Teses e Dissertações - Externas
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Item A des-re-construção do objeto discursivo Dilma Rousseff no caso Pasadena: um estudo sobre processos de referenciação(Pontificia Universidade Católica, 2018-11-14) Marchesani, Silvana; Rodrigues, Daniella Lopes Dias Ignácio; http://lattes.cnpq.br/2663615967739534Conforme demarcado por Foucault (1996), há saberes que são construídos pelas crenças, pelas práticas e pelas experiências e outros que são construídos por meio das atividades científicas. O primeiro foi denominado por ele de saberes de crença e, o segundo, de saberes de conhecimento. É inegável o papel da mídia no processo de construção e circulação desses saberes de crença, o que a ergue à prática discursiva de inegável importância na investigação científica. A partir de uma perspectiva discursiva e baseando-nos, principalmente, nas concepções da Análise do Discurso de linha francesa, nosso objetivo consiste em refletir e analisar a des-re-construção de diferentes objetos de discurso sobre Dilma Rousseff em textos jornalísticos a partir da ocorrência de nominalizações e de expressões nominais valorativas. Para tanto, foram coletados 13 artigos publicados em formato digital nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, no portal G1, nas revistas Carta Capital e Veja e nos blogs jornalísticos 247, Redação Ucho.Info e o Cafezinho. Na dinâmica discursiva, a (re)categorização dos objetos de discurso indiciam marcas e posicionamentos deixados pelo enunciador, o qual se encontra sempre em uma dada formação discursiva como prevê a AD. Desse modo, as conclusões, a partir de nossas análises, nos apontam que os objetos de discurso des-re-construídos pelos processos de referenciação ocorrem numa dimensão discursiva, o que nos possibilita reiterar os aportes da AD de linha francesa e defender, no estudo de textos, a perspectiva discursiva da linguagem e não somente sua natureza linguístico- cognitiva.Item A extensão no ensino médio integrado integrado: desafios da sua consolidação no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba(Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, 2022-02-04) Coelho, Sandra Aparecida Pinheiro; Brasileiro, Beatriz Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9454609842263187Valendo-se da atual centralidade da extensão nos debates sobre os currículos dos cursos de graduação do Brasil, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos docentes em relação a concepção, desafios e potencialidades da inserção da extensão nos cursos do Ensino Médio Integrado. Pautou-se na perspectiva de contribuir com o processo de revisão dos projetos pedagógicos desta modalidade de ensino, que se encontra em andamento nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O estudo, de abordagem quanti-qualitativa e no formato de estudo de caso, foi realizado no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, com a participação dos docentes atuantes nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo Campus Rio Pomba. A coleta dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental e da aplicação de questionários. Os resultados revelaram a carência no acesso dos professores aos documentos que normatizam a extensão tecnológica, aliada à tendência desses docentes no entendimento das concepções difusionistas, assistencialistas e mercantilistas da extensão, bem como à pouca diferenciação entre a formação para o mercado de trabalho e para o mundo do trabalho. Entre os fatores que dificultam o trabalho extensionista na Instituição, foram citadas a pouca disponibilidade de tempo para dedicação a projetos de extensão tanto por parte dos docentes quanto dos discentes, a falta de interesse dos docentes pela extensão e a dificuldade de apoio financeiro para financiamento de projetos de natureza extensionista. Quanto aos fatores mais favoráveis, foram destacadas as possibilidades de interlocução da extensão com o ensino e com a pesquisa. A partir desses resultados, foi organizado o produto educacional, no formato de e-book, com a finalidade de contribuir com a compreensão acerca da extensão e incentivar a participação da comunidade acadêmica nas atividades extensionistas. Embora a extensão no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba tenha desafios a superar, ressalta-se a sua relevância para a Instituição e para a comunidade em seu entorno, a exemplo das recentes e importantes contribuições desse Instituto no enfrentamento da pandemia da Covid- 19. Esse fato reitera a imprescindibilidade de se estruturarem projetos pedagógicos que articulem, de forma indissociável, o ensino, a pesquisa e a extensão, assumindo para tal a concepção de extensão defendida pelos Fóruns de Pró-Reitores de Extensão e pela maioria das instituições de ensino brasileiras, como um processo acadêmico definido e efetivado em função das demandas sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade e da proposta pedagógica dos cursos, coerente com as políticas públicas e indispensável à formação cidadã. Palavras-chave: Concepção de Extensão; Extensão Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Produto Educacional.Item A formação como trabalho - Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira(Universidade Federal de São Paulo, 2017-09-19) Dantas-Longhi, Simone Maria; Lousada, Eliane Gouvêa; http://lattes.cnpq.br/2341027476768782Esta pesquisa foi desenvolvida no contexto dos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP, nos quais uma das ações de formação é o “tutorat”, uma modalidade de formação que consiste no acompanhamento dos professores iniciantes por professores mais experientes, os tuteurs. Esta tese tem por objetivo analisar o trabalho dos tuteurs, professores que se tornam formadores de professores iniciantes no contexto dos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP. Sua fundamentação teórica apoia-se, por um lado, no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999/2009, 2006/2009, 2008; MACHADO et al., 2009, BULEA, 2010) e, por outro, em aportes das Ciências do Trabalho, mais especificamente da Clínica da Atividade (CLOT, 1999/2000, 2001, 2008) e da Ergonomia da Atividade (FAÍTA E VIEIRA, 2003; FAÍTA, 2004; SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004, 2009). Compartilhando pressupostos vygotskianos (VYGOTSKI, 1929/2014, 1930/1985, 1934/1997), essas diferentes linhas teóricas fornecem subsídios para o estudo do agir do tuteur enquanto trabalho. A fim de encontrar soluções para