Teses e Dissertações - Externas
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Item Competição reprodutiva entre machos de Apis mellifera L. e migração de espermatozóides para a espermateca de rainhas(Universidade de São Paulo, 1979) Martinho, Mauro Roberto; Gonçalves, Lionel Segui; http://lattes.cnpq.br/7238012824902354Item Melhoramento do homem, do animal e da semente - O Projeto Político Pedagógico da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (1920-1948): Organização e Funcionamento(Universidade de São Paulo, 2005-05-19) Azevedo, Denilson Santos de; Piletti, Nelson; http://lattes.cnpq.br/6269500390446677Trata-se de uma pesquisa histórica a respeito do trabalho pedagógico implementado durante O processo de constituição e consolidação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais, no período compreendido entre 1920 e 1948, cuja semeadura dará frutos que até hoje permanecem sendo cultivados, de modo tradicional ou inovado, na Universidade Federal de Viçosa, em diversas atividades e iniciativas criadas nos seus primeiros anos de fundação, e que irão forjar O ethos do esaviano, entendido como o conjunto de traços característicos pelos quais um grupo se individualiza e se diferencia dos outros, a partir de uma série de ações pedagógicas e disciplinares de inculcação de habitus. Com base na pesquisa de fontes primárias, secundárias e orais, será analisado os principais condicionantes sociais, econômicos, culturais e políticos que irão propiciar a criação desse estabelecimento de ensino. A adoção do modelo de ensino agrícola norte-americano, de caráter aplicado e utilitário, calcado no “aprender fazendo”, na articulação entre “ciência e prática” e com ênfase nas atividades e serviços de extensão, atesta a principal finalidade da escola, que era a de “melhorar o homem, O animal e a semente” com o intuito de contribuir para a reforma social no meio rural, através da difusão de conhecimentos e técnicas, para aumentar a produtividade e a diversidade da produção agropecuária. A consecução desse projeto apresentará algumas inovações no âmbito da gestão administrativa e pedagógica, que serão, de certo modo, afetados pela política estadual de contenção no repasse de verbas e pela padronização do ensino agrícola, empreendido pelo governo federal ao longo da “Era Vargas”. Não obstante esses reveses, a instituição manterá boa parte dos fundamentos de sua concepção original, uma vez que as bases e instâncias de organização do trabalho e de realização da ação pedagógica no estabelecimento não sofrerão alterações substanciais, sobretudo em virtude da permanência do regime de responsabilidade pessoal, com a essência do regime disciplinar e de inculcação de habitus instituídos junto aos diferentes sujeitos vinculados com a Escola e que deixaram marcas significativas na constituição do ethos institucional.Item Imagens da revolução cubana . Os cartazes de propaganda política do Estado socialista (1960 – 1986)(Universidade Federal de Minas Gerais, 2006-11-10) Castro, Cláudia Gomes de; Baggio, Kátia Gerab; http://lattes.cnpq.br/4573404849930525Este trabalho tem o objetivo de analisar os cartazes de propaganda política cubanos das décadas de 1960, 1970 e 1980, buscando compreender a inserção dessas expressões imagéticas na cultura política socialista cubana constituída após da vitória do movimento revolucionário.Item Vocabulário de termos livres e controlados para a coleção de teses e dissertações da Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2015-09-23) Silva, Bruna; Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos; http://lattes.cnpq.br/9205841657971758O presente trabalho tem como objetivo a construção de um vocabulário controlado para a Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, com intuito de adequar a linguagem utilizada no processo de indexação à linguagem utilizada pelos pesquisadores, e assim, descrever com propriedade temática as teses e dissertações. Discorre sobre a Teoria Geral da Terminologia e Teoria do Conceito, Princípios para Validação de Termos, Catálogo On-line e Sistemas de Recuperação da Informação e Linguagens Documentárias. Apresenta como foco de estudo o vocabulário controlado e sua metodologia de construção. Destaca as etapas percorridas no planejamento, construção e manutenção. Pressupõe que com a construção do vocabulário controlado com os termos escolhidos pelos pesquisadores, atendendo às garantias de uso, literária, cultural e organizacional, o processo de recuperação da informação no catálogo on-line da biblioteca ocorra com mais precisão.Item Greve dos trabalhadores da educação da Rede Estadual de Minas Gerais em 2011- experiências e sujeitos(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016) Oliveira, Edgard Leite de; Campos, Rogério Cunha; http://lattes.cnpq.br/2391228712775044Este trabalho tem como proposta a análise da história, da memória e da experiência do movimento de professores da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, a partir dos movimentos de rua, realizados naquele ano, e de suas propostas de ativismo político e de confrontação ao modelo de organização e de privatização, implementados pelo governo do estado de Minas Gerais, denominado Choque de Gestão. Palavras-chave: Movimento docente, organização de trabalhadores, sindicalismo.Item Obtenção de óleos de sementes