Química - Mestrado Profissional
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Resultados da Pesquisa
Item A química e a sustentabilidade no processo de desenvolvimento da alfabetização científica para o ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-18) Bechler, Emerson William; Silva, Aparecida de Fatima Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2222779798044490Este trabalho tem como objetivo a promoção da alfabetização científica como fundamento para a construção do conhecimento científico na área de Química, abordando a temática análise físico-química dos parâmetros que atestam a qualidade da água de abastecimento, levando em consideração sua utilização sustentável, bem como o estudo das etapas de tratamento existentes nas estações de tratamento de água. Para isto, foi elaborada uma sequência didática com metodologia científica, adotando de forma qualitativa um estudo de caso, e utilizando o modelo CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, com a finalidade de preparar os estudantes na promoção de sua atuação cidadã, crítica e responsável em sociedade. Seu desenvolvimento ocorreu com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Química na escola FUNEC – Unidade CENTEC do município de Contagem – MG. A medição destes parâmetros físico-químicos normalmente necessita de equipamentos e materiais sofisticados, que a maioria das escolas de nível médio não apresenta. Como forma de solucionar este problema, foi utilizado um kit de educação ambiental ALFAKIT de fácil acesso e utilização para a medição e quantificação dos parâmetros. Este procedimento pode ser realizado até mesmo em escolas que não possuem laboratório, com o objetivo de tornar a ciência, em particular a Química, mais acessível a comunidade escolar. Para alcançar os objetivos específicos propostos, é fundamental que após o desenvolvimento da sequência didática com os estudantes, seja feita uma avaliação do processo de aprendizagem, levando em consideração as ideias iniciais dos alunos, bem como as novas ideias elaboradas durante o desenvolvimento das atividades, com o objetivo de avaliar quais conceitos científicos que foram construídos no processo de ensino e aprendizagem. Essa avaliação foi realizada através de questionários disponibilizados aos estudantes, além de outros recursos, como mapas mentais, roteiros de práticas, sínteses escritas, vídeos e visitas técnicas. Desde a problematização inicial até a conclusão da pesquisa, os estudantes conseguiram estabelecer relações entre as atividades desenvolvidas e a metodologia CTSA – Ciência Tecnologia, Sociedade e Meio ambiente e buscamos evidências durante as intervenções realizadas da construção deste conhecimento científico. Por meio dos resultados obtidos em nossa pesquisa, concluímos que a abordagem CTSA e a alfabetização científica são as ações pedagógicas mais relevantes na construção dos objetivos propostos. É necessária uma maior divulgação desta metodologia na formação dos professores de Química, para que haja a correta contextualização entre teoria e prática na construção do verdadeiro saber científico. Palavras-chave: Alfabetização científica; Sustentabilidade; Análise de água; Ensino de Química.Item Sequência didática: uma imersão sobre água potável e saneamento no município de Ribeirão das Neves(Universidade Federal de Viçosa, 2024-11-13) Matias, Joice Chaves; Carneiro, Vania Maria Teixeira; http://lattes.cnpq.br/4583134101610267A introdução do novo Ensino Médio nas escolas de Minas Gerais trouxe para os professores um grande desafio: fazer com que sua área de formação dialogue com outras áreas do conhecimento. As novas disciplinas denominadas itinerários formativos podem ser lecionadas por professores de diversas áreas. Esse desafio é ainda maior, uma vez que não há materiais, como livros e apostilas que direcionam o ensino de todas as disciplinas, sendo necessário, portanto, que o professor crie sua sequência didática a partir da sugestão de tópicos de estudo. Um desses itinerários formativos é a disciplina “Saberes e Investigação da Natureza”, que faz parte da Unidade Curricular de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Além disso, essa disciplina tem como temas principais de estudo a água, a energia e o saneamento. Diante do exposto, essa pesquisa discute a importância do conhecimento sobre a água e o saneamento no município de Ribeirão das Neves. Tendo como produto uma sequência didática que poderá ser utilizada e adequada por outros professores que irão lecionar a referida disciplina ou outra disciplina correlata, respeitando a autonomia e realidade de cada município. Vale ressaltar que, para a disciplina em questão, não há planos de aula disponíveis gratuitamente na internet ou em livros, até a presente data, sobre o tema abordado, sendo então pioneira essa proposta de sequência didática. Palavras-chave: Saberes e Investigação da Natureza; Novo Ensino Médio; Itinerário formativo; Sequência didáticaItem Roleta química do café: uma estratégia