Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
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Item A pena e o compasso: políticas públicas patrimoniais e a produção da paisagem urbana de Viçosa – MG entre 1980 e 2010(Universidade Federal de Viçosa, 2016-03-18) Martins, Walkiria Maria de Freitas; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/6647474866773090A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Trata-se de um estudo sobre as políticas patrimoniais do município de Viçosa, MG. O período abarcado no trabalho está compreendido entre os anos de 1980 e 2010, quando se intensificaram os discursos identitários de alguns grupos sociais da cidade, até a sua materialização em um conjunto patrimonial. A paisagem do município é marcada por ícones eleitos como patrimônios e igualmente, pela destruição daqueles que não foram selecionados como tais. Esse processo não ocorreu sem conflitos. A partir desse pressuposto, o objetivo central do trabalho foi analisar as discussões relacionadas ao patrimônio, enfatizando os diferentes grupos sociais cujos interesses se chocaram nesse contexto. E ainda, analisar como os discursos predominantes, acabaram por modelar a paisagem da cidade, através das políticas públicas. Conceitos como memória, “lugares de memória”, paisagem e identidade são caros à discussão. O trabalho se dedicou a analisar os discursos oficiais referentes ao patrimônio, com a finalidade de interpretá-los, identificando os interesses por eles representados e confrontando-os a outros que foram marginalizados. Para tanto, foram analisados documentos constantes do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa. Também foram investigados o acervo documental do Arquivo do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, os arquivos do jornal Folha da Mata, textos publicados em blogs mantidos por moradores de Viçosa, além da bibliografia de caráter memorialista, de autores viçosenses. Além da análise teórica, realizamos uma intervenção prática que constitui o “Produto Final” do trabalho. Foi realizado um curso em que exploramos as possíveis relações entre o patrimônio histórico-cultural da cidade e a educação. Esperamos que a junção da análise teórica com a proposta de intervenção possa oferecer possibilidades de reflexão sobre o papel social do patrimônio histórico-cultural e contribua para a ampliação da cidadania para os diferentes grupos que compõem a sociedade viçosense.Item Transformação da paisagem: os sambaquis e a relação com o patrimônio arqueológico no município de Guarapari-ES no período 1984-2011(Universidade Federal de Viçosa, 2016-04-18) Cardoso, Rafael Said Bhering; Assis, Angelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/4183472208624263Os sambaquis são construções pré-coloniais deixadas pelos sambaquieiros e que persistem até hoje, estruturas estas que se caracterizam por apresentar restos de conchas, restos de peixes e restos de pequenos animais, além de alguns apresentarem ainda artefatos da indústria lítica sambaquieira e sepultamentos humanos. Sambaquis são encontrados em toda faixa litorânea brasileira, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, e têm suas datações em torno de 7.000 AP a 2.000 AP, persistindo, portanto por um período de 5.000 anos no litoral do Brasil. Os sambaquis se constituem como patrimônio arqueológico e são a única fonte de informações a respeito da cultura dos sambaquieiros, estando inclusive respaldados pela Lei Federal 3.924/61, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos existentes no território brasileiro. Esta pesquisa teve o intuito de analisar a ocupação do entorno de áreas onde estão localizados três sambaquis no município de Guarapari – ES, avaliando a aplicação do plano diretor municipal e o cumprimento do mesmo em relação à proteção, tanto das áreas no entorno dos sambaquis, como dos próprios sambaquis. A utilização de imagens de satélite no mapeamento de uso e ocupação do solo ao longo do período de 1984 a 2011 permitiu verificar a situação de ameaça de degradação dos três sambaquis relatados nesta pesquisa, fornecendo dados importantes sobre como se dá a proteção dos sítios. É importante lembrar que esta pesquisa analisa três sambaquis que até então não eram de conhecimento do poder público, fator levado em consideração nas análises realizadas.Item Entre objetos e pessoas: educar em museus, formação e práticas de mediadores – A experiência dos museus históricos de Belo Horizonte(Universidade Federal de Viçosa, 2016-05-20) Guerra, Isabela Tavares; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/0733906343465289Nesta