Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

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    Calçadão Arthur Bernardes: centralidade e espaço público em Viçosa (MG)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-21) Pacheco, Luiza Oliveira; Lana, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/1254712541464925
    O objetivo do presente trabalho é analisar o Calçadão Arthur Bernardes como espaço público de Viçosa (MG), bem como sua importância para a constituição da centralidade urbana da cidade, tomando-o como objeto de estudo, a fim de identificar aspectos que estimulem a discussão de seu papel como espaço público e a relevância de sua construção para o reordenamento da região central da cidade, entre as décadas de 1970 e 1980. Para isso, empreendeu-se uma investigação sobre a formação do centro da cidade de Viçosa, focalizando seus aspectos espaciais e sua transformação ao longo da história, buscando compreender as circunstâncias que levaram à construção do Calçadão e qual o papel dessa obra na composição da trama locacional central urbana. Esta investigação tornou-se possível por meio da análise documental de edições do periódico UFV Informa, disponibilizadas em plataforma eletrônica da Universidade Federal de Viçosa (UFV); reportagens do Jornal Folha Integração; de atas das reuniões da Câmara Municipal de Viçosa; de leis e projetos de lei relacionados à execução de obras e demais posturas municipais, bem como de croquis feitos por arquitetos da UFV a fim de orientar a execução da obra, e também por meio de entrevistas, utilizando metodologia da História Oral, realizadas com ex-membros do “Por uma Viçosa melhor”, grupo formado por profissionais ligados à UFV que desejavam realizar intervenções urbanas na cidade; ex-vereadores; comerciantes e ex-comerciantes instalados na rua Arthur Bernardes, além de moradores e ex-moradores desse logradouro. Este trabalho apresenta como produto a proposta de realização de chamada pública para a publicação de artigos e entrevistas no periódico eletrônico Revista de Ciências Humanas, publicação científica do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV. Palavras-chave: Espaço público. Centralidade. Trama locacional. Ruas de pedestres.
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    O processo de modernização do território e as transformações da paisagem urbana de Porto Firme, MG (1953-2020)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-23) Souza, Lenice Santana de; Araújo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/0916861039306912
    Esta dissertação aborda o processo de modernização do território e as transformações da paisagem urbana de Porto Firme, Minas Gerais, na região central, à margem direita do rio Piranga, no período entre a década de 1950 a 2020. Os objetivos do estudo foram: compreender e discutir o referido processo, o planejamento urbano, as iniciativas e as regiões priorizadas pela administração municipal; identificar os elementos estruturantes desta paisagem urbana, os contextos sociais e políticos e construir um site com o conteúdo do trabalho produzido. Além do levantamento bibliográfico, os recursos metodológicos adotados foram: a história oral temática e a pesquisa documental, em materiais como: atas e legislações editadas pela Câmara e Prefeitura Municipal, literatura memorial, dados do IBGE, materiais iconográficos, jornal “Folha de Porto Firme”, sites e redes sociais, além dos dossiês produzidos pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Porto Firme etc. Conforme comprovações deste estudo, a paisagem desta cidade passou por significativas mudanças em virtude do contexto das políticas locais, regionais e nacionais. As transformações iniciais da sua região central foram influenciadas pelas características geográficas, tendo como referencial o rio Piranga e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a partir de onde é possível perceber um conjunto de elementos estruturantes desta paisagem. Algumas iniciativas da administração municipal impactaram significativamente nestas mudanças, como a canalização da água potável, a instalação da rede elétrica nos domicílios, as construções das instituições de ensino, do Paço Municipal, da Ponte José Antônio de Araújo Quintão, entre outras. Além disso, os maiores impactos nesta paisagem urbana ocorreram a partir da priorização dos investimentos públicos na região central, relacionados com a infraestrutura, mas principalmente, com a parte estética e o embelezamento, como reformas em praças, arborizações, asfaltamentos e substituições de edificações históricas por prédios de pequeno porte. Esses processos de intervenções urbanas concentradas nesta região são tentativas de modernizar a cidade, contudo, privilegiaram determinadas camadas sociais. A pesquisa demonstrou um planejamento municipal baseado em ações pontuais e a elaboração de legislações, focadas em determinadas áreas, sem incluir a totalidade urbana. Alguns aspectos da infraestrutura urbana de Porto Firme requerem maiores investimentos e melhorias, dentre os quais estão: gestão dos resíduos sólidos, canalização e tratamento da rede de esgoto, sistema de drenagem de águas pluviais, especialmente nas regiões periféricas. O produto final desta dissertação foi a criação do site intitulado “Porto Firme/MG - História e paisagem urbana”, através do qual será possível publicizar o conhecimento produzido e ter um espaço virtual que permita a valorização da história local e o registro das transformações paisagísticas da cidade. Palavras-chave: Porto Firme. Paisagem urbana. Edificações públicas. Planejamento urbano.
