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Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de inglês: um olhar para o contexto da pessoa idosa e para o envelhecimento ativo e saudável
Teacher training and the process of learning English: a look at the elderly context and for active and healthy aging
Autor(es): Duarte, Alice Mendes
Abstract: Atualmente, existem, em diferentes instâncias da sociedade, iniciativas que proporcionam às pessoas idosas boas condições para que tenham um envelhecimento ativo e saudável. Contudo, quando se trata de oportunidades de aprendizagem, especialmente de uma língua estrangeira, ainda há muito a ser explorado. Portanto, com o objetivo de contribuir para a inserção da pessoa idosa na sociedade, surgiu o projeto de Ensino de Inglês para Idosos através de uma parceria do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), do Departamento de Letras, com o Departamento de Nutrição e Saúde, ambos da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI). Nesse contexto, esta pesquisa investiga as alunas idosas e professoras participantes, reconhecendo como o projeto colabora para o envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa e para a formação dos professores envolvidos. Além de reconhecer quais fatores levaram as idosas a investirem no curso, relatar as suas expectativas e experiências de aprendizagem e analisar quais os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o processo de aprendizagem. Analisamos também as experiências das professoras para a atuação com o público idoso. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo, reconhecendo as variáveis envolvidas no processo de aprendizagem de inglês por pessoas idosas através da aplicação de um questionário de perfil e de uma entrevista semiestruturada feita por telefone e gravada, sob a permissão dos participantes. Para as professoras, solicitamos um relato de experiência sobre a sua trajetória no projeto e um questionário de perfil. Por fim, foram observadas reuniões de formação entre as professoras e as coordenadoras do projeto. Como resultado percebemos que o engajamento dos idosos no curso demonstra que buscam por meios de terem um processo de envelhecimento mais significativo, integral e ativo. Além disso, observamos que, ao passo que as expectativas criadas por eles poderiam ser frustradas devido aos desafios enfrentados ao longo do processo, há também fatores que complementam o aprendizado e são muito importantes, como a interação com os colegas e com as professoras, a oportunidade de compartilhar experiências de vida e criar laços. Justamente por isso, a pandemia de Covid-19 trouxe grandes impactos para a saúde física e mental dos idosos e a necessidade de readaptação das professoras que, devido a lacunas em sua formação, não estavam preparadas para atuar com os alunos de forma remota. Foi preciso lidar com a distância física, as limitações da tecnologia e a desmotivação dos alunos para com os estudos. Por fim, notamos que o projeto é de grande relevância para o público idoso, além de ser uma nova área de trabalho para professores de língua estrangeira. Para além da aprendizagem, o ambiente da sala de aula e o vínculo criado entre gerações são fatores motivadores para o envelhecimento ativo e saudável e para a formação profissional das professoras. Palavras-chave: Aprendizagem. Língua estrangeira. Pessoa idosa. Envelhecimento ativo.
Currently, there are, in different instances of society, initiatives that provide elderly people with good conditions for an active and healthy aging process. However, when it comes to learning opportunities, especially in a foreign language, much remains to be explored. Therefore, with the objective of contributing to the insertion of the elderly in society, the project of Teaching English for the Elderly emerged through a partnership of the Extension Course in English Language (CELIN), of the Department of Letters, with the Department of Nutrition and Health, both from the Federal University of Viçosa, through the Extension Program Open University for the Elderly (UNAPI). In this context, this research investigates the participants, students and teachers, recognizing how the project contributes to the active and healthy aging of the elderly and to the training of the teachers involved. In addition to recognizing which factors led the students to invest in the course, reporting their expectations and learning experiences and analyzing the impacts of the Covid-19 pandemic on the learning process. We also analyzed the teachers' experiences for working with the elderly public. The research has a descriptive qualitative character, identifying the variables involved in the process of learning English by elderly people through the application of a profile questionnaire and a semi-structured interview carried out by telephone and recorded, with the participants’ permission. For the teachers, we requested a report about their trajectory in the project and a profile questionnaire. Finally, training meetings were observed between the teachers and the project coordinators. As a result, we realized that the engagement of the elderly in the course demonstrates that they are looking for ways to have a more meaningful, integral and active aging process. In addition, we observed that, while the expectations created by them could be frustrated due to the challenges faced throughout the process, there are also factors that complement learning and are very important, such as interaction with colleagues and Teachers, the opportunity to share life experiences and create bonds. Precisely for this reason, the Covid-19 pandemic has had major impacts on the physical and mental health of the elderly and the need for the teachers to readapt, because due to gaps in their training, they were not prepared to work with students remotely. It was necessary to deal with the physical distance, the limitations of technology and the students' lack of motivation towards their studies. Finally, we note that the project is of great relevance for the elderly public, besides being a new area of work for foreign language teachers. In addition to learning, the classroom environment and the bond created between generations are motivating factors for active and healthy aging and for the professional training of teachers. Keywords: Learning. Foreign language. Elderly. Active aging.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Idosos - Educação
CNPq: Letras
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: DUARTE, Alice Mendes. Formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de inglês: um olhar para o contexto da pessoa idosa e para o envelhecimento ativo e saudável. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.153
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31225
Data do documento: 5-Ago-2022
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