as dificuldades vividas pelos tuteurs na formação dos professores iniciantes, foi constituído, em 2014, um grupo de tuteurs interessados em discutir sobre os desafios do trabalho do tuteur. A partir dos anseios desses tuteurs, conduzimos entrevistas em autoconfrontação simples e cruzadas e uma reunião de retomo ao coletivo, nas quais os tuteurs participantes puderam se colocar na perspectiva de observadores de sua própria atividade. Após a intervenção, as entrevistas e reuniões foram transcritas e analisadas segundo o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2010, 2013), acrescido de índices referentes aos gestos (LEPLAT, 2013) e de categorias próprias para a análise de textos que tematizam o trabalho, as figuras de ação (BULEA, 2010, 2016). Durante as reuniões e entrevistas, a carência de prescrições se revelou como uma dificuldade do trabalho do tuteur. Os resultados de nossas análises mostraram que, para enfrentar essa dificuldade, os tuteurs apoiam sua atividade de aconselhar no domínio que possuem do métier de professor, mas diferenciam o conselho do ensino, apontando que existem habilidades específicas que precisam ser construídas para o trabalho do tuteur-formador de professores. Além disso, nossas análises revelaram como o tuteur focaliza em seu agir a transmissão das dimensões genéricas do métier de professor, no intuito de oferecer ao tutoré uma gama de gestos genéricos (AMIGUES, 2004) possíveis para as diferentes situações com as quais o professor iniciante pode se confrontar no exercício do seu trabalho.Item A governança da política municipal de saúde e as demandas municipais no contexto da coordenação federativa(Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-06-29) Souza, Tainá Rodrigues Gomide; Ckagnazaroff, Ivan BeckVersa o presente estudo sobre governança da política municipal de saúde no contexto federativo e a assimilação das demandas municipais específicas. A união, a partir de meados da década de 1990, passou a exercer uma influência significativa sobre a formulação e a coordenação da política de saúde; e, o município, a exercer o papel de operacionalizador de tal política. Assim, espera-se que novas formas de governança sejam desenvolvidas para que o governo municipal consiga operacionalizar a política de saúde direcionada pela coordenação federativa e, também, atender as demandas de saúde específicas de seu município. Para a operacionalização da política de saúde pelo município, deve-se considerar que o mesmo não atua de modo isolado, uma vez que está inserido em um contexto, e, para compreender esse processo, é preciso entender a governança pública da política realizada pelo município e a coordenação federativa. Diante da importância de tal compreensão, foi realizado um estudo de caso qualitativo com o objetivo de analisar como a Governança da Política Municipal de Saúde de Viçosa-MG assimila as demandas específicas de seu município, diante da coordenação exercida pelo governo federal. Para tanto, foi elaborado um esquema de análise baseado em três dimensões de análise: ‘Coordenação Federativa’, ‘Governança Pública’ e ‘Demandas Municipais’. Verificou-se que o arranjo de governança da política de saúde, estabelecido no município, busca dar espaço aos atores não governamentais, mas na prática, reproduzem características históricas brasileiras, como, centralização de recursos, centralização decisória e descontinuidade administrativa, o que não favorece o reconhecimento das demandas municipais específicas por parte do governo municipal. Sobre esse reconhecimento, foi verificada uma falta de capacidade administrativa por parte do governo municipal, principalmente quanto às demandas específicas do município, e de utilizar as que se apresentam nos procedimentos de tomada de decisão e de planejamento. Essa falta de capacidade administrativa do município, de assimilar suas demandas de saúde específicas, justifica a necessidade do comando federal por parte do município, uma vez que o governo municipal não consegue se organizar administrativamente para reconhecer as próprias demandas. De tal modo, concluiu-se que o governo municipal reage às diretrizes nacionais, e que, em função do predomínio da indução do governo federal, da reduzida autonomia normativa e financeira e da falta de capacidade do governo municipal em propor programas que sejam peculiares ao município de Viçosa-MG, as demandas de saúde assimiladas pela governança pública do município, são as determinadas e estabelecidas pelo governo federal, compatíveis com as necessidades municipais, sendo a coordenação federal determinante para o efetivo atendimento das demandas municipais de saúde.Item A Ideia de Justiça em Nietzsche ou a justiça para além da ideia(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016) Alves, Luiz Filipe Araújo; Cardoso, Renato Cesar; http://lattes.cnpq.br/2905645946333494A partir da perspectiva de uma Contra-História da Filosofia do Direito, que compreende o pensamento jurídico não apenas pelas grandes tradições filosóficas, e possível pensar uma justiça para além de fundamentos transcendentes como Liberdade, Igualdade ou Dignidade Humana. Pode-se, assim, propor um questionamento da ideia de justiça a partir de filósofos como Friedrich Nietzsche [1844-1900]. A partir das reflexões próprias da filosofia nietzschiana, como o Perspectivismo e a Genealogia dos Valores, e possível pensar uma crítica e compreensão não convencional sobre o direito e a justiça, qual seja, enquanto uma relação de poderes em constante embate na busca de um equilíbrio. Para isto faz-se necessária uma leitura da Vontade de Poder para se compreender a dinâmica que ha nas relações de poderes em todos os âmbitos da vida, especialmente no ético- jurídico. Todavia, não basta simplesmente compreender a justiça enquanto relações de poderes. As reflexões de Nietzsche sobre a cultura ocidental e sua marcha para o chamado Niilismo demonstram como é possível identificar as manifestações deste movimento sobre as avaliações da existência enquanto oposições a própria vida. Oposições estas não só contra homens e instituições, mas contra valores por muitos considerados os mais importantes. Assim, seria possível pensar uma nova justiça que se afirma nas possibilidades do devir: sem culpa, ma-consciência, ressentimento, mas acima de tudo enquanto oposta a vingança. A presente tese retoma questões centrais da filosofia do direito, mas numa perspectiva diferente e divergente ao legado da tradição filosófica ocidental até agora.Item