pesquisa, investigaram-se as práticas educativas e as exposições de dois museus públicos municipais de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e Casa Kubitschek (CK). Observaram-se quatro visitas em cada instituição, procurando identificar os princípios que regem a educação em museus. A partir da análise da formação dos profissionais educadores e de sua atuação, apontamos a possibilidade de desenvolver um curso de formação com o tema educação em museus.Item Sobre as terras de São Sebastião: estudo e representação cartográfica da Freguesia do Anta nos Sertões do Leste (1855-1858)(Universidade Federal de Viçosa, 2016-06-09) Teixeira, Flávio Augusto de Freitas; Martins, Karla Denise; http://lattes.cnpq.br/2780864534212581Esta dissertação tem como objetivo geral compreender a história de Minas Gerais para além do mote da exploração aurífera do período colonial brasileiro, consagrado em interpretações que negligenciaram as especificidades dos processos de formação de cidades, tais como a da atual Zona da Mata mineira. Esta região, que integrava no século XIX os chamados Sertões do Leste, abrangia parte do vasto Termo da Cidade e da Diocese de Mariana. A dissertação elege, enquanto objeto de estudo, a formação de núcleos de povoamento provenientes dos chamados patrimônios de terra da Igreja Católica, tratando, em particular, a Freguesia de São Sebastião da Pedra do Anta. Para uma maior publicização do conhecimento, junto à dissertação, foi produzido um instrumento de pesquisa que poderá auxiliar estudos sobre genealogia, demografia e urbanização de Minas Gerais. Neste, que é o produto final da dissertação de Mestrado Profissional, foi empregada a Cartografia Histórica, metodologia de pesquisa interdisciplinar das Ciências Humanas que permite criar representações cartográficas de espaços pretéritos até então inexistentes.Item Patrimônio documental, memória e cidadania : o tratamento arquivístico e a proposta de um quadro de arranjo para arquivo permanente da Comarca de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2016-06-29) Prates, Mileny Aparecida Lacerda; Queiroz, Jonas Marçal de; http://lattes.cnpq.br/6052556406147030O presente trabalho visa analisar a complexidade da situação atual do arquivo permanente da Comarca de Viçosa. A exemplo do que acontece na maioria dos órgãos públicos e privados brasileiros, este arquivo encontrava-se num estado de conservação degradante, sem condições adequadas de conservação e acondicionamento, e sem a mínima estrutura que viabilizasse pesquisas. O objetivo principal do presente trabalho foi justamente conceder ao acervo um tratamento arquivístico, abarcando as fases de higienização, identificação e classificação documental, além da criação de um instrumento de pesquisa que passasse a fornecer condições de busca e acesso ao conteúdo do acervo. Nesta questão, o trabalho buscou ir ao encontro da uniformização dos procedimentos de descrição arquivística, trazidos pelo software ICA-AtoM, que segue em sua elaboração parâmetros internacionais de descrição documental. Assim, o trabalho conta com a proposta de um quadro de arranjo para a documentação, tendo por base a inserção dos dados neste software livre que, além de outras vantagens, oferece uma interface facilitada com o usuário.Item Educação patrimonial nos anos iniciais de uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-15) Santos, Sueli Cristina dos; Azevedo, Denilson Santos de; http://lattes.cnpq.br/9702375249184632Este estudo, foi resultou de uma pesquisa com gestores e professores das turmas do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins”, de Viçosa, Minas Gerais, teve como objetivo compreender a prática escolar da educação patrimonial. Utilizando a abordagem do estudo de caso, a pesquisa contou com entrevistas, com observação de eventos culturais na escola e em sala de aula e com a análise de documentos. Realizamos nesta escola, um programa de formação continuada por ser um espaço de construção de saberes, que pode contribuir, pela educação patrimonial, para a da identidade cultural dos alunos e da comunidade escolar, dos seus valores e do seu papel como cidadão, capaz de transformar sua realidade ou de preservá-la, repassando-a de geração em geração. A pesquisa apontou a importância da sistematização da educação patrimonial e do papel desempenhado pelo professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Foi a partir desta análise que vivenciamos na escola, a aplicação dos conhecimentos da semana de formação que consistiu numa sequência didática sobre a história local e a construção de um