de frutos do cerrado utilizando diferentes processos de extração(Universidade Federal de Lavras, 2016) Menezes, Evandro Galvão Tavares; Queiroz, Fabiana; http://lattes.cnpq.br/0955654598397663Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a viabilidade da extração de óleo e compostos bioativos presentes nas sementes de marolo e graviola. A primeira parte do trabalho foi a caracterização das sementes, cujos resultados mostraram que elas apresentam elevado conteúdo de óleos e compostos fenólicos. As sementes, após serem caracterizadas, foram submetidas a processos de extração, utilizando solventes puros (etanol, hexano, isopropanol e acetona), em três diferentes temperaturas (35 oC, 45 oC e 55 oC) e três diferentes relações sólido-líquido (1:5, 1:7,5 e 1:10). Os resultados obtidos nesta etapa mostraram que o solvente hexano apresentou maiores rendimentos de extração de sólidos solúveis e menores rendimentos de extração de fenólicos totais. A terceira parte do estudo abordou a otimização dos processos de extração das sementes utilizando etanol como solvente. Para este fim, foi realizado um delineamento compostos central rotacional (DCCR), avaliando os efeítos das concentrações de cossolventes (hexano e isopropanol) e temperatura nas variáveis respostas. O resultado mostrou que a adição de hexano e o aumento da temperatura aumentaram o rendimento de extração de sólidos solúveis. No entanto a adição do hexano diminuiu as extrações de compostos fenólicos. A quarta parte do estudo apresentou os cálculos dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos dos processos de extração das sementes, utilizando solventes puros, obtendo resultados coerentes ao equilíbrio sólido-líquido. Também foi mostrado que o processo de lavagem controla os processos de extração de sólidos solúveis para as duas sementes. A análise termodinâmica dos dados mostrou que as ΔH foram positivas, as ΔS foram positivas e ΔG foram negativas, indicando que os processos são endotérmicos e espontâneos. Por ultimo, foram realizados processos de extração, utilizando aparelho Soxhlet, assistido por ultrassom e extração aquosa enzimática. Ao utilizar solvente hexano, os rendimentos de extração obtidos foram semelhantes e a extração enzimática apresentou baixo rendimento. Por meio dos resultados obtidos, pode- se demonstrar que as sementes de marolo e graviola podem ser utilizadas para as extrações de óleos, destinados às indústrias alimentícias e/ou farmacêuticas.Item Arte, cultura e educação e a formação do professor em dança(Universidade Estadual Paulista, 2016) Pimenta, Rosana Aparecida; Godoy, Kathya Maria Ayres de; http://lattes.cnpq.br/7286151067308312A pesquisa teve por objetivo identificar os conceitos de Arte, Cultura e Educação presentes no currículo do curso de formação para docência em Dança da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Concretizado como um Estudo de Caso, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que recorreu à análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança. A sociologia do francês Pierre Bourdieu, em função de sua abordagem integrada e orgânica, foi o fio condutor do trabalho permitindo analisar os conceitos em pauta refletidos no currículo do ponto de vista desta pesquisadora. O que se dá em consonância com o pressuposto de que a Arte contém em si um potencial político e revolucionário para as transformações que se operam em face de contextos políticos e socioculturais. A discussão aqui estabelecida, portanto, abre campo para reflexão e defesa da tese de como um referencial conceitual pode induzir o direcionamento da formação inicial de professores, aproximar ou afastar da Arte, Cultura e Educação como potencializadoras da transformação social, tendo em vista a necessidade de articulação colaborativa entre elas a fim de construir e cultivar valores essenciais aos indivíduos envolvidos nesta formação. Desse modo, são apresentados apontamentos a serem sugeridos como contribuição na construção coletiva do próximo Projeto Pedagógico do Curso de Dança – Licenciatura (PPC/Dança) da UFV.Item A Ideia de Justiça em Nietzsche ou a justiça para além da ideia(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016) Alves, Luiz Filipe Araújo; Cardoso, Renato Cesar; http://lattes.cnpq.br/2905645946333494A partir da perspectiva de uma Contra-História da Filosofia do Direito, que compreende o pensamento jurídico não apenas pelas grandes tradições filosóficas, e possível pensar uma justiça para além de fundamentos transcendentes como Liberdade, Igualdade ou Dignidade Humana. Pode-se, assim, propor um questionamento da ideia de justiça a partir de filósofos como Friedrich Nietzsche [1844-1900]. A partir das reflexões próprias da filosofia nietzschiana, como o Perspectivismo e a Genealogia dos Valores, e possível pensar uma crítica e compreensão não convencional sobre o direito e a justiça, qual seja, enquanto uma relação de poderes em constante embate na busca de um equilíbrio. Para isto faz-se necessária uma leitura da Vontade de Poder para se compreender a dinâmica que ha nas relações de poderes em todos os âmbitos da vida, especialmente no ético- jurídico. Todavia, não basta simplesmente compreender a justiça enquanto relações de poderes. As reflexões de Nietzsche sobre a cultura ocidental e sua marcha para o chamado Niilismo demonstram como