Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/29790
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção da homossexualidade nos espaços escolares: vivências e descobertas The construction of homosexuality in school spaces: experiences and discoveries |
Autor(es): | Silva, Patrick dos Santos |
Abstract: | Compreendendo o cotidiano escolar como espaço privilegiado para encontro da diversidade e baseando-se na perspectiva metodológica do movimento de pensamento pós-estruturalista nos estudos teóricos de gênero, saúde e educação, este trabalho teve como objetivo problematizar as vivências de estudantes homossexuais matriculados no ensino médio na Escola Estadual Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), nos anos de 2000 a 2021, localizada na cidade de Viçosa, MG. Por meio da técnica de pesquisa conhecida como Snowball, foram selecionados quatro estudantes homossexuais e três estudantes heterossexuais para participarem de dois grupos focais. No primeiro grupo, os estudantes homossexuais produziram narrativas sobre vivências da homossexualidade no ambiente escolar. Já o segundo grupo, formado por estudantes heterossexuais, o objetivo foi compreender sua percepção sobre a homossexualidade na escola. Os sujeitos que compõem as tessituras escolares tendem a legitimar os princípios heteronormativos e, desta maneira, contribuem para a produção da homofobia. Assim sendo, os estudantes homossexuais apresentaram narrativas de bullying homofóbico, exclusão, silenciamento, discriminação e agressões físicas e psicológicas. A fim de amenizarem essas situações, diversas estratégias de resistência foram elencadas, como enfrentamento, amizades homoafetivas, organização de redes de solidariedade, isolamento, ajuda psicológica, negação da homossexualidade, participação no grêmio da escola, entre outros. Os estudantes apresentaram também narrativas de acolhimento e amparo por parte da comunidade escolar, tornando a escola um espaço propício para negociações, transgressões e produção de práticas emancipatórias. Logo, mesmo que narrem adversidades, os alunos sentem-se seguros na escola em questão para expressarem suas identidades. A educação para sexualidade é percebida como estratégia eficaz para o combate a práticas machistas, sexistas e homofóbicas na escola. É necessário, por conseguinte, atenção especial na elaboração de políticas públicas e formação docente para lidarem com questões de gênero e sexualidade nos ambientes escolares, com propostas que visem atender toda a comunidade escolar, desde alunos até funcionários, professores e responsáveis. Palavras-chave: Homossexualidade. Cotidiano Escolar. Educação Básica. Understanding everyday school life as a privileged space for meeting diversity, this work aimed to discuss the experiences of homosexual students enrolled at the Raimundo Alves Torres State School (ESEDRAT) located in the city of Viçosa, MG. Therefore, through a research technique known as Snowball, four homosexual students and three heterosexual students were selected to participate in two focus groups. In the first focus group, homosexual students produced narratives about their experiences of homosexuality in the school environment and the second group, with heterosexual students, was developed in order to understand the perception of these subjects of homosexuality at school. The subjects that make up the school textures tend to legitimize heteronormative principles and thus contribute to the production of homophobia. Therefore, homosexual students presented narratives of homophobic bullying, exclusion, silencing, discrimination and physical and psychological aggression. In order to alleviate these situations, several resistance strategies were listed, such as confrontation, homo-affective friendships, organization of solidarity networks, isolation, psychological help, denial of homosexuality, etc. Students also presented narratives of acceptance and support by the school community and daily life was presented as a favorable space for negotiations, transgressions and the production of emancipatory practices. As much as they narrate adversities, students feel safe in the researched school to express their identities. Sexuality education is perceived as an effective strategy to combat male chauvinists, sexist and homophobic practices in society. Therefore, special attention is needed in the development of public policies and teacher training to deal with issues of gender and sexuality in school environments, with proposals aimed at serving the entire school community, from students, employees, teachers and guardians. Keywords: Homosexuality. School Daily Life. Basic Education. |
Palavras-chave: | Homossexualidade e educação Ambiente escolar Homofobia nas escolas Educação básica |
CNPq: | Sociologia do Conhecimento |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Titulação: | Mestre em Educação |
Citação: | SILVA, Patrick dos Santos. A construção da homossexualidade nos espaços escolares: vivências e descobertas. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.407 |
URI: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/29790 |
Data do documento: | 27-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | texto completo | 933,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.