Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30495
Tipo: Dissertação
Título: Desafios na educação quilombola: os saberes populares aplicados ao ensino de ciências
Challenges in quilombola education: popular knowledge applied to science teaching
Autor(es): Maia, Emília Dias Quintão
Abstract: A cultura afro-brasileira dos remanescentes quilombolas possui uma riqueza grandiosa no que tange aos saberes populares, considerando que as noções de diversidade cultural estão intrinsecamente ligadas ao cotidiano dessas comunidades, suas relações com a natureza e, por consequência, utilização de recursos, podendo ser concebidas como permanentes e tradicionais. Compreende-se a inserção dos saberes populares na escola como uma possibilidade de construção coletiva do conhecimento, a partir da diversidade cultural de diferentes grupos e suas lógicas próprias de leitura do mundo. Em face desses argumentos, o objetivo da presente pesquisa foi relacionar saberes populares locais às aulas das Ciências (Biologia e Química) da matriz curricular conforme a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio de uma escola pública localizada em uma comunidade quilombola do município de Piranga, Minas Gerais. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, pode ser classificada como descritiva e quanto aos procedimentos é uma pesquisa etnográfica e participante. O estudo foi realizado na comunidade certificada como remanescente de quilombo denominada Santo Antônio do Pirapetinga, conhecida popularmente como Bacalhau, localizada no município de Piranga, Zona da Mata Mineira. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com sujeitos adultos convidados membros da comunidade. Os demais sujeitos foram os alunos do Ensino Médio da referida escola, que em 2021 eles cursavam o 1 o ano e em 2022 o e 2º ano. Uma sequência didática foi elaborada e aplicada em 18 aulas de 50 minutos cada. Temas como a história e os saberes populares da comunidade local, bem como experimentações práticas envolvendo os ensinos de química e microbiologia foram abordados em sala de aula. Foi aplicado um teste pré-intervenção com o objetivo de avaliar o conhecimento prévio dos alunos e um teste pós-intervenção com o objetivo de avaliar a progressão da aprendizagem dos alunos após aplicação das aulas práticas. Quanto aos indivíduos adultos entrevistados, verificou-se que as entrevistadas seguem seus costumes tradicionais no manuseio do polvilho, e que estas mulheres participantes gostariam de ensiná-los aos familiares e outros membros da comunidade. Após realizadas as experimentações, na análise pós-intervenção, observou-se que os alunos adquiriram novas informações, aprimoraram conhecimentos prévios, reconsideraram saberes que já possuíam e construíram conhecimentos científicos. No último encontro, os alunos divulgaram à comunidade o aprendizado obtido e uma troca de conhecimento, entre os professores, alunos e comunidade foi efetivada. Os resultados da observação participante mostraram progresso da aprendizagem no decorrer da execução dos trabalhos teórico-prático e interdisciplinar, por meio do desenvolvimento de algumas habilidades tais como, envolvimento, comprometimento, dedicação, interesse e espírito de equipe na condução das atividades propostas. Comprovou-se o desempenho satisfatório em conhecimentos em química e microbiologia quando comparado o teste-pré intervenção e o teste pós-intervenção. E por fim, o momento de culminância revelou a importância da elaboração e aplicação da sequência didática como produto educacional possível de ser replicada ou que sirva de inspiração para a elaboração de outros trabalhos. Palavras-chave: Saberes populares. Comunidade quilombola. Diversidade cultural. Ensino de Ciências. Sequência Didática.
The Afro-Brazilian culture of the quilombola remnants has a great richness in terms of popular knowledge, considering that the notions of cultural diversity are intrinsically linked to the daily life of these communities, their relations with nature and, consequently, the use of resources, and can be conceived as permanent and traditional. The insertion of popular knowledge in the school is understood as a possibility of collective construction of knowledge, from the cultural diversity of different groups and their own logics of reading the world. In view of these arguments, the objective of this research was to relate local popular knowledge to the classes of Sciences (Biology and Chemistry) of the curricular matrix according to the Area of Nature Sciences and its High School Technologies of a public school located in a quilombola community in the municipality of Piranga, Minas Gerais. For the development of this work, a methodology of qualitative and applied nature was used. As for the research objectives, it can be classified as descriptive and as for the procedures it is an ethnographic and participant research. The study was carried out in the community certified as a quilombo remnant named Santo Antônio do Pirapetinga, popularly known as Bacalhau, located in the municipality of Piranga, Zona da Mata Mineira. Four semi-structured interviews were conducted with adult subjects invited members of the community. The other subjects were high school students of the said school, who in 2021 they attended the 1st year and in 2022 the and 2nd year. A didactic sequence was elaborated and applied in 18 classes of 50 minutes each. Topics such as the history and popular knowledge of the local community, as well as practical experiments involving the teachings of chemistry and microbiology were addressed in the classroom. A pre-intervention test was applied with the objective of evaluating the students' previous knowledge and a post-intervention test with the objective of evaluating the progression of students' learning after applying the practical classes. As for the adult individuals interviewed, it was found that the interviewees follow their traditional customs in handling the sprinkle, and that these participating women would like to teach them to family members and other community members. After the experiments were carried out, in the post-intervention analysis, it was observed that the students acquired new information, improved previous knowledge, reconsidered knowledge they already had and built scientific knowledge. At the last meeting, the students disclosed to the community the learning obtained and an exchange of knowledge between teachers, students and the community was effective. The results of the participant observation showed progress in learning during the execution of theoretical-practical and interdisciplinary work, through the development of some skills such as involvement, commitment, dedication, interest and team spirit in conducting the proposed activities. Satisfactory performance in chemistry and microbiology knowledge was proven when comparing the pre-intervention test and the post-intervention test. Finally, the moment of culmination revealed the importance of the elaboration and application of the didactic sequence as an educational product possible to be replicated or that serves as an inspiration for the elaboration of other works. Keywords: Popular knowledge. Quilombola community. Cultural diversity. Science Teaching. Didactic Sequence.
Palavras-chave: Ciências (Elementar) - Estudo e ensino
Quilombolas - Piranga (MG) - Cultura popular
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação em Ciências e Matemática
Citação: MAIA, Emília Dias Quintão. Desafios na educação quilombola: os saberes populares aplicados ao ensino de ciências. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.796
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30495
Data do documento: 24-Nov-2022
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo6,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.