é possível identificar as manifestações deste movimento sobre as avaliações da existência enquanto oposições a própria vida. Oposições estas não só contra homens e instituições, mas contra valores por muitos considerados os mais importantes. Assim, seria possível pensar uma nova justiça que se afirma nas possibilidades do devir: sem culpa, ma-consciência, ressentimento, mas acima de tudo enquanto oposta a vingança. A presente tese retoma questões centrais da filosofia do direito, mas numa perspectiva diferente e divergente ao legado da tradição filosófica ocidental até agora.Item Avaliação do uso do misoprostol vaginal para amadurecimento cervical em gestações a partir de 41 semanas no Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016) Soares, Karina Ferreira; Leite, Henrique Vitor; http://lattes.cnpq.br/5981446270816605Introdução: a gestação que atinge o pós-datismo, definido em 42 semanas de duração, está sob o risco de intercorrer com aumento de morbi-mortalidade materno-infantil. Visando a diminuição das intercorrências do pós-datismo, o protocolo do serviço da maternidade do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves (HURTN) estabelece que pacientes com 41 semanas completas de gestação sejam admitidas para indução do parto. O misoprostol é um análogo sintético da prostaglandina utilizado para o amadurecimento cervical que antecede a indução. Objetivo: o estudo se propõe a avaliar o desfecho do processo de amadurecimento cervical com misoprostol em gestações prolongadas com 41 semanas ou mais no HURTN. Pacientes e métodos: foram analisadas 607 gestantes submetidas ao processo de amadurecimento cervical com misoprostol, no período de julho de 2007 a dezembro de 2015. Os dados foram colhidos retrospectivamente nos prontuários e as variáveis analisadas foram: via de parto, idade, paridade, medida de útero pela fita, uso de ocitocina, quantidade de comprimidos de misoprostol, taquissistolia uterina, amniotomia, vitalidade fetal, APGAR de 1 e 5 minutos e peso do recém-nascido. Resultados: Das 607 pacientes submetidas ao amadurecimento cervical com misoprostol, 189 pacientes (31,1%) foram submetidas a parto cesariano e 418 pacientes (68,9%) evoluíram para o parto vaginal, sendo 2 auxiliados com vácuo extrator e 46 auxiliados com fórcipes. As variáveis preditoras do modelo final que apresentam influência estatisticamente significativa (p < 0,05) no desfecho tipo de parto (cesariano ou vaginal) são: idade da paciente (anos), paridade (nenhuma ou ≥ 1), medida de útero com fita (cm), quantidade de misoprostol (comprimidos de 25 μg utilizados), índice de Bishop (medida real do índice) e taquissistolia (sim ou não). Conclusões: A taxa de 31,1% de parto cesariano em pacientes submetidas ao amadurecimento cervical está próxima da preconizada pela OMS- 30% e de outros estudos já publicados. De acordo com os resultados obtidos no estudo, as mulheres com idade mais avançada, nulíparas, que possuem maior medida de útero-fita, maior quantidade de misoprostol utilizado, com índice de Bishop mais baixo e com presença de taquissistolia uterina, submetidas a amadurecimento cervical com misoprostol, têm mais chance de serem submetidas ao parto cesariano. O modelo de cálculo proposto para prever o parto cesariano ainda precisa ser aperfeiçoado por outras variáveis e fatores.Item Processo de angústia/sofrimento moral em enfermeiros da Estratégia Saúde da Família: cartografia da produção de subjetividades(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016) Caçador, Beatriz Santana; Brito, Maria José Menezes; http://lattes.cnpq.br/5190949107074064As mudanças no contexto político e organizacional no mundo do trabalho e no campo da saúde produziram reconfigurações paradigmáticas e novos desafios éticos. Na saúde da família, o enfermeiro constrói seus modos de fazer saúde e seus modos de ser profissional em uma arena conflituosa em que disputam práticas hegemônicas e a possibilidade de criação do novo, da invenção de saberes e fazeres que tenham o cuidado integral como eixo central. Assim, a saúde da família é um território marcado por emblemas éticos que afetam a prática profissional do enfermeiro, fazendo com que vivenciem sofrimento moral. A presente investigação é um estudo qualitativo orientado pelo método cartográfico, realizado na região metropolitana de Belo Horizonte cujo objetivo foi analisar o processo de angústia/sofrimento moral em enfermeiros no contexto da saúde da família, por meio da cartografia de seu processo de subjetivação. Participaram do estudo 14 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista orientada roteiro semiestruturado. Para organização dos dados, utilizou-se o software Atlas Ti e a análise dos dados foi realizada mediante método filosófico conceitual. Emergiram cinco eixos de reflexão: 1) A reconfiguração do Marco Conceitual de análise do processo de angústia/sofrimento moral à luz do método cartográfico de produção de subjetividade; 2) A paisagem do cenário de investigação, considerando os desenhos organizacionais, os modelos de gestão e as vivências de sofrimento moral dos enfermeiros mediante tais agenciamentos; 3) O sofrimento moral relacionado às práticas de cuidado impostas pela gestão, as quais são consideradas pelos enfermeiros invasivas e dominadoras. 