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    Ser ou não ser professor: participação de licenciados em Ciências Biológicas no Pibid e suas implicações para a escolha e atuação profissional
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-11-29) Cabral, Uyrá Elizabeth Gomes; Souza, Rita de Cássia de; http://lattes.cnpq.br/5625769896107511
    Nos últimos dez anos, políticas educacionais têm sido implementadas em cursos de licenciaturas visando incentivar e melhorar a formação do licenciando para atuar na docência. Tais políticas buscam inserir os licenciandos no contexto da Educação Básica a fim de que eles se aproximem da realidade da profissão docente, além de torna-los atores ativos em seu processo de formação e de despertar o interesse destes graduandos em atuar como professores no Ensino Básico. Esta inserção se configura como oportunidade de trocas de experiências entre os atores das universidades e os atores da Educação Básica de modo a aproximar as duas instituições, além de permitir que o licenciando coloque em prática a teoria e os ensinamentos aprendidos durante o curso de graduação. Nesse sentido, esta investigação foi realizada tendo como participantes os egressos que foram bolsistas do Pibid. Buscamos conhecer, junto aos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (MG), como a participação no Pibid influenciou sua escolha pela profissão e se o fato de terem participado do programa contribuiu, de alguma forma, para a sua atuação profissional. O presente trabalho adota uma abordagem qualitativa baseada na perspectiva Construcionista Social. Para construir os dados, foram utilizados questionário e entrevistas e, no processo de interpretação dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Foi possível perceber que participar de programas como o Pibid possibilita ao estudante refletir sobre suas pretensões profissionais. Além disso, o egresso teve a oportunidade de verificar se aquela era, ou não, a profissão na qual eles desejam atuar, já que a experiência dentro da escola o fez conhecer a realidade de sua futura profissão. Foi possível reconhecer que o processo de escolha da profissão não é algo feito simplesmente por preferências, pois há uma série de outros fatores que podem influenciar nessa tomada de decisão. Para os participantes desta pesquisa, foi perceptível que a sala de aula é uma opção profissional e que o Pibid teve influência na tomada de decisão na vida profissional daqueles que passaram por essa experiência. Palavras-chave: Pibid. Escolha Profissional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Construcionismo Social.
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    Seriar ou não seriar: estudo de caso de uma escola e um projeto educacional
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-11-21) Silva, Rita Aparecida Marques da; Souza, Rita de Cássia de; http://lattes.cnpq.br/6345240066337166
    Apesar do amplo debate sobre a adequação, ou não, do ensino seriado, poucas escolas ousam utilizar outra organização escolar. Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar a maneira como ocorre o processo de ensino-aprendizagem em duas instituições brasileiras que fizeram uma escolha pedagógica pela não seriação. Nesta dissertação, dois estudos de caso foram realizados. Em um deles, foi apresentada a Escola Maria Peregrina em São José do Rio Preto (SP), uma escola já consolidada, e no outro analisamos a APOV em Viçosa (MG) que se encontra em processo de transição. Buscamos identificar e compreender os motivos pelos quais tais instituições optaram por um modelo de ensino não seriado. Além disso, investigamos as mudanças pelas quais estas instituições passaram ao adotar este modelo e conhecemos como a comunidade escolar avaliou o ensino não seriado da escola. A pesquisa foi realizada através da perspectiva do Construcionismo Social e elaborada por meio da abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, foram adotados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação, as entrevistas e as rodas de conversas. Para a construção da nossa análise, foi utilizado o processo composto por diálogos entre o pesquisador, os participantes e a literatura, proposto pelos autores construcionistas. Percebemos que ambas as instituições atendem um número reduzido de alunos, possuem um caráter diferenciado, baseado nos princípios da igreja católica, e tem a intenção de formar os estudantes não apenas cognitivamente, mas em princípios morais e religiosos. A Escola Maria Peregrina possui um modelo flexível por buscar atender às necessidades dos alunos, do contexto no qual a instituição está inserida, estando assim, sempre sujeita às novas mudanças. A APOV, por sua vez, adotou, durante anos, o modelo da escola tradicional e, no presente momento, vivencia todo o processo de transição para outro modelo organizacional diferenciado, aproximando-se da organização escolar adotada pela Escola Maria Peregrina. Palavras-chave: Seriação Escolar. Não Seriação Escolar. Ciclo. Construcionismo social. Práticas Pedagógicas Diferenciadas.