A influência das transferências governamentais e da arrecadação tributária própria no índice de educação dos municípios da região Sudeste(Universidade Federal de Uberlândia, 2016-12-15) Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues; Ávila, Lucimar Antônio Cabral de; http://lattes.cnpq.br/3340028131890723Com a promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988, os municípios passaram a ser considerados como entes federativos, dotados de maiores autonomias política, administrativa, legislativa e financeira. As receitas das unidades municipais foram elevadas devido à regulamentação das transferências fiscais e da arrecadação tributária própria. Mas esse aumento de receitas foi acompanhado da responsabilização dos entes públicos quanto à gestão desses recursos e ao fornecimento de serviços básicos à população local, como a educação. Determinou-se que os municípios deveriam aplicar, no mínimo, 25% das receitas tributárias em educação, além de atender a demanda quanto à educação infantil e ao ensino fundamental. Considerando às mudanças proporcionadas aos municípios brasileiros, desde então, objetivou-se verificar a influência das transferências governamentais e da arrecadação tributária própria no índice de educação dos municípios da região Sudeste, no período de 2009 a 2013, partindo da hipótese de que uma maior disponibilidade de recursos financeiros impactaria positivamente na qualidade da educação municipal. Especificamente, pretendeu-se averiguar se os municípios da região Sudeste, detentores de maior grau de autonomia financeira, devido ao melhor aproveitamento da arrecadação tributária própria, investiriam mais recursos em educação. Para compor a amostra deste estudo foram selecionados todos os municípios da região Sudeste brasileira, considerando a subdivisão dessas unidades municipais em mesorregiões, no período de 2009 a 2013. As informações foram extraídas dos sítios eletrônicos do SIOPE, IBGE e FIRJAN e as variáveis do estudo foram testadas por meio da análise de variância em blocos casualizados na Estrutura Aninhada ou Hierárquica, correlação de Spearman, análise de clusters de k-médias e regressão linear múltipla. Quanto ao grau de autonomia financeira, os municípios da região Sudeste são heterogêneos. Dentre às inferências deste estudo, destaca-se a relação positiva entre o desenvolvimento econômico local e autonomia financeira das unidades municipais e a falta de associação entre o grau de autonomia financeira e os investimentos em educação. Os municípios de cada estado da região Sudeste foram agrupados de acordo com o grau de autonomia financeira, realçando dois grupos em cada estado: um agrupamento foi caracterizado por conter a maior parte dos municípios de cada estado, menos autônomos e de pequeno porte, e outro, contemplando um número reduzido de municípios, todos de grande porte, mais autônomos, realçando a relação entre o porte municipal, o desenvolvimento econômico e o grau de autonomia financeira. Todavia, o nível de investimentos em educação não demonstrou qualquer relação com o grau de autonomia financeira, pois municípios de pequeno porte, menos autônomos, mostraram, em média, melhores percentuais adicionais de investimento em educação. Por fim, devido à impossibilidade de construção de modelos de regressão linear múltipla para os clusters construídos, evidenciou-se que o quantitativo de receitas tributárias próprias per capita e as transferências fiscais per capita, bem como o percentual adicional de investimento em educação, não impactaram no índice de educação designado para a pesquisa.Item A ordem do bem ensinar: a Prática de Ensino em livros para professores de Geografia em formação(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Oliveira, Janete Regina; Silva, Vivian Batista da; http://lattes.cnpq.br/0716008773874006Esta pesquisa busca identificar as referências didáticas sobre a Prática de Ensino de Geografia (modos de ensinar, o que ensinar, como selecionar o que ensinar) presentes em livros publicados com a finalidade de subsidiar a formação de professores de Geografia. Tais referências didáticas foram observadas nos livros selecionados tendo como orientação a epistemologia geográfica e a das ciências da Educação em um recorte temporal situado no período 1925-2014. Ao se ater às orientações epistemológicas impressas nos livros selecionados, a pesquisa procura identificar as ideias-força, consideradas como ideias e concepções situadas num determinado momento (CANDAU, 2013), que predominaram acerca do exercício da docência em Geografia, bem como busca perceber como se dá a constituição de um lugar específico da Geografia escolar no interior da ciência geográfica. Os livros escolares destinados à formação docente serão tomados como objetos culturais que, referenciados no tempo em que foram produzidos, trazem as marcas das mudanças e permanências do campo intelectual que qualifica e designa aquilo que se concebe como ciência geográfica e como ensino de Geografia. Nessa perspectiva, a relação entre autoria, editoria e difusão de concepções sobre a docência e o ensino de Geografia está metodologicamente associada à discussão da Geografia como campo de conhecimento. Na realização da pesquisa foi organizado um banco de dados a partir das informações levantadas junto às instituições públicas federais de Ensino Superior (universidades e institutos) que abrigam cursos de licenciatura em Geografia na modalidade presencial. A seleção das obras se deu a partir da pesquisa em projetos pedagógicos dos cursos que indicavam a bibliografia utilizada em disciplinas do componente curricular Prática de Ensino e no acervo virtual das bibliotecas dessas instituições. Foram produzidos mapas, gráficos e tabelas que contribuíram para a melhor compreensão da distribuição desses livros pelo território nacional, bem como da difusão de ideias e concepções sobre a Geografia e seu ensino. Assim, o trabalho está organizado em três partes, em que a primeira apresenta a constituição do corpus, objeto de análise; a segunda parte procura abordar a relação entre autoria e editoria; e a terceira identifica as ideias-força presentes nas obras analisadas. Palavras-chave: Prática de Ensino de Geografia- Livros de Ensino- Formação de Professor de Geografia- Ideias-Força.Item A política sobre drogas em Portugal e as contribuições da metodologia Housing First: possibilidades e desafios para a apropriação crítica desse modelo no Brasil(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018-12-12) Fonseca, Poty Colaço; Vasconcelos, Eduardo Mourão; http://lattes.cnpq.br/8782413969562121O presente estudo buscou conhecer, no contexto internacional, ações desenvolvidas por projetos e metodologias inovadoras que possam contribuir para a formulação e avaliação de práticas baseadas em evidência, no âmbito da política sobre drogas. Dessa forma, esta tese tem como objetivo descrever a metodologia Housing First e a sua implantação em Portugal desde 2009, buscando analisar as possibilidades, os desafios e as contribuições desse modelo para a política sobre drogas do Brasil. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que por meio do estudo de caso buscou descrever os projetos Housing First implantados em Portugal, bem como analisar alguns subtemas e categorias como: a mudança de paradigma, a intersetorialidade, a reinserção social, a redução de danos e o processo de autonomização dos sujeitos. Essas categorias foram eleitas a partir de alguns dos princípios norteadores da metodologia Housing First como, a moradia como um direito humano básico, o recovery e a redução de danos. Para subsidiar a discussão acerca do objeto central desta tese foram debatidos: -o perfil da população incluída, as características e os resultados do Housing First em Portugal e em outros países; -uma experiência similar aos programas Housing First implantada no Brasil: o Programa De Braços Abertos, em São Paulo; e -os desafios reais e as estratégias para justificar a apropriação do Housing First no Brasil. Sobre os desafios mais gerais a serem enfrentados diante da possível apropriação dessa metodologia no Brasil, foram destacados o 'desafio político-econômico' e o 'desafio econômico-institucional e social'. A análise dos temas e categorias apresentados neste estudo demonstrou que a possibilidade de apropriação crítica do Housing First no Brasil está associada à necessidade de reformulação e adaptação desse modelo, considerando as diferenças estruturais e conjunturais no contexto político, econômico, social, cultural e geográfico existentes no país, com relação às experiências internacionais. Portanto, o que se propõe para o Brasil é que a política sobre drogas possa se apropriar criticamente de experiências inovadoras e exitosas como o Housing First, buscando romper paradigmas a partir da elaboração de novas formas de lidar com as questões associadas às pessoas em situação de rua e que fazem uso problemático de drogas.Item A prática como componente curricular no curso de licenciatura em matemática de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais(Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018) Lobato, Lúcia Helena dos; Pietropaolo, Ruy César; http://lattes.cnpq.br/2725426907370958Este estudo tem o propósito de investigar as Práticas como Componente Curricular (PCC), no curso de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais Minas Gerais, campus São João Evangelista – Licenciatura/SJE. Esta investigação insere-se, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa de pesquisa. Os instrumentos utilizados foram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e entrevistas com o coordenador, professoras e alunos. A análise dos dados coletados nas entrevistas, principal etapa deste trabalho, foi realizada utilizando princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e está fundamentalmente referenciada em Shulman (1986, 1987), Ball, Thames e Phelps (2008) no que se refere aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor que ensina Matemática. O estudo do projeto pedagógico do curso enfatiza os seguintes aspectos: a verificação do cumprimento das 400 horas de PCC previstas nos ordenamentos legais, a forma como estão inseridas na matriz curricular dos cursos analisados e como essas práticas foram implementadas. As entrevistas revelaram interpretações distintas sobre o significado e objetivos da Prática como Componente Curricular, além de contradições entre o que está previsto nos projetos pedagógicos dos cursos para essa componente e o que efetivamente tem acontecido no âmbito das disciplinas que as contemplam: Pratica Pedagógica I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII e Resolução de Problemas I, II, III e IV. Outro aspecto que ficou evidenciado nas entrevistas foi a relação estreita entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID e a Prática como Componente Curricular, pois as disciplinas Práticas Pedagógicas utilizam o PIBID como forma de inserção da PCC na Educação Básica. Contudo, identificamos que a Licenciatura/SJE, se preocupa de fato em formar professores de Matemática para a Educação Básica.Item A prática da preservação digital no Repositório Institucional da Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017) Rodrigues, Evandro Ribeiro; Bastos, Flávia Maria; http://lattes.cnpq.br/2996679049311860Neste trabalho, buscou-se analisar a prática da preservação digital no repositório institucional da Universidade Federal de Viçosa, considerando sua gestão e contextualização como formas de identificar esse tipo de preservação em Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Observa-se que a preservação dos elementos em questão é baseada na política institucional do RIUFV e em documentos correlatos. Diante desse contexto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo descritiva e documental, subsidiada em documentos administrativos e normativos; para coleta de dados, foi realizada aplicação de questionário. O campo de pesquisa foi a Universidade Federal de Viçosa, com foco em seu Repositório Institucional. Para descrição e análise de dados, utilizaram-se documentos disponibilizados na página eletrônica da Biblioteca Central e da Universidade Federal de Viçosa, além do modelo (referência) de gestão para preservação digital para IES. Os resultados obtidos mostram que são poucas as políticas de gestão que aplicam medidas efetivas para a segurança de seus repositórios, quanto ao uso de elementos de gestão que envolvem os aspectos organizacional, técnico e legal da preservação digital nos planos nacionais de gestão. Dessa forma, recomenda-se maior atenção por parte dos gestores de repositórios institucionais, quanto à necessidade de otimizar os referidos processos, a fim de garantir a eficácia da preservação digital.Item A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade(Universidade Federal de Minas Gerais, 2019) Mendonça, Douglas Henrique de; Aguiar Júnior, Orlando Gomes; http://lattes.cnpq.br/3662975065070488Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina – questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras – que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.Item A utilização de Design Centrado no Usuário nos processos de desenvolvimento de software em instituições públicas brasileiras(Universidade Federal de Lavras, 2017-07-27) Mota, Pollyanna Lopes; Freire, André Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3467706605942975O uso de sistemas de Governo Eletrônico tem ganhado importância na ampliação da oferta de serviços e na promoção da participação dos cidadãos. Contudo, defende-se que, para que o Governo Eletrônico seja bem-sucedido, seja empregada uma abordagem de Governo Eletrônico centrada no cidadão, na qual os serviços e plataformas sejam desenvolvidos com a participação e com o foco nos cidadãos. Entretanto, há pouco conhecimento sobre a utilização de técnicas de Design Centrado no Usuário (DCU) nos processos de desenvolvimento de software que dão suporte às estratégias de Governo Eletrônico em instituições públicas brasileiras. O objetivo neste trabalho foi de investigar o panorama atual do desenvolvimento de software por meio de estudo de casos múltiplos em quatro instituições públicas brasileiras, observando se o processo de desenvolvimento adotado seguia as diretrizes e técnicas de DCU. Os resultados apontaram que, de maneira geral, as instituições pesquisadas seguem algumas diretrizes do DCU, tais como: a) possuem processo de desenvolvimento iterativo; b) há envolvimento ativo dos representantes dos órgãos demandantes em todo o processo de desenvolvimento de Governo Eletrônico e; c) em vários pontos do processo ocorrem validações, alguns tipos de avaliações e feedbacks fornecidos por esses representantes nos diversos artefatos que representam o sistema. Entretanto, algumas das principais limitações das instituições identificadas foram: a) a falta de identificação e envolvimento dos diversos grupos de usuários do sistema, inclusive no design e avaliação, com limitações a esses poucos representantes, geralmente ligados ao setor demandante dos sistemas e b) a falta de entendimento sobre o contexto de uso e envolvimento de grupos mais diversificados de usuários, em particular aqueles sem vínculo direto com as instituições, mas atendidos por essas. Além disso, falta às instituições avaliações em sistemas em produção, ou seja, já em uso. Faltam, também, durante o desenvolvimento de um sistema, que as instituições façam a adoção de práticas de usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário, padrões de interface, guidelines e análise heurística. O não uso dessas boas práticas talvez ocorra pela falta de uma equipe especializada em design nessas instituições. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir apontando as carências na implementação do DCU nas instituições públicas brasileiras sensibilizando essas instituições que desenvolvem sistemas, softwares, aplicativos, sítios e portais para os cidadãos a usarem as técnicas de Design Centrado no Usuário favorecendo a efetiva implementação de Governo Eletrônico Centrado no Cidadão.Item Adesão e efeito do checklist de cirurgia segura na incidência de eventos adversos entre pacientes cirúrgicos(Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019-09-09) Ribeiro, Luciane; Bastos, Ronaldo Rocha; http://lattes.cnpq.br/7821466720122882Danos associados à assistência cirúrgica (eventos adversos) são potencialmente graves, podendo causar importantes prejuízos e, até mesmo, a morte. Frente à magnitude dos eventos adversos (EA) na assistência à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no ano de 2004 a Aliança Mundial Pela Segurança do Paciente. Em relação à assistência cirúrgica, a OMS recomendou fortemente a utilização de um Checklist (CL) de Cirurgia Segura com o objetivo de reduzir as complicações e mortes associadas aos cuidados cirúrgicos. Nesse contexto, a pesquisa teve o objetivo de verificar a adesão ao CL de Cirurgia Segura e seu efeito na incidência de EA em pacientes cirúrgicos. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva e documental, realizada por meio da revisão de prontuários. O estudo teve como cenário um hospital geral de referência situado no Município de Juiz de Fora, MG. A população do estudo foi constituída por todos os pacientes submetidos à cirurgia nos anos de 2012 (antes da implantação do CL na instituição) e 2015 (após implantação do CL), a partir da qual foi calculada uma amostra representativa que incluiu 851 prontuários, de todas as especialidades, sendo 428 referentes ao ano de 2012 e, 423 referentes ao ano de 2015. Os critérios de exclusão foram: idade inferior a 18 anos, período de internação menor que 24 horas, pacientes submetidos a procedimentos invasivos não cirúrgicos, procedimentos de cardiologia intervencionista e parto normal. A revisão dos prontuários para identificação de EA foi norteada pelo método Global Trigger Tool (GTT) desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI). Para avaliação da adesão ao CL, foram considerados os prontuários referentes ao ano de 2015 (após a implantação do instrumento). A adesão foi estimada a partir da existência do CL no prontuário e a completude dos itens de checagem. As incidências de EA nos pacientes cirúrgicos antes e após a utilização do CL foram estimadas e comparadas. Os fatores associados à adesão ao CL e a ocorrência de EA foram identificados por modelos de Regressão Logística simples. Os dados foram processados em banco de dados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 20.0 for Windows). O CL esteve presente em 95% dos prontuários analisados. Porém, apenas 67,4% deles estavam com preenchimento completo. A presença do CL no prontuário apresentou associação significativa com o risco anestésico do paciente. A incidência de pacientes que sofreram pelo menos um EA foi de 12,7%. Mais da metade dos eventos estava relacionada a complicações no local da cirurgia. O tempo de internação prolongado, a duração da cirurgia superior a 4 horas e a realização de procedimentos classificados como contaminados mostraram associação significativa com a ocorrência de EA. Em relação ao efeito do CL, observou-se que a diferença entre as proporções de óbitos referentes aos períodos antes e após a implantação do CL foi significativa (p = 0,007). A análise multivariável não mostrou associação significativa entre a presença do CL no prontuário e a ocorrência do EA. Apesar do CL não ter garantido o efeito esperado na ocorrência