4) Vivências de sofrimento moral relacionadas ao papel de advocacy que o enfermeiro exerce e assume como moralidade interna. 5) A polaridade do processo de subjetivação dos enfermeiros de saúde da família cujas significações transitam entre atos de pertencimento sobre “ser tudo” e “ser nada”. Conclui-se que o processo de angústia/sofrimento moral de enfermeiros da saúde da família e os processos de subjetivação associados são produzidos em meio às tensões e forças que disputam a produção de cuidado. O paradigma biomédico e os modelos de gestão pautados no clientelismo produzem conflitos éticos no cotidiano da saúde da família e participam das modulações subjetivas da sociedade. Os princípios do SUS são compreendidos pelos enfermeiros como valores éticos que provocam sua força de desejo, impulsionando-os a criar linhas de fuga para resistir ao contexto biopolítico. Ao mesmo tempo, perpetuam a lógica instituída de fazer saúde ao moverem-se pela resolutividade da demanda, sem interroga-las, assumindo práticas que fogem ao seu escopo profissional, fragilizando seu reconhecimento e legitimidade social. Vivenciam, neste terreno, angústia/sofrimento moral e sua produção subjetiva transita na polaridade das significações de “ser tudo” e “ser nada”. Em meio aos conflitos éticos inscritos na saúde da família, os enfermeiros constroem sua prática profissional bem como seu modo de ser sujeito, vivenciando processos de sofrimento moral, de reprodução de práticas de cuidado instituídas, de invenção e de fuga e também de construção de novos territórios existenciais.Item Práticas de profissionais de saúde na implantação do programa de segurança do paciente: entre o prescrito e o real(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016) Siman, Andréia Guerra; Brito, Maria José Menezes; http://lattes.cnpq.br/3620345145949548O objetivo do estudo foi compreender a dimensão prescrita e real das práticas de profissionais de saúde na implantação do programa de Segurança do Paciente. Estudo de abordagem qualitativa, delineado pela estratégia Estudo de Caso, fundamentado na Sociologia Compreensiva. A pesquisa foi realizada em um hospital de ensino localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, cenário que desenvolve algumas ações voltadas para a qualidade, gerenciamento de risco e segurança do paciente. Os participantes da pesquisa foram os membros do Núcleo de Segurança do Paciente e a equipe de Enfermagem da Unidade de Internação. A escolha por entrevistar a equipe das unidades de internação se deu com base em resultados de uma pesquisa na qual o objetivo era avaliar a incidência de eventos adversos em hospitais no Brasil. Seus resultados apontaram que a enfermaria foi o local com maior frequência de eventos adversos (48,5%). A escolha de profissionais do núcleo se deu por entender que são eles quem gerenciam e prescrevem as ações para alcançar a segurança do paciente. Foram entrevistados os membros do núcleo, enfermeiros, e para os técnicos de enfermagem, utilizou-se o critério de saturação dos dados, totalizando 31 participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de dados primários e secundários. Os dados secundários foram obtidos por meio de pesquisa documental (documentos da qualidade, relatórios, protocolos, indicadores, registros e plano de ação do núcleo) possibilitando o resgate de fontes prescritas, ou seja, as práticas planejadas para alcance da segurança do paciente. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, e observação, com registro em diário de campo. A observação e as entrevistas possibilitaram o resgate de fontes reais. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para análise e interpretação dos dados. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Todos os aspectos éticos foram respeitados de acordo com a Resolução 466/2012 sob parecer no 1.072.502. Como resultados foram identificados como fatores de insegurança na instituição estudada: a estrutura física, com instalações inadequadas, falta de recursos materiais ou ausência de qualidade dos materiais utilizados, recursos humanos insuficientes, ausência de uma relação adequada entre liderança e demais profissionais, características pessoais que influenciam o comportamento como, o conhecimento e a qualificação profissional, influenciando nas práticas de saúde. As transformações ocorridas como, a criação do Núcleo e Plano de Segurança do Paciente; a implantação de protocolos e de indicadores foram evidenciadas mais nas concepções prescritivas do que na prática. Na prática profissional evidenciou-se ausência de interação dos membros do núcleo com demais profissionais, ausência de capacitação da equipe e de avaliação das ações com metas e estratégias de trabalho. A prática de notificação de eventos adversos encontrava-se marcada pelo medo e apresentava lacunas no conhecimento. Necessária se faz a superação das diversas formas de comunicar o evento adverso, superar a realidade punitiva e de subnotificações. Na unidade de internação foi possível identificar algumas mudanças na prática de enfermagem como mudanças na admissão e na identificação do paciente com ênfase para o gerenciamento dos riscos. A interação com a equipe médica mostrou-se frágil, com repercussões na segurança do paciente. A segurança do paciente foi evidenciada prioritariamente no âmbito prescrito das práticas na instituição estudada. A comunicação e a