; Garcia, Paulo Augusto Nepomuceno; http://lattes.cnpq.br/3655292576606914Esta dissertação apresenta uma descrição e análise do ambiente institucional e técnico constituído para a transferência de conhecimento de uma IFES, remodelado com a promulgação e regulamentação da Lei de Inovação (2004). Foi elaborada uma revisão dos aspectos históricos que apontam a inovação como propulsora do desenvolvimento econômico de países, que permitiu identificar fatores que influenciam diretrizes constitucionais de um ambiente capaz de promover inovação. A abordagem evolucionista (NELSON; WINTER, 1982) caracteriza inovação como um processo dependente da interação entre vários atores e fatores que vai determinar o conhecimento e a tecnologia desenvolvida, que afeta a trajetória futura da mudança econômica. Na abordagem de sistema de inovação (FURTADO, 1964; LUNDVALL, 1992), o fomento ao desenvolvimento econômico pressupõe a ação múltipla e coordenada de elementos essenciais: o governo, a estrutura produtiva e a infraestrutura científica e tecnológica. A estrutura destas entidades e, portanto das universidades, se delineia com a dinâmica do sistema. Neste estudo de caso da UFJF, o órgão para realizar a gestão da transferência de conhecimento foi criado em 1995 com os mesmos pressupostos da Lei de Inovação. A pesquisa foi elaborada com base no estudo de Gomes (2003, 2007, 2009b) no que se refere à abordagem de estrutura organizacional e seu ambiente institucional e técnico, apoiado nas perspectivas do Institucionalismo (DIMAGGIO; POWELL, 1983) para analisar a legitimidade do processo no ambiente, e da Dependência de Recursos (PFEFFER; SALANCIK, 1978) para averiguar influências de atores externos na alocação de recursos. Amparada pela Teoria dos Stakeholders (FREEMAN, 1984), foi possível identificar a influência dos atores (GOMES, 2009b) na estruturação do ambiente, quando se verificou que o ambiente para a transferência de conhecimentos da UFJF ainda não está delineado para proporcionar um desempenho de acordo com sua produção científica, há centralização de poderes na tomada de decisões, e práticas isoladas são adotadas para promover seu aperfeiçoamento, em parceria com outros atores.Item Implementação de ferramenta de gestão em organizações públicas: o caso Embrapa Gado de Leite(Universidade Federal de Viçosa, 2007-06-25) Veiga, Sorele Carpanez; Soares, Jeferson Boechat; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760231A4; Ckagnazaroff, Ivan Beck; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787178Y3; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133618U7; Costa, Cláudio Nápolis; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787787E2; Lírio, Viviani Silva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763739E6A utilização de ferramentas que contribuam para a melhoria do processo administrativo das organizações não ficou restrito ao setor privado. No decorrer dos anos, os contribuintes e clientes das instituições públicas e sem fins lucrativos passaram a exigir maior eficiência quanto à prestação de serviços dessas organizações. Foi a partir de então que instrumentos anteriormente desenvolvidos e utilizados no setor privado começaram a ser adaptados de forma a atender às necessidades de tais instituições. Mas, devido ao fato de o contexto organizacional das instituições públicas ser diferente, este trabalho se propôs verificar quais os fatores que influenciam o processo de implantação de uma ferramenta de gestão em uma empresa pública brasileira. O estudo foi feito analisando-se a implementação do modelo adaptado da ferramenta de gestão Balanced Scorecard denominado Modelo de Gestão Estratégica e desenvolvido de forma a atender às necessidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Embora o processo tenha ocorrido em toda a organização, a pesquisa, descritiva e exploratória, foi desenvolvida na unidade Embrapa Gado de Leite, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise de documentos, e valeu-se da análise de conteúdo nas entrevistas semi- estruturadas realizadas na instituição estudada. Além do fato de o presente trabalho ter examinado como se deu a implementação do BSC, este também observou a institucionalização da ferramenta. A partir da coleta de dados, foi possível identificar aspectos que contribuíram para a implantação do BSC e visualizar o que ocasionou a descontinuidade da ferramenta. Quanto ao institucionalismo, este permitiu o entendimento do posicionamento dos funcionários da instituição com relação à ferramenta durante a sua implementação.Item A institucionalização da política de atenção à saúde do servidor público federal a percepção dos técnicos de nível superior da Universidade Federal de Viçosa - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2010-03-30) Baeta, Odemir Vieira; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Soares, Jeferson Boechat; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760231A4; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; http://lattes.cnpq.br/8810315944903993; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230H9; Ferreira, Victor Cláudio Paradela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1Com a pesquisa exploratória e descritiva, neste trabalho buscou-se analisar como a implementação da política e atenção à saúde do servidor público federal é institucionalizada na Universidade Federal de Viçosa, MG, na representação dos servidores técnicos de nível superior. Embora todos os órgãos da administração pública federal estejam sujeitos à política, adotou-se uma instituição federal de ensino superior como estudo de caso, a UFV, uma das razões por que a abordagem qualitativa foi predominante. Evocação de palavras, grupo de foco e entrevistas foram as técnicas utilizadas para a coleta de dados. Na avaliação destes, empregou-se a análise de conteúdo com o auxílio do programa QSRN6. A teoria institucional deu o embasamento teórico, o que possibilitou a melhor compreensão dos dados. Os resultados evidenciaram que estão presentes no ambiente institucional em Viçosa todos os processos de homogeneizações isomórficas que permitiram analisar a realidade retratada pelos servidores. Também foram identificados aspectos que contribuíram para a melhor compreensão da fase de implementação de uma política pública e forneceram informações que podem auxiliar nesses processos, maximizando o grau da continuação dessa política.Item O processo de administração estratégica na superintendência de governança eletrônica na Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais no Projeto Choque de Gestão(Universidade Federal de Viçosa, 2007-07-16) Santos, Larisse Loise dos; Ashley, Patrícia Almeida; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707835P6; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; http://lattes.cnpq.br/2803518201443173; Andrade, Wendel Sandro de Paula; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533323H7; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8Este estudo objetivou analisar como as ações realizadas e os resultados obtidos em 2005 e 2006, pela Superintendência Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais, dentro do contexto da reforma administrativa ocasionada pelo Projeto Choque de Gestão. A accountability foi visualizada nesta pesquisa como essencial para a governança na gestão pública, em que, dentre seus efeitos sobre a modernização do aparato estatal, se destaca o alinhamento estratégico entre as políticas públicas, os recursos e os indivíduos. Foi explorada, neste contexto, a teoria da New Public Management como linha-mestra, fazendo-se, assim, uma análise dos instrumentos de alinhamento e gestão estratégica utilizados pelo governo do Estado de Minas Gerais, através da estratégia de pesquisa conhecida como Estudo de Caso. Optou-se pela coleta de dados através de entrevistas com agentes estratégicos do Projeto Choque de Gestão, realizando-se paralelamente a Análise de Conteúdo como forma de tratamento dos dados obtidos e tendo como diretriz a Grounded Theory. Foram identificadas relações implícitas no Projeto Choque de Gestão entre o Plano Plurianual de Ação Governamental, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, a ferramenta de Duplo Planejamento (GERAES Gestão Estratégica de Recursos e Ações do Estado), a Governança Eletrônica (órgão objeto do estudo de caso), o Acordo de Resultados (instrumento de Avaliação Institucional) e a Avaliação de Desempenho Individual. Dentre as principais contribuições obtidas através da análise dos resultados à luz do modelo conceitual proposto neste trabalho, pode ser destacada a necessidade de um mecanismo pleno de accountability horizontal que auxilie a implementação e monitoramento dos resultados das estratégias de governo, bem como a necessidade de um mecanismo de responsabilização que informe ao servidor exatamente como suas ações impactuam a obtenção dos resultados da instituição estatal como um todo. Como sugestão, propõe-se que os resultados propostos nos ARs sejam desdobrados em ações-meio e ações-fim dentro das funções de cada cargo, visto que os indivíduos sofrem impacto direto da Governança Eletrônica, ao terem que estruturar a informação para disponibilizá-la, além de sofrerem influência das informações recebidas sobre a importância de suas ações individuais no alcance das metas globais. Tal fator melhoraria o desempenho institucional no alcance das metas propostas pelo Choque de Gestão.