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    Avaliações externas e responsabilização docente: visões e implicações no cotidiano de escolas públicas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-11-29) Moreira, Andréa Renó Jorge; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2445164891917366
    As reformas educacionais ocorridas, sobretudo a partir da década de 1990 no Brasil, geraram impactos significativos no trabalho docente. Os mecanismos de controle advindos de tais reformas expressos, por exemplo, pelas diferentes avaliações externas que incidem sobre o trabalho dos professores, é objeto deste estudo. Nosso objetivo foi analisar como professores do Ensino Fundamental I percebem os processos de responsabilização decorrentes dos resultados das avaliações externas, mais especificamente, do Simave/Proalfa e suas implicações no cotidiano escolar. Para compreender essa questão, desenvolvemos uma pesquisa de campo utilizando como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e análises documentais. Os dados produzidos, a partir da pesquisa com seis professoras, foram organizados por meio das narrativas das docentes participantes que atuam em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Viçosa/MG. A pesquisa teve como ponto de partida o estudo da trajetória da implementação do modelo de avaliações sistêmicas no Brasil. Foi feito um recorte para o aprofundamento do estudo, delimitando o estado de Minas Gerais, uma vez que esse Estado, no ano 2000, institui um sistema próprio de avaliação denominado de Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Dentre as avaliações sistêmicas, selecionamos para a pesquisa o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). A revisão de literatura, as análises documentais e a interlocução com as participantes nos permitiram produzir os seguintes resultados: o conhecimento dos docentes em relação ao SIMAVE ficou evidenciado pelos relatos que as participantes dominam os aspectos básicos do SIMAVE, o que lhes permite trabalhar de maneira a responder as demandas do mesmo em se tratando da temática da responsabilização. Há uma fala recorrente sobre as estratégias utilizadas pelas docentes para o preparo de seus alunos para essas avaliações em suas rotinas. De acordo com a narrativa de cinco das docentes participantes, observamos que ficou mais perceptível após a implementação da lei 17.600/2008, lei que legalizou a política do mérito no estado de Minas Gerais. A pesquisa apontou também que fatores externos têm impacto decisivo nos resultados das avaliações externas e evidencia esses fatores: precarização do trabalho, intensificação da rotina, autointensificação, responsabilização, autorresponsabilização e o mérito. A pesquisa narrativa nos deu o suporte necessário para analisarmos melhor as convicções das docentes sobre o tema, o que nos possibilitou a compreensão dessa dinâmica por meio das experiências vividas e relatadas. Palavras-chave: Avaliações externas. Trabalho docente. Simave. Responsabilização docente.
