Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28529
Tipo: Dissertação
Título: História da Educação: mapeando os espaços escolares do município de Viçosa, Minas Gerais (1930- 1964)
History of Education: mapping the school spaces in the city of Viçosa, Minas Gerais (1930-1964)
Autor(es): Cunha, Paulo Vitor do Vale
Abstract: Essa pesquisa tem por objetivo mapear as trajetórias dos espaços escolares na região de Viçosa, estado de Minas Gerais, entre 1930 e 1964, abarcando os aspectos sociais, econômicos e políticos do município e seus possíveis impactos no setor educacional, com o enfoque na criação e funcionamento de escolas primárias, em núcleos rurais, mantidas pelo poder municipal. Logo, a tarefa de construir interpretações sobre o movimento histórico educacional local, se faz na tentativa de contribuir para a história da educação regional, considerando que o município de Viçosa, sedia atualmente uma das setes microrregiões integrantes da Zona da Mata mineira. A delimitação do espaço e do período de análise se fez em função da localização e do acesso às fontes primárias, disponíveis nos arquivos da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de Viçosa, contendo diferentes registros em atas, resoluções, portarias, decretos e leis, assim como legislações do estado de Minas Gerais, bem como de Revistas de Estatística e Educação acessíveis digitalmente na plataforma do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de publicações da imprensa periódica local. Diante a pluralidade de fontes analisadas, optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter histórico documental, com o intuito de construir uma abordagem consistente sobre as fontes utilizadas. Dividido em três capítulos, o trabalho abrange as diferentes legislações, promulgadas entre 1930 e 1964, com intenções de proporcionar a classe popular, acesso à Educação Básica, mediante abertura de escolas de nível primário. Estas escolas, eram em maioria, localizadas em áreas rurais do município, constituídas por um ou mais grupos de alunos, de idades variadas, sob a responsabilidade de um único docente. A prefeitura, além de conceder a cadeira, assumia o encargo de prover o salário do professor nomeado, que seria o responsável pelo funcionamento da escola, além de arcar com o aluguel do espaço, fornecendo móveis e materiais didáticos. Contudo, esta era a principal e única responsabilidade do município com a educação, presumindo-se que a instrução primária era terminal para a maioria da população, que não tinha acesso ao ensino ginasial e médio, oferecido por instituições particulares, ficando, portanto, também excluídos do acesso ao nível superior. Palavras-chave: Educação. História. Viçosa (MG). Ensino primário
This research aims to map the trajectories of school spaces in the region of Viçosa, in Minas Gerais state, between 1930 and 1964, encompassing the social, economic and political aspects of the county and its possible impacts on the education sector, with a focus on the creation and operation of primary schools, in rural centres, held by municipal government.Therefore, the task of building interpretations of the local historical educational movement is done in an attempt to contribute to the history of regional education considering that the county of Viçosa currently hosts one of the seven micro regions of the Zona da Mata in Minas Gerais. The delimitation of the space and the period of analysis was made according to the location and access to primary sources, available on the files of Viçosa City Hall and City Hall containing several records in minutes, resolutions, ordinances, decrees and laws, as well as laws of the state of Minas Gerais, as well as Statistics and Education Journals digitally available on the platform of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), besides publications of local newspaper. In view of the plurality of sources analyzed it was decided to carry out a documental historical research, in order to build a consistent approach on the sources used. Divided into three chapters, the work covers the different legislations, enacted between 1930 and 1964, with the intention of providing the popular class, access to Basic Education, by opening primary level schools. These schools were mostly, located in rural areas of the county, constituted by one or more groups of students, from several ages, under the responsibility of a single teacher. The City Hall, besides granting the chair, assumed the responsibility of providing the salary of the appointed teacher, who would be responsible for the functioning of the school, besides paying the rent of the space, supplying furniture and didactic materials. However, this was the main and only responsibility of the county. Assuming that the primary instruction was terminal for the majority of the population, who did not have access to junior high and high school, offered by private institutions, and therefore were also excluded from access to higher education. Keywords: Education. History. Viçosa (MG). Primary School.
Palavras-chave: Educação - História - Viçosa (MG)
Ensino primário
CNPq: História da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CUNHA, Paulo Vitor do Vale. História da Educação: mapeando os espaços escolares do município de Viçosa, Minas Gerais (1930- 1964). 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28529
Data do documento: 25-Mar-2020
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