prática gerencial se revelaram como importantes entraves entre o prescrito e o real, e as relações sociais como o principal caminho para configurar novas práticas.Item Poética de la novela del dictador hispanoamericano . Origen, evolución y agotamiento de un subgénero novelístico(Universidad Autonoma de Madrid, 2016) Plaza, Carlos Ferrer; Fernández Rodríguez, Teodosio; http://lattes.cnpq.br/2050348886975173Item Fluxos Seccional-Anosov e Grupo Fundamental(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-03) Mejía García, Bulmer; Arnoldo Morales, Carlos; http://lattes.cnpq.br/4451251744220560Por fluxo Seccional-Anosov, entendemos o campo vetorial X, definido sobre uma variedade Riemanniana compacta M com bordo, de dimensão n ≥ 3, transversal a ∂M e apontando para dentro de M , tal que o fibrado tangente de M apresenta uma decomposição dominada em cada ponto do seu conjunto invariante maximal M (X), formada por um subfibrado contração e um subfibrado onde a derivada do fluxo expande área de paralelogramos definidos neste subfibrado. Mostraremos neste trabalho os seguintes resultados: Teorema (A). Seja X fluxo Seccional-Anosov de codimensão um, definido sobre uma variedade Riemanniana M compacta, conexa e possivelmente com bordo não vazio. Então, existe uma curva fechada γ transversal à folheação (singular) estável fraca W s de M . Teorema (B). Seja X um fluxo Seccional-Anosov de codimensão um com todas as singularidades de tipo Lorenz, definido sobre uma variedade Riemanniana compacta, conexa M com bordo. Então, π 1 (M ) é de ordem infinita. Seja W ss (σ) a variedade estável forte pela singularidade σ do campo X. Denotamos por K a união de todas as variedades W ss (σ) passando pelas singularidades de X. Teorema (C). Se X é um fluxo Seccional-Anosov sobre uma 3-variedade compacta M , então toda órbita periódica de X representa um elemento de ordem infinita de π 1 (M \ K). Teorema (D). Toda 3-variedade compacta M que suporta fluxo Seccional-Anosov transitivo X, satisfaz as seguintes propriedades: 1. O número de singularidades de X é igual a −χ(M ); 2. A característica de Euler, χ(·), de cada componente conexa de ∂M é não positiva. E, existe pelo menos uma componente conexa com característica de Euler negativa se e somente se X possui singularidades; 3. π 1 (M ) é infinito. Os dois últimos resultados aparecem no artigo que publicamos em Discret and Continuous Dynamical Systems, V35, N10, p. 4735-4741, em outubro de 2015.Item Uma solução para disputa por largura de banda em aplicações de entretenimento para redes veiculares(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-06-23) Mendonça, Ronan Dutra; Aylon, Linnyer Beatrys Ruiz; http://lattes.cnpq.br/2158451110718949As redes veiculares foram concebidas para fornecerem a possibilidade de comunicação entre veículos. Por meio desta comunicação, os veículos tornam-se capazes de obter e compartilhar conteúdos de assistência ao motorista, segurança no trânsito e entretenimento. Para prover estes tipos de conteúdos, são criadas aplicações com o intuito de tornar o tempo consumido no trânsito mais agradável e seguro. As aplicações com função específica de entretenimento realizam suas funções, por meio da distribuição de conteúdos como músicas, vídeos, páginas web e são de grande importância e utilidade por atuarem em um ambiente cada vez mais caótico, implicado por problemas gerados pelo próprio trânsito dos veículos. Um dos grandes desafios inerentes às aplicações de entretenimento é a alta demanda por largura de banda. Em algumas situações, este recurso não é suficiente para atender todas as demandas dos usuários no momento das solicitações. Quando as solicitações de conteúdos não são totalmente atendidas, ocorrem conflitos de interesses na disputa pelos recursos, reduzindo a satisfação dos usuários. Para estas aplicações, que são de uso coletivo, disponibilizarem seus recursos com todos os seus benefícios, são imprescindíveis a utilização dos dados de contexto dos usuários e do ambiente. Este trabalho utiliza uma solução, disponível na literatura, para resolver estes conflitos, considerando o algoritmo mais adequado ao contexto do ambiente e da aplicação, por meio da (CReMe - Conflict Resolution Methodology). Os resultados obtidos mostraram que foi possível utilizar a metodologia para resolver os conflitos, de modo adaptativo ao contexto, balanceando o consumo de recursos e a satisfação do usuário.Item Avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de kefir e da atividade biológica da bebida, de Lactobacillus spp. isolados de diferentes grãos e exopolissacarídeos(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-06-24) Villanoeva, Camila Nair Batista Couto; Neumann, Elisabeth; http://lattes.cnpq.br/2549474740464671Os grãos de kefir são caracterizados por uma matriz exopolissacarídica na qual se insere uma complexa comunidade de bactérias e leveduras. A atividade destes micro-organismos caracteriza os grãos de kefir e as bebidas por eles fermentadas, apresentando assim diversas aplicações para a indústria de alimentos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica e físico-química de kefir; a atividade biológica da bebida, de Lactobacillus spp. isolados de diferentes grãos e de exopolissacarídeos. Nos grãos de kefir de leite e de água açucarada, as bactérias e leveduras se apresentaram