metodológica de jogo didático para o Ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Muzzi, Viviane Ornelas; Despaigne, Angel Amado Recio; http://lattes.cnpq.br/3001834426387274A educação em química enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à abstração de conceitos que muitas vezes não se conectam com a realidade dos estudantes. Nesse contexto, a utilização de metodologias lúdicas, como jogos didáticos (gamificação), surge como uma alternativa promissora para engajar os estudantes e facilitar a compreensão dos conteúdos. O trabalho propõe a elaboração de um jogo de roleta com a temática do café, que visa tornar o aprendizado de conceitos químicos, a linguagem e os fenômenos mais significativo e contextualizado. A pesquisa explora a relação entre a história e a composição do café e os princípios químicos. A metodologia abrange a elaboração do jogo e a construção de uma sequência didática como sugestão para a aplicação do jogo em sala de aula, com o objetivo de estimular a interação e o interesse dos estudantes. Os resultados preliminares indicam que a utilização de jogos didáticos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a aprendizagem e a compreensão de conteúdos complexos na disciplina de química. Palavras-chave: jogos didáticos, ensino de química, gamificação, temática do café.Item O uso da gamificação através de aplicativos para smartphones na consolidação do descritor D-18 do PAEBES que envolve o ensino da tabela periódica(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-09) Lopes, Whydson Alexsandro; Pereira, Alexandre Fontes; http://lattes.cnpq.br/5700288623894215O ensino de Química precisa atender as necessidades do aluno do século XXI, da tida geração Z que está imerso em tecnologias e mídias sociais. O auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nesse processo podem tornar as aulas mais atrativas favorecendo a assimilação dos conteúdos. De acordo com as exigências do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), esta pesquisa foi desenvolvida de modo a investigar a influência do uso das TDIC como metodologia ativa na consolidação do conteúdo referente ao estudo da Tabela Periódica (TP) através do uso de aplicativos móveis para smartphones. O estudo justifica-se pela importância de buscar metodologias diferenciadas como as mídias digitais para tornar as aulas mais atrativas, por meio do game que visa contribuir com a compreensão da Tabela Periódica pela sua organização, propriedades e aplicação em situações do cotidiano. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo visando analisar o desenvolvimento dos alunos diante da metodologia aplicada com uma abordagem descritiva. Sendo assim, foi utilizado um estudo de caso onde captou-se informações importantes junto aos sujeitos da pesquisa, alunos da 1ª série do Ensino Médio (EM) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo. A partir dos resultados obtidos foram construídos gráficos que permitem visualizar o rendimento dos alunos após a aplicação de uma sequência didática elaborada, onde os estudantes da 1ª série Ensino Médio do Curso Técnico em Administração (ADM) apresentaram melhores resultado quando comparados aos alunos da 1ª série Ensino Médio do itinerário formativo Terra Vida e Cosmos (TVC). Como produto deste trabalho foi criado um aplicativo para smartphone, com o nome PERIOD QUIZ, que aborda questões sobre a TP desde a história, classificação, nomes e símbolos dos elementos químicos além das Propriedades Periódicas. Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Ensino de Química; Tabela Periódica; Gamificação.Item Abordagens de conceitos de Química Ambiental por meio de resíduos eletroeletrônicos de celulares: uma sequência didática para o ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-03) França, Luciana Chaves; Bellato, Carlos RobertoA dissertação trata do problema do lixo eletrônico e do consumo insustentável de dispositivos eletrônicos, com foco nos telefones celulares. Destaca a crescente relevância da educação ambiental e sugere que o ensino de Química pode desempenhar um papel crucial nessa área. Este trabalho tem como ênfase de temática a abordagem dos conceitos de química ambiental, especialmente relacionados aos resíduos eletroeletrônicos de telefones celulares, o que sinalizou para a justificativa da relevância da pesquisa, bem como, subsidiou a produção de conhecimento. Assim, no presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido uma sequência didática que trabalha os processos químicos que ocorrem com resíduos eletrônicos de telefones celulares no meio ambiente. Esta sequência didática contém parte teórica e experimental, sendo destinada para ser utilizada por professores de ensino de Química no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e foco no componente curricular de Química. A produção de conhecimento envolvida pelo emprego desta sequência didática durante as aulas de química proporcionará para os estudantes conceitos de química ambiental, principalmente