quebra-cabeças de seis pontos de referência cultural de Viçosa que possa ser utilizado no 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.Item No livro a raiz, na lembrança o passado: Fragmentos Culturais e Memória dos descendentes declarados de indígenas de Mirai(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-16) Almeida, Sérgio Antônio de Paula; Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7477343914273908Após séculos de opressão e de lutas, muitos dos grupos indígenas brasileiros sobreviveram apenas nas narrativas da história. Contudo, em alguns casos, eles deixaram fragmentos de cultura entrelaçados aos modo de vida urbana na atualidade. Na Zona da Mata mineira, região das últimas fronteiras liberadas para ocupação territorial a partir do último quarto do século XVIII e início do século XIX, encontrou-se registros paroquiais de batismos com evidências de resistência de um desses povos de floresta, o povo indígena Puri. Estes índios habitaram também no território da atual cidade de Miraí, antiga Freguesia de Santo Antônio do Muriahé, e parte de suas tradições estão mantidas, ainda que de forma esmaecida, como fragmentos de cultura ancestral presentes nas famílias que se auto-declaram como descendentes deste povo de floresta. Investigá-las no entanto, é um exercício da memória.Item Abr’olhos! Uma análise histórica do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos com as comunidades pesqueiras de Caravelas, BA(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-19) Barros, Janaína Gonçalves Rios; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3821736999827583A implementação no Brasil de Unidades de Conservação (UC), a partir dos anos de 1930, foi motivada, como se sabe, pela necessidade de preservação da natureza. Entretanto, a criação e manutenção dessas áreas protegidas, por vezes, deflagram conflitos que envolvem as comunidades tradicionais do seu entorno no que toca as restrições no usufruto de seus recursos naturais. A disputa de interesses e os impasses nas questões fundiárias relevam assim as fragilidades nas relações da gestão de conservação com as populações locais. Diante desta questão, este trabalho teve por objetivo compreender os desafios gerados com as restrições impostas a partir da criação da UC integral na região dos Abrolhos por meio da identificação e análise dos conflitos que circundam o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, criado em 1982, e as comunidades pesqueiras de Caravelas, no Extremo Sul da Bahia. Ao longo da pesquisa foi possível observar, através de entrevistas e análises de documentos variados como jornais e leis, que os dilemas surgidos desde a inauguração do Parque Nacional Marinho de Abrolhos foram e são impulsionados, fundamentalmente, por interesses de ordem econômica ao envolver grandes empreendimentos na região, como a extração de petróleo e gás, a carcinicultura e a utilização da barcaça para escoar madeira de celulose pelo oceano. Com efeito, apesar dos pescadores reconhecerem a importância do Parque para a biodiversidade da região, eles não identificam benefícios para a economia local, o que acarreta em uma das razoes dadas para a existência da pesca ilegal e da clara percepção sobre fragilidade dos projetos de educação ambiental implementados na região.Item Sobre memória e história: D. Joaquina do Pompéu entre o passado e o presente – Pompéu/MG (1990-2015)(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-19) Souza, Nayara de Oliveira; Araujo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/3080679795820802Investigamos nessa pesquisa sobre a forma, a função e os usos dados à memória sobre Dona Joaquina do Pompéu nos anos finais do século XX e nos anos iniciais do século XXI na cidade de Pompéu-MG. Por meio de uma investigação participante no Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e no Museu da Cidade, observamos que a trajetória da família de D. Joaquina de Pompéu se projeta na constituição do formato da memória sobre essa personalidade que tem a função de criar/(re)significar o imaginário social sobre o mito que deu origem à história da cidade afim de manter o compartilhamento de um mesmo conjunto de ideias e imagens que regem a sociedade pompeana. Percebemos que o uso que se faz dessa memória se concentra na construção de um estoque de bens materiais e imateriais que se ligam a essa memória e que possam ser empregados para o desenvolvimento político e econômico do município, tanto em via pública, quanto em via privada. A partir da análise desenvolvida, apontamos para a construção de um livro paradidático que possa ser