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    Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional: narrativas sobre a formação de professores no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-12-17) Amâncio, Dayanne Cremonez; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1045008660275127
    O processo de formação ocorre ao longo de toda a vida, influenciado por condições intelectuais, emocionais, sociais e econômicas, sua análise depende, pois, de múltiplos fatores. Em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), a formação docente foi reforçada como um elemento fundamental para a garantia da qualidade da educação. Outras leis também destacaram a questão como, por exemplo, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 e alterada em 2016 e a criação, em 2013, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Este visava qualificar os professores para colocar em prática as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), aprovadas em janeiro de 2012. Nesse contexto, a pesquisa desenvolvida teve como objeto o PNEM e o objetivo principal foi analisar e compreender a implementação desse curso no município de Ponte Nova - MG, para examinar a possibilidade de constituição de processos de aprendizagens docentes, considerando-o como parte do desenvolvimento profissional dos professores. Foi feita uma análise dos documentos oficiais para contextualizar a referida política no cenário educacional, que demonstrou a existência, entre 2009 e 2013, de uma agenda nas políticas educacionais pautada na formação integral dos alunos e na rediscussão das práticas docentes à luz da compreensão das juventudes e dos sujeitos do Ensino Médio. Para a discussão sobre formação de professores, aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional o referencial teórico usado foi Diniz-Pereira (2007; 2013), Gatti (2003; 2008; 2010), Mizukami (2004; 2006), Shulman (2014) e García (1999; 2009). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa narrativa, nela as experiências dos sujeitos são trazidas à tona por meio da escuta das suas vozes. A análise dos dados contou com o referencial de Clandinin e Connelly (2011), Ferraroti (2010), Finger e Nóvoa (2010) e Ferenc (2017). Esses autores consideram que a reflexão sobre a experiência é uma ferramenta para a compreensão da formação dos sujeitos. Por meio de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que cursaram o PNEM analisamos o processo de aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional dos docentes. As narrativas mostraram que os professores entendiam a formação humana integral dos estudantes como uma temática de grande relevância, mas tiveram dificuldades para colocar em prática as discussões feitas no Pacto, uma vez que elas demandavam trabalho coletivo e ressignificação dos tempos e espaços escolares. As narrativas foram uníssonas quanto à contribuição do PNEM para o desenvolvimento profissional, entretanto, os professores relataram a dificuldade de fazer atividades interdisciplinares, devido às precárias condições de trabalho docente, a organização curricular e a carga horária da escola. Diante disso, essa pesquisa reafirmou a importância do Pacto como espaço de discussão e reflexão das práticas docentes, mas salientou, com base nas narrativas dos professores, que a transformação da realidade educacional do Ensino Médio não passa exclusivamente pela formação docente, há outros fatores que devem ser considerados como, por exemplo, a situação socioeconômica dos jovens, as condições do trabalho docente e a estrutura curricular dessa etapa. Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem da docência. Desenvolvimento profissional. Pacto do Ensino Médio. Práticas docentes.
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    A reforma universitária na Universidade Federal de Viçosa (1968-1978): elementos para a manutenção da ordem
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-24) Medina, Camila Andrade; Baía, Anderson da Cunha; http://lattes.cnpq.br/7670635651033408
    Essa dissertação de mestrado tem por finalidade discutir o processo de implantação da Reforma Universitária de 1968, configurada na Lei no 5.540, na Universidade Federal de Viçosa, entre os anos de 1968 e 1978. Pretendemos mostrar como as medidas prescritas pela lei fizeram parte de um projeto que foi, ao mesmo tempo, conservador e modernizador. O reflexo desse projeto na Universidade representou rupturas e continuidades em determinadas estruturas administrativas, curriculares e de cunho organizacional. Para isso, utilizamos fontes documentais do Arquivo Histórico e Central da UFV e da Secretaria de Órgãos Colegiados da mesma instituição, como matrizes curriculares, correspondências internas, jornais institucionais e outros. Além das fontes documentais, nos baseamos em renomados autores como Luiz Antônio Cunha, Dermeval Saviani, Rodrigo Patto Sá Motta, Maria de Lourdes Albuquerque Fávero, dentre tantos outros fundamentais para o entendimento da temática apresentada. Ainda, nos apoiamos em trabalhos de mestrado e doutorado que estudaram efeitos da Reforma Universitária de 1968 em nossa educação superior, como as teses de Alexandre Tavares do Nascimento Lira (2010), Macioniro Celeste Filho (2006), Rubeneide Oliveira Lima Fernandes (2014) e Flávia de Angelis Santana (2014). Durante nossas pesquisas, percebemos que a UFV incorporou distintivamente as alterações aqui analisadas, indicadas pela Lei no 5.540/1968. O novo modelo de exame vestibular, por exemplo, foi adotado pela Universidade logo após a promulgação da lei, o que constatamos através do Boletim Informativo da UFV, de 16 de outubro de 1970. Em contrapartida, conforme observamos no Relatório de Atividades da UFV de 1979, o sistema departamental só foi oficializado pela Universidade dez anos após a promulgação da lei. Com esse estudo, temos o intuito de mostrar à sociedade quais foram os efeitos de uma das principais medidas do governo militar no âmbito da educação, já que, atualmente, parte dela vem solicitando a volta da ditadura militar no Brasil. Ao longo do trabalho, percebemos que vivemos em ciclos em que a história constantemente se repete; assim, nos dias de hoje,no contexto político atual, estamos diante de muitos ideais enaltecidos no contexto da Reforma Universitária de 1968, que, provavelmente, culminarão em reformas educacionais com os mesmos objetivos de outrora.