relacionados aos resíduos eletroeletrônicos de telefones celulares. A sequência didática foi elaborada com atividades distribuídas em três momentos pedagógicos distintos. O primeiro momento foi denominado de problematização inicial constituída de duas aulas, onde os estudantes expressam suas opiniões, questionamentos e apresentam contribuições sobre a problematização. Nestas aulas os alunos irão também assistir a vídeos e realizar a análise de uma determinada charge. O objetivo deste primeiro momento é despertar o interesse e promover uma reflexão inicial sobre o tema. O segundo momento foi elaborado para ser realizado por um período de 10 aulas. Neste momento o emprego do material pedagógico desenvolvido neste projeto irá proporcionar o conhecimento sobre o tema e sua organização por meio de aulas expositivas, pesquisas, leitura de artigos, atividades práticas e experimentos. O terceiro momento pedagógico é constituído por 2 aulas, onde irá se trabalhar e aplicar o conhecimento já adquirido. Neste momento serão realizadas duas atividades: (1) Incentivar uma reflexão crítica do aluno sobre o descarte de celulares e seus impactos ambientais, mantendo o foco na problemática central e (2) Trabalhar com o aluno palavras cruzadas e questões do ENEM. Todas as atividades têm como finalidade desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e aprofundamento no tema estudado. Portanto, a sequência didática desenvolvida nesta dissertação de pesquisa tem como objetivo fornecer retorno construtivo aos estudantes e promover o desenvolvimento de competências transversais. Dessa forma, o emprego do material desenvolvido em sala de aula irá proporcionar uma melhora significativa na dinâmica do ensino de química, tornando o aprendizado do aluno mais eficaz e produtivo. Palavras-chave: Sequência didática; Momentos pedagógicos; Lixo Eletroeletrônico; Química ambiental.Item Identificação de ferro (III) em amostras minerais: uma proposta contextualizada para o ensino de química analítica qualitativa na educação básica(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-27) Almeida, Frederico Ozanan Tomaz de; Suarez, Willian Toito; http://lattes.cnpq.br/0375155745330682A alfabetização científica na educação básica é essencial, e a mineração, como tema, oferece grande potencial para contextualizar diversos conteúdos. Este trabalho utiliza uma abordagem qualitativa exploratória para investigar a intersecção entre mineração e química analítica qualitativa, destacando uma lacuna significativa na literatura disponível no portal de periódicos da CAPES. O ensino por investigação, onde os alunos exploram ativamente situações com o professor como facilitador, desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, superando a mera memorização. A participação ativa dos alunos nas etapas de planejamento, execução e discussão de atividades experimentais aprofunda a compreensão do processo científico e a importância dessas fases. Contextualizar análises com amostras minerais brutas pode aumentar o engajamento dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e para a resolução racional de problemas. O uso de amostras reais e a modernização das metodologias de ensino tornam a Química Analítica Qualitativa mais atrativa e eficaz, promovendo um aprendizado ativo e significativo. O produto pedagógico deste trabalho, disponível no apêndice, oferece aos educadores uma sequência de seis encontros de duas horas-aula cada, para conduzir uma atividade experimental investigativa visando a determinação do íon ferro(III) em uma amostra mineral. Esta proposta visa apoiar a prática pedagógica de professores que consideram a temática da mineração e a química analítica qualitativa relevantes para seus alunos. Palavras-chaves: Química Analítica Qualitativa; Minerais; Ferro(III); Alfabetização científica.Item O Novo Ensino Médio na rede pública de Minas Gerais: implementação do componente curricular Ciências da Natureza e suas Tecnologias(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-05) Soares, Ana Paula dos Santos; Carvalho, Regina SimplícioA necessidade de mudanças estruturais no Ensino Médio, é um ponto amplamente reconhecido e apoiado por diversos setores da sociedade. As críticas ao modelo tradicional do Ensino Médio no Brasil incluem a falta de flexibilidade curricular, a desmotivação dos estudantes, a inadequação ao mercado de trabalho e às demandas contemporâneas, acabando por culminar com a baixa taxa de conclusão dos estudos neste nível de ensino. Na busca por melhorias da qualidade do ensino foi proposto o Novo Ensino Médio (NEM) que visa torná-lo mais atrativo e relevante para os jovens, permitindo escolhas mais alinhadas aos seus interesses e aspirações, além de integrar melhor a educação com as necessidades do mercado de trabalho. Entre as mudanças mais notáveis estão a introdução das disciplinas denominadas Itinerários Formativos e a ampliação da carga horária. Em Minas Gerais a implementação do NEM ocorreu em 2022 com uma nova carga