utilizado em meio educativo sobre o uso da memória sobre D. Joaquina como fonte de um estudo de História crítico.Item A influência da criação do Parque Nacional do Caparaó (1961-2014) sobre a mudança da paisagem em Alto Caparaó-MG: sob a perspectiva do turismo(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-26) Amarante, Fahrenheit Barbosa; Assis, Ângelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/2112962092488952Nesta pesquisa, foi estudada a ocorrência dos impactos da atividade turística, que condicionaram transformações na paisagem em Alto Caparaó. A partir da criação deste Parque Nacional, pautada sobre a lógica do desenvolvimento local. O trabalho foi desenvolvido com pesquisa in loco, além de realização de entrevistas semiestruturadas, destinadas aos representantes dos setores envolvidos no município como gestão do Parque, Secretaria de Turismo, Trade turístico e sociedade civil. O turismo, mesmo que incipiente no município, vem trazendo modificações em suas estruturas locais, mas ainda não possui relevância reconhecida como a cafeicultura, para a população e o poder público. No entanto, medidas tem sido feita, para a otimização dessa atividade, visualizando uma forma de desenvolver a região.Item “Fraternidade ubaense” e as paisagens sonoras de um interior mineiro: a música e a trajetória do maestro João Ernesto (1873-1914)(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-26) Pereira, Wagner Candian; Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7627841819331349O presente trabalho pretende investigar a atuação do Maestro João Ernesto (1873 – 1914) da cidade de Ubá MG, enquanto músico atuante nesta localidade e fundador da Sociedade Musical “22 de Maio”. Considerando o desenvolvimento de núcleos urbanos na Zona da Mata mineira no século XIX, posterior ao das regiões centrais de Minas Gerais, são apreciadas paisagens culturais e sonoras da região de Ubá. Na medida em que manifestações musicais são retratadas, a atuação da banda “22 de Maio” é demonstrada no contexto da sociedade ubaense do período. O movimento musical de João Ernesto e sua banda é apresentado levando-se em consideração os contornos históricos desse tipo de formação instrumental e sua inserção na cultura musical brasileira, com expressiva expansão no século XIX.Item Parque Natural Municipal Tancredo Neves – Passa Cinco, Ponte Nova (MG): A percepção e relação da comunidade que habita seu entorno(Universidade Federal de Viçosa, 2016-08-31) Martins, Lucas Mattos; Fialho, Edson Soares; http://lattes.cnpq.br/7544513914246740Investigamos nesta pesquisa a percepção de uma comunidade vizinha a uma Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal Tancredo Neves – Passa Cinco, na cidade de Ponte Nova-MG. A pesquisa foi fundamentada nos conceitos de paisagem, percepção, cultura, conservação. A partir de aplicação de questionários e conversa com moradores da comunidade vizinha ao Parque foi possível produzir um diagnóstico que aponta a percepção da citada comunidade com relação ao Parque. O diagnóstico foi apresentado em uma oficina com o intuito de debater os resultados e discutir formas de possíveis interações com uma Unidade de Conservação.Item Potencialidades e contribuições de um Websig aplicado à gestão, divulgação e preservação do patrimônio cultural no município de Viçosa – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-24) Nascimento, Fernando José Primo do; Batella, Wagner Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2725053684515779O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Mestrado Profissional Cultural, Paisagens e Cidadania e teve como objetivo a análise do processo de gestão do patrimônio cultural no município de Viçosa-MG, as possíveis contribuições de um Sistema de Informações Geográficas do Patrimônio Cultural (disponível na internet) para o fortalecimento das ações de cunho educacional/informacional, enquanto ferramenta capaz de viabilizar o diálogo entre os gestores do patrimônio e os munícipes, promovendo uma gestão democrática do patrimônio cultural e, consequentemente, do território municipal. A pesquisa concentrou-se, sobretudo, nas ações desenvolvidas nas últimas décadas do século XX, com a promulgação da Carta Constituinte de 1988, a proposta de elaboração do Plano Nacional de Cultura e, no âmbito municipal, nas ações iniciadas na década de 1990 com a criação do Conselho Municipal de Cultura até a primeira metade da década de 2020. Foram analisadas as principais ações no intuito de construção de um sistema nacional de gestão do patrimônio, bem como os principais instrumentos utilizados na