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    Patrimônio documental, história e memória: organização e constituição histórica do acervo acadêmico da diretoria de registro escolar da Universidade Federal de Viçosa (1969-2013)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-12) Vilela, Luciana de Souza; Freitas, Ana Paula Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1476205243014043
    O presente trabalho visa refletir sobre um arquivo acadêmico e sua forma de constituição e organização em um recorte temporal específico. Para tanto, busca trazer à luz as memórias dos servidores que trabalharam e trabalham com esse acervo, elucidando aspectos atinentes à forma como esse foi gerido ao longo do período em estudo, contribuindo para a sua situação atual. O recorte cronológico desta pesquisa se inicia com a federalização da UFV em 1969, abrangendo todo o período de ditadura militar e o contexto em que foi votada a Constituição Cidadã de 1988, que forneceu as bases para a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e findando no REUNI. Os documentos que compõem o acervo acadêmico do registro escolar - mais especificamente aqueles que abrangem o período de 1969 a 2013 - são de suma importância para o conhecimento da história das universidades num período marcado pela ditadura militar e transição democrática, sendo capazes de retratar os perfis e trajetórias dos alunos que aqui ingressaram, descortinando aspectos ainda desconhecidos da história da instituição. O objetivo geral do projeto é analisar a constituição histórica e gestão documental da DRE/UFV entre 1969 e 2013, a partir das memórias dos servidores envolvidos no setor e buscar soluções contemporâneas de gestão documental que viabilizem a consulta pública e facilitem o trabalho dos servidores responsáveis por esse acervo. Espera-se que este estudo e intervenção prática contribua para ampliar as pesquisas sobre a história da UFV e a educação superior brasileira, através do estudo da história do arquivo da DRE-UFV. Palavras-chave: Acervos públicos. Registro acadêmico. Gestão documental.
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    Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental dos alunos egressos da Universidade Federal de Viçosa (1926 a 1969)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-11) Pena, Djenane Ferreira; Vailati, Luiz Lima; http://lattes.cnpq.br/4783168300365183
    O arquivo de uma universidade é guardião de sua memória institucional e, ao longo dessa pesquisa, foi possível perceber a importância de se preservar e disponibilizar para consulta do público em geral documentos que apresentam, de maneira tão significativa, essa memória, fornecendo informações sobre um dos mais importantes braços da universidade: seus alunos. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa foi embasado no vasto e rico acervo institucional do arquivo da Diretoria de Registro Escolar, guardião de parte importante da memória da UFV, no que tange o acervo documental dos alunos egressos, fonte de pesquisa tanto para acadêmicos quanto para a sociedade em geral, pois são capazes de responder a questões pertinentes à História da Educação no Brasil. O arquivo permanente da Diretoria de Registro Escolar da UFV é centenário e, além de conter a documentação dos alunos, tanto ativos como egressos, narra a trajetória da UFV desde o seu primórdio com a ESAV e a UREMG. Este trabalho mostra outro fator de relevância, pois relata a importância de se estudar e propor formas de preservação e indexação dos documentos que compõem o acervo documental do Registro Escolar da UFV, dadas suas características físicas, as informações neles contidas e por serem estas fontes de pesquisa relevantes para aqueles que desejam se debruçar sobre a história da instituição. Mostramos os desafios para a constituição do acervo digital na busca da preservação desse acervo documental. Concluímos demonstrando como o tratamento arquivístico e a digitalização podem solucionar o problema do perigo de se perder parte importante da memória institucional da Universidade Federal de Viçosa no que se refere à documentação de seus alunos egressos e da implantação da instituição em 1926. Palavras-chave: Acervos documentais institucionais. Digitalização de acervo. Preservação da Memória institucional.