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    A pesquisa na formação do professor: limites e possibilidades no Curso de Geografia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-08) Celestino, Edilson Junior; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/0300698036246065
    A formação de professores ao longo de sua história suscitou grandes debates entre teóricos de várias nacionalidades. Dentre os saberes indispensáveis à realização do trabalho docente, a pesquisa tem despertado o interesse de vários autores, demonstrando sua importância nesse processo formativo. Posto isso, este trabalho alinha-se aos estudos acerca da formação de professores, contribuindo para a reflexão quanto a importância da pesquisa nesse percurso formativo. No desenvolvimento dessa pesquisa, buscamos compreender o lugar e os limites da pesquisa em ensino no Curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Perquirimos também: identificar de que forma o Projeto Pedagógico do curso articula a dimensão da pesquisa como parte integrante da formação dos licenciandos; levantar a concepção de pesquisa que se configura no imaginário de professores e egressos da Licenciatura e Bacharelado do Curso de Geografia/UFV; investigar os espaços propícios ao desenvolvimento de pesquisa sobre o ensino de Geografia considerando de que forma a existência ou falta de tais espaços pode afetar a formação do licenciando; e identificar os temas de maior recorrência dentre os trabalhos de Monografia do Curso de Geografia/UFV. Na construção do referencial teórico, nos fundamentamos em estudos que tratam da base de conhecimentos necessários para a formação docente, sobretudo, associados ao papel da pesquisa nessa formação. Nos valemos também de estudos que explicitam o histórico dos Cursos de formação de professores de Geografia no contexto brasileiro. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de geração de dados o questionário e a entrevista e a Análise de Conteúdo para examina-los. Como sujeitos, selecionamos professores e egressos do Curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os professores foram selecionados em função do seu tempo de serviço no âmbito da instituição, priorizando aqueles mais antigos no curso. Para a seleção dos egressos, consideramos aqueles que se formaram nas modalidades de Licenciatura e bacharelado e que desenvolveram em suas pesquisas de Monografia estudos referentes à temática do ensino de Geografia. Como principais resultados, explicitamos que existem disciplinas específicas que contribuem para a formação do pesquisador, tanto para a Licenciatura, quanto para o Bacharelado, perfazendo uma carga horária bem próxima daquela encontrada nos cursos de Pós-Graduação. Observamos também que professores e egressos possuem o entendimento de que a pesquisa é um conceito plural destacando a compreensão dela como “produção de conhecimento novo” a partir da utilização de determinados “procedimentos metodológicos” imprescindíveis para qualquer trabalho de pesquisa, fato amplamente destacado pela literatura especializada. Constatamos que, no entendimento de egressos e professores do Departamento, as disciplinas oferecidas pelo curso são espaços destinados à formação do licenciando enquanto pesquisador, assim como os laboratórios de pesquisa coordenados pelos professores do Departamento o são. Identificamos que a escolha pela temática do ensino de Geografia como tema para os trabalhos de Monografias estava atrelada às vivências dos sujeitos, por meio de sua participação em projetos de ensino/extensão. Aferimos, ainda, que, no rol de trabalhos desenvolvidos, aqueles que abordaram o emprego de diferentes metodologias para o ensino de Geografia são os que apresentaram maior recorrência. Concluímos que, embora seja viável a inserção da pesquisa na formação do professor de Geografia, existe a necessidade de ampliação do debate acerca do professor pesquisador, de forma que sejam ofertados outros espaços para esta formação – espaços estes que perpassem pela discussão quanto a necessidade de inserção da disciplina de Monografia para a licenciatura –, iniciativa que poderá concorrer para ampliar a discussão quanto à importância da formação do professor como pesquisador. Palavras-chave: Formação de professores. Professor Pesquisador. Pesquisa em ensino de Geografia.
