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Tipo: Dissertação
Título: Realidade aumentada no ensino de química: desenvolvimento de objetos virtuais para aplicativo smartphone como proposta de ensino de eletroquímica
Augmented reality in the teaching of chemistry: development of virtual objects for smartphone app as proposal of teaching of electrochemistry
Autor(es): Reis, Luiz Fernando de Arruda
Abstract: A Química é uma ciência experimental e utiliza de vários recursos didáticos para representar de maneira mais simplificada os conceitos e fenômenos químicos. A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite associar objetos virtuais à objetos reais através da sobreposição destes. Os objetos virtuais associados à aprendizagem são conhecidos por objetos virtuais de aprendizagem (OVAs). Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo propor o emprego da tecnologia realidade aumentada, via aplicativo móvel para smartphone, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem em Eletroquímica. Para tanto, neste trabalho, desenvolveu-se vídeos e imagens, onde os vídeos foram empregados como OVAs, a partir da criação de animações digitais associadas aos conceitos e fenômenos eletroquímicos e que abordam os seguintes sistemas: pilha de Volta, pilha de Daniell e a bateria de íon lítio. A escolha da bateria de íon lítio se deve ao fato do mesmo ser um sistema eletroquímico cuja composição, conceitos e fenômenos eletroquímicos não são usualmente abordados no ensino médio. Elaborou-se um material didático como proposta de ensino e aprendizagem para demonstrar a aplicação da RA, utilizando os objetos virtuais desenvolvidos. As animações digitais foram criadas utilizando o programa de animação Blender®. Os vídeos e as imagens foram inseridos em um aplicativo voltado para o emprego da tecnologia RA. Verificou-se a viabilidade do emprego da RA no processo de ensino e aprendizagem em eletroquímica junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional na UFV. Os resultados indicaram ótima aceitação do emprego da RA como suporte tecnológico no processo de ensino e aprendizagem em Química bem como os vídeos desenvolvidos.
Chemistry is an experimental science and uses several didactic resources to represent in a simplified way the concepts and chemical phenomena. Augmented Reality (AR) is a technology that allows associating virtual objects with real objects by overlapping them. Virtual objects associated with learning are known as virtual learning objects (VLOs). Considering the above, the present work aims to propose the use of augmented reality technology, by mobile app for smartphone, as a didactic resource in the teaching and learning process in Electrochemistry. Therefore, in this work, videos and images were developed, whose videos were used as VLOs, from the creation of digital animations associated to electrochemical concepts and phenomena, which deal with the following systems: Voltaic pile, Daniell cell and lithium-ion battery. The choice of the lithium-ion battery is due to the fact that it is an electrochemical system whose composition, concepts and electrochemical phenomena are not usually addressed in high school. A teaching material was developed as a teaching and learning proposal to demonstrate the application of AR, using the developed virtual objects. Digital animations were created using the Blender® animation program. The videos and images were inserted into an application for the use of AR technology. The feasibility of the use of AR in the teaching and learning process in electrochemistry was verified with the students of the Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional in UFV. The results indicated an excellent acceptance of the use of AR as technological support in the teaching and learning process in Chemistry as well as the videos developed.
Palavras-chave: Eletroquímica
Smartphones
Baterias elétricas
CNPq: Eletroquímica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: REIS, Luiz Fernando de Arruda. Realidade aumentada no ensino de química: desenvolvimento de objetos virtuais para aplicativo smartphone como proposta de ensino de eletroquímica. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27818
Data do documento: 15-Jun-2019
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

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