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    Desafios na gestão documental: “o caso do Arquivo de Gestão de Pessoas/UFV – (1924- 2022)”
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-05) Ferreira, Robson Bonifácio; Silva, Luana Melo e; http://lattes.cnpq.br/7886554140723325
    O presente estudo analisa de maneira crítica o Arquivo de Gestão de Pessoas, localizado junto ao Serviço de Documentação e Arquivo, unidade integrante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP), órgão responsável pela política de gestão de pessoal da Universidade Federal de Viçosa. Como apresentação do tema de pesquisa, abordamos como está a organização do respectivo acervo, de maneira que a documentação produzida não fique acondicionada para além tempo necessário. Entendemos que no cotidiano destas unidades arquivísticas, a documentação que compõe o acervo, necessita de procedimentos da gestão de documentos para o descarte da documentação destituída de valor, bem como a utilização racional do espaço destinado à custódia destes acervos, possibilitando que os conjuntos documentais detentores de valores históricos ou comprobatórios , definidos como patrimônio cultural, sejam recolhidos aos arquivos permanentes e disponibilizados ao cidadão para o alcance do fim social dos acervos, a pesquisa e o uso do cidadão comum, inserindo estes acervos em um contexto democrático de acesso à informação governamental. Do mesmo modo, entendemos que é dever do Estado, a responsabilidade de garantir a preservação desta documentação e, sobretudo, fomentar ações para que ocorra sua proteção e disponibilização às futuras gerações. A dissertação aborda, também, por meio de um estudo de caso, os desafios a serem superados pela unidade arquivística, frente as demandas impostas pelas legislações específicas do Poder Executivo Federal, como também, os desafios gerados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no âmbito governamental. Palavras-chave: Memória. Patrimônio. Patrimônio Documental. Gestão de Documentos.
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    Narrativas obliteradas: das memórias dos operários, trabalhadores da construção e manutenção do campus da ESAV e UREMG no período de 1922-1969
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-06) Santos, Vanda do Carmo Lucas dos; Assis, Angelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/7966921073022996
    A Universidade Federal de Viçosa completou no ano de 2022, noventa e seis anos de existência. Os registros dessa trajetória se apresentam como produções bibliografias memorialistas e acadêmicas, narrando os meandros de sua história e promovendo a difusão institucional. Desta feita buscamos com nossa pesquisa, problematizar a ausência de parte da comunidade acadêmica, invisibilizada nessas ações de promoção da memória institucional. Os sujeitos pesquisados compõem a categoria de trabalhadores de atividade-meio da universidade, especificamente os operários, segmento da categoria dos técnico- administrativos em educação e pela nomenclatura mais utilizada, ao longo do período analisado, utilizaremos o termo operário para nos referirmos aos trabalhadores da construção e manutenção do campus no período de 1922 a 1969. A pesquisa se deu por análise documental e da história oral a partir da história de vida desses trabalhadores, narradas por eles próprios ou seus descendentes. Encontramos informações sobre a relação de trabalho e seus modos de vida, identificamos características das políticas internas para o grupo, como as classes de alfabetização, cursos profissionalizantes e adoção de medidas higienistas de cuidados de saúde e vícios. Percebemos ações de controle disciplinar rígido, do operário e seus familiares, dentro e fora do canteiro de obras. Constatamos ainda, uma prática de apadrinhamento, espécie de política de favorecimento a uma parte restrita do grupo em detrimento do coletivo, resquícios de práticas colonialistas e instrumento de segregação social e racial. Apuramos que o acesso tardio do grupo à educação formal dificultou a reflexão sobre a própria condição, o que foi alterado somente a partir da organização política do grupo, quando onde houve ascensão interna, conferindo algum protagonismo do grupo no arranjo político institucional. Concluímos que, a presença e atuação desses personagens são percebidas em vestígios físicos ou imateriais, onde propomos, a partir dos resultados da pesquisa e do produto, garantir o registro e a difusão das narrativas garantindo a diversidade dos grupos que compõem a memória coletiva da comunidade universitária. Palavras-chave: Memória. Identidade. Trabalho. Universidade.