gestão e preservação em âmbito nacional e, também, no município de Viçosa, com destaque para o inventário municipal do patrimônio e a Transferência do Potencial Construtivo. Entre as fontes utilizadas, encontra-se o acervo documental do Arquivo do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, textos publicados em blogs e os sites oficiais das intuições que compõem a estrutura administrativa responsáveis pelas políticas voltadas para o patrimônio cultural. Por fim, analisou-se algumas soluções WebSIG disponíveis na rede que se propõem auxiliar a gestão municipal. Espera-se que essa reflexão teórica possibilite a compreensão de que a gestão, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural pode tornar-se mais eficiente e democrática com o auxílio das tecnologias de informação geográfica. Como produto final, é apresentado a possibilidade de desenvolvimento de um WebSIg do Patrimônio Cultural, baseado integralmente em softwares de código aberto e livre.Item Políticas públicas e patrimônio cultural em Ubá, Minas Gerais: usos de memória e processos de patrimonialização(Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-31) Vieira, Anderson Moreira; Vailati, Luiz Lima; http://lattes.cnpq.br/9575786895943852A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Trata-se de um estudo sobre a política pública de patrimônio cultural no Município de Ubá, Minas Gerais, entre 1996 e 2004, tendo em vista a temática dos usos da memória e a chamado “delírio conservacionista” contemporâneo, intimamente ligada aos estudos no campo do patrimônio. O tema é recorrente no pensamento de diversos autores, principalmente quando se discute formas de manipulação da memória e o consequente fortalecimento dos grupos que conduzem os processos de patrimonialização. A discussão sobre essa realidade do patrimônio, mas em nível local está no cerne das análises do presente trabalho de pesquisa, que apresenta uma discussão baseada em cinco processos preservacionistas, sendo quatro bens materiais (Paço Municipal “Governador Ozanam Coelho”, prédio da Escola Estadual “cel. Camilo Soares”, Piano de Ary Barroso e Estação Ferroviária) e um imaterial - o registro da manga e da mangada.Item A identidade do esaviano: práticas educativas e controles institucionais em uma escola agrícola mineira. (1926-1948)(Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-03) Paes, Ernani Barbosa; Azevedo, Denilson Santos de; http://lattes.cnpq.br/6416920909773302A presente pesquisa foi produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da Universidade Federal de Viçosa. O estudo trata da análise das práticas pedagógicas e de controle de condutas, além da inculcação de valores morais, cívicos e de higiene, impostos pela direção central da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais - ESAV, aos seus alunos. O período estudado inicia no ano de 1926, data da inauguração oficial da Instituição, até o ano de 1948, quando o Estabelecimento passou a fazer parte da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais UREMG. As fontes utilizadas estão todas armazenadas no Arquivo Central e Histórico da UFV. A ESAV era uma Escola Superior de Agricultura isolada, criada pelo Presidente Arthur Bernardes, que era viçosense, e dirigida inicialmente pelo estadunidense Peter Henry Rolf. No Estabelecimento eram ministrados cursos elementares, médio e os cursos superiores a parti de 1928. Porém, a formação ministrada pela Instituição aos seus alunos era pensada pela sua administração como algo mais que apenas mera formação para o trabalho. O discurso de criação de um técnico diferenciado dos que já atuavam no país naquela época e as práticas pedagógicas de valorização do ensino mais prático que teórico, onde o aluno aprende a fazer fazendo, além da disciplina constante durante as aulas foram ferramentas indispensáveis pela direção central para a formação de seus técnicos. Ao mesmo tempo, o controle das posturas mediante regras de conduta, dentro e fora do Perímetro da Escola, juntamente a orientação imposta nas Reuniões Gerais, eram as formas de a Escola Superior de Viçosa modelar a atuação social do homem. Assim, agindo de maneira consciente nas duas esferas a diretoria e o corpo docente da ESAV forjavam em seus alunos os padrões os quais eles acreditavam ser o ideal para, nas palavras dos professores e diretores da Escola, atuar na modernização da produção agrícola e na sociedade mineira e brasileira.Item Os primórdios da Pós-Graduação em Fitotecnia na UFV: memórias do programa pioneiro no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-18) Gouvêa, Tatiani