de EA, a redução na proporção de mortes antes e após a implantação do instrumento sugere melhoras na qualidade da assistência cirúrgica. A incompletude do instrumento, bem como, as questões relacionadas ao seu processo de implantação podem ter influenciado nos resultados encontrados. Palavras-chave: Segurança do Paciente. Lista de Checagem. Procedimentos Cirúrgicos Operatórios. Eventos Adversos. Análise Multivariada.Item Além do possível: participação de estudantes de camadas populares da UFV no Programa Ciência sem Fronteiras(Universidade Federal de Ouro Preto, 2021-04-14) Santana, Ana Paula Pessoa Veloso; Nogueira, Marlice de Oliveira e; http://lattes.cnpq.br/6495304780291730A internacionalização do ensino superior não é recente, visto que esta vem ocorrendo desde que surgiram as primeiras universidades pelo mundo. Segundo a literatura sociológica, que abrange pesquisas nacionais e estrangeiras, a internacionalização dos estudos sempre consistiu em possibilidade restrita às camadas sociais mais privilegiadas. O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), criado em 2011, teve o objetivo de impulsionar as áreas da ciência e tecnologia no Brasil e aumentar a competitividade do país no mundo mais globalizado, propiciando um período internacional para formação e capacitação de pessoas com elevada qualificação acadêmica, em instituições de educação profissional e tecnológica e em centros de pesquisa de excelência. Ao participar deste programa, o estudante selecionado teria direito a mensalidades e auxílios para sua manutenção no exterior, além de aulas do idioma nativo, caso não alcançasse a proficiência mínima exigida. Tais procedimentos pareciam suficientes para possibilitar a participação equitativa de todos os estudantes das diversas camadas sociais, mas é provável que isto não tenha ocorrido, pois, conforme literatura produzida sobre o programa CsF, os participantes eram majoritariamente brancos, pertencentes a famílias favorecidas nos âmbitos econômico e social. Com o objetivo de identificar os fatores que impactam a decisão de realizar uma mobilidade acadêmica internacional entre os estudantes provenientes de camadas populares, considerando as práticas das famílias, as trajetórias escolares e vivências acadêmicas, esta pesquisa, inserida no campo da Sociologia da Educação e analisada sob os pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, foi estruturada sob dois eixos metodológicos. No primeiro, traçam-se os perfis sociodemográfico e cultural dos estudantes da UFV participantes do CsF. A partir deste levantamento dos dados, verifica-se que estes bolsistas são predominantemente pertencentes às elites econômica e cultural, essencialmente masculina, branca, de família pouco numerosa, provenientes de uma rede de ensino particular e com trajetória escolar de sucesso. No segundo eixo, entrevistam-se cinco estudantes provenientes de camadas populares que participaram do Programa CsF. Após análise das entrevistas, constatam-se como fatores que podem ser associados à decisão de participar do Programa CsF a familiaridade com deslocamentos espaciais, a trajetória escolar de sucesso, a posição na fratria, a mobilização individual e a participação em atividades extracurriculares durante a graduação. Palavras-chave: Programa Ciência sem Fronteiras; Mobilidade internacional; Camadas populares; Trajetórias escolares.Item AMAM: framework multiagente para otimização usando metaheurísticas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-24) Silva, Maria Amélia Lopes; Souza, Sérgio Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/1584173805850799Esta tese apresenta um framework multiagente para otimização usando metaheurísticas, denominado Arquitetura Multiagente para Metaheurísticas (AMAM). O framework AMAM é uma estrutura genérica e flexível, que tem, como principal característica, a facilidade de hibridização de metaheurísticas, a partir da utilização de conceitos relacionados a sistemas multiagentes. Nesta proposta, cada agente atua independentemente no espaço de busca de um problema de otimização combinatória. Os agentes compartilham informações e colaboram entre si através do ambiente. Esta tese tem, como principal contribuição, a consolidação do framework AMAM como uma ferramenta capaz de resolver diferentes problemas de otimização e que permita a fácil hibridização de metaheurísticas. Para tal, propõe a revisão da estrutura do framework AMAM, com a incorporação de novos recursos que permitam dinamizar e aperfeiçoar o processo de solução. A estrutura do framework foi dividida em dimensões, ao se considerar suas diferentes perspectivas. A remoção de estruturas de coordenação explícita e de elementos que intermediavam a comunicação permitiram aumentar a autonomia do agente. A cooperação entre os agentes foi aprimorada, buscando maior diversidade nas soluções disponíveis na estrutura cooperativa, através da definição de novos critérios de inserção de novas soluções. É proposta também a incorporação de capacidades auto-adaptativas nos agentes. O objetivo é permitir que o agente modifique suas ações com base nas experiências obtidas na interação com os outros agentes e com o ambiente, usando conceitos de Aprendizagem de Máquina. Neste sentido, são apresentadas duas propostas de agentes adaptativos baseados no algoritmo Q-Learning e em Autômatos de Aprendizagem. Para melhor introdução e validação do framework AMAM, esta tese utiliza instanciações do framework para dois problemas clássicos de otimização combinatória: Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo (sigla em inglês, VRPTW) e o Problema de Sequenciamento de Máquina Paralela Não Relacionada com Tempos de Configuração Dependentes de Sequência (sigla em inglês, UPMSP-ST). Os experimentos demonstraram a efetiva redução nos custos das soluções com o uso de agentes cooperativos e a escalabilidade da proposta. Os experimentos também confirmaram que a capacidade de aprender atribuída ao agente influencia diretamente a qualidade das soluções, tanto do ponto de vista individual quanto do ponto de vista do trabalho em equipe. Sendo assim, a adaptabilidade dos agentes é confirmada, demonstrando que as técnicas de aprendizado utilizadas conseguem superar a necessidade de conhecimento das características específicas do problema a ser tratado. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que o framework aqui apresentado é um passo à frente em relação aos demais frameworks da literatura quanto à adaptação aos aspectos particulares dos problemas tratados. Palavras-chaves: Metaheurísticas. Sistemas Multiagentes. Cooperação. Hibridização de Metaheurísticas. Otimização Combinatória.Item Análise da representação da informação das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em zootecnia das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017-02-17) Alves, Renata de Fátima; Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4123773862538292Analisa a representação para a recuperação da informação de 351 teses e dissertações dos anos de 2014, 2013 e 2012 depositadas nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV) e Lavras (UFLA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. Os objetivos constituíram-se em identificar os termos de maior ocorrência atribuídos às teses e dissertações, analisar se os termos utilizados para a representação da informação das teses e dissertações seguiram o uso padrão de alguma linguagem documentária e verificar a relevância na recuperação da informação nas bibliotecas digitais. Utilizou-se como linguagem documentária o Thesagro, tesauro especializado em literatura agrícola. Apresenta-se e descreve-se o funcionamento dos mecanismos de busca das bibliotecas digitais, que utilizam o software DSpace. Foram coletados 1258 termos no total. Desses 1258, 711 são termos não duplicados. Os termos semelhantes aos do Thesagro tiveram um total de 46% na UFLA, 47% na UFMG e 39% na UFV. Por meio da análise realizada, verificou-se que a atribuição de termos para a representação da informação nas bibliotecas digitais não segue o uso padrão de linguagem documentária. O desempenho na recuperação da informação da linguagem documentária e da linguagem livre obteve os seguintes resultados, respectivamente: UFLA 82% e 68%, UFMG 54% e 86%, UFV 82% e 56%. Conclui-se que não se pode descartar totalmente o uso concomitante da linguagem documentária e da linguagem livre, uma vez que ambas tiveram um desempenho satisfatório, alcançando mais de 50% de recuperação nas três bibliotecas avaliadas. Sendo assim, este estudo procurou refletir sobre a melhoria da organização e representação da informação para a recuperação dos documentos depositados nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, visando contribuir para uma maior eficiência na recuperação da informação.Item Antecedentes da aceitação e adoção da auditoria contínua no setor público brasileiro: o caso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo(Universidade de São Paulo, 2018) Miranda, Wender Fraga; Riccio, Edson Luiz; http://lattes.cnpq.br/8979977415387163Seguindo a tendência de incorporar novas tecnologias nos processos de controle, fiscalização e auditoria, um sistema que tem ganhado relevância na atualidade é a Auditoria Contínua (AC). Esta tecnologia possibilita um controle sistemático, prévio e concomitante a ocorrência do fato, baseada fortemente em tecnologia de informação, capaz de fornecer uma garantia contínua sobre a qualidade e credibilidade das informações apresentadas de forma abrangente. No entanto, a implantação deste sistema de auditoria, por envolver aspectos comportamentais e tecnológicos complexos, tem sido objeto de diversas pesquisas ao redor do mundo. Entretanto, apesar da grande gama de pesquisas relacionada ao setor privado, pouco se tem estudado sobre o tema no setor público, sobretudo no contexto brasileiro. Na presente pesquisa, são examinados os fatores que afetam a decisão de um auditor em aceitar a AC, incluindo quatro fatores contextuais a nível institucional (Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social e Condições Facilitadoras) e quatro características individuais (gênero, idade, experiência e voluntariedade de uso), sob a ótica da Unified Theory of Acceptance and Use of Technology – UTAUT, concebida por Venkatesh et al. (2003). A latência exagerada entre os atos administrativos e, se for o caso, a responsabilização do gestor público pelos desvios de conduta cometidos, decorre do fato de que os períodos de accountability serem retroativos, apesar de, em alguns casos, a auditoria se dar em lapsos temporais menores. Mas, se os sistemas do governo computam as informações em tempo real, que sentido teria auditar essas informações em ciclos amplos de tempo? Por que não fazê-las em tempo real? Assim, emerge o desafio de adoção de novos instrumentos de controle da gestão pública, como a AC. Vale ressaltar que a complexidade deste assunto é aumentada pelo fato de que dois aspectos estão interligados neste processo de uso de novas tecnologias. Em primeiro lugar é necessário compreender a intenção comportamental, ou seja, a aceitação destas novas tecnológicas (antecedentes – foco desta pesquisa) e, num segundo momento, até que ponto essa aceitação resultará em efetivo uso (atitude) destas tecnologias (consequentes). Os resultados indicam que os auditores do TCESP acreditam que a adoção da AC será facilitada pela percepção de utilidade do sistema e pelos ganhos de produtividade no trabalho. Ainda, que o seu esforço associado ao uso da tecnologia será favorável, portanto, aumentando sua intenção de uso da AC. Contrariando os resultados de pesquisas realizadas em organizações privadas, os resultados desta pesquisa sugerem que a Influência Social não é fator discriminante para os auditores aumentarem ou diminuírem sua intenção de usar a AC. Os resultados indicam ainda que, percepções positivas de Condições Facilitadoras aumentam a intenção dos auditores de usarem a tecnologia de AC, mas que essa percepção positiva em relação às Condições Facilitadoras não diminui sua Expectativa de Esforço.Item Aplicación del § 1 del artículo 818 de la consolidación de las leyes laborales brasileñas como regla general en los casos de acoso sexual: respeto al principio de la dignidad de la persona humana(Universidad Argentina John F. Kennedy, 2023-10-19) Souza, Núbia Oliveira de; Karpiuk, Hector; http://lattes.cnpq.br/0646925798618786El Mercado laboral en Brasil y en el mundo presenta inúmeros retos, y el acoso sexual surge como gran obstáculo para las personas más vulnerables, porque es un acto ilícito que viola la libertad sexual como derecho individual y la dignidad de la persona humana. Ese delito es limitado por las relaciones laborales en los términos del artículo 216-A del Código Penal brasileño (CP), pero en términos procesales relativos al Derecho laboral, es el artículo 818 de la Consolidación de las Leyes del Trabajo (CLT), que prevé la posibilidad de una distribución dinámica de la carga de la prueba en caso