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    Memórias, histórias e saberes de benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os) e ialorixás de Viçosa e Ponte Nova - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Ferreira, Teresinha de Jesus; Lima, Raquel dos Santos Sousa
    Este trabalho constitui uma pesquisa que teve como objetivo apresentar “como mulheres negras e brancas benzedeiras, rezadeiras, Ialorixás e raizeiras e homens negros e brancos benzedeiros, rezadeiros e raizeiros, moradores de Viçosa-MG e de Ponte Nova MG, capacitaram-se em tal “ofício”. Pretendeu-se compreender como as benzedeiras(os), as rezadeiras, ialorixás e raizeiros adquiriu-se essa habilidade da prática de benzer, rezar e entender como esses ensinamentos são passados para as futuras gerações de acordo com suas próprias “memórias”, “histórias” e “saberes ancestrais”.” Metodologicamente”, foi feita uma pesquisa de caráter histórico oral, mediante a realização de entrevistas, observações in loco e revisão bibliográfica sobre a temática. Nesse sentido realizou-se um mapeamento das localizações das benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os), ialorixás, os terreiros de umbandas e a roça de candomblé, evidenciando-se as riquezas culturais que compõem os terreiros e as roças, bem como os seus costumes,”, as comidas dos orixás, suas roupas e visão de mundo dessas práticas sociais que permanecem até hoje. A atenção voltada para as “mulheres negras” está associada a importância de entender a ligação entre “raça e gênero”, as desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras por serem mulheres e negras e praticantes de religiões de matrizes afro-brasileiras. Paralelamente aos avanços científicos, traz-se ainda uma discussão sobre a farmácia viva e sobre a importância da sua implementação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também para que as pessoas possam escolher fazer uso de medicamentos alopáticos ou das plantas medicinais. Além disso, este trabalho apresenta a busca pelo reconhecimento das benzedeiras(os), rezadeiras(os), ialorixás e raizeiras(os) como agentes de saúde popular, através da realização de uma Audiência Pública. Para melhor compreensão do tema, discorre-se sobre o evento “Troca de Saberes”, buscando ressaltar a importância da integração entre o saber “científico’ e o” saber popular”. Foi possível constatar o modo como, no campo da saúde, essas mulheres e homens têm funções relevantes “em suas comunidades, tanto nos processos de cura quanto na preservação de um conhecimento tradicional sobre plantas medicinais e, principalmente, na afirmação de aspectos da cultura e identidade afro-brasileiras” (FERREIRA; SIQUEIRA,2021, p. 1). Palavras-chave: Memórias. Histórias de benzedeiras. Rezadeiras. Práticas religiosas afro- brasileiras.
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    Memórias, esquecimentos e dispersão: trajetórias de servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Viçosa (1990-2020)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-27) Fialho, Fabiana Barbosa; Freitas, Ana Paula Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6647679719705949
    Este estudo investigou as histórias e memórias dos servidores técnico-administrativos em educação na trajetória da Universidade Federal de Viçosa, o modo como estes sujeitos aparecem na história oficial da instituição e a percepção que a categoria tem de si em relação ao seu lugar na instituição ao longo dos últimos 30 anos. Para tanto, foram analisados documentos que narram a sua história oficial desde a sua origem até a atualidade, intercalando a versão preservada oficialmente pelo grupo detentor do poder universitário com a realidade sobre uma categoria intermediária e de base, que são os servidores técnico-administrativos em educação. Ao empreender este esforço inicial, constatou-se uma perda das memórias sobre o grupo nesta academia, o que evidenciou a urgência em incluir e/ou elencar e valorizar o papel dos demais agentes da ciência que compõem a universidade. Após apurar que a atuação deste grupo passou despercebida pelos estudos acadêmicos, a pesquisa se concentrou em desnudar características atinentes à categoria técnica, ao traçar um perfil deste grupo nos últimos 30 anos, relacionando- o com marcos legais fundamentais para a consolidação e aprimoramento das suas relações laborais. Em seguida, fomentou-se um espaço onde os técnicos puderam expressar a percepção que têm de si e do seu trabalho na história institucional, possibilitando o registro, visibilidade e divulgação do patrimônio humano da UFV, na ótica deste grupo. Concomitantemente, a pesquisa suscitou a carência de estudos sobre este segmento e a ausência de políticas públicas institucionais de gerenciamento das memórias destes atores invisibilizados na história oficial. Palavras-chave: História. Patrimônio Humano. Técnico-Administrativo em Educação. Universidade.