distribuídas na superfície e no interior dos mesmos. As amostras de kefir de leite possuem contagem de BAL superior a 107UFC/mL durante os 28 dias de armazenamento e apresentaram composição química conforme preconizado pela legislação. De modo geral, as amostras de kefir de água possuem contagem de BAL superior a 107UFC/mL, diminuindo durante o armazenamento com 28 dias. As bebidas apresentam atividade antagonista, in vitro, contra Escherichia coli (ATCC 25922), Enterococcus faecalis (ATCC 19433), Listeria monocytogenes (ATCC15313), Shigella flexneri (ATCC 12022), Staphylococcus aureus (ATCC 29213) e Salmonella enterica sorovar Typhimurium (ATCC14028), em ágar MRS. A produção de EPS foi verificada em diferentes condições de crescimento por Lactobacillus spp. e extraídos diretamente de grãos de kefir de leite ou água açucarada. Estes possuem composição química e organização estrutural primária diversa. Lactobacillus spp. isolados de grãos de kefir são capazes de antagonizar a invasão, mas não a adesão de S. Enteritidis in vitro, evidenciando potenciais propriedades probióticas. EPS produzidos por lactobacilos isolados de grãos de kefir e extraídos de grãos de kefir de água açucarada e de leite são capazes de exercer um efeito antagônico in vitro contra a adesão de Salmonella em células Caco-2/TC-7. A análise de metatranscriptômica mostrou que as espécies bacterianas mais ativas no kefir de leite de Curitiba (KLCU) foram L. mesenteroides (61,93%), L. kefiranofaciens (3,86%), Yarrowia lipolytica (9,43%) e Saccharomyces cerevisiae (9,43%); de Salvador (KLSA) L. mesenteroides (41,65%), L. kefiranofaciens (20,78%), Yarrowia lipolytica (10,21%) e Saccharomyces cerevisiae (1,70%); no kefir de água de Curitiba (KACU) Oenococcus kitaharae (12,76%), Gluconobacter oxydans (7,77%) e Saccharomyces cerevisiae (66,45%); de Salvador (KASA), Oenococcus kitaharae (14,69%), Gluconobacter oxydans (4,42%) e Saccharomyces cerevisiae (72,9%). Genes transcritos da enzima glicosiltransferase, envolvida na síntese de homopolissácarideo de glicose, foram encontrados nas amostras KACU e KASA. Enquanto os genes transcritos das enzimas β-galactosidase, fosfoglucomutase, UDP-glicose pirofosforilase, galactose-4-epimerase e UDP-galactose-4-epimerase, envolvidas na síntese de hetepolissacarideo de glicose e galactose, foram encontrados nas amostras KLCU e KLSA. Palavras chave: Kefir, lactobacilos, exopolissacarídeos, caracterizaçãoItem Redes neurais artificiais e modelos de regressão na predição de propriedades reológicas de méis brasileiros(Universidade Federal de Lavras, 2016-07-01) Silva, Vanelle Maria da; Resende, Jaime Vilela de; http://lattes.cnpq.br/1072475374738912As propriedades reológicas de méis têm uma importância prática para apicultores e indústrias. As relações entre propriedades físico-químicas e reológicas são sistemas não lineares complexos. Deste modo, redes neurais artificiais (RNAs) e modelos de regressão linear e não linear foram utilizados para a predição de propriedades reológicas de 40 méis brasileiros de diferentes origens florais, a partir de medidas de fácil obtenção. Uma caracterização reológica dos méis foi realizada por meio de testes de cisalhamento no estado estacionário para a determinação da viscosidade (η) em diferentes temperaturas (10 °C a 60 °C) e testes de cisalhamento oscilatório de pequenas amplitudes (COPA) para determinação dos parâmetros módulo elástico (G’), módulo viscoso (G’’) e viscosidade complexa (η*) em varreduras de temperatura (0 °C; 75 °C; 0 °C) e varreduras de frequência (0,1 Hz a 10 Hz) em diferentes temperaturas (10 °C a 60 °C). Todos os méis apresentaram comportamento como líquido nas temperaturas e no espectro mecânico avaliados. O modelo de Arrhenius foi o mais adequado na estimativa da η de todos os méis e da η* de alguns deles, sendo o modelo Williams-Landel-Ferry (WLF) o mais apropriado na predição da η* dos méis laranjeira, multifloral-sudeste e multifloral-sul. Modelos simplificados foram propostos na determinação da η e η* a partir do efeito combinado da temperatura e concentração, com coeficiente de determinação (R²) igual a 0,9540 e 0,9334, e erro (root mean square error - RMSE) igual a 8,00 e 10,44, para η e η*, respectivamente. Na estimativa da viscosidade (η) em medidas de cisalhamento no estado estacionário, uma RNA (modelo 1) com arquitetura 2-12-1 neurônios em suas camadas apresentou um bom desempenho na fase de teste, com RMSE e coeficiente de correlação (r) iguais a 0,0430 e 0,9681 respectivamente. Na predição dos parâmetros G’, G’’ e η* na varredura de temperatura durante aquecimento e resfriamento, RNAs com arquitetura 2-9-3 (modelo 2) e 2-3-3 (modelo 3), apresentaram RMSE iguais a 0,0261 e 0,0387, na fase de teste, respectivamente. Para todos os parâmetros determinados, modelos não lineares exponenciais apresentaram resultados equivalentes aos modelos 1, 2 e 3. Uma RNA com arquitetura 3-9-3 (modelo 4) apresentou RMSE e r, para G’ iguais a 0,0158 e 0,7301, para G’’ iguais a 0,0176 e 0,9581 e para η* iguais a 0,0407 e 0,9647, respectivamente, na fase de teste, para os dados de varredura de frequência. Estes resultados foram superiores aos obtidos por meio de modelos lineares múltiplos de segunda ordem. A obtenção de todos os modelos representa uma importante aplicação para o processamento de méis e de produtos à base