Gomes; Azevedo, Denilson Santos de; http://lattes.cnpq.br/2378456921920064Este trabalho trata de uma pesquisa histórica sobre a criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, pioneiro na área de ciências agrárias, no Brasil. Nosso principal objetivo é contribuir com a constituição da memória deste, desvelando fatos que originaram sua criação, registrando experiências e desafios ao longo de seu caminho. Para tanto, técnicas de coleta de dados com base em orientações da história oral foram utilizadas junto a sujeitos que estiveram inseridos no contexto investigado, através de entrevistas realizadas com docentes, egressos e servidores administrativos. O marco temporal foi definido em função da trajetória do programa, partindo dos anos que precederam sua criação, em 1961 e os primeiros 20 (vinte) anos de atividade, tanto para o curso de mestrado (1961-1980) quanto para o de doutorado (1973-1992). Para a realização dessa investigação, fez-se uso dos poucos documentos disponíveis na secretaria do Programa e de consultas aos documentos primários encontrados em maior parte no Arquivo Central e Histórico da UFV. O propósito de analisar a história do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, PPG-FIT, justifica-se pela necessidade de compreender seu processo de constituição, desenvolvimento e consolidação, desde sua gênese, em 1961. A partir das análises realizadas, elaboramos o Catálogo de Dissertações (1961-1980) e o Catálogo de Teses (1977-1992), que representam o “Produto Final” deste trabalho. Esperamos que possam ser utilizados como fontes para outros estudos e ainda como um recurso adicional na rememoração das pesquisas realizadas no âmbito do PPG-FIT.Item Políticas patrimoniais no Brasil: um estudo sobre o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do município de Ubá – Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-09) Almeida, Leonardo Augusto de; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4438213731183400No século XX, cresceu no Brasil assim como em diversos países, o interesse pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Estrategicamente, o governo central brasileiro, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937. Durante 30 anos esta agência federal produziu documentos, realizou tombamentos e oficializou o patrimônio cultural do país. A partir dos anos 1960 e mais fortemente a partir da década seguinte, as unidades da federação criaram seus institutos estaduais do patrimônio. O protagonismo do IPHAN e esta primeira fase de descentralização política e administrativa do patrimônio cultural ampliaram os debates sobre memória, história e patrimônio no Brasil. É a partir dos anos 1990 que os municípios, estimulados por uma nova onda descentralizadora, ampliadora da participação dos entes federativos nas políticas públicas e mesmo da sociedade civil na assunção comunitária das demandas sociais, serão convidados a também protagonizarem, e institucionalizarão seus conselhos municipais de patrimônio cultural. A proposta desta investigação é destacar uma dentre as várias possibilidades de leitura dos documentos (atas, dossiês, portarias, decretos) produzidos pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, Minas Gerais. A ideia de poder acompanhar o processo de municipalização do patrimônio cultural em Ubá, Minas Gerais, através da leitura desses textos, inspirou a presente dissertação.Item Desenvolvimento socioeconômico e a gestão do patrimônio cultural em Lavras Novas: entre ações pró-turismo e políticas públicas(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-16) Silveira, Angelo Antonio da; Martins, Karla Denise; http://lattes.cnpq.br/6489337737503609A pesquisa aborda a relação entre desenvolvimento socioeconômico e gestão do patrimônio cultural em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto/ MG. A partir dessa relação, foram discutidos os impactos do turismo nos costumes locais e na paisagem cultural de Lavras Novas, avaliando os efeitos das ações preservacionistas propostas: tanto pelo poder público quanto pelas organizações ligadas aos moradores do Distrito. O nascimento do turismo cultural e sua relação com oportunidades de negócio despertaram em Lavras Novas variadas formas de apropriação do patrimônio cultural. O clima bucólico, as paisagens serranas, as cachoeiras, conjugadas com culinária típica e um visual arquitetônico de origem setecentista, atraem milhares de visitantes à procura de entretenimento. A problemática surge quando as mudanças sociais e os mecanismos de salvaguarda não são pensados de uma ótica ampliada, no caso de Lavras