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    Para além da sala de aula: A extensão na UFV e a Semana do Fazendeiro, entre memórias e transformações (2009-2019)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-10) Santos, Carlos Pacheco dos; Faria, Angelo Adriano; http://lattes.cnpq.br/1376746540844502
    Este trabalho busca analisar o contexto histórico da criação da Semana do Fazendeiro, bem como sua relevância no sentido de promover treinamento para produtores rurais e seus familiares, perpassando as fases da ESAV, da UREMG e UFV. Busca ainda registrar o processo de organização do evento e o envolvimento de docentes, técnico administrativos e discentes na sua realização e organizar a memória das transformações ocorridas na organização deste evento quase centenário, notadamente no período compreendido entre os anos de 2009 (80a edição) e 2019 (90a edição). Reúne e analisa dados do Sistema de Controle da Semana do Fazendeiro sobre o envolvimento dos Centros de Ciências da UFV e demais parceiros no oferecimento de conteúdos, traça o perfil do público participante da Semana do Fazendeiro no período em análise, problematizando a questão do patrimônio científico que o evento representa para a UFV e finaliza com os resultados da pesquisa empreendida junto a dois grupos distintos de professores: Primeiro, os que ministraram cursos da Semana do Fazendeiro, na tentativa de compreender o que estes entendem por extensão e o que os motiva a cooperar com o evento, por meio da oferta de conteúdos. O segundo grupo compõe-se dos docentes que exerceram a função de gestores da extensão universitária, visando elencar os avanços e os obstáculos enfrentados nas diferentes gestões, para a realização da Semana do Fazendeiro. Para tanto, foram utilizados documentos da Secretaria Permanente da Semana do Fazendeiro, do Arquivo Histórico da UFV, livros, dissertações e teses sobre o tema da extensão na UFV, a legislação pertinente à extensão no âmbito Federal e as normativas estabelecidas pela Universidade. O trabalho apresenta como produto a proposta de compilação das informações mais importantes da história do evento e suas transformações mais recentes, além de estatísticas de contribuições dos parceiros internos e externos e trechos dos relatos dos ex-gestores da extensão, ilustrados com artes da divulgação do evento, como forma de preservação da memória da Semana do Fazendeiro. Palavras-chave: Semana do Fazendeiro. Extensão. Memória. Patrimônio.
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    Memória, identidade e currículo escolar: a inserção da história e da cultura afrodescendente no ensino de uma escola pública de Viçosa-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-19) Rodrigues, Vânia Machado Bento; Queiroz, Jonas Marçal de; http://lattes.cnpq.br/0873565307139832
    A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da Universidade Federal de Viçosa e teve como objeto de estudo uma escola pública da rede municipal de Viçosa-MG. Buscou-se investigar, discutir e conhecer a questão da inserção da história e da cultura afrodescendente no currículo escolar, analisando o ensino de História e de disciplinas afins nas séries finais do Ensino Fundamental. Propôs-se, ainda, verificar a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003, que introduziu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Ademais, analisou-se o uso do livro didático como veículo/instrumento utilizado nas aulas da disciplina de História. Ainda na tentativa de “superar” a história oficialmente contada, foi feito o levantamento da Memória que envolve a História e a Cultura pertencentes às raízes afrodescendentes num contexto nacional, regional e local. E, por último, porém não menos importante, almejou-se compreender como se dá a participação dos estudantes da escola em questão quanto à inserção da cultura afrodescendente no currículo escolar, procurando evidenciar as práticas educativas positivas e o protagonismo estudantil. Palavras-chave: Memória. Identidade. Currículo escolar. História. Afrodescendente.