horária dos conteúdos, alteração da matriz curricular e a implementação dos itinerários formativos entre eles Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) atual Saberes e Investigação da Natureza (SIN). É neste contexto que a presente pesquisa desenvolveu- se com os objetivos gerais de: investigar a implementação da disciplina CNT no 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Santana do Paraíso, Minas Gerais; pesquisar como está o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas CNT e Química após a implementação do NEM na opinião de professores do Vale do Aço e elaborar um material didático de apoio para auxiliar o trabalho docente na condução das aulas da disciplina CNT. Utilizou-se a literatura especializada do ensino de Química e sobre o NEM, as legislações e os documentos curriculares para subsidiarem a pesquisa. Para além disso, o trabalho de abordagem qualitativa e de natureza de campo aplicada, investigou, por meio de questionários, as percepções de professores e alunos acerca do processo de implementação do NEM e da disciplina supracitada. Os dados e as análises produzidas encaminharam para um panorama de horizontes possíveis e críticos quanto ao desenvolvimento dos processos de ensino- aprendizagem. Assim, a proposta do produto educacional aponta para uma perspectiva interdisciplinar e relacionada com o cotidiano dos estudantes, no formato de sequência didática, refletindo sobre ciência e negacionismo. Palavras-chave: ensino de química; novo ensino médio; componente curricular ciências da Natureza e suas TecnologiasItem Material didático inclusivo sobre ligações químicas: proposta de recurso adaptado em LIBRAS e Braille para uso em sala de aula(Universidade Federal de Viçosa, 2024-05-28) Santos, Tatiane de Assis Figueiredo; Alvarenga, Elson Santiago deO trabalho se insere na temática da Educação Química Inclusiva, tendo como objetivo principal a promoção de uma inclusão mais orgânica, prática e ativa para as diversas necessidades educacionais apresentadas pelos estudantes em sala de aula, culminando como produto educacional materiais didáticos sobre Ligações Químicas como estratégias de ensino-aprendizagem inclusivas e adaptadas em LIBRAS, Braille. Também ambiciona, provocar reflexões acerca da Inclusão Escolar e do Ensino de Química, e também auxiliar e inspirar professores em suas atividades laborais inclusivas, além de fomentar o conhecimento acerca da LIBRAS e do Braille com promoção da socialização entre todos os docentes da turma, bem como da cidadania e por último, mas não menos importante, melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem do tópico ligações químicas para todos os estudantes, principalmente os estudantes PcD (Pessoa com Deficiência). A proposição do trabalho se justifica nas esferas pessoal, profissional, acadêmica e social, sendo fruto de indagações acerca da prática docente e da dificuldade em encontrar materiais didáticos que a auxiliem. Em termos metodológicos, como uma proposição de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, foi apresentada uma revisão da literatura especializada sobre a temática, compartilhando também um estado de conhecimento sobre produções com aproximação do tema produzidas no âmbito do PROFQUI. Toda base teórico-metodológica se alinha com os objetivos propostos. Como produto educacional, elaborou-se três materiais que podem ser trabalhados como dinâmicas ou jogos, sendo um sobre ligação iônica, outro sobre ligação covalente e o terceiro sobre ligação metálica. Os materiais são constituídos de peças simples que se encaixam ou formam quebra-cabeças. Todo material possui a linguagem de sinais - LIBRAS e a grafia em Braille, além de QR codes que direcionam a um canal “Química para todos” para demonstração da sinalização da palavra por gestos da LIBRAS e da palavra falada, facilitando o entendimento para os estudantes com deficiência visual e/ou deficiência auditiva. Embasado pela revisão bibliográfica que permeia por esse trabalho e por todos os dados e informações apontados no referencial teórico, pressupõe-se que, o produto educacional atrelado a essa dissertação, poderá ser de grande valia e serventia na aplicação prática da Educação inclusiva nos domínios da sala de aula, bem como para uma aprendizagem mais significativa e efetiva do conteúdo Ligações químicas. Palavras-chave: Inclusão escolar. Material adaptado. Ligações Químicas.Item O desenvolvimento da alfabetização científica a partir do estudo de soluções químicas: uma proposta de ensino no contexto remoto(Universidade Federal de Viçosa, 2024-05-13) Cardoso, Lorenna de Melo Pinheiro; Silva, Aparecida Andrade da; http://lattes.cnpq.br/7413358606952209desenvolvimento da alfabetização científica a partir do estudo de soluções químicas: uma proposta de ensino no contexto remoto Orientadora: Aparecida de Fátima Andrade da Silva. Este trabalho teve o objetivo de promover o desenvolvimento da alfabetização científica, como mecanismo facilitador da compreensão dos conteúdos