Novas, deixando em um segundo plano as raízes setecentistas e o patrimônio arquitetônico. A dificuldade em fazer com que as informações sobre os monumentos e a cultura local alcancem os visitantes contribui ainda mais para alienação do turismo. Nessa perspectiva, nossa pesquisa propõe um produto pautado no resgate da “alma setecentista” dos monumentos, tornando-a acessível aos visitantes através da viabilização de uma plataforma digital própria para veiculação interativa de informação. A tecnologia escolhida para difusão dinâmica das informações sobre os monumentos foi o Qr Code. O código possibilitará o acesso eletrônico a textos contendo informações sobre elementos do patrimônio cultural de Lavras Novas.Item Memória e toponímias: uma análise da paisagem cultural no município de Ubá - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-22) Silva, Ana Carolina Santos e; Batella, Wagner Barbosa; http://lattes.cnpq.br/5138275738182398A presente investigação ocorreu durante o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania e refere-se à análise da paisagem cultural da cidade de Ubá, Minas Gerais, sob a perspectiva das toponímias. Por meio da apreciação do contexto histórico-geográfico da cidade, foi desenvolvida algumas reflexões acerca da nomeação de vinte e sete nomes de ruas pertencentes à zona central. A paisagem do município é reflexo da ação de grupos sociais influentes os quais grafaram nela seu poderio e prestígio social. A memória social neste trabalho então, é discutida no âmbito da sua representação oficial, ou seja, almejou-se destacar quais grupos sociais exerceram influência política e econômica a ponto de deixarem marcados seus nomes e de seus parentes mais próximos nas ruas da área central da cidade. Entende-se que os nomes da área central possuem um destaque especial, visto que estão geograficamente localizados em uma área de prestígio dos munícipes onde se desenvolvem boa parte das relações de convívio social como lazer e trabalho, daí a importância desta área para o presente estudo. A memória enquanto algo socialmente construído reflete as relações de poder concebidas no espaço, sendo ela grafada na paisagem por meio de símbolos e signos que representem os conflitos existentes nessas relações. Assim, este trabalho contribui para os estudos de paisagem cultural, proporcionando uma nova perspectiva na sua interpretação, e compreensão dela como fator essencial na constituição de memórias.Item Paisagem universitária e a representação social do negro na Universidade Federal de Viçosa: caminhos percorridos de 1980 a 2015(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-22) Ferreira, Edimara Maria; Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9811056612626788Este estudo teve por objetivo principal entender os espaços de exclusão/inclusão do negro na Universidade Federal de Viçosa (UFV), isto é, analisar os locais de (in)visibilidade da população negra desde a década de 1980 até 2015, traçando um parâmetro de comparação dos dados encontrados com a vigência das políticas afirmativas. Partiu-se da premissa que a implementação de ações afirmativas contribuiu para o aumento da representatividade negra no quadro funcional e estudantil da UFV, apesar desta representação ainda ser frágil em determinados cargos e cursos. Nesse aspecto, o espaço temporal delimitado se justifica, dado que foi a partir da década de 1980 que iniciou, no cenário nacional, a discussão sobre a implementação de ações afirmativas para negros e o final o ano de 2015 a fim de analisarmos os primeiros anos de vigência da Lei n.º 12.711/2012 que instituiu as cotas para ingresso nas instituições de ensino federais e o primeiro ano da Lei n.º 12.990/2014, que reserva vagas para negros nos cargos e empregos públicos no âmbito da Administração Federal. A pesquisa possui enfoque quali-quantitativo e se caracteriza como um estudo descritivo, cujos métodos utilizados foram pesquisa de campo, complementados pela pesquisa documental e entrevista. A partir de um extenso levantamento de dados e informações em diferentes fontes cadastrais da Universidade Federal de Viçosa, entrevistas e pesquisa de campo em diversos órgãos, percebeu-se certa desigualdade racial na ocupação das vagas de determinados cargos e cursos da instituição. Esperamos que os resultados encontrados concorram para a valorização da história dos negros na instituição através da reativação do Centro de Referência e na utilização dos dados da Campanha de Autodeclaração Racial da UFV para a construção de políticas inclusivas na instituição, contribuindo assim para a diminuição do preconceito.