de acoso sexual, según la decisión fundamentada del juez mediador de cada caso en específico. El problema es que esta regla no requiere la adopción de ese instrumento legal de forma general para los casos de acoso sexual, considerando vulnerable la víctima acosada, como técnicamente hace el artículo 6, inciso VIII, del Código de Defensa del Consumidor (CDC), en defensa del consumidor en el proceso civil. Este tema que se presenta en la presente tesis tiene como cuestión orientadora, saber cómo es posible hacer la distribución dinámica de la carga de la prueba regla general para los casos de acoso sexual, considerando el párrafo 1, del artículo 818 de la CLT, en respeto al principio de la dignidad de la persona humana (PDPH). El objetivo general de este trabajo, por lo tanto, ha sido proponer una modificación a este párrafo, por la cual la aplicación de la inversión de la carga de la prueba sea exigida en función de la condición de vulnerabilidad inherente a la víctima de acoso sexual, con el fin de facilitar la defensa de sus derechos fundamentales. La justificación para sostener tal posición está exactamente en la necesidad de la justicia flexibilizarse a los cambios legales que se exigen ante las nuevas perspectivas sociales que surgen con el paso del tiempo, con el intuito de perfeccionar la efectiva tutela jurídica a quien más la necesite. La metodología de la investigación es científica, con investigación inductiva, finalidad teórico-aplicada, enfoque cualitativo, encuesta bibliográfica de datos, y con objetivos exploratorios que han buscado: (1) el análisis de los principios de la buena fe, cooperación, equidad, igualdad, y el PDHP en el ámbito de sus relaciones con la regla a ser alterada; (2) la investigación sobre los aspectos legales y las directrices de la actuación jurídica que tratan del acoso sexual, así como sobre la caracterización de los sujetos participantes del hecho típico en estudio, y de la conducta en sí; (3) la identificación de las formas de vulnerabilidad que sustentan la condición de vulnerabilidad de la víctima en relación laboral; y (4) la exposición de la propuesta, a partir de las peculiaridades de las pruebas y su carga de producción en el ámbito laboral. El resultado es estudio minucioso que busca fortalecer la adecuada actuación de la justicia.Item Aposentadoria. E agora? Significados, expectativas e dificuldades no processo de aposentadoria de servidores federais(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-12-13) Zeferino, Arlindo Aparecido dos Reis; Cunha, Gustavo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3904468577301056Neste estudo, buscou-se analisar aspectos subjetivos, como sentido e significado do trabalho, além de seus vínculos afetivos e imaginários que implicam questão social que envolve benefícios materiais e a construção da identidade, assim como o significado da aposentadoria. Nesse sentido, este estudo objetivou pesquisar o que influencia o contexto de trabalho de técnico-administrativos que atuam na Universidade Federal de Viçosa — servidores esses estáveis e que já preencheram Os requisitos para se aposentarem — a permanecerem em suas atividades laborais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas com 20 técnicos administrativos, sendo quatro de cada nível (A, B, C, D e E), dois do gênero masculino e dois do feminino. Pelos depoimentos dos entrevistados, procurou-se descrever e analisar os fatores que influenciam a sua permanência no trabalho, Os principais resultados evidenciados foram: a aposentadoria no sentido positivo, que é um prêmio ao trabalhador, seu direito, algo de bom, descanso merecido e que vai acontecer naturalmente; no sentido negativo, como acomodação, ' inutilidade, ociosidade e envelhecimento. Alguns concebem o trabalho como fonte de saúde, qualidade de vida e prazer, cujo rompimento eleva o critério da inutilidade. Quando questionados por que ainda não se aposentaram, as respostas foram relacionadas à disposição para trabalhar, ao sentimento que ainda podem continuar contribuindo, à interação social. Também, argumentaram postergar a aposentadoria por questões financeiras. Assim, conclui-se que o servidor não está preparado para se aposentar e possui forte vínculo institucional.Item Arquitetura híbrida multiagente AMAM aplicada ao problema p-Hub Centro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12) Silva, Jardell Fillipe da; Souza, Sérgio Ricardo deEsta Dissertação estuda duas variantes do Problema pHub Centro (pHCP), denominadas Problema pHub Centro não Capacitado de Múltiplas Alocações (UMApHCP) e o Problema pHub Centro Capacitado de Múltiplas Alocações (CMApHCP). Inicialmente, a descrição destas variantes é apresentada, incluindo suas caracterizações, modelos matemáticos e uma revisão bibliográfica do estado da arte associado. Em seguida, introduz-se a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento dessa dissertação. Como se trata de problemas NP-Difíceis, esta dissertação utilizou-se, além de modelos de programação matemática, de técnicas heurísticas e metaheurísticas. A implementação destas últimas é realizada usando-se um estrutura híbrida multiagente denominada Framework AMAM. O Framework AMAM possui capacidade de hibridização de metaheurísticas através da abordagem multiagente. O espaço de busca de cada agente deste é o próprio espaço de busca do problema, possibilitando flexibilidade para tratar problemas distintos. A ação do agente no espaço de busca é autônoma e permite a execução simultânea de vários agentes, de forma cooperativa. Esta dissertação propõe três propostas de resolução, implementadas no Framework AMAM, para a solução dos problemas abordados, além da solução via programação matemática. A primeira proposta, para a resolução do UMApHCP, consiste em um método híbrido, que combina a fase de construção da metaheurística GRASP com um Algoritmo Genético. A segunda proposta, também para a resolução do UMApHCP, substitui, na primeira proposta, o algoritmo genético pela metaheurística ILS. A terceira proposta, para a solução do problema CMApHCP, utiliza a metaheurística VNS e a heurística de busca local VND, combinada com a fase de construção da metaheurística GRASP. Estas propostas foram avaliadas por meio de testes computacionais em conjuntos de instâncias disponíveis na literatura. Os resultados obtidos foram satisfatórios e comprovam a eficiência do Framework AMAM, além de mostrar que a utilização de sistemas multiagente é eficaz na resolução de problemas de otimização.