abordados pela Química, contextualizando o tema soluções químicas, na preparação dos alunos para a vida em sociedade, levando em conta sua atuação cidadã, crítica e responsável. Para isto, foi elaborada e aplicada uma prática didático-pedagógica colaborativa para o estudo de soluções químicas, por meio de estratégias de ensino remoto emergencial. Seu desenvolvimento ocorreu com alunos do 2º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI – Profissional), integrado ao curso técnico em química, da Escola Sandoval Soares de Azevedo (ESSA), localizada no município de Ibirité, Minas Gerais. Visando a compreensão de conceitos, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas, por meio de tecnologias digitais no período de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-19. Para alcançar os objetivos específicos propostos, foi investigado o conhecimento prévio dos alunos por meio de questionários on-line. A partir dos resultados, as turmas foram organizadas em grupos e a cada grupo foi atribuído um artigo científico, relacionado ao conteúdo de soluções químicas, para leitura e interpretação da linguagem científica. Cada grupo foi orientado a elaborar uma aula experimental, gravá-la e exibi- la para a turma afim de promover um processo de aprendizagem colaborativa, visando o protagonismo dos alunos. Após as aulas foram aplicados novos questionários, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas que investigaram a evolução da aprendizagem e a opinião dos alunos sobre a metodologia aplicada. Foram produzidas 13 videoaulas, com a utilização de ferramentas digitais como Microsoft Power Point e VideoScribe, Canva, Google Meet e o PhET Interactive Simulations. Por meio das respostas aos questionários observou-se a evolução dos estudantes, mas ainda assim foi verificado que muitos apresentam dificuldades com o conteúdo de soluções, principalmente no que corresponde aos aspectos microscópicos. A metodologia de ensino aplicada durante o período de Ensino Remoto Emergencial se mostrou promissora na busca pelo desenvolvimento do processo de alfabetização científica e habilidades cognitivas dos estudantes. Entretanto, considera-se que mais práticas devem ser elaboradas para que estes processos sejam continuamente estimulados no Ensino Básico para o desenvolvimento do aprendizado em Química e ciências. Palavras-chave: Soluções, Alfabetização Científica, Aprendizagem Colaborativa, Ensino Remoto Emergencial.Item Nanocápsulas de extrato de café: formulação cosmética, caracterização espectroscópica e atividade antioxidante(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-20) Peres, Vanusa Baeta Figueiredo; Demuner, Antonio JacintoA nanotecnologia está se tornando um dos principais recursos para o desenvolvimento e inovação em diferentes áreas. As nanocápsulas são capazes de uma penetração mais profunda na pele e qualidade aumentada dos produtos cosméticos, melhorando a distribuição do composto bioativo, controle da liberação, acontecendo a distribuição gradual da substância e maior proteção do composto bioativo contra possíveis degradações provenientes do meio. Assim, as nanocápsulas apresentam-se como novo e eficiente sistema de liberação de ativos no alvo. Dentre os compostos bioativos destacam- se os compostos fenólicos presentes no café. A polpa do café é um dos principais subprodutos durante seu processamento. A composição química do café constitui um parâmetro fundamental na distinção das diferentes variedades deste produto, devido a sua composição química, os subprodutos já são usados popularmente para a estética, na pele e cabelo. No entanto, o uso popular dos extratos de plantas não é suficiente para atestar sua segurança e uso. Estudos devem ser realizados em ensaios in vitro e in vivo, certificando sua ação biológica para o aproveitamento na saúde humana. Sendo assim, no presente estudo os compostos fenólicos foram extraídos dos grãos de café arábica e conilon, bem como das folhas e borra de diferentes marcas de café, além da determinação da atividade antioxidante dos extratos livres e encapsulados visando a aplicação dos extratos em creme, shampoo e sabonete previamente preparados. Foram realizadas análises comparativas com aplicativo PhotoMetrix® e espectrofotômetro ultravioleta- visível (UV-Visível) para investigação do teor de compostos fenólicos e potencial antioxidante dos extratos das amostras de café livres e encapsulados. Também foi avaliada a interação do extrato com a nanocápsula por espectroscopia de Infravermelho (FTIR). Os resultados mostraram maior atividade antioxidante da nanocáspula com extrato do grão de café conilon. Os extratos aplicados nos cosméticos apresentaram boa estabilidade, sem sinais de degradação durante 90 dias. O desenvolvimento do trabalho agregou valor aos resíduos da polpa e borra de café e expandiu as possibilidades de aplicação dos extratos de café nos cremes hidratante, shampoo e sabonete. Palavras-chave: Café; Compostos fenólicos; Antioxidante; Nanocápsula; Cosméticos.