de mel, visto que tais propriedades são essenciais nos cálculos de engenharia e no controle de qualidade dos produtos.Item Estratégias como Práticas Sóciodiscursivas em uma Universidade Pública: uma abordagem crítica(Universidade Federal de Lavras, 2016-09-16) Baêta, Odemir Vieira; Brito, Mozar José de; http://lattes.cnpq.br/8810315944903993Esta tese versa sobre a aplicabilidade da abordagem sociológica da Estratégia como Prática Sóciodiscursiva na Universidade Federal de Viçosa. O objetivo foi compreender o processo de formação das estratégias evidenciando a inserção da instituição no contexto macrossocial. A reconstituição sócio-histórica da universidade foi apresentada destacando particularidades políticas, sociais, culturais e administrativas. O processo de formação das estratégias foram evidenciadas por meio das práticas sóciodiscursivas. O desvelamento do processo de legitimação considerando os seus aspectos ideológicos e políticos foram apresentados. As discussões teóricas que embasaram a tese se assentaram na Estratégia como Prática, Social e Discursiva. O Realismo Crítico foi o pressuposto filosófico que embasou toda a condução da pesquisa do campo metodológico a compreensão do fenômeno organizacional da estratégia. O arcabouço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso ofereceu sustentação para as análises das práticas discursivas. Os instrumentos para operacionalização da coleta de dados teve como definição a pesquisa documental realizada nos arquivos públicos da universidade. Quanto a geração de dados foram utilizados a observação não participante e a entrevista em profundidade não estruturada com foto elucidação. Foram selecionadas 42 fotografias históricas e contemporâneas que serviram de guia para as interações durante as entrevistas auxiliando significativamente na geração de dados para a formação das narrativas que foram apresentadas nas análises das práticas sóciodiscursivas. A pesquisa de campo foi conduzida in loco no campus da Universidade Federal de Viçosa com 48 entrevistas. As principais estratégias como práticas identificadas e representadas pelos sujeitos foram a de internacionalização, de proteção e bem-estar social, de expansão e de comunicação social. Embora as análises e os resultados demonstram a presença de fortes componentes hegemônicos e ideológicos que concorrem para a eficiência e eficácia dos processos de pesquisa, ensino e extensão na universidade, o estudo também identificou sujeitos reflexivos que questionam o modelo com foco na produtividade e competividade presente na instituição em decorrência de uma sociedade moderna e um sistema capitalista em vigor. Foram evidenciadas ações que identificam os sujeitos sociais como protagonistas nas principais práticas estratégicas conforme previsto na abordagem da Estratégia como Prática que preconiza a participação efetiva do sujeito na formação das estratégias por meio de suas atividades cotidianas no local de trabalho.Item Um modelo de gestão da informação e do conhecimento para o contexto da avaliação de cursos de graduação(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-10-06) Barbosa, Daniel Mendes; Bax, Marcello Peixoto; http://lattes.cnpq.br/1114495020919354A educação superior no Brasil vem sendo regulamentada de forma cada vez mais rígida, com fortes mecanismos de controle. Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem avaliado os cursos de graduação através de um documento público, chamado Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância. Nesse documento, são especificados os indicadores a serem avaliados, sendo que ao final da avaliação o curso pode receber uma nota que varia de 1 a 5. Essa nota é fundamental, por dois motivos: as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, e podem gerar processos até mesmo de fechamento do curso ou da Instituição de Ensino Superior (IES); as notas obtidas podem ser usadas como diferencial de mercado pelas instituições privadas, como forma de atrair mais alunos e com uma melhor formação prévia. O grande desafio para as instituições é, portanto, conseguir notas mais altas em tais avaliações. Mas para isso é necessário conhecer mais profundamente o instrumento de avaliação, o próprio curso, seus alunos, e extrair o conhecimento do seu corpo docente que possa contribuir para aprimorar os resultados nessas avaliações. É nesse contexto que surge a questão de pesquisa desta tese: como melhorar as avaliações dos cursos superiores de uma IES através da gestão da informação e do conhecimento? Para respondê-la, foi utilizado o método de pesquisa Design Science Research (DSR), uma boa alternativa para orientar pesquisas que envolvam a concepção de artefatos, mas que também focam na geração de novos conhecimentos. Na condução da pesquisa através da DSR, ainda foram utilizados o ciclo regulador e a estrutura aninhada do problema, na visão de Wieringa, que consiste em desdobrar o problema de pesquisa em problemas menores, evidenciando quais são de natureza predominantemente teórica (questões de conhecimento) e quais são de natureza mais prática (problemas práticos). Para cada subproblema foram então utilizadas técnicas de pesquisa complementares, como revisão bibliográfica, observação direta, análise documental, pesquisa aplicada e entrevistas semiestruturadas. Como solução para o problema de pesquisa, de