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    Acesso e permanência de estudantes cotistas no curso de bacharelado em Direito da Universidade Federal de Viçosa/MG (2014-2018)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-24) Carvalho, Larissa Almeida Schitini de; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/3634272176474394
    Este trabalho de pesquisa aborda a discussão dos meios de acesso e permanência de estudantes cotistas no curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa. O principal objetivo foi analisar como as políticas públicas educacionais que pretendem a democratização da Universidade se efetivam no contexto do curso de Direito, um dos precursores do ensino superior no país e que ainda permanece como um dos mais concorridos nos processos seletivos, especialmente na UFV. Para alcançar esse objetivo, procedeu-se ao estudo da evolução histórica da Universidade no Brasil, para então, passar à discussão das políticas públicas de democratização desse locus de produção do conhecimento. Como percurso metodológico, adotou-se, para a coleta de dados, o levantamento bibliográfico, análise documental, a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. Na análise e interpretação dos resultados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo e triangulação dos dados. Os resultados conduziram a dois prismas: o primeiro advindo do caráter quantitativo da pesquisa e do desenho do perfil sócio-econômico do estudante cotista do curso de Direito da UFV. O segundo consiste no aspecto qualitativo, foi possível verificar que a política de expansão de vagas nem sempre consegue absorver a demanda da permanência, embora a tradição ufeviana de assistência ao estudante, mesmo antes das políticas nacionais, forneça o mínimo de condições para permanência dos estudantes vulneráveis. Com esse trabalho, buscou-se evidenciar o contexto social da educação superior no Brasil e discutir quais as possibilidades para que este cenário seja mais democrático e equânime.
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    História da educação na região de Ponte Nova nos anos de 1863 a 1930
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-08-05) Maia, Laís Aparecida dos Reis; Azevedo, Denílson dos Santos de; http://lattes.cnpq.br/6644143518857695
    O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer os principais acontecimentos ocorridos no campo educacional do município de Ponte Nova, no período de 1863 à 1930. A escolha por essa temática ocorreu devido à carência de estudos sobre a educação desse município e da necessidade de organizar os dados e as narrações históricas para se conhecer a história do município a partir de uma dimensão local e regional, tornando-o uma unidade de observação e análise histórica. A escolha pelo ano de 1863 se deu pelo motivo desse ser o ano da emancipação política e administrativa do município. Já a demarcação do ano de 1930 como limite de pesquisa, se explica pelo acesso às fontes e pela possibilidade de se analisar o município em dois regimes políticos distintos. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, sendo a última feita no Arquivo Público Mineiro, na cidade de Belo Horizonte e no Arquivo Municipal da cidade de Ponte Nova. Os documentos utilizados para análise foram os Livros de Atas das reuniões da Câmara Municipal (1863 a 1930), o Livro de Atas de Concursos para Cargos Municipais (1908 a 1921), o Livro Escolar (1892 a 1922) e documentos do Fundo de Instrução Pública da Província de Minas Gerais, que contém os documentos produzidos pela Diretoria Geral de Instrução Pública (1827-1860 e 1867-1871), pela Agência Geral de Instrução Pública (1859-1867) e pela Inspetoria Geral de Instrução Pública (1871-1892). As questões que permearam esta investigação procuraram entender como o poder público municipal da cidade idealizou e promoveu a educação escolar durante o fim do Período Imperial e no decorrer da Primeira República (1889-1930). Além disso, tentamos compreender como a instrução pública foi se configurando conforme a legislação nacional e mineira do período, como se deram as relações do poder público com a iniciativa privada e quais ações institucionais foram implementadas no e pelo município no campo da educação. Assim, conseguimos desenvolver um mapeamento das escolas provinciais e municipais da região de Ponte Nova, organizando informações sobre suas datas de criação e funcionamento, bem como desenvolver uma história educacional do município. Palavras-chave: Educação. Império. República. Ponte Nova.
