2023-03-10

Este trabalho busca analisar o contexto histórico da criação da Semana do Fazendeiro, bem como sua relevância no sentido de promover treinamento para produtores rurais e seus familiares, perpassando as fases da ESAV, da UREMG e UFV. Busca ainda registrar o processo de organização do evento e o envolvimento de docentes, técnico administrativos e discentes na sua realização e organizar a memória das transformações ocorridas na organização deste evento quase centenário, notadamente no período compreendido entre os anos de 2009 (80a edição) e 2019 (90a edição). Reúne e analisa dados do Sistema de Controle da Semana do Fazendeiro sobre o envolvimento dos Centros de Ciências da UFV e demais parceiros no oferecimento de conteúdos, traça o perfil do público participante da Semana do Fazendeiro no período em análise, problematizando a questão do patrimônio científico que o evento representa para a UFV e finaliza com os resultados da pesquisa empreendida junto a dois grupos distintos de professores: Primeiro, os que ministraram cursos da Semana do Fazendeiro, na tentativa de compreender o que estes entendem por extensão e o que os motiva a cooperar com o evento, por meio da oferta de conteúdos. O segundo grupo compõe-se dos docentes que exerceram a função de gestores da extensão universitária, visando elencar os avanços e os obstáculos enfrentados nas diferentes gestões, para a realização da Semana do Fazendeiro. Para tanto, foram utilizados documentos da Secretaria Permanente da Semana do Fazendeiro, do Arquivo Histórico da UFV, livros, dissertações e teses sobre o tema da extensão na UFV, a legislação pertinente à extensão no âmbito Federal e as normativas estabelecidas pela Universidade. O trabalho apresenta como produto a proposta de compilação das informações mais importantes da história do evento e suas transformações mais recentes, além de estatísticas de contribuições dos parceiros internos e externos e trechos dos relatos dos ex-gestores da extensão, ilustrados com artes da divulgação do evento, como forma de preservação da memória da Semana do Fazendeiro. Palavras-chave: Semana do Fazendeiro. Extensão. Memória. Patrimônio.
This work seeks to analyze the historical context of the creation of the Semana do Fazendeiro (Farmer's Week), as well as its relevance in the sense of promoting training for rural producers and their families, going through the phases of ESAV, UREMG and UFV. It also seeks to record the process of organizing the event and the involvement of professors, administrative technicians and students in its realization and organize the memory of the transformations that occurred in the organization of this almost centenary event, notably in the period between 2009 (80th edition) and 2019 (90th edition). It gathers and analyzes Control Sistem data from the UFV's Science Center and other partners in the in offering content, outlines the profile of the public participating in the Semana do Fazendeiro in the period under review, problematizing the issue of scientific heritage that the event represents for the University and ends with the results of the research carried out with two distinct groups of professors: First, those who taught in Semana do Fazendeiro courses, in an attempt to comprehend what they understand by extension and what motivates them to cooperate with the event, through the provision of content. The second group is formed by the professors who exercised the function of university extension managers, aiming to list the advances and obstacles faced in the different administrations, for the realization of the Semana do Fazendeiro. For this purpose, documents from the Permanent Secretariat of the Semana do Fazendeiro, from the UFV Historical Archive, books, dissertations and theses on the subject of extension at UFV, the legislation pertaining to extension at the Federal level and the regulations established by the University were used. The work presents as a product the proposal to compile the most important information in the history of the event and its most recent transformations, in addition to statistics of contributions from internal and external partners and excerpts from the reports of the former extension managers, illustrated with arts to publicize the event, as a way of preserving the memory of the Semana do Fazendeiro. Keywords: Semana do Fazendeiro. Extension. Memory. Patrimony.

Universidade Federalde Viçosa - Semana do Fazendeiro, Extensão universitária, Extensão rural, Patrimônio cultural, Memória coletiva

SANTOS, Carlos Pacheco dos.Para além da sala de aula: A extensão na UFV e a Semana do Fazendeiro, entre memórias e transformações (2009-2019). 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.2023.