natureza prática, foi elaborado um modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento específico e inédito para o contexto, juntamente com os sistemas de informação que lhe dão suporte, validados por conceitos da revisão bibliográfica e por um grupo focal. Novos conhecimentos ainda foram gerados para a linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento, principalmente pela exemplificação de aplicação da DSR na estruturação metodológica de uma pesquisa concreta da área. Cita-se também como contribuição da tese a possibilidade de generalização da solução para uma classe de problemas, à qual o problema estudado pertence, que pode ser enunciada como: gestão da informação para melhoria de resultados em processos de avaliações ou auditorias externas de certificação de atividades organizacionais. Palavras-chave: Gestão da Informação e do Conhecimento. Gestão da Informação Acadêmica. Avaliação de cursos de graduação. Aplicação da Design Science Research na Ciência da Informação.Item Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores(Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-11-25) Souza, Mariana Mayumi Pereira de; Paula, Ana Paula Paes de; http://lattes.cnpq.br/1084964824221616A pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como os interesses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é o pensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadores teoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das ações coletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa. Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais. Palavras-chave: Gestão colaborativa. Teoria crítica da tecnologia. Círculo das matrizes epistemológicas. Pesquisa-ação. Racionalização subversiva.Item A influência das transferências governamentais e da arrecadação tributária própria no índice de educação dos municípios da região Sudeste(Universidade Federal de Uberlândia, 2016-12-15) Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues; Ávila, Lucimar Antônio Cabral de; http://lattes.cnpq.br/3340028131890723Com a promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988, os municípios passaram a ser considerados como entes federativos, dotados de maiores autonomias política, administrativa, legislativa e financeira. As receitas das unidades municipais foram elevadas devido à regulamentação das transferências fiscais e da arrecadação tributária própria. Mas esse aumento de receitas foi acompanhado da responsabilização dos entes públicos quanto à gestão desses recursos e ao fornecimento de serviços básicos à população local, como a educação. Determinou-se que os municípios deveriam aplicar, no mínimo, 25% das receitas tributárias em educação, além de atender a demanda quanto à educação infantil e ao ensino fundamental. Considerando às mudanças proporcionadas aos municípios brasileiros, desde então, objetivou-se verificar a influência das transferências governamentais e da arrecadação tributária própria no índice de educação dos municípios da região Sudeste, no período de 2009 a 2013, partindo da hipótese de que uma maior disponibilidade de recursos financeiros impactaria positivamente na qualidade da educação municipal. Especificamente, pretendeu-se averiguar se os municípios da região Sudeste, detentores de maior grau de autonomia financeira, devido ao melhor aproveitamento da arrecadação tributária própria, investiriam mais recursos em educação. Para compor a amostra deste estudo foram selecionados todos os municípios da região Sudeste brasileira, considerando a subdivisão dessas unidades municipais em mesorregiões, no período de 2009 a 2013. As informações foram extraídas dos sítios eletrônicos do SIOPE, IBGE e FIRJAN e as variáveis do estudo foram testadas por meio da análise de variância em blocos casualizados na Estrutura Aninhada ou Hierárquica, correlação de Spearman, análise de clusters de k-médias e regressão linear múltipla. Quanto ao grau de autonomia financeira, os municípios da região Sudeste são heterogêneos. Dentre às inferências deste estudo, destaca-se a relação positiva entre o desenvolvimento econômico local e autonomia financeira das unidades municipais e a falta de associação entre o grau de autonomia financeira e os investimentos em educação. Os municípios de cada estado da região Sudeste foram agrupados de acordo com o grau de autonomia financeira, realçando dois grupos em cada estado: um agrupamento foi caracterizado por conter a maior parte dos municípios de cada estado, menos autônomos e de pequeno porte, e outro, contemplando um número reduzido de municípios, todos de grande porte, mais autônomos, realçando a relação entre o porte municipal, o desenvolvimento econômico e o grau de autonomia financeira. Todavia, o nível de investimentos em educação não demonstrou qualquer relação com o grau de autonomia financeira, pois municípios de pequeno porte, menos autônomos, mostraram, em média, melhores percentuais adicionais de investimento em educação. Por fim, devido à impossibilidade de construção de modelos de regressão linear múltipla para os clusters construídos, evidenciou-se que o quantitativo de receitas tributárias próprias per capita e as transferências fiscais per capita, bem como o percentual adicional de investimento em educação, não impactaram no índice de educação designado para a pesquisa.