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    Meritocracia e trabalho docente: uma análise da gestão da SEEDUC/RJ entre os anos de 2010 e 2014
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-27) Mazza, Moisés Giordano; Mari, Cezar Luiz De; http://lattes.cnpq.br/1163908295923439
    Os critérios meritocráticos aplicados ao trabalho docente são cada vez mais observáveis nas reformas propostas para as redes de ensino público no Brasil, sendo preciso investigar quais razões motivam reformas educacionais de hoje a reputarem tamanha importância ao mérito para a gestão do trabalho docente. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a reforma da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) no período de 2010 a 2014, momento em que o economista brasileiro Wilson Risolia foi Secretário de Educação do Estado e extrair, a partir de pesquisa bibliográfica, análise de documentos e publicações nas mídias, a função do discurso meritocrático feito pela Secretaria. Para tal buscamos conceituar meritocracia a partir de seus fundamentos modernos e usamos a história da educação do Reino Unido como exemplo para apresentar a constante relação entre os problemas do mérito e a Escola. Na sequência a reforma implementada na SEEDUC/RJ é analisada à partir de seus fundamentos, que têm a metodologia Gestão Integrada da Escola (GIDE) da Fundação de Desenvolvimento Gerenecial (FDG) como base. Por fim discutimos a reforma da rede pública de ensino de Nova York, tida por Risolia como modelo e buscamos as semelhanças entre as mesmas. As referências centrais para a construção desta pesquisa de caráter qualitativo são o papel dos intelectuais e a ideologia, conceitos definidos pelo filósofo italiano Antonio Gramsci (1891-1937).
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    Formação continuada: tecendo redes e construindo possibilidades com os cotidianos escolares
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-25) Castro, Letícia de Oliveira; Herneck, Heloisa Raimunda
    O presente trabalho teve como objetivo acompanhar o cotidiano escolar de professoras/es de uma escola pública, bem como seguir os meios, as frestas, que as/os mesmas/os utilizam para aprender e ensinar na escola. Assim, foi experienciado os cotidianos escolares acompanhando as/os professoras/es em seus movimentos de formação continuada nos processos de ensinaraprender na escola. O mapeamento das metodologias de elaboração do corpo docente em seus cotidianos escolares permitiu a produção de narrativas sobre a formação continuada. Como aporte teórico, utilizou-se estudiosos da formação docente centrada na escola, como Carlos Marcelo Garcia e António Nóvoa, para compreender a formação continuada centrada na escola. E para mergulhar nos cotidianos da escola pesquisada e seus praticantes, em Michel de Certeau, Nilda Alves, Carlos Eduardo Ferraço e Inês Barbosa de Oliveira. A formação inventiva é evidenciada sobre o olhar de Virgínia Kastrup e a discussão sobre a experiência em Jorge Larrosa. A pesquisa foi realizada na escola Atílio Pizzol na cidade de Venda Nova do Imigrante, estado do Espírito Santo. Assim, o revisitar a escola para a pesquisa foi permeado por emoções e afecções. Então, buscou-se nos documentos da escola o cotidiano idealizado pelos seus/suas registros escritos e durante cinco semanas forma feitas observações e relatos em caderno de campo. Também foram realizadas rodas de conversa com todas/os docentes e entrevistas com as professoras de Português, sendo esta acompanhada também em momentos de planejamento de aulas e em sala de aula, além de entrevista com a coordenadora da escola e o professor de artes. Como resultados, pontua-se como a formação continuada se constitui dentro do espaço escolar pelas/os docentes em seus momentos cotidianos. O compartilhamento de informações como potente estratégia formativa por professoras/es. A troca de experiências plurais, se mostra, então, um caminho na tessitura da formação, pois percebe-se a necessidade de reconhecer a diversidade de saberes que se constitui dentro da escola. Ao compartilhar histórias professoras/es tecem redes